AGÊNCIA ESPACIAL - FLEURYTI BRASIL

Page 1

UniversidadeCruzeirodoSul

Beatriz Lira Brunherotto

Bianca Carvalho Correia

Julio Delomo Pereira

Leonardo Pedro de Lima

Luana Costa Meneses

Nayra de Oliveira Santos

Stella Pinheiro Costa

RGM 17943434

RGM 17878411

RGM 17981310

RGM 17878675

RGM 15506045

RGM 17679346

RGM 17857643

São Paulo, 2020

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul como requisito de avaliação das disciplinas integrantes ao Projeto Experimental do curso de Publicidade e Propaganda.

Orientadores: Prof. Ms. Cristina Munhão, Prof. Ms. Ricardo Di Santo e Prof. Ms. Vagner Tranche.

Agradecemos aos professores Cristina Munhão, Ricardo Di Santo e Vagner Tranche em nome de todo o corpo docente da Universidade Cruzeiro do Sul, que estiveram disponíveis para nos orientar com muita atenção, dedicação e paciência, sempre acreditando no que somos capazes. O que vocês nos proporcionaram foi extremamente valioso.

Agradecemos também à Ângela Romani e à Martina Borrat do grupo Fleurity Brasil, ao nosso editor Gustavo Alves e à nossa modelo Geovanna Draghi, por terem embarcado nessa jornada conosco.

Por fim, agradecemos a todos que direta ou indiretamente colaboraram à concretização desse projeto, acreditando em nossas ideias e nos impulsionando rumo à conclusão desse sonho. Em especial, ou melhor, em Espacial, agradecemos ao nosso eterno líder, Willian Nunes, que mesmo longe faz parte desse projeto.

-AgênciaEspacialComunicações

Dedicatórias Dedicatórias Dedicatórias

Gostaria de agradecer as pessoas que me apoiaram nesta jornada. Em especial a minha mãe, Dulce, da qual amo profundamente e que me sustentou firme durante todos estes anos, me motivando e apoiando as minhas escolhas muitas vezes duvidosas, minha eterna gratidão.

Agradeço ao meu irmão, Diogo, que do seu jeitinho especial pegava no meu pé para terminar logo essa diagramação e ele conseguir usar o computador, me motivando a finalizar este livro, assim como meu pai, José, que sempre trazia comida para mim em meu quarto e me apoiava do seu jeito. Também agradeço a todos que fizeram parte da minha jornada, aos meus amigos e colegas de curso, aos professores, reitores e todos os funcionários da instituição, estes que fizeram este sonho se realizar, desejo que encontrem a felicidade e que possuam uma vida repleta de paz e prosperidade. Em especial gostaria de citar os Professores, Vagner, Disanto e Cris Munhão, que nos ajudaram durante esta etapa tão importante, obrigada por compartilhar conosco este conhecimento vasto que possuem. Minha gratidão a todos vocês, espero ter a honra de encontrá-los no futuro. Um cheiro. "O futuro é sem limites; O futuro é a esperança; O futuro são seus sonhos; O futuro é um teatro para todos os seus grandes esforços." -

Dedico este projeto a todos os professores e orientadores que contribuíram bastante para minha trajetória dentro do ambiente acadêmico e profissional. Agradeço aos meus companheiros de agência, pela dedicação ao longo dos semestres. Quero dedicar também à minha família, em especial à minha mãe, por sempre apoiar cada passo de minha jornada desde o dia um, além de, contribuir diretamente e indiretamente para que eu conseguisse realizar este feito.

-BiancaCarvalhoCorreia

“Pai e Mãe ouro de mina” – Djavan Quero dedicar este trabalho a toda minha família, mas em especial minha Mãe, Regina Delomo, que me ensinou que a educação é a coisa mais importante que alguém pode ter em vida, graças a ela concluo esse trabalho.

Dedico também ao meu Pai, José Maurício e irmãos, Jessica e Lucas, que me apoiaram em toda a minha trajetória torcendo e vibrando comigo a cada conquista, a eles o meu mais sincero, obrigado!

-JulioDelomoPereira

Dedico esse trabalho a todos os suspeitos óbvios - àqueles que, literalmente, me criaram como ser humano e aos que contribuíram para minha formação como pessoa. No interesse de evitar possíveis esquecimentos e de permanecer breve, digo aqui, de forma geral: obrigado. Sério.

Sou grato, também, aos contrastes; desde o estresse que ninguém menciona até o café dos tempos de folga, no início do que parecia (e foi) uma trilha muito grande. Mais do que tudo, devo muito a esse eterno medo de fracasso que, às vezes, me força a ser produtivo, com diferentes graus de sucesso.

Até a próxima e, caso não nos vejamos, bom dia, boa tarde e boa noite.

-LeonardoPedrodeLima

“Nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta.

Só Deus basta!” Santa Teresa D’Ávila

Dedico este trabalho à memória de meu avô, Joel Tolentino, que em vida me ensinou o valor dos estudos, espero através de seu exemplo inspirar essa virtude em meu primo Arthur. Dedico também aos meus pais, Dario e Michele, com quem posso dividir todos os meus sonhos e quem amo sem reservas. É imensurável minha gratidão, espero honra-los sempre. Esta é uma conquista nossa, obrigada por serem minha referência.

Por fim, dedico aos meus colegas de profissão que acreditam que uma boa comunicação tem o poder de transformar o mundo.

-NayradeOliveiraSantos

Dedico este trabalho ao meu irmão, Felipe, que sempre me apoiou e esteve ao meu lado em todos os momentos. Seu apoio foi fundamental para que eu chegasse até aqui. Minha eterna gratidão por ser minha maior referência na vida.

Um super agradecimento aos meus pais, Agamenon e Aldeni, dedico esse trabalho a vocês que são meu maior exemplo de vida.

Dedico também a todos os professores e meus colegas de curso que fizeram desta jornada a mais incrível de todas.

Vocês são demais, obrigada por tudo.

-LuanaCostaMeneses

Agradeço aos professores por dedicar toda atenção para cada um dos alunos, passando conhecimento, experiência, preparando os alunos profissionalmente, entre outras formas de ensinamentos, durante esses 4 anos.

Sou extremamente grata, pois aprendi muitas coisas ao longo dessa caminhada, uma delas foi, não desistir, acreditar que é possível, refletir sobre meus objetivos, fazer escolhas baseadas no que eu quero alcançar, tudo isso me fez crescer profissionalmente e pessoalmente, abrindo novos horizontes e oportunidades.

Agradeço o apoio dos meus pais, amigos, universo (Deus), que permitiu chegar onde estou, aos integrantes da Agência Espacial, pela força de vontade, empenho, determinação, foco, entre diversos momentos que passamos juntos durante esse tempo.

"Sonhos podem se tornar realidade" - Izuku

-StellaPinheiroCosta

3 4 CLIENTE 1.1 Apresentação da Marca 16 1.2 Produto 17 1.3 Aceitação do Produto 19 1.4 Comunicação Atual 20 1 2 e BRIEFING 2.1 Briefing 22 MACROAMBIENTE 3.1 Demográfico 27 1.2 Econômico 28 1.3 Político-Legal 32 1.4 Cultural 33 1.4 Tecnológico 34 MICROAMBIENTE 4.1 Empresa 39 4.2 Histórico do Mercado 41 4.3 Fornecedores 42 4.4 Público-Alvo 43 4.5 Concorrentes 44 4.6 Concorrentes Diretos 44 4.7 Concorrentes Indiretos 46 PESQUISA 5.1 Metodologia 50 5.2 Resultados 51 5.3 Diagnóstico 55 5 6e ANÁLISESWOT 6.1 Metodologia 50 6.2 Resultados 51 6.3Diagnóstico 55 6.4 Diagnóstico 55
10 PLANEJAMENTO 7.1 Objetivos da Campanha 59 7.2 Segmentação 59 7.3 Personas 60 7 7.4 Estratégias 61 7.5 Verba 61 7.6 Fases da Campanha 61 7.7 Ações 65 CRIAÇÃO 8.1 Conceito 76 8.2 Peças 77 8.3Audiovisual 92 MÍDIA 9.1 Briefing 94 9.2 Estratégias 96 9.3 Táticas 98 8 9e ORÇAMENTO 10.1 Orçamento 114 1112 e REFERÊNCIAS 11.1 Referências 114 ANEXOS 12.1 Anexos 120

Bem-vindosàEspacialComunicações!

Somos uma agência de publicidade que lhe trará a sensação de ser exclusivo e bem tratado, colocando seu negócio no centro do Universo. Criada por estudantes dedicados à profissão e com fortes ideais publicitários, a Espacial vai sempre além das expectativas e torna o extraordinário em cotidiano para você.

Da origem à matéria, trabalhamos para expandir seu Universo!

Espacial Espacial Espacial Comunicações Comunicações Comunicações

A agência Espacial entende que a publicidade é muito parecida com o Universo: ela precisa de tempo para se expandir e alcançar a perfeição.

Tudo começou em 2017, com os quatro membros que compunham o que era, até então, a Publiq! (nosso primeiríssimo nome), mas o crescimento foi tão rápido que, em poucos meses, já havíamos dobrado de tamanho. Um tempo depois, nós mudamos de cara e viramos a Ciméria, antes de encontrar nosso verdadeiro propósito e renascer, de uma vez por todas, como Espacial - uma homenagem ao desejo de alcançar as estrelas.

Hoje, nós trabalhamos com a missão de garantir, sempre, que o inalcançável esteja ao seu alcance. Com os pés no chão e a cabeça (propositalmente) no céu, a Espacial é a agência do futuro; a inovação que começa agora, da matéria à origem.

11

por um mundo mais confortável fleurity

1Quem é a Fleurity?

A Fleurity atua no desenvolvimento de produtos voltados para o bem-estar e a saúde da mulher, como o coletor menstrual, e enquadra-se no setor de cuidados femininos. A marca realiza suas vendas por e-commerce e também está presente nas maiores farmácias do país.

O coletor já circulava no Brasil há alguns anos por meio de lojas virtuais, mas não era possível encontrá-lo em pontos físicos, como farmácias. Isso motivou Rafael Born, fundador da Fleurity, a preencher este vácuo no mercado, registrando sua marca inovadora em outubro de 2015.

Visão: Tornar a marca em uma referência entre todas as mulheres.

Valores: Conhecer o cliente, respeitar a mulher e agir com comprometimento através de soluções inovadoras e sustentáveis.

Missão: Contribuir para o bem-estar e a saúde feminina, oferecendo produtos adequados às necessidades da mulher e que dispõem de responsabilidade ambiental.

RazãoSocial: Eco LTDA EPP

NomeFantasia: Fleurity Brasil

CNPJ:17.355.928/0001-98

Novo Hamburgo – RS

Faturamento: R$ 8.400.000,00

Endereçoeletrônico:Fleurity.com.br

16

Ocoletor Ocoletor Ocoletor

O coletor menstrual é um copo de silicone maleável feito 100% de silicone medicinal hipoalergênico, e foi lançado para substituir os absorventes comuns. É um produto prático, seguro, reutilizável e confortável, que não causa incômodos durante o período menstrual. Ele vem em dois tamanhos: o tipo 1, com 46 mm de diâmetro, e o tipo 2, com 40 mm de diâmetro. Ambos possuem 84 mm de altura e suas capacidades são de 25 ml e 28 ml, respectivamente.

Em 1930, a norte-americana Leona Chalmers inventou e, depois, patenteou o que estudiosos consideram como o primeiro coletor de uso comercial, pois houve a venda e a divulgação do produto. Após seu lançamento, em 1939, a Segunda Guerra Mundial teve início e, consequentemente, a matéria-prima necessária para a produção em larga escala já não se encontrava disponível, impossibilitando o coletor de atingir o mercado.

No ano de 1959, Robert P. Oreck comprou os direitos para uma segunda patente da criação de Chalmers (datada de 1950). A empresa Tassette Inc. foi criada, e deu-se início à segunda tentativa de popularizar o coletor, agora conhecido como Tassette. Robert investiu pesado em campanhas de educação, promovendo palestras por todo o país com o intuito de combater o domínio dos absorventes, mas sua empresa fechou as portas em 1973, incapaz de captar a aceitação do público feminino.

(Tipos e tamanhos de coletores menstruais - Foto: Fleurity Brasil)

17

O coletor só voltaria para uma terceira (e bemsucedida) tentativa durante os anos 2000, com uma grande aliada: a recomendação médica. Sua nova composição, que o tornou hipoalergênico, ajuda a combater bactérias resistentes. Além disso, a geração moderna, preocupada com o meio ambiente, cresce junto à internet e, cada vez mais, busca alternativas sustentáveis aos produtos estabelecidos.

Em 2015, a marca Fleurity chegou ao Brasil e lançou sua versão do coletor menstrual. Em 2018, a haste do produto foi modificada para ser arredondada, atendendo aos pedidos de suas consumidoras. A embalagem atual do coletor é uma caixa de papelão com gramatura fina, nas medidas de 7 cm x 7 cm x 10,5 cm, que contém laminação fosca e informações técnicas na parte exterior e, por dentro, um informativo, um manual de uso, duas sacolas pequenas de penas (para transporte) e dois coletores menstruais.

(Variedadedetamanhosecoresemcoletores menstruais-Foto:FleurityBrasil)

18

O coletor menstrual da Fleurity ainda é rejeitado por algumas mulheres, por ser um produto novo no cenário brasileiro e, também, pelo tabu inerente ao assunto da menstruação. Ele é classificado na matriz BCG como um ponto de interrogação, pois é um lançamento com pouca participação no mercado, mas que apresenta alto nível de crescimento.

