Boletim oi aki maio 2012

Page 1

ANO 1 - Nº 1 - MAIO DE 2012 EDITORIAL

OI AKI: o boletim interno da Oficina de Imagens Com a proposta de integrar a equipe, conselheiros e parceiros e mantê-los informados sobre os projetos, as atividades internas e as iniciativas desenvolvidas pela instituição, a Oficina de Imagens lança a primeira edição do boletim OI AKI, que terá periodicidade mensal. O nome foi escolhido a partir de uma campanha interna. “Com a ampliação dos projetos da Oficina, cresce também o desafio de manter todos os colaboradores e associados da entidade informados sobre as diversas atividades. A proposta é que este boletim seja um canal estratégico de informação, tanto para a equipe, quanto para associados, conselheiros e diretoria”, afirma Adriano Guerra, coordenador executivo. Contamos com a leitura atenciosa de todos os leitores. Críticas e sugestões também serão sempre bem-vindas. Maio: A equipe da Oficina de Imagens terá uma intensa agenda de trabalho neste mês em função das atividades relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Confira a programação no site da Oficina.

GESTÃO

Fortalecimento institucional Os últimos quatro anos marcaram uma grande expansão da Oficina de Imagens, com ampliação da sua abrangência territorial, das equipes, dos parceiros e do volume de atividades. Para lidar com esse crescimento, torna-se fundamental fortalecer os processos de gestão, de forma a assegurar a qualidade do trabalho institucional. Diante desse desafio, a diretoria e o comitê gestor decidiram buscar o apoio de consultores especializados, que apoiem a Oficina no aprimoramento de seu modelo de gestão. O trabalho dos consultores começa no mês de maio. Para esse trabalho, a Oficina irá contar com a contribuição de dois profissionais: o administrador Hércules Soares, diretor da Central de Projetos e atual superintendente da ONG Escola de Gente, irá apoiar a reestruturação dos processos administrativos-financeiros; e a consultora Andrea Henriques, conselheira da Oficina de Imagens, atuará na reformulação do organograma e na revisão do Estatuto. Todos os colaboradores estão convidados a encaminhar suas sugestões por meio das coordenações técnicas ou diretamente ao coordenador executivo, Adriano Guerra.

COMUNICAÇÃO E DIREITOS

Oficina desenvolve ação com adolescentes durante 8ª Conferência dos Direitos Entre os dias 10 e 12 de abril, um grupo de 15 adolescentes integrantes de diferentes projetos sociais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, foi responsável por produzir a cobertura jornalística da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais. Denominado “Mídia A”, o grupo foi coordenado por educomunicadores da Oficina de Imagens e durante os três dias da conferência teve oportunidade de repercutir os diferentes temas e discussões trazidos pelo evento, a partir da experimentação de linguagens jornalísticas e audiovisuais. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, chegou a conceder uma entrevista exclusiva ao grupo, durante a abertura do encontro. A cobertura, que está sendo realizada em vários estados, é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos e da organização Auçuba, em parceria com a Rede ANDI Brasil, Blog Juventude Conectada aos Direitos e Agência Jovem de Comunicação. Em Minas Gerais, as atividades foram coordenadas pela Oficina de Imagens e contaram com a parceria de organizações locais. Clique aqui e confira os materiais produzidos! Outras agendas:

Ao longo de maio, a área de Comunicação e Direitos se dedica à preparação do encontro “Infância e Comunicação”, que será realizado no próximo mês. A proposta do evento é sensibilizar e qualificar os delegados mineiros que irão participar da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente para as agendas relacionadas à interface entre Direito à Comunicação e Direitos da Criança e do Adolescente.

No último dia 07, parte da equipe esteve em Salvador, conduzindo uma oficina de media training com foco no tema Trabalho Infantil para um público de 150 educadores mobilizados pelo Ministério Público da Bahia.

Segue a todo vapor a atualização do Portal dos Direitos (www.direitosdacrianca.org.br) e a produção dos boletins do projeto CDC Comunica. Neste mês, quatro exemplares serão finalizados. Clique aqui e confira a edição nº 3 do CDC em Foco, de Apiaí (SP).

EDUCOMUNICAÇÃO

Visita a parceiros da Bolívia e Argentina marca início do Comunic@ Escola Mercosul Entre os dias 11 e 23 de abril, o coordenador executivo da Oficina, Adriano Guerra, a coordenadora técnica, Paula Kimo, e a analista de projetos, Glauce Palhares, estiveram nas cidades de Rosário e San Miguel de Tucuman, na Argentina, e El Alto, na Bolívia, para as primeiras reuniões de articulação com parceiros locais do projeto Comunic@ Escola Mercosul. Em Rosário, capital da Provincia argentina de Santa Fé, a equipe da Oficina conheceu a rica experiência do Centro de Referência do Audiovisual (CAR) e do Museu da Memória, e também pode articular a agenda do projeto com a coordenação da Unidade Temática de Educação da Rede Mercocidades, hoje sob responsabilidade de Rosário. Na cidade de San Miguel de Tucuman, os representantes da Oficina puderam conhecer de perto o trabalho Abrojos, organização que será a executora local do projeto. Eles acompanharam a realização de uma Oficina Rádio promovida pela Abrojos em uma das escolas que será envolvida no Comunic@ Mercosul, localizada distrito de Raco, área rural da cidade. Também tiveram oportunidade de conhecer e conversar com a diretoria outra escola que irá participar do projeto, situada no bairro Policial, na periferia de Tucuman.

da de no da

A recepção da equipe da Oficina de Imagens em El Alto foi também muito positiva. As primeiras reuniões aconteceram na sede da ONG Eco Jóvenes, que além de parceira local do Comunic@ Escola é também integrante da Rede ANDI América Latina. Os representantes da Oficina puderam conhecer a equipe e os projetos da entidade e ainda concederam uma entrevista aos adolescentes do programa Radar Juvenil, coordenado pela Eco Jovenes e veiculado em mais de 30 rádios da Bolívia. Durante a visita, foi possível conhecer as duas escolas que serão envolvidas no projeto e também conversar com a representante da Defensoria da Infância e com o diretor de Educação de El Alto. Todos manifestaram sua adesão à iniciativa e se colocaram à disposição para apoiar no que for necessário. Outras agendas:

Neste mês, as atividades do Cineclube Sabotage serão pautadas por temas relacionados ao 18 de maio. As sessões são realizadas toda quinta-feira, na Escola Municipal Professora Alcida Torres, no Taquaril. Confira a programação.

De 16 a 20 de maio, o Programa de Educação Sexual e Promoção da Saúde (PESS) realiza formações sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, além de oficinas de comunicação para adolescentes, jovens e lideranças comunitárias de Alto Alegre do Pindaré e Açailândia. A equipe do programa também está envolvida na mobilização do 18 de maio em 10 municípios do Maranhão, juntamente com a equipe do Programa Novas Alianças.

Em maio, o Comunic@ Escola realizará um diagnóstico sobre políticas de educação em interface com a promoção dos direitos humanos nas redes públicas. As atividades serão desenvolvidas em Belo Horizonte, El Alto (Bolívia) e San Miguel de Tucumán (Argentina).

JUVENTUDE

Oficina de Imagens promove ação de mídia tática em Vitória A partir das atividades desenvolvidas pelo projeto Mídia Tática em Contagem, a equipe da Oficina de Imagens, composta por Bruno Vieira e Danúbia Gardênia, foi convidada a participar de um intercâmbio de experiências em Vitória, Espírito Santo. Esta iniciativa faz parte do Programa Segurança e Cidadania da ONU, em parceria com o UNICEF. Durante os dias 24 e 25 de abril, Bruno e Danúbia realizaram uma oficina de mídia tática para 50 pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens e adultos. O resultado do trabalho desenvolvido envolveu a realização de uma intervenção urbana com foco no tema Violência. Além dessa atividade, a equipe da Oficina teve como tarefa o mapeamento de instituições para desenvolver trabalhos com jovens na cidade. Outras agendas:

Durante este mês, a equipe da Oficina de Imagens selecionará agentes culturais em Contagem. Os selecionados participarão de uma formação e depois ficarão responsáveis por realizar oficinas temáticas com os jovens do Nacional, região abrangida pelo projeto.

Ainda em maio será escolhido o 4º polo da Rede Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro. Atualmente, os municípios de Pedra Azul, Franciscópolis e Itaobim são os polos da rede.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

Capacitação do Selo UNICEF reúne 80 municípios do Semiárido mineiro A equipe do Selo UNICEF Município Aprovado realizou, entre os dias 23 e 26 de abril, o último ciclo de capacitação da atual edição do programa. O evento contou com a participação de aproximadamente 260 pessoas, representando os 80 municípios participantes da iniciativa. A proposta do encontro era orientar os municípios sobre a metodologia do 2º Fórum Comunitário, cujo objetivo é incentivar a participação social das comunidades locais e apresentar as ações desenvolvidas pelos municípios durante os três anos em que participaram do Selo. Os Fóruns Comunitários deverão ser realizados pelos municípios entre os dias 29 de abril e 1º de junho. Os eventos serão avaliados por mediadores, cujo processo de seleção e de capacitação está sendo coordenado pela Oficina de Imagens.

Plataforma Mapa DCA é divulgada nas conferências estaduais A plataforma Mapa DCA, iniciativa do programa Novas Alianças em parceria com o Instituto C&A, está sendo divulgada nas Conferências Estaduais dos Direitos da criança e do adolescente nas cinco regiões do país. Em abril, a equipe da Oficina participou das conferências do Pará e de Minas Gerais. Neste mês, a ferramenta gratuita que auxilia os municípios na elaboração do diagnóstico das políticas da área da infância e adolescência será divulgada nos eventos estaduais do Paraná e do Mato Grosso do Sul. A equipe responsável pela divulgação da plataforma distribui materiais e orienta os atores sociais do Sistema de Garantia dos Direitos no preenchimento do cadastro e na utilização correta da ferramenta. Outras agendas:

A equipe do Novas Alianças segue com as formações em municípios do Pará e do Maranhão. Em maio, serão quatro encontros formativos.

A equipe também participará de audiências públicas, reuniões com os Conselhos dos Direitos e apoiará às atividades do 18 de maio nesses dois estados.

AGENDA DO MÊS A partir de agora, os colaboradores da Oficina de Imagens poderão ter acesso às atividades desenvolvidas pela instituição. A proposta é compartilhar a rotina de trabalho das equipes e das áreas por meio do Google Docs. Clique aqui e acesse o documento do mês de maio! ANIVERSARIANTES DO MÊS Simone Guabiroba: 13/05 Roger Inácio: 17/05 Cleunice Moura: 29/05


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.