v17n5-pt

Page 54

Influência da pigmentação in vitro de ligaduras ortodônticas estéticas na atratividade do sorriso

artigo inédito

INTRODUÇÃO As ligaduras elásticas são acessórios comumente utilizados na Ortodontia e têm grande aplicação na fixação dos arcos aos braquetes. Alguns trabalhos laboratoriais já comprovaram que esses materiais elastoméricos são suscetíveis à pigmentação quando em contato com alguns pigmentos, saliva e bactérias1,2,3, o que faz com que sua vida útil diminua e haja comprometimento da estética no decorrer do tratamento. Tais alterações têm relação direta com a composição, qualidade de matérias-primas e grau de tecnologia empregada em sua fabricação que, por sua vez, varia muito de acordo com cada fabricante4,5,6. Com o objetivo de mascarar essas pigmentações, muitos fabricantes acrescentam cores às ligaduras, porém esse procedimento as torna inadequadas ao uso em aparelhos estéticos. Além disso, a aceitação do uso de ligaduras coloridas varia bastante de acordo com o sexo e a idade dos pacientes7,8. O conhecimento sobre as alterações em suas propriedades físicas e mecânicas é de grande interesse para a aplicação clínica desses materiais, uma vez que poderão permanecer, em média, 30 dias na cavidade bucal e, nesse intervalo, é muito importante que tais propriedades mantenham-se estáveis em relação à elasticidade e à estética1,4,5,6,9,10,11. Avaliações realizadas através de fotografias podem ser utilizadas para análise de alterações na cor de diversos tipos de materiais odontológicos, bem como na análise da atratividade e estética facial e do sorriso antes, durante e após tratamento ortodôntico pelos mais diversos grupos de examinadores possíveis8,12-17. Sabendo que o fenômeno cor é uma resposta psicofísica da interação luz/objeto que depende da percepção subjetiva individual do observador, e com o objetivo de obter um maior conhecimento sobre a influência estética desses materiais elastoméricos pigmentados sobre a aparência do sorriso do paciente durante o tratamento ortodôntico, torna-se necessária a realização de estudos clínicos sobre o referido tema. Baseados nessa premissa, o objetivo dos autores com o presente trabalho foi avaliar por meio de fotografias clínicas, entre estudantes de Odontologia e ortodontistas, a influência que ligaduras elásticas estéticas submetidas a processo de pigmentação exercem sobre a atratividade do sorriso.

© 2012 Dental Press Journal of Orthodontics

MATERIAL E MÉTODOS O presente estudo caracteriza-se por uma abordagem experimental em que foram utilizadas fotografias clínicas faciais do sorriso e de sorriso aproximado de um único paciente adulto, com face e sorriso harmoniosos14, com alinhamento e nivelamento dentário adequado na arcada superior, que necessitava de tratamento ortodôntico fixo e desejava fazer uso de aparelho estético. A amostra constituiu-se de 16 fotografias clínicas faciais do sorriso (12,8cm x 17,1cm) e 16 de sorriso aproximado (19,2cm x 9,07cm) de um único paciente. O aparelho ortodôntico foi composto por braquetes de porcelana monocristalina (Ortho Technology, Tampa, EUA), fio de NiTi 0,016” teflonado (PTFE – politetrafluoretileno), na cor A2 (Beijing Smart Technology CO, Pequim, China) e ligaduras elásticas estéticas de cinco marcas comerciais diferentes, distribuídas em oito grupos, G1 a G8 (Morelli [Sorocaba/SP]; Ortho Technology [Tampa, EUA]; TP Orthodontics [La Porte, EUA]; 3M/Unitek clear; 3M/Unitek obscure [St. Paul, EUA]; American Orthodontics clear; American Orthodontics pearl; e American Orthodontics metalic pearl [American Orthodontics, Sheboygan, EUA]). Foram utilizadas 20 ligaduras de cada grupo, totalizando 160 ligaduras. Metade delas foi utilizada em estado natural e a outra metade submetida a processo de pigmentação in vitro, conforme anteriormente realizado por outros autores 2, através de imersão em solução composta por 250ml de cada uma das seguintes soluções: café, chá preto, vinho tinto, refrigerante Coca-Cola sem gás, infusão de fumo de rolo e saliva artificial. As ligaduras foram colocadas em copos plásticos descartáveis previamente identificados, e separadas por grupos. A solução pigmentante homogeneizada foi depositada em cada um dos copos e todos eles foram armazenados em recipiente plástico, recobertos com filme de PVC (cloreto polivinil), tampados e colocados em estufa (Biomatic, Santo André/SP) a 37°C, por cinco dias18. A definição de cinco dias de imersão foi feita após a realização de um estudo piloto em que ligaduras de todos os grupos passaram por um processo de pigmentação durante dez dias. Apenas no quinto dia houve diferenciação visual evidente quanto ao grau de pigmentação entre as ligaduras de cada um dos grupos avaliados.

124

Dental Press J Orthod. 2012 Sept-Oct;17(5):123-30


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.