Ele é menos liso que os produtos da concorrência, o que lhe garante maior facilidade durante a retirada do canal vaginal, embora essa característica também dificulte o ato de inserção para uma pequena parcela de consumidoras.

Devido à sua natureza maleável, ele molda-se rapidamente ao corpo feminino. O coletor menstrual está em fase de crescimento, pois ganha espaço no mercado e acompanha as tendências mundiais, como a sustentabilidade, e já demonstrou possuir potencial de vendas e demanda.

19
Aceitaçãoeimagematual Aceitaçãoeimagematual Aceitaçãoeimagematual doprodutonomercado doprodutonomercado doprodutonomercado

Comunicação Comunicação Comunicação

A Fleurity conquistou aceitação no mercado, como evidenciado pelos depoimentos de suas consumidoras nas redes sociais da marca. Seus objetivos são a quebra dos paradigmas e o empoderamento feminino, e seu meio primário de comunicação é a internet.

A marca opta por uma identidade visual minimalista, contendo em seu logotipo apenas a grafia da palavra Fleurity, de preferência na cor rosa, buscando remeter ao universo feminino. Ela usa a atriz Flávia Alessandra como sua embaixadora.

O atual slogan da marca é “Sinta-se verdadeiramente livre”, ilustrando que o coletor menstrual proporciona comodidade para a vida de suas usuárias. Grande parte da comunicação da Fleurity com a consumidora final é por meio das redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

A marca justifica que não dispõe de muitas ações nas revendas pois seu maior foco são as vendas online, pelo e-commerce.

20

2 O briefing

IIdentificação Identificação dentificação

Cliente: Eco LTDA EPP | CNPJ: 17.355.928/0001-91

Responsável: Rafael Born Jr. / Ângela Romani

Data: 30.03.2020

JobN°:0001

Anunciante Anunciante Anunciante

Produto/serviço/marca: Fleurity/Coletor menstrual

Mercado/segmentodeatuação:Higiene pessoal

Local,formaefrequênciadeuso:

Local: canal vaginal

Forma: inserir o coletor no canal vaginal, realizando uma dobra específica para a colocação. Se bem colocado, criará um vácuo e

não deixará a menstruação vazar

Frequência: diária durante o ciclo menstrual

Preçomédiooufaixadepreçodoproduto/serviço:

Revendedor: R$ 57,90

Consumidor: R$ 97,90

Praça: Território nacional

Ondeoprodutopodeserencontrado:

Redesfarmacêuticasee-commercepróprio Pontospositivos:

Liberdade e conforto durante o período menstrual

Alternativa sustentável e com melhor custobenefício

Produto mais higiênico em relação aos absorventesdescartáveis;evitaodores

Pontosnegativos:

Risco de vazamento durante as primeiras experiênciasdeuso

Dificuldade para manuseio em ambientes públicos

Dificuldadeparaencontraroprodutoemgrandes redesdefarmáciaealtocustodofrete Tabu;vergonhaemabordaroassuntoefaltade compreensãosobreousodoproduto

Diferenciaisemrelaçãoaosconcorrentes:

Produtodealtaqualidade,comomelhorsiliconedo mercado; toque suave, maleável e garantia de 90 dias para adaptação se comprado pelo site da marca;melhorpreçodomercado,maiorcapacidade produtivaepresentenaprincipaisredesdefarmácia

22

Principais canais/meios/veículos utilizados para comunicaratualmente:

Internet de modo geral

Redes sociais

E-mail marketing

PDV

Público-Alvo Público-Alvo

Perfil do consumidor: Mulheres, com idade entre 18 e 34 anos, residentes em território nacional. São

engajadas e apoiam o empoderamento feminino, buscando o autoconhecimento de seu corpo

Hábitos do consumidor em relação ao produto/serviço: Consumidoras que estão preocupadas com sua própria saúde, o meio ambiente e a economia. Trabalham, estudam e procuram seu lugar no mundo

Razõesdecompra:

Sensação proposta de liberdade e conforto durante o período menstrual

Concorrência Concorrência Concorrência

Principaisconcorrentes:

InCiclo

Me Luna

Holycup

Pontospositivos:

InCiclo: variedade de acessórios

Me Luna: diferenciais no tamanho do produto

Holycup: guia online que auxilia o cliente a escolher o melhor modelo para seu biotipo

Pontos negativos: Não estão disponíveis na rede

varejista de farmácias

Preçospraticados:

InCiclo: R$ 79,00 + frete

Me Luna: R$ 75,00 + frete

Holycup: R$ 77,00 + frete

Principais canais de comunicação utilizados: Internet e redes sociais (Facebook, Instagram e anúncios no Youtube).

1. 2. 3. 4. Público-Alvo
23

Verba Verba Verba

Verba do cliente: R$ 700,000,00 (setecentos mil)/ mês

Verbaparaoprojeto: R$ 2,000,000 (dois milhões)

PedidodoTrabalho PedidodoTrabalho PedidodoTrabalho

Campanha publicitária com ênfase no aumento da visibilidade do produto no mercado, quebrando o tabu sobre menstruação e destacando a liberdade e o respeito defendidos pela marca na inclusão do público LGBTQIA+

Objetivos Objetivos Objetivos

Objetivos de marketing: Aumentar a taxa de lembrança da marca em 12,2 pontos percentuais

* Conforme pesquisa realizada pela agência Espacial, a taxa de lembrança para a marca Fleurity foi de 47,8%; a meta é chegar a 60% Objetivos de comunicação: Mostrar para o público que o produto é sustentável, higiênico e confortável

Objetivosdecampanha:

Mostrar que a marca é uma ótima alternativa ao absorvente descartável externo

Aumentar o tráfego nos sites da marca (fleurity.com.br e loja.fleurity.com.br)

Ampliar a presença e impacto no PDV Promover engajamento com a marca

PrazodaCampanha PrazodaCampanha PrazodaCampanha

Prazoinicial:01/11/2021

Aumento de Visibilidade Quebra de Tabu Inclusão de público LGBTQIA+

Prazofinal:30/03/2022

24

OutrasInfos OutrasInfos OutrasInfos

Oquedevesercomunicado?

Inclusão do público LGBTQIA+

Marca livre de estereótipos

Vantagens e custo-benefício do produto

Oquedeveserevitadonacomunicação?

Evitar o uso das palavras "homenagem" e "homenagear"

Termos pejorativos

Qualdeveserotomdamensagem?

Bem-humorado

Empoderado

Pessoal

Leisenormas:Artigo nº 141 de 17/03/2017

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

http://portal.anvisa.gov.br/

25

3Macroambiente

Demográfico: A empresa de pesquisa e inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, Sophia Mind, realizou um estudo encomendado pela marca Buscofem (medicamento indicado para alívio das cólicas e outras dores menstruais) em fevereiro de 2018, com o intuito de promover a campanha #MinhaDorImporta, que defendia a compreensão e o respeito em relação às dores enfrentadas por mulheres.

A pesquisa aponta que, entre 822 mulheres, 92% relatam sentir-se incomodadas durante o período menstrual; 43% sofrem com fluxo intenso, que muitas vezes necessita de diversas trocas de absorvente ao longo do dia, e outras 20% classificam essa época como “insuportável”, apontando a falta de segurança do absorvente descartável como causa da afirmação.

Em contrapartida, o uso de coletores menstruais vem crescendo entre o público feminino. Feito de silicone medicinal hipoalergênico, ele é capaz de

substituir os absorventes descartáveis. Estudos apontam que a troca do absorvente comum pelo coletor tem como grande motivação o conforto e a liberdade, propostas importantes do produto.

A venda dos coletores movimenta o mercado e gera empregos para as microempresas que fazem a revenda do item. Fabricantes de coletores registraram, no último ano, crescimento de 98% nas vendas dos produtos.

O uso do coletor também traz um bom custobenefício para a usuária que, a partir do quinto ciclo menstrual, cobre o investimento do item em relação ao valor que seria gasto com absorventes descartáveis.

27
AnálisedeMacroambiente AnálisedeMacroambiente AnálisedeMacroambiente

Econômico: Indicadores econômicos mostram que o mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) é uma área rentável no Brasil.

Segundo pesquisas realizadas pelo Sebrae, em setembro de 2018, esse mercado se mostra extremamente competitivo e se manteve financeiramente relevante para os anos de 2019/2020.

Em 2018, as vendas desse segmento totalizaram R$ 109,7 bilhões, em comparação a R$ 88,1 bilhões em 2013 (24,5% de crescimento). Os dados, levantados pela Euromonitor internacional, apontam uma taxa anual de elevação de 4,5%. Entretanto, segundo o estudo Panorama do Setor 2019, pela Associação

Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a taxa de crescimento nos últimos 10 anos foi de 4,1%, com quedas expressivas de 8,4% em 2015 e 5,1% em 2016 e, posteriormente, uma média de recuperação de 2,8% entre os anos de 2017 e 2018.

28
(Os 10 maiores consumidores de HPPC - Foto: Euromonitor)

Já a quantia de cestas pesquisadas no segmento de higiene e beleza teve um aumento de 5% em valor e 1,3% em volume em 2018, contra um total de 1,5% de aumento em valor e 2,1% de diminuição em volume, de acordo com a empresa de pesquisas Kantar.

Esses dados colocam o Brasil em quarta posição no ranking mundial de consumo de HPPC, atrás dos Estados Unidos, China e Japão, com participação reduzida na região de 49,1% para 48,6% entre 2017/2018. O país também fica na 33ª posição de consumo per capita, colocando em evidência seu potencial de consumo latente.

29
(Os 10 maiores consumidores de HPPC - Foto: Euromonitor) (Os 10 maiores países da américa latina em consumo de HPPC - Foto: Euromonitor)

O setor de HPPC também registrou crescimento em empregabilidade no ano de 2018, gerando 125,7 mil empregos (4,3% de elevação) em comparação a 2017, com um total de 5,4 milhões de oportunidades de trabalho criadas entre indústria, franquias, salões de beleza e consultores de venda direta. Seu número de empresas subiu em 2,8% nesse mesmo ano, somando 2.794 organizações, sendo que a maioria delas se concentra na região Sudeste (1.685), seguida por Sul (550), Nordeste (307), Centro-Oeste (197) e Norte (55).

Em 2018, o déficit da balança comercial do setor de HPPC foi de US$ 60 milhões, segundo o estudo da Abihpec. As exportações totalizaram US$ 664 milhões e, as importações, US$ 724 milhões. De acordo com a Nielsen, em 2018, o faturamento do e-commerce foi de R$ 53,2 bilhões. O número representa um crescimento nominal de 12% em relação a 2018. Mais de 58 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra virtual no ano passado. Já as vendas por dispositivos móveis (m-commerce) cresceram 41% no mesmo período.

A categoria de Perfumaria, Cosméticos e Saúde foi a grande responsável pelo crescimento no número de pedidos via e-commerce (51%), especialmente no m-commerce, que registrou uma elevação de 112%, garantindo a liderança da categoria no total de pedidos, com 17,8% de participação.

(Infográfico: as 5 principais categorias de e-commerce em 2018 - Foto: Ebit | Nielsen)

30

A consolidação dos números apurados pela ABF –Associação Brasileira de Franchising mostra que o faturamento do setor, em 2018, cresceu 7,1% em relação ao ano anterior. A receita total do mercado de franquias saltou de R$ 163,319 bilhões para R$ 174,843 bilhões nesse mesmo período. O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar não apresentou o notável desempenho de 2017, quando liderou o crescimento em faturamento. Em 2018, o avanço foi de 6,3%, totalizando R$ 31,9 bilhões.

Demonstrando a forte tendência de microfranquias (negócios com investimento inicial de até R$ 90 mil) na franchising brasileira, o segmento Saúde, Beleza e Bem-Estar liderou com 96 redes. Contudo, encontramos no mercado econômico uma nova variável após a crise causada pela pandemia do Covid-19 durante o ano de 2020.

Com a chegada do coronavírus ao Brasil, a B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) sentiu o impacto e iniciou uma sequência de quedas. Em março, o Ibovespa (principal índice da B3) chegou perto dos 60 mil pontos, sendo que as previsões para 2020 eram de cerca de 140 mil. Especialistas afirmam que as baixas na bolsa antecipam uma crise econômica que atingirá o país. A última grande queda foi registrada em 18 de março, quando o Ibovespa caiu 10,3% e fechou o dia com 66.894 pontos. Desde o início da pandemia de Covid-19, o Ibovespa caiu quase 21% e acionou 6 vezes o circuit breakerferramenta que suspende o pregão por 30 minutos para tentar controlar a queda nas ações. Segundo Renato Follador, especialista em finanças pessoais e consultor, essas movimentações são um indicativo do futuro econômico do país, seja ele positivo ou negativo.

31
(O desempenho dos diversos segmentos econômicos - Foto: ABF)

“A bolsa reflete a economia real. A partir do momento que as ações desvalorizam, as empresas afetadas têm prejuízos e consequentemente demitem empregados e cortam gastos”, explica Renato. Para ele, a crise causada pelo coronavírus será uma das piores mundialmente. “Esse problema é diferente exatamente pelo componente emocional que desmobiliza as pessoas. Além disso, a crise atinge o mundo todo e não há uma, na história recente, que se compare em termos de alcance”, afirma.

O consultor diz que a economia do Brasil foi atingida de forma mais forte do que em alguns outros países, pois estava ainda em fase de crescimento. “O Brasil começava a criar uma força frente a economia mundial. Outros governos já esperavam quedas nas respectivas bolsas, pois estavam em fase de desaceleração”, esclarece. A expectativa para esse ano foi quebrada. “O setor produtivo e diferentes empresas são afetadas pelas crises mundiais e nacionais. Então haverá eventuais perdas”, diz.

Porém, o especialista considera que não há motivos para pânico. “Depois de toda crise, a economia se recupera e, dessa vez, não será diferente. É uma

questão de tempo”. Ele projeta que a recuperação brasileira seja entre um e dois anos. Em relação aos embates entre o Governo Federal e Estaduais sobre a continuidade ou não da quarentena e os impactos na economia, Renato afirma que é uma questão de prioridade. “A crise é inevitável. Retornar com as atividades econômicas agora só adiará o pico da pandemia, o que não é muito positivo. Do ponto de vista humano, é pior”, explica.

Político-legal:A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão regulamentador, publicou em 20 de março de 2017 um novo artigo que regulariza o uso de coletores menstruais, sob o número 142. Para que os produtos de higiene pessoal, onde está categorizado o coletor, estejam de acordo com a legislação nacional, eles devem ser atóxicos e não podem conter substâncias como fragrâncias e inibidores de odor.

A embalagem dos coletores deve trazer informações sobre a possibilidade de ocorrência da síndrome do choque tóxico, infecção ocasionada por bactérias como Staphylococcus Aureus. A doença, que é rara e pode ser fatal, é comumente associada

32

ao uso prolongado de absorventes internos, o que comprova a importância de respeitar o período máximo de uso de coletores menstruais.

Os itens descartáveis, regularizados de acordo com as portarias anteriores, poderão ser fabricados até vinte e quatro meses após a publicação da nova resolução e comercializados até o fim do prazo de validade. O modo de uso, contendo a frequência de remoção do produto para descarte do conteúdo menstrual, também deve estar no rótulo.

Para garantir a regulamentação, os fabricantes de coletores menstruais devem confirmar a segurança dos coletores menstruais a partir de testes realizados em humanos. Também estão previstas avaliações microbiológicas a fim de eliminar as chances de bactérias no produto.

O documentário "Nosso Sangue, Nosso Corpo", produzido pela marca de absorventes descartáveis Sempre Livre, em parceria com a FOX Lab, aborda exatamente esse tema, acompanhando o cotidiano da brasileira Natália, a argentina Candela, a indiana Aranya e as sul-africanas Luciana e Miche, a fim de observar como adolescentes da geração Z lidam com esse tabu.

Mesmo com as diferenças de localidade e de cultura, as cinco meninas falam sobre o sentimento de vergonha que sentiram ao contar para familiares sobre a primeira menstruação, já que foram ensinadas que o assunto não deve ser discutido próximo aos homens ou meninos que conhecem e, também, que o ato de menstruar está sempre ligado a julgamentos se, por exemplo, uma mulher está de mau humor.

Cultural: A menstruação é um assunto cercado por tabu apesar de ser, também, uma experiência natural e comum. Sua existência é vista por muitas pessoas de forma negativa e polêmica. Por conta disso, o corrimento de sangue acaba sendo classificado como algo nojento e vergonhoso até mesmo entre as próprias mulheres.

Ao mesmo tempo, a menstruação marca "o fim da infância e o início da vida adulta", até mesmo no caso de meninas que menstruaram pela primeira vez aos dez anos de idade, como Luciana. "Com a menstruação, você se torna uma jovem mulher. Obviamente, você está crescendo", afirma Miche na produção audiovisual.

33

Enquanto isso, em países como a Índia, o tabu que cerca o tema é reforçado por fortes influências culturais e religiosas. Aranya relata que mulheres indianas não podem fazer orações ou frequentar templos enquanto estão menstruadas, além do fato de que muitas delas sequer têm acesso a absorventes descartáveis.

O ambiente cultural surge através da mudança de comportamento do consumidor. O mercado de beleza e higiene pessoal para mulheres já está consolidado, mas quando tratamos da saúde íntima, isso se torna um tabu a ser batido.

O coletor menstrual ainda é regido em meio a dúvidas e controvérsias. Suas adeptas afirmam que ele é mais seguro, confortável e ecológico. Já o principal argumento dos críticos parte da noção de que o coletor é pouco higiênico, um sintoma de desinformação em relação ao produto. No último ano, talvez atraídas pela questão ecológica, financeira ou por indicação de conhecidas, mais brasileiras aderiram ao uso do item, mas o número permanece baixo.

O público feminino, pelo costume de utilizar absorventes descartáveis e o tabu em relação ao

coletor menstrual, ainda se encontra resistente à nova tendência.

Tecnológico: Novas tecnologias surgem constantemente, a cada dia. Portanto, é de suma importância que as empresas invistam em tecnologia sempre, e busquem inovações para seus produtos. No mundo moderno, tornou-se possível monitorar o ciclo menstrual pelo celular, por exemplo. A tecnologia ajuda as mulheres a entender seus corpos melhor, e a antecipar suas fases durante o período menstrual.

Muitas mulheres contam seu ciclo menstrual de 28 em 28 dias. Há também mulheres que menstruam a cada 21 ou 25 dias, e outras que passam por isso até duas vezes ao mês. Mas o ciclo menstrual não se resume somente ao período pré (tensão prémenstrual) e ativo (durante a menstruação), pois ele dura o mês inteiro. Essas reações se repetem todos os meses, a menos que a mulher possua condições específicas como disfunções hormonais.

Para auxiliar a mulher a controlar o ciclo menstrual, lembrando-a de tomar pílulas anticoncepcionais e demais métodos contraceptivos, grandes empresas tecnológicas investem em aplicativos conhecidos como “femtechs”.

34

Nos últimos anos, a rica indústria tecnológica mundial tem recebido grandes e potentes ferramentas voltadas para as mulheres, dando origem a empreendimentos lucrativos que conquistam o público, em grande parte, sedento por conhecer mais sobre o funcionamento do próprio corpo.

Para a bióloga Caroline Brunetto de Farias, sócia da Ziel Biosciences, as mulheres estão percebendo cada vez mais cedo que precisam ter o domínio do próprio corpo. “O empoderamento reforçou a necessidade de avançar nas pesquisas e produtos para a saúde feminina”, afirmou.

Proporcionando para a mulher uma maneira de controlar o ciclo menstrual na palma da mão, a revista Exame da Editora Abril elencou, em setembro de 2018, uma lista com os cinco principais aplicativos femtechs.

Na lista encontramos:

O aplicativo Clue, que disponibiliza duas versões para verificação do calendário, com ilustrações que indicam o período do ciclo menstrual. Além disso, oferece opções de inserção do volume do fluxo menstrual, nível de oleosidade da pele, sintomas e emoções, guardando o registro para os próximos meses.

(Aplicativo Clue: interface e opções - Foto: Clue)

Com uma interface simples, o aplicativo Period Calendar ajuda a mulher conhecer os sinais de seu corpo. Ele informa a duração de seu ciclo menstrual, além de ter a opção de monitorar outros dados, como o controle da pílula anticoncepcional para quem deseja evitar a gravidez. O aplicativo também indica as melhores datas para fertilização e ovulação.

35

(Aplicativo Period Calendar: interface e opções - Foto: Period Calendar)

Bem parecido com o Clue, o aplicativo Maia tem um design mais colorido, com apelo jovem. Cada dia do calendário ganha uma cor diferente, para guiar com maior praticidade o período hormonal. Assim como o Period Calendar, ele também proporciona a opção de marcar as emoções e os sintomas diários.

(Aplicativo Maia: interface e opções - Foto: Maia)

Patrocinado pela marca de medicamentos Buscofem, o aplicativo #SaiCólica disponibiliza todas as funções dos aplicativos mencionados anteriormente, só que com um diferencial: nele, a mulher encontra joguinhos que se relacionam a tudo que envolve os desejos e dissabores da TPM, como doces e humor, por exemplo. A intenção do aplicativo é distrair, e fazer com que a mulher esqueça da cólica por alguns minutos.

36

(Aplicativo Sai Cólica: interface e opções - Foto: Sai Cólica)

Finalizando a lista, temos o aplicativo Glow que, além de registrar as dores, emoções, duração do ciclo, aspecto do corrimento e todas as características dos demais aplicativos, permite também que a usuária adicione amigas, chamadas de “Parceiras de Ciclo”. Esta aba do aplicativo funciona como uma rede social, na qual é possível criar postagens em uma timeline e ver o que outras mulheres publicam, além de comentar, curtir e interagir.

Contudo, especialistas alertam que nada substitui o acompanhamento médico. “A tecnologia é para acrescentar e não para substituir”, completa o ginecologista Rogério Bonassi, coordenador científico da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (Soagesp).

37
(Aplicativo Glow: interface e opções - Foto: Glow)

4Microambiente

AnálisedeMicroambiente AnálisedeMicroambiente AnálisedeMicroambiente

Empresa: A Fleurity é uma empresa americana com sede de desenvolvimento no Brasil, registrada pelo Grupo Eco. Seu principal objetivo é o desenvolvimento de produtos inovadores, que tragam facilidade e conforto para o dia a dia das mulheres.

Seu carro-chefe é o coletor menstrual, um copinho que coleta o sangue durante o período da menstruação. É uma alternativa simples, higiênica e de alto custo-benefício. Feito de silicone medicinal ou plástico elástico (TPE), tal como cateteres e implantes médicos, o produto tem vida útil de até dez anos. Ele deve, contudo, ser utilizado por até três anos, segundo determinação da Anvisa. A contagem tem início após o primeiro uso.

(Coletores menstruais Fleurity - Foto: Fleurity Brasil)

Por ser feito de materiais de alta qualidade, o coletor é extremamente durável e não provoca odores ou vazamentos quando usado da maneira correta. Este produto é considerado revolucionário para o período menstrual.

39

(Ilustração referencial sobre função do produto- Foto: Fleurity Brasil)

O coletor acompanha um manual de instruções. Primeiro, é necessário introduzi-lo na direção horizontal, próximo ao ânus, até que fique completamente dentro da vagina. Após a inserção, ele ficará em posição mais baixa que um absorvente interno, o que facilita sua remoção.

Abaixo conferimos uma imagem que ilustra esse processo em seis passos:

(Ilustração referencial para aplicação do produto - Foto: Fleurity Brasil)

A retirada também é simples. Sugere-se que a usuária realize esse processo durante o banho ou sentada no vaso sanitário. Basta puxá-lo pela haste até alcançar a base, apertar levemente e realizar uma pequena rotação, facilitando a entrada de ar e evitando a formação de um vácuo.

40

Antes do próximo uso, o coletor deve ser lavado com água e sabão neutro, de duas a três vezes ao dia ou conforme a intensidade do fluxo menstrual.

É importante que a usuária escolha o tamanho de coletor adequado, para prevenir incômodos ou vazamentos. A recomendação de tamanho tem base na tonicidade do assoalho pélvico, que naturalmente diminui e perde a elasticidade conforme a idade, a gestação e o fluxo sexual.

A Fleurity faz parte de um grupo de empresas responsáveis, preocupadas com o meio ambiente. Seus coletores ajudam a reduzir a quantidade de lixo produzida por absorventes descartáveis.

Durante o período da Idade Média, algumas mulheres utilizavam tecidos variados como absorventes. Essa prática causava coceiras, assaduras, corrimentos e irritações na pele. Por isso, outras mulheres optavam por não usar nada, e deixar o sangue escorrer pelas pernas. Em 1854, o primeiro modelo de absorvente para consumo surgiu nos Estados Unidos: uma espécie de tecido acoplado a uma cinta, que deveria ser presa à cintura para não sair do lugar. Pouco depois, em 1890, os absorventes descartáveis, compostos por bandagens, foram comercializados na Alemanha em pacotes com seis unidades.

Histórico de Mercado: Embora sua origem seja incerta, os primeiros registros do absorvente são traçados ao Egito. Na antiguidade, as egípcias usavam o papiro umedecido, e as romanas pequenos chumaços de lã, dentro do canal vaginal. Certas tribos africanas, contudo, empregavam rolos de grama como alternativa. As gregas revestiam ripas de madeira com várias camadas de retalhos, e as japonesas confeccionavam canudos de papel.

Em 1930, o primeiro protótipo de um coletor menstrual foi patenteado. No entanto, ele não teve continuidade devido à Segunda Guerra Mundial e o fato de as mulheres, de forma geral, sentirem medo ou vergonha de utilizá-lo. Após os anos 2000, ele ressurgiu com um novo corpo de silicone medicinal, e adquiriu a aceitação do público.

41

Atualmente, a maioria das mulheres utiliza algum produto para controlar seu fluxo menstrual e, com isso, a higiene íntima ganha espaço entre os empreendedores. As consumidoras querem produtos que previnam odores, infecções e que garantam seu bem-estar durante todo o dia, como faz o coletor menstrual no Brasil.

O mercado, que antes era dominado pelos absorventes comuns, hoje é disputado com as marcas de coletores e os absorventes internos, que seguem em ascensão.

Fornecedores: Preocupada com a matéria-prima de seus produtos, a Fleurity conta com os melhores e mais competentes fornecedores, que oferecem silicones cirúrgicos e hipoalergênicos de qualidade para confecção dos coletores.

A Cosmetic Ingredient Review, entre outras organizações, realizou extensas pesquisas e testes laboratoriais que comprovaram a segurança do uso de ciclometicone, silicone volátil de baixa viscosidade para a fabricação de cosméticos, nas concentrações dos produtos avaliados.

O silicone é um material usado em vários componentes de uso medicinal. “A sua grande vantagem, quando comparado a concorrentes como PVC e látex, está na segurança proporcionada ao paciente. Ele tem alta compatibilidade biológica", resume Rodrigo Perillo, CEO da Medicone, fabricante brasileira de produtos de silicone para a saúde, com sede em Cachoeirinha - RS.

Com isso, a marca mantém sua alta qualidade e cumpre o dever de garantir segurança e conforto para as consumidoras.

42
(Dimensão do coletor menstrual - Foto: Folha Vitória)

Público-Alvo: O coletor menstrual pode ser usado por consumidoras de qualquer idade ou tipo físico. Contudo, o público-alvo da Fleurity está em mulheres de 18 a 36 anos, solteiras. Elas se interessam por assuntos relacionados ao bem-estar, saúde, beleza e, possivelmente, à sustentabilidade, e buscam uma economia financeira de médio a longo prazo. Moram, em sua maioria, no estado de São Paulo e possuem entre dois e três salários mínimos, com ensino superior completo. São exigentes e pensativas; prezam por qualidade e custo-benefício em relação ao uso de absorventes durante o período menstrual. Costumam conhecer o produto através de amigas ou de campanhas sociais.

O principal meio de compra do target, e ferramenta de venda da Fleurity, é o e-commerce. Porém, as compras físicas também ocorrem nas redes de farmácias espalhadas pelo país. Muitas mulheres preferem ter o produto em mãos de imediato, e sanar suas dúvidas no ato da compra.

A pesquisa em sites como Reclame Aqui, blogs e redes sociais é a maior influenciadora para a decisão de compra do público-alvo. Para elas, as opiniões disponíveis na internet são mais importantes que a indicação de um amigo ou familiar, por exemplo.

Ao comprar um coletor menstrual Fleurity, a consumidora espera realizar um ótimo investimento, e que o produto lhe proporcione o bem-estar enfatizado em suas campanhas publicitárias. Ela decide fazer um investimento a longo prazo, sem se preocupar com gastos adicionais para conter seu fluxo menstrual e viver confortavelmente.

As mulheres que utilizam ou pretendem utilizar o produto buscam intimidade com a marca na área de atendimento e de soluções de dúvidas, como se a Fleurity fosse sua melhor amiga.

43

Concorrentes: Para algumas mulheres, ainda é um tabu falar sobre coletores menstruais. Além disso, toda mulher é única, e o que funciona para uma pode não funcionar tão bem para outra. É importante que, no momento da compra, seja levada em consideração a altura do colo do útero, a intensidade do fluxo, a idade, o número de gestações e a prática de exercícios. Grande parte das marcas vende até três tamanhos de coletor: pequeno, médio e grande. A indicação geral é que a mulher prefira os tamanhos menores, quando se tem menos de 30 anos ou não tem filhos, e prefira os tamanhos maiores quando não se atende a nenhuma dessas especificidades.

Concorrentesdiretos

InCiclo

A empresa chegou no Brasil em torno de 2011, com o nome Miss Cup. Desde então, vem ganhando força no mercado com as mulheres preocupadas com o impacto ambiental causado pelos absorventes descartáveis.

O produto custa R$ 79,00 e é comercializado em dois tamanhos, podendo ser encontrado junto de acessórios como necessaires e aplicadores.

Entretanto, não está disponível em grandes redes de farmácias.

(Coletor menstrual InCiclo - Foto: InCiclo)

44

Me Luna: Empresa de origem alemã, foi a primeira marca a desenvolver um coletor específico para mulheres que possuem o colo do útero baixo ou o canal curto, e para mulheres com prolapso uterino. Os coletores MeLuna possuem, em relevo, algumas rachaduras na base externa para facilitar o manuseio e higienização. Os produtos custam, em média, R$ 75,00 e estão disponíveis apenas por meio de ecommerce.

Holycup: Desenvolvido por mulheres americanas, o Holycup é um coletor menstrual de qualidade com design confortável.

Disponível em três tamanhos, tem o custo médio de R$ 77,00. Possui uma plataforma com guia online para auxiliar a consumidora a escolher o melhor tamanho. O produto não está disponível em lojas físicas.

(Coletores menstruais HolyCup - Foto: HolyCup)
45
(Coletores menstruais MeLuna - Foto: MeLuna)

ConcorrentesIndiretos

Sempre Livre: Líder do mercado nacional de absorventes externos, possui a maior fatia do market share. A marca é bem conhecida pelas brasileiras e, atualmente, lançou o programa “Sempre Juntas”, que tem como apresentadora a atriz Maísa Lima. O objetivo do programa é a quebra do tabu sobre a menstruação, visando demonstrar que a marca está junto das consumidoras.

Always: É a líder mundial do setor porém, no Brasil, ocupa o terceiro lugar. A marca também é muito conhecida pelas brasileiras e explora bastante a capacidade de absorção do produto.

Intimus: A marca já liderou o mercado dos absorventes externos, mas perdeu a posição após arriscar com uma nova embalagem que não foi bem recebida. Hoje, ocupa a segunda posição, mas é uma marca competitiva e muito conhecida.

(Logotipo da marca Intimus - Foto: Intimus) (Logotipo da marca Sempre Livre - Foto: Sempre Livre)
46
(Logotipo da marca Always - Foto: Always)

O.B: Grande concorrente indireta no segmento de absorventes internos, pois o produto se assemelha muito ao coletor menstrual, visto que também é inserido no canal vaginal. Possui rejeição por parte das mulheres.

Diferenciaisemrelaçãoaosconcorrentes

Dentre os principais benefícios e diferenciais do produto, encontramos:

⦁ Conforto e comodidade, que proporciona a sensação de liberdade e possibilita a realização de atividades físicas.

⦁ Redução da incidência de alergias e bactérias, que garante um menor risco de infecções ginecológicas.

⦁ Higiene durante o ciclo menstrual, evitando odores.

⦁ Economia a longo prazo.

⦁ Consciência ambiental, que produz cerca de 3 kg de lixo (entre 150 e 300 unidades descartáveis) anual a menos, em relação ao absorvente comum.

⦁ Baixo risco de vazamentos.

O coletor menstrual Fleurity é um produto de alta qualidade, com ótimo silicone medicinal. A marca garante toque suave, maleável e garantia de 90 dias para adaptação, quando comprado pelo site oficial.

47
(Logotipo da marca O.B. - Foto: O.B.)

O produto Fleurity é feito de silicone hipoalérgico e é vendido em kits com duas unidades, que podem ser do mesmo tamanho ou de tamanhos diferentes, coloridos ou sem pigmento.

A Fleurity possui o melhor preço do mercado, maior capacidade produtiva e está presente nas principais redes de farmácias do país, facilitando a compra do produto. Diferente da concorrência, o coletor Fleurity possui o cabo maior, levemente achatado, com ranhuras e um furinho que facilita a retirada.

(Comparação de tamanho entre coletores - Foto: Fleurity)

48

5Pesquisa

Pesquisa Pesquisa Pesquisa

Na primeira etapa de pesquisa de mercado, foi realizada uma pesquisa quantitativa, divulgada em redes sociais no período de 20 de março a 2 de abril de 2020 (quinze dias corridos).

Utilizamos o método quantitativo para compreender e catalogar o maior número de informações possível sobre o conhecimento do público a respeito do produto.

O propósito da pesquisa foi entender o comportamento do público feminino em relação ao uso de itens de higiene pessoal durante o período menstrual, bem como seu conhecimento em relação ao uso do coletor menstrual. O total de respostas obtidas na pesquisa foi de 515.

Entendendo que o público classificado como homem transexual, não adepto de tratamentos hormonais, ainda vive o período menstrual, a pesquisa foi iniciada com uma questão referente ao gênero do usuário, resultando em 507 (98,8%) usuárias classificadas como “mulher cisgênero” e 6 (1,2%) como “homens transexuais”.

50

Qualseugênero:

Na sequência, questionamos a faixa etária das participantes, resultando em 258 (50,2%) pessoas entre 18 e 24 anos, 117 (34,6%) entre 25 e 35 anos, 53 (10,4%) entre 36 e 50 anos, 23 (4,5%) com até 17 anos e, por fim, 2 (0,4%) acima de 51 anos.

Qualsuafaixaetária:

Para definir a classe social do público-alvo, indagamos a respeito da renda familiar, o que resultou em 240 (46,7%) pessoas com 2 a 3 salários mínimos, 124 (24,2%) com 4 a 5 salários mínimos, 86 (16,8%) acima de 6 salários mínimos e 63 (12,3%) com renda de apenas 1 salário mínimo.

Qualsuarendafamiliar?

1 salário mínimo 63 12,3%

2 a 3 salários mínimos 240 46,7%

4 a 5 salários mínimos 124 24,2% Acima de 6 salários mínimos 86 16,8%

Sabendo que o absorvente externo ainda é preferido pelas mulheres, questionamos com qual produto elas se sentem mais confortáveis, confirmando esse dado com 278 (54,2%) usuárias de absorvente descartável, 121 (23,6%) usuárias de coletor menstrual, 61 (11,9%) adeptas ao absorvente interno, 31 (6%) que preferem usar métodos como remédios anticoncepcionais para espaçar a menstruação e 22 (4,3%) adeptas à calcinha absorvente.

Com qual tipo absorvente você se sente com mais segurança?

descartável 278 54,2%

interno 61 11,9%

absorvente 22 4,3%

menstrual 121 23,6%

Até 17 anos 23 4,5% De 18 a 24 anos 258 50,2% De 25 a 35 anos 177 34,6% De 36 a 50 anos 53 10,4% A partir de 51 anos 2 0,4%
Mulher Cisgênero 507 99,80% Homem Transexual 6 1,2%
Calcinha
Coletor
Remédios anticoncepcionais
51
Absorvente
Absorvente
31 6%

Após entender o item preferido das entrevistadas, questionamos o fator que mais influencia a compra do produto, sendo que 415 (80,9%) preferem a qualidade e 98 (19,1%) estão mais preocupadas com o preço.

Oquemaisteinfluêncianacompra?

Voltando à pesquisa para o uso do coletor, questionamos se as entrevistadas conheciam o produto. 436 (85%) pessoas já conheciam o item e 77 (15%) não.

Vocêconheceocoletormenstrual?

Vocêjáusouougostariadeusar?

Dentro desses números, buscamos descobrir a taxa de interesse em utilizar o item, e obtivemos 324 (63,2%) mulheres que já o faziam e 189 (36,8%) que não possuíam interesse.

Para melhor entender o ponto de contato com a consumidora, determinamos também que 297 (57,9%) mulheres foram impactadas por ações publicitárias, 157 (30,6%) através de amigas, 48 (9,4%) desconhecem o coletor e 11 (2,1%) o conheceram através de consultas no ginecologista.

Comovocêdescobriusobreocoletormenstrual?

Na busca pela marca líder em share of mind, descobrimos que 245 (47,8%) pessoas optaram pela Fleurity, enquanto 212 (41,3%) escolheram InCiclo, 209 (40,7%) desconheciam as marcas de coletor, 105 (20,5%) preferem Violeta Cup e 99 (19,3%) compram Korui.

Preço 98 19,1% Qualidade 415 80,9% Não 77 15% Sim 436 85% Não 189 36,8% Sim 324 63,2% Ações publicitárias 297 12,3% Através de amigas 157 46,7% Ginecologista 11 2,1% Nunca ouvi falar 48 9,4% 52

Qualmarcadecoletoresvocêconhece?

Inciclo 212 41,3%

Fleurity 245 47,8%

Na segunda etapa, realizamos uma pesquisa qualitativa, divulgada em redes sociais no período de 06 a 12 de abril de 2020 (sete dias corridos). Utilizamos o método qualitativo para compreender mais profundamente as informações captadas, referentes ao uso do coletor menstrual.

Através da pesquisa, foi possível colher os motivos que levam a consumidora à utilização do produto, bem como a forma de compra e as razões pela qual algumas mulheres ainda possuem receio de utilizálo. Para isso, dividimos o questionário em duas partes, iniciando com uma pergunta para classificar as usuárias do coletor.

Vocêusaocoletor?

Tenho medo de incomodar

Não menstruo por causa do uso do implanon

Não acho prático

Preciso de orientação

adequada para usar

Tenho receio de não

me sentir confortável

Não sei qual tamanho usar

Acho que não me adaptaria

Tenho vontade, mas ainda não comprei

Estou criando coragem para experimentar

Ainda não consegui colocar

Korui
19,3% Violeta
Nenhuma
40,7% Não
33,2% Sim
66,8%
conheço o coletor por causa do valor Não acho higiênico Acho nojento
medo de vazar
medo
menstruo
Em seguida, buscamos entender a razão pela qual as demais participantes não são adeptas ao uso do coletor. Porquevocênãousa? esperando o produto chegar Me incomoda Pretendo usar Comprei, mas ainda não chegou Uso o DIU Parece ser desconfortável e sentir muita cólica ao usar 53
99
Cup 105 20,5%
209
63
127
Não
Tenho
Tenho
Não
Estou

Por fim, para melhor direcionar nossas ações, buscamos entender em qual região de São Paulo as entrevistadas residem, resultando em 15 (30%) na Zona Leste, 14 (28%) na Zona Sul, 13 (26%) na Zona

e 4 (8%) para o Centro e Zona Norte,

A fim de entender as participantes que residem na praça dentro da qual a campanha será realizada,

questionamos se as mesmas encontravam-se na cidade de São Paulo ou região, resultando em 50 (74,4%) residentes de São Paulo e 13 (20,6%) não residentes.

