Boletim Informativo 001/2019

Page 1

Prefeitura Informa Nº001 /2019 Avançam as Obras do Complexo de Saúde

Centro Recebe Nova Pavimentação A avenida Santa Rita e imediações estão recebendo obras de recapeamento e qualicação de estacionamentos Motoristas devem ter atenção ao circular pela região. O recapeamento será feito até o acesso com a BR 386.

O Complexo de Saúde reunirá num mesmo local atendimento odontológico, clínico, enfermagem, exames preventivos, saúde da mulher (coleta de cp, preventivo e demais orientações voltadas a saúde da mulher),e puericultura, entre outros. A área foi cedida pelo Assentamento SANTA RITA DE CÁSSIA II e ocializado pelo INCRA para a Construção da Unidade localizado na esquina das ruas Marinho Peixoto e Lourenço Záccaro, no Centro, em uma área de cerca de 8 mil metros quadrados. A área construída será de 580,73 M². Os recursos são de R$ 773 mil provenientes de emenda do deputado Federal Dionilso Marcon e o restante de contrapartida da Prefeitura, totalizando R$ 1.026.518,13. O Complexo terá a seguinte estrutura: ▶ SALA DE PROCEDIMENTO; ▶ 2 CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICOS ▶ 4 CONSULTÓRIO MÉDICO;

Segue Manutenção de Estradas Vicinais

▶ 2 CONSULTÓRIO ENFERMAGEM ▶ SALA DE ENFERMAGEM; ▶ SALA DE MEDICAÇÃO; ▶ SALA DE TRIAGEM; ▶ SALA DE VACINA; ▶ ALMOXARIFADO; ▶ COPA; ▶ BANHEIRO FUNCIONARIOS. M/F ▶ EXPURGO; ▶ SALA ADMINISTRATIVA; ▶ BANHEIRO PACIENTES M/F; ▶ BANHEIRO COM ACESSIBILIDADE; ▶ RECEPÇÃO; ▶ SALA DE ESPERA;

O secretario Municipal de Transportes e Serviços Públicos, Jair do Lot Pop acompanhou, na manhã desta quinta-feira,07, as obras de manutenção e revitalização das estradas vicinais do Assentamento Santa Rita de Cassia II. Segundo o secretário, o trabalho de qualificação das vias faz parte do planejamento da Pasta e facilitará o escoamento da colheira de arroz do município que se inicia na próxima semana.


Prefeitura Informa Nº001 /2019

www.novasantarita.rs.gov.br www.facebook.com.br/prefeitura-de-nova-santa-rita

https://twitter.com/pmnovasantarita Contato: (51) 3479-2200 - prefeitura@novasantarita.rs.gov.br Elaborado pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Santa Rita Jornalista Responsável: Kiko Machado - MTBRS 9510


Prefeitura Informa Nยบ001 /2019


Prefeitura Informa Nº001 /2019 INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO QUALIDADE NAS ESCOLAS Máquina de lavar, geladeira, processador e diversos outros itens foram entregues na manhã desta quintafeira, para a EMEI Vó Enedina, no bairro Berto Círio. As aquisições foram feitas pela Prefeitura através d a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e entregue em todas as escolas da rede. Os itens comprados e entregues conforme a necessidade de cada escola são:

A revitalização na Escola Municipal de Ensino Fundamental (turno Integral) Santa Rita de Cássia – Escola Fazenda. inclui a reforma total do refeitório, novo cercamento, passeios no interior e acesso à quadra coberta. No ano passado, foi feita a instalação de ar condicionado, proporcionando a climatização da escola. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Elaine da Rosa, desde o início do ano letivo 2019 os 5,6 mil estudantes da rede pública municipal de educação, distribuídos em 17 escolas (13 EMEFs e 4 EMEIs), tiveram melhorias e estruturas pedagógicas que contribuem para um desenvolvimento mais aprimorado. AR CONDICIONADO - Climatização nas Escolas: EMEI Paulo Freire; EMEI Vó Luiza, EMEF Alfredo Antônio Amorim, EMEF José Bonifácio, EMEF Tiradentes; EMEF Santa Rita de Cássia; EMEF Hélio Fraga e EMEI Vó Edith. MOBILIÁRIO - Mobiliário escolar: Conjunto Escolar, Conjunto professor, Conjunto refeitório pré-escola, infantil e adulto, armário para salas de aula, estante de aço simples para salas de aula armário com gavetas para as secretarias das escolas, quadro lousa branca, longarina estofada 03 lugares e armário alto multiuso;

