Revista Convergência

Page 1

A REVISTA DA ÓPTICA BRASILEIRA

Circulação Abril

edição

CONVERGÊNCIA

TECNOLOGIA

VISÃO DIGITAL

Uma nova geração de lentes para quem vive conectado

A IMPRESSÃO 3D NA ÓPTICA

EXPO ABIÓPTICA

Uma prévia dos lançamentos da feira de SP + Guia de fornecedores

MIDO 2016 COLECIONA RECORDES

80 Fev/Mar 2016




NESTA EDIÇÃO

ÍNDICE © Fotos: Divulgação

Edição Nº 80 - Fev/Mar 2016 Circulação: Abril de 2016

08 OBSERVATÓRIO Os mais recentes lançamentos do mercado em armações e óculos de sol.

18 HORA DE EXPO ABIÓPTICA As informações de serviço e alguns dos principais lançamentos que aguardam o varejo em mais uma feira de SP. TECNOLOGIA Lentes Nexyma Digital (Rodenstock)

10 MARKETING A s novas campanhas de mídia de Ana Hickmann, da Colcci e da HB.

18 EVENTOS Tudo sobre a Expo Abióptica 2016, de 13 a 16 de abril, no Transamérica (SP).

44 VAREJO A nova era na Fototica, que muda de nome e lança seu plano de franquias.

50 LENTES A nova geração de produtos voltados aos usuários de telas digitais.

56 TECNOLOGIA A impressão 3D revoluciona e já chega ao mercado óptico.

50 A VISÃO NA ERA DIGITAL Os problemas gerados pelo uso intenso das telas e a nova geração de lentes para quem vive conectado.

68 ESPECIAL VENDA MELHOR A segunda parte da cartilha do Sebrae-SP com dicas imperdíves ao varejo.

80 CRUZADAS ÓPTICAS

Nosso passatempo para profissionais!

WWW.REVISTACONVERGENCIA.COM.BR 4

CONVERGÊNCIA



EDITORIAL

CARTA AO LEITOR

TEMPO DE OPORTUNIDADES

N

ão há dúvida de que a tecnologia veio para revolucionar a maneira como vivemos. Mas ao mesmo tempo em que facilita muitas tarefas do cotidiano, a nova era digital também impõe uma série de transformações sensoriais e comportamentais à sociedade – inclusive no segmento de saúde visual. Novas pesquisas confirmam que é cada vez maior o número de pessoas que passam horas do dia a fio de olhos plugados numa tela digital. Seja no smartphone sempre à vista, no notebook ou no computador do trabalho, o fato é que um número cada vez maior de pessoas está mudando – e para pior – seus hábitos visuais diante do avanço dos meios digitais. Essa vida hiper conectada cobra seu preço diretamente na qualidade visual dos usuários. Nos Estados Unidos, por exemplo, já passa de

65% da população sentindo desconfortos visuais, como irritação, coceira, olhos secos, cansaço e até dores posturais derivadas do esforço excessivo diante dos dispositivos digitais, especialmente em quem fica mais de duas horas por dia conectado. Toda essa mudança gera uma série de desafios à indústria óptica-oftálmica, que se vê obrigada a correr em busca de soluções para um novo tipo de problema que não era tão comum há 20 anos. Por outro lado, é algo que também gera oportunidades aos profissionais da área, que já se vêem diante de uma categoria nova de lentes oftálmicas: as de uso em telas digitais, como você pode conferir nesta edição. Com uma abordagem completamente nova sobre o problema, os fabricantes oferecem agora lentes projetadas para diferentes necessidades

WAGNER DE FREITAS DIRETOR DE REDAÇÃO

dos usuários de dispositivos digitais, filtram a luz azul-nociva dos aparelhos, entre outros apelos, que no final das contas servem e muito para municiar os profissionais do varejo de alternativas na hora de atender a esse nicho específico. Vale muito a pena ficar atento a esse movimento, que atinge não somente a amétropes, como também consumidores que não precisam de lentes graduadas. E por falar em oportunidades, uma das melhores do ano é agora, em abril, na décima quarta edição da Expo Abióptica. Mais de 70 expositores oferecendo a tradicional rodada de novidades em produtos, novas tecnologias e serviços. Imperdível! Nós estaremos por lá e esperamos por você nesse grande espetáculo do ramo óptico! Forte abraço e ótimas oportunidades a todos!

NOSSA CAPA ANA HICKMANN EYEWEAR (GO EYEWEAR) Óculos: ref. AH6255 E03 Foto: Karine Basílio Modelo: Ana Hickmann GO EYEWEAR - 11 4096-9800 goeyewear.com.br

FALE CONOSCO Redação – (19) 3271-4490 redacao@revistaconvergencia.com.br

Publicidade – (19) 99195-4434 redacao@revistaconvergencia.com.br

Assinaturas – (19) 99964-4434 assine@revistaconvergencia.com.br

A CONVERGÊNCIA É UMA REVISTA DA WEG PUBLICAÇÕES PARA O SETOR ÓPTICO-OFTÁLMICO REVISTA CONVERGÊNCIA Edição Nº. 80 · Fevereiro/Março 2016 · Ano 15 · EDITORA RESP. WEG Publicações DIRETOR DE REDAÇÃO/JORNALISTA RESPONSÁVEL Wagner de Freitas DIAGRAMAÇÃO Estúdio WEG TRATAMENTO DE IMAGENS Marcos Marquezin PUBLICIDADE WEG Publicações IMPRESSÃO Gráfica SilvaMarts. PERIODICIDADE Bimestral DISTRIBUIÇÃO Todo Brasil via mala-direta postal - Correios (mailing dirigido). WEG PUBLICAÇÕES Rua Dr. Luiz Silvério, 505 – Campinas/SP – CEP: 13042-010 – Tel: (19) 3271-4490 Site: www.revistaconvergencia.com.br / E-mail: redacao@revistaconvergencia.com.br.

6

CONVERGÊNCIA


Varilux®DigitimeTM e Ultra Near VisionTM são marcas registradas da Essilor International.

E. M I T I G X DI L U I R VA RA A P X L U AL. T I G A VARI I AD A VID

PRECISÃO E CONFORTO PARA O SEU CLIENTE LER EM TELAS DIGITAIS. Seus clientes acima de 45 anos estão cada vez mais conectados. Para atender a essas novas necessidades, chegou Varilux® DigitimeTM, a lente recomendada para presbitas que buscam visão de perto e intermediária, com mais conforto e amplos campos. Ideal para leitura em dispositivos digitais, como computadores, tablets e smartphones, e também de livros, jornais e revistas. Tudo para oferecer mais nitidez e conforto postural nas atividades de trabalho ou lazer.

EXCLUSIVA TECNOLOGIA ULTRA NEAR VISIONTM

ULTRA

NEAR FOCUS

Ofereça todas as vantagens de Varilux Digitime aos seus clientes. * Esta lente não se destina à visão de longe.

www.varilux.com.br

Potência adicional na zona de perto para tornar a leitura mais nítida em smartphones e tablets. Uso confortável de smartphones mesmo em uma distância de leitura bem próxima*.


OBSERVATÓRIO

NOVIDADES DO MERCADO

CRIATIVO E

INOVADOR Rodenstock R8010 revoluciona o conceito da troca de hastes

C

onsumidores que prezam por inovação vão certamente ficar encantados com a coleção de armações R8010, lançada no Brasil pela companhia alemã Rodenstock. Além de um design de linhas puras e sofisticadas, as armações tem como grande destaque um inovador sistema de troca de hastes, que funciona sem parafusos ou charneiras. Através de um sistema patenteado de troca por

encaixe, de forma simples e rápida, o próprio usuário alterna entre as hastes extras, que podem ser em três materiais arrasadores: chifre de búfalo, madeira de faia ou alumínio anodizado (que deixa o metal com melhor acabamento, durabilidade e resistência à corrosão). Além de todas as qualidades excepcionais da coleção, as armações ainda vêm em um elegante kit de deixar qualquer um apaixonado.

© Fotos Divulgação

JR-ADAMVER

INVERNO VINTAGE SAFILO

SOFISTICADA MISTURA A BOSS EYEWEAR (Safilo Group) lança uma edição especial

de óculos de sol e grau masculinos, com hastes feitas em uma combinação de madeira verdadeira e borracha colorida, refletendo assim a atitude estética contemporânea e elegante da marca. Na linha de sol e de grau, as peças unem uma sensação de inspiração vintage com materiais avançados, com perfis arredondados e quadrados em armações leves em acetato. A combinação da borracha flexível e madeira garante um conforto superior no rosto e um encaixe perfeito.

8

CONVERGÊNCIA

A COLCCI EYEWEAR apresenta seu Inverno 2016, inspirado nos ares 60’s das praias californianas e suas locações vintage. A coleção traz em primeiro momento dois modelos de grau: a armação feminina "Cher" (acima), com linhas suaves e delicadas nas cores pasteis e detalhes metalizados; e a armação moderna e elegante "Scarlett" (abaixo), com destaque na leveza, logo metalizado em alto relevo e cores fortes e marcantes como vermelho, azul e a padronagem tartaruga.


NOVIDADES DO MERCADO

OBSERVATÓRIO

MARCHON

VALENTINO SAI, LACOSTE RENOVA A LUXOTTICA acaba de tirar das mãos da Marchon Eyewear a licença para produção e distribuição dos óculos da Maison Valentino. A gigante italiana anunciou em março que a partir de janeiro de 2017 a Valentino será integrada ao seu portfólio, por um período inicial de dez anos. Por sua vez, a Marchon agiu rápido e anunciou a renovação de seu acordo com a Lacoste. Assim, a grife francesa permanece por mais uma temporada no portfólio da companhia norte-americana.

© Fotos Divulgação

DE RIGO

EM NOVA FASE Empresa muda seu logotipo mundial e no Brasil showroom é renovado em São Paulo

U VALENTINO Grife muda da Marchon para a Luxottica em 2017

SAFILO E SWATCH FIRMAM ACORDO

ma das maiores fabricantes de grandes grifes de óculos, a italiana De Rigo apresentou em fevereiro sua nova identidade de sua marca, seus valores e sua história. A expressão “We Share The Vision” (nós compartilhamos visão”, em tradução literal) orientou a reestilização do logotipo da empresa, que passa a ser utilizado em todas as comunicações

IDENTIDADE Nova logomarca e o renovado showoom em Sâo Paulo

corporativas e filiais do grupo no mundo. No Brasil, a nova imagem chega acompanhada de uma ampla reforma no showroom da De Rigo (Wilvale) em São Paulo – onde o empresário Wilson Escudeiro, presidente da empresa, investiu em um moderno ambiente para receber seus clientes, no mesmo endereço onde já funcionava a Wilvale De Rigo.

A SAFILO GROUP anunciou em fevereiro

um acordo com a Swatch para fabricar os óculos da marca suíca, reconhecida mundialmente pelos relógios criativos e coloridos. A licença é inicialmente por cinco anos e os óculos da linha “Swatch The Eyes” começam a ser lançados ainda no primeiro semestre de 2016 – primeiramente nos EUA, e futuramente em outras regiões do globo!

CONVERGÊNCIA

9


MARKETING

MARCAS EM AÇÃO © Fotos Antonio Brasiliano

VIBE AUSTRALIANA Nova campanha da HB - Hot Buttered, clicada na terra natal da marca, é inspirada em adrenalina A HOT BUTTERED (HB) foi buscar inspiração na aventura dos esportes radicais e na busca pela adrenalina a inspiração para sua nova coleção “Unafraid” (algo como “destemido”, em inglês). A sensação de liberdade de uma vida sem

medo dá o tom à campanha de mídia, fotografada na Austrália com renomados surfistas e modelos. Esse time de peso curtiu os melhores "picos" da terra natal da HB na companhia de ninguém menos que o fundador da marca, o len-

NA TERRA DO CANGURU A campanha da HB traz imagens coloridas e preto e branco, com toda energia da marca

dário surfista e empresário Terry Fitzgerald. As fotos, de Antonio Brasiliano, refletem o espírito da HB, de comunhão com a natureza e descoberta de novos horizontes. A campanha tem direção de arte de Rafael Fonseca (Liquid Box).

© Fotos Divulgação

CARRERA DE CINEMA – House brand da Safilo Group, a italiana Carrera lançou no início de março sua nova campanha de mídia, com fotos estreladas pelo ator, diretor e músico Jared Leto – vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2015, e que se destacou ultimamente ao interpretar o personagem "Coringa" na penúltima sequência do filme Batman.

10

CONVERGÊNCIA


MARCAS EM AÇÃO

MARKETING

© Foto Karine Basílio / Divulgação

NOVA CAMPANHA Em uma das imagens do ensaio, Ana usa a armação ref. AH6255 E03

CLIMA OLÍMPICO

© Fotos: Divulgação

Nova campanha de mídia dos óculos Ana Hickmann é ambientada no Hipismo A GO EYEWEAR escreve mais um capítulo de sua vitoriosa história com Ana Hickmann. A apresentadora esteve no início de março na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo (SP), onde posou para as fotos da nova campanha de mídia dos óculos Ana Hickmann Eyewear.

A temática do ensaio, conforme mostram as fotos do making of (ao lado), explora o universo do Polo – já que o Hipismo é esporte olímpico. As primeiras imagens oficiais da campanha (como a que ilustra o alto da página e também a capa da Convergência) serão reveladas durante a Expo ABióptica 2016,

de 13 a 16 de abril, na capital paulista. Com toda certeza, vem mais uma temporada de sucesso por aí!

MAKING OF A apresentadora posou para as fotos em março, na Sociedade Hípica Paulista (SP)

CONVERGÊNCIA

11


MARKETING

MARCAS EM AÇÃO © Fotos: Divulgação

MARKETING

GISELE A top com MARCAS EM AÇÃO a armação modelo “Donna”, novidade da Colcci

TOP COLCCI Gisele Bündchen de receituário pela 1ª vez A NOVA CAMPANHA DA COLCCI para o Inverno 2016 traz novamente Gisele Bündchen como protagonista. Mas agora, pela primeira vez, a lendária modelo aparece usando armação de prescrição. É também o primeiro ensaio fotografado no Brasil – no Hotel Fasano, em São Paulo. Nas fotos do celebrado Gui Paganini, com styling de Daniel Ueda e beleza de Henrique Martins, a diva brasileira estrela o receituário "Donna RX", um dos grandes lançamentos da marca – licenciada

INVERNO QUENTE Nova campanha de It! Sabrina Sato aposta no brilho e no luxo para a coleção A GOLDEN VISION, comemorando os três anos da linha de óculos it! Sabrina Sato, está lançando a nova coleção e campanha de mídia. O posicionamento da marca assinada pela apresentadora é transmitido com intensidade na nova campanha Outono/ Inverno 2016. Batizada “O Luxo

12

do Lúdico”, o ensaio teve como cenário uma luxuosa mansão paulistana dos anos 30, onde a modelo embarcou em uma atmosfera de fantasia, com imagens captadas pelo olhar de Gui Paganini, um dos mais importantes nomes da fotografia no Brasil. Ao lado da equipe do Estúdio Milo e Su-

CONVERGÊNCIA

maia Leite, responsável pelo branding da marca, Gui Paganini explorou toda beleza e ousadia da musa, que ousou em um decote profundo. As novas imagens, bem como os modelos de sol e grau da coleção, serão lançados durante a Expo Abióptica 2016, de 13 a 16 de abril, em São Paulo (SP).

INTENSA A apresentadora Sabrina Sato em duas das imagens de sua nova campanha publicitária

pela fabricante catarinense JR-Adamver – para a temporada. As imagens começaram a circular em abril. Exclusivamente feminina, a coleção de receituário Donna RX – destaca o olhar da mulher através de formas mais acentuadas na sobrancelha, seguindo a tendência das armações maiores. A cartela de cores abusa dos tons quentes, e misturas pasteis de cores nudes e caramelos, além dos básicos como o demi e o preto.







EVENTOS

EXPO ABIÓPTICA

Em sua 14ª edição, Expo Abióptica 2016 reúne mais de 70 expositores e um turbilhão de lançamentos para transformar novamente São Paulo em capital da Óptica de 13 a 16 de abril

NEGÓCIOS 18

CONVERGÊNCIA

À VISTA


EXPO ABIÓPTICA

EVENTOS

TEXTO WAGNER DE FREITAS FOTOS DIVULGAÇÃO E ARQUIVO

A entrada do evento em 2015

E

stá aberta oficialmente a temporada mais intensa de negócios no setor óptico brasileiro. É a 14ª edição da Expo Abióptica, o maior evento do segmento na América Latina, que mais uma vez receberá o PIB da óptica nacional entre os dias 13 e 16 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

NO TRANSAMÉRICA Mais de 20 mil pessoas são esperadas na maior feira óptica da Améric a Latina

Mantendo o mesmo formato dos anos anteriores, iniciando na quarta-feira e terminando no sábado, a exposição deste ano reúne aproximadamente 70 expositores, entre as empresas fornecedoras mais representativas do mercado de óculos, lentes, equipamentos, acessórios e produtos afins – como as gigantes Essilor e Luxottica, por exemplo, que ocuparão os

maiores espaços na mostra. Conforme as expectativas da Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica), que organiza o evento desde 2003, são esperados mais de 20 mil profissionais do segmento nos quatro dias de feira, movimentando milhões de Reais em negócios que geram receita e transações para o restante do ano. Para tornar o evento ainda mais

PROMETE BOMBAR O movimento em 2015 deve ser superado este ano

© Fotos: Arquivo

CONVERGÊNCIA

19


EVENTOS

EXPO ABIÓPTICA

dinâmico e atrativo, a organização programou diversas atrações em paralelo à mostra, no instuito de aprimorar e capacitar os profissionais do ramo. Por isso, estão programadas dezenas de palestras no Espaço Saber Abióptica, além de quatro grandes palestras matutinas com feras como o filósofo Mário Sérgio Cortella (abrindo a programação, na manhã do dia 13). Além de muito conhecimento técnico, quem for ao Transamé-

rica vai encontrar milhares de lançamentos em praticamente todos os stands. De novas armações em matérias-primas inovadoras – como óculos feito de fibra de côco, por exemplo – a uma nova geração de lentes voltadas aos usuários de telas digitais, é um turbilhão de novidades para ninguém botar defeito. Alguns desses lançamentos, aliás, a Convergência antecipa nas próximas páginas. Confira! Fonte: Abióptica em 04/04/2016.

HORA DE EXPO Cenas da feira de 2015: são esperadas mais de 20 mil pessoas no Transamérica

© Fotos: Arquivo

20

CONVERGÊNCIA


EXPO ABIÓPTICA

EVENTOS

CONHEÇA OS EXPOSITORES

A EXPO 2016 EVENTO – 14ª EXPO ABIÓPTICA DATA – De 13 a 16 de Abril de 2016 HORÁRIO – Quarta a Sexta, das 13h às 21h. Sábado das 13h às 19h. LOCAL – Transamérica Expo Center Av. Dr. Mário Vilas Bôas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo (SP). ENTRADA – Gratuita mediante cadastramento (com CPF). INFO – EXPOABIOPTICA.COM.BR

CONVERGÊNCIA

21


EVENTOS

EXPO ABIÓPTICA

GUIA DE EXPOSITORES

CECOP Marca – Cecop (associação). (11) 3262-4160 - www.cecop.com.br No mapa: Setor Verde - A12

ALCON Marcas – Opti-Free, Clear Care, Air Optix, Freshlook, Dailies. 0800 7077993 - br.alcon.com No mapa: Setor Azul – B3 ARTERES (11) 4421-3033 - arteres.com.br No mapa: Setor Verde - B9 AUGEN BRASIL Marcas – Augen, Finite, Futurex, Trivex, Transitions, Antirreflexo Plasma Coating, Antirreflexo Plasma Premium 2. (11) 2367-7404 - augenoptics.com No mapa: Setor Azul - Rua 01 BAMBOO Marca – Bamboo Brasil. (65) 3023-0136 - shopbamboo.com.br No mapa: Setor Vermelho - A5 BAUSCH + LOMB Marcas – Renu, Biotrue, Optima, Soflens, Lunare, PureVision, Quantum, Boston. 0800 702 6464 - visioncarebl.com.br No mapa: Setor Verde - C12 BRIOT Marcas – Briot e Weco. (11) 2548-9463 - briotweco.com No mapa: Setor Azul - B1 BUHLER Marca – Leybold Optics. (47) 3027-8200 - buhler.com.br No mapa: Setor Azul - Rua 01

22

CONVERGÊNCIA

CHILLI BEANS Marca – Chilli Beans (franquia). (11) 3818-3030 - chillibeans.com.br No mapa: Setor Verde - A12 CLEAR OPTICAL Marcas – Clear, Photomax. (21) 2882-3292 - lentesclear.com.br No mapa: Setor Azul – Rua 01 CM SATISLOH Marcas – CMsatisloh e Satisloh. (24) 2233-8605 - cmsatisloh.com.br No mapa: Setor Azul - B2 COOPERVISION Marcas – Biofinity, Avaira, Proclear, Biomedics. (11) 3527-4125 - coopervision.com.br No mapa: Setor Azul - B3 COPS EYEWEAR Marca – Cops Eyewear. (11) 2613-2210 - copseyewear.com.br No mapa: Setor Vermelho - B7 DAFF OPTICAL Marcas – Daff Collor, Sclean, Wipes Clean, OX (11) 4421-7980 - daffoptical.com.br No mapa: Setor Azul - C DAGAS Marca – Optrime. (11) 3225-0726 - dagas.com.br No mapa: Setor Azul - C2 DE LAURENTIS Marcas – De Laurentis, Vinylize. (11) 5543-5965 - delaurentis.com.br No mapa: Setor Verde - A9 DE RIGO Marcas – Carolina Herrera, Chopard, Escada, Lozza, Lilica Ripilica, Police, Sting, Tigor. T. Tigre e Victor Hugo. (11) 3839-1900 - wilvale.com.br No mapa: Setor Verde - B11 DESEMPENHO INFORMÁTICA Marcas – SavWin Revolution e SiaWin Revolution. (11) 3259-7348 - desempenho.com.br No mapa: Setor Azul - B2 EDMAGNO Marcas – Athenas, Aspen. (16) 3627-3547 - edmagno.com.br Setor: Vermelho - A7 ESSILOR Marcas – Essilor, Essilor Solutions, Varilux, Crizal, Xperio, Optifog, Lentes Kodak, Brasilor, Linha Espace e Trio Easy Clean. (21) 2123-9999 - essilor.com.br No mapa: Setor Vermelho - B6

FENÍCIA Marcas – TAG-Heuer, Marius Morel 1880, OGA, Lightec, Koali, Nomad, JF REY. (11) 2361-9409 - feniciadobrasil.com.br No mapa: Setor Vermelho - Rua C7 FHOCUS OPTICAL Marcas – Comncept, Fhocus Line, Lothos Prime, X-Polar, Transitions. (16) 2107-3500 - fhocusoptical.com.br No mapa: Setor Verde - A12 FOTOTICA 0300 10 08422 - www.fototica.com.br No mapa: Setor Azul - C4 GO EYEWEAR Marcas – Cartier, Ana Hickmann, T-Charge, Hickmann Eyewear, Atitude, Bulget, Speedo, Evoke e Jolie. (11) 4096-9800 - goeyewear.com.br No mapa: Setor Vermelho - A6/B6 GOLDEN VISION Marcas – It! Sabrina Sato, BMW. (11) 5095-8585 - gvog.com.br No mapa: Setor Vermelho - C7 GRUPO ACERT Marca – Grupo Acert (11) 3660-4466 - grupoacert.com.br No mapa: Setor Azul - Rua 02 HB - HOT BUTTERED Marcas – HB e Secret Eyewear. (11) 4591-8600 - hb.com.br No mapa: Setor Vermelho - C8 HOUSE OF VISION Marcas – Topcon, Welch Allyn, Stereo Optical, Luxvision e Huvitz. (11) 3549-2855 - hv.com.br No mapa: Setor Azul - C1 HOYA Marcas – Hoyalux, Miolight, Anti-Reflexo Long Life, Trivex Argos, Hoya (21) 2102-8000 - lentes-hoya.com.br No mapa: Setor Verde - B10 INSTITUTO FILADÉLFIA Marca – Filadélfia (cursos técnicos) (16) 3211-4400 - fafil.com.br No mapa: Setor Azul - C1 ITALIA INDEPENDENT Marcas – Italia Independent, I•I Eyewear, Adidas Originals. (11) 3567-8814 - italiaindependent.com No mapa: Setor Verde - B9 JAGUAR Marcas – Spellbound, Union Pacific. (11) 4191-7333 - jaguarprodutosoticos.com.br No mapa: Setor Vermelho - A7 JOHNSON & JOHNSON Marca – Acuvue. (11) 3030-1537 - acuvue.com.br No mapa: Setor Azul - B4


EXPO ABIÓPTICA

KRISTAL Marcas – Kristal Paris, Redsavina , Lookids. (31) 3271-0703 - kristal.com.br No mapa: Setor Vermelho - B5 LENÇO MÁGICO Marca – Lenço Mágico. (11) 4455-3368 - lencomagico.com.br No mapa: Setor Vermelho - A8 LUXOTTICA Marcas – Ray-Ban, Vogue, Oakley, Arnette, Prada, Dolce&Gabbana, Giorgio Armani, Emporio Armani, Polo, Turma da Mônica, Kippling. (11) 2183-8240 - luxottica.com.br No mapa: Setor Verde - C12 MACLENS Marcas – Maclens, Ioncolor, Ionflex, Promult, Gia, Star Lite, Pro Sight, Visioner, Polens, Ilus, Vision e Polysensus. (11) 3833-9365 - maclens.com.br No mapa: Setor Vermelho - C6 MARCHON Marcas – Salvatore Ferragamo, Chloé, Valentino, Fendi, Calvin Klein, Michael Kors, Karl Lagerfeld, Jil Sander, Lacoste, Nike, Marchon, NYC, Flexon, Airlock. (11) 2985-8808 - br.marchon.com No mapa: Setor Vermelho - B7 MARCOLIN Marcas – Balenciaga, Diesel, Dsquared2, Ermenegildo Zegna, Emilio Pucci, Gant, Guess, Harley-Davidson, Just Cavalli, Roberto Cavalli, Guess, Swarovski, Timberland, Tom Ford, Web. (11) 3173-6980 - marcolin.com No mapa: Setor Verde B11 MARTINATO MÁQUINAS Marcas – Martinato, Optho, Comes, Ortóptica, Takubomatic. (54) 3213-2888 - martinato.com.br No mapa: Setor Azul - C3 MASTER GLASSES Marcas – Disney, Princesas, Frozen, Carros, Aviões, Marie, Coca-Cola, UFC, Corolla e Optimax. (71) 3379-8900 - masterglasses.com.br No mapa: Setor Verde - B10 MEISYSTEM Marcas – Mei, Meisystem. (11) 3834-0276 - meisystem.com No mapa: Setor Azul - B1 MELLO INDUSTRIAL Marcas – Nidek, GFC, BPI, Phantom Resources. (11) 2764-3000 - mellooptical.com.br No mapa: Setor Azul - C3 MIRAFLEX Marcas – Miraflex e Lego. (11) 2691-0660 - miraflex.com.br No mapa: Setor Verde - C11 MITSUI (11) 3266-5877 No mapa: Setor Vermelho - A5

Fonte: Abióptica em 04/04/2016.

EVENTOS

MULTFOCO Marcas – i-Tronics, Indo, Rodenstock, Universal Photonics e Mega. (11) 3229 2033 - multfoco.com.br No mapa: Setor Azul - C2 OPTO Marca – Opto. (11) 2628-0414 - opto.com.br No mapa: Setor Azul - C3 OPTIVIEW Marcas – Optview, Vision Ease. (11) 2076-7979 - optview.com.br No mapa: Setor Azul – C OWP EDUCAÇÃO escoladeoptica.com.br No mapa: Setor Azul - C1 RED NOSE BY NEOGLASS Marcas – Red Nose Eyewear. (11) 2371-0096 - neoglass.com.br No mapa: Setor Vermelho C SAFILO Marcas – Hugo Boss, Gucci, Max Mara, Fendi, Jimmy Choo, Givenchy, Marc Jacobs, Tommy Hilfiger, Boss, Max&Co., Carrera, Oxydo, Safilo, Polaroid, Smith. (11) 2173-9900 - safilogroup.com No mapa: Setor Azul - A3/B3

Tami Estojos Marcas – Tami, Tami Malas, Mobileto. (11) 2555-3066 - tamiestojos.com.br No mapa: Setor Vermelho - C5 TECNOBRASIL / RM Marcas – Ramos Mejia, Riester,Grand Seiko, Huvitz, Luneau Technology, Visionix. (11) 5011-6736 - tecnobrasilloja.com.br No mapa: Setor Vermelho - B5 TOOLING Marcas – Tooling, Innovation, Global Vision. (44) 3422-1800 - tooling.com.br No mapa: Setor Azul - A2

SCHNEIDER Marca – Schneider. (11) 4551-2544 - schneider-om.com No mapa: Setor Azul - C2

TREVÓPTICA Marca – Trevóptica. (43) 3329-5098 - trevoptica.com.br No mapa: Setor Azul - Rua 01

SEGMENT Marcas – Diamond HD, Sapphire, Flex, Beach Lens, Night Drive, Video Filter, Skylux. (14) 3404-3000 - segment.com.br No mapa: Setor Azul - B2

ULTRA OPTICS Marcas – Ultra Optics, A&R, Polycore, BPI. (11) 3115-0293 - ultraopticsdobrasil.com.br No mapa: Setor Azul - B2

SHAMIR Marca – Shamir (11) 5594-6020 shamir.com.br Setor: Verde - C12 SILHOUETTE Marcas – Silhouette e Adidas. (11) 2680-1000 - silhouette.com No mapa: Setor Verde - C9

VANIN SOLUÇÕES ÓPTICAS Marcas – Centro Style, DeKlin, Siclair. (11) 3040-2700 - vanin.com.br No mapa: Setor Vermelho - C VISION LINE Marcas – Adriane Galisteu, Bora Bora, View, Hello Kitty, Senninha, Ben 10, Iódice, Vision. (17) 3222-7644 - grupovisionline.com.br No mapa: Setor Verde - B12

SILMO PARIS Marcas – Silmo Paris, Promosalons. (11) 4328-4585 - promosalons.com.br No mapa: Setor Azul - Rua 02

XENONIO Marcas – Xenonio, Huvitz, Gilras, Luxvision, Tomey, Volk, Accutome, Keeler, Welch Allyn. (11) 5821-3481 - xenonio.com.br No mapa: Setor Vermelho - A8

STEPPER Marcas – Stepper, Eclectic Collection, Stepper Argentum, Zeiss. (11) 3021-1017 - stepperbrasil.com No mapa: Setor Verde - C10

YOUNGER OPTICS e IOT Marcas – Adage, Trilogy, Nupolar, Image, Transitions, Digital Ray Path, Camber. youngeroptics.com.br No mapa: Setor Azul - C1

STYLL OPTICAL Marca – Styll Optical. (11) 3737-3030 No mapa: Setor Vermelho - A6

ZEISS Marcas – Zeiss, Sola, AO. 0800 704 7012 - zeiss.com.br/vision No mapa: Setor Verde - C11

CONVERGÊNCIA

23


EVENTOS

EXPO ABIÓPTICA

NOVIDADES Armação da linha "Precious" e abaixo solares "Duo Fashion" e da coleção "Casual Slim", de Ana Hickmann

ANA HICKMANN EYEWEAR A principal marca de óculos da GO lança três novas linhas de armações e solares, caracterizadas pelo luxo e sofisticação estética. Na linha “Precious” de armações, o design leve e as formas encontram o luxo nas hastes que incorporam cristais “Swarovski Elements”. Esses delicados cristais, aliás, também são o destaque nos solares da nova linha “Duo Fashion” – a já consagrada coleção que permite girar parte das hastes dos óculos, conferindo um novo visual à peça. Já a linha “Casual Slim” aposta no design minimalista com acabamento reluzente em óculos solares grandes. As lentes espelhadas metalizadas incrementam as peças, produzidas em metal nobre.

LANÇAMENTOS Antecipamos algumas novidades que vão bombar entre as principais marcas de óculos e lentes em exposição na mostra de SP

24

CONVERGÊNCIA

DA TEMPORADA CARTIER

© Fotos Divulgação

Óculos que são verdadeiras joias. Assim, a Cartier Lunettes mantém sua originalidade nas novas coleções. Destaque da GO Eyewear na feira, a grife traz entre os solares uma máscara de curvas marcantes, cujo destaque vai para a pantera, símbolo atemporal da marca francesa, que aparece nas hastes e em manchas sutis nas lentes. Na linha de armações, os holofotes recaem sobre o modelo “Santos”, criado em homenagem ao pai da Aviação, Santos Dumont. Com frontal em acetato preto e parafusos com acabamento platinado liso, a armação aposta no formato retangular para um visual de absoluta sofisticação.



EVENTOS

EXPO ABIÓPTICA

HICKMANN Solares das linhas "Sunset Mood" (dir.) e "Flat Vision" (abaixo)

HICKMANN EYEWEAR Design futurista e cores intensas marcam as novas linhas da marca da GO Eyewear. Na linha “Flat Vision”, óculos solares retos e reluzentes, com lentes espelhadas, apostam num visual ultra refletivo. Já na linha “Sunset Mood”, a marca reflete a tendência do escapismo – desejo romântico por observar lindas paisagens e cenários que parecem intocáveis – com cores e nuances ousadas.

T-CHARGE

T-CHARGE Linha Attach-On" traz novo conceito de armações e solares em uma só peça

26

CONVERGÊNCIA

Seguindo uma estética forte e marcante, a grife essencialmente masculina da GO Eyewear apresenta os novos óculos da linha “Attach-On”, que se adaptam ao estilo do homem contemporâneo. Suas lentes solares polarizadas podem ser encaixadas ou removidas da armação com facilidade, tornando os óculos práticos e sofisticados. Fabricado em acetato de celulose e monel, os óculos são apresentados em duas versões: quadrado, com o sistema slider de abertura; ou redondo, nas cores, preto, azul, e demi, com metal dourado ou prata.


© Fotos Divulgação

EXPO ABIÓPTICA

EVENTOS

SPEEDO EYEWEAR Marca do portfólio da GO que se alimenta do universo esportivo, a Speedo apresenta a linha “Speedo Pro”, que possui opções de lentes extras para troca. Uma das grandes vantagens do modelo é permitir também lentes fixas graduados na parte interna. São duas opções de kit, que acompanham cinco opções de lentes: uma para noite com tonalidade amarela, uma translúcida, com proteção UVA e UVB, uma espelhada, e duas polarizadas (fumê cinza e G15 verde). Sensacional!

SPEEDO PRO Um dos kits da linha possui também a opção de trocar as hastes por fitas que se ajustam ao rosto

EVOKE Solar da linha "Upper"

EVOKE EYEWEAR Seguindo seu DNA inovador, a marca da GO Eyewear apresenta a inovadora “Coconut Collection”, com óculos produzidos a partir de uma mistura líquida de madeira, preservando as propriedades de resistência e aparência, somado a fibras de côco. São dois modelos de óculos, Haze e Bionic Alfa, fabricados utilizando esse novo blend de materiais. Além dessa linha, a marca também vai apresentar novidades originais em suas coleções “Urban”, “On The Rocks Collection” e “Upper Collection”.

EVOKE Armação "Urban"

FIBRA DE CÔCO Nova matériaprima é destaque da "Coconut Collection"

CONVERGÊNCIA

27


EVENTOS

EXPO ABIÓPTICA

HB MOOMBA Uma das novidades da HB (Hot Buttered) para a Expo 2016 é o solar “Moomba”, criado em homenagem ao festival de rua de Melbourne, na Austrália (berço da marca). A linha combina aro arredondado em Polytech (material termoplástico exclusivo da marca) com ponte em metal, com destaque para coloridas lentes espelhadas multiextrato. O resultado é uma peça de design contemporâneo, descolado, sem abrir mão da esportividade.

HB SUPERB A HB (Hot Buttered) apresenta na Expo Abióptica seu primeiro modelo dobrável de óculos, o “Superb”. Muito funcional, chega à metade do tamanho original quando dobrado, cabendo até no bolso. O conceito de praticidade é reforçado pelo levíssimo material usado nas armações, o ultra resistente Polytech. Todos os óculos HB possuem certificação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o que comprova o compromisso da marca com o consumidor.

28

CONVERGÊNCIA


© Fotos Divulgação

EXPO ABIÓPTICA

EVENTOS

HB BRIGHTON HB BRIGHTON Frontal em Polytech, hastes em fibra de carbono

A HB buscou inspiração em Melbourne, referência mundial em esportes radicais, qualidade de vida, artes e moda, e uniu essas referências para lançar o estiloso modelo de óculos solar “Brighton”. Nome de uma praia a apenas 11km do centro da cidade australiana, o solar tem design vintage, mas uma mistura de materiais que se torna a grande pegada da coleção. O frontal arredondado do modelo, com ponte em metal, é feito em Polytech (termoplástico) e as hastes, em uma fibra de carbono desenvolvida especialmente pela HB, em parceria com uma empresa do polo aeronáutico brasileiro.

SECRET EYEWEAR Inspirada na “Era Vitoriana”, que influenciou a moda no século XIX e teve como características mais fortes a nostalgia, a sensualidade e a exuberância, a marca fabricada pela Suntech Supplies (a mesma dos óculos da HB) apresenta o solar Nina e a sua versão de receituário, o modelo 80058. Com design gatinho arredondado, as novidades da Secret Eyewear são inteiramente produzidas em Grilamid (poliamida levíssima, de alta resistência), valorizando a durabilidade e o conforto dos produtos. Bem como todos os demais óculos da HB, as coleções da Secret carregam exclusivo certificado da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), atestando seu elevado padrão de qualidade.

CONVERGÊNCIA

29


EVENTOS

EXPO ABIÓPTICA

COCA-COLA A Master Glasses conjuga esportividade e juventude na nova linha de óculos Coca-Cola. Denominada “#IssoéOuro”, a coleção promete conquistar jovens antenados e descolados com modelos solares e receituários cheios de estilo. As peças apresentam design moderno, cores marcantes e inúmeras opções tanto para o público feminino quanto masculino.

DISNEY FROZEN Uma da apostas da indústria baiana Master Glasses são as armações da linha Disney Frozen para o público infantojuvenil. Inspiradas no musical de enorme sucesso nos cinemas, as peças que compõem a coleção “Amizade que se completa" são modernas, charmosas e acompanham um pingente “cara metade”, que promete agradar as fãs do filme.

30

CONVERGÊNCIA

FROZEN Armações acompanham pingente que pode ser compartilhado


© Fotos Divulgação

EXPO ABIÓPTICA

EVENTOS

CARRERA Marca própria da Safilo, a Carrera lança no Brasil sua nova “The Maverick Collection”, que aposta em modelos levíssimos em aço inoxidável cortado a laser. São várias linhas, marcadas por armações e solares de design vintage – clássico da grife – e cores variadas.

POLAROID Outra marca importante no portfólio da Safilo, a Polaroid lança nova coleção de armações de receituário, com a proposta de oferecer “design acessível”. A marca, inventora das lentes polarizadas originais e que representa há mais de 75 anos o espírito pop de milhões de pessoas em todo o mundo, traz cinco abordagens diferentes na coleção, com formas redondas, quadradas, retangulares e as mais femininas cat-eye (gatinho). Inspiração nitidamente retrô, em peças de acetato ou metal.

CONVERGÊNCIA

31


© Fotos Divulgação

EVENTOS

EXPO ABIÓPTICA

COTIDIANO DIGITAL Novas lentes para novos hábitos

LENTES EYEZEN Estar conectado o tempo todo é mais que uma tendência, é realidade. A exigência dos nossos olhos é alta e eles nunca trabalharam tanto! Tanto que 97% dos brasileiros, segundo pesquisa, relatam já terem sentido algum sintoma em consequência do tempo prolongado diante de telas e desejam uma solução. Outro lançamento da Essilor na Expo Abióptica, Eyezen é a lente que possui duas tecnologias exclusivas especialmente projetadas para o uso diante de telas digitais. São elas: "Eyezen Focus", que evita o esforço excessivo dos músculos ciliares ao longo do dia, diante do computador e do smartphone; e "Light Scan", que filtra a luz emitida pelos equipamentos eletrônicos, reduzindo o cansaço e ao

mesmo tempo protegendo da luz azulvioleta nociva. De uma forma simples e fácil de adaptar, as lente Eyezen podem ser oferecidas sem restrição aos usuários e também a quem não usa lentes visão simples. Para quem não precisa de grau para longe ou perto, o produto será comercializado online através do site eyezen.com.br, a partir do dia 15 de abril, ou nas ópticas de confiança do consumidor. A versão com grau está disponível nos materiais Orma e Airwear, sem diferença de preços e o óptico decide qual o material mais indicado para seu cliente. Dispensa qualquer medida especial: basta DNP e altura para confeccionar as lentes Eyezen.

VARILUX 360º 3.0 A Essilor também lança na Expo a geração Varilux 360° 3.0, que aprimora os dois principais designs da família com Varilux Comfort 360° 3.0 e Varilux Physio 360° 3.0. São lentes especiais não só por serem confeccionadas pelo exclusivo Essilor Digital Surfacing Process, mas por utilizarem blocos progressivos otimizados na face interna, no processo conhecido por "DDV - Dual Digital Vision", superior ao processo de surfaçagem digital comum. As lentes Varilux 360° proporcionam benefícios como campos de visão 30% mais amplos, maior precisão ao grau prescrito, máximo aproveitamento do desenho. E agora na geração 3.0 a Essilor traz novidades em cada design. Em Varilux Comfort 360° 3.0 o design passa a ter a “W.A.V.E. 2.0”, tecnologia capaz de controlar os feixes de luz, proporcionando alta definição de imagens, mesmo em ambientes de baixa luminosidade. Em Varilux Physio 360° 3.0, com lançamento a partir de 25 de abril, o primeiro design a utilizar tecnologia de controle de onda agora trabalha também um conceito único de visão binocular, com a tecnologia “Binocular Booster”. Ela otimiza o design da lente, considerando ambos os olhos em sua confecção, fazendo com que a visão dinâmica (quando estamos em movimento) seja aprimorada, proporcionando mais conforto, liberdade e facilidade de adaptação ao usuário.

32

CONVERGÊNCIA


EXPO ABIÓPTICA

EVENTOS

NA ERA DIGITAL Imagem de campanha da nova Varilux Digitime

LENTES VARILUX DIGITIME

PROMOÇÃO ENXERGUEI VANTAGEM A Transitions acaba de se juntar à Essilor na “Promoção Enxerguei Vantagem”. Agora, na compra do primeiro par de lentes com Crizal e/ou Transitions, o consumidor ganha 50% de desconto no segundo par de lentes com Crizal e/ou Transitions (Essilor Transitions). Os pares de lentes podem ser, por exemplo, multifocais Varilux ou Lentes Kodak, com Crizal e/ou Transitions. O regulamento completo está em www.promocaoenxergueivantagem.com.br. A promoção é válida até 30 de setembro e conta com abrangente divulgação nacional em TV aberta, por assinatura, internet e redes sociais, além de material promocional para ativação em lojas participantes.

O grande lançamento da Essilor oferece visão ampla e confortável para a vida digital. Trata-se da nova Varilux Digitime, uma lente ideal para todos os presbitas que buscam visão de perto e intermediária com mais conforto e amplos campos tanto diante do computador do trabalho, checando mensagens no smartphone ou lendo um livro em casa. A lente foi desenvolvida para melhor ergonomia diante de telas digitais e é recomendada para atividades que exigem visão de perto e intermediária, como utilizar laptop, tablets, smartphones, ler um livro, desenhar, costurar, cozinhar e outras atividades que exigem precisão visual. No entanto, não pode ser utilizado para atividades que necessitem visão de longe nítida, como dirigir. A lente é inovadora porque possui dois desenhos que atendem diferentes perfis de usuários – Varilux Digitime Near e Varilux Digitime Mid. E ainda possui a tecnologia Ultra Near Vision, que oferece uma potência extra capaz de melhorar a leitura de caracteres pequenos e em distâncias bem reduzidas, como a do Smartphone, por exemplo.

Varilux Digitime Near é indicada para os usuários que utilizam smartphones ou tablets na maior parte do tempo, ou seja, a pequenas distâncias, pois privilegia mais o campo de perto do que o intermediário. Já Varilux Digitime Mid é indicado para quem fica mais tempo em frente ao laptop ou desktop, pois o campo intermediário é mais amplo que o de perto. Varilux Digitime acompanha as crescentes exigências visuais e é a lente ideal para quem tem vista cansada, vive conectado e deseja o máximo conforto e flexibilidade: pode ser um segundo par para usuário de multifocal Varilux, ou como primeiro par para o emétrope, não usuário de multifocal. A lente é surfaçada digitalmente a partir da prescrição de cada usuário, garantindo que qualquer leitura entre 30cm e 1m seja fácil e confortável. Possui também ampla disponibilidade de materiais (1.5, 1.59 e 1.67) e está disponível com toda a gama Crizal. O mais indicado é Crizal Prevencia, que protege a saúde dos olhos ao filtrar a luz azul-violeta nociva emitida pelas telas que nos cercam.

CONVERGÊNCIA

33


© Fotos Divulgação

EVENTOS

EXPO ABIÓPTICA

FACETADORA DELTA 2 A Essilor Solutions apresenta com exclusividade durante a Expo Abióptica seu lançamento na América Latina, a Facetadora Delta 2. Com uma perfeita sinergia, esta nova facetadora realiza leituras ou centragens enquanto corta lentes de qualquer material. Possui precisão com a rápida leitura óptica 3D e a patenteada tecnologia OST (Optical Shape Tracing), o inovador sistema de centragem mais rápido e simples, com exclusivo recurso de visualização com zoom que evita efeito paralaxe. Trata-se de um equipamento multitarefa, um 3 em 1 compacto, completo e versátil para o mercado óptico.

ESSILOR APRESENTA O 1º HEADSET DE REALIDADE VIRTUAL DO SETOR

REALIDADE VIRTUAL Equipamento visa imersão do consumidor na experiência de sentir as demonstrações de uso real das lentes Essilor

A Essilor terá em seu stand na Abióptica 2016 o primeiro headset de realidade virtual do mercado óptico para experimentação. É um projeto que está em fase de testes com ópticos e consumidores para futuro lançamento no mercado brasileiro, resultado de cerca de 10 anos de trabalho dos laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento da Essilor. Pela primeira vez na indústria oftálmica, a empresa desenvolveu um headset de realidade virtual exclusivo, que visa a imersão do consumidor em uma experiência real dos benefícios de suas lentes, facilitando o processo de venda. A ferramenta foi projetada especificamente para a loja, pois permite incluir dados, medidas, prescrição do consumidor e selecionar demonstrações, além de ser fácil de manusear, utilizar e limpar. O consumidor pode sentir e experimentar demonstrações 360º de uso de lentes multifocais, impacto da distorção, poeira ou efeito de névoa nas lentes, bem como benefícios das lentes polarizadas ou fotossensíveis, etc. O equipamento estará disponível no espaço da empresa para experimentação.

NOVA MARCA DE LENTES: POLYPOWER As lentes em Policarbonato são mais leves, mais finas e mais fortes. É o material óptico mais resistente a impactos no mundo. Considerado um material indicado para todos os perfis de usuários de óculos, o Policarbonato é 30% mais leve, 25% mais fino, além de ser 12 vezes mais resistente na comparação com o material mais vendido no Brasil, Orma - Índice 1.50. Para facilitar e estimular a oferta deste material, a Essilor está lançando na Expo Abióptica uma marca guarda-chuva: PolyPower, promovendo o entendimento em geral sobre os benefícios e as vantagens do policarbonato produzido pela empresa, desta forma facilitando sua divulgação por parte do óptico aos seus clientes. As marcas que compõem este selo já

34

CONVERGÊNCIA

são conhecidas pelo mercado: Airwear, o policarbonato das lentes Varilux e marcas premium Essilor; Poly Kodak, a marca do material na gama das Lentes Kodak, e TFL comercializado através da linha Brasilor. Desde 2015 a Essilor da Amazônia produz lentes em policarbonato para toda a América Latina, na fábrica em Manaus. Visando promover as vantagens do material e facilitar o acesso ao policarbonato, o preço das lentes PolyPower da Essilor, no design Varilux e demais lentes surfaçadas, está agora em torno de 25% acima do preço do material Orma (consultar Tabela de Disponibilidade). A Essilor investe no Policarbonato, pois garante qualidade no material que produz. Oferecer lentes com selo Polypower é oferecer qualidade e segurança para o cliente.


Chegou Eyezen. A lente projetada para o uso de telas digitais.

EyezenTM, Eyezen FocusTM e Light ScanTM são marcas registradas da Essilor International.

TM

Os olhos de seus clientes preparados para o ataque digital digital.

A Essilor traz com exclusividade para o Brasil as lentes Eyezen. Elas foram desenvolvidas para as necessidades da era digital. As lentes Eyezen:

m com conta ivas: n e z e lus tes Ey s exc As len ecnologia t duas

a elhor ONF ocular e m cteres. C S I a o MA o esforç s car z ueno EÇÃO Redu a de peq r PROT ioleta u S I A a leit v M . azula luz s digitais a r t n la o e c t s e a g Prote nociva d

ORTO

• reduzem o cansaço ocular para focar na leitura em smartphones, tablets, computadores e TVs. • protegem os olhos da luz azul-violeta nociva emitida por estas telas. Só Eyezen relaxa os olhos e ajuda a prevenir doenças visuais no futuro. Aproveite e ofereça esta novidade aos seus clientes. Saiba mais em www.eyezen.com.br

*OBS: Há outros fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da DMRI (degeneração macular relacionada à idade), como idade, genética, tabagismo, dieta, etc.

www.eyezen.com.br | SAC 0800 727 2007


EVENTOS

EXPO ABIÓPTICA

DIGIPAD 3D

VISIONIX LUNEAU Na linha de auto lensômetros , mapeadores de lentes e instrumentos de Optometria da Tecnobrasil/RM, a grande inovação está no equipamento VX-40, o único Mapeador de lentes com tecnologia POWER MAP e Lensômetro digital integrado, totalmente computadorizado e automático, possui mais de 1000 pontos de leitura simultâneas, com a tecnologia Hartmann Shack e sistema WAVE FRONT que confere uma precisão e estabilidade inigualáveis. Ideal para mapeamento de lentes progressivas e lentes free form.

O grupo TecnoBrasil/RM continua investindo com força no setor e este ano figura entre os maiores stands da Expo Abióptica, com 550 m² de equipamentos e acessórios nas áreas de Montagem, Optometria e Atendimento. Uma das grandes novidade da empresa é o Digipad 3D, a mais nova ferramenta para vendas de lentes progressivas e com tratamentos. Uma revolução na arte do atendimento através da realidade aumentada, que possibilita ao óptico mostrar aos clientes durante o atendimento todas as vantagens de suas lentes em tempo real e tirar medições com precisão digital!

G2. OPTIC Uma das maiores inovações em auto refração dos últimos tempos, esta empresa da Coreia do Sul parceira da Tecnobrasil/ RM apresenta o equipamento Single LTL, capaz de mover-se de forma robotizada entre pupilas, tomando as medidas refrativas de forma automática e trouble free. O equipamentoo também possui funções de ceratometria, inclusive a periférica, compensação de LIO, comando por toque via tela touch-screen colorida e impressora wireless. E terá no lançamento uma garantia estendida de 3 anos para compras durante a Abióptica 2016.

GRAND SEIKO (JAPAN) É mais um dos grandes players do mercado que se une à empresa brasileira Tecnobrasil/RM. A empresa japonesa fabrica, entre outros produtos, lensômetros computadorizados de alta confiabilidade e precisão que os produtos MADE IN JAPAN já possuem. Os lançamentos para essa edição da Expo Abiótica são os modelos GL 7700 e GL 8800 UP e possuem uma garantia exclusiva de 2 anos.

36

CONVERGÊNCIA



MIDO 2016

AIN M I DA M DO AIO R

EVENTOS

Exposição número 1 da Óptica mundial registra novo recorde de público e de expositores em sua 46ª edição, realizada em Milão – confirmando que o mercado óptico por lá vai bem, obrigado!