VocêresidenagrandeSãoPaulo?

Meu fluxo é
pensei, mas nunca efetivei a compra Sou virgem Tenho medo de doer Não me adaptei Não 13 20,6% Sim 50 74,4% Emqualregião? Centro 4 8% Zona Leste 15 30% Zona Norte 4 8% Zona Oeste 13 26% Zona Sul 14 28% 54
Me causou dor
baixo Já
igualmente.
Oeste

Diagnóstico Diagnóstico Diagnóstico

A Fleurity possui um produto que não está enraizado na cultura das mulheres brasileiras pois, desde a primeira menstruação, as mães orientam as filhas a usar absorventes externos. Por isso, o coletor menstrual tem dificuldade para ser aceito entre o público, e para crescer no setor de cuidados femininos.

Sendo assim, a comunicação deve ser focada no aculturamento da mulher brasileira, com uma linguagem informal para demonstrar intimidade com a consumidora.

Também é importante aumentar a divulgação da marca no PDV e nas mídias, destacando todos os benefícios do coletor menstrual e esclarecendo as principais dúvidas, pois muitas mulheres desconhecem a marca e o produto. Estreitar o relacionamento com as redes de farmácias e os consultórios médicos também é necessário, para que eles atuem como mais um veículo de comunicação.

55

6SWOT

Forças Forças Forças Fraquezas Fraquezas Fraquezas

Única marca presente nas principais

redes de farmácias do país

Produto sustentável

Serviço personalizado nas compras realizadas

Pouca divulgação

Site e blog desatualizados

Produto de difícil adaptação

Economia a longo prazo, pois descarta

pelo site a necessidade da compra de absorventes

Variedade de acessórios para auxílio no uso

do coletor

Oportunidades Oportunidades Oportunidades

Uso ainda não é algo comum entre as mulheres

Ameaças Ameaças Ameaças

Sustentabilidade em alta

Serviço de e-commerce e novas tecnologias

Influências culturais na mídia e nas redes sociais

Indicação de profissionais da saúde, como

ginecologistas

Ampliação do PDV

Falta de informações a respeito do uso

do produto

Tabu em relação ao assunto da menstruação

Força dos concorrentes indiretos

57

7Planejamento decampanha

Objetivos Objetivos Objetivos Segmentação Segmentação Segmentação

Objetivo de Marketing: Aumentar a taxa de lembrança da marca em 12,2 pontos percentuais.

* Conforme pesquisa realizada pela agência Espacial, a taxa de lembrança para a marca Fleurity foi de 47,8%; a meta é chegar a 60%.

Objetivo de Comunicação: Mostrar para o público que o produto é sustentável, higiênico e confortável

através de informações que destaquem as qualidades da marca.

ObjetivosdaCampanha:

Mostrar que a marca é uma ótima alternativa ao absorvente descartável externo.

Aumentar o tráfego nos sites da marca (fleurity.com.br e loja.fleurity.com.br).

Ampliar a presença e o impacto no PDV.

Promover engajamento com a marca.

Tornar conhecidas as características e diferenciais do produto.

Destacar a preocupação da marca com causas sociais.

Local: Grande São Paulo e região.

Público-Alvo:Mulheres residentes da cidade de São

Paulo, com idades entre 18 e 36 anos e pertencentes às classes A e/ou B, interessadas na preservação do meio ambiente e em ter uma relação melhor com o próprio corpo.

O grande público está concentrado em mulheres que se importam com sua saúde e com o meio ambiente, além de uma economia financeira de médio a longo prazo, e que prezam por conforto e bem-estar. Elas conhecem o produto através de amigas ou por meio de campanhas sociais.

A marca enfatiza em suas campanhas que, apesar do valor do coletor parecer significativo no ato da compra, a consumidora realizará um investimento a longo prazo, sem se preocupar com gastos adicionais para conter seu fluxo menstrual e viver uma vida confortável.

Conteúdo: Saúde, Higiene e Beleza (cabelo, unha, skincare e tatuagem).

59

Persona Persona Persona

PatríciaFidalgo

27 anos, pertencente à classe B, residente na Zona Sul de São Paulo com seu parceiro. Graduada em administração, atualmente trabalha em um escritório de contabilidade, com ambição de se especializar na área. Patrícia cursa uma pós em finanças.

Em seu tempo livre pratica esportes. Ama cuidar da saúde e do corpo, sendo uma pessoa curiosa e amante dos animais. Vegetariana assumida, gosta de consumir produtos com selo “cruelty free”.

MarcelinaVieira

Tem 21 anos e mora com os pais em um bairro nobre na Zona Oeste de São Paulo. Pertence à classe A, Marcelina adora curtir a noite na cidade e passar os fins de semana jogando videogame na casa do namorado.

Estudante de medicina veterinária no período da noite, Marcelina cursa seu segundo semestre na faculdade. Pela manhã faz estágio na área e seu maior sonho é se formar e abrir a própria clínica.

(Representação da buyer persona Patrícia - Foto: Geledés)
60
(Representação da buyer persona Marcelina - Foto: KN Sou Plus)

Verba Verba Verba

R$ 2,000,000 (dois milhões de reais) contemplando planejamento, criação e mídia.

Estratégias Estratégias Estratégias

TipodeCampanha:Posicionamento.

Durante a campanha, usaremos as seguintes ferramentas para alcançar os objetivos propostos, dando visibilidade à marca e aumentando sua taxa de lembrança:

Publicidade online e offline

Merchandising

Marketing direto

Marketing de conteúdo

Live marketing

Fases Fases Fases

A campanha será dividida em três fases dentro de um período de 6 meses. As fases acontecerão de forma simultânea, alternando apenas a força concentrada para realização das ações.

Fase1:PDVnoar

Período: 01/11/2021 a 30/03/2022

Descrição: Nessa fase iremos destacar o ponto de vendas, pensando na vantagem que temos em ser a única marca de coletor menstrual disponível em farmácias. Elevaremos o PDV com cartazes informativos do produto, display e um totem no formato de coletor, com altura de 1,20 metros para chamar a atenção de possíveis consumidores.

Para essa ação, contaremos com a parceria com o Grupo RD – Gente, Saúde e Bem-Estar, responsável pelas marcas Drogasil, Droga Raia e Onofre, que contam hoje com 8 centros de distribuição e mais de 2.100 lojas espalhadas em 23 estados pelo Brasil sendo, assim, a maior rede de farmácias do país. Com 1.825 lojas, a Raia Drogasil faturou 15,5 bilhões de reais em 2018 e tem 13% do mercado nacional. A Onofre tem 50 lojas e fechou o ano com um faturamento de 480 milhões. A maioria das lojas Onofre fica em bairros nobres de São Paulo.

61

Em parceria com o grupo RD, ofereceremos treinamento sobre o coletor menstrual Fleurity em 500 lojas que serão definidas posteriormente, com informações importantes que devem ser passadas ao consumidor no ato da compra.

Essa fase será responsável pela sustentação de toda a campanha.

62

Fase2:Fleurityparatodas

Período: 01/02/2022 a 11/03/2022

Descrição: Com a força do nosso time de digital influencers, mostraremos para o público o lado social e humano em usar Fleurity.

Em parceria com o projeto Mulheres sem Prisão, do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania — ITTC, buscaremos engajar a doação de valores no ato da compra do coletor menstrual durante o mês de fevereiro de 2022.

Os valores doados serão revertidos na doação de coletores para as detentas da Penitenciária Feminina da Capital – Carandiru que serão entregues no dia 8 de março, em que de forma internacional é comemorado o dia da mulher.

Para esta ação contaremos com o apoio de duas influenciadores digitais e ex-BBBs, a Ginecologista

Marcela Mc Gowan e a Advogada Criminalista

Gizelly Bicalho que atuam em causas sociais com mulheres.

63

Fase3:ChegouoVerão!

Período: 15/01/2022 à 30/03/2022

Descrição: Aproveitando tudo que o verão e o Carnaval têm de melhor, trabalharemos com a conscientização na praia, por meio de uma coleta de resíduos, e na cidade durante o Carnaval.

Durante o Carnaval, nosso time de promotores transitará pelas principais áreas de São Paulo, percorrendo alguns blocos e distribuindo acessórios estampados com a marca Fleurity para os foliõestudo, é claro, com muita curtição, consciência e uso do copinho para não passar perrengues.

64

Ações Ações Ações

Fase1:PDVnoar

Ação 1: PDV no ar – Ação de Merchandising

Objetivo: Ampliar a presença e impacto no PDV. Durante toda campanha, realizaremos ativações e ornamentação do PDV para destacar o coletor menstrual. A ação irá incentivar a compra do coletor e atrair o público ao PDV através de banners, displays e totens em farmácias da rede Drogasil, a ser selecionadas posteriormente.

Onde? - Será realizado em lojas da rede de farmácias Drogaria e Drogasil distribuídas na grande São Paulo.

Quando?-A ação será implantada no início de 05 de novembro de 2021 até o período final da campanha em 30 de março de 2022.

O que? - Ativação e ornamentação de 500 farmácias para impulsionamento das vendas no ponto físico, chamando atenção do público para o PDV.

Como? - O PDV será personalizado com PDV com cartazes informativos do produto, porta take one, display e um totem o formato de coletor com altura de 1,20.

Porquê?- Incentivo da compra do coletor menstrual no ponto de venda físico.

Quem? - Será elaborado pela agência Espacial Comunicações que organizará e será responsável em montar um time de promotores e peças de comunicação para a ação.

Quanto? - Investimento total de R$20.000,00 (vinte mil reais), contemplando a criação e produção de peças e ativação da ação.

65

Métricas: Medida de tempo que o consumidor fica na frente do PDV.

KPIs: Utilizaremos como indicador chave a presença do produto na mente dos consumidores (share of mind).

Item Qtd. ValorUnit. ValorTotal Totem (1,60m) 510 R$ 22,49 R$ 1.461,85 Banner (A3) 130 R$ 11,60 R$ 1.508,00 Flyer (A5) 6500 R$ 2,40 R$ 15.600,00 Display Take One 510 R$ 8,90 R$ 578,50
66

Fase1:PDVnoar

Ação2: Vamos falar de coletor!

Objetivo: Tornar conhecidas as características e diferenciais do produto.

A ação será realizada entre os meses de janeiro a abril de 2022, em parceria com as farmácias do Grupo RD – Gente, Saúde e Bem-Estar (Drogasil, Droga Raia e Onofre), promovendo o treinamento de atendentes da loja que apresentarão o coletor e educaram os clientes sobre suas particularidades.

Onde? - O treinamento será realizado no escritório da matriz da rede de farmácias Drogasil em São Paulo, após o treinamento os promotores serão direcionados a lojas da redes localizadas na grande São Paulo e região definidas posteriormente.

Quando? - A ação será implantada no início de novembro de 2021, a fim de preparar a equipe de vendas para comércio do fim de ano que antecipa o verão.

O que? - Treinamento dedicado aos promotores da rede de farmácias para tratar com o público a respeito das curiosidades e mitos dos coletores, incentivando o uso do produto.

Porquê?- Incentivo da compra do coletor menstrual no ponto de venda físico.

Como? - A execução será realizada através de um treinamento com promotores.

Quanto?-Investimento total de R$2.100,00 (dois mil e cem reais), contemplando a criação e produção de peças e ativação da ação.

Quem? - Será elaborado pela agência Espacial Comunicações em conjunto com o time de marketing Fleurity e promotores da rede de farmácias.

67

Métricas: Medida de tempo que o consumidor fica na frente do PDV ouvindo as informações dadas pelos promotores.

KPIs:Utilizaremos como indicador chave o número de vendas realizados por estes promotores.

Item Qtd. ValorUnit. ValorTotal Totem (1,60m) 200 R$ 2,40 R$ 480,00 Flyer 200 R$ 0,95 R$ 190,00 Caneta 200 R$ 0,87 R$ 174,00 Bloquinho Ecobag 200 200 R$ 2,50 R$ 3,62 R$ 500,00 R$ 724,00
68

Fase2:Compreedoe!

Ação1: Fleurity para todas!

Objetivo: Destacar a preocupação da marca com causas sociais.

Em parceria com a empresa Pólen e a associação

Mulheres Em Prisão, do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania — ITTC, buscaremos lembrar a existência dessas mulheres expostas a um sistema carcerário precário e para isso iremos incentivar a doação de valores no ato da compra durante o mês de fevereiro de 2022.

Os valores doados serão revertidos na doação de coletores para as detentas da Penitenciária Feminina da Capital – Carandiru que serão entregues no dia 8 de março, em que de forma internacional é comemorado o dia da mulher.

A divulgação desta ação será feita com a colaboração das formadoras de opinião e influenciadoras digitais, Marcela McGowan, médica ginecologista e obstetra, juntamente, com a Advogada Criminalista Gizelly Bicalho, que mostrarão para o público o lado social e humano da Fleurity.

O que? - Storydoing e arrecadação de fundos para doação de coletores para que serão distribuição para as detentas da Penitenciária Feminina da Capital – Carandiru.

Por quê? - Para explorar a missão e valores da Fleurity junto do terceiro setor.

Quem? - Será elaborado pela agência Espacial Comunicações em parceria com a empresa Polén, a ONG Mulheres em Prisão.

Onde? - A ação será realizada na Penitenciária Feminina da Capital – Carandiru.

Quando? - A ação terá início em 08/02/2022 com encerramento no dia 08/03/2022, em memória ao dia internacional da mulher.

Como?- Com apoio da ONG Mulheres em Prisão e a pastoral carcerária, faremos pequenas palestras, separado em grupos organizados pela ONG para explicar as detentas o método de uso do coletor e benefícios de seu uso. Ao final serão distribuídos um

69

kit coletor para cada detenta, revertidos da verba de compra dos itens durante o mês.A

divulgação será feita através das influencers e ex-BBBs, a Ginecologista Marcela Mc Gowan e Advogada Criminalista Gizelly Bicalho.

Quanto?- R$ 1.690,00 (mil seiscentos e noventa reais).

Métricas: Link trackeado através das plataformas do Google Adwords e Analytics, as influencers utilizarão para quantificar o número de pessoas que compraram o produto através de suas

divulgações.

KPIs:Média de pessoas que compraram através desta ação.

Item Qtd. ValorUnit. ValorTotal Hotsite 1 R$ 890,00 R$ 890,00 Site Polén 1 R$ 200,00 R$ 200,00 R$ 600,00 Uniformes 15 R$ 40,00 70

Fase3:Chegouoverão!

Ação1: Sol, praia e copinho

Objetivo: Mostrar que a marca é uma ótima alternativa ao absorvente descartável externo. Ativação através da realização de ações de recolhimento de lixo nas praias, jogando o acumulado em um descarte no formato de coletor, como forma de simbolizar a quantia de lixo que é evitada ao utilizar os produtos da Fleurity. Será realizada em três praias do litoral paulista, entre os finais de semana do mês de janeiro de 2022.

Oque?- Ativação através da realização de ações de recolhimento de lixo das praias e jogando o acumulado em um descarte no formato de coletor, para simbolizar o quanto que lixo não é jogado quando se utiliza o coletor Fleurity.

Por quê? - Para conscientizar as pessoas conhecerem o quanto de lixo vai para o mar.

Quem? - Será elaborado pela agência Espacial Comunicações que organizará e será responsável em montar um time de promotores e peças de comunicação para a ação.

Onde? - A ação será realizada em três regiões litorâneas de São Paulo, sendo:

Maresias, São Sebastião (Litoral Norte)

Astúrias, Guarujá (Baixada Santista)

Ilha Comprida, Cananéia (Litoral Sul)

Quando?- A ação ocorrerá em todo mês de janeiro, contemplando o período de férias nos finais de semana entre 15/01/2022 à 30/01/2022.

Como?- Ativação através da realização de ações de recolhimento de lixo das praias e jogando o acumulado em um descarte no formato de coletor, para simbolizar o quanto que lixo não é jogado quando se utiliza o coletor Fleurity.

Quanto? - Investimento total de R$ 22.600,00 (vinte dois mil e seiscentos reais) contemplando a criação e produção de peças e ativação da ação.

71

Métricas: Feedback dos clientes sobre o produto para os promotores que realizarão a ação.

KPIs:O indicador será a média de clientes que participaram da ação nas três praias.

Item Qtd. ValorUnit. ValorTotal Promotores 50 R$ 40,00 R$ 2.000,00 Uniforme 50 R$ 40,00 R$ 2.000,00 Balão Roof Top (3m) 10 R$ 1.500,00 R$ 15.000,00 Cata Lixo Ecobag 500 500 R$ 3,50 R$ 3,62 R$ 1.750,00 R$ 1.810,00
72

Fase3:Chegouoverão!

Ação2: Bloco “Vai de Copinho”

Objetivo: Promover engajamento com a marca.

Durante o Carnaval, em São Paulo, promovemos a ação Vai de Copinho com a ajuda de influencers digitais que a divulgação nas mídias sociais. Além disso, será feita a distribuição de brindes pelos blocos, como adesivos coloridos e informativos feitos com glitter ecológico e outros presentes como eco bags, bonés e bandanas.

O que? - Durante o carnaval em São Paulo, vamos promover a ação Vai de Copinho, com ajuda de Influencers para divulgar nas mídias e distribuição de brindes.

Onde? - Concentração dos sete principais bloquinhos de carnaval do centro de São Paulo, sendo:

Tarado Ni Você

Agrada Gregos

Acadêmicos do Baixo Augusta

Domingo ela não vai

Vou de táxi

Galo da Madrugada

Unidos do BPM

Quando? - A ação será iniciada em 18/02/2022 até 30/03/2022, período de festas do carnaval.

Por quê? - Para incentivar as mulheres a curtirem o carnaval com conforto e tornar visível a marca Fleurity como amiga da mulher.

Quem? - Será elaborado pela agência Espacial

Comunicações em parceria com um time de nano influencers.

Como? - Será distribuído pelos blocos adesivos coloridos e informativos, glitter ecológico e brindes como eco bags.

Quanto? - Investimento total de R$ 197.600,00 (cento e noventa e sete mil e seiscentos reais), contemplando a criação e produção de peças e ativação da ação.

73

Métricas: Quantidade de posts que os clientes farão com a marca no Twitter, Instagram e Facebook que serão acompanhados através da plataforma de monitoramento Google Analytics.

KPIs:O indicador será o envolvimento dos clientes durante os dias da ação.

Item Qtd. ValorUnit. ValorTotal Promotores 100 R$ 4.000,00 Uniforme 100 R$ 40,00 R$ 4.000,00 Glitter Ecológico 15.000 R$ 5,00 R$ 75.000,00 Adesivos Boné Ecobag 15.000 15.000 15.000 R$ 0,50 R$ 3,64 R$ 3,50 R$ 7.500,00 R$ 54.600,00 R$ 52.500,00
R$ 40,00 74

8Criação

KeyVisual

A campanha busca mostrar o conforto e a criação de um mundo mais sustentável.

Foi inspirada pelos corais, que não só ajudam na limpeza das águas como, também, na segurança de toda uma biodiversidade, e pelo conforto e leveza que só o coletor pode oferecer.

Utilizou-se a cor rosa, que é marca registrada da Fleurity, e o laranja, que está presente nesses corais e que também é a cor da criação, uma vez que simboliza a energia vital que todos os seres possuem. Representa, portanto, a criação de um mundo mais sustentável.

Os tecidos, elemento constante nas peças, transmitem a sensação de conforto, o que remete à promessa de criar um mundo melhor enquanto se "esquece" do desconforto daqueles dias.

76

Peças:Fase1

Ação1: PDV no Ar!

Totem:160m

Material:Poliestireno 2mm

Impresso:CMYK

Ecobag:5 litros

Material:Algodão Cru e Fibras de Nylon

Impresso: Impressão Digital

Camista:PP, P, M, G, GG, EXG

Material: Algodão

Impresso: Impressão Digital

Viseira: Com regulagem

Material: Microfibra

Impresso: Impressão Digital

Caderno:A5 pautado

Material: Capa dura com folhas recicláveis.

Impresso:CMYK

Caneta:Retrátil

Material:Madeira e Aço

Impresso:Laser

77

Peças:Fase1

Ação1: PDV no Ar!

FaixadeGôndola:Média

Material:PVC

Impresso: Digital

DisplayTakeOne:Transparente

Material:Acrílico

Impresso:Laser

78

Peças:Fase1

Ação2: Vamos falar de coletor

MaterialApoio:A5

Material:Offset

Impresso:CMYK

Banner:A3

Material:Offset

Impresso:CMYK

Banner:A3

Material:Offset

Impresso:CMYK

79

Peças:Fase1

SocialMedia

Tamanho:1080x1080

DPI:300

Coloração:RGB

Formatos para serem postados no Instagram e no Facebook, com o intuito de apresentar e, principalmente, educar os consumidores sobre o uso de coletores menstruais, demonstrando atividades que podem ser praticadas utilizando o coletor, como Pole Dance, respondendo dúvidas e apresentando as vantagens de ser livre utilizando o coletor menstrual. Apresentação também das cores principais da campanha: rosa e laranja. O rosa que é simbolo da marca, já o laranja, ligado ao segundo chakra, representa a energia, a criação e a força para criar algo novo, cor escolhida justamente para mostrar que as mulheres podem tecer um futuro livre.

80

Peças:Fase2

Ação1: Compre e Doe

Camista:PP, P, M, G, GG, EXG

Material: Algodão

Impresso: Impressão Digital

Banner:A3

Material:Offset

Impresso:CMYK

81

Peças:Fase2

Hotsite:Responsivo

Ação1: Compre e Doe
82

Peças:Fase2

SocialMedia

Tamanho:1080x1080

DPI:300

Coloração:RGB

Formatos para postagem no Instagram e no Facebook, apresentando a ação que possui como objetivo doar coletores para as mulheres da penitenciária do Carandiru.

Mostrar essa ação fará com que mais pessoas se interessem em ajudar e, depois, informaremos, com números, todos os coletores que foram doados.

O intuito é fazer essas pessoas serem ouvidas, mostrar a realidade carcerária que se repete em todo o país e, efetivamente, apoiálas de maneira tangível.

As fotos possuem um filtro granulado e o type por cima, que é a marca da campanha.

83

Peças:Fase3

Ecobag:5 litros

Material:Algodão Cru e Fibras de Nylon

Impresso: Impressão Digital

Camista:PP, P, M, G, GG, EXG

Material: Algodão

Impresso: Impressão Digital

Viseira: Com regulagem

Material: Microfibra

Impresso: Impressão Digital

BalãoRoofTop:Inflável 3m

Material:Lona

Impresso:Impressão Digital

84

Peças:Fase3

Banner:A3

Material:Offset

Impresso:CMYK

Banner:A3

Material:Offset

Impresso:CMYK

Banner:A3

Material:Offset

Impresso:CMYK

85

Peças:Fase3

SocialMedia

Tamanho:1080x1080

DPI:300

Coloração:RGB

Formatos para serem postados no Instagram e no Facebook, apresentando as ações.

Temos peças ilustrando a importância de usar os coletores para ajudar na diminuição dos lixos tóxicos nos mares, rios e aterros sanitários.

Outras peças comunicam o conforto e a segurança em participar do maior festival do país, o Carnaval, usando o copinho.

86

Fase3:OutOfHome

AnúncioSuper

Local: Estações de metrô das Linhas Amarela, Verde, Vermelha e Lilás.

AnúncioIntermediário/MUBestático

Local: Estações de metrô das Linhas Amarela, Verde, Vermelha e Lilás.

AnúncioClássico

Local: Estações de metrô das Linhas Amarela, Verde, Vermelha e Lilás.

87

Fase3:OutOfHome

AnúncioRelógioDigital

Local: Ruas próximas às praias do Maresias, Astúrias e Ilha Comprida, onde ocorreram as ativações de live marketing.

AnúncioPontodeÔnibus

Local:Ruas localizadas nos bairros previstos pelo planejamento de mídia na cidade de São Paulo.

88

AnúnciosRedesSociais

AnúncioSpotify

Tamanho:728x90

AnúncioYouTube

Tamanho:300x250

AnúncioYouTube

Tamanho:480x70

AnúncioFacebook

Tamanho:400x500

AnúncioFacebook

Tamanho:1200x1200

AnúncioSpotify

Tamanho:160x600

89

RedesSociais

90

Spot

Cliente: Fleurity

Peça: Spot

Duração: 30’’

Veículo: Rádio

Tema: Por um mundo mais confortável Data: 06/10/2020

TÉCNICA ÁUDIO

BG: Faixa animada, 1 segundo

LOCUTOR 1: Voz feminina

Ei, você.

BG: Faixa animada, 1 segundo

Que tal economizar um montão de dinheiro, largar o absorvente e fazer o que você quiser, tudo enquanto ajuda ao meio ambiente e não produz nadinha de lixo? Isso não é sonho, é Fleurity. O coletor menstrual da Fleurity é lindo, seguro, durável, consciente, olha -- são tantas qualidades que não dá nem dá pra listar, então corre lá em fleurity.com.br e conheça nossa história, porque a Terra merece conforto, e a mulher também. Fleurity, por um mundo mais confortável.

91

VídeosdaCampanha

Vídeo Institucional Fleurity

Vídeo Comercial Fleurity

92

9Planejamento deMídia

BriefingdeMídia BriefingdeMídia BriefingdeMídia

Períododacampanha: 01/11/2021 a 30/03/2022

Verbademídia:

Objetivodemídia:

Cobertura:

Continuidade:

R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) para investimento em mídia

Tornar a Fleurity mais conhecida no mercado de higiene pessoal brasileiro

A campanha cobrirá o estado de São Paulo, com foco nas seguintes regiões:

Centro: Sé, Barra Funda, Bela Vista, Consolação, Liberdade e Santa Cecília

Zona Oeste: Pinheiros, Alto de Pinheiros, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Butantã e Morumbi

Zona Sul: Vila Mariana, Moema e Ipiranga

A campanha terá continuidade pulsada com duração de 12 meses; a internet será utilizada em todos os meses da campanha e as demais mídias serão utilizadas em períodos estrategicamente selecionados

94

Público-alvo: Público-alvo: Público-alvo:

Gênero Mulheres

Faixaetária

Escolaridade

Classesocial

Valoreseprincípios

Costumes

18 a 36 anos

Ensino superior completo

A e B

Bem-estar, sustentabilidade, saúde e beleza

Ficar em casa, assistir séries, filmes e programas de beleza e lifestyle; são fãs da internet e dedicam a maior parte de seu tempo a ela

95

EstratégiasdeMídia EstratégiasdeMídia EstratégiasdeMídia

MeioBásico:InterneteRedesSociais

Como toda a comunicação de nossa campanha será feita em mídias digitais, selecionamos essas ferramentas como meio básico. Escolhemos explorar, principalmente, a internet, onde grande parte do público-alvo da Fleurity se encontra. Usaremos esse canal de mídia para maximizar e fixar a imagem da marca na mente de potenciais consumidores.