Forno Elétrico; Liquidificador; Processador; Batedeira; Fogão industrial; Geladeira; Freezer; Máquina de lavar; Panela de pressão; Assadeiras; Talheres e objetos de uso cotidiano (garfos, facas, colheres, abridores, garrafas térmicas); Panelas de todos os tamanhos. Os investimentos constantes em educação são uma realidade no município. Quem utiliza os espaços para o trabalho, como servidores e merendeiras, ou como usuários da rede (alunos), percebe que os materiais são novos e garantem o atendimento com qualidade.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Elaine da Rosa, o município está trabalhando intensamente para garantir aos estudantes e ESPORTE trabalhadores em educação uma escola com ambiente - Material Esportivo: Bolas de Futebol de Campo e de Salão, Bolas de Vôlei acolhedor, agradável e merenda de qualidade fatores e basquete;- Kit de bandeira para as escolas: Nova Santa Rita, Rio Grande do importantes na construção do conhecimento. Sul e Brasil. - Obras Literárias para a Educação de Jovens e Adultos; MATERIAL PEDAGÓGICO - Aquisição de materiais pedagógicos e didáticos tais como: jogos, livros , computador para equipar a sala de Atendimento Educacional Especializado AEE. AMPLIAÇÃO DE VAGAS - Ampliação das vagas de matrículas novas ou seja: ANO 2018: Ensino Fundamental 4439 estudantes e Educação Infantil 907 crianças = 5346 ANO 2019: Ensino Fundamental 4830 e 770 em Escolas de Educação Infantil (200 em escolas de Educação Infantil conveniadas) TOTAL 5600 matrículas OBRAS NAS ESCOLAS - Revitalização nas escolas: EMEF Miguel Couto , EMEF Tiradentes , EMEF Victor Aggens, EMEF Rui Barbosa e EMEI Vó Luiza . No ano de 2017 foram revitalizadas as Escolas: Hélio Fraga, Campos Salles e Homero Fraga. Em 2018, as escolas Vó Luiza, Tiradentes, Hélio Fraga, EMEI Vó Enedina, EMEF Victor Aggens, José Bonifácio, Rui Barbosa, Paulo Freire. Quadras: EMEF Santa Rita de Cássia e EMEF Miguel Couto.


Prefeitura Informa Nº001 /2019 União de Forças Pela Saúde

Ampliado o Monitoramento Eletrônico SUA SEGURANÇA - OLHOS ELETRÔNICOS São 25 os “olhos eletrônicos” que monitoram as principais vias e acessos de Nova Santa Rita. As imagens geradas pelas câmeras, são vigiadas 24 horas por dia por guarnições da Brigada Militar na sede do Centro, onde funciona a central.

O atendimento em saúde para pacientes de Nova Santa Rita em Canoas (cidade referência para casos de complexidade e internações clínicas), foi pauta de reunião na manhã desta quinta-feira, 28. O encontro reuniu representantes da 8° região de Saúde (18 municípios de Canoas e Vale do Caí, incluindo Nova Santa Rita) e a Secretária de Saúde, Ana Paula Gularte Macedo. Os participantes relataram a dificuldade no acesso aos encaminhamentos para a regulação de Canoas. A secretária Ana Paula relatou que na semana passada esteve em reunião com gestores de Canoas, onde foi “PREFEITA, A SENHORA ESTÁ DANDO UM GRANDE informada que o Estado possui 52 milhões de divida PRESENTE PARA A BRIGADA MILITAR” com o município e não tem perspectivas para os próximos 06 meses. Foi com esta frase que o SubComandante Geral da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, coronel A saída, conforme a secretária, é somar forças para Alberto de Andrade, explanou a satisfação da corporação evoluir nos atendimentos e pactuações com hospitais pelo investimento entregue à população de Nova Santa vizinhos. “Foram discutidas as referências regionais, Rita. sendo que Montenegro se coloca à disposição para construção de novas referências”, disse a secretária Através de recursos da Consulta Popular em 2017, quando a população escolheu como prioridade o item Ana Paula Macedo. segurança, a Prefeitura adquiriu e instalou 15 NOVAS CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO. ENTENDA O CASO O sistema foi entregue com a ampliação da Sala de O sistema de Saúde de diversas cidades da região Monitoramento, e reforma total da sede da BM do Metropolitana e outras localidades, tem em Canoas a Centro da cidade. referência para atendimentos complexos, como casos de urgência e emergências, além de especialidades. OLHOS ELETRÔNICOS São muitos os municípios que utilizam da estrutura O Videomonitoramento teve início em 2017, com a (são mais de 100 cidades), dos serviços, porém, desde instalação de 10 Câmeras. Com as novas aquisições, a novembro de 2018, Canoas está com restrições nestes cidade agora possui 25 “olhos eletrônicos”, em pontos atendimentos, e não disponibiliza vagas para receber estratégicos. os pacientes. A iniciativa da Prefeitura tem o apoio de órgãos de Desde que Canoas anunciou que não mais atenderia segurança, como Brigada Militar, Polícia Civil, além de pacientes de sua região referenciada, a prefeitura, parcