Revista Estação Aeroporto #82

Page 1

Ano VI - #82 - Distribuição gratuita

DIOGO NOGUEIRA O futebol perdeu um grande atleta, mas a música ganhou um grande intérprete. Conheça um pouco mais sobre Diogo Nogueira, um artista de alma brasileira.

Turismo | Cultura | Moda | Beleza | Política | Arquitetura | Tecnologia | Gastronomia | Vinhos



4X COLD FILTERED FOR SMOOTHNES S .

BEBA COM MODERAÇÃO.




EXPEDIENTE Diretora Narriman Chede narrichede@estacaoaeroporto.com.br Jornalista Responsável Antero Lobo anterolobo@hotmail.com Editor Executivo Dani Ferrera daniferrera@gmail.com Direção de Arte Carlos Alves carlosalvesdesign@gmail.com Jornalista de Decoração Luciana Moraes lu_moraes_4@hotmail.com Diretora de Marketing Ana Carolina Rotolo carolachede@yahoo.com.br Coordenador de Marketing Mauricio Mendonça Gestor de Marketing e Mercado (31)9354-3141/ 95132710 mktestacaoaeroporto@ovi.com Colunistas Raul Caldas - contato@raulcaldasfilho.com.br Juliana Pamplona - estacaodepartida@gmail.com Jamil Nicolau - jamil.nicolau@gmail.com Luciana de Moraes TXTCOM - Conteúdo Web e Unidade de Marca Mônica Corrêa - Novos negócios (48) 9977-2127 | monicacorreab@gmail.com Florianópolis Narriman Chede (48) 9104-0919 | narrichede@gmail.com

EDITORIAL “O sol há de brilhar mais uma vez/ A luz há de chegar aos corações”, já anunciava Nelson Cavaquinho. E de fato, ele demorou mas voltou. Com a chegada da primavera e a aproximação do verão, o sol volta a brilhar forte, convidando a todos para curtir belas paisagens e desfrutar dos encantos que a vida nos oferece. E para quem está pensando em viajar, uma boa dica é conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, próximo de Alto Paraíso. O local possui formações naturais únicas, com muitos rios e cachoeiras, que cortam a paisagem do cerrado e formam uma paisagem encantadora. Visitamos também Bragança, no Pará, um destino turístico irresistível e ainda pouco conhecido, situado no coração da Amazônia. O local possui muitos rios, manguezais, igarapés e ilhas, além de possuir belos prédios e casarios centenários. Desembarcamos ainda em São Sebastião, no litoral de São Paulo, que tem praias belíssimas e bem preservadas, muito procuradas por surfistas e também por famílias em busca de tranquilidade. Na matéria de capa, uma entrevista com o cantor e compositor Diogo Nogueira, filho do músico João Nogueira, que também vem fazendo bonito nos palcos com seus sambas. Ele já venceu o Grammy Latino duas vezes, e em 2008 emplacou o samba -enredo cantado pela Portela, chamado "Reconstruindo a natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade", composto em parceria com outros músicos. Na entrevista, ele fala sobre Alma Brasileira, seu novo disco, suas influências artísticas e o período em que foi jogador de futebol. Entrevistamos também a talentosíssima atriz e dançarina Claudia Raia, que falou sobre sua trajetória artística e a sua participação na novela “A Lei do Amor”, interpretando a personagem Salete. Como fazemos em todas as edições, trazemos também as novidades da vida cultural, com um resumo dos shows, peças teatrais, espetáculos de dança, filmes, exposições, lançamentos de livros. Em Moda, apresentamos um especial sobre a Semana de Alta Costura de Paris, que reúne alguns dos melhores estilistas do mundo. O evento deste ano teve o dourado como a cor principal, e apontaram a tendência da moda “crafty”, que valoriza o artesanal e o natural. Desejamos a todos uma ótima temporada de veraneio, abraços e fiquem com Deus! Narriman Chede

Rio de Janeiro DD9 . Chroma Design (21) 2619.2099 grupodd9@gmail.com Brasília Rafael Kern - (61) 9649-3673 rafaelkernbsb@gmail.com Curitiba Miriam Lins miriam@linscomunicacao.com.br (41) 3265-2814 | 9800-7690 Sucursal Miami - Piquet Business Consulting Diretor: Luiz Piquet: luiz@piquetbusiness.com Assistant:Taina Piquet: taina@piquetbusinesscom 305-781-8823 / 786-314-0886 www.piquetbusiness.com Redação Av. Trompowsky 219 | Sala -202 Florianópolis | Centro. CEP- 88015-300. Fone: 48-3222-1840

A Revista Estação Aeroporto pertence à E Editora Ltda. Apenas as pessoas que constam no expediente têm autorização para representá-la. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

REDES SOCIAIS www.estacaoaeroporto.com www.facebook.com/estacao.aeroporto www.twitter.com/estacao


Sumário EDIÇÃO 82

28 O melhor

36

TECNOLOGIA

12

MIMOS

08 Horizontes 12 Mimos 16 Lugares por onde andei 18 Aposte 20 Decoração 22 Turismo Internacional 26 Habitat 32 Entrevista 36 Tecnologia 38 Artes Visuais 40 Mostra 42 Cinema 44 Home Video 46 Shows 48 Literatura 50 Música 52 Artes Visuais 54 Teatro 56 Dança 58 Velocidade 62 Desembarque 66 Gastronomia Especial 68 Empório 70 Desembarque 74 Moda 81 Empreendedorismo 84 Especial Gastronomia 90 Vinhos 92 Casa Cor 96 Estação Final 103 Crônica 104 Pagina poética


HORIZONTES

Fotos: divulgação.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Cachoeiras, rios e montanhas criam um cenário de rara beleza.

Cachoeiras, trilhas e tranquilidade no Centro-Oeste brasileiro

L

ocalizado no Estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Protege uma área de 65.514 hectares de cerrado, possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. Quem já foi ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem sempre excelentes motivos para voltar – como, por exemplo, percorrer os 23 quilômetros da Trilha das Sete Quedas, aberta em 2013, que passa por vegetação de cerrado, veredas, montanhas, rios e cachoeiras. E quem não conhece a região precisa saber o que está perdendo: impressionantes formações rochosas, vale com piscinas naturais, praias de água cristalina que aparecem no encontro das águas dos rios São Miguel e Tocantinzinho.

8


Fotos: divulgação.

Além da conservação, o parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades realizadas no local. As imensas paisagens da Chapada acompanham os visitantes numa viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local, e foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

Cachoeira Segredo, em São Jorge.

Formações rochosas são espetáculo à parte.

O acesso ao parque se dá pelo Povoado de São Jorge, que está ligado à cidade de Alto Paraíso de Goiás por uma estrada parcialmente asfaltada de 36 km. Guias para o acompanhamento dos visitantes do parque podem ser encontrados no povoado próximo à entrada do parque. A visitação do parque acompanhada por guias é, contudo, opcional. Entre as atrações, o Vale da Lua apresenta formações rochosas cinzentas esculpidas pelo rio São Miguel, que possuem um aspecto “lunar”. Vale também conhecer as cachoeiras Almécegas, compostas de duas cachoeiras, uma de 50 e outra de 15 metros, em que a água escorre por rochas íngremes. Próximo ao centro de Alto Paraíso. No entorno do parque, tanto em Alto Paraíso de Goiás quanto no município de Cavalcante e no distrito de São Jorge, quedas-d’água, cânions, tirolesa, arvorismo e outros atrativos ficam espalhados em propriedades particulares que recebem visitantes. Viajar pela região é ter a oportunidade, também, de provar um prato típico centenário surgido nas antigas jornadas dos tocadores de gado pelo interior do estado: a matula, um tutu de feijão-branco ou mulatinho com farinha de mandioca, temperos e ingredientes como linguiça e carne de sol.

Cachoeira Santa Bárbara.

9


HORIZONTES

Fotos: divulgação.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Vale da Lua.

Vegetação do cerrado reserva surpresas.

MiSTiCiSMo A Chapada dos Veadeiros, especialmente na região de Alto Paraíso, possui um forte turismo místico. Dentre os motivos, pode-se citar as exuberantes paisagens, a abundância de aflorações de quartzo (o que faz a chapada ser vista como um centro de concentração de energia) e o fato de ela ser cortada pelo paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu. A ocupação mística da região começou pouco antes da criação do parque. Em 1957, chega uma missão espiritual vinda de Recife, que funda a Fazenda Bona Espero, uma instituição filantrópica que ensina o esperanto.

ATrAçÕeS iMPerDÍveiS: Doces típicos: Passas de caju, rosas de coco,

pastelinho e frutas cristalizadas são alguns dos quitutes preparados com carinho pelas doceiras de Goiás.

Caldas Novas e Rio Quente

A água morna que brota da terra na região destes dois municípios abastece as piscinas termais da maioria dos hotéis e resorts. Para completar a diversão, vários parques aquáticos entretêm famílias inteiras com toboáguas radicais, piscinas de ondas e brinquedos sem tanta adrenalina nos espaços infantis. No Hot Park, em Rio Quente, existe até uma praia artificial onde é possível mergulhar e aprender a surfar.

Goiânia

Belos parques, como o Vaca Brava e o Bosque dos Buritis, cortam as ruas e avenidas desta cidade planejada, que foi construída na década de 1930 e hoje é chamada de “a capital verde do Brasil”. Goânia é também um ótimo ponto de partida para conhecer a cozinha típica do estado, com receitas como o arroz de pequi, feito com um aromático fruto do cerrado, o empadão goiano, que inclui o palmito da guariroba, e o peixe na telha.

10


11


MIMOS PARCERIA FAuSE HATEN E GuILHERME DuQuE As novas joias criadas por Fause Haten para Guilherme Duque prometem encantar as mulheres de todas as faixas etárias e estilos. unindo a criatividade do estilista com as técnicas e matérias -primas exclusivas do joalheiro, surgem joias que são muito mais que apenas objetos de desejo Segundo Roseli Duque, filha de Guilherme Duque, as gemas usadas na nova coleção assinada por Fause Haten “são únicas, com lapidações especiais e muito valor sentimental agregado, uma vez que foram escolhidas pessoalmente por meu pai”.

Fotos: divulgação.

Não divulgado. www.guilhermeduque.com www.barbarak.com.br

ROLEX RELANÇA CLÁSSICO

A Rolex apresenta sua coleção Oyster Perpetual, que traz uma nova certificação interna para todos os relógios, redefinindo o conceito de “Cronômetro Superlativo” da marca, com um desempenho que ultrapassa as normas relojoeiras tradicionais. Entre as novidades da coleção, o Air-King perpetua a história aeronáutica do Rolex Oyster original. Com uma caixa de 40mm e de aço, o relógio tem um mostrador que exibe o nome AirKing grafado com os mesmos caracteres criados nos anos 1950, especificamente para esse modelo. R$ 21.037. www.rolex.com

PERFuMES SECRETOS DESEMBARCAM NO BRASIL Imagine um aroma que nunca sentiu antes, o segredo para fugir dos mesmos perfumes e para impressionar onde quer que vá. Essa é a proposta da Cosmopolitan do Brasil, importadora especializada na última tendência do segmento: a alta perfumaria. A boutique oferece uma experiência olfativa completa e consultoria para encontrar a fragrância perfeita para cada cliente, com base em sua personalidade, emoção e identificação com a história do produto.

Não divulgado. www.cosmopolitandobrasil.com

12


PARA AMANTES DO uíSQuE Peerless Spirit é a nova obra prima da destilaria The Macallan e conclui um ciclo virtuoso iniciado em 2005, em parceria com a legendária cristaleria francesa Lalique, para ilustrar os seis pilares que sustentam a excelência deste single malt, o mais cobiçado do mundo, traduzidos em uma coleção inédita de seis decanters esplendorosos. Nesta última edição, foram produzidas apenas 450 decanters do Peerless Spirit, todos numerados individualmente. A peça, de delicadeza ímpar, exibe ao centro uma gota do inigualável destilado, The Peerless Spirit, caindo do icônico triângulo invertido, presente em todas as garrafas de The Macallan.

Fotos: divulgação.

Não divulgado. www.themacallan.com

BOLSA ICôNICA Cada característica desta Speedy da Louis Vuitton é icônica: o formato único, as alças de couro. Não é de se admirar que ela seja admirada em todo o mundo. Criada por viajantes em 1930 (o nome é uma referência ao trânsito rápido de nossa era), com uma tira para se usar no ombro ou transpassada, a Speedy 25 de hoje é uma bolsa urbana perfeita: maleável, leve e sempre elegante. Esta nova leitura de um ícone da Maison, feita em couro Empreinte gravado em alto-relevo, é uma bolsa elegante e atemporal para a mulher moderna. R$ 10.900 http://br.louisvuitton.com

PAISAGENS OLFATIVAS Aventurar-se por lugares distantes, onde você pode encontrar outras culturas e as formas de pensar são a força vital de crescimento e mudança. uma filosofia de mente aberta e versátil de viajar acompanha a Colonia para novas paisagens olfativas. A Colonia está agora caminhando para uma região fascinante: Piemonte, com sua herança natural e florestas exuberantes, caracteriza-se pelo vigor do carvalho italiano. É a partir desta árvore italiana e sua força inesgotável que Acqua di Parma leva inspiração para sua nova criação: Colonia Quercia. R$ 795,00 www.sephora.com.br

13


BELEZA PARA A ARTE DO CONTORNO

Fotos: divulgação.

A Sephora traz da França o Contour 101 Face Pallete, da Sephora Collection, uma paleta linda para realizar a técnica de contorno. Ideal para todas aquelas que querem dominar a arte de contouring, graças à textura de pó, indicada para profissionais a principiantes. No interior, três cores que trabalham como duo, um iluminador em forma de X e um segundo iluminador mais rosado formam uma harmonia de cinco cores que se adaptam a todos os tons de pele. Preço: R$159 Mais em: www.sephora.com.br

NOVAS CORES DE ESMALTES PARA O VERÃO A Hinode traz os lançamentos de esmaltes Gel Effect keratin da Bellaoggi para o Brasil. A marca de produtos de beleza italiana vendida com exclusividade pela Hinode no país, conta com produtos de alto padrão, com design moderno e excelente qualidade. Em uma aposta colorida para a época mais quente do ano, a marca lança seis opções de cores: Bikini Pink, Glossy Pink, My Fuchsia, Passion, Poppy Red e Radiant Orchid. Preço: R$ 39,00

Mais em: www.hinode.com.br

NOVAS CORES PARA MAQuIAGEM Estes blushes da Vult são verdadeiras joias para o arsenal de maquiagem de toda mulher. Seu sofisticado mix de cores realça e valoriza o aspecto natural do rosto, deixando-o com aparência saudável e bonita. A formulação ultra macia contém partículas que proporcionam excelente aderência à pele, conferindo um acabamento acetinado bem natural. As duas novas tonalidades são: um rosado e um mais bronzeado. A aplicação é super simples, basta deslizar suavemente o pincel sobre toda a superfície do produto e o resultado será uma tonalização suave e sofisticada à maquiagem. Outro detalhe supervalorizado neste produto é o belíssimo visual que traz temas florais e românticos em alto relevo. Preço Sugerido: R$ 38,50

Mais em: vult.com.br

14


BIO-PERFORMANCE PARA AuTORREPARAÇÃO DA PELE A Shiseido maximiza o poder natural defensivo e corretivo da pele, para as mulheres se sentirem mais bonitas. Para isso, conta com a linha Bio-Performance e sua biotecnologia avançada - a essência da área de pesquisa e desenvolvimento da Shiseido - que se concentra na capacidade de autorreparação da pele, utilizando-se de sua propriedade autorregeneradora. As mulheres de hoje em dia buscam muito mais do que somente o rejuvenescimento ou uma pele perfeita sem manchas escuras ou rugas. Elas querem uma pele radiante, que reflita sua beleza interna e realce a impressão geral que elas projetam como indivíduo. Esses são os desejos que inspiraram a criação de Bio-Performance Glow Revival Series. Destinados à região do rosto e dos olhos, os novos produtos da Shiseido melhoram o poder natural de correção da pele, para tratar tonalidades desiguais, círculos escuros, rugas e sinais de cansaço. Preço Sugerido: R$ 675

Fotos: divulgação.

Mais em: www.shiseido.com.br

PARA COMBATER O ENVELHECIMENTO O Resveratrol B E, da SkinCeuticals, é formulado com o ativo encontrado principalmente nas cascas das uvas e tem o poder de retardar o envelhecimento da célula, pois age em seu DNA. Por isso, esse ingrediente ficou conhecido como “molécula da longevidade” e é o mais novo aliado para combater o envelhecimento da pele. Preço: R$459,90

Mais em: www.skinceuticals.com.br

PELE COM A PERFEIÇÃO DO OuRO A La Prairie lança um fluido hidratante com ingredientes de ouro raros, o Cellular Radiance Perfecting Fluide Pure Gold, para ajudar a revitalizar e a aperfeiçoar o aspecto da pele, reparando a textura e o tom uniforme. Agora, com uma fórmula exclusiva e uma textura ultra acetinada, este precioso ingrediente ajuda a pele a alcançar uma perfeição absoluta, como numa hora dourada que não tem fim. Visando proporcionar a perfeição imediata da pele e uma revitalização duradoura, o Cellular Radiance Perfecting Fluide Pure Gold inunda a pele com um brilho incandescente. Com o Cellular Radiance Perfecting Fluide Pure Gold, a perfeição do ouro é sua. Preço Sugerido: R$ 2.638

Mais em: www.laprairie.com

15


LUGARES POR ONDE ANDEI CANADÁ

Basílica Notre Dame.

NÓS TRÊS NO CANADÁ Por Ana Trevisan, arquiteta e paisagista

Q

uando meu marido, Alexandre, me disse que ia apresentar seu trabalho num congresso no Canadá, eu rapidamente disse: Nós vamos juntos! Sim, digo nós, pois essa seria a primeira viagem aventura em família com a presença da nossa filha de 6 meses, a Lila, o que trouxe novas experiências e uma logística totalmente diferente. Vi na viagem a oportunidade de um relax, pois como “minha chefe” não tive licença maternidade. E, confesso, estava precisando disso para dar novo ânimo aos dias, renovar a mente e fazer uma pequena pausa no trabalho. Decisão tomada, partimos para a organização da viagem. O Canadá solicita visto, e fizemos tudo pela internet. Basta seguir a risca as orientações que dá certo. As coisas funcionam por lá. Graças! Fiquei apreensiva até o momento do embarque. Era uma mistura de medo, afinal, sou mãe de primeira viagem literalmente. Chegamos em Ottawa, a capital do Canadá, onde o Alexandre apresentou seu trabalho. A cidade é muito bacana, toda plana, com um canal chamado Rideau Channel, que corta a parte central. Local muito charmoso no estilo de um parque linear.

16

Estava rolando, na época, o festival de tulipas da cidade, que é uma tradição muito legal dos tempos da Primeira Guerra, quando o Canadá acolheu a família real holandesa. Como agradecimento, a Holanda mandou descarregar um container de flores pra enfeitar a cidade. Assim nasceu a história do Festival de Ottawa, preservado até hoje. Aliás, como arquiteta e paisagista, não posso deixar de comentar sobre como o Canadá gosta e cuida das áreas verdes, vendem plantas e objetos para jardinagem em todos os locais. As pessoas curtem essa atividade, pois passam muito tempo cobertos pela neve e quando a temperatura muda, eles também querem mudar a paisagem, refazendo e replantando os jardins. Naquela onda de “aproveitar a ida”, esticamos nossa viagem para Montreal e Toronto. A viagem até Montreal foi de trem, bem tranquila. Amo viajar de trem pela praticidade, você chega na estação, compra o bilhete, e embarca no próximo trem, sem horas de antecedência como nos aeroportos. Adoro observar a paisagem, a tipologia da vegetação, as árvores em diversos tons de verde e roxo. Aliás, o Canadá é praticamente plano, o que deixa a paisagem com aquela sensação de “horizonte sem


Casinhas típicas coloridas.

O charme das ruas de Montreal.

Cidade é urbana e cosmopolita.

fim”, muito diferente do que estamos acostumados a ver aqui no Brasil. Em Montreal alugamos um apartamento na região chamada de Old Montreal, na parte antiga da cidade. Muito bem localizado, próximo da Catedral de Notre Dame, e do Palais de Congress, um prédio famoso por sua fachada colorida. A cidade é super urbana, o que nós particularmente adoramos. Um dos programas imperdíveis é assistir ao espetáculo do Circo de Soleil. Para quem não sabe a sede da companhia fica em Montreal, onde ocorrem os lançamentos. A Lila não tirou o olho do palco, e nós ficamos muito emocionados. Em nossas viagens sempre curtimos explorar a cidade. Então, passeios que não podem deixar de fazer em Montreal: Parque Olímpico, Mont Royal, Rue de Saint Catherine. Nos dias mais frios é uma oportunidade para conhecer a cidade subterrânea, que são galerias que ligam os prédios uns aos outros. É enorme! Nos aventuramos, mas confesso que achei bem estranho, quase como inóspito, mas é uma necessidade quando o clima esta castigando. De Montreal alugamos um carro e fomos para Toronto, optamos novamente por ficar em apartamento, pela questão da tranquilidade e para podermos preparar as refeições da nossa pequena. Em Toronto encontramos um amigo que foi nosso guia e nos apresentou o destino e as famosas Cataratas do Niagara. De lá fomos para uma cidadezinha chamada Niagara on the Lake! Pra morar e viver feliz pra sempre! Pequena e charmosa, cheia de gente nas lojinhas, nos bares, nas praças. Almoçamos num pub acompanhado de cerveja canadense! Aliás, um capítulo à parte, as cervejas canadenses são milhares, todas excelentes. Não repetimos nenhuma marca! Em Toronto, tem que ir na CN Tower! Dica: como sempre tem fila para visitar, então faça reserva. A comida não vale tanto, mas como o restaurante é panorâmico e giratório, vale a pena pela vista da cidade. Andamos muito. Toronto é bem cosmopolita, conhecida e comparada a NY. Para conhecer: os arredores do mercado de St Lawrence, Royal Ontario Museum e na Art Gallery of Ontario. É muito impressionante o poder dos grandes Lagos, a perspectiva da real sensação de um “mar”. A borda da água do lago Ontario recebeu o tratamento de um parque linear, com pistas de caminhada, ciclovia, passeios aquáticos, dentre outros. As ilhas de Toronto são super animadas, é um bom local para um pic-nic, mas a fila da balsa assusta um pouco, então é bom ir cedinho.

17


Fotos: divulgação.

APOSTE

RAINBOW HAIR, O QUERIDINHO DO MOMENTO

O

s cabelos coloridos não são nenhuma novidade no cenário fashion hair. Não é de hoje que estrelas como Demi Lovato, Katy Perry e Kelly Osbourne ostentam madeixas super coloridas. Bem, eles se reinventaram e continuam em voga, conquistando novas celebridades e chegam, até mesmo, às ruas. 'O Rainbow hair se baseia na escolha de diferentes tonalidades, de uma mesma cor, ou de várias cores diferentes, formando um verdadeiro arco íris. Um exemplo, bem atual, é o de Britney Spears, que surpreendeu ao aderir à tendência na última edição da premiação Teen Choice Awards. A cantora apareceu com mechas nas cores azul e verde nas pontas dos cabelos, deixando o visual mais divertido e moderno. Para adotar esse tipo de coloração, é necessário antes descolorir os fios, como explica Roberto Martins, do Salão do Gêmeos: “Esta técnica é feita basicamente com o mesmo procedimento que realizamos na glassagem, o que a difere é só que, na hora da cor, em vez de colocar o loiro colocam-se

18

as cores fantasias como verde, lilás, amarelo etc”. Adotado o novo visual, é necessário tomar alguns cuidados, alerta Maurício Martins, também do Salão dos Gêmeos: “É necessário lavar os cabelos com um shampoo para cabelos coloridos, não lavar todos os dias, opte por um sim e o outro não. Outro ponto bem importante é retocar a cor quando houver desbotamento, pois senão, além de artificial, vai deixar um ar de desleixo na aparência”. Segundo os gêmeos, uma boa linha para fazer a recuperação dos fios após o tratamento é a linha Ye Extreme Therapy, da Yellow, pois é ela trata e recupera os fios danificados por agentes externos, proporcionando brilho intenso, cabelos saudáveis. Bem, agora que já está adaptada a todas as cores, basta escolher os tons que mais lhe agradam e aderir à moda! Mais informações: Salão dos Gêmeos - Rua Baltazar Lisboa, 6 – Tijuca – Rio de Janeiro ( RJ). Tel: (21) 2569-4963. Ye Professional / www. yeprofessional.com



DECORAÇÃO

Foto: Bianca barbato -36 /IMG 1849

Por Luciana de Moraes - luciana@acasaa.com

Design com memória Bianca Barbato gosta de remexer nas memórias de um tempo, objetos despretensiosos que marcaram a infância de muita gente. Vai a fundo na investigação das matérias-primas disponíveis para reconstruir novas leituras em peças de outrora. Foi o que a designer fez com o Aviãozinho de cobre e a luminária Cata-vento, também no mesmo material e versão arandela. www.biancabarbato.com

Mobiliário externo Para decorar o lado de fora da casa, o estúdio Plantar Ideias acaba de lançar a linha Urbanus. Os criadores Felipe Stracci e Luciana Pitombo elegeram o concreto como matéria-prima principal e desdobraram as muitas possibilidades do material. Uma delas concretizada na Rufus Urbanos, inspirada nos pássaros urbanos que vivem entre prédios. As casinhas - em dois tamanhos - servem como vaso e também luminária e podem ser usadas em três versões: suspensas por cabos em tecido, hastes em inox cobre ou sobrepostas. www.plantarideias.com.br

Fotos: Lurca

Movimento Geometria para revestir paredes, efeito visual que dá uma mexida interessante no décor. A Lurca Azulejos esteve no MADE - Mercado de Arte e Design -, em São Paulo, exibindo a nova coleção Azul & Preto, dois kits com cores e desenhos distintos: um composto por peças azul e linhas retas e o outro com curvas em preto. Os azulejos são estampados com técnica de serigrafia e medem 15,4 cm cada. São vendidos online no site www.lurca.com.br

20


Foto:Gisele Martino

DESACELERAR, DEGuSTAR A designer Rahyja Afrange propõe mais do que uma degustação de chás, mas uma boa experiência na preparação da bebida. O carrinho de chá produzido em madeira freijó com detalhes em latão ou inox, transita com facilidade em ambientes residenciais e comerciais. Sobre rodas é possível deslocá-lo, sem problemas, pelo espaço. A peça é estruturada em dois níveis: a parte de cima é dedicada ao preparo do chá composta por prateleira, chaleira elétrica integrada para aquecimento, tomadas embutidas, armazenamento oculto para xícaras e badeja em latão. Na parte de baixo mais espaço com a prateleira ripada. A edição é limitada.

www.ra.arq.br

Fotos: coador saturno /

FEITO A VÁRIAS MÃOS De um lado um time de novos designers, do outro de pequenos e médios fabricantes locais. Essa é a soma criativa dos produtos da Feito, uma plataforma de design - o estúdio fica em São Paulo - que oferece objetos e utilitários para o dia a dia com um “q” a mais. Revisteiros, estantes, vasos suspensos para flores, poltronas, luminárias até coador de café. As criações são diversas e vale navegar pelo site e conhecer o trabalho dessa turma. www.projetofeito.com

21


TURISMO INTERNACIONAL Uruguai

Um lugar para se apaixonar

Fotos: divulgação.

Praias, parques, museus e arquitetura antiga fazem de Montevidéo um lugar inesquecível.

Teatro Sólis.

22

O

Uruguai é um país muito charmoso, tranquilo e acolhedor. Sua capital, Montevidéu é uma das mais encantadoras da América Latina, com praias, parques, rica gastronomia, vida noturna agitada, museus e arquitetura antiga. A Ciudad Vieja, o bairro histórico de Montevidéu, conta com uma grande quantidade de edifícios de valor histórico e arquitetônico que vale a pena conhecer. Começando pela Peatonal Sarandí, poderá começar sua caminhada na Puerta de la Ciudadela, antiga entrada fortificada para a cidade. Avançando três quadras, está a Plaza Matriz, onde se encontra a Catedral e o Cabildo. Em frente à praça também está o edifício do Club Uruguay, um dos mais seletos do país. Antes de chegar à Rua Colón, dobrando por Alzáibar, está a Plaza Zabala, uma pequena praça que parece nos transportar ao coração de Paris. Ali você poderá visitar o Palacio Taranco, uma das construções mais elegantes da cidade. Continuando pela Sarandí, está a Peatonal Pérez Castellano, onde se encontram vários comércios e galerias de arte. Ao chegar à Rambla Sur, está o Mercado del Puerto, a mais famosa praça gastronômica da cidade, lugar ideal para quem deseja provar um delicioso churrasco uruguaio.


Fotos: divulgação.

Centro Histórico de Montevidéo.

A cidade conta com uma ampla linha costeira, com diversas praias.

No outro extremo da cidade, está a Fortaleza del Cerro, situada a 132 metros sobre o nível do mal, no Cerro de Montevidéu. No local funciona o Museu Militar. O histórico bairro Prado foi o primeiro bairro residencial da cidade, por isso podemos encontrar em suas ruas as melhores residências da cidade, entre as quais figura a Residencia Presidencial, na esquina de Av. Suárez y Reyes. Junto a ela está o Castillo Soneira, uma das poucas mansões góticas da cidade. Também poderá visitar o Jardín Botánico. O El Rosedal dispõe da maior coleção de rosas da cidade e se encontra no Parque del Prado, assim como o Hotel del Prado, um luxuoso hotel onde você poderá desfrutar de um delicioso chá como antigamente. Sobre a Av. Millán, junto ao arroio Miguelete, está o Museo de Blanes, onde se exibe uma mostra permanente da obra do famoso artista. Montevidéu tem uma estreita relação com o mar. A cidade conta com uma linha costeira, onde se alternam diversas praias. Quase se pode rodear a cidade atravessando sua famosa Rambla, que dá acesso às praias ao longo de uma ampla calçada, ideal para sociabilizar, praticar esportes ou simplesmente passear a pé. A Rambla percorre a cidade desde Paso de la Arena até Carrasco.

23


TURISMO INTERNACIONAL

Fotos: divulgação.

Uruguai

Um dos passeios mais charmosos de Montevidéu são suas feiras. Embora estejam em todos os bairros, as mais interessantes são as de Villa Biarritz (sábados de manhã), a do Parque Rodó (aos domingos) e a de Tristán Narvaja (aos domingos). Outra atrações são sus parques, muito bem cuidados. O Parque Rodó, situado junto ao bairro Centro, foi construído seguindo o estilo de parques franceses. O Parque Batlle, situado no final da Av. 18 de Julio, é um extenso parque com muitas árvores que conta com vários cenários esportivos, como o Estadio Centenario, o Velódromo Municipal e a Pista de Atletismo. O Parque Zoológico Villa Dolores, situado em Villa Dolores, abrange a maior coleção de animais do país. Com espécies autóctones e de todas as partes do mundo. O barrio Carrasco é o mais exclusivo e luxuoso de Montevidéu. Ali se encontram algumas residências clássicas, mas a maioria são luxuosas casas modernas da cidade. Criado como bairro jardim, foi durante muito tempo, exemplo de urbanismo na América Latina. Mais em: www.uruguai.org

24



HABITAT Hotel Atlantis – Bahamas

Hotel possui estrutura gigantesca, com mais de dois mil quartos, com diferentes padrões de luxo.

No reino de Atlântida

O

imponente hotel Atlantis, nas Bahamas, foi construído tendo como inspiração a lendária cidade submersa desaparecida de Atlântida. A decoração traz cores fortes. O resort possui mais de dois mil quartos espalhados em quatro núcleos de hospedagem, entre tanques de peixes e suítes gigantescas. Ao redor do hotel há um aquário com mais de 50 mil espécies de peixe. Do lado de dentro das Royal Towers há enormes vidros, atrás dos quais os hóspedes podem ver os peixes nadando. Há arraias, golfinhos, tubarões, meros, lagostas, barracudas e muitos outros seres marinhos.

Fotos: divulgação.

Decoração é arrojada e tem cores fortes.

26

O prédio tem vários cenários, em corredores que simulam cavernas e são decorados com adereços referentes ao tema marinho. Tudo ali é grandioso. A porta do hall de entrada tem mais de 20 metros de altura. De tão luxuoso, o hotel Atlantis é considerado um seis-estrelas. Há mais de dez restaurantes espalhados pelo complexo, que tem ainda fábrica de sorvete e minicascatas de chocolate. Ao todo, são seis piscinas e seis tanques de animais marinhos. Para os aventureiros, há um toboágua de 90 metros, que deságua num tubo que passa por dentro do aquário dos peixes. O complexo mantém cinco


Aquário possui cinco mil espécies de peixes.

Complexo tem seis piscinas imensas.

hotéis diferentes (sem mencionar os que operam no sistema time sharing): os econômicos Beach Tower e Coral Towers, o tradicional Royal Towers e os novinhos e luxuosos The Reef e The Cove (este, o mais elegante de todos). Além das piscinas, o resort também oferece academia, quadra de tênis, parede de escalada, campo de golfe e spa.

Fotos: divulgação.

A diária em uma suíte comum custa cerca de US$ 200, sem refeições incluídas. Mas o preço pode aumentar bastante, pois o hotel oferece diferentes padrões de luxo e conforto. A diária na suíte presidencial, situada em um andar suspenso entre as duas torres do Royal Towers, custa US$ 25 mil. Mesmo assim, a suíte está sempre ocupada. A sala de estar tem piano e bar, e a vista do terraço fica ainda mais interessante quando você degusta um drinque trazido pelo mordomo particular da suíte. O resort fica em Paradise Island, a 40 minutos do aeroporto internacional de Nassau.

Hotel The Cove se destaca pelo luxo.

27


CAPA

28


Diogo Nogueira Um Artista De Alma Brasileira B y D a n i f e r r e r a / P H O T O G R A P H g u to c o s ta

Com quase 10 anos de carreira, o carioca Diogo Nogueira é, sem dúvida, um dos principais nomes da nova geração do samba brasileiro. Cantor, compositor, instrumentista, apresentador e que, em 2015, estreou como ator no musical “SamBRA”, além de apresentador (seu programa “Samba Na Gamboa ” é hoje a maior audiência da TV Brasil e é também exibido pela TV Cultura), o multifacetado artista atualmente roda o Brasil com sua turnê “Alma Brasileira”. Com cerca de um milhão de cópias vendidas de seus CD e DVD, Diogo foi indicado ao Grammy Latino por todos os seus álbuns, prêmio que venceu por duas vezes, em 2010, com o trabalho Tô Fazendo a Minha Parte e, em 2015, na categoria de Melhor Canção Brasileira, com “Bossa Negra”, da parceria com Hamilton de Holanda. Sua discografia rendeu ainda ao cantor seis Discos de Ouro, três DVD de Ouro, dois de Platina e um de Platina Dupla. Filho do sambista João Nogueira, Diogo acostumou-se desde cedo a ser embalado por choros e sambas. João costumava levar o filho para cantar em seus shows e logo vieram os convites para participar de rodas de samba do Rio, hábito que lhe rendeu respeito e aprovação dos “bambas” da música. Desde pequeno, queria ser jogador de futebol e chegou a treinar na categoria de base de clubes no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, mas uma contusão no joelho fez Diogo mudar de ideia e a música popular brasileira ganhou um grande artilheiro. Neste bate-papo, Diogo fala sobre tudo, vida, carreira, futebol e, claro, Samba.

29


CAPA

Estação Aeroporto. Você acaba de lançar “Alma Brasileira”, CD/DVD ao vivo, sua discografia é pontuada por muitos discos ao vivo. Não gosta de estúdio? Diogo Nogueira: Adoro estúdio e metade dos meus trabalhos foi feita em estúdio. No total, são quatro discos em estúdio (Tô fazendo a minha parte; Mais amor; Bossa Negra e Porta-voz da Alegria). Os dois Grammys Latinos que ganhei também foram de trabalhos em estúdio, ou seja, nada contra, e muito pelo contrário. (risos!) Os DVDs que gravei naturalmente são de shows aovivo, e meu público sempre me pediu para registrar os shows que faço. E cada show tem uma história, uma concepção, um repertório escolhido para agradar a todo mundo, com início, meio e fim. Você faz parte de uma linhagem nobre do samba, é filho de um dos maiores expoentes da musica popular brasileira. Você se cobra muito por ser filho de João Nogueira? Sempre procurei tratar isso de forma natural. Acho que a cobrança sempre foi muito maior dos outros, de quererem comparar. Mas cada um tem sua história, além de vivermos em tempos diferentes. E meu pai sempre foi e será minha principal referência, minha inspiração. Em 2012, você lançou o “Samba Book – João Nogueira”. Foi difícil revisitar a obra do seu pai? Foi um grande prazer e uma alegria dar início à série Sambabook, fazendo essa homenagem ao meu pai e a sua obra maravilhosa. Nunca tive dificuldades em passear pela obra do meu pai. Conheço tudo desde menino e pra mim tudo é muito próximo, familiar em todos os sentidos. No Carnaval 2008, você compôs “Reconstruindo a natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade”. O que representou esse enredo pra você? Esse foi um dos sambas enredo que compus para a Portela e foram alguns dos momentos mais emocionantes na minha vida. Não tem emoção maior para um compositor de samba do que ver seu samba na avenida, para defender a escola do coração. E acho que esse enredo ainda é super atual, apesar de ter sido em 2008, pois se não buscarmos reciclar nossas atitudes, nossas ideias, vamos “matar” o planeta. Também precisamos arregaçar as mangas e agir para que de fato todos os nossos sonhos de um mundo melhor se tornem realidade. E se cada um fizer a sua parte, podemos promover uma grande mudança e ter um mundo melhor para as futuras gerações. O mercado fonográfico nacional continua passando por dificuldades, com as trocas de arquivos ilegais pela internet e a pirataria. O que o motiva para continuar gravando discos? Em diversos momentos da história da música existiram mudanças de formato, do vinil ao digital, passando pela fita cassete, CD, DVD, Blu-Ray. Então, podem mudar os formatos, mas a música nunca vai morrer, nunca vai acabar, e os artistas sempre irão buscar caminhos para continuarem produzindo, gravando, e fazendo seus shows. O que me motiva fazer música não é o dinheiro, mas o prazer que tenho com isso e a felicidade de ver meu público contente a cada lançamento que faço.

30

Sente saudades dos tempos das rodas de samba na Lapa? Sinto saudade de poder fazer isso sem compromisso, como se não fosse trabalho... Beber uma gelada, e ficar ali tocando e cantando, sem hora para acabar. Como surgiu o projeto “SamBra”? Fui convidado pela Musickeria e pela Aventura, que são duas grandes produtoras, para estrelar o SamBra, que é um musical que conta a história do samba. No princípio fiquei preocupado, porque não sou ator nem nunca tinha atuado em musicais. Mas foi um dos maiores acertos que tive na minha curta carreira. Fui recebido com muito carinho pelo elenco, pelo diretor, e o espetáculo é fantástico. Fizemos SamBra na Praia de Copacabana, para mais de 1.000.000 de pessoas, em pleno Réveillon carioca e isso fez com que SamBra fosse finalista nesse ano no Festival de Cannes. Como desenvolveu seu lado compositor? De forma natural... Curtindo as chances que apareciam para compor com meus amigos, criando algumas parcerias que volta e meia se repetem. Escrevo inspirado no dia a dia e deixo as ideias fluírem, sem pressão de nenhum lado. Aos poucos venho construindo uma história e em breve pretendo lançar um CD somente com músicas autorais. Em 2014, você lançou o disco “Bossa Negra”, em parceria com Hamilton de Holanda. Pensa em retomar a parceria? Com certeza. O Hamilton de Holanda além de ser um grande parceiro e um irmão, ele é um dos maiores músicos do mundo na atualidade. Temos planos de fazer outros discos juntos. Com quem ainda pretende fazer um dueto? Tenho admiração por muitos artistas e tenho tido a alegria de cantar e conversar com parte deles no meu programa de TV, o Samba na Gamboa, exibido semanalmente em rede nacional pela TV Brasil e pela TV Cultura. Lá já estive com Caetano, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca, Beth, Alcione, João Bosco, todos esses ídolos. Mas se for para pensar em um dueto inédito, acho que seria incrível um dueto com o João Gilberto e com o Roberto Carlos. Quais são as suas influências musicais? Os grandes mestres da música brasileira, começando pelo meu pai, pelo Chico Buarque, Martinho, Zeca, Monarco, Beth Carvalho, e também os mestres de outros tempos, como Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia, Noel Rosa. São muitas influências no samba, mas também não posso deixar de citar compositores como Milton Nascimento, Djavan, Gonzaguinha, a quem, inclusive, presto homenagens no meu novo DVD “Alma Brasileira”. Você era centroavante do Cruzeiro quando sofreu uma lesão e assim encerrou sua carreira como jogador. Quais eram seus objetivos à época? Eu estava me profissionalizando e seria o primeiro campeonato que eu jogaria como profissional. Meu objetivo era esse, e não ser cantor. Mas o destino quis me tirar dos gramados para me colocar nos


palcos, e sou feliz com esse caminho que Deus escolheu pra mim. Você é um homem muito atencioso com suas fãs. Consegue administrar o assédio feminino? É preciso ter atenção com os fãs, pois são pessoas que te admiram, que te amam, que chegam a brigar por você. Eu procuro ter cuidado e paciência com todos, porém tem gente que de vez em quando exagera, e às vezes não é nem fã, mas te provoca tentando te tirar do sério. E aí a gente vai levando. Quando surgiu o Diogo apresentador? Quando recebi o convite para ser apresentador do programa Samba na Gamboa, vi que ali poderia ser uma escola para mim e hoje, após 6 anos de programa e de mais de 300 entrevistas, vejo como tenho aprendido e evoluído ao longo dos anos.

Diogo é um homem vaidoso? O que faz para manter a forma? Se você acha que se cuidar é ser vaidoso, então eu sou. (risos) Sou um cara que me cuido e busco cuidar da saúde, da minha forma, da minha alimentação, mas nada de extraordinário. Quais são os seus próximos projetos? No momento, estou lançando meu novo DVD “Alma Brasileira”, com um novo show que vai rodar todo o Brasil. Também tenho dividido meu tempo com temporadas que tenho feito do musical SamBra e, em breve, volto a gravar o Samba na Gamboa. Ano que vem completo 10 anos de carreira e pretendo lançar um novo trabalho, especial, mas até lá ainda tenho muita coisa para fazer.

31


ENTREVISTA

32


CLAUDIA

RAIA

By Dani ferrera / PHOTOGRAPH paschoal rodrigues Sempre pensei em entrevistar Claudia Raia, por seu talento, que acompanho ao longo dos anos, talento que ela discorre pelo teatro, televisão e cinema. Dona de star quality pouco visto na indústria do entretenimento nacional, ela dança, representa e canta como poucos. Precoce, começou cedo sua caminhada ao estrelato. Aos 10 anos, foi manequim num desfile do estilista Clodovil Hernandes. Aos 13 anos, partiu para os Estados Unidos e Argentina, em Buenos Aires chegou a trabalhar num teatro de revista. De volta ao Brasil, integrou o elenco do musical “A Chorus Line”. No espetáculo ela viveu Sheila, uma mulher 18 anos mais velha que Claudia, então com seus recém-completos 15 anos. O Brasil conheceu seu talento no quadro “Vamos Malhar”, ao lado de Jô Soares, no programa “Viva o Gordo”, na Rede Globo, lugar onde está desde então. Ela foi Carola, Ninon, Maria Antonietta, Edwirges, Tancinha, Tonhão, Adriana Ross, Celeste, Maria Escandalosa, Engraçadinha, Ângela Vidal , Ramón, Nina, Safira, Ágatha, Donatela, Jaqueline, Lívia, Sally, Aurora, Charity, Poly e agora é Salete em “A Lei do Amor”. Nessa nova parceria com Maria Adelaide Amaral, Vincent Villari e Denise Saraceni, Claudia vive uma empresaria na fictícia São Dimas. “Salete conversa com a comédia, mas ela é muito além. Ela vai da comédia ao drama. É uma personagem completa. Em uma cena, ela transita por vários gêneros. Ela, por exemplo, tem uma filha que a humilha”. Pelo visto, Salete será mais um grande personagem na carreira irretocável de Claudia. Além de bailarina, atriz e cantora, a mulher também produz seus espetáculos. “Eu sou uma mulher multifuncional. Mas eu posso dizer que agora estou mais seletiva, estou trabalhando o meu modo econômico, falo menos e faço menos. A maturidade traz isso”. Econômico? Não sei onde, ela está em pré-produção de seu novo trabalho, o musical “Cantando na Chuva ”, com previsão de estreia para agosto de 2017. Essa é Claudia Raia, neta de Dona Enestina, filha de Dona Odette e Seu Mário, irmã de Olenka e mãe de Enzo e Sophia. A menina de Campinas que nasceu com nome de estrela.

33


ENTREVISTA Estação Qual a diferença entre a Claudia que, aos 15 anos, deu vida a Sheila de “A Chorus Line”, para a Claudia de 49 anos que dá vida a Salete em “A Lei de Amor”? Claudia Raia: São duas pessoas completamente diferentes (risos). Mas assim, a essência se manteve. Sou uma pessoa do interior, Campinas está em mim. A ingenuidade e honestidade são traços fortes. Não dá muito para explicar, mas é algo que as pessoas do interior carregam dentro de si. Mas a vida andou. E eu nunca pensei que o sucesso fosse me levar a outro lugar que não fosse esse onde estou, e que é esse lugar firmado sempre no trabalho. Esse é seu segundo trabalho com a dupla Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. No remake de TITITI você viveu a mulher – tarja preta Jaqueline. O que podemos esperar de Salete? Muitas emoções. Salete conversa com a comédia, mas ela é muito além. Ela vai da comédia ao drama. É uma personagem completa. Em uma cena, ela transita por vários gêneros. Ela, por exemplo, tem uma filha que a humilha. No posto de gasolina, todo mundo a procura pedindo ajuda. Ainda na história, ela vai ser a responsável por trazer a honestidade e o melhor da política para São Dimas. Eu a considero uma heroína. Como surgiu o convite para viver Salete? O convite surgiu da Maria Adelaide Amaral, do Vincent Villari e da Denise Saraceni. Eles me convidaram. E o Silvio de Abreu me falou que eu estava sendo chamada para essa novela e que ele gostaria muito que eu fizesse. A personagem, no começo, não é tão grande, mas ela vai ficando cada vez mais presente. O conteúdo dela é muito bom. E é muito diferente de tudo o que eu fiz. Em “Raia 30 - O Musical”, Miguel Falabella fez um breve apanhado de sua vida e carreira. O que faltou abordar? Afinal, condensar uma vida em duas horas não é tarefa fácil. Não é um musical que conta a minha vida particular, ele retratava a minha carreira em duas horas. Mostrava quem e quais foram as referências que me incentivaram a chegar até aqui. Mas você tem que desapegar e abrir mão daquilo que não é tão interessante para contar a história. E a história era a de uma menina que sonhava em ser artista e se tornou tudo aquilo que sonhou um dia. E acabou que o espetáculo ficou despretensioso, da maneira que sou. Foi difícil representar sua história em vez de um personagem? Muito difícil. A personagem mais difícil que fiz foi eu mesma (risos). Geralmente o ator se esconde atrás da personagem, ele tem aquela persona como escudo, onde pode se esconder atrás. Quando você fala de você, acaba o escudo, a proteção. Não é um papel que alguém escreveu, é a sua vida. Mas eu sou bem corajosa. Não tive medo. Tive dificuldade nesse processo de falar de mim. Não queria que ficasse algo pretensioso. Eu nem queria fazer (risos). As pessoas é que vinham até mim para dizer que eu

34


tinha que fazer algo para comemorar os meus 30 anos de carreira. E acabou que ficou algo leve, exatamente como eu queria. É visível no espetáculo a grande influência de Bob Fosse e Lennie Dale no seu trabalho. Pensa em algum espetáculo baseado no trabalho desses grandes artistas? Lennie Dale foi o meu grande mestre. Foi ele quem me levou para os Estados Unidos. Convivi com ele da minha infância até os meus trinta e poucos anos. Sou pupila dele. Bob Fosse, não tive a sorte de conhecê-lo, mas sei de todos os seus trabalhos. Acabou que fiz muitas homenagens a ele no teatro, com trabalhos em que ele brilhou, como Sweet Charity e Cabaret. Mas não pensei nada específico. Além de brilhar nos palcos você também produz seus espetáculos, como consegue conciliar tantas tarefas ao mesmo tempo? Tem anos que eu tenho vontade de chamar um táxi e ir para a Lua. Eu sou uma mulher multifuncional (risos). Mas eu posso dizer que agora estou mais seletiva, estou trabalhando o meu modo econômico, falo menos e faço menos. A maturidade traz isso. Eu estou optando por fazer um trabalho de cada vez. Isso, para mim, já é um avanço. Agora eu estou fazendo a novela e produzindo o espetáculo “Cantando na chuva”, em que vou atuar no próximo ano. E só. Produzir eu faço por telefone, por e-mail, não exige tanto a minha presença física. Dá para conciliar. Com “Não Fuja da Raia”, você trouxe a magia do teatro de revista, pensa em fazer algo parecido no futuro? Penso! Eu sempre amei teatro de revista. Deveria ter mais esse gênero, ele está no DNA do brasileiro. Eu e Miguel Falabella temos essa ideia, essa vontade de fazer algo no futuro.

Eu sou paulista. Nesse tempo em que morei no Rio, eu sempre estive em São Paulo. Sempre fiz muitos trabalhos aqui, sempre tive apartamento na cidade. Ficava lá e cá. E agora o Enzo resolveu estudar em São Paulo, então, resolvi vir. Morei 28 anos no Rio, posso passar agora os próximos 28 anos em São Paulo (risos). Você construiu, ao longo dos anos, uma boa imagem, tanto na vida privada quanto na artística. Como surgiu a ideia da loja Claudia Raia e seus produtos? O pessoal da EXO, que são gestores de negócios, e eu chegamos à conclusão de que era bacana ter uma loja com todos os produtos que levam o meu nome. Eu achei legal e estou curtindo muito essa fase. Acho que o site ficou elegante, bonito. Estou muito feliz. Quais sãos seus cuidados com o corpo, seus rituais de beleza? Não tenho esse ritual de beleza, que chega em casa e passa um mel no rosto (risos). Tenho alguns cremes, todos receitados pela minha dermatologista. Só uso o que ela recomenda. Lavo o rosto e tiro a maquiagem. Eu malho, faço aula de balé, tomo três litros de água por dia. E tenho uma boa alimentação. Beleza para mim está ligada à saúde. Se não é assim, você se torna refém dela. Qual é o seu próximo projeto profissional ao final de “A Lei do Amor”? É o espetáculo “Dançando na chuva”, que tem previsão de estreia para agosto do ano que vem. Qual seu maior pecado gastronômico?

O que representou o prêmio da A. P.C. A de melhor atriz em sua primeira novela?

Hum, vários (gargalhada). O último foi ter ido à Casa do Porco, um restaurante bárbaro em São Paulo. É uma loucura esse lugar, comida maravilhosa. Cometi um grande pecado (risos).

Foi bacana, mas eu não ligo tanto para prêmio. Não sou uma atriz de prêmio, sou uma atriz de público. Ganhei alguns na minha carreira, é muito legal, mas não faço questão. O aplauso do público que me acompanha, que vai me prestigiar no teatro, isso me interessa mais.

Algum arrependimento nesses mais de 30 anos de carreira?

Como foi sua infância em Campinas? Eu nasci praticamente adulta (risos). Não tinha amigos da mesma idade, vivia em volta dos adultos. Dançava balé. Não fui de brincar de boneca, de pique-esconde. Queria fazer teatro. Lembro que fiz uma peça na escola e ia apresentando de sala em sala. Passava cebola no olho para chorar, tive até uma alergia (risos). Eu queria ser adulta. Após anos morando no Rio de Janeiro, você passou a viver em São Paulo, pode falar sobre essa mudança?

Não. Eu curti tudo o que fiz. Até as coisas que não foram tão legais, que não foram como eu esperava, elas serviram como aprendizado. Talvez um arrependimento de não ter tentado uma carreira internacional. Poderia ter tido essa experiência. O que podemos esperar de Claudia Raia? Tudo! Absolutamente tudo! Não se enganem que eu vou ser simplesinha. Isso não vai acontecer (risos). Inclusive, quando fizer 80 anos, eu vou fazer um espetáculo chamado “Raia que o parta”. Vou contar tudo o que não contei (mais risos). É verdade!


TECNOLOGIA NOVA GERAÇÃO DA SAMSuNG O novo Galaxy Note 7, da Samsung, traz como principal novidade a tecnologia de reconhecimento de íris. O aparelho é desbloqueado ao ler a íris dos olhos do usuário com um raio infravermelho. O modelo vem com processador Snapdragon 820 quad-core ou o Exynos 8893 octa-core. Traz ainda 4 GB de memória RAM, bateria de 3.500 mAh, armazenamento de 64 GB, tela de 5,7 polegadas, e câmeras de 12 MP (traseira) e 5 MP (frontal). A tela grande e bem definida tem iluminação Super AMOLED de resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels), além de proteção contra submersão a 1,5 metro, por 30 minutos. A tela é fabricada com o Gorilla Glass, com vidro curvo nas laterais (similar ao Galaxy S7 Edge) e resistente a quedas. Na primeira quinzena de setembro, o celular já estará nas lojas no Brasil.

Fotos: divulgação.

R$ 4.299. www.samsung.com/br

TABLET PROFISSIONAL A Samsung lança o Galaxy TabPro S, o primeiro tablet da marca a vir com windows 10. O dispositivo conta com teclado vindo de fábrica e processador Intel dual core de 2,2 GHz. Com peso de pouco menos de 700 gramas, tem uma tela de 12 polegadas e câmeras de 5 MP, tanto frontal quanto traseira. Possui 4 GB de RAM e até 256 GB de capacidade de armazenamento SSD, capazes de rodar qualquer aplicativo de desktop para windows. Lançado em setembro, o iPad Pro tem tela de 12,9 polegadas e chamou a atenção por ser o primeiro tablet da Apple a apostar em complementos físicos de interface, como teclado destacável e caneta stylus. uS$ 899. www.samsung.com

RELÓGIO CONECTADO AO SMARTPHONE O Moto 360, da Motorola, se destaca pelo bonito design arredondado e clássico e integração com o sistema Android. O aparelho possui um sistema Android wear e só é compatível com smartphones Android 4.3 ou superior – ele mantémse conectado ao aparelho via Bluetooth. Pesa 49 gramas, tem 4 GB de armazenamento e conexão Bluetooth 4.0 de baixo consumo de energia. O dispositivo tem dois sensores: pedômetro e um monitor de frequência cardíaca. A bateria de 320 mAH aguenta um dia se o aparelho não for muito usado. Pode-se baixar aplicativos com funções extras. O Pear, por exemplo, não deixa o usuário esquecer o smartphone e ajuda a encontra-lo. Já o My Car Locator ajuda a achar o carro no estacionamento. R$ 799 www.motorola.com.br

36


Nova geração de TVS LG

Fotos: divulgação.

LG lança linha de TVs com padrão OLED, tecnologia acima do LED que consome menos energia. O modelo G6 traz opções de 77 e 65 polegadas, telas OLED, resolução 4K (quatro vezes mais alta definição) e alto alcance dinâmico de gama, com pretos mais profundos e que produz um bilhão de cores. Suporta dois formatos de alto padrão da indústria de audiovisual, como HDR10 e Dolby Vision. Destaque para a tela superfina de apenas 2,57 milímetros, equivalente a apenas dois cartões de crédito juntos! A televisão é tão fina que precisa de um vidro translúcido para sustentá-la. Não divulgado. www.lg.com

Um relógio diferente O Smartwatch 2, da Sony, tem tela touch de 1,6 polegada de LCD, usa sistema Android 4.2 e tecnologia NFC (Near Field Communications). Com ela, o usuário aproxima o gadget do smartphone Android e baixa aplicativos como despertador, cronômetro, Twitter e Facebook. O relógio atende ligações com um toque na tela, tira fotos remotamente, controla o player de música e mostra e-mails já baixados do celular. Além disso, ele é resistente à água e pode ser recarregado via USB. Já disponível no Brasil. R$ 999. www.sonymobile.com/br

super roteador O roteador Ultra Wi-Fi AC5300, da D-Link, oferece recursos diferenciados. O roteador trabalha com o padrão de Wi-Fi 802.11ac --tecnologia sem fio com velocidade de até 1.300 Mbps (megabytes por segundo) na frequência de 5 GHz, ou seja, mais do que o dobro do padrão atual (o 802.11n, que permite até 600 Mbps). Como ele também é tri-band, isto é, trabalha com três bandas de rádio, consegue triplicar a velocidade para 5.300 Mbps. De acordo com a empresa, isso garante boa conexão em espaços bem amplos, com mais de 200 metros quadrados, e o torna capaz de rodar com fluência vídeos em alta resolução de imagem Full HD e até 4K. Além disso, o fato de ser tri-band também o torna capaz de suportar a conexão de mais de 50 dispositivos simultaneamente R$ 2.999. https://dlink.com.br

37


Fotos: divulgação.

CULTURA | ARTES VISUAIS

A geometria original de Gaudí

Gaudí instaura uma estética moderna única, que marcou a cidade de Barcelona.


Fotos: divulgação.

F

lorianópolis será a primeira cidade do país a receber a exposição Gaudí, Barcelona 1900, do arquiteto catalão Antoni Gaudí. A mostra Gaudí, Barcelona 1900 reúne 71 obras do mestre catalão, sendo 46 maquetes (quatro delas em escalas monumentais) e 25 peças entre objetos e mobiliário. Completam a mostra mais 42 trabalhos de outros artistas e artesãos de Barcelona, produzidos nos anos 1900. Os trabalhos que serão expostos virão do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera, Gaudí. A exposição, realizada no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), é fruto de uma parceria com o Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, e conta com patrocínio da Arteris, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Os curadores da exposição, Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba, destacam os processos construtivos dos projetos de Gaudí por meio de modelos tridimensionais que ressaltam detalhes de sua arquitetura. No design, móveis e objetos, que vão de maçanetas de metal a peças em cerâmica e madeira, mostram como a criação artesanal conseguiu fundamentar a indústria. O conjunto das obras reunidas do consagrado

arquiteto catalão testemunha a invenção de uma original geometria, calculada a partir da observação e estudo dos movimentos da natureza. Com este princípio racionalista protagonizado pelo orgânico, Gaudí instaura uma estética moderna única que marcou definitivamente a cidade de Barcelona. Para ilustrar ainda mais a potência de um período em que a Capital da Catalunha surge como projeto moderno de cidade, os curadores selecionaram 26 trabalhos entre objetos e elementos decorativos concebidos pelos chamados ensembliers (artesãos de alto nível), além de 16 pinturas. São artistas contemporâneos a Gaudí, que desenvolveram suas obras conforme os preceitos do modernismo catalão. Entre eles destacam-se os pintores Ramón Casas e Santiago Rusiñol, e ensembliers como Gaspar Homar ou Joan Busquets, que decoraram e mobiliaram as casas da burguesia catalã do período. Serviço: O quê: Gaudí, Barcelona 1900 no Masc Quando: De terça-feira a domingo, das 10h às 21h. De 27 de agosto a 30 de outubro. Quanto: Às terças-feiras, a entrada será gratuita. Nos demais dias, R$ 10 (meia-entrada R$ 5).


Fotos: divulgação.

CULTURA | MOSTRA

40


Fotos: divulgação.

Mostra Pérola Negra:

Ruth de Souza

A

mostra Pérola Negra: Ruth de Souza acontece de 16 a 28 de novembro, no CCBB São Paulo, após realização no CCBB Brasília e CCBB Rio de Janeiro, entre agosto e setembro de 2016. O projeto Pérola Negra busca a valorização de personalidades afro-descentes que marcaram a cultura e a história brasileira no século XX e começo do XXI. Para a primeira edição, a homenageada será a atriz Ruth de Souza, que iniciou a carreira no Teatro Experimental do Negro, e se tornou referência para os atores negros. Primeira atriz negra a encenar um espetáculo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (O Imperador Jones, de 1945), a protagonizar uma novela (A Cabana de Pai Tomás, de 1969) e a ser indicada para um prêmio internacional de cinema (o Volpi Cup, no Festival de Veneza, por sua atuação no filme “Sinhá Moça”, de 1953). A atriz abriu caminhos, lutou contra a discriminação e inseriu seu nome na galeria dos grandes atores de todos os tempos no País. Com curadoria e idealização de Breno Lira Gomes, a mostra exibe 25 produções, entre cinema e televisão. Entre os destaques da programação, estão: “Falta Alguém no Manicômio”, primeiro trabalho de Ruth de Souza no cinema (o filme tem Oscarito

Serviço: Mostra Pérola Negra : Ruth de Souza Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo Rua Álvares Penteado, 112 - Centro

no elenco); “Também Somos Irmãos”, primeiro longa com o amigo Grande Otelo; “O Mistério da Ilha de Vênus/Macumba Love”, produção norte-americana de terror; “Caso verdade: Quarto de Despejo”, adaptação para a televisão da obra da Carolina Maria de Jesus; até sua recente participação como entrevistada no programa Espelho, apresentado por Lázaro Ramos; passando pelo longa “Sinhá Moça” que lhe rendeu fama internacional; o sucesso brasileiro “O Assalto ao trem pagador”; e chegando ao seu recente trabalho no cinema: “Filhas do vento”, com o qual ganhou, com Léa Garcia, o Kikito de melhor atriz do Festival de Gramado. Ruth de Souza, hoje com 95 anos e mais de 70 anos de carreira, é pioneira na conquista por espaços nos palcos e nas telas para os atores negros. Toda uma nova geração de novos atores negros, como Lázaro Ramos, Camila Pitanga e Fabrício Boliveira, reconhecem a importância da atriz na visibilidade do negro junto à cultura brasileira. A conquista de atores negros como protagonistas de peças de teatros, filmes e produções de TV se deve, em parte, às conquistas da homenageada neste processo de transformação.

De 16 a 28 de novembro Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada).

41


CULTURA | CINEMA

A Garota no Trem O longa conta a história de Rachel (Emily Blunt), uma mulher que sofre as dores de um divórcio recente. Acostumada à sua rotina solitária, ela passa o tempo a caminho do trabalho fantasiando sobre um casal aparentemente perfeito que vive em uma casa próxima ao trilho por onde seu trem passa todos os dias. Só que em uma manhã, pela janela do trem, ela vê algo surpreendente acontecer e se torna parte de um mistério ainda sem explicação. O suspense traz ainda Luke Evans, Rebecca Ferguson, Justin Theroux, Haley Bennett, Edgar Ramirez e Allison Janney no elenco. Com direção de Tate Taylor, de “Histórias Cruzadas”, “A Garota no Trem” é baseado no livro de Paula Hawkings – um dos maiores fenômenos editoriais do momento, com mais de quatro milhões de exemplares vendidos. Traduzido para 44 línguas, o best-seller se manteve por sete meses na lista dos mais vendidos do The New York Times – tirando a liderança de mais de seis anos de O Símbolo Perdido, de Dan Brown.


CULTURA | CINEMA

Animais Fantásticos e Onde Habitam Doutor Estranho

Fotos: divulgação.

“Doutor Estranho” é a história do mundialmente famoso neurocirurgião Dr. Stephen Strange(Benedict Cumberbatch), cuja vida muda pra sempre após um terrível acidente de carro impedir que ele possa continuar utilizando as mãos. Quando a medicina tradicional fracassa, ele é forçado a procurar cura, e esperança, em um lugar improvável - um enclave misterioso conhecido como Kamar-Taj. Ele rapidamente descobre que esse não é apenas um centro de cura, mas também a linha de frente de uma batalha contra forças ocultas do mal determinadas a destruir nossa realidade. Em pouco tempo Strange – armado com recém-adquiridos poderes mágicos – é forçado a escolher entre retornar à sua vida de riqueza e status ou deixar tudo para trás para defender o mundo como o feiticeiro mais poderoso que existe.

A narrativa começa em 1926, quando Newt Scamander (Eddie Redmayne) acabara de concluir uma exploração mundial para encontrar e documentar uma extraordinária variedade de criaturas mágicas. Chegando em Nova York para uma breve escala, ele poderia ter passado por ali sem qualquer incidente... se não fosse por um Não-Maj (o nome americano para “Trouxa”) chamado Jacob (Dan Fogler), uma maleta mágica extraviada, e a fuga de alguns dos animais fantásticos de Newt, que poderiam causar problemas para os mundos dos bruxos e o dos Não-Maj. O filme marca a estreia de J.K. Rowling como roteirista e conta ainda com a direção de David Yates, diretor dos quatro últimos filmes da saga Harry Potter.

Capitão Fantástico Jack Reacher: Sem Retorno No segundo filme da franquia, Jack Reacher (Tom Cruise) retorna à base militar que serviu na Virgínia, onde pretende encontrar a comandante local Susan Turner (Cobie Smulders). Chegando lá, descobre que ela foi presa por traição. Mas, sabendo que Susan é inocente, Reacher assume a missão de resgatá-la e descobrir a verdade por trás de uma grande conspiração do governo. Na corrida como fugitivos da lei, ele descobre um potencial segredo de seu passado, que poderia mudar a sua vida. Com roteiro de Richard Wenk, Marshall Herskovitz, baseado Lee Child, o filme tem a direção de Edward Zwick, que também colaborou com o roteiro.

O drama “Capitão Fantástico”, um dos grandes destaques dos festivais de Cannes e Sundance deste ano – conta a história de Bem (Viggo Mortensen) um pai que se dedica ao máximo para transformar seus seis filhos em adultos extraordinários. Isolada da sociedade, a família será forçada a abandonar seu querido paraíso - criado em meio à floresta - quando é acometida por uma tragédia. A partir desse momento, a jornada para o mundo exterior passa a ser desafiadora, e a ideia do que é ser pai é colocada à prova. Com direção e roteiro de Matt Ross, o drama conta com Frank Langella, George MacKay, Samantha Isler, Annalise Basso, Nicholas Hamilton, Shree Crooks, Charlie Shotwell, Ann Dows, Erin Moriarty, Missi Pyle, Karhryn Hahn e Steve Zahn.

43


CuLTuRA | HOME VIDEO

Raymond Reddington (James Spader) é um dos criminosos mais procurados pelo FBI. Até que um dia ele decide se entregar misteriosamente à agência, oferecendo com ele uma lista de importantes nomes da comunidade do crime. Ele deseja participar ativamente da captura de tais criminosos e faz uma única exigência: só falará com a novata agente Elizabeth keen (Megan Boone). DVD The Black List 3ª Temporada Quanto R$129,90 Lançamento Sony Home

AS TARTARuGAS NINJA – FORA DAS SOMBRAS Auxiliado pelo Dr. Baxter Stockman (Tyler Perry), o Clã do Pé planeja libertar o vilão Destruidor (Brian Tee) exatamente quando ele é transferido para a prisão. Após o plano de resgate ser descoberto por April O’Neal (Megan Fox), as Tartarugas Ninja entram em ação para impedi-lo - só que fracassam graças à iniciativa de krang, um ser alienígena que planeja invadir a Terra. Para enfrentá-los, as tartarugas contam com a ajuda de um novo combatente: Casey Jones (Stephen Amell), um policial que estava no camburão que conduzia o Destruidor quando conseguiu escapar. Blu-ray As Tartarugas Ninja – Fora das Sombras Quanto R$89,90 Lançamento Paramount Home

44

A região de Azeroth sempre viveu em paz, até a chegada dos guerreiros Orc. Com a abertura de um portal, eles puderam chegar à nova Terra com a intenção de destruir o povo inimigo. Cada lado da batalha possui um grande herói, e os dois travam uma disputa pessoal, colocando em risco seu povo, sua família e todas as pessoas que amam. Blu-ray warcraft – O Primeiro Encontro Entre Dois Mundos Quanto R$89,90 Lançamento universal Pictures

LABIRINTO – A MAGIA DO TEMPO Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah (Jennifer Connelly) sonha em se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo seu pedido, o Rei dos Duendes (David Bowie), personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende. Blu-ray Labirinto – A Magia do Tempo Quanto R$29,90 Lançamento Sony Home

BATES MOTEL Após a misteriosa morte de seu marido, Normam Bates decidiu começar uma nova vida longe do Arizona, na pequena cidade de white Pine Bay, em Oregon, e leva o filho Norman, de 17 anos, com ela. Ela comprou um velho motel abandonado e a mansão ao lado. Mãe e filho sempre compartilharam uma relação complexa, quase incestuosa. Trágicos acontecimentos vão empurrá-los ainda mais. Todos eles agora compartilham um segredo obscuro. Nessa quarta temporada, Norman não consegue mais reprimir seu instinto psicopata,revelando-se um grande perigo para todos que o cercam. DVD Bates Motel 4ª Temporada Quanto R$79,90 Lançamento universal Pictures

Fotos: divulgação.

THE BLACk LIST

wARCRAFT – O PRIMEIRO ENCONTRO ENTRE DOIS MuNDOS


JASON BOuRNE Fora do radar como lutador de rua, Jason Bourne (Matt Damon) é surpreendido por Nicky Parsons (Julia Stiles), que o procura oferecendo novas informações sobre seu passado. Inicialmente resistente, ele acaba voltando aos Estados unidos para continuar a investigação e entra na mira do ex-chefe Robert Dewey (Tommy Lee Jones), que teme mais um vazamento de dados. Dentro na CIA, no entanto, a novata Heather Lee (Alicia Vikander) acredita que tentar recrutar Bourne para a agência seja a melhor solução. Retorno arrasador de Matt Damon a cine série. Blu-ray Jason Bourne Quanto R$69,90 Lançamento universal Pictures

Fotos: divulgação.

CAÇA FANTASMAS Atualmente uma respeitada professora da universidade de Columbia, Erin Gilbert (kristen wiig) escreveu anos atrás um livro sobre a existência de fantasmas em parceria com a colega Abby Yates (Melissa McCarthy). A obra, que nunca foi levada a sério, é descoberta por seus pares acadêmicos e Erin perde o emprego. Quando Patty Tolan (Leslie Jones), funcionária do metrô de Nova York, presencia estranhos eventos no subterrâneo, Erin, Abby e Jillian Holtzmann (kate Mckinnon) se unem e partem para a ação pela salvação da cidade e do mundo. Blu-ray Caça Fantasmas Quanto R$89,90 Lançamento Sony Home

JuLIETA “Julieta” (Emma Suárez/Adriana ugarte) é uma mulher de meia idade que está prestes a se mudar de Madri para Portugal, para acompanhar seu namorado Lorenzo (Dario Grandinetti). Entretanto, um encontro fortuito na rua com Beatriz (Michelle Jenner), uma antiga amiga de sua filha Antía (Blanca Parés), faz com que Julieta repentinamente desista da mudança. Ela resolve se mudar para o antigo prédio em que vivia, também em Madri, e lá começa a escrever uma carta para a filha relembrando o passado entre as duas.

ALICE ATRAVÉS DO ESPELHO Alice (Mia wasikowska), através de um espelho mágico, volta ao País das Maravilhas. Lá, para salvar o Chapeleiro Maluco (Johnny Depp), ela embarca em uma perigosa volta no tempo, onde descobre como os eventos passados moldaram a vida de seus amigos (e inimigos). Em uma espetacular combinação de ação, esplendor visual e muita emoção, “Alice Através do Espelho” é uma aventura que celebra o perdão, a família e a amizade. Blu-ray Alice Através do Espelho Quanto R$49,90 Lançamento walt Disney Home

BETTER SAuL

CALL

Série derivada do sucesso Breaking Bad, é ambientada seis anos antes de Saul Goodman (Bob Odenkirk) conhecer walter white. Quando o conhecemos, o homem que se tornará Saul Goodman é conhecido como Jimmy McGill, um advogado de pequenas causas procurando o próprio destino e, mais imediatamente, tentando acertar sua vida financeira. Trabalhando ora junto a ele e ora contra, está Mike Erhmantraut (Jonathan Banks). A série acompanha a transformação de Jimmy em Saul Goodman, o homem que coloca ‘criminosos’ dentro da ‘lei’. DVD Better Call Saul – 2ª Temporada Quanto R$89,90 Lançamento Sony Home

DVD Julieta Quanto R$39,90 Lançamento universal Pictures

45


CULTURA | SHOWS

New Order Fundada por ex-membros da lendária banda Joy Division em 1980, em Manchester, Inglaterra, com uma combinação única de pós-funk com influências da música eletrônica, a banda New Order confirmou sua vinda ao Brasil em dezembro e será a ocasião perfeita para ouvir suas novas músicas e uma grande seleção de clássicos como “Blue Monday”, “True Faith”, “Bizarre Love Triangle”, entre vários de seus muitos sucessos atemporais. Formada atualmente por Gilian Gilbert, Bernard Sumner, Stephen Morris, Tom Chapman e Phil Cunningham, o New Order se reuniu em 2011, depois de um grande hiato, tendo lançado seu último e aguardado álbum, Music Complete, em 2015. Com mais de 20 milhões de álbuns vendidos, o New Order é uma das bandas pioneiras da dance music eletrônica e foi a primeira a unir esse estilo musical com o rock, criando um novo estilo, que passou a ser conhecido como Dance Rock.

Serviço New Order Espaço das Américas – Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda – São Paulo.

46


CULTURA | SHOWS

Natal Mágico Ao som da Ave Maria, de Bach/Gounod (uma das composições mais famosas da Ave Maria, gravada em latim), um anjo sobrevoa o presépio para anunciar a nascimento do Menino Jesus. Outros seis anjos cantam ao vivo, enquanto floquinhos de neve caem do céu. Em clima mágico, a luz desenha no ar os personagens e ajuda a encantar o espectador. Sobre uma base musical gravada, os cantos acontecem ao vivo. O espetáculo narra a saída do Papai Noel da Lapônia, em um trenó, para ir ao encontro de uma família no Brasil. O bom velhinho irá realizar os desejos de todos. Os de Maria é conhecer as princesas de suas fábulas favoritas e, os de João, conhecer os super-heróis. A partir daí, uma série de quadros musicais leva os pequenos ao mundo encantado de Alice, dos super-heróis, da Rainha das Neves, além da misteriosa Fábrica de Brinquedos do Papai Noel e da clássica dança dos Papais-Noéis espelhados em um encantador presépio ao vivo. Serviço Natal Mágico Dia 1° de novembro, no Teatro Feevale (Novo Hamburgo/RS) Dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, no Teatro do Bourbon Country (Porto Alegre/RS) Dias 12, 13, 18, 19 e 20 de novembro, Teatro Bradesco (São Paulo/SP). Dias 9, 10, 11, 16,17 de dezembro, no Teatro Bradesco Rio (Rio de Janeiro/RJ).

47


CULTURA | LITERATURA Cinco esquinas

Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados. Autora: J. K. Rowling Editora: Rocco Páginas: 352 Preço: 64,50

48

Nada mais a perder Na juventude, Henri Lachapelle foi um cavaleiro de raro talento, entre os poucos admitidos na academia de elite do hipismo francês, o Le Cadre Noir. Contudo, reviravoltas da vida o levaram da França a Londres, onde ele agora vive em um simples conjunto habitacional. Sem nunca abandonar o amor pela antiga carreira, aos trancos e barrancos, Henri ensina a neta, Sarah, a montar o cavalo Boo, na esperança de que o talento da dupla seja o passaporte para uma vida melhor e mais digna para todos. Mas um grande golpe muda mais uma vez os planos de Henri Lachapelle, e Sarah se vê entregue à própria sorte, lutando para, além de sobreviver, cuidar de Boo e manter os treinamentos. Autora: Jojo Moyes Editora: Intrínseca Páginas: 400 Preço: 39,90

O demônio do meio-dia Entremeando o relato de sua própria batalha contra a doença com o depoimento de vítimas da depressão e a opinião de especialistas, Solomon desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações demográficas (sejam crianças, homossexuais ou os habitantes da Groenlândia). No epílogo inédito escrito exclusivamente para a nova edição brasileira, conhecemos o que aconteceu com Solomon, com os entrevistados e com os tratamentos da depressão desde a publicação de ‘O demônio do meio-dia’. A inteligência, a curiosidade e a empatia do autor nos permitem conhecer não só as doenças mentais, mas a profundidade da experiência humana. Autor: Andrew Solomon Editora: Companhia das Letras Páginas: 540 Preço: R$ 25,70

Fotos: divulgação.

Harry Potter e a criança amaldiçoada

A amizade de Marisa e Chabela se transforma quando, presas tarde da noite na casa de uma delas, as duas se veem sozinhas, deitam-se na mesma cama e, sem conseguir dormir, dão asas aos seus mais reprimidos desejos. Quique e Luciano, seus maridos e amigos de longa data, são empresários peruanos de sucesso e não desconfiam de nada. Na verdade, Quique não tem tempo para isso. Ao receber a visita de um jornalista que possui fotos comprometedoras, ele se vê enredado num submundo de intriga e violência controlado pelas mais altas esferas do poder. Parte romance de costumes na melhor tradição de Travessuras da menina má parte suspense, Cinco esquinas é um livro envolvente, que retrata uma sociedade às voltas com a corrupção e o terrorismo, acossada pelo jornalismo sensacionalista, mas que luta até o fim pela liberdade. Autor: Mario Vargas Llosa Editora: Alfaguara Brasil Páginas: 216 Preço: 39,90


49


CULTURA l MÚSICA Alma Brasileira

Led Zeppelin Aproximadamente 20 anos atrás, o Led Zeppelin lançou o BBC Sessions, um aclamado álbum duplo com gravações ao vivo das apresentações da banda na BBC radio entre 1969 e 1971. Em 2015, a banda lança THE COMPLETE BBC SESSIONS, uma versão atualizada da coleção que foi recentemente remasterizada com a supervisão de Jimmy Page e ampliada com oito gravações da BBC inéditas, incluindo três recuperadas de uma sessão anteriormente “perdida” de 1969. Led Zeppelin: The Complete BBC Sessions Led Zeppelin US$15,99 (formato digital) Warner Music

Phil Collins Uma Edição Deluxe que compila todos os 45 hits de sua carreira pela primeira vez! ‘The Singles’ traça toda a carreira solo de Collins, desde seu grande hit “In The Air Tonight”, de 1981, até a faixa que deu nome ao seu último álbum de estúdio “Going Back”, de 2010. O álbum inclui inúmeros destaques de sua história, por exemplo: a primeira vez em que foi nomeado ao Grammy, com o single ‘I Don’t Care Anymore’; ‘You’ll Be In My Heart’, que foi o single ganhador do Oscar na categoria “Melhor Música Original” no filme da Disney “Tarzan”; várias faixas que se tornaram clássicas dos seus shows ao vivo, como ‘Sussudio’, ‘Don’t Lose My Number’ e ‘Something Happened On The Way To Heaven’. The Singles, em sua edição Deluxe, compila todos os 45 singles de Collins em ordem cronológica em um álbum triplo pela primeira vez. Phil Collins – The Singles US$12,99 (formato digital) Warner Music

50

O DVD “Alma Brasileira” é uma grande homenagem ao samba e à música popular brasileira. No show, gravado no Rio de Janeiro, Diogo reúne músicas de grandes compositores do samba e de amigos, que fazem parte da sua carreira, como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Serginho Meriti e Roberto Ribeiro, em pot-pourris perfeitos para qualquer baile ou roda de samba. No repertório também estão interpretações bem particulares de sucessos de Cazuza, Milton Nascimento e Gonzaguinha, além da inédita “Pé na Areia” e de músicas do seu último álbum, como “Clareou” e “Alma Boêmia”. E para tornar o espetáculo completo e ainda mais especial, tem as participações de Maria Rita em “Beiral” e Beth Carvalho nos sucessos do repertório da cantora, “Firme e Forte” e “Caciqueando”. Diogo Nogueira R$29,90 Universal Music

Daniel In Concert O CD foi gravado ao vivo, no único cinema de Brotas, cidade natal de Daniel. No repertório, músicas que fazem parte, de alguma forma, da trilha sonora da vida das pessoas. Canções populares de Guilherme Arantes (Cheia de Charme), Lulu Santos (Apenas mais uma de amor), Tim Maia (Primavera), José Augusto (Chuvas de Verão), Márcio Greyck (Impossível acreditar), Peninha (Sonhos), Marisa Monte (Amor I Love You), além de alguns sucessos do Daniel, como “Tantinho”, “Da-me Da-me”, “Adoro Amar Você”, entre outros. O CD ainda conta com participações especiais, como Carlinhos Brown, Sergio Reis, Renato Teixeira, Roberto Leal, Rick Sollo e José Camillo. Daniel in Concert Daniel R$29,90 Universal Music

Airto Moreira Um dos músicos brasileiros mais conhecidos internacionalmente, Airto Moreira é percussionista e faz carreira a partir dos EUA desde 1967. Participou de gravações e shows de artistas renomados como Tom Jobim, Chick Corea, Miles Davis, Stanley Clarke, Carlos Santana, Paul Simon, Quincy Jones, entre muitos outros. Este álbum é de 1977 e foi produzido por Airto em parceria com Flora Purim. O disco inclui obras de Airto, Flora, Hugo Fattoruso, Ruben Rada e conta com a participação de Jaco Pastorius na faixa Nativity, que fecha o álbum. I’m Fine How Are You Airto Moreira R$30,00 Warner Music


Eric Clapton Um álbum duplo com áudios gravados no show do dia 15 de março de 2007 no iPayOne Center em San Diego, Califórnia, um show que fez parte de uma turnê mundial aclamada pelos fãs e que teve a participação de uma incrível banda que incluiu os guitarristas Derek Trucks (agora na banda Tedeschi Trucks) e Doyle Bramhall II. O show em San Diego foi um destaque da turnê, já que contou com a ilustre participação de JJ Cale como convidado especial em cinco faixas (incluindo “After Midnight” e “Cocaine”), e também Robert Cray na última faixa do álbum, “Crossroads.” Eric Clapton Live in San Diego Eric Clapton R$50,00 Warner Music

Charli XCX True Romance é o primeiro álbum de estúdio oficial da cantora Inglesa Charli XCX, lançado originalmente em Abril de 2013. Charli XCX explicou o significado por trás do do título do álbum: “Cada canto da minha própria história romântica é explorado neste disco, então, para mim, é muito bruto, é muito honesto, e é muito verdadeiro.” A maioria das faixas do álbum foi lançada anteriormente no EP You’re the One, e através das mixtapes Heartbreaks and Earthquakes e Super Ultra. O álbum recebeu o nome de um filme de Quentin Tarantino de 1993. True Romance Charlie XCX R$24,90 Warner Music

New Order Um dos catálogos mais celebrados da história da música britânica está sendo redescoberta com a compilação Singles do New Order em uma versão atualizada e remasterizada.‘Singles’ traça os melhores momentos do New Order, abrangendo desde sua estreia com ‘Ceremony’ até clássico e influente single ‘Blue Monday’ e outros destaques da carreira da banda incluindo ‘Confusion’, ‘True Faith’, ‘Regret’ e ‘Crystal’ além do hino de futebol ‘World in Motion’.Uma década após o lançamento inicial, ‘Singles’ foi aprimorado para se tornar a melhor representação da história da banda. O renomado Frank Arkwright (The Smiths - ‘Complete’) remasterizou a coleção nos estúdios Abbey Road com alta qualidade. Além disso, ‘Singles’ inclui ‘I’ll Stay With You’ do álbum ‘Lost Sirens’ de 2013 e substituiu as faixas ‘Nineteen63’, ‘Run 2’, ‘Bizarre Love Triangle’, ‘True Faith’, ‘Spooky’, ‘Confusion’ e ‘The Perfect Kiss’. O resultado é uma considerável melhora nas versões anteriores do álbum. New Order – Singles US$12,99 (formato digital) Warner Music

Marina and the Diamonds The Family Jewels é o álbum de estreia da cantora e compositora galesa Marina and the Diamonds, lançado originalmente em fevereiro de 2010. O álbum foi produzido principalmente por Liam Howe, Richard Stannard, Ash Howes, Pascal Gabriel, Greg Kurstin e pela própria Marina. Até agosto de 2015, The Family Jewels, vendeu 195.268 cópias no Reino Unido. Cinco singles oficiais foram lançados para promover o álbum. O primeiro deles, “Mowgli’s Road”, atingiu a 34ª posição da Australian Airplay Chart, enquanto o segundo, “Hollywood”, chegou a 12ª posição da UK Singles Chart, e ainda conseguiu entrar no Top 40 de 7 países ao redor do mundo. O terceiro single do projeto, “I Am Not a Robot”, chegou ao 6º lugar da Norwegian Singles Chart e entrou no Top 40 de países como a Bélgica e o Reino Unido. Os dois singles seguintes, “Oh No!” e “Shampain”, fizeram entradas na UK Singles Chart na 38ª e 141ª posição, respectivamente. O álbum foi bem recebido tanto pela crítica quanto pelo público, atingindo bons índices de aprovação dos críticos musicais e boas vendagens.

A trilha sonora do filme “É Fada!” conta com 12 faixas incluindo ‘Sim ou Não’ e ‘Cravo e Canela’, de Anitta, ‘O Mundo É Nosso’, de Duduzinho, faixas inéditas de Ludmilla e MC Guimê, entre outras. Além dos grandes destaques do álbum, que são as duas faixas da Kéfera, “É Fada” e “Eu Sou Fadona”, que foi lançada pela youtuber em seu canal.

The Family Marina and the Diamonds R$24,90 Warner Music

Trilha Sonora É Fada Varios Artistas R$24,90 Warner Music

É Fada

51


Fotos: divulgação.

CULTURA | ARTES VISUAIS

Desbravamento da Mata, tela de 1941.

52


Fotos: divulgação.

PORTINARI RETRATA O HOMEM COMUM

C

onsiderado um dos maiores artistas brasileiros, Candido Portinari (1903-1962) ganha exposição com cerca de 50 obras no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Com curadoria de Adriano Pedrosa, a mostra se propõe a atrair a atenção dos visitantes por um novo olhar em torno dos trabalhos que mais aproximam Portinari do cidadão comum. Considerado um dos nomes mais expressivos da pintura modernista, Portinari buscou inspiração no seu dia a dia em Brodowski, cidade onde nasceu, próxima a Ribeirão Preto, no interior paulista, para retratar trabalhadores do campo ou das cidades. Em O lavrador de Café, de 1934, por exemplo, ele imortalizou a importância dos negros na agricultura. Entre os seus quadros que também ganharam o reconhecimento mundo afora estão cenas das atividades de uma lavadeira, seringueiro, garimpeiro, músico, jangadeiro, operário ou do estivador, bem como de uma índia, do mestiço, da mulata, da baiana, de migrantes, retirantes ou despejados. Todas são marcadas por um contexto de manifestações políticas, sociais ou de simples esboço das tradições culturais como festas populares, brincadeiras típicas e de bonecas karajá.

Acervo A montagem inclui cinco das 18 obras do acervo permanente do Masp e as demais são de empréstimos obtidos com colecionadores e instituições particulares. Por meio de nota, o Masp lembra que esta não é a primeira vez que os trabalhos do artista plástico ganham espaço especial neste local, mas trata-se de um recorte inédito de exposição de Portinari. Um ano após a sua inauguração, em 1948, o Masp trouxe ao público a retrospectiva “tropical e popular”. Na mostra - aberta na última quinta-feira (11) - está sendo reconstituído, segundo o Masp, um projeto expográfico de Lina Bo Bardi (1914-1992), que tinha sido elaborado pela arquiteta para a mostra dedicada ao artista, em 1970. Essa expografia reúne uma estrutura simples, de pilares que permitem grande mobilidade e circulação dos visitantes entre as pinturas. As obras foram organizadas por temas, de forma que o visitante possa apreciar as diversas fases da carreira do artista. A mostra também é a primeira de uma série em que serão prestigiados outros nomes do modernismo, como Tarsila do Amaral e Vicente do Rego Monteiro.

Serviço O quê: Exposição Portinari popular. Quando: 11 de agosto a 15 de novembro; quintas, das 10h às 20h; e terça a domingo, das 10h às 18h. Quanto: R$ 25 e R$ 12 a meia-entrada. Gratuito às terças-feiras.

53


Fotos: divulgação.

CuLTuRA | TEATRO

MEu AMIGO CHARLIE BROwN um dos espetáculos musicais com maior número de montagens na história do teatro americano, “You’re a Good Man, Charlie Brown” chega agora nos palcos cariocas depois do sucesso em São Paulo. O texto original de Charles M. Schulz foi traduzido e adaptado por Mariana Elisabetsky, com direção e coreografia de Alonso Barros. uma superprodução para todas as idades, ideal para as famílias. Bom para as crianças e melhor ainda para os adultos que acompanham estes personagens desde os anos 50. uma história que celebra a amizade e traz personagens humanos, repletos de dilemas atuais que

culminam em situações muito engraçadas, mas que mostram de maneira genuína que a felicidade está presente nas pequenas coisas, nos pequenos gestos. No papel do emblemático Snoopy, o ator Tiago Abravanel de volta aos palcos dos musicais depois do grande sucesso de Tim Maia, “Vale Tudo – o musical”. O elenco também é formado por Leandro Luna (Charlie Brown), Ester Elias (Sally Brown), Sabrina korgut (Lucy Van Pelt). Completam o elenco Guilherme Magon (Schroeder) e Mateus Ribeiro (Linus Van Pelt), assim dos Swings Tecca Ferreira e Douglas Tholedo.

Serviço Meu Amigo Charlie Brown – um Musical da Broadway Teatro Bradesco - Av. das Américas ,3900 Piso SS1 Átrio Lagoa Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

54


Fotos: divulgação.

Jô Soares apresenta “Tróilo e Créssida”, um texto de William Shakespeare "Tróilo e Créssida" é considerado o texto de Shakespeare menos conhecido e encenado, talvez pelo desconforto que causa na plateia. A crença histórica é que jamais tenha sido montado por ele mesmo. Talvez isso decorra do conteúdo ácido e corrosivo contido na trama que demole, sem piedade, as estruturas clássicas de poder e domínio existentes em qualquer governo ou reinado, e também em qualquer período da História da humanidade. Denominada pelo próprio dramaturgo como uma “comédia sinistra (ou sombria)”, fala de moral com muita acidez e propõe ao público uma experiência rara, inclusive para os próprios admiradores do autor. Uma comédia amarga sobre uma guerra inconclusiva e um caso de amor frustrado, muito distinta de qualquer coisa que Shakespeare havia escrito antes em suas comédias e nas peças históricas inglesas, apesar de ter sido escrita em 1601, mesmo momento em que escreveu "Hamlet". Com elenco composto por 23 figuras em cena, a montagem defende a tese de que “a guerra e a luxúria nunca saem de moda”, frase proferida pela boca virulenta do irreverente criado grego Térsito. Satirizando aberta e impiedosamente as hierarquias e classes sociais, a Guerra de Tróia transforma-se em cenário para mi-

litares estúpidos, nobres fúteis e irresponsáveis, criados de sinceridade desbocada, falsos heróis e mulheres sedutoras e calculistas. Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Créssida era símbolo da mulher infiel; Tróilus, do tolo traído, e Pândaro, do cafetão. Num paralelo inquestionável aos tempos atuais, a obra é considerada como o texto de Shakespeare que mais se aproxima do Brasil. As personagens parecem oferecer ao público um espelho extremamente cruel para ser contemplado e verdadeiro demais para ser aceito. Shakespeare apresenta, com ironia avassaladora, um retrato devastador da condição humana numa denúncia de nossas mazelas profundas. Esta reflexão satírica é ressaltada na montagem através da visão elegante, precisa e cômica de Jô Soares que, além de assinar a direção, traduziu o texto em parceria com o roteirista Mauricio Guilherme. Jô dirige um grande elenco formado por Marco Antônio Pâmio, Luciano Schwab, Otávio Martins, Tuna Dwek, Maria Fernanda Cândido, Giovani Tozi, Nícolas Trevijano, Paulo Marcos, Adriane Galisteu, Fernando Pavão, Ando Camargo, Luiz Damasceno, Guilherme Sant’anna, Kiko Bertolini, Felipe Palhares, Ataíde Arcoverde, Ricardo Gelli e Eduardo Semerjian.

Serviço Tróilo e Créssida – Teatro Popular do Sesi – Av.Paulista, 1313 Bela Vista – São Paulo. Ingressos gratuitos reservados online pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi

55


MAIS ESTAÇÃO

Fotos: divulgação.

Partitura coletiva

56


DIREÇÃO MÚLTIPLA MARCA O RETORNO DA BAILARINA CATARINENSE DANIELA ALVES PARA OS PALCOS Por Luciana de Moraes Uma pausa dos ensaios, a vida pedia outras atenções. Mas a dança nunca saiu do corpo e do coração da bailarina catarinense Daniela Alves, que em 2014, ressurgiu no palco com novo trabalho, o Direção Múltipla, projeto que marcou sua volta à cena artística em Florianópolis. E, naturalmente, a fez querer mais, rodar outros estados do país, ficar cara a cara com outras plateias. Ela seguiu sua vontade. “O Direção Múltipla é um retorno à dança e emergiu da estagnação provocada por uma série de tensões da vida. Depois de quase cinco anos longe dos palcos, o solo surgiu mesmo como ação emergencial. O corpo tinha necessidade de reinventar fisicamente suas próprias problemáticas, e tinha que ser fazendo uma dança”, destaca Daniela. Aprovado pelo Prêmio Klauss Vianna da Funarte, Dani colocou o pé na estrada no primeiro semestre deste ano e levou seu trabalho para estrear em cinco regiões do norte do Brasil. Rio Branco abriu a agenda, Porto Velho veio na sequência, passando por Palmas, Manaus e encerrando a turnê em Belém, agora em setembro. “Foi um momento muito especial para mim, de muita troca, a primeira circulação do solo. Encontrei pessoas interessadas em embarcar na experiência do trabalho, a conversar sobre o processo, a obra”, conta. E por falar em processo, o Direção Múltipla é um projeto totalmente conectado à forma de produzir em tempos de mídias digitais. Dani criou uma ferramenta online chamada de Direção Múltipla Virtual, onde postava vídeos e também interagia com um grupo de mais de 200 participantes voluntários. Comentários, perguntas, sugestões sobre o experimento eram bem-vindos e transformados em movimentos físicos que geravam novos vídeos. Nesse ciclo interativo foi construída a dramaturgia singular do solo, que em breve deve circular por outras regiões do país.

57


O carro de luxo perfeito

P

ara quem acha que um Mercedes-Benz não é luxo o suficiente, a solução é comprar um Mercedes-Maybach. Isso porque desde que foi comprada pela Mercedes em 1960, a Maybach atua como divisão de alto luxo da companhia. Em 2015, a empresa lançou versões ainda mais luxuosas do novo Classe S (W222). O modelo mais luxuoso é o S600 de entre-eixos longo, que nas mãos da Maybach fica ainda mais longo — de 3,16 m para 3,36 m. O Maybach 6 é a última palavra em luxo e, para eles, isto é sinônimo de um cupê 2+2 com motor dianteiro, com um capô gigantesco e influência dos cupês de luxo dos anos 1930 e 1940 (chamados de aero coupés), especialmente nas proporções e nas linhas da traseira. O motor é um V12 biturbo de seis litros e 530 cv, e os opcionais incluem coisas como bancos climatizados com massageador embutido, descansa-braços aquecidos, uma bomba no sistema de ventilação que alimenta a cabine com ar perfumado e sistema de som com 24 alto-falantes. O nome do conceito faz referência às suas dimensões — são quase seis metros de comprimento. Mais precisamente, 5,7 m de comprimento, 2,1 m de largura e 1,32 m de altura, que o tornam muito baixo e esguio. Debaixo do longo capô, não há apenas um motor. O gigantesco conceito é movido por quatro motores elétricos, e cada um deles fica em uma das rodas. Estes motores são alimentados por um conjunto de baterias de 80 kWh que fica sob o assoalho e geram uma potência total de 550 kW, o que dá cerca de 750 cv. É o suficiente para que o cupê acelere até os 100 km/h em “menos de quatro segundos”, com máxima limitada a 250 km/h — e ainda tenha autonomia de mais de 500 km. Com mais um detalhe: o sistema de recarga rápida é capaz de adicionar 100 km à autonomia com uma recarga de apenas cinco minutos.

58

Fotos: divulgação.

VELOCIDADE

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


59


PERFIL

A tecnologia que levou os ingressos para dentro do celular

O

60

C

M

150 colaboradores indiretos, quando Fábio Salvá é questionado sobre o destaque de sua empresa no mercado em que atua, afirma se surpreender com essa comparação. “Ainda nos consideramos uma empresa pequena. Sabemos que muitas pessoas conhecem a Ticket360 e sempre estamos nas principais concorrências do mercado, mas mantemos os pés no chão”, comenta Fábio. Sobre o cenário econômico atual, Fábio Salvá afirma que, apesar do momento delicado, o entretenimento é um item de lazer que o brasileiro preza. “Mesmo com algumas restrições orçamentárias, as pessoas fazem questão de ter alguma diversão, então para nós continua sendo um momento positivo”, diz o empresário que espera crescer no mínimo 20% ainda em 2016. “Quando fundamos a Ticket360, o mercado era mais tímido que hoje, cada dia que passa temos novos artistas, novos produtores e o investimento nessa área não para. Obviamente são as grandes produtoras que trazem ao Brasil importantes nomes mundiais e com isso podem sofrer mais, pois o dólar não sofreu melhoras drásticas. Mas, mesmo assim continuam investindo, o que é muito bom. Eu realmente acredito que esse mercado só tem a crescer, o Brasil é uma nação alegre e adora festa, então dificilmente iremos ter problema nesse setor”, comenta Salvá. Para finalizar, o executivo afirma que o Fábio Salvá de hoje poderia dizer ao de sete anos atrás é ser perseverante. “Eu ouvi muitos nãos desde que comecei essa história, mas nunca desisti do projeto e de acreditar. Quando resolvi criar a Ticket360, quis conversar com algumas pessoas do meio, para fazer uma pesquisa, trocar ideias, e não esqueço que, em uma dessas conversas, me disseram “Fabio desista dessa ideia, o mercado é muito difícil e competitivo, você só vai perder dinheiro e não conseguirá ter sucesso nisso”. Desse dia em diante, eu tinha certeza que estava no caminho certo, e naquele momento quem tentou me desanimar, arrumou seu maior concorrente, a TICKET360”, finaliza Fábio.

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Fotos: divulgação.

que acontece quando um empreendedor visualiza na dificuldade uma brecha para inovar? Em 2006, o empresário Fábio Salvá era produtor de eventos e, ao contratar uma empresa já reconhecida para realizar a venda de ingressos de seu evento, percebeu que não havia ofertas eficazes no mercado nacional. Levou “bomba” naquele fatídico evento e, em 2008, se juntou a quatro amigos, hoje sócios, para tirarem do papel a ideia nascida na dificuldade. Aquela necessidade identificada dois anos antes virou empreendimento. Assim surgiu a Ticket360, startup que figura entres os principais players do mercado, uma das pioneiras no segmento de venda de ingressos online, que já ostenta sete anos sólidos, e a 360Premium, marca do grupo que segmenta a comercialização de eventos com maior ticket médio. Na época do lançamento da Ticket360, Salvá possuía conhecimento em programação e começou a realizar pesquisas que pudessem ajuda-lo a desenhar a arquitetura da informação da ferramenta em desenvolvimento. “Queria algo totalmente diferente do que as “tiqueteiras” já ofereciam no mercado. Criamos nosso sistema do zero e iniciamos com uma nova tecnologia tanto em sistema, impressão e controle de acesso dos ingressos”, comenta o executivo. Segundo Fábio, a Ticket360 foi uma das primeiras empresas a ter controle de acesso próprio nos eventos, além de integrar ferramentas com potencial ao sistema, inclusive na parte de pagamentos, bancos, operadoras de cartões de crédito e equipamentos. Para os primeiros shows e eventos comercializados pela empresa, em vez de procurarem as grandes produtoras vislumbrando receita inicial, Salvá afirma que preferiu captar pequenos clientes. “Comprávamos os ingressos para poder testar o sistema”, diz o empresário. Em certa ocasião, o executivo afirma ter comprado mais de 100 ingressos para que o produtor percebesse que o sistema funcionava bem e, após, distribuía como cortesias para amigos. “Fazíamos familiares e amigos irem aos shows para que fosse um sucesso total. Era muito engraçado”, diverte-se Fábio ao lembrar. De acordo com o executivo, esses pequenos testes com certeza fizeram a diferença e apontaram um dos grandes diferenciais da Ticket360, que é o suporte ponta a ponta. “Nosso cliente conta com assistência do começo ao fim do evento. Desde sempre, nos preocupamos com isso. Não fazemos diferença se é um cliente pequeno com apenas um show ou uma turnê do Roberto Carlos, como estamos fazendo agora. Todos são tratados da mesma forma e com a mesma atenção”, reforça Salvá. Com 50 funcionários diretos e uma movimentação média de



DESEMBARQUE Bragança (PA)

Na rota Belém-Bragança, o verão paraense brilha entre igarapés, praias e muita história.

Fotos: Sidney Oliveira/ Ag. Pará.

À sombra dos igarapés

62


Fotos: Sidney Oliveira/ Ag. Pará.

Cidade é banhada pelo oceano Atlântico, e pelos rios Caeté e Cereja.

B

ragança, localizada no nordeste paraense, a 210 quilômetros de Belém, é conhecida como a Pérola do Caeté, que na língua tupi significa “mato grande”. Guardião de muitos rios e igarapés de água doce, o município, que desperta muitos olhares para a Região Turística Amazônia Atlântica, resulta da colonização europeia, principalmente a francesa. Praias, monumentos históricos e uma cultura forte, misturada com muita religiosidade, são alguns dos irresistíveis convites para conhecer a Pérola do Caeté. Manguezais, rios, igarapés e ilhas compõem a belíssima paisagem natural da região. Bragança é o maior polo pesqueiro do Pará. De lá sai a maior parte da exportação de peixes e caranguejos, que abastecem não só o estado, mas também a região nordeste do país. Tamanhos pescados influenciam na culinária exótica, que é um dos atrativos do município. Pratos a base de peixes, mariscos e farinha de mandioca, são os que mais agradam paladares de visitantes. Prédios e casarios centenários guardam a memória da história local, a exemplo da Igreja de São Benedito, que data do século XVIII; a igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, também do século XVIII e a mais antiga da cidade; o Instituto de Santa Terezinha; e, ainda, o Forte do Caeté, construído em

1614 pelos portugueses e localizado em uma ilha próxima à sede de Bragança. A rica arquitetura preserva a influência da colonização européia, principalmente francesa, nos casarões, igrejas e coretos. Banhada pelo oceano Atlântico, e pelos rios Caeté e rio Cereja, Bragança oferece diversas opções de praias de águas salgadas ou salobras e dezenas de igarapés que cortam o município. Uma das mais belas e conhecidas praias é a praia de Ajuruteua, a 36km do centro. O município possui ainda uma rica reserva ambiental, onde vivem cerca de 40 mil espécies de pássaros, entre eles guarás, maçaricos e garças. É em Bragança também que encontramos uma das mais importantes manifestações culturais do Pará, a Marujada. Uma manifestação cultural que expressa a devoção a São Benedito, padroeiro da cidade, que por ocasião do evento reúne todos os anos no mês de dezembro mais de 200 mil pessoas. Durante a festa, os bragantinos apresentam danças nos ritmos de xote, retumbão, boi-bumbá, como forma de expressar a devoção a São Benedito. A Marujada tem em suas origens, profundas ligações com a presença dos antigos escravos negros na região.

63


DESEMBARQuE Bragança (PA)

A rica arquitetura preserva a influência da colonização francesa.

ATrAçÕeS iMPerDÍveiS: Ilha de Canela Fotos: Sidney Oliveira/ Ag. Pará.

A Ilha é uma opção mais alternativa, que está sendo descoberta pelos apreciadores de paisagens paradisíacas devido à grande quantidade de aves registrada no local. A ilha é um dos maiores ninhais de guarás do mundo. Habitada apenas por pescadores da região, o local ainda não dispõe de infraestrutura turística. Entretanto, tem atraído visitantes adeptos do turismo de aventura.

Cavalhada É um evento tradicional que acontece atualmente no dia 25 de dezembro, ao lado do aeroporto. Lembra o combate entre cristãos e mouros nas batalhas medievais por territórios sagrados. Dois grupos de cavaleiros disputam argolas nas cores azul e vermelha, as mesmas cores de suas vestimentas. Os cavaleiros, montados, posicionam-se em duas filas paralelas, com o objetivo de conseguir pegar o maior número de argolas.

Festejos do Glorioso São Benedito Fundada em 03 de setembro de 1798, por iniciativa de escravos, a Irmandade do Glorioso São Benedito está intimamente ligada às principais tradições religiosas e culturais do povo bragantino. Na Festa de São Benedito, tem procissão, ladainhas, alvorada, o arraial com as barraquinhas de comidas típicas. No Largo de São Benedito é montado o arraial da festa, que fica em frente ao rio Caeté. Como parte da festividade, apresentase a Marujada, a principal manifestação folclórica do município. As marujas e os marujos participam do ritual folclórico vestidos em seus trajes característicos, portando chapéus altos, adornados com pequenos espelhos e fitas coloridas.

64


65


EMPÓRIO CLICQUOT TRUNK É fácil conhecer um viajante experiente: basta contar as etiquetas de sua mala! Cada viagem deixa seu rastro, sua vivência, sua lembrança. Inspirada nas malas vintage, a Clicquot Trunk, feita em couro sintético, papelão resistente, dobradiças e fechaduras articuladas, chega estampada e cheia de história pra contar! Em seu interior, a grande surpresa: uma garrafa de 750 ml do champagne Veuve Clicquot Yellow Label para celebrar o próximo destino. Prática e portátil, pode ser estilizada com as tags de suas próximas viagens. Preço: R$ 440,00 (embalagem Trunk + garrafa 750 ml Veuve Clicquot Brut)

CARMENCITA Carmencita - marca líder no mercado espanhol em vendas de açafrão e especiarias, conhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos - apresenta sua nova linha de condimentos em tamanho família: Sal Rosa do Himalaya Carmencita (390 gramas), Pimenta Negra Carmencita (180 gramas) e Sal Marinho Carmencita (360 gramas). Além de ser econômica, a nova embalagem é moderna, prática e decorativa. E para quem procura presentes gourmet diferenciados, a importadora criou o kit Duo Gourmet, composto por um Sal Rosa do Himalaya Carmencita (390 gramas) e uma Pimenta Negra Carmencita (180 gramas). O kit tem um ótimo custo-benefício e já vem embalado para presente. A linha completa da Carmencita pode ser encontrada nos principais empórios e supermercados do Brasil. Preços: Sal Marinho Carmencita (360 gramas - R$ 27.10) Kit Duo Gourmet Carmencita (570 gramas - R$ 100.00)

66


TRINCADEIRA 2015 Elaborado exclusivamente a partir da casta Trincadeira, provém de uma vinha de 40 anos de idade. As uvas são colhidas manualmente e vinificadas em depósito de concreto, onde também permanecem durante seis meses antes de serem engarrafadas. Trincadeira 2015 é um vinho agradável e fácil de beber. Possui aroma de fruta madura com sugestões de ameixa, de aromas intensos e persistentes, com acidez equilibrada, textura aveludada Preço sugerido: R$ 89,00

QUINOA DOCE Quinoa Doce, uma extensão da linha Quinoa Mix, é uma deliciosa combinação da quinoa com um mix de frutas tropicais, 100% natural e enriquecida com as vitaminas (A, C) e os minerais (cálcio e ferro). Um produto inovador e exclusivo da La Pastina, que chega para revolucionar as “refeições rápidas”. Pronta para consumo e sem necessidade de refrigeração, a Quinoa Doce é versátil e serve para diversas situações: é uma sobremesa saudável ou um snack com poucas calorias, que pode ser levado dentro da bolsa ou mochila para quando bater aquela “fome”. Preço: R$ 17,50 (2 porções de 110 gramas).

POMODORO ORGÂNICO Passata di Pomodoro Orgânica e Pomodori Pelati Orgânico: a La Pastina amplia sua linha pomodori acrescentando mais dois produtos ao seu portifólio. A Passata Orgânica é feita apenas com tomates italianos batidos, sem uso de temperos ou conservantes. É uma ótima opção para o preparo de molhos. Preço: R$ 12,40 (680 g). Já o Pomodori Pelati Orgânico é produzido apenas com tomates italianos sem pele e conservados em seu próprio molho, sem uso de temperos ou conservantes. Indicado para receitas que levam molhos com pedaços de tomate ou para incrementar pizzas, por exemplo. Preço: R$​6,90 (400 g).

67


DESEMBARQUE São Sebastião (SP)

cenário deslumbrante S

ão Sebastião, localizado na microrregião de Caraguatatuba, é a cidade mais antiga do litoral norte de São Paulo. Antes da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás e Tupiniquins, sendo a serra de Boiçucanga uma divisa natural das terras das tribos. O município foi um dos primeiros povoados estabelecidos na costa brasileira, elevado à Vila em 1636. Uma visita ao Centro Histórico nos leva a uma viagem de volta ao tempo. A cidade recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou a expedição de Américo Vespúcio, em 1502. Seu povoamento se formou por consequência da ocupação de terras por sesmeiros portugueses vindos da Vila de Santos. Antes da colonização portuguesa, a região era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a Serra de Boiçucanga uma divisa natural das terras. Os escravos africanos também tiveram papel relevante no desenvolvimento de São Sebastião, já que em 1798 a cidade já contava com mais de 2300 escravos. A Matriz foi originalmente construída no século XVII. Construção de pedra e cal, o aspecto atual provém das obras concluídas em 1819. O prédio passou por várias reformas sendo a última em 2001, que devolveu as características da influência jesuítica. A natureza, preservada em 70% do município, é protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar. Das praias, a mais famosa é Maresias, com ondas perfeitas que atraem surfistas de todo o País. É dica certa para quem vai em busca de agito. Também muito procuradas pelo surfistas estão Camburi e Camburizinho. Uma península separa as duas praias, à esquerda fica Camburizinho, à direita, Camburi.

68


Região tem praias tranquilas pra curtir o sol com a família e as crianças.

Já para quem prefere um pouco de sossego, deve seguir em direção as duas praias de Toque-Toques, Calhetas ou Engenho. Para quem vai curtir o sol com a família, as mais indicadas são Barra do Una, Juquehy e Barra do Sahy, que têm águas calmas para a criançada e tranquilidade para quem toma conta. Se você quiser ver o encontro entre as águas salgada (do mar) e doce (do Rio Una), vá até Barra do Una. Outra praia que tem um cenário deslumbrante é a Jureia. Pequena e reservada, oferece um visual maravilhoso, que mistura a beleza do mar com o verde da Mata Atlântica. Já Paúba reúne a calmaria de uma praia pequena com o agito dos praticantes de esportes aquáticos e radicais. Depois de curtir o sol e o mar, visite o Centro Histórico. Fundada em 1636, a cidade guarda uma identidade cultural baseada no modo de vida caiçara. A partir da Igreja Matriz, o casario colonial se espalha por sete quarteirões, tombados a partir 1970 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Caminhar por entre ruas de pedras, casarios construídos com cal de conchas, pedras de costeira e óleo de baleia constituem o aspecto arquitetônico. Na rua da praia, a Praça de Eventos oferece grandes shows na temporada. Ao lado, canhões portugueses protegem a cidade dos piratas desde o século 16.

Gastronomia de frutos do mar é destaque.

69


DESEMBARQuE São Sebastião (SP)

Fundada em 1636, a cidade guarda um rico patrimônio histórico.

ATRAÇõES IMPERDíVEIS Capelas caiçaras Construídas no início do século 20, são testemunhas da época que as praias da região só possuíam ligação pelo mar. Apesar de mudanças estruturais causadas por reformas, guardam muitas das características de suas construções originais. Barra do Una uma das mais belas praias da cidade, também tem ótimos lugares para a prática de mergulho. No sertão de Barra do una os ecoturistas podem conferir diversas opções de trilhas, passeios e esportes de aventura em meio a mata densa com toda a infraestrutura que o parque do local oferece. Boiçucanga uma das praias com maior infraestrutura turística, é também ponto de partida para a trilha que leva à praia Brava (um tesouro para os surfistas) e dona de um dos mais belos por-do-sol da região. Durante os meses do verão, é possível ver os últimos raios de sol se apagarem nas águas do mar.

70


71


MODA

SEMANA DE ALTA- COSTURA

DE PARIS 72


A semana de alta-costura de Paris teve o dourado como protagonista desta temporada outono-inverno 2016/17. Bordados riquíssimos em dourado deram um toque de glamour às criações dos designers. Já nos primeiros dias de desfile, o tom pastel também se sobressaiu nas passarelas, tendo a cor lavanda como uma das preferidas das maisons nesta temporada, junto a tons mais pasteis de rosa, azul, cinza e dourado. Cores mais

fortes, como vermelho e preto, deram um precioso contraste. Os desfiles também revelaram a tendência de uma moda “crafty”, valorizando o artesanal e próxima da natureza. Além disso, as ombreiras (quem diria?), que marcaram o mundo fashion da década de 1980, voltaram a aparecer nas passarelas, assim como as maxi mangas e as peças volumosas. Elas estiveram presentes em coleções como Dior, Saint Laurant, Céline e Givenchy.

73


MODA

CHANEL A grife valoriza a tradição dos artesãos, com costureiras confeccionando as roupas ao vivo. Afinal, a alta-costura não seria nada sem o delicado trabalho das “petites mains”, costureiras especializadas em detalhes e acabamentos. Destaque também para a forte presença do tweed, um clássico da grife. Os modelos trazem ombros bem estruturados, bem anos 80, com uma cartela de cores sóbria, com predominância de preto, branco e cinza.

74


ARMANI PRIVÉ Estampas geométricas e uma cartela de cores sóbria deram o tom no desfile da Armani Privé. Corpetes em tule com um look nude, blusas transparentes com bolsos decorados com cristais e pingentes dourados na altura dos seios foram destaques na passarela. Capas, blazers e casacos estruturados, com laços ou ombros bem marcados, comprovam que os anos 80 estão de volta!

75


MODA

Elie Saab Os vestidos aparecem cheios de volume, com aplicações e bordados, grandes fendas, decotes profundos e transparências. As plumas e motivos Art Déco remetem aos anos 20.

76


Valentino Valentino tem como tema William Shakespeare, em celebração aos 400 anos da morte do dramaturgo e poeta. Golas, ombreiras, mangas com volume e colares suntuosos vestiam as modelos como princesas renascentistas ou saídas de uma obra do escritor inglês. Os vestidos, sensuais, trazem transparências, coxas de fora e decotes profundos, e são usados com botas de cano até o joelho.

77


MODA

Jean Paul Gaultie Inspirado na flora e na fauna nesse outono-inverno 2016/17, o estilista se vale de estampas de madeira estampada ao lenhador de xadrez. Cores e texturas de folhas, flores e galhos se misturam a peles de animais. Modelos estampados em cetim, flanela e couro ou drapeados entrelaçados apareceram em macacþes e vestidos. As cores principais foram o marrom, o verde, o preto e o laranja.

78


EMPREENDEDORISMO

Fotos: divulgação.

Conheça a história da Baby Bum, a feira descolada para crianças Há onze anos, duas mulheres recém-chegadas ao universo da maternidade buscavam alternativas aos enxovais clássicos. Elas não imaginavam seus bebês em quartos provençais e vestindo golas e babados, queriam meninas de azul, roupas com estampas geométricas e uma decoração menos rococó e mais divertida. Foi nessa busca que Daniela Shiller e Graziella Ades se encontraram e nunca mais se separaram. Do desejo em achar itens descolados surgiram bazares com marcas pequenas, mas que tinham diferenciais no design e acabamento. Hoje o bazar, que começou em casa, ocupa 2.600 metros e conta com mais de 130 expositores vindos de diversos lugares do país. A Baby Bum, como é chamada, acontece a cada seis meses em São Paulo, e chega a receber de 6 a 7 mil visitantes por edição. Os itens são os mais diversos, vão desde produtos comuns aos enxovais, como fraldas e saídas de maternidade até redes de balanço para bebês, capas que transformam cadeiras em fogões de brinquedos, colares mordedores, entre tantos outros. Para compor esse mix tão único, Graziella conta que passa um ano pesquisando novos expositores. “Nossa busca é tão minuciosa, que chegamos a convencer marcas a investirem no mercado infantil. Já trouxemos expositores que trabalhavam com objetos de decoração pra casa e hoje têm até artigos para festas de crianças no seu portfólio”, conta Graziella. Como a cada edição os novos expositores respondem por cerca de 30% do total, as diretoras da Baby Bum vão aos mais variados lugares para garimpar novidades. “Visitamos feiras de design, decoração, eventos, bazares, feiras de bairro, de rua e até igreja”, revela. Um dos grandes diferenciais da

feira é que a maior parte das expositoras é formada por mães que começaram a empreender para ter mais tempo de acompanhar o crescimento dos seus filhos. “São mães falando para mães, são mulheres que em muitos casos criaram novos produtos depois de sentirem a necessidade e não encontrarem no mercado, isso sem dúvida faz diferença”, diz Graziella. A próxima edição da Baby Bum será de 16 a 19 de novembro, em São Paulo, e segundo suas organizadoras continuará trazendo produtos para todas as idades. “Tem foguetes espaciais em madeira, palhas italianas deliciosas, uma loja de camisetas para meninos e meninas apaixonados por futebol, bolsas e mochilas super diferentes, pijamas que são fantasias e mais uma infinidade de itens autorais”, revela a organizadora. A feira conta também com espaço de atividades gratuitas para crianças, área reservada para amamentação, fraldário e restaurante. Para que os pais também não precisem carregar as sacolas, as compras são entregues no caixa, que é único para todos os estandes. “A nossa preocupação é com as necessidades do nosso público e, por isso, ficamos em um espaço térreo, com corredores largos, no qual é confortável transitar com carrinhos”, ressalta Graziella. Serviço Feira Baby Bum Data: de 16 a 19 de novembro Local: Av Mofarrej 1505 – Vila Leopoldina, São Paulo (SP). Horário: das 10h às 20h, todos os dias. Entrada: gratuita. http://www.babybum.com.br

79


ENTREVISTA

ANTÔNIO AUGUSTO DE SOUZA By Dani ferrera / PHOTOGRAPH divulgação O EMPRESÁRIO PAULISTANO ANTÔNIO AUGUSTO DE SOUZA É O HOMEM POR TRÁS DO FENÔMENO “JOHNNY ROCKETS”, NO BRASIL. A TRADICIONAL CADEIA DE RESTAURANTES TEMÁTICOS INAUGUROU SUA PRIMEIRA LOJA POR AQUI EM 2013 E JÁ CONTA COM MAIS DE 11 UNIDADES. NO MERCADO ALIMENTÍCIO HÁ MAIS DE 20 ANOS, COM PASSAGENS POR VARIAS MARCAS, INCLUSIVE MC DONALD’S, ANTÔNIO USOU TODO SEU KNOW -HOW EMPREENDEDOR PARA TORNAR O JOHNNY ROCKETS UM CASE DE SUCESSO MESMO EM TEMPOS DE RECESSÃO. NESTA BREVE ENTREVISTA, O EMPRESÁRIO FALA SOBRE O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA MARCA NO BRASIL E SOBRE SUA NOVA EMPREITADA, ABRIR FRANQUIAS DO JOHNNY ROCKETS EM O TERRITÓRIO NACIONAL.

80

Como surgiu a idéia de trazer a marca Johnny Rockets ao Brasil? Em 2002, eu era franqueado de uma outra grande rede de alimentação e decidi sair. Como a paixão pelo hambúrguer era muito grande, decidi prospectar marcas que eu já conhecia nos EUA para ver a viabilidade de traze-lá ao Brasil. Assinei o primeiro contrato com o Johnny Rockets em abril de 2003, mas ao tentar registrar a marca no Brasil fomos surpreendidos por já existir uma marca “similar” à nossa, o que impossibilitou o Registro da marca Johnny Rockets e por consequência a implantação da rede no Brasil naquele momento, em 2011. Conseguimos reverter esse registro junto ao INPI e desde então passei a desenvolver o Johnny Rockets. Foi dificil entrar em um mercado tão competitivo como o do hambúrguer? O mercado de alimentação fora do lar no Brasil é em geral muito competitivo, na categoria hambúrguer a competitividade nos últimos anos é muito grande, grandes marcas mundiais chegaram ao Brasil. Com a mania de “gourmetização” que estamos vivendo, muitos empresários locais abriram boas operações de hambúrguer. Acredito que o mercado ao longo do tempo fará uma seleção natural e teremos depois disso uma acomodação melhor nesta categoria de produto. Tratando-se de uma franquia, vocês precisam seguir as normas da matriz. Foi dificil adaptar o Johnny Rockets para as necessidades do mercado brasileiro? Tivemos e temos toda a liberdade de desenvolver nosso cardápio no Brasil. Optamos por manter a estrutura americana (Hambúrgueres, Sandwiches, Shake). No inicio introduzimos o Hambúrguer de Picanha (tradicional no Brasil), porém sabíamos dos hábitos alimentares do brasileiro e em pouco tempo desenvolvemos as opção de pratos rápidos, para atender à demanda dos clientes na hora do almoço. Por falar em franquia, poderia falar sobre o programa de franquias dentro do território nacional? Estamos iniciando agora neste semestre o nosso programa de franquias pelo Brasil, visamos desenvolver franqueados para todas as capitais e principais cidades do Brasil. Mesmo com a crise que assola o país, você conseguiu o feito de expandir em apenas dois anos a marca Johnny Rockets. Quais foram os acertos para driblar a crise? Em menos de dois anos havíamos aberto mais de 11 restaurantes, foi realmente muito rápido. Analisando hoje, o nosso maior acerto foi acreditar que podíamos superar os primeiro desafios de implantação de uma marca no Brasil, tínhamos que ser rápidos, pois precisávamos atingir uma escala mínima de lojas para podermos ter uma pequena participação no mercado. Conseguiríamos com isso ter boas negociações com fornecedores, exposição da marca junto aos clientes, visibilidade suficiente para podermos efetuar bons negócios futuros. Infelizmente, como a maioria, fomos surpreendidos pela crise em 2.015, mesmo assim continuamos crescendo. Qual é o seu hambúrguer favorito do Johnny Rockets? Está é fácil... SMOKE HOUSE DOUBLE... Fantástico!! O grupo pretende trazer outros empreendimentos ao Brasil? Já fui procurado por outras marcas americanas para fazer a implantação no Brasil, mas achei que não é o momento, nem do País e nem do Johnny Rockets, tenho muito a fazer para consolidar e expandir a marca no Brasil, mas em breve quem sabe ?...

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K



GASTRONOMIA ESPECIAL

O CuRTO CAMINHO DA TERRA AO PRATO Como o movimento Slow Food tem inspirado projetos que facilitam o acesso a alimentos orgânicos Por Alline Goulart Muito além de refeições preparadas com calma e dedicação, o movimento Slow Food pretende mudar a maneira de pensar o alimento. Nascido na Itália com o intuito de apoiar a boa comida, o prazer da mesa e um ritmo de vida mais lento, o movimento ganhou escalas mundiais ao quebrar a lógica da industrialização, em busca de uma alimentação mais saudável. Engelke von Schwanenflügel cresceu em uma fazenda biodinâmica na Alemanha e trouxe para o Brasil, em 2010, os cuidados com a alimentação que aprendeu na infância. Ao lado do marido Gustavo Trifil, pós-graduado nesse tipo de alimentação, as receitas da família viraram negócio. Hoje a boutique de pães, em Florianópolis, é uma das mais procuradas por quem preza pelo pão com fermentação natural, feito em um processo mais lento e artesanal. O Slow Food tem como maior aliado a cultura do orgânico. Para o movimento, o alimento deve ser bom (saboroso e saudável), limpo (sem prejudicar o meio ambiente) e justo (com condições de trabalho que respeitem o ser humano).

82


A jornalista Alline Goulart e o publicitário Diego Dornelles, criaram o Orgânico na kombi.

Há 19 anos, Fabio Schaefer decidiu investir, ao lado da esposa Rejane, na produção de alimentos sem agrotóxicos no Sítio Cheiro Verde, na capital catarinense. Segundo ele, mudar uma cultura acostumada a ter todos os alimentos disponíveis, mesmo fora da época de cultivo, é a maior barreira para o aumento no consumo. É por isso que ele e outros produtores locais veem na internet uma forma de popularizar o acesso ao alimento e à informação. Feiras online e clubes de assinatura diminuem o caminho entre o produtor e o consumidor. No off-line, iniciativas como o Instituto Chão, em São Paulo, oferecem um espaço onde frutas e verduras orgânicas são vendidas pelo preço do produtor, deixando os custos da manutenção do mercado como contribuição espontânea. As feiras itinerantes são outra tendência que veio para ficar. A komborgânica, que atua desde outubro de 2015 na capital paulista, e a Orgânico na kombi, em Santa Catarina, nasceram com o objetivo de disseminar a cultura da alimentação saudável para mais pessoas e lugares. Em todos os casos, entender o ciclo do alimento e facilitar o acesso ainda são desafios a serem superados aos poucos.

83


Fotos: divulgação.

GASTRONOMIA

A Escola da Arte Culinária Laurent assina cardápio da Grand Cru Moema 84

A

Grand Cru Moema, mix de loja de Vinhos e Bistrô, acaba de inserir novas receitas criadas em parceria com a Escola da Arte Culinária Laurent, comandada pelo Chef Laurent Suaudeau. Ao todo, 15 novos pratos estarão no cardápio, tanto no almoço quanto no jantar (a La Carte). Entre as opções, destaque para: Creme Padano (R$39); Tomate Confit Grelhada com Burrata e emulsão de Manjericão e Crostata (R$34); Panelinha de Frutos Mar ao Vinho Branco (R$59); Robalo em Crosta de Salsa e Alcaparra ao Molho Laranja (R$74); Atum grelhado em Crosta de Especiarias e Molho Thai (R$69); Ravioli de Pato ao Molho Tangerina (R$62); Tagliatelle de Frutos do Mar ao Bisque de Camarão (R$65); Filé Mignon da Casa ao Poivre ou Mostarda, Batata Rustica (R$74); Entrecote Marchand de Vin (R$74); Coxa de Pato laqueada ao Molho de Laranja, Batata Sauté (R$89); Short Rack ao Molho Tamarindo (R$69); Caramelo de Maçã e Crumble de Sal Sorvete de Baunilha (R$20); Panacotta de Frutas Vermelhas (R$20) e a Mousse de Chocolate e Emulsão de Café (R$20). O Chef Laurent sempre foi considerado pelos colegas de profissão uma pessoa que gosta de ensinar e se dedicar à formação de novos cozinheiros. Por isso, a criação da Escola da Arte Culinária Laurent em São Paulo foi um passo natural, uma extensão do trabalho que ele já havia iniciado em seus restaurantes. Como forma de democratizar seus conhecimentos, no ano de 2000 ele abriu as portas para o mercado. Colocou toda sua experiência a serviço da Escola, dirigida a um público que busca, como se diz na França, la formation continue. Serviços Grand Cru Moema Alameda. dos Nhambiquaras,614–Moema – São Paulo www.grandcrumoema.com.br


Fotos: divulgação.

Coco Bambu

O

Grupo Coco Bambu, idealizado pelo engenheiro civil Afrânio Barreira e sua esposa, Daniela Barreira, iniciou suas atividades no ramo alimentício em 1989, com a fundação da primeira loja, o Dom Pastel, que até hoje se destaca como referência gastronômica na capital cearense. Em 2001, o casal inaugurou o primeiro restaurante com o nome Coco Bambu, em sociedade com Idézio Rolim e Eugênio Vieira. Juntos, os quatro expandiram os negócios, possuindo, atualmente, 13 lojas espalhadas por seis capitais brasileiras: São Paulo, Brasília, Salvador, Fortaleza, São Luis e Teresina. Estação Aeroporto visitou a 17ª loja do Coco Bambu, no piso superior do Shopping Market Place, em São Paulo. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela arquiteta cearense Brenda Rolim. A casa decorada em estilo praiano chique, com dois andares e área de espera, tem capacidade de 550 lugares e uma adega de seis metros de altura, composta por 2500 garrafas e 150 rótulos. O cardápio é o mesmo das outras lojas da rede, com assinatu-

ra da chef Daniela Barreira, esposa de Afrânio. Entre as novas receitas que podem ser degustadas, estão: Moqueca de Lagosta (verduras refogadas acrescidas de leite de coco, azeite de dendê e coentro. Acompanha arroz branco, pirão de camarão e farofa de dendê – R$252), Torta de Bacalhau (lascas do lombo de bacalhau refogados com verduras, batatas, azeitonas pretas e cheiro verde, finalizadas ao forno. Servidas com batata palha- R$125), Bacalhau em crosta (Filé de lombo de bacalhau sobre batatas rústicas, coberto com pesto de azeitonas pretas e crosta de pão. Envolvidos com azeite virgem e tomates cerejas. Acompanha arroz de brócolis - R$185) e o Salmão em crosta de gergelim (R$161). Aconselhamos ir com tempo, pois o cardápio gigante é repleto de iguarias da culinária nordestina. Além do restaurante, o Coco Bambu tem também um café com tapiocaria e doceria em outro piso, no qual o cliente poderá apreciar o cardápio completo de sobremesas e diversos sabores de tapiocas nordestinas. Há também a opção “take away”, para viagem.

Serviço Coco Bambu Shopping Market Place Av. Chucri Zaidan, 902, Vila Cordeiro – São Paulo www.restaurantecocobambu.com.br

85


GASTRONOMIA

A

chef Yasmine Bahiense que comanda o Margot Bistrot, começou a estudar gastronomia aos 23 anos, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Ela aprendeu sobre outras culturas através dos hábitos alimentares de cada povo e se apaixonou. Em 2003 se formou, em seguida foi para a Espanha, onde realizou seu primeiro estágio, durante seis meses, com o chef Martin Berasategui, do restaurante Martin Berasategui, três estrelas Michelin. Segundo ela, “Martin é muito dinâmico e isso se reflete em sua cozinha, nas técnicas de preparo e nos modernos equipamentos. Aprendi muito com ele”. Quando voltou ao Brasil, trabalhou com o chef Pier Paolo Picci. Primeiro no Emiliano e depois no Café Antique. Passou também uma temporada no restaurante D.O.M., do chef Alex Atala.Em 2007, voltou para a Espanha para trabalhar mais um ano com o chef Martin Berasategui. Morou, trabalhou e estudou em Barcelona, Bordeaux e Biarritz. Depois seguiu para Lyon, onde fez um curso de especialização em cozinha francesa no Instituto Paul Bocuse “Foi fantástico aprender com chefs franceses que, apesar de severos, ensinam muito! Foi fundamental para a consolidação do meu aprendizado”. No ano de 2008, voltou para o Brasil e decidiu trabalhar no seu sonho, abrindo seu primeiro restaurante, o Margot Bistrot, que acaba Serviço Margot Bistrot Rua Antônio de Macedo Soares, 1683, Campo Belo – São Paulo.

86

de completar dois anos. O charmoso restaurante de cozinha variada lança novas receitas em seu cardápio. Para começar, a porção de Bolinhas de queijo Mussarela (10 unidades - preparada sem massa - R$ 29) e a Panzanella (Sardinha marinada acompanhada de salada de tomate cereja, cebola roxa e manjericão e migalhas de torrada de parmesão - R$ 30). Entre os principais: Fregola al Vôngole (massa italiana de sêmola de trigo tostada em formato de grãos com vôngole e toque de pimenta calabresa. - R$ 63) e a Chuleta (acompanhada de mandioca e aspargos salteados na manteiga e salsa verde - R$ 68). Antes da refeição, não deixe de visitar o andar de cima, todo em temática francesa e decorado com peças únicas que remetem a antiquários, para provar alguns dos drinques clássicos preparados na casa, todos ao preço fixo de R$27. Boas pedidas são o Cosmopolitan (vodca, suco de cranberry, Cointreau e suco de limão), o Tom Collins (gim, limão siciliano e Club soda), o Manhattan (bourbon, vermute e Angostura), ou o Blood Mary feito com suco de tomate artesanal. Encerre com uma Tartellette au Citron (torta de limão siciliano e merengue maçaricado – R$ 12), Tartellette de Chocolate com Avelã (R$ 12) ou a Tortinha Mousse de Chocolate Belga (R$ 15). A carta de vinhos é sucinta, atualmente com 29 rótulos.


Restaurante Italy

F

oi inaugurado em 2011, na Rua Oscar Freire. No cardápio, aparecem receitas clássicas da gastronomia italiana em versões modernas. O belo espaço conta com adega para 400 garrafas, bar, mezanino, térreo e rooftop utilizado para eventos corporativos e sociais. Em 2014, o Italy ganhou sua segunda casa de 300m², projetada pelo renomado arquiteto Otávio d Sanctis, no piso térreo do Shopping Market Place. A unidade apresenta ambiente despojado e tem capacidade para 160 pessoas. No menu à la carte, entram três novos pratos: Meia-lua de berinjela tostada, no azeite e tomates frescos, creme mascarpone, espinafre e pangrattato (R$53), Ravióli de búfala ao pomodoro fresco e pesto Genovês (R$59) e Risoto de pesto Genovês, salteado de brócolis e abobrinha e finalizado somente com Azeite Extra Virgem, sem manteiga ($65). Com novo formato, continua no cardápio também o Caramelle de polenta e gorgonzola ao ragu de carne (R$55). Já receitas que faziam sucesso na casa ganham nova roupagem, como as entradas: Polenta branca, ragu de linguiça toscana e Shitake, escarola e Grana Padano (R$31) e a Burrata, limão Siciliano e manjericão (R$42). No item Massas Frescas e Grano Duro, sofreram transformações as massas com Frutos do Mar, que agora são emulsionadas somente com Azeite Extra Virgem: Tagliolini com molho de camarões, aspargos e

shitake (R$65), Massa integral com cubos de robalo, tomate fresco, azeitonas pretas e manjericão ($50) e o Spaghetti ao vôngole, abobrinha e pimenta dedo-de-moça (R$50). Ainda entre as massas, tiveram mudanças - o Fettuccine negro com ragu de lulas, agora acompanhado por tomate, alcaparras e espinafre (R$55) e ainda o Raviolini de queijo cabra ao molho de tomate fresco, cogumelo, rúcula e brócolis ($57). Nas opções de carnes, o Entrecôte de Angus teve a guarnição trocada para Batatas ao forno, legumes e verduras (R$69), enquanto o Coração de Mignon, agora será servido com Tagliolini ao creme de cogumelos (R$65). Por fim, o Menu del Giorno, servido de segunda a sexta, das 12 às 15h (exceto feriados), por R$62 (inclui entrada e sobremesa), está com quatro novas opções de principais: Lasanha de costela e creme de cogumelos , Pescado do dia grelhado com purê de grão de bico, gremolata e agrião, Ravióli de ricota e brócolis ao pomodoro basílico e Tortelli de abóbora na manteiga levemente tostada, verduras e Grana Padano. Além dos novos pratos, tiveram a constituição remodelada o Lombo de cordeiro em crosta de amêndoas, glace e legumes salteados e o Fettuccine integral com lulas, alcaparras, tomate fresco, azeite extra virgem e ervas frescas. É possível acrescentar uma taça de vinho branco ou tinto, por mais R$12.90.

Serviço Italy Jardins – Rua Oscar Freire, 450 – São Paulo. Shopping Market Place – Av.Dr Chucri Zaidan,902 piso térreo – São Paulo www.italyrestaurante.com.br

87


GASTRONOMIA

Tatá Sushi & Noodle Bar

C

om uma cultura tradicional de equilíbrio e cultivo de boas energias, o Japão é um dos países que mais valorizam os momentos de alimentação, tendo em vista que o que você como e como você come afetam diretamente o bem-estar físico e emocional. Com o objetivo de oferecer uma experiência sensorial única, os empresários Luizinho Hirata, conhecido como um dos grandes responsáveis pelo sucesso do pioneiro restaurante kOI, e Tito Capobianco, sócio da empresa de criação de peixes GeneSeas, se uniram para criar o restaurante Tatá Sushi & Noodle Bar. Localizado em uma movimentada região do Itaim, o novo espaço nasceu inspirado pela tartaruga, cujos significados de força, perseverança e longevidade podem ser vistos tanto no conceito da alimentação tranquila e equilibrada quanto na estrutura da casa de 92 lugares separada em três ambientes com projeto por Beto Galvez e Nórea De Vitto e paisagismo por Alex Hanazaki. Logo na entrada, um deck com Tijolo de Hitam obtidos pela extração de lava vulcânica, bambus negros e cascata de água trazem fluidez, purificação e relaxamento. O primeiro espaço interno traz um pé direito alto decorado com lustres de papel arroz com luz suave e difusa para dar aconchego e impacto. É nele que está o tradicional sushibar, onde serão preparados as variedades de sushis (a partir de R$ 13 - 2 unidades) e sashimis (a partir de R$ 14 – 5 fatias) e os combinados (a partir de R$ 35 – 12 fatias de sashimi com variedades de peixes e frutos do mar). Destaque para Yellow Tail com jalapeños (R$ 35), um raro peixe típico do Japão em uma combinação de sabores picantes. uma novidade é que a casa vai oferecer dois formatos de Temakis. Poucos sabem, mas a famosa iguaria que invadiu o Brasil nasceu completamente diferente dos de hoje. Os rolinhos de alga eram feitos em formas de charutinhos para que o sushi pudesse ser saboreado mesmo sem os hashis. Chamados de “Tokyo Temaki”, no Restaurante Tatá, a novidade – pelo menos para os brasileiros – é oferecida em 13 sabores diferentes (a partir de R$ 10 a unidade), assim como os já amados em formato de cone (a partir de R$ 12 a unidade). No segundo ambiente, decorado com um painel de lambe-lambe inspirado no fundo do mar com tartarugas que faz fundo para os sofás, está o balcão fechado com vidro onde os noodles são preparados na frente dos clientes. São quatro tipos diferentes, com destaque para o Spicy Lamen Tatá (R$ 45), feito com vieira, camarão e lula em caldo picante. Outro destaque fica a cargo da Merluza Negra (R$ 65), que vem marinada em uma mistura especial de missô. Serviço Tatá Sushi & Noodle Bar Rua João Cachoeira, 278, Itaim, São Paulo www.tatasushi.com.br/

88


89


Don Giovanni inicia conversão dos seus vinhedos para o biodinâmico Vinícola gaúcha em Pinto Bandeira busca o equilíbrio com o ecossistema Por Mônica Corrêa

A

Don Giovanni é um complexo que reúne vinhedos, vinícola, varejo de vinhos, pousada e restaurante. Mantém uma produção média de 120 mil garrafas ano. Está localizada em Pinto Bandeira (RS), a 12 km do centro de Bento Gonçalves na rodovia VRS 805, num dos pontos mais altos do município (720m). É cercada por montanhas, onde prevalecem plantações e florestas nativas. Proprietários da vinícola, a família Giovannini é uma das poucas no RS, cuja quarta geração continua a produzir vinhos e espumantes, unindo tradição e qualidade. Possui também, uma pousada junto à vinícola, com sete apartamentos, num casarão construído em 1930, mantendo na decoração as características originais da colonização italiana. Aqueles que optarem por maior privacidade, podem contar com uma charmosa cabana localizada em meio aos vinhedos. O restaurante da vinícola possui capacidade para 50 pessoas, atendendo a hóspedes e grupos, mediante a reservas. Grande parte do que é oferecido no cardápio, como temperos, legumes e hortaliças é produzidos na propriedade.

90

A propriedade Don Giovanni trabalha com cultivo de uvas desde os anos 50. A empresa vinha aplicando nos seus vinhedos, sistemas convencionais de controle de pragas nas plantas. Em 2012, a empresa optou por apostar em novos desafios, voltando cada vez mais seu olhar e sua caminhada à sustentabilidade. Começaram então, ações iniciando o uso Termal Pest Control, mais conhecido como TPC, equipamento que lança jatos de ar quente nos vinhedos, provocando um estresse hídrico e aumentando as defesas da planta. Através desta primeira medida, a empresa conseguiu bons resultados. Porém, percebeu que tal ação não seria o suficiente. Foi então que decidiram a apostar também na agricultura biodinâmica, iniciando a conversão nos seus vinhedos. O conceito deste processo utiliza ferramentas sutis para restaurar a energia e equilíbrio do ecossistema. A execução é feita através de um composto orgânico e preparados, levando em consideração ainda a astronomia e produtos naturais. Todos esses cuidados buscam expressar ao máximo o terroir e potencial do vinhedo. Outras informações www.dongiovanni.com.br.

Fotos: divulgação.

VINHOS


91


MAIS ESTAÇÃO

Casa Cor Santa Catarina celebra o morar brasileiro O evento acaba de abrir as portas em Florianópolis, com propostas estéticas diversas que levam em conta a história da edificação Por Luciana de Moraes. A casa erguida no final da década de 1940, na rua Esteves Júnior, região central de Florianópolis, serviu como inspiração para os profissionais que participam desta edição da Casa Cor Santa Catarina. Foi ali que viveu por 40 anos o médico, historiador e pesquisador Oswaldo Cabral, figura pública conhecida e respeitada na Capital, dono de uma biblioteca farta de livros, obras de arte e que recebia com frequência amigos

para longas conversas sobre a cidade, um dos seus assuntos de interesse. A setorização dos espaços de outrora revela como funcionava a vida naquela época. Metragens entregues a um time de profissionais desafiados a ousar, mas sem ignorar a presença do tempo. A mostra segue em exposição até dia 04 de dezembro.

Foto: Marco Antonio

biblioteca com outro frescor A arquiteta Juliana Pippi assumiu o desafio de repaginar a biblioteca do historiador e médico Oswaldo Cabral, ​que viveu na casa que abriga esta edição do evento ​Pesquisou a fundo a rotina do morador, que passava horas por ali estudando, pesquisando, escrevendo textos e recebendo amigos e autoridades da cidade. Ela trouxe uma paleta de cores ​ sofisticada e invernal, explorando o rosa e o verde esmeralda - este no tecido de veludo que forra as paredes e reveste boa parte do mobiliário criado nos anos 1960, harmonizada com criações recentes do designer Jader Almeida. A Sala dos Poemas Oswaldo Cabral também evoca o bem receber.

92


Foto: Lio Simas/SuiteLovers

Um quarto com romance

Foto: Mariana Boro

É muito amor em 25 metros quadrados. Espaço que a designer de interiores Laura Gransotto armou com um clima de puro romance para ser desfrutado por um casal nos momentos mais íntimos. Apelidada de Suíte Lovers, a inspiração partiu dos afrescos existentes nas paredes originais da época, com pinturas de rosas e contornos emoldurados. Laura também apresenta uma linha exclusiva de móveis com a sua assinatura.

Para relaxar

Foto: Mariana Boro

A Sala de TVA2, criada pelo decorador Alexandre Müller e o engenheiro civil Marcelo Wolschick da Haus Engenho, é um lugar para relaxar, assistir TV, ler um bom livro, ouvir um som ou, como o próprio nome diz, simplesmente ficar a dois. A área de 12,37m2 não foi empecilho para a dupla, que driblou a falta de espaço com soluções criativas e sustentáveis, resultando em um ambiente com muito conforto e personalidade.

Um hall para ficar na memória A designer de interiores Adriana Tiezzi trouxe a glamourosa estética dos anos 1920 envolvida pelo estilo Art Déco. E desenhou um elegante jogo de grafismo geométrico estampado nos materiais selecionados para compor a cena. O lustre de cristal e o sofá clássico em veludo ardente criam uma atmosfera de película.

93


Foto: Lio Simas

MAIS ESTAÇÃO

Personalidade sem exceções A arquiteta Elaine Gerente e a designer de interiores Luiza Porto, do escritório Estúdio Um, remodelaram o toilette para o uso dos portadores de necessidades especiais com uma proposta estética interessante e nada óbvia. O projeto resgata o trabalho de marchetaria no piso e paredes, só que com a utilização do porcelanato em tamanhos diferentes. O mobiliário solto cria um ambiente acolhedor. A dupla prova que as normas técnicas não engessam o layout do espaço, nada estereotipado e para o uso sem exceções.

Foto: Mariana Boro

Coolking para eles São 16m2 bem resolvidos e sem frescuras. O arquiteto Pedro Tessarollo e o designer de interiores Jairo Lopes, da Klaxon Arquitetura, bolaram um espaço compacto, black e funcional para os homens da cozinha. E conseguiram ocupar com boas ideias e marcenaria multifuncional a metragem reduzida. “Os imóveis menores são uma realidade no mercado e atendem o perfil de consumidor que vive mais a cidade, gosta de viajar e passa menos tempo em casa, mas quando volta para o lar não abre mão de conforto e funcionalidade”, explica a dupla.

94


Comercial, mas com aconchego

Foto: Mariana Boro

Com 40 metros quadrados, as arquitetas Caroline Porto e Isadora Maestri assinam o Jardins Restrô Café, um espaço funcional e compacto. O rosa é um dos protagonistas do ambiente, presente nos estofados dos bancos das mesas e no painel ripado em laca que divide o café da biblioteca. Aliás, o ambiente da biblioteca ganhou uma estante em laca cinza com poltrona e pufe do designer Aristeu Pires.

95


ESTAÇÃO FINAL by Jamil Nicolau

Lançamento do livro " IN THE SPIRIT OF RIO" de Bruno Astuto - Copacabana Palace - RJ

Daniele Pappini e Patricia Brandão

Vanessa de Oliveira

Alexia Dechamps

Bruno Astuto e Sandro Barros

Narcisa Tamborindeguy

Ricardo e Gisella Amaral

Fotos: Nattan Carvalho

Preta Gil e Rodrigo Godoy

Joanna e Guilherme Furtado

Lenny Niemeyer e Lulu Lima e Silva

Renata Queiroz de Moraes e José Ermírio de Moraes

96

Regina Casé

Paula Bezerras de Menezes

Eloina e Jane de Castro Isabelita dos Patins


Desfile “HOPE High Heels� no Teatro Santander em SP

Gustavo Zylbersztajn e Patricia Beck Rosangela Lyra

Gabriel Gontijo, Lu Tranchesi e Juliana Sanmartin

Fernando Pires

Enzo Celulari

Fotos: Marcia Fasoli e Arthur Vahia

Walerio Araujo

Nissim Hara e Raquel

Andreia Funaro

Juliana Paes

Renata Kuerten

Sarah Chofakian

Nino, Helio e Karen Sarfaty

Patricia Cavalcante

97


ESTAÇÃO FINAL by Jamil Nicolau

LUMINOUS DÓM PÉRIGNON AND B-DAY DORI NETO NA CAZA WILFRIDO EM GRAMADO

Dori Neto e Gustavo Endrigo

Cris Vianna

Eduardo Philipps

Jorge Sestini e Carol Bittencourt

Jonas Sulzbach e Mariana Gonzalez Marthina Brandt Miss Brasil2015

Rosa Leal

Jordana Bento e Milton Pereira

98

Dhan Marcell

DJ Rafael Luciano

Brock Kelly, Leticia Birkheuer e Jamil Nicolau

Diego Fragoso

Fotos: Rafael Torres Atz

Andre Almada


44 FESTIVAL DE CINEMA EM GRAMADO

Cecilia Roth

Nelson Xavier e Via Negromonte

Fotos: Marcia Cleiton Thiele e Edison Vara

Carolina Dieckmann

AndrĂŠia Horta

Maeve Jinkings Felipe Saleme Sophie Charlotte

Allan Souza Lima

Marcelo Calero

Rachel Griffiths Sonia Braga

Tony Ramos

Nestor Tissot

Edson Erdmann

99


ESTAÇÃO FINAL by Jamil Nicolau

"Premiere Gramado" no Casa da Montanha by Grupo ALL

Eric Finkler

Jonas Sulzbach e Andre Martinelli

Murilo Rosa

Giuliano Candiago, Leticia Birkheuer, Jamil Nicolau e Rosa Leal

Jo Damiani Fernanda Pelegrini, Renata Costa e Barbara Amin

Pedro Freitas

Marilia Guedes

Brockkelly e Luis Daniel Yavich André Sada e Manu Maya

Willian Desenhardt e Gabriela Losekann

100

Daniele Reis e Julia Possamai

Charles Oliveira, Cris Vianna e Andre Almada.

Fotos: Tan Adersen

João Lummertz e Luiza Macario


Pátio Batel Fashion Walk em Curitiba

A top Vivi Orth abriu os desfiles do PBFW - foto Mana Gollo Adriana Cardoso, diretora de mkt e produto da Rede Bourbon, e Cristina Sanches, coordenadora de marketing da Rede Bournon - foto Mana Gollo

O casal Ivana Neves e Ronaldo Fraga com Vanessa Xavier, gerente comercial do Pátio Batel - Foto Melvin Quaresma

Beatriz Monteiro, diretora de publicidade da Harper's Bazaar, Patricia Carta, Publisher da revista, e Camila Garcia, editora

Fotos: Mana Gollo, Melvin Quaresma, Danilo Loffler, Guilherme Pupo, Ricardo Mais Brasil

Katia Campos e Cris Cartellon

Blogueiras Juliana Góes e Rayza Nicácio

Lilian Pacce, Simone Soifer, diretora do Pátio Batel e Giulia Quirino, superintendente do shopping

Os digital influencers Lincoln Briniak, Eder Hector, Mariana de Morais e Diego Sfoggia

Luciana Marsicano, da Tiffany & CO. e Marina Ciconet

Naira Lili, modelo revelação, com Leo Borges, do Terapia do Luxo

Yasmin Bonilha e Gregório Nissel

O casal André Nacli e Fernanda Cassou, que assinou a passarela do PBFW

Alexandre Taleb, que aproveitou o evento para lançar o livro Imagem Masculina

Juliana Carvalho, PR da Velentino no Brasil, com Mariane Caponi, gerente de Marketing e Relacionamento do Pátio Batel

101


102


CRÔNICA

A CUIDADORA DE POMBOS Raul Caldas Filho * Em recente viagem a Barcelona hospedei-me no Olivia Plaza Hotel, localizado na deslumbrante Plaça de Catalunya. Da janela do quarto, no sexto andar, temse uma ampla visão da praça, com suas estátuas e monumentos, além de um belo chafariz, que, ao cair da noite, ilumina-se com jatos de luzes e cores. Durante todas as horas diurnas e boa parte da noite muita gente circula pelas arborizadas vielas, desde turistas embevecidos (querendo registrar compulsivamente tudo o que veem), a passantes atarefados das mais variadas idades e condições sociais. Nas proximidades estão as famosas e também movimentadíssimas avenidas Las Ramblas, com seu calçadão, que vai até o mar, e a Passeig de Gràcia, com as construções de Gaudí e lojas de grife, além de majestosas e bem conservadas edificações, muitas delas centenárias. Num fim de tarde, percebi lá em baixo uma figura lépida distribuindo alimentos a um grande número de pombos (e pombas, certamente), que esvoaçavam e se aglomeravam ao seu redor. Mas não prestei muita atenção e nem consegui distinguir se a pessoa era homem ou mulher. Imaginei a princípio ser alguém incumbido pela municipalidade para realizar aquela tarefa. Na manhã seguinte, mais uma vez chamou-me a atenção a agitação de um bando de pombos seguindo a mesma figura, que conduzia pela calçada um carrinho de criança com passos miúdos e apressados. Agora dava para ver que era uma se-

nhora, caminhando meio curvada com uma touca na cabeça e trajes hibernais, apesar da temperatura estar amena. Ela entrou na praça, subiu alguns degraus e encostou o carrinho numa coluna, passando, em seguida, a tirar do seu interior sacolas e sacos plásticos, de onde apanhava as rações e lançava aos pássaros, que se mostravam cada vez mais alvoroçados. Depois seguiu para um espaço mais amplo, no qual outra leva de pombos a aguardava e repetiu a mesma operação anterior. O que fez mais umas duas ou três vezes, em diferentes pontos, sempre atraindo mais comensais. Os recipientes vazios ela dobrava e colocava de volta ao carrinho. Passei então a conjeturar o que levava aquela senhora, que parecia já ter uma idade respeitável, a dedicar-se a tão exaustiva tarefa. Isto é: por que se preocupava com o bem-estar daqueles pássaros, que, muito provavelmente, se arranjariam por conta própria? Ela não possuía a aparência de uma servidora pública e toda a sua trabalheira deveria ser uma iniciativa pessoal. E, pelo jeito, não dava a mínima importância às advertências escritas em pequenos avisos colocados na grama alertando que “os pombos se multiplicam rapidamente e suas doenças também”, concluindo em tom proibitivo: “Não dê alimento, abrigo e água aos pombos.” Mas ela não estava nem aí. Outras indagações me ocorre-

ram: Teria família, marido, filhos, netos, ou seria uma solitária e caridosa mulher, que encontrava naquela atividade a sua forma de realização pessoal, transferindo aos pombos todos os seus sentimentos? Talvez considerasse que esta seria a sua missão na terra, conseguindo com isso a devida energia para manter-se viva. Onde conseguiria, porém, recursos para as dádivas diárias, que não cairiam do céu por uma providência divina. Para esclarecer essas questões só se eu fosse até onde ela estava e a abordasse. Mas não senti a menor disposição de interrogá-la e, além do mais, se assim o fizesse, todo o halo de mistério que a envolvia se dissiparia. Preferi, pois, continuar observando-a do alto, entregue às suas próprias motivações. Então, após esvaziar, todo o conteúdo dos recipientes que levava deu por concluída o seu dever matinal, pois, de certo, a exemplo do dia anterior, retornaria à tarde. E, tão rapidamente como chegou, retirou-se da praça e partiu pela calçada, empurrando agora o carrinho vazio, com seus passinhos miúdos, ainda perseguida por pombos retardatários. Aí cruzou a avenida e sumiu no meio da multidão. Raul Caldas Filho Jornalista, cronista e ficcionistawww. raulcaldasfilho.com.br contato@raulcaldasfilho.com.br

103


PÁGINA POÉTICA

TRÊS COISAS Paulo Mendes Campos Não consigo entender O tempo A morte Teu olhar O tempo é muito comprido A morte não tem sentido Teu olhar me põe perdido Não consigo medir O tempo A morte Teu olhar O tempo, quando é que cessa? A morte, quando começa? Teu olhar, quando se expressa? Muito medo tenho Do tempo Da morte De teu olhar O tempo levanta o muro. A morte será o escuro? Em teu olhar me procuro.

104


105



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.