De acordo com o Mídia Dados de 2018, no Brasil, as mulheres utilizam mais a Internet do que os homens. A maioria está na faixa etária dos 20 aos 29 anos e são da classe C1, ou seja, estão dentro do público-alvo definido pela Fleurity.

96

Táticas Táticas Táticas

Facebook:

A página da Fleurity no Facebook, aberta em 2015, possui 351.420 curtidas. Além da forte presença dos concorrentes, a pesquisa de mercado realizada pela agência demonstrou, também, que as entrevistadas consideram o Facebook como principal veículo de comunicação no dia a dia, o que evidencia seu grande potencial para alcançar o público-alvo da marca. De acordo com o estudos feitos pelo Grupo Elife em 2016: “pelo Facebook

Audience Insights, chegamos a um volume de 20 milhões de mulheres ativas mensalmente na rede, das quais se destacam jovens e adultas (até 34 anos)”. Ou seja, grande parte do target está presente no veículo, comprovando o grande consumo pela Internet.

Formatos:Posts simples e GIFs.

Instagram

Assim como no Facebook, a Fleurity possui uma página de tamanho considerável no Instagram, com cerca de 119 mil seguidores. O Instagram é ideal para a Fleurity, pois cria ainda mais proximidade entre a marca e seu público, além de ser uma rede social que une a diversão e o entretenimento, provocando grande impacto em seus usuários. O Instagram caiu no gosto do povo e apresenta o maior crescimento entre as redes sociais, o que destaca uma grande oportunidade de promover a marca. Atualmente, o veículo conta com mais de 600 milhões de usuários ativos, e o Brasil ocupa um lugar de destaque entre os países que mais usam a rede, seja para fins pessoais ou de marketing.

Formatos: Posts, GIFs, stories e reels.

97

Youtube

A evolução do Youtube é perceptível e constante. O site, que originalmente era apenas um visualizador para vídeos, tornou-se uma rede social com opções de pesquisa, infinitos anúncios e várias possibilidades de emprego para os criadores de conteúdo conhecidos como "Youtubers".

Ao analisar o ranking da categoria multimídia do Mídia Dados, é possível observar que o Youtube está em primeiro lugar, superando a Netflix, carrochefe das plataformas de streaming no Brasil. De acordo com a pesquisa realizada por nossa agência, 80% das entrevistadas buscam referências em sites como o Reclame Aqui e redes sociais, como o Youtube, antes de efetuar a compra.

Formato: Anúncio de 30”

Spotify

O Spotify não é utilizado pela Fleurity e nem por suas concorrentes diretas. Dito isso, a marca Intimus, concorrente indireta, possui um perfil na rede que conta com playlists direcionadas ao seu target, demonstrando que o Spotify é uma ferramenta válida para atingir o público jovem feminino. Com mais de 140 milhões de usuários ativos, o Spotify permite que as marcas atinjam o seu público-alvo de diversas formas, como spots, vídeos e playlists. Utilizando o Spotify for Brands, serviço que o veículo oferece para que as marcas anunciem seus produtos, veiculamos um spot de 45”, que é executado durante a transição de uma música para outra.

Além do spot, projetamos um banner da marca para ser exposto durante a reprodução das faixas musicais. O retorno desta plataforma será identificado através das métricas de alcance, repercussão e reação disponibilizadas pela plataforma.

Formatos:Spot de 45” e banner

98

RedesSociais RedesSociais RedesSociais

*para Youtube e Spotify o valor mensal contempla os 6 meses de campanha

48
Anúncio Patrocinado Stories 6 GIFs 48
Anúncio Patrocinado Stories 6 GIFs 4 reels Teaser 30" Spot 45" Banner Fanpage Fleurity Feed Notícias Fanpage Fleurity Fanpage Fleurity Perfil Fleurity Story Instagram Perfil Fleurity Perfil Fleurity Perfil Fleurity Comercial Spotify for Brands Spotify for Brands VEÍCULO FORMATO LOCALIZAÇÃO PROGRAMAÇÃO $MÊS $TOTAL $TOTAL R$ 316.707,00 NOV DEZ JAN FEV MAR FACEBOOK INSTAGRAM YOUTUBE SPOTIFY R$ 22.670,07 R$ 22.670,07 R$ 90.000,00 R$ 88.100,00 LEGENDA inserções R$ 113.353,50 R$ 113.353,50 R$90.000,00* R$88.100,00*
posts
posts
99

MeiosComplementares:PayTV,Rádio,MetrôeOOH

Incluímos os veículos de mídia offline Pay TV, Rádio e Out of Home para sustentação do trabalho digital, com o objetivo de atingir um maior alcance. Isso reforçará a lembrança da marca na memória das pessoas, que serão impactadas através das inserções de criativos, comerciais e spots.

100

PayTV

A agência Espacial sugere à Fleurity a inovação de veicular uma campanha na TV fechada, tendo em vista que o produto é direcionado ao público feminino e que o meio proporciona a segmentação demográfica, o que atinge com mais precisão o target. De acordo com a Kantar Ibope Media (2017): “as mulheres assistem mais TV que os homens. Em 2016, elas dedicaram pouco mais de 6 horas e 34 minutos à televisão, enquanto os homens somaram 5 horas e 57 minutos diários". Esse levantamento vale tanto para TV aberta como para a TV por assinatura, e é mais uma justificativa para escolha do meio. Segundo informações do Mídia Dados 2018, a maioria dos telespectadores de TV por assinatura possui idade entre 10 e 29 anos, o que prova que a estratégia de veicular a campanha nesse meio está correta, pois as usuárias do coletor da Fleurity estão nessa faixa etária.

Veículos Veículos Veículos

EmissoraGNT

A partir do ano de 2003, um novo posicionamento alterou o foco do canal para o universo feminino e, desde então, a GNT está sempre conectada às mudanças na vida das mulheres. De acordo com o Mídia Dados 2018, o GNT possui 14.241.351 domicílios assinantes, ficando entre os dez canais com mais assinaturas na TV fechada. Tanto a Fleurity quanto o coletor menstrual são novos no mercado brasileiro e, estrategicamente, a GNT envolve outras plataformas de mídia para veiculação, como Youtube e redes sociais, o que dará ainda mais visibilidade à marca.

O público-alvo do canal é a mulher urbana, de 25 a 49 anos, de classe AB. Por isso, o canal é ideal para veicular flights de 30” da campanha da Fleurity.

101

Programas

Superbonita: Está no ar desde fevereiro de 2000, e é um dos programas de maior audiência de sua emissora. Em sua nova versão, é apresentado pela cantora Karol Conka, o que, por si só, já é uma quebra de tabus, uma vez que ela é mulher, negra e canta raps que exaltam a força da mulher na sociedade. Toda quarta-feira, às 22h30m, é exibido um novo episódio do programa Superbonita, que é reprisado durante a semana.

EmissoraMultishow

Atualmente, o canal divide sua programação nos pilares de viagem, música e humor, além de programação sensual, mas sempre focando no seu público-alvo que são os jovens. De acordo com o Mídia Dados (2018), o Multishow possui 15.155.037 domicílios assinantes e está entre os quatro canais com mais assinaturas na TV paga.

Saia Justa: O programa é composto por Gaby Amarantos, Pitty, Astrid Fontenelle e Mônica Martelli e está no ar há 15 anos. É conhecido por abordar qualquer assunto, pois nada é tabu para as mulheres do Saia Justa. Toda quarta-feira é exibido um novo episódio do programa e, na quinta-feira, ele é reprisado durante a programação.

Lugar Incomum: Estrelado por Didi Wagner, Lugar Incomum está no ar há 10 anos no Multishow e, a cada temporada, se dedica a mostrar detalhes de um país ou continente. No programa, Didi vive os acontecimentos de cada local visitado, e fala com o público sobre suas percepções e sensações.

102

PayTV PayTV PayTV

$TOTAL R$ 185.475,00 EMISSORA PROGRAMA COBERTURA HORA FORMATO NOVEMBRO/2021 SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM 1 2 3 4 5 6 7 INS R$UNITÁRIO R$TOTAL GNT GNT Multishow Multishow Super Bonita Saia Justa Lugar Incomum TVZ ao vivo São Paulo São Paulo São Paulo São Paulo 22:30 21:30 18:00 19:00 30" 30" 30" 30" 2 1 1 2 1 2 2 1 1 1 1 2 2 1 1 6 3 5 7 R$ 2.550,00 R$ 3.550,00 R$ 2.541,00 R$ 3.310,00 R$ 15.300,00 R$ 10.650,00 R$ 12.705,00 R$ 23.170,00 4 2 6 2 3 2 2 2 TOTAL R$ 61.825,00 EMISSORA PROGRAMA COBERTURA HORA FORMATO JANEIRO/2022 SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM 10 11 12 13 14 15 16 INS R$UNITÁRIO R$TOTAL GNT GNT Multishow Multishow Super Bonita Saia Justa Lugar Incomum TVZ ao vivo São Paulo São Paulo São Paulo São Paulo 22:30 21:30 18:00 19:00 30" 30" 30" 30" 2 1 1 2 1 2 2 1 1 1 1 2 2 1 1 6 3 5 7 R$ 2.550,00 R$ 3.550,00 R$ 2.541,00 R$ 3.310,00 R$ 15.300,00 R$ 10.650,00 R$ 12.705,00 R$ 23.170,00 4 2 6 2 3 2 2 2 TOTAL R$ 61.825,00 EMISSORA PROGRAMA COBERTURA HORA FORMATO MARÇO/2022 SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM 21 22 23 24 25 26 27 INS R$UNITÁRIO R$TOTAL GNT GNT Multishow Multishow Super Bonita Saia Justa Lugar Incomum TVZ ao vivo São Paulo São Paulo São Paulo São Paulo 22:30 21:30 18:00 19:00 30" 30" 30" 30" 2 1 1 2 1 2 2 1 1 1 1 2 2 1 1 6 3 5 7 R$ 2.550,00 R$ 3.550,00 R$ 2.541,00 R$ 3.310,00 R$ 15.300,00 R$ 10.650,00 R$ 12.705,00 R$ 23.170,00 4 2 6 2 3 2 2 2 TOTAL R$ 61.825,00 103

Veículos Veículos Veículos

Metropolitana-98.5FM

A Metropolitana é ouvida por mais de 100.000 pessoas todos os dias na cidade de São Paulo, com um público 50% feminino e de faixa etária entre 15 e 29 anos, pertencentes às classes AB e C.

Formato:Spot de 30 segundos, com horário determinado pelo anunciante ao ver disponibilidade na grade.

RádioDisney-91.3FM

A Rádio Disney é ouvida por mais de 1 milhão de pessoas todos os dias na cidade de São Paulo, com público

predominantemente feminino (67%) de 15 a 39 anos, das classes B e C.

Formato:Spot de 30 segundos nos intervalos do programa Expresso, entre 10h00m às 12h30m.

LitoralFM-91.7FM

A Rádio Litoral tem grande destaque na região litoral de São Paulo, ouvida por 23.975 pessoas por minuto em todo o litoral do estado.

Formato:Comercial 30 segundos, com horário determinado pelo anunciante ao ver disponibilidade na grade.

104

Rádio Rádio Rádio

TOTAL
EMISSORA PROGRAMA HORA NOVEMBRO/2021 VALOR UNITÁRIO Metropoitana985FM FREQ VALOR TOTAL R$ 260,00 R$ 1 065,00 R$ 9.100,00 R$ 37 275,00 RádioDisney-913FM Chupim(programação) Expresso 18:00-20:00 10:00-12:30 - 1 1 1 1 2 1 35 35 1 3 1 1 4 1 2 5 2 1 6 1 1 7 1 1 8 1 1 9 1 1 10 1 1 11 1 2 12 2 1 13 1 1 14 1 1 15 1 1 16 1 1 17 1 1 18 1 2 19 2 1 20 1 1 21 1 1 22 1 1 23 1 1 24 1 1 25 1 2 26 2 1 27 1 1 28 1 1 29 1 1 30 1 EMISSORA PROGRAMA HORA DEZEMBRO/2021 VALOR UNITÁRIO Metropoitana985FM FREQ VALOR TOTAL R$ 260,00 R$ 1.065,00 R$ 9.360,00 R$ 38.340,00 RádioDisney-913FM Chupim(programação) Expresso 18:00-20:00 10:00-12:30 2 1 1 1 1 2 1 36 36 2 3 2 1 4 1 1 5 1 1 6 1 1 7 1 1 8 1 1 9 1 2 10 2 1 11 1 1 12 1 1 13 1 1 14 1 1 15 1 1 16 1 2 17 2 1 18 1 2 19 2 1 20 1 1 21 1 1 22 1 1 23 1 2 24 2 1 25 1 1 26 1 1 27 1 1 28 1 1 29 1 1 30 1 EMISSORA PROGRAMA HORA JANEIRO/2022 VALOR UNITÁRIO Metropoitana985FM FREQ VALOR TOTAL R$ 260,00 R$ 1.065,00 R$ 9.100,00 R$ 37.275,00 RádioDisney-913FM Chupim(programação) Expresso 18:00-20:00 10:00-12:30 1 1 1 1 2 1 35 35 1 3 1 1 4 1 1 5 1 1 6 1 2 7 2 1 8 1 1 9 1 1 10 1 1 11 1 1 12 1 1 13 1 2 14 2 1 15 1 1 16 1 1 17 1 1 18 1 1 19 1 1 20 1 2 21 2 1 22 1 1 23 1 1 24 1 1 25 1 1 26 1 1 27 1 2 28 2 1 29 1 1 30 1 EMISSORA PROGRAMA HORA FEVEREIRO/2022 VALOR UNITÁRIO Metropoitana985FM FREQ VALOR TOTAL R$ 260,00 R$ 1 065,00 R$ 8 320,00 R$ 34 080,00 RádioDisney-913FM Chupim(programação) Expresso 18:00-20:00 10:00-12:30 - 1 1 1 1 2 1 32 32 1 3 1 2 4 2 1 5 1 1 6 1 1 7 1 1 8 1 1 9 1 1 10 1 2 11 2 1 12 1 1 13 1 1 14 1 1 15 1 1 16 1 1 17 1 2 18 2 1 19 1 1 20 1 1 21 1 1 22 1 1 23 1 1 24 1 2 25 2 1 26 1 1 27 1 1 28 1 2 31 1 1 31 R$ 450,00 R$ 24.750,00 RádioLitora ProgramaçãoGeral 06:00-23:00 3 5 55 0 0 0 0 3 5 4 0 0 0 0 3 4 6 0 0 0 2 5 4 0 0 0 0 2 5 4 0 0 105
R$ 207.600,00

OutOfHome

Agência Espacial sugere à Fleurity veicular, pela primeira vez, uma campanha na mídia out of home, pois seu público-alvo está nas mulheres entre 19 e 25 anos que, normalmente, possuem uma rotina agitada para realizar todas as atividades diárias. Essa mídia gera apoio aos demais veículos da campanha, aumentando o número de mulheres que são impactadas pela comunicação da marca.

De acordo com a Associação Brasileira de Out of Home (ABBOH), a mídia out of home se mostra em expansão no Brasil e no mundo. Em nosso país, esse tipo de investimento ganha cada vez mais espaço no budget de marketing dos anunciantes. De acordo com Metrô SP, mais de 50% dos usuários são mulheres, na faixa de 18 a 34 anos, ou seja, se enquadram no target da marca Fleurity, fazendo desta uma mídia ideal para a divulgação do produto.

106

Veículos Veículos Veículos

Metrô

De acordo com o Metrô SP, mais de 50% dos usuários são mulheres na faixa etária de 18 a 34 anos, ou seja, se enquadram no target Fleurity, fazendo desta uma mídia ideal para a divulgação do produto. Uma pesquisa do Instituto Ipsos Marplan para o Metrô de São Paulo apontou que 82% dos usuários possuem o hábito de olhar para os anúncios, enquanto 59% lembram-se de alguma marca que viram. Em suma, esse percentual de atenção é muito significativo. Se formos comparar com a quantidade de pessoas que podem ser atingidas com a mídia do metrô, o total chega a ser maior que a audiência de alguns canais de TV aberta. Com milhões de pessoas circulando todos os dias pelo metrô, em uma frequência mínima de três vezes por semana, as chances de o público-alvo ser impactado aumentam, e a marca desperta a curiosidade dos usuários do metrô em pesquisar mais sobre o assunto.

Linhasselecionadas:

LinhaVerde: Consolação, Paraíso e Tamanduateí

LinhaVermelha:Palmeiras-Barra Funda, Sé e República

LinhaLilás:Santo Amaro e Capão Redondo

LinhaAmarela:Butantã, Pinheiros, Faria Lima

e Paulista

Formatos: Painel intermediário, MUB estático, painel padrão, painel super e painel clássico.

107

MobiliárioUrbano:

Por fim, utilizaremos a exposição de mídia em mobile marketing, para que o público-alvo tenha um encontro com informações sobre a Fleurity e, assim, desperte curiosidade com a marca. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a média diária de deslocamento da residência até o trabalho é de cerca de 40 minutos nas regiões metropolitanas do país - sendo que, para 18,6% da população, esse tempo é maior do que uma hora.

No cenário on demand, com bloqueadores de anúncios e comerciais que podem ser facilmente ignorados, a publicidade externa também surge como uma alternativa para fazer a Fleurity presente no dia a dia das pessoas, ainda que de maneira interruptiva.

Formatos:Relógio de rua e painel luminoso.

108

MobiliárioUrbano MobiliárioUrbano MobiliárioUrbano

PROGRAMAÇÃO

CENTRO ZONA OESTE ZONA SUL

Sé, Barra Funda, Bela Vista, Consolação, Liberdade e Santa Cecília

Pinheiros, Alto de Pinheiros, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Butantã e Morumbi

Vila Mariana, Moema e Ipiranga

LEGENDA inserções

109
REGIÃO BAIRROS TIPO
QTD VALOR UNITÁRIO VALOR TOTAL NOV DEZ JAN FEV MAR
Relógio de Rua Ponto de Ônibus Relógio de Rua Ponto de Ônibus Relógio de Rua Ponto de Ônibus 10 R$ 3 940,00 10 16 16 6 6 R$ 2 043,00 R$ 3.940,00 R$ 2 043,00 R$ 3.940,00 R$ 2.043,00 TOTAL R$59.830,00 R$ 39 400,00 R$ 20.430,00 R$ 63.040,00 R$ 32.688,00 R$ 23.640,00 R$ 12.258,00

Metrô Metrô Metrô

Painel

Painel

110 REGIÃO BAIRROS TIPO PROGRAMAÇÃO QTD VALOR UNITÁRIO VALOR TOTAL NOV DEZ JAN FEV MAR LEGENDA inserções Butantã,Pnheiros, FariaLimaePaulista LINHA AMARELA LINHA VERMELHA LINHA LILÁS Paulista Palmeiras-Barra Funda, Sé e República Painel Vertical 8 R$ 447,00 4 6 6 6 4 R$ 5 520,80 R$ 790,00 R$ 790,00 R$ 2.791,00 R$ 790,00 TOTAL R$60.645,20 R$ 3.576,00 R$ 22.083,20 R$ 4 740,00 R$ 4.740,00 R$ 16.746,00 R$ 3.160,00 4 R$ 1 400,00 R$ 5.600,00 LINHA VERDE Consolação, Paraíso e Tamanduateí Santo Amaro e Capão Redondo
Integração
Vertical
Vertical
Clássico
Vertical MUB Estático
Painel
Painel
Painel

Cashflow Cashflow Cashflow

111 INVESTIMENTOTOTAL R$ 1 037 458,20 2021 2022 1 2 3 4 NOVEMBRO DEZEMBRO 1 2 3 4 1 2 3 4 JANERO FEVEREIRO 1 2 3 4 MARÇO 1 2 3 4 TOTALBRUTO PROGRAMA VEÍCULO MEIO REDES SOCIAIS PAYTV RÁDIO OOH METRÔ MOBILIÁRIO URBANO METROPOLITANA RÁDIODISNEY RÁDOLITORAL GNT MULTISHOW FACEBOOK INSTAGRAM YOUTUBE SPOTIFY SUPERBONITA SAIAJUSTA LUGARINCOMUM TVZAOVIVO CHUPIM EXPRESSO PROGRAMAÇÃOGERAL LINHAAMARELA LINHAVERDE LINHAVERMELHA LINHALILÁS CENTRO ZONAOESTE ZONASUL R$ 113353,50 R$ 113.353,50 R$ 90000,00 R$ 88.100,00 R$ 45.900,00 R$ 31.950,00 R$ 38.115,00 R$ 69.510,00 R$ 35.880,00 R$ 134.445,00 R$ 24.750,00 R$ 25.659,20 R$ 4740,00 R$ 21486,00 R$ 8760,00 R$ 59830,00 R$ 95.728,00 R$ 35.898,00 LEGENDA inserções

Continuidade Continuidade Continuidade

112
2021 NOVEMBRO DEZEMBRO MARÇO 2022 JANEIRO FEVEREIRO SEMANA FLIGHT 1 X 2 X 3 X 4 X 1 X 2 X 3 X 4 X 1 X 2 X 3 X 4 X 1 X 2 X 3 X 4 X 1 X 2 X 3 X 4 X 2021 NOVEMBRO DEZEMBRO MARÇO 2022 JANEIRO FEVEREIRO SEMANA 175,2 175,2 175,2 175,2 175,2

10Orçamento

VerbaparaoProjeto

R$2.000.000

PlanejamentoOrçamentário

Investimento
representa de investimento da verba total? Valor Percentual de remuneração da agência Valor Percentual de remuneração da agência com base no valor total % R$ R$ % % Mídia Ações Produção Criação Total 60 20 15 5 1.037.458,20 243.066,35 190.000,00 139.350,00 20 10 10 100 207.491,64 24.306,64 19.000,00 139.350,00 19,51% 100 1.609.874,55 390.148,28 114
Quanto
Mídia 60% Ação 20% Produção 15% Criação 5% 115

Referências

11

AnáliseAmbiental:

Coletor Menstrual: prós e contras para quem testou. Gazeta do Povo, 2015. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/viverbem/saude-e-bem-estar/saude/coletormenstrual-pros-e-contras-de-quem-testou/>.

Acesso em: 11 de março de 2020.

Empreendedor fatura com coletor menstrual.

Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 2017.

Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Empreendedoris mo/noticia/2016/08/empreendedor-fatura-r-700mil-por-mes-com-coletor-menstrual.html>.

Acesso em: 18 de março de 2020.

Coletor Menstrual: vantagens e desvantagens.

Clínica Kesselring, 2019. Disponível em: <http://clinicakesselring.com.br/coletormenstrual-vantagens-e-desvantagens/>. Acesso em: 31 de março de 2020.

Coletor Menstrual. CCM Saúde, 2017. Disponível em: <https://saude.ccm.net/faq/3367-coletormenstrual-pontos-positivos-e-negativos>.

Acesso em: 31 de março de 2020.

Coletores menstruais serão regularizados pela Anvisa. Anvisa, 2017. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/>. Acesso em: 31 de março de 2020.

Resolução DC/ANVISA Nº 142. Legislaweb, 2017.

Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/? id=340560>. Acesso em: 31 de março de 2020.

Maioria das mulheres tem dor intensa no período menstrual. Saúde Abril, 2018. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/bem-estar/maioriadas-mulheres-tem-dor-intensa-no-periodomenstrual/>. Acesso em 01 de abril de 2020.

116

O uso de coletores menstruais cresce entre brasileiras. Época Negócios, 2015. Disponível em:

<https://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/E mpresa/noticia/2015/04/o-uso-de-coletoresmenstruais-cresce-entre-brasileiras.html>.

Acesso em: 01 de abril de 2020.

80 anos depois, coletor menstrual inventado por Leona Chalmers faz sucesso. As Minas na História, 2019. Disponivel em: https://asminanahistoria.com/2016/10/03/80anos-depois-coletor-menstrual-inventado-porleona-chalmers-faz-sucesso/. Acesso em: 28 de abril de 2020.

Coletor menstrual: uma análise a luz do metaprojeto. Victória Carolina Pinheiro Lopes Dias, 2020. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/32513

8359_Coletor_menstrual_uma_analise_a_luz_do_ metaprojeto>. Aceso em: 04 de maio de 2020.

Crise e coronavírus: V, U ou W, os 3 cenários possíveis para a recuperação econômica após a pandemia de covid-19. BBC Brasil, 2020.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese /internacional-52445365>. Acesso em: 6 de maio de 2020.

Planejamento:

Gráfica Online. Printi. Disponível em: <https://printi.com.br>. Acesso em 06 de Agosto de 2020. Guia da Farmácia. Novas demandas femininas podem gerar mais vendas. Disponível em: <http://www.digifarma.com.br/noticia/novasdemandas-femininas-podem-gerar-maisvendas>. Acesso em 08 de Agosto de 2020. Estadão. Detentas sofrem com a falta de Produtos de Higiene em Presídios. Disponíveis em:<https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/ 2016/11/09/interna gerais,822617/detentassofrem-com-falta-de-produtos-de-higiene-empresidos-da-grande.shtml>. Acesso em 13 de Agosto de 2020.

117

Criação:

Acervo de fotos do cliente Fleurity Brasil, fotografias comerciais

Pexels, Banco de Vídeos: https://pexels.com/videos

Unsplash, Banco de Imagens: https://unsplash.com

Mídia:

Meio Mensagem. Mídia Dados 2018. Disponível em: <www.meioemensagem.com.br>. Acesso em 5 de Setembro de 2020.

E-lifegroup. Facebook Audience Insights.

Disponível em: <https://elife.com.br/>. Acesso em: 5 de Setembro de 2020.

Metropolitana Fm, Mídia Kit. Disponível em: <https:metropolitanafm.com.br/midiakit/index.ht ml#/>. Acesso em 12 de Setembro de 2020.

Canal do Anúncio, Plano de Mídia Personalizado.

Disponível em: <https://canaldoanuncio.com/>.

Acesso em Setembro de 2020.

Kantar Ipobe Media. Influência do Marketing no Brasil. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/estudostype>. Acesso em: 5 de Setembro de 2020.

Metrô de São Paulo, Tabela de Preços 2018. Disponível em: <http:www.metro.sp.gov.br/metro /negocios/midia-kit/tabela-precos/files>. Acesso em: 10 de Setembro de 2020.

118

12Anexos

120
121
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.