Revista Postos & Serviços - Janeiro 2023

Page 1

Regulação

Nova resolução da ANP permite que preenchimento do LMC seja apenas eletrônico.

Página 14

Ano novo, páginas em branco

Como será 2023 para os nossos negócios? Economistas analisam as previsões para os próximos meses e afirmam que é preciso cautela.Páginas de 4 a 7

Fecombustíveis

Em entrevista exclusiva, presidente fala sobre os desafios e bandeiras da federação para 2023.

Página 8

Informativo do Sindicombustíveis - Resan | Janeiro de 2023 | Ano 27 | N° 326

NESTA EDIÇÃO

4 8 14

21

Economistas analisam as previsões para 2023 e afirmam que é preciso cautela.

Entrevista exclusiva com o presidente da Fecombustíveis, James Thorp Neto, sobre a agenda da federação para este ano.

Nova resolução da ANP permite que preenchimento do LMC seja apenas eletrônico.

Confira as notícias do nosso mural.

Postos & Serviços é uma publicação mensal do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e de Lojas de Conveniência, e de Empresas de Lava-Rápido e de Empresas de Estacionamento de Santos e Região - Resan | Rua Manoel Tourinho, 269 - Macuco - CEP 11015-031 - Santos /SP Tel: (13) 3229-3535 - www.resan.com.br - E-mail: secretaria@resan.com.br - Presidente: José Camargo Hernandes | Jornalista

Responsável, textos e editoração eletrônica: Lídia Nardi - MTb 38.048/SP | E-mail: imprensa@resan.com.br | Imagem da capa: Jessica Lewis/Pexels. Fotos: Resan, Freepik, Agência Brasil, Pexels e divulgação | As opiniões emitidas em artigos assinados publicados nesta revista são de total responsabilidade de seus autores. Reprodução de textos autorizada desde que citada a fonte. O Resan e os produtores da revista não se responsabilizam pela veracidade das informações e qualidade dos produtos e serviços divulgados em anúncios veiculados neste informativo. Publicidade: Ana Lúcia - (11) 99904-7083.; e-mail: al.val@terra.com.br

Engin Akyurt Pexels

Eterno morde e assopra

Oano começa com a sociedade e o Poder Público tentando equilibrar expectativas, estratégias e ações. Após as primeiras semanas de 2023, o novo Governo vem com promessa de avanço nas discussões sobre a Reforma Tributária, mas também não garante a continuidade na desoneração dos impostos federais sobre os combustíveis.

Recém-empossado, o ministro da Fazenda tem falado a empresários que as reformas terão "alta intensidade" e afirma ter observado receptividade no Congresso Nacional em relação à agenda do Executivo. Se realmente se concretizar, será ótimo! Além disso, há promessas de “desengavetar” iniciativas de democratização do crédito apresentadas pelo Banco Central no passado, mas que ficaram paradas.

Diante das incertezas que pairam sobre o empresariado, tais medidas trazem um certo ânimo. Isso porque, segundo especialistas na área econômica, 2023 começa em meio a incertezas quanto aos juros, o câmbio e a inflação.

Além disso, existe a tendência de fim da desoneração dos impostos federais sobre o etanol e a gasolina. A medida foi prorrogada por medida provisória até 28

de fevereiro, em um dos primeiros atos do Governo Lula após a posse, em 1º de janeiro.

Na realidade, parece que o ano será um verdadeiro morde-e-assopra. De um lado, alta nos indicadores econômicos e fim da desoneração. Do outro, votação de reformas e desburocratização de ofertas de créditos a empresas.

Diante disso, é importante lembrar que todo início de ano demanda planejamento e organização para quem empreende, principalmente no aspecto financeiro.

Nesta edição da Revista Postos & Serviços, especialistas recomendam cautela. Para eles, não é hora de grandes apostas.

Ainda mais no setor de combustíveis, onde, até o momento, não se sabe que ações o Governo irá realizar na tentativa de mudar a política de preços da Petrobras, que hoje acompanha as cotações do mercado internacional. Fala-se na criação de um fundo, mas quais serão os efeitos a médio e longo prazo dessa medida? As perguntas ainda são muitas, assim como as tentativas de equilibrar os negócios neste cenário de incertezas.

Vamos à luta! Excelente 2023 a todos! Até mês que vem!

POSTOS & SERVIÇOS | 03
EDITORIAL

Para 2023, cautela!

Especialistas apontam tendências para inflação, dólar e juros nos próximos meses

Aeconomia neste novo ano começa com incerteza influenciando as previsões de câmbio e juros para 2023.

Especialistas afirmam que, diante da estimativa de inflação e dólar em alta para os próximos meses, o momento é de cautela para as empresas, com o objetivo de preservar a saúde financeira dos seus negócios.

“A transição de governos com pensamentos diferentes sobre as medidas econômicas sempre traz incerteza e impacta diretamente sobre os indicadores do mercado – taxa de inflação, dólar e juros”, explica a eco -

nomista Célia Ribeiro, coordenadora do curso de Economia da Universidade Católica de Santos (UniSantos).

Diante desse cenário, o contabilista Carlos Bispo, consultor especialista no

segmento de postos de combustíveis, recomenda cautela nos investimentos que não tragam absoluta certeza de incremento de lucros ou de caixa para a operação.

“O principal desafio do empresário neste momento é cuidar muito bem do gestão controlada e atenta,

04 | POSTOS & SERVIÇOS ECONOMIA

um endividamento para manter capital de giro”, afirma ele.

“No caso da revenda, deve-se esperar por grandes desafios, principalmente nos aspectos econômicos internos e externos que devem onerar o caixa fortemente, tanto com o (possível) término do campo de redução dos tributos nos preços dos combustíveis, quanto à disponibilidade de ofertas de produtos no mercado internacional, com olhar mais atento ao diesel”, completa Bispo.

“Qualquer estimativa sobre preços (dos combustíveis) é arriscar um palpite que pode ou não se confirmar, muito diferente de anos anteriores”, diz o especialista. “Acredito que nos últimos dois anos durante a pandemia, o revendedor evolui muito no campo das finanças, quase que obrigado a buscar fontes de recursos para manter o equilíbrio financeiro do capital de giro na sua empresa.”

A economista Célia Ribeiro concorda. “O preço da gasolina é uma das grandes incógnitas para 2023. Independente da política de desoneração do Governo (Federal), os preços dependem do cenário internacional. Hoje a crise do combustível envolve um desarranjo entre a oferta e a demanda por petróleo. A oferta mundial de petróleo, diante de uma incerteza para a resolução na Guerra da Ucrânia, reforça o desequilíbrio com uma demanda por com -

POSTOS & SERVIÇOS | 05
Pexels
"Qualquer estimativa sobre preços (dos combustíveis) é arriscar um palpite que pode ou não se confirmar, muito diferente de anos anteriores”
Carlos Bispo Consultor

bustível que continuar a aumentar com uma oferta ainda restrita. No Brasil, o preço médio da gasolina pode subir, e todos devem se preparar para possíveis ajustes”, afirma ela.

“Voltaremos a lidar com preços de compras de combustíveis altos.

Além dos aspectos internos relacionados aos tributos, ainda estaremos expostos ao PPI (Preço de Paridade Internacional), com isso poderemos voltar ao patamar de preços do primeiro semestre de 2022, o que impactará não somente a sociedade e inflação, mas também

será um momento de tensão para os revendedores que deverão buscar recursos para investir na reposição e financiamento de combustível na sua operação, ou seja, aumentará significativamente a necessidade de capital”, alerta Bispo.

Indicadores em 2023

“O ano de 2023 ainda traz alguns números que preocupam o mercado:

1- DÓLAR - O dólar continua em alta frente ao real. O mercado de dólar está trabalhando apenas no curto prazo e está sensível às ações do novo governo. A alta da moeda norte-americana aliada ao cenário político, com declarações de vários ministros e mesmo depois do pacote fiscal do ministro Fernando Haddad, sempre assusta o mercado financeiro. A política cambial é importante para as decisões de importadores e exportadores, pois interfere diretamente em suas políticas de preços.

2- INFLAÇÃO – previsão do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Ampliado , segundo o FOCUS, para 2023 de 5,0 % ante 5,7% em 2022. Ou seja, a inflação continua elevada.

3- TAXA DE JUROS – Em dezembro a FOCUS alterou a estimativa da taxa SELIC para o final de 2023 para 11,75%, ante 11,50% na semana anterior. Em 2022 a taxa básica da economia foi mantida em 13,75%."

Célia Ribeiro, coordenadora do curso de Economia da UniSantos

06 | POSTOS & SERVIÇOS

“Minha recomendação ao revendedor é muito clara: O mercado de combustíveis exigirá muito mais do empresário da revenda, esteja preparado e foque naquilo que você realmente tem controle, que é a sua gestão! Tendo em mente sempre que "caixa é rei" portanto, trate-o como algo nobre.

- Elaborar um planejamento de operação com diversos cenários para fontes de receitas. Quanto maior as fontes, menor a dependência apenas dos combustíveis. Logo, ideal focar no ticket médio.

- Elaborar um bom planejamento financeiro com olhar nas fontes de financiamento, política de crédito e uma excelente gestão do capital de giro.

- Cuidar da Margem de Contribuição da Operação em Combustível, Agregados, Loja de Conveniências e Serviços. Lembrando ao revendedor que o que paga as contas é a margem e não o preço, portanto, se profissionalize no processo de precificação e pratique o indicador do ponto de equilíbrio.

- Prever investimentos apenas após o segundo semestre de 2023. Aguardar a confirmação das incertezas.

Siga um plano consistente e acompanhe a gestão de perto."

POSTOS & SERVIÇOS | 07
"Caixa é rei"
Carlos Bispo, consultor especializado em postos de combustíveis

Àfrente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) desde o ano passado, o empresário James Thorp Neto tem se destacado na presidência da entidade pelo diálogo que mantém não só com os órgãos do Poder Público, mas também com a revenda e os demais públicos de interesse do setor.

Em entrevista à Revista Postos & Serviços, o presidente da Fecombustíveis fala sobre os principais desafios para o setor em 2023 e afirma que a luta pela reformulação da TFCA e a continuidade da desoneração dos combustíveis são possibi -

08 | POSTOS & SERVIÇOS
ENTREVISTA
Eliane Cunha/Fecombustíveis
"Teremos que encarar os desafios conforme eles forem aparecendo e não serão poucos"
James Thorp Neto, presidente da Fecombustíveis

lidades concretas neste novo ano.

Postos & Serviços –Como está a agenda da Fecombustíveis para 2023? Quais as principais pautas da federação para este ano e como vão atuar para executá-las?

James Thorp Neto – Já começamos o ano com uma pauta intensa. Estivemos reunidos com as lideranças das três maiores distribuidoras do País e com representantes da Brasilcom (Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Bicombustíveis) para fortalecermos o diálogo e conhecermos os pontos de vista deles para 2023. Nosso intuito é entender e visualizar os desafios que teremos pela frente. É sabido que nossos desafios começaram dia 1º de janeiro, com o impasse na questão da desoneração do combustível. Prorrogaram no dia 1º, mas a publicação no Diário Oficial só aconteceu ao longo do dia 2,

com muita turbulência, com distribuidores já repassando de imediato (com oneração), pois tinham recebido os produtos com carga tributária ‘normalizada’. Foi um desafio logo no início do ano.

Postos & Serviços – E deu tudo certo? Quais os próximos passos?

James - A desoneração foi prorrogada, a gente sabe que teremos outro momento de diálogo e conseguir que essa desoneração permaneça será um grande desafio. Todos nós na Fecombustíveis defendemos que seja mantida a desoneração do combustível, pois isso impacta positivamente tanto para a população como para os postos. Outro desafio é concluir algo tratado há mais de 10 anos. Houve uma evolução, mas esperamos que em 2023 seja concluída a reformulação do TCFA (Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental), para que possamos ter uma taxa mais justa, com a cobrança mais equilibrada, e não fazendo com que um posto que fatura mais de R$ 12 milhões/ ano pague igual a uma dis-

POSTOS & SERVIÇOS | 09
“A Fecombustíveis defende que seja mantida a desoneração do combustível, pois isso impacta positivamente tanto para a população como para os postos."
James Thorp Neto Presidente do Fecombustíveis

tribuidora e refinaria, como acontece hoje. Eu acho que é um grande desafio que acompanharemos neste ano. A verdade é que hoje vivemos num mercado tão dinâmico! Além dessas pautas que já são realidade, sabemos que teremos que encarar os desafios conforme eles forem aparecendo e a gente sabe que não serão poucos.

Postos & Serviços –Existe alguma previsão sobre a reformulação da TCFA?

James - Após a posse dos novos parlamentares, o projeto vai passar por uma última comissão (na Câmara dos Deputados) antes de ir para o Senado. Acreditamos na possibilidade de resolver isso ainda neste ano e, em até oito meses, acredito que tenhamos uma definição para compartilhar com a revenda.

Postos & Serviços – E quais serão as principais pautas da Fecombustíveis na ANP para 2023? Como o sr. analisa a atuação da agência no ano passado e como ela deve seguir neste

ano? Acredita em novas mudanças regulatórias?

James - Estamos atentos e temos nos reunindo com representantes da agência. Temos pautas importantes pendentes e que daremos continuidade, como a questão do marcador de biodiesel na Região Norte, e o descompressor diesel marítimo, que temos total interesse que haja pois isso causa uma concorrência desleal. Estamos atentos para que seja resolvido, pois é um pleito antigo nosso. Sabemos que a ANP vem tentando fazer um acompanhamento online dos preços junto às Secretarias estaduais da Fazenda. A gente é favorável, mas isso não pode gerar mais uma obrigação e custos para os postos (caso tenham que ficar enviando os dados de preços eletronicamente). Além disso, vivemos em um país de dimensões continentais, então sabemos que existem postos em regiões com dificuldade de acesso à internet, então como

eles iriam alimentar esse sistema diariamente.

Postos & Serviços –

Dentre as principais lutas do setor, está a aprovação de regras mais rígidas contra o devedor contumaz, o combate à sonegação fiscal e a reforma tributária? Como a federação pretende retomar essas discussões? Já há um direcionamento neste sentido?

James – São nossas prioridades a Reforma Tributária e a questão do devedor contumaz. Projetos como o PLP 164/2022, apresentado em substituição ao PLS 284/2017, são importantes para garantirmos uma concorrência mais leal no mercado.

Postos & Serviços – O crescimento do número de carros elétricos/ híbridos tem ocorrido em todo o Brasil. Como a federação analisa esse avanço?

James – A recomendação é que os postos fiquem atentos, pois as mudanças acontecem de forma muito rápida.

10 | POSTOS & SERVIÇOS

A federação está acompanhando, com representantes nas comissões junto ao Ministério de Minas e Energia, a possibilidade de mudanças na regulamentação quanto aos veículos elétricos e quanto à política de hidrogênio. Estamos acompanhando para termos condições de opinar e então compartilhar com os revendedores todas as mudanças que estão por vir. Particularmente, não acredito numa mudança imediata para uma eletrificação da nossa frota. Até pelas características do nosso país, acredito que um modelo com veículos híbridos é uma realidade, com ênfase no etanol. Somos um grande produtor, então acredito nessa opção. Quanto à eletrificação, os veículos ainda não têm preços acessíveis e, enquanto não houver um norte mais claro sobre o descarte das baterias desses carros, como será a manutenção, o seguro... enfim, tudo é novidade ainda. Estamos atentos, mas não acreditamos numa eletrificação em massa no momento.

Postos & Serviços – Os empresários, em geral, ainda lutam para se recuperar da crise gerada pelas restrições da pandemia. Qual a expectativa da Fecombustíveis sobre a economia brasileira este ano?

James – Eu sou uma pessoa otimista por natureza, mas isso não pode se confundir com precipitação. Eu acho que temos que analisar com calma, o revendedor deve estar sempre preparado e muito atento aos seus custos, pois sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo e é um grande desafio para o revendedor estar capitalizado e de olho nos custos, dominar o seu negócio, para não ser surpreendido. Vivemos num cenário de inflação no mundo todo, então o ideal é não dependermos de bancos, estar capitalizado, negociar bem suas taxas de cartão de crédito, tudo que estiver ao seu alcance para reduzir custos, porque realmente é um desafio grande num mercado com margens

POSTOS & SERVIÇOS | 11
“Defendo que o self-service seja discutido no Legislativo, pois assim qualquer mudança valerá para todos. Só dessa forma teremos um mercado justo.. " James Thorp Neto Presidente do Fecombustíveis

tão apertadas, a gente ainda ter uma previsão de inflação.

Postos & Serviços – A área ambiental parece estar em destaque com o novo Governo Federal. O senhor acredita que haverá mudanças para aprovação de licenças ambientais?

James - Ainda é cedo para avaliarmos, mas acho que já estamos num segmento tão fiscalizado, tão cobrado e tão ajustado no aspecto ambiental, que eu acho difícil aparecerem novas exigências. Temos grupos de trabalho dentro da federação que têm acompanhado cada ponto de interesse da revenda – área tributária, ambiental, postos de rodovia, energias renováveis – e as mudanças que podem acontecer.

Postos & Serviços – A questão do self-service ainda divide opiniões no setor. Qual será o posicionamento da Fecombustíveis sobre isso em 2023? Quais

passos serão tomados sobre esse assunto?

James – O conselho da Fecombustíveis tem um posicionamento contrário ao self-service, mas estamos preparados para voltar a discutir esse assunto a qualquer momento. Na verdade, nosso objetivo não é ser favorável ou contrário, nosso objetivo é ser justo. A federação é contra discutir o self-service no Judiciário, com liminares que autorizam o autosserviço apenas para

alguns, tornando o mercado desigual. Defendo que isso seja discutido no Legislativo, pois dessa forma, qualquer mudança valerá para todos. Só dessa forma teremos um mercado justo.

Postos & Serviços –Como a federação está analisando a questão das trocas de bombas, seja pela questão da certificação como do benzeno?

James - Recentemente foi alterado o prazo (para troca de bombas).

12 | POSTOS & SERVIÇOS
Divulgação/Fecombustíveis Por unanimidade, James Thorp Neto foi eleito para comandar a Fecombustíveis até 2026

Estamos acompanhando de perto tanto a questão da criptografia das bombas (certificação digital) quanto à questão de recuperação de vapores (RTM). Aliás, uma das vitórias que conquistamos foi unificar essas datas, prorrogando o prazo para dezembro de 2024. Vemos com bons olhos, pois teremos mais tempo para discutir o assunto e dando oportunidade para o revendedor se preparar melhor.

Postos & Serviços – E quanto ao ICMS?

James – Estamos fazendo um trabalho de divulgação nesse sentido. Acabou o congelamento dos PMPFs, voltou a ter divulgação e já estão acontecendo mudanças quinzenais nos Ato Cotepe. Queremos deixar todos cientes de que isso voltou a acontecer, para que não exista a possibilidade de a culpa recair sobre os postos. (em caso de aumento de preço nos combustíveis). Um ponto positivo, de um pleito antigo da federação que conquis-

tamos recentemente, foi a questão da monofasia e alíquota ad rem (cobrança única) para o óleo diesel (biodiesel e GLP também) e a partir de 1º de abril vai estar válido, pois temos que cumprir a noventena. Isso é muito importante, principalmente para o revendedor de rodovia localizado próximo às divisas, já que vai acabar aquela concorrência desleal entre estados. Agora queremos que seja implantado da mesma forma para os outros produtos, daí teremos um equilíbrio nacional.

Postos & Serviços –Para finalizar, algum recado à revenda?

James – O objetivo maior da minha gestão é fortalecer os sindicatos e, para isso, a gente pede que os revendedores enxerguem o valor dos seus sindicatos, participem mais, pois só teremos uma revenda forte se tivermos sindicatos fortes. Então, precisamos da participação do revendedor nos sindicatos, pois assim todos estarão fortes também.

POSTOS & SERVIÇOS | 13
“A gente pede que os revendedores enxerguem o valor dos seus sindicatos, participem mais, pois só teremos uma revenda forte se tivermos sindicatos fortes"
James Thorp Neto Presidente do Fecombustíveis

LMC apenas eletrônico: isso já é possível!

Livro de Movimentação de Combustíveis tem novas regras a partir da vigência da Resolução ANP 884/2022

Desde a entrada em vigor da Resolução ANP nº 884/2022, no final do ano passado, a revenda varejista de combustíveis passou a ter opção de escolha na hora de preencher o Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC), até então obrigatoriamente impresso e encadernado mensalmente.

Agora, é possível registrar seus dados apenas em formato eletrônico ou utilizar o livro impresso, se assim o empresário desejar.

“Esta nova resolução é fruto de um processo de revisão realizado pela ANP para adaptar a le-

14 | POSTOS & SERVIÇOS
NORMAS
No Auto Posto Tamburello, em Santos, Valéria e Simone (em pé) atualizam o LMC apenas eletronicamente

gislação à modernização do setor”, afirma a advogada do Sindicombustíveis Resan, Carolina Dutra, que representou o sindicato na consulta e audiência pública sobre o tema, junto com a Fecombustíveis e demais sindicatos. Segundo ela, a norma reforçou parte das disposições anteriores e simplificou outras.

“O LMC é um instrumento obrigatório e muito importante para a revenda, seja para controle fiel de estoque, seja para identificação de eventuais erros operacionais ou mesmo de problemas de ordem ambiental”, explica a advogada.

O preenchimento do LMC no formato eletrônico foi a opção escolhida pela gerente-geral do Auto Posto Tamburello, Valéria Braga Thereziano

Henrique Pinto.

“Estamos utilizando o LMC eletrônico desde outubro do ano passado, quando a legislação permitiu. Optamos pelo digital, pois acredito que é

Antes da nova resolução, LMC precisava ser encadernado mensalmente

mais prático, ágil e gera menos custo, já que não precisaremos encadernar, e ainda ajuda a preservar o meio ambiente, com menos consumo de papel”, diz Valéria.

“Como esse sistema está diretamente ligado às bombas, ele faz esse controle automaticamente e todos os dias, sem a necessidade de intervenção humana, o que reduz a chance de erros e de fraudes”, completa Simone Borges dos Santos, encarregada administrativa do Auto Posto

POSTOS & SERVIÇOS | 15
“Optamos pelo digital, pois acredito que é mais prático, ágil e gera menos custo, já que não precisaremos encadernar, e ainda ajuda a preservar o meio ambiente, com menos consumo de papel”
Valéria Thereziano Gerente-geral do Auto Posto Tamburello

Tamburello, localizado em Santos, que prefere usar o LMC eletrônico também para checar o estoque com mais precisão.

“Quando utilizado corretamente, é fundamental para apontar ao dono do posto as diferenças entre o estoque existente e o estoque calculado, levando os estabelecimentos a uma gestão mais efi-

ciente”, avalia Valéria, que preenche o formulário diariamente. Caso seja identificada diferença, o proprietário deve imediatamente verificar o que está acontecendo como, por exemplo, checar se há bombas descalibradas, vazamentos, problemas de descarga de combustíveis e até mesmo furto.

A advogada do Resan,

Carolina Dutra, explica que, atualmente, em caso de fiscalização, o posto revendedor será notificado pela ANP ou órgãos conveniados a enviar os dados, de forma digital ou impressa, no prazo definido.

Em caso de não cumprimento da notificação ou inconsistência nos dados escriturados, pode haver autuação e até interdição do estabelecimento.

16 | POSTOS & SERVIÇOS

Dicas importantes!

Para melhor aproveitamento do LMC , as regras de ouro são:

- o LMC deve registrar diariamente os estoques e as movimentações de compra e venda de combustíveis automotivos, ainda que não haja movimentação de produto;

- o LMC deve considerar, no mínimo: a) movimentação de compra de combustíveis e respectiva documentação fiscal; b) movimentação de venda de combustíveis, com volume comercializado por cada bico; c) estoque; d) outras operações de entrada e saída de combustíveis e respectivas documentações fiscais; e) preços de compra e venda de combustíveis comercializados;

- o posto deve manter o LMC disponível no estabelecimento, por um período de 06 (seis) meses, em conjunto com a documentação fiscal, em meio digital ou físico, para fins de fiscalização da ANP ou de órgãos conveniados. Contudo, vale lembrar que o LMC também é um livro fiscal e, para fins tributários, deve ser arquivado por 05 (cinco) anos;

- quando notificado pela ANP ou pelos órgãos conveniados, o posto deverá enviar os dados relativos à movimentação dos combustíveis, de forma digital ou impressa;

- considerando os dados do campo 8 (“perdas + ganhos”), quando for constatada variação no estoque físico de combustível superior a 0,6% (seis décimos por cento), sem a respectiva comprovação legal de movimentação comercial, caberá ao posto apurar a causa da diferença e registrar a justificativa no campo “observações” do LMC. Além disso, conforme o problema encontrado, o posto deverá adotar as providências cabíveis. Se for detectado vazamento ou infiltração, o tanque deverá ser esvaziado e recuperado, mediante serviço especializado. Caso o revendedor não identifique a causa da variação, poderá ser autuado pela ANP e demais órgãos fiscalizadores, com base nas normas técnicas e legislação ambiental;

- o LMC ainda vigente, escriturado conforme a Portaria DNC nº 26/1992, deve ser mantido em arquivo pelo posto, por tempo necessário para que, em conjunto com o LMC preenchido a partir da vigência desta Resolução (03/10/2022), haja registro da movimentação dos cinco anos anteriores à publicação da Resolução ANP nº 884/2022, isto é desde 08/09/2017.

POSTOS & SERVIÇOS | 17

Compartilhe vida. Doe sangue!

O Hemonúcleo da Santa Casa de Santos precisa repor seu estoque de sangue. Todos os tipos sanguíneos são aceitos!

Requisitos básicos para doar sangue: estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 kg; ter almoçado há pelo menos duas horas; não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; não fumar por 2 horas antes da doação e ter dormido pelo menos seis horas.

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta, das 7 às 16 horas. Aos sábados, das 7 às 11 horas.

Endereço: Av. Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50 – Jabaquara – Santos – SP, 11075-101. Telefone: (13) 3202-0600 | Ramal 1414

No quadro a seguir, confira mais locais para doação na região, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

18 | POSTOS & SERVIÇOS

Cubatão

Banco de Sangue do Hospital Modelo de Cubatão

Endereço: Avenida Henry Borden, s/nº, Vila Nova

Telefone: (13) 3362-5400

Guarujá

Banco de Sangue do Hospital Santo Amaro

Endereço: Rua Quintino Bertoldi, 40, Vila Maia Contato: (13) 3384-1515

Itanhaém

Banco de Sangue do Hospital de Itanhaém

Pontos de coleta de sangue na Baixada e Vale do Ribeira

Endereço: Avenida Rui Barbosa, 541, Centro Contato: (13) 3426-3350

Cubatão

Pariquera-Açu Hospital Regional do Vale do Ribeira

Banco de Sangue do Hospital Modelo de Cubatão

Endereço: Rua dos Expedicionários, 140, Centro

Telefone: (13) 3856-9600

Endereço: Avenida Henry Borden, s/nº, Vila Nova

Telefone: (13) 3362-5400

Banco de Sangue do Hospital Ana Costa

Endereço: Rua Amazonas, 143, 8º andar, Campo Grande

Telefone: (13) 3228-9000 / 3226-9245

Guarujá

Banco de Sangue do Hospital Santo Amaro

Casa de Saúde de Santos

Endereço: Avenida Conselheiro Nébias, 644, Boqueirão - Santos

Endereço: Rua Quintino Bertoldi, 40, Vila Maia

Telefone: (13) 3202-2500

Contato: (13) 3384-1515

Hemognósis - Santos

Endereço: Avenida Conselheiro Nébias, 644, Térreo, Boqueirão

Telefone: (13) 3232-4772

Itanhaém

Banco de Sangue do Hospital de Itanhaém

Hospital Frei Galvão - Santos

Endereço: Rua Dr. Heitor de Moraes, 23, Boqueirão

Endereço: Avenida Rui Barbosa, 541, Centro

Contato: (13) 3229-1500

Contato: (13) 3426-3350

Hospital Guilherme Álvaro - Hemonúcleo de Santos

Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão

Telefone: (13) 3233-4265

Pariquera-Açu

Hospital Regional do Vale do Ribeira

Hospital São Lucas - Santos

Endereço: Rua dos Expedicionários, 140, Centro

Endereço: Avenida Ana Costa, 168, Vila Mathias

Contato: (13) 2102-5000

01Osvaldo José Pinto

Auto Posto 7 Passos - Peruíbe

05Helena A. Chinelli

Ignatovitch

Auto Posto Mathias - Cubatão

Um brinde a você!

FEVEREIRO

05Roseli Gonçalves de Azevedo AP Juruá Bertioga - Bertioga

08José Ferreira Barros Rede PetrobebaVale do Ribeira

10Bruno Diogo

AP Di Monaco - Praia Grande

15Valério Garcia Cintra

AP Falcão do TerminalGuarujá

17Dorival Franco da Rocha

Rede Náutica - São Vicente

18Carolina Ongarato Pontes

Abastecedora de Combustível Turismo - Jacupiranga

Ações janeiro/2023

13/01 Reuniões da Fecombustíveis e sindicatos filiados com os representantes das companhias distribuidoras para abordar as principais perspectivas do setor de dowstream em 2023, no rio de Janeiro/RJ.

19/01 Reunião Ordinária da Diretoria Plena do Sindicombustíveis/Resan, em Santos/SP.

27/01 Reunião Online com o sindicato laboral SINDEG para tratar da renovação da CCT de Estacionamentos.

20 | POSTOS & SERVIÇOS

FIQUE LIGADO

ABIEPS ANP

1A ANP está desenvolvendo um projeto para obter dados de preços e volumes de combustíveis e de GLP direto dos documentos fiscais armazenados nas bases de dados das Secretarias de Fazenda estaduais e do Distrito Federal. Batizado de Projeto de Transparência de Preços na Revenda (PTPR), o sistema dará mais agilidade ao acompanhamento de preços. O projeto, explica a ANP, tem como objetivo aprimorar a obtenção de dados fidedignos de preços praticados na revenda, aproximando-se da cobertura, em tempo real, de todas as operações de venda com base nos dados de nota fiscal eletrônica. “Tal cenário, conjugado com ferramentas de georreferenciamento, permitirá ganhos de qualidade na detecção de indícios de cartel e na disponibilização de informações ao consumidor”, respondeu a ANP, após ser indagada sobre ações de governança no monitoramento de preços. (Fonte: Petróleo Hoje)

BIODIESEL 3

2A ABIEPS (Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência) elegeu no último dia 17 de janeiro a nova diretoria executiva da entidade para o período de 01 de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2024. A presidência será assumida por Bruno Rosas, CEO da Gilbarco Veeder-Root. A escolha da nova diretoria se deu por indicação única, durante a primeira reunião do Conselho Diretor eleito em dezembro de 2022. Maurício Prado Alves, agora ex-presidente, afirmou que a experiência de ocupar o cargo de conselheiro presidente da ABIEPS foi, sem sombra de dúvida, uma grata surpresa, quer seja pelo ambiente, pelo companheirismo dos demais conselheiros ou e pela convivência com os associados e parceiros.

(Fonte: ABIEPS)

Para o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel, a ser discutido pelo novo governo, demanda novas especificações para garantir a compatibilidade do produto com as tecnologias de motores do Proconve P8. Ao assumir a pasta de Minas e Energia (MME), o novo ministro Alexandre Silveira afirmou que o percentual para 2023 será definido após consulta com produtores, representantes da indústria e do setor de transportes. O IBP comentou que “enxerga de forma positiva a intenção do governo em consultar todas as partes envolvidas, conferindo transparência e previsibilidade ao processo”. Em janeiro do ano passado, a ANP realizou uma audiência pública sobre o tema, após receber relatos de usuários e do setor automotivo sobre falhas e perdas de performance nos equipamentos. A consulta recebeu 184 sugestões. (Fonte: epbr)

POSTOS & SERVIÇOS | 21
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.