TEXTO WAGNER DE FREITAS FOTOS DIVULGAÇÃO

38

CONVERGÊNCIA

O

vento dos bons negócios soprou pelos lados de Milão este ano. A 46ª edição da maior feira óptica do planeta – a Mido 2016, realizada de 27 a 29 de fevereiro – terminou ostentando um novo recorde de público. Ao todo, 52 mil profissionais do mundo inteiro estiveram visitando a mostra este ano, o que representa aumento de 7% em relação ao público registrado em 2015. Além de receber mais gente, a edição 2016 também cresceu fisicamente, com 106 expositores a mais do que no ano passado, entre as mais de


MIDO 2016

mil companhias de armações, lentes, maquinários e produtos afins que levaram suas novidades à mega exposição italiana. “Nosso desafio era não só para repetir o sucesso do ano passado, mas tentar fazer mais”, avaliou o presidente da Mido, Cirillo Marcolin, prosseguindo: “Graças à participação e empenho de todas as empresas, os compradores e os meios de comunicação que confirmaram a sua confiança, nós ainda conseguimos um momento para reafirmar a liderança global deste grande evento. A qualidade dos produtos, intervenções e os convidados que vimos na Mido são a prova dos excelen-

EVENTOS

tes resultados alcançados este ano”, disse o presidente, que é executivo da Marcolin. ESTREIA Uma das grandes novidades da Mido 2016 foi o lançamento do novo espaço “More!” (Mais, em inglês), uma área satélite do já popular “Design Lab” – o setor que abriga aquelas empresas e marcas mais ousadas e inovadoras em termos de design e ma-

MIDO 2016 Movimentação em stands e espaços temáticos da feira de Milão, no último final de semana de fevereiro

CONVERGÊNCIA

39


EVENTOS

MIDO 2016 © Fotos Divulgação

teriais de armações e solares. O novo espaço – conectado ao Design Lab por meio de um túnel de tecido – foi utilizado como oficina para ideias, conceitos e experiências de empresas que fazem da criatividade e da engenhosidade no design a grande pegada de suas marcas. Entre eles figuraram os expositores de “Lab Academy”, área das empresas estreantes, que este ano recebeu, em sua segunda edição, 40 empresas – o dobro de 2015. “Este surto de crescimento

GO MARCA PRESENÇA Pela sétima vez consecutiva, a GO Eyewear participou como expositora da Mido, exibindo suas novidades a clientes dos mais de 40 países onde a empresa já está presente. Em um stand de 136m², a empresa vendeu mais de 40 mil peças das novas coleções das marcas Ana Hickmann, Bulget, T-Charge e Hickmann Eyewear.

40

CONVERGÊNCIA

registrado na Mido confirma a tendência positiva que a indústria - não só os grupos grande e bem estabelecidos, mas também as pequenas e novas empresas - está experimentando atualmente”, comentou o vice-presidente da feira italiana, Giovanni Vitaloni. A Mido 2016 cresceu também em presença nas redes sociais. A hashtag oficial #MIDO2016 foi usada em mais de 10 mil posts no Instagram e no Twitter (o dobro em relação a 2015), enquanto a página da feira no

MIDO 2016 Mais de 52 mil profissionais lotaram a feira de Milão em fevereiro

Facebook ganhou 2.000 novos fãs. A próxima Mido já tem data marcada: será de 25 a 27 de fevereiro de 2017, em Milão. Acompanhe pelo site oficial www.mido.it.



EVENTOS

SILMO 2016

A 'MONDIAL' EM 2015 Mais de 900 expositores e 1350 marcas são esperadas na edição deste ano

NA TURQUIA Em Istambul, onde o Silmo já está há dois anos, iniciativa é sucesso total

DE PARIS PARA O MUNDO Silmo expande fronteiras e fará evento na Austrália, após sucesso na Turquia

M

aior feira internacional de óptica, ao lado da Mido (de Milão), o Silmo Paris anuncia mais uma vitória no esforço para expandir a sua marca e dos negócios de seus parceiros pelo mundo. A direção do salão parisiense – que além da tradicional feira na capital francesa, realizada há 46 anos, já promove há dois anos um versão menor do Silmo em Istambul (Turquia) – agora fechou acordo para realizar o “Silmo Sydney”, na Austrália, em 2017. Assim como no evento turco, onde 106 expositores franceses de todos os segmentos de mercado participaram este ano, a etapa da feira na Austrália tem por objetivo prospectar novos mercados. A data do evento já foi

42

CONVERGÊNCIA

marcada (9 a 11 de março), mas ainda não está definido o número de participantes. PREMIERE CLASSE Além da novidade do Silmo Sydney, a direção do evento parisiense também anunciou uma parceria estratégica para divulgar o universo dos óculos também na “Premiere Classe”, uma mega exposição anual que reunirá de 2 a 5 de setembro, em Paris, grandes marcas do segmento de acessórios de moda. O Silmo terá na Premiere um espaço de 300m³, onde 30 marcas de óculos irão expor o que de melhor o setor tem a oferecer. Em contrapartida, a Premiere Classe também terá espaço para seus produtos no Silmo Paris, de 23 a 26 de setembro.

Além disso, a Premiere Classe vai patrocinar uma categoria especial a ser criada no prêmio anual Silmo D’Or – considerado o “Oscar” da óptica mundial.

PARCERIA Diretores do Silmo Paris e da Premiere Classe, unidos para promover suas expertises

© Fotos Divulgação


Os 4 dias da Ă“ptica

de 23 a 26 de setembro de 2016

V I VA A E X P E R I ĂŠ N C I A

silmoparis.com


VAREJO

FOCO NO LOJISTA

PLANOS PARA O PAÍS Alvaro Vieira, diretor geral da rede no Brasil: "A ambição é conquistar a liderança", ele diz

UMA NOVA FOTOTICA 44

CONVERGÊNCIA

Pertencente desde 2009 a um dos maiores grupos de varejo óptico do mundo, rede tem o nome alterado para GrandVision by Fototica e lança sua franquia


FOCO NO LOJISTA

VAREJO

Temos grandes ambições para a expansão do conceito GrandVision by Fototica, um modelo de franquia diferenciado e com alto grau de suporte. ALVARO VIEIRA Diretor geral da GrandVision by Fototica

nome. Assim, a rede passa a se chamar “GrandVision by Fototica”. Esse alinhamento global, segundo a direção, visa associar a expertise internacional do grupo, que atualmente opera mais de 6.100 ópticas em 44 países. E além da mudança no nome, a companhia anuncia também sua entrada no setor de franquias, abrindo a novos empreendedores a oportunidade de se tornarem parceiros da empresa. Atualmente com 100 lojas próprias em São Paulo, Sergipe, Pernambuco e Bahia, a direção da rede espera um novo ciclo de expansão, com a geração de novos negócios já ao longo deste ano – apesar da crise econômica e política no país, que parece não assustar o grupo (veja

na próxima página). “Temos grandes ambições para expansão do conceito GrandVision by Fototica. Para isso, contamos com um modelo de negócios simples e desenvolvido com todo o know-how da GrandVision, que já opera mais de mil franquias em outros países”, afirma Alvaro Vieira, diretor geral da GrandVision by Fototica.

MODELO DA FRANQUIA Em entrevista à Convergência, o diretor geral falou sobre onde o grupo pretende chegar com o novo plano no Brasil e não escondeu que “a ambição é conquistar a liderança” no segmento de franquias ópticas. Mas ele evita falar em números, investimentos ou prazos. “O que nós queremos primeiro,

© Fotos: Divulgação

U

ma das referências de varejo do setor, com lojas em quatro Estados, a Fototica inicia uma nova fase em sua história quase centenária no país. Desde 2009 pertencente ao grupo holandês GrandVision (HAL Holding), um dos maiores varejistas ópticos do mundo, a rede acaba de anunciar duas grandes novidades no Brasil. A primeira é a incorporação do nome do grupo ao seu próprio

ALINHAMENTO Todas as 100 lojas próprias e as futuras franquias serão "GrandVision by Fototica" a partir de agora

CONVERGÊNCIA

45


FOCO NO LOJISTA

mais do que propriamente um foco em números, é fazer bons parceiros, que fiquem muito satisfeitos com as franquias que estamos lançando”, disse o executivo, que é chileno e está há três anos na rede Fototica. “Acho que estamos muito mais voltados à qualidade do que à quantidade. Queremos entregar um modelo de franquia diferenciado e com alto grau de suporte ao franqueado”, explicou Alvaro Vieira. Segundo define a rede, o grande diferencial do modelo de franquias do grupo é a “simplicidade de operar o negócio e todo o suporte disponibilizado aos fraqueados para administrá-lo”. O diretor geral explicou que 100% do mix de produtos da rede – que incluem marcas próprias e também grifes internacionais – será adquirido pelos franqueados em uma central de compras, com centro de distribuição, além de laboratório próprio na Grande São Paulo. “Precisamos deixar claro o que significa a burocracia, a perda de tempo para o franqueado em manter contato com 'X' fornecedores, negociar tudo, cuidar da logística.

SEM CRISE: GRUPO VÊ MERCADO PROMISSOR Apesar do delicado momento que atravessa o Brasil, mergulhado em uma grave crise econômica e política que força muitas empresas a reduzir ou mesmo adiar investimentos por aqui, um dos maiores grupos de varejo óptico do mundo (senão o maior deles) rema contra a maré para explorar o que considera ser um mar de oportunidades no mercado brasileiro. “Nós estamos enxergando que ainda tem muita oportunidade. O mercado óptico ainda é pouco desenvolvido. São 50 milhões de pessoas que precisam usar óculos no Brasil, e de acordo com o IBGE nem a metade disso usa. Então, é um mercado que pode dobrar, mesmo com a crise. Além disso, estamos no setor de saúde, que é menos afetado”, avalia o diretor geral da GrandVision by Fototica, Alvaro Vieira. “Nós temos, claro, que ter facilidades, uma boa variedade de produtos, ofertas, promoções e métodos de pagamento que ajudem o consumidor a comprar”, complementa o executivo chileno. Na apresentação de seu projeto de franquias, a rede usa números da Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica), que aponta R$ 25,1 bilhões movimentados pelo setor óptico no país em 2015 – valor pode crescer até 72% nos próximos três anos.

RAIO-X DA REDE GrandVision no mundo: +6.100 ópticas em 44 países Franquias no mundo: Mai de 1.000 unidades. Faturamento do Grupo 2.8 bilhões Euros (2015) GrandVision no Brasil 100 lojas próprias em 4 Estados. PLANO DE FRANQUIA Investimento inicial: a partir de R$ 280.000,00, com taxa de franquia já inclusa. Royalties: 5% do faturamento bruto mensal. Taxa de publicidade: 4% do faturamento bruto mensal. Média de faturamento: R$ 120.000,00/mês. Média de lucro mensal: 8% a 12% do faturamento Prazo retorno do investimento: a partir de 24 meses. Info: www.fototica.com.br

46

CONVERGÊNCIA

© Fotos: Divulgação

VAREJO

Então, conosco, o franqueado não vai se preocupar com laboratório, com logística, tempo, nem nada. Isso vai permitir que ele mantenha seu foco naquilo que para nós é o mais importante: o atendimento ao cliente, colocar o cliente no centro da meta e realmente focar na direção do negócio”, disse Vieira. A rede frisa também que, além de políticas comerciais exclusivas e treinamento periódico aos franqueados, a franquia oferece toda a sua experiência internacional, sugerindo aos parceiros como deve ser feita a reposição de estoques. Estratégias de CRM (gestão de clientes) também estão incluídas no plano, para que o franqueado tenha ferramentas, como promoções atrativas, para vender mais e melhor.

O investimento inicial para abertura de loja é de R$ 280 mil, com taxa de franquia já inclusa. Os royalties são de 5% do faturamento bruto mensal e a taxa de publicidade de 4% mensais, também sobre o faturamento bruto. A média de faturamento prevista no plano de franquia da marca é de R$ 120 mil mensais, com margem de lucro variando entre 8% e 12%. O prazo para retorno do investimento é a partir dos 24 meses. Com a nova estratégia em curso, nos próximos meses todas as lojas da rede assumirão a nova identidade “GrandVision by Fototica”, virando assim mais uma página na história do empreendimento fundado em 1920, em São Paulo (SP), pelo imigrante húngaro Desidério Farkas.



VAREJO

FOCO NO LOJISTA

CAROL PREMIADA NO FÓRUM DO VAREJO Rede é destaque entre os gigantes lojistas do país

A

© Fotos: Divulgação

ENTRE OS GRANDES O CEO da Óticas Carol, Ronaldo Pereira Jr., recebendo trofeu na noite de premiação dos maiores nomes do varejo nacional

Óticas Carol foi destaque no "4º Fórum Nacional do Varejo, Consumo e Shopping Centers", realizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais (Grupo Doria), de 18 a 20 de março, no Guarujá (SP). Representada pelo CEO, Ronaldo Pereira Jr., a rede conquistou o “Prêmio LIDE de Varejo Consumo e Shopping Centers 2016”, em "Eficiência Operacional", uma das 11 categorias da premiação, que homenageia gigantes como Natura, Walmart, Carrefour, C&A, O Boticário, Porto Seguro, Ipiranga, entre outros. “Quero dizer que esse prêmio não é meu, e sim de todo meu time da família Carol, de todos nossos parceiros franqueados, dos mais de 7000 colaboradores, que estão sempre dispostos a proporcionar uma experiência de consumo prazerosa”, diz um trecho de um comunicado do presidente Ronaldo Pereira Jr, em rede social.

© Fotos: Divulgação e Reprodução

DINIZ SOCIAL MOVIMENTA REDE NO PAÍS Com presença em todo Brasil, a rede Óticas Diniz promoveu em 27 de fevereiro mais uma edição do projeto “Diniz Social”, em parceria com a Essilor. Toda a rede foi mobilizada para uma grande festa para doar mais de 6 mil óculos para crianças de 6 a 12 anos. Mais de 20 mil crianças foram triadas em comunidades carentes beneficiadas.

48

CONVERGÊNCIA

SOLIDARIEDADE Mais de 20 mil crianças fizeram exames e 6 mil delas receberam óculos no grande mutirão social promovido pela Diniz, do fundador Arione Diniz (de óculos na foto acima à direita)


....... ......... ..........

...........

.....

....

rra

a Ba d a i a r p Na

........

...... ....

.........

...... . . . . . . . . . ....

....... . . . . . . . . . . . . ......

...... . . . . . . . . . . . . .......

...... . . . . . . . . . ....

... ..........

. o i R o a r ados pa ............

t o v ........ . . o . . . ã . r . . . a . . t . es o d ............ . n . . . u . . . . m . . do s o h l ! o s s e d O r o c e de r o t n e v e Um

.... .............

NOVO

........

......... ..........

COMPLEXO

....... . . . . . . . . . . . . ......

..........

...... . . . . . . . . . ....

....... . . . . . . . . . . . . ......

.........

3 1 e 2 11,1

.......

6 1 .......... . . . 0 . . . . 2 . . . . . • Julho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

.... .............

........

...... . . . . . . . . . ..

......

......

..........

ço. e r e d n e Em novo ro 2016. i e n a J e d Rio

...

........

...... . . . . . . . . . ....

......

......... ..........

.............

...... . . . . . . . . . . . . .......

9 478-199 3 1 2 : s e rmaçõ om.br Mais info calibureventos.c @ex excalibur

....... . . . . . . . . . . . . ......

......


LENTES

50

TECNOLOGIA

CONVERGÊNCIA


TECNOLOGIA

LENTES

TEXTO WAGNER DE FREITAS FOTOS DIVULGAÇÃO E SHUTTERSTOCK

DILEMA

DIGITAL

Veja como o uso das telas está afetando seriamente a saúde visual dos usuários – e saiba o que a indústria óptica já oferece para quem vive conectado

U

ma nova pesquisa que acaba de ser divulgado nos Estados Unidos reforça as evidências de que o avanço da era digital provoca cada vez mais impactos negativos na saúde visual da sociedade. De acordo com o estudo “Eyes Overexposed: The Digital Device Dilemma” (ou “Olhos Superexpostos: O Dilema do Dispositivo Digital”, em tradução livre), divulgado em janeiro pela organização empresarial The Vision Council, 65% da população adulta no país já sofre com sintomas relacionados à tensão ocular provocada pelo uso prolongado de dispositivos digitais, como smartphones, celulares, computadores, notebooks, tablets, e-readers, TVs e outros tipos de monitores de vídeo. Para analisar os impactos das mídias digitais sobre a visão, o estudo ouviu 10.329 norte-americanos, em novembro de 2015,

e descobriu que olhos secos e irritados (24%), visão embaçada (25%), tensão ocular (35%), além de dor de cabeça (25%) e dores posturais (36%) na região do pescoço, dos ombros ou nas costas, são desconfortos cada vez mais relatados por quem passa muito tempo diante de displays digitais. Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 90% das pessoas que apresentam os sintomas afirmaram passar duas horas ou mais todos os dias de olhos grudados em telas eletrônicas – 77% delas, inclusive, em mais de um dispositivo simultaneamente. O The Vision Council é a entidade mantida pelos principais players da indústria óptica-oftálmica norte-americana, responsável por ações de promoção da saúde visual nos EUA. Este é o quarto levantamento anual feito pela organização não-governamental, que tem sido referência mundial em saúde visual, tendências, inovação e consumo.

CONVERGÊNCIA

51


LENTES

TECNOLOGIA

O PROBLEMA A astenopia, ou tensão ocular digital, pode ser definida como um desconforto físico, resultante do desgaste no sistema visual provocado pelo esforço de acomodação exigido para as visões de perto e intermediária quando usamos intensamente dispositivos digitais, ou mesmo para a leitura de jornais e revistas, por exemplo. Como o olho humano não foi projetado para visão de perto por um longo período, passar muito tempo na frente de telas é um esforço excessivo que resulta em queda na acuidade visual, quase sempre acompanhada de olhos secos e irritados, lacrimejamento, coceira, com possíveis dores posturais na região do pescoço ou nas costas, e até de dores de cabeça. Problema que pode afetar tanto amétropes quanto emétropes (portadores de visão perfeita), de todas as idades, a tensão ocular digital é fomentada por uma série de fatores, incluindo a proximidade da tela, postura corporal, a frequência e a duração da utilização, além do grau de exposição à alta-tensão visível (HEV) ou luz azul emitida por telas de vídeo. Além disso, diante dos monitores

EYEZEN E VARILUX DIGITIME, AS INOVAÇÕES DA ESSILOR O advento da tecnologia digital não mudou apenas os métodos de comunicação e gestão da informação, mas também os hábitos visuais e até a postura motora de seus usuários. Para responder a estas necessidades emergentes, a indústria óptica vem criando uma nova categoria de lentes especialmente projetadas para uma vida conectada. Líder mundial no setor, a Essilor promove o lançamento no Brasil das novas lentes Eyezen (visão simples) e Varilux Digitime (multifocais), ambas destinadas a usuários de todos os tipos de dispositivos digitais. Indicada aos pacientes de visão simples que utilizam telas digitais com frequência, Eyezen possui a tecnologia “Eyezen Focus”, que auxilia no esforço de acomodação da visão, proporcionando conforto e evitando cansaço – uma queixa frequente nos consultórios médicos, mesmo por parte de quem não possui nenhuma ametropia. Eyezen traz também a tecnologia “Light Scan”, que filtra a luz azul-violeta nociva emitidas pelos equipamentos. As lentes Eyezen podem ser oferecidas sem restrição também a quem não usa

SAIBA QUE... • O olho humano não foi projetado para visão de perto por um longo período. Passar muito tempo na frente de telas resulta em olhos secos, vermelhos ou irritados, entre outros sintomas. • O impacto a médio e longo prazos sobre os usuários está correlacionado com o tempo de exposição, distância, luz azul e oscilações de luz na tela. • Existem soluções preventivas para cada situação, mas a consciência pública precisa ser melhorada. • As práticas profissionais estão evoluindo e se adaptando com o objetivo de oferecer cada vez mais opções personalizadas de tratamento, projetadas especificamente para usuários de várias telas.

52

CONVERGÊNCIA

lentes visão simples (não precisa de grau para longe ou perto), bastando apenas DNP e altura para a fabricação das lentes. Já para os presbitas que buscam visão de perto e intermediária, a novidade é Varilux Digitime. O lançamento chega ao mercado em abril, disponível em dois desenhos diferentes (Varilux Digitime Near e Varilux Digitime Mid) e ainda com a tecnologia “Ultra Near Vision”, que inclui uma potência adicional na zona de perto para melhorar a leitura a curtas distâncias. Enquanto Varilux Digitime Near privilegia mais o campo de perto do que o intermediário, o desenho de Varilux Digitime Mid é indicado para quem fica mais tempo em frente ao laptop ou desktop, por exemplo, exigindo um campo intermediário mais amplo que o de perto. As lentes Varilux Digitime são surfaçadas digitalmente a partir da prescrição de cada usuário, garantindo que qualquer leitura entre 30cm e 1m seja fácil e confortável. Possui também ampla disponibilidade de materiais (1.5, 1.59 e 1.67) e está disponível com toda a gama Crizal – de preferência Crizal Prevência.

de vídeo nossos olhos tendem a uma redução na frequência de piscadas, diminuindo assim a lubrificação da superfície ocular – consequentemente agravando os sintomas de olho seco ou irritação, sensação de corpo estranho e visão desfocada. “Nos smartphones as pessoas tendem a usar seus aparelhos muito próximos do rosto, exigindo, portanto, um esforço maior de acomodação intensa, causando tensão nos olhos ou dores de cabeça”, lembra o pesquisador Sebastian Marx, da Universidade de Ciências Aplicadas Ernst-Abber, em Jena, na Alemanha, citado na edição mais recente (nº 72,

de 2015) da revista internacional de óptica e optometria Points de Vue, publicada há anos pela Essilor International.

IMPACTOS NA VISÃO A médio e longo prazos, displays digitais podem afetar as pessoas de maneiras diferentes e o impacto pode não ser apenas oftálmico. Além dos sintomas visuais, podem ocorrer distúrbios psicológicos (como fadiga, irritabilidade, falta de concentração e memória), levando até a impactos sobre a produtividade, com estresse, ansiedade ou oscilações de humor. Helen Summers, doutora em


TECNOLOGIA

LENTES

© Foto: Divulgação

Optometria e pesquisadora australiana, também em entrevista na mesma revista lembra ainda os jogos eletrônicos cada vez mais imersivos. “Submetem os jogadores a altas oscilações de fortes luzes das telas, o que eventualmente pode estimular funções sistêmicas e endócrinas, resultando em níveis elevados de cortisol na corrente sanguínea. Estudos apontam repercussões que podem afetar o sono, comportamento, humor, motivação e a aprendizagem”, ressalta a pesquisadora, que não tem dúvidas: “O aumento das desordens oftalmológicas está ligado à proliferação das telas e ao tempo gasto assis-

tindo, da sala de aula de escola primária a cursos de pós-graduação, incluindo tablets, notebooks e smartphones, e também em todas as idades através das redes sociais, televisão e e-book’s, que estão se tornando cada vez mais populares", afirma. A pesquisa do The Vision Council constatou que nove entre dez americanos gastam duas horas ou mais do seu dia em dispositivos digitais, usando seus aparelhos em tarefas já incorporadas no cotidiano, como usar despertador do celular (83% das pessoas), checar a previsão do tempo (mais da metade), obter direções em aplicativos GPS (53%) e até antes

ERA DIGITAL Acima, uma das imagens da Essilor para as lentes Eyezen, projetadas para quem vive conectado

de dormir (76%), compras on-line (59%), sem falar dos e-mails, mensagens, sites que a maioria já utiliza no trabalho. A comunidade médica também estuda a ligação entre o uso prolongado dos monitores de vídeo e a diplopia transitória (visão dupla do mesmo objeto, na horizontal ou na vertical) e até mesmo miopia em casos mais graves, principalmente nas crianças – altamente expostas desde cedo tanto no ambiente doméstico quanto escolar. “O principal risco para a geração mais jovem é a miopia, talvez não uma verdadeira miopia, mas sim um 'Espasmo da acomodação'

CONVERGÊNCIA

53


LENTES

TECNOLOGIA © Foto: Divulgação

NEXYMA DIGITAL BY RODENSTOCK Referência de elevada qualidade em lentes oftálmicas, a alemã Rodenstock já oferece sua alternativa em lente para usuários de telas digitais. Trata-se da linha Nexyma Digital, que proporciona visão até 40% melhor nas faixas de visão de perto e intermediária, graças à exclusiva tecnologia “Eye Lens Technology” (EyeLT). Nexyma possui duas variações de design. A primeira é a lente “Book”, de conforto para perto, que proporciona uma ampla zona visual de até 90cm, garantindo a eliminação da fadiga. A “Nexyma Digital PC”, por sua vez, proporciona campo de visão irrestrito em uma área de até 1,20m, de acordo com a Rodenstock.

(quando o processo de acomodação do cristalino, responsável pelo foco, não se dá por completo, podendo causar uma pseudomiopia ou hipermetropia), uma vez que o olho humano e cérebro não foram projetados para uso estendido da visão de perto", explica Sebastian Marx. Além disso, a exposição excessiva à luz azul emitida pelas telas, especialmente nos momentos antes de dormir, pode perturbar a secreção de melatonina no organismo, uma substância fundamental para a qualidade do sono.

© Foto: Shutterstock

ERA DIGITAL Como o olho humano não foi projetado para uso contínuo da visão de perto, os novos hábitos já provocam problemas

SAIBA COMO PREVENIR • Dê aos seus olhos pausas curtas. Descanse seus músculos oculares, tomando pequenos intervalos regulares. • O tamanho da fonte para o monitor deve ser grande o suficiente para permitir a leitura facilmente a partir de uma posição sentada normal. • Diante das telas, piscamos menos. Portanto, certifique-se de piscar com

frequência, para lubrificar os olhos, especialmente para quem usa lentes de contato. • Mantenha-se longe da janela! Os níveis de brilho diferentes na tela são estressantes para os olhos. • Afaste a tela da janela, mas abra-a para a entrada de ar fresco, que evita o ressecamento dos olhos. Evite corrente direta de ar condicionado.

• Ajuste a distância do monitor. Se você ainda pode tocar o monitor com seu braço estendido enquanto está inclinando-se para trás na cadeira, é preciso afastar um pouco a tela. • No smartphone ou tablet, procure manter os dispositivos mais distantes dos olhos. Quanto mais perto, mais estresse sobre a visão. • Visite o oftalmologista regularmente. Fonte: Rodenstock (www.rodenstock.com)

54

CONVERGÊNCIA


AGENDA DAS PALESTRAS MATUTINAS

MAIS EXPO

13/04 - A arte de liderar - Cinco competências essenciais Mário Sérgio Cortella

• Rota Premiada - o visitante retira uma credencial na entrada do evento e cola selos em pontos pré-definidos. No final, concorre a prêmios.

14/04 - Como se preparar para o novo ciclo 2016/2018 César Souza

• Transfer Gratuito - transporte gratuito, ida e volta, partindo de pontos determinados pela organização.

15/04 - Como manter e expandir nossa posição no mercado Artur Ximenes

• Caravanas – a Abióptica paga 50% dos custos de locação de ônibus para visitantes de outros estados.

16/04 - Os caminhos do varejo Alberto Serrentino

Inscreva-se agora e saiba tudo sobre o que acontece na Expo Abióptica 2016.

expoabioptica.com.br

• Saber Abióptica – espaço com palestras para consultores ópticos, vendedores, gerentes, gestores comerciais e administradores. • Palestras Matutinas – palestras diárias de interesse geral sobre economia, negócios, vendas, varejo, entre outros assuntos do mercado óptico. • Espaço Olho Vivo – iniciativa da Fundação Abióptica que realiza testes de visão gratuitos para todos os participantes. • Espaço Jovem/Criança – espaço gratuito destinado aos menores de 12 anos, monitorado por recreadores e repleto de atividades especiais para os baixinhos.

O setor óptico em um único lugar!

INFORME PUBLICITÁRIO

Expo Transamérica - de 13 a 18 de abril - São Paulo


TECNOLOGIA

IMPRESSÃO 3D

O FUTURO AGORA Óculos da Boulton Eyewear, com armação inteiramente customizada e impressa em 3D

56

CONVERGÊNCIA


REPORTAGEM E EDIÇÃO WAGNER DE FREITAS FOTOS DIVULGAÇÃO

REVOLUÇÃO À VISTA

I

magine a cena: em um futuro próximo, o usuário de óculos senta-se à frente de um computador, em casa ou em uma óptica ou consultório. Um scanner mapeia toda a sua face, como numa tomografia, tirando as medidas biométricas, e na tela a pessoa define o modelo da armação ideal (que já pode constar no banco de dados, ou simplesmente ser scanneado também a partir de uma peça já existente). Ele seleciona os detalhes, define as cores, insere as informações da prescrição para as lentes, aperta o enter e então a “mágica” tem início! A impressora 3D, que está ao lado, começa literalmente a construir o produto final, camada por camada, e os óculos idênticos aos exibidos na tela em minutos podem ser retirados do equipamento já acabados, completamente personalizados, com as lentes apropriadas, prontos para uso. Tudo com meia dúzia de cliques! Pode até parecer cena de ficção científica, mas o fato é que isso não está muito distante de se tornar uma realidade concreta. Graças ao avanço da tecnologia, as impressoras tridimensionais, ou 3D – que na prática materializam um desenho digital, transformando-o em objeto real –

estão se tornando cada vez mais acessíveis, desenvolvidas e capazes de construir qualquer coisa em diferentes matérias-primas, que vão das resinas plásticas às ligas metálicas, cerâmicas, vidros e até alimentos! Diante dessa verdadeira revolução que se anuncia, empresas e pesquisadores apostam alto na tese de que, muito em breve, essa tecnologia nos permitirá reproduzir, com apenas alguns cliques, qualquer objeto do cotidiano, seja ele um brinquedo, um utensílio doméstico, um objeto de decoração, um calçado e até nossos próprios óculos!

Com o avanço da tecnologia, impressoras 3D já permitem construir, camada por camada, armações inteiras, inclusive as lentes, e prometem mudar a maneira de fazer óculos! IMPRESSÃO 3D NA ÓPTICA Não chega a ser novidade que a tecnologia da impressão 3D já está presente na óptica. Grandes fabricantes, como a Luxottica, por exemplo, utilizam impressoras tridimensionais na fase de protótipo de seus óculos há alguns anos, e desde o final da última década já existe no mercado internacional pelo menos uma dezena de marcas e projetos que comercializam armações de óculos totalmente fabricadas em

TÁ NO MERCADO Abaixo, solar da PQ by Ron Arad, em material plástico, e ao lado armações da Hoet, em titânio: tudo impresso em sistema 3D

CONVERGÊNCIA

57


TECNOLOGIA

IMPRESSÃO 3D

impressoras 3D. É o caso das marcas alemãs ic! Berlin e Mykyta, da japonesa Seiko ou da belga Hoet, só para citar algumas das mais conhecidas (veja alguns exemplos a partir da página 60). Há diferentes métodos de impressão 3D usados na fabricação de produtos como armações de óculos. No mais difundido, basicamente o produto é desenhado em um software de manipulação 3D (tipo AutoCAD), que divide a peça em minúsculas camadas horizontais. Essas camadas são "lidas" e reproduzidas por uma impressora que, ao invés de tinta, deposita outra matéria-prima (resina plástica ou liga metálica, por exemplo), camada por camada, construindo o objeto final através da adição de material, da base ao topo. Tudo sem qualquer molde. Em minutos, os óculos acabados, rigorosamente idênticos ao que estão projetados na tela, podem ser retirados prontos do equipamento – em alguns casos ainda necessitando de acabamento ou pintura, por exemplo; em outros, já adequado para uso final, apenas à espera das lentes. Outra tecnologia de impressão 3D usada na produção de armações é a chamada “Sinterização Seletiva a Laser” (SLS). Nesse processo, a matéria-prima (polímero, cerâmica ou vidro, por exemplo) é triturada em micropartículas e se torna um pó. Essa poeira é espalhada em camadas de 0,1mm na impressora, que usa um laser ultravioleta de alta potência para fundir por calor cada camada do objeto tridimensional desejado. Em determinados modelos, são 600 camadas de pó, sinterizadas a laser, para formar uma armação. LENTES EM 3D Mas o que promete revolucionar mesmo o mercado óptico nos próximos anos, na opinião de especialistas, nem é somente a produção de armações, mas também a impressão de lentes oftálmicas em impressoras 3D.

58

CONVERGÊNCIA

PRIMEIRO DO MUNDO FEITO INTEIRO EM 3D Acima, o protótipo dos óculos de leitura, 100% fabricado em impressora tridimensional, inclusive as lentes

TECNOLOGIA Processo de impressão 3D de armação e hastes, visto de cima

Já existe pelo menos uma empresa capaz de literalmente imprimir uma lente de material termoplástico totalmente transparente e já acabada em seu formato final, sem necessidade de molde ou polimento, para ser usada na compensação visual. Estamos falando da holandesa LUXeXcel, pioneira mundial em impressão 3D de lentes usadas em diodos emissores de luz (LED’s). Produto que aos poucos vem substituindo as lâmpadas tradicionais na iluminação industrial e doméstica devido ao seu baixo consumo de energia e maior vida útil, o LED é composto basicamente de duas partes principais: os componentes eletrônicos que transformam um

semicondutor em uma fonte de luz; e uma lente plástica para direcionar essa luz. É exatamente esse tipo de lente que a LUXeXcel desenvolve a partir de um processo exclusivo de impressão 3D, batizado de “Printoptical”. De maneira resumida, o sistema baseia-se em uma impressora de grande formato, semelhante a uma jato de tinta comercial, equipada com cabeças de impressão adaptadas para liberar um termoplástico transparente em pequenas quantidades, e assim ir construindo a forma desejada da lente. Esse líquido é submetido a um laser ultravioleta, que solidifica (ou “cura”) o material. A repetição desse processo permite,


Com as impressoras 3D, podemos imaginar óculos completamente customizados sendo impressos sob demanda em lojas de rua no futuro. RICHARD VAN DE VRIE Presidente da holandesa LUXeXcel

NÍTIDA À direita, uma das lentes produzidas pela LUXeXcel totalmente em impressora 3D, e abaixo as lentes de LED

segundo a empresa, construir lentes de superfícies complexas, com a mega vantagem de evitar os moldes que encarecem o processo produtivo tradicional. Outra vantagem é que, como tudo está no software, qualquer alteração nos projetos pode ser feita rapidamente, sem os custos de novos moldes, por exemplo – o que representa ganhos monumentais em escalas. Além disso, é uma tecnologia que permite a transferência fácil de arquivos para outras plantas fabris. As lentes impressas pela LUXeXcel saem com suas superfícies tão lisas que não necessitam qualquer polimento adicional. Por isso, além do mercado das luzes de LED, a empresa está pesquisando novas áreas onde as lentes impressas em 3D possam ser utilizadas – como na fabricação de vitrais personalizados para igrejas ou comércios, lanternas de automóveis, e muitas outras aplicações. Entre essas variantes, a área mais promissora para a tecnologia da empresa holandesa está justamente na impressão de lentes para óculos. A LUXeXcel, inclusive, já conseguiu produzir um protótipo dos primeiros óculos de leitura do mundo inteira-

mente impressos em 3D (armação e lentes feitos do mesmo material e fabricados de uma vez só). O modelo ainda não oferece todas as características ópticas ideais para ir ao mercado, mas está bem próximo disso. De acordo com Richard van de Vrie, CEO da empresa, ainda será preciso aprimorar o sistema "Printoptical" para alcançar lentes com índices minimamente

aceitáveis em termos de suavidade da superfície, ondulação e formato final, nível de amarelamento e outras características. Mas ele diz não ter dúvidas de que isso acontecerá em breve, e que o sistema de impressão em 3D virá para revolucionar essa indústria, oferecendo níveis de precisão amplamente superiores ao sistema de injeção por molde (como é hoje), além de uma facilidade digna dos tempos de tecnologia avançada. “Uma vez que as impressoras 3D serão capazes de imprimir as armações e também as lentes para óculos a partir de uma tomografia do olho da pessoa, podemos imaginar óculos completamente customizados, personalizados, sendo impressos sob demanda nas lojas de rua num futuro próximo”, profetiza Richard van de Vrie. Será?

CONVERGÊNCIA

59


TECNOLOGIA

IMPRESSÃO 3D

PQ BY RON ARAD Óculos de design extraordinário, inteiramente produzidos em tecnologia 3D. É a proposta da companha italiana PQ em parceria com o designer e arquiteto israelense Ron Arad, que desenha o conceito. Muitas cores, curvas, nenhum parafuso, mola, nada. Apenas a estética pura e revolucionária. www.pqeyewear.com

MIKITA

TECNOLOGIA EM EXPANSÃO

A marca alemã Mykyta usa há alguns anos a tecnologia da Sinterização Seletiva a Laser (SLS), que solifica camadas extremamente finas de uma poliamida especial, em pó, desenvolvida em 2007. Atualmente, a coleção “Mylon” traz armações e solares produzidos a partir desse tipo de impressão 3D. www.mykyta.com

Conheça algumas marcas e startups que já comercializam armações 100% fabricadas em impressoras 3D

IC! BERLIN Marca alemã reconhecida por suas peças sem dobradiças, com hastes de encaixe, a Ic! Berlin leva o mesmo conceito para a impressão tridimensional em pelo menos duas coleções – chamadas “I see exoskeleton” (fotos) e a mais recente, “Plotic”, que usa sinterização a laser (solidificação de poliamida em pó). www.ic-berlin.de

BOULTON EYEWEAR

MORGENROT A coleção da marca alemã Morgenrot, lançada em 2015, pelo designer Joachim Bischoff, usa a tecnologia SLS (a laser) para dar vida a armações que são verdadeiras obras de arte. www.morgenrot-eyewear.de

60

CONVERGÊNCIA

A marca de Amsterdã (Holanda) não somente fabrica os óculos em impressoras 3D, mas os produz inteiramente personalizados. Basta enviar algumas fotos pelo site da empresa que um software de digitalização facial extrai todas as medidas, sugerindo a peça que melhor se encaixa à anatomia do futuro usuário. www.boultoneyewear.com


SEIKO Premiada como inovação no Silmo D´Or, ano passado em Paris, a linha “Xchanger” da japonesa Seiko é inteiramente fabricada em 3D (com exceção das lentes) e especialmente desenhada para os esportes. Os usuários-atletas, inclusive, podem trocar as partes dos óculos de acordo com suas necessidades. www.seiko-eyewear.com/xchanger

HOET A marca belga, reconhecida pela excelência em seu design, é uma das poucas a produzir armações impressas em 3D de material metálico. No caso, o titânio. A coleção, batizada de “Made in Belgium” (“feito na Bélgica”, em inglês), levou quatro anos para ser desenvolvida. ww.hoet.be

PROTOS EYEWEAR A proposta da startup americana é usar as impressoras 3D para produzir óculos completamente personalizados. A empresa desenvolveu um software capaz de fazer todo o mapeamento facial do usuário a partir de fotos, para então originar modelos feitos sob medida, produzidos em material plástico. www.protoseyewear.com

MONOQOOL Em suas coleções impressas em 3D, a marca dinamarquesa Monoqool usa a tecnologia de Sinterização a Laser (SLS) para solidificar um tipo de poliamida em pó, distribuído em camadas de 0,1mm. Uma peça chega a ter 300 camadas. www.monoqool.com

CONVERGÊNCIA

61


TECNOLOGIA

IMPRESSÃO 3D

UM UNIVERSO SEM FRONTEIRAS

C

omo sabemos, no processo tradicional de fabricação de armações de óculos, basicamente há dois métodos: ou as peças que compões a armação (hastes, frontal) são recortadas, esculpidas ou extraídas a partir de uma peça maior do material desejado – seja acetato ou metal, por exemplo; ou então a armação (e/ou suas partes) é fabricada em uma máquina injetora, ou seja, um equipamento que insere a matéria-prima derretida (geralmente termoplásticos, como o nylon) em um molde de metal que, após o resfriamento, resulta na peça final, que aí então vai para o acabamento, polimento, pintura, etc.. Já no processo de impressão 3D, criado em 1984 pelo norte-americano Charles Hull, várias dessas etapas são abreviadas. Depois que a peça é desenhada em um software de manipulação 3D, a impressora (semelhante a uma jato de tinta, dessas comerciais)

62

recebe as informações do projeto e passa a depositar horizontalmente a matéria-prima escolhida, camada por camada, que vai endurecendo imediatamente, e assim por diante até formar o desenho final do produto desejado. Na maior parte dos processos é utilizado um polímero em forma de filamento, chamado PLA (biodegradável) ou ABS (reciclável), disponível em até 28 cores. Mas já existem impressoras 3D imprimindo materiais como ligas metálicas, cerâmica, vidro, alimentos (como chocolate) e – acredite – até tecidos humanos! As vantagens da impressão 3D incluem maior rapidez e simplicidade no desenvolvimento de protótipos ou moldes em cera a partir de um modelo digital, além de facilidade na transferência de arquivos entre diferentes fábricas e escritórios – já que não há necessidade de moldes. A impressão 3D também oferece flexibilidade e uma

CONVERGÊNCIA


JÁ TEM NO MERCADO Veja alguns exemplos de produtos que já estão sendo criados com as impressoras 3D CARROS O simpático com cara de buggy aí do lado é o primeiro do mundo no gênero. Segundo a startup americana Local Motors, que criou o "LM3D", 75% do carrinho é impresso em 3D, em plástico ABS (80%) reforçado com fibra de carbono (20%). Só a suspensão, câmbio e o motor (elétrico) não são impressos. Estrelinha nas grandes feiras automotivas desde 2014 com seu antecessor, o Strati, o veículo é seguro e atinge 60km/h. Veja em www.localmotors.com.

ROUPAS

CALÇADOS

A designer israelense Danit Peleg (foto) imprimiu não somente um vestido, mas uma coleção inteira de roupas e acessórios (inclusive) óculos sem sair de seu escritório. É pioneira no mundo! Confira: www.danitpeleg.com.

Marcas como Nike, New Balance e Under Armour já têm tênis feitos em impressoras 3D. A Adidas, por exemplo, criou o "Futurecraft2" (foto), inteiramente produzido a partir de plásticos retidados dos poluídos oceanos.

OSSOS ARTIFICIAIS E PRÓTESES A medicina também tira proveito da tecnologia e já há centenas de projetos envolvendo a impressão de ossos artificiais (caso do médico chinês, ao lado, que implantou com sucesso uma vértebra de titânio impressa em 3D no tamanho exato na coluna de um garoto de 12 anos, vítima de um tumor) e os mais variados tipos de próteses artificiais, como braços, mãos e até exoesqueletos inteiros (foto) que já estão ajudando deficientes a voltar a andar!

maior personalização, uma vez que o modelo digital do produto pode ser facilmente editado, atualizado e adaptado, sem a necessidade de refazer moldes. Isso libera os designers de qualquer restrição criativa, o que lhes permite imaginar e imprimir objetos muito mais originais e de formas complexas, que anteriormente eram difíceis de produzir usando técnicas tradicionais. Graças à rápida popularização dessa tecnologia, já existem muitos modelos de impressoras 3D de uso

doméstico sendo vendidas até por menos de R$ 1 mil e a Internet está forrada de bancos de compartilhamento de projetos, de acesso livre, com arquivos já prontos para impressão de brinquedos, bonecos e miniaturas em geral, maquetes, utensílios domésticos, capas para celular, joias, calçados, armas, carros, casas e até próteses humanas (já testadas e funcionando). Sem dúvida, uma verdadeira revolução.

CONVERGÊNCIA

63


TECNOLOGIA

IMPRESSÃO 3D

MAKERBOT REPLICATOR Uma das mais conhecidas impressoras 3D do mundo, trabalha em conjunto com um scanner capaz de replicar qualquer objeto. Utiliza como matéria-prima um polímero em forma de filamento, chamado PLA (ou Ácido Poliático, que é biodegradável) ou o ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno), que oferecem um equilíbrio entre resistência e flexibilidade. Disponível em diferentes tamanhos, a partir de 1,4 mil dólares.

ELAS VIERAM PARA FICAR Conheça algumas impressoras 3D compactas e acessíveis, que em breve podem estar em uma mesa perto de você! CUBEFY CUBE 3D Um dos poucos já vendidos em grandes magazines do Brasil, o equipamento da empresa 3D Systems permite criar pequenas joias, como pulseiras, brinquedos, miniaturas, copos, objetos de decoração e diversos outros objetos de pequenas dimensões Custa aproximadamente 2 mil dólares. Tem uma versão monocromática e outra com três cabeças de impressão, que permitem imprimir peças multicores. Também utiliza como matéria-prima o polímero em forma de filamento (em vermelho na foto) PLA ou ABS.

EKOCYCLE Projeto que une a Coca- Cola e o cantor Will.i.am, do grupo Black Eyed Peas, para convencer marcas a usar material ecologicamente responsável em seus lançamentos, o “Ekocycle” e a 3D Systems lançaram nos EUA uma impressora 3D que usa garrafas PET como matéria-prima para fabricar pequenos objetos de decoração em casa, utensílios, brinquedos, miniaturas e o que mais a imaginação mandar. Tem painel touchscreen, e custa por volta de US$ 1,2 mil nos Estados Unidos.

64

CONVERGÊNCIA


INFORME PUBLICITÁRIO

Varejo e Indústria óptica de braços dados Atendendo a uma demanda vinda de alguns dos principais varejistas ópticos do Brasil, a Abióptica, em meados de 2014, abriu espaço em seu conselho diretor para o que chamamos à época de “Capítulo Varejo”. A ideia era unir a força e a estruturação de toda a cadeia produtiva da óptica brasileira, representada quase que integralmente pela atuação institucional da Abióptica, à realidade e às necessidades de quem vive o relacionamento direto com o consumidor final de nossos produtos: o varejista óptico brasileiro. E assim foi feito. De lá para cá, entre eventos, fóruns de discussão, workshops e reuniões constantes, podemos olhar para trás e enxergar algumas conquistas efetivas, ainda que num curto espaço de tempo. Iniciativas como o Fórum de Empresários do Varejo, que já percorreu algumas capitais do país, além de programas de capacitação voltados a profissionais e empresários lojistas são apenas alguns desses exemplos. Outros estão “no forno” e sendo preparados para lançamento no futuro breve. E, claro, como consequência dessa boa realidade, o movimento natural foi uma aproximação cada vez maior entre os agentes do nosso setor. Além de novos associados chegando para fazer parte do dia a dia da Abióptica, talvez a conquista mais importante tenha sido o exercício que Indústria e Varejo fazem atualmente no sentido de entender as necessidades de cada um. “Sempre procurei levar a mensagem de que, se o varejo vai bem, a indústria também irá bem

por consequência. E, sendo assim, a convergência de ideias e a posterior busca por objetivos comuns são fatores fundamentais para o sucesso dessa equação”, ressalta Bento Alcoforado, Presidente da Abióptica. Dessa maneira, próximos passos já estão traçados. Além de iniciativas pontuais e locais, em todas as regiões do país, atuações macroeconômicas já contam com a efetiva contribuição do profissional óptico varejista. Acordos com órgãos de defesa do consumidor e com entidades de fiscalização a produtos ilegais devem trazer para o setor uma outra realidade quanto à concorrência desleal da pirataria. O resultado disso se traduz em um melhor relacionamento com o agente principal de todo esse cenário: o consumidor brasileiro de produtos ópticos. Para Claudia Cunha, Consultora Especial de Moda e Varejo da Abióptica, esse deve ser o objetivo final a ser perseguido por todo o setor. “Ao trazermos o consumidor final para o nosso lado, consciente da importância dos cuidados com a visão, certamente estaremos dando um passo inédito rumo a um novo patamar no cenário da óptica no Brasil. É possível e vamos fazê-lo”, conclui.

abioptica.com.br


© Fotos: Divulgação

TECNOLOGIA

PRODUTOS

INOVAÇÃO Os óculos da Adlens permitem ao usuário ajustar o foco girando uma engrenagem

BASTA GIRAR UM BOTÃO Com óculos da Adlens, o próprio usuário ajusta o foco, variando manualmente as dioptrias de -4,00 a +6,00

V

ocê provavelmente já ouviu falar – ou talvez tenha visto, no exterior – dos óculos com foco ajustável. Essa solução óptica única, criada em 2005 pela britânica Adlens, permite ao usuário ajustar o foco das lentes de maneira instantânea, variando de dioptrias negativas a positivas, apenas girando um botão (uma pequena engrenagem) na lateral da armação. Pois a empresa que criou a inovação, fundada pelo investidor e filantropo inglês James Chen, acaba de anunciar um aumento no poder de foco dos óculos da versão “Adlens Select”. Agora, a tecnologia, premiada em diversos países, permite

nesse modelo ajuste imediato de foco entre -4,00 a +5,00 dioptrias. Há uma outra versão que vai de -3,00 a +6,00. Com isso, os óculos oferecem ampla cobertura para se adaptar imediatamente às necessidades em visão de perto, intermediária e de longa distância! Os óculos – não disponíveis por aqui – chegam ao mercado por 32 Euros (cerca de R$ 130,00), já que a Adlens se denomina um “negócio comercial com uma alma social”. As vendas ajudam a financiar a instituição “Vision for a Nation”, que busca universalizar o acesso aos óculos em países pobres, um por vez, a partir de Ruanda (África).

COMO FUNCIONA O FOCO AJUSTÁVEL VISTA FRONTAL

+ VISTA DE CIMA

TECNOLOGIA – Cada lente é composta por duas de policarbonato, cada uma com uma das faces surfaçada. Conforme o usuário gira o botão na lateral dos óculos, as lentes deslizam transversalmente umas sobre as outras, alterando assim o poder dióptico dos óculos. Há vários modelos, capazes de oferecer variação de -4,00 a +6,00, inclusive na versão solar. A fabricante salienta, apenas, que os óculos não são de prescrição médica. Saiba mais em www.adlens.com.

ADLENS SELECT A pequena roldana gira para permitir mudança de potência


CURTA, LEIA, COMPARTILHE

FACEBOOK.COM/REVISTACONVERGENCIA


ESPECIAL

VENDA MELHOR

PARTE II

NOTA

68

CONVERGÊNCIA

Este conteúdo é parte integrante da cartilha "Venda Melhor: Datas Comemorativas e Temáticas", produzida pelo Sebrae-SP. Continuação da edição anterior.


69


70


71


72


73


74


VENDA MELHOR

ESPECIAL

75


76


77


78


CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO...


PASSATEMPO

CRUZADAS ÓPTICAS

VERTICAIS 1 - Líder mundial em lentes fotossensíveis. 2 - Membrana móvel que cobre externamente o globo ocular, especialmente a córnea. 4 - Técnica de medição da pressão intraocular 5 - Nome popular da peça introduzida no interior de hastes de armações plásticas para elevar sua resistência. 6 - Inflamação das pálpebras que pode provocar a queda dos cílios. 8 - Nome dado às armações de acetato de celulose, oriundo do antigo material "nitrato de celulose". 10 - Feira óptica internacional realizada todos os anos em Paris. 11 - Marca considerada a inventora do estilo de óculos “aviador”.

80

CONVERGÊNCIA

HORIZONTAIS 3 - Patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino. 7 - Instrumento usado para medir curvas de lentes. 9 - Lentes com múltiplas graduações, ou múltiplos focos. 10 - Carta de [...], nome dado à cartela de avaliação da visão de longe, onde estão impressas letras ou símbolos de diversos tamanhos. 12 - Pequena membrana circular, com um orifício no centro, chamado "pupila". 13 - Entidade do setor óptico responsável pela defesa dos interesses da indústria, e agora também do varejo. SOLUÇÃO NA PRÓXIMA EDIÇÃO!

RESPOSTAS DA EDIÇÃO ANTERIOR


ASSINE ! A RE VIST A DA

* NOVO PROJETO GRÁFICO * MAIS MODERNA

CON

VERG

* COBERTURA TOTAL DO SETOR * AS MELHORES REPORTAGENS

ÓPT ICA BRA SILE IRA

ÊNC

IA

SILM O PA RIS E

MUN A DA Ó DIAL PTIC A TUD

O

AJO SOBRE A RSU L

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA PARA FICAR BEM INFORMADO!

WWW.REVISTACONVERGENCIA.COM.BR INFORMAÇÕES: REDACAO@REVISTACONVERGENCIA.COM.BR

ediç ão

78

Set/O u 2015 t


RADAR

FAMOSOS E SEUS ÓCULOS

As atrizes Adriana Birolli e Juliana Paes (abaixo), de Porsche Design (Rodenstock)

© Fotos: Divulgação e Reprodução

O ator Fábio Assunção, de Porsche Design

Geraldo Alckmin de óculos Rodenstock com Miguel Giannini

A atriz Cate Blanchett, de Fendi (Safilo)

GALERIA DE

ESTILOS A cantora Cláudia Leitte

82

Na tela do nosso radar, os óculos que algumas personalidades, aqui e lá fora, andam desfilando por aí!

CONVERGÊNCIA A atriz Kate Winslet, de Ferragamo

A ator Brad Pitt, de Silhouette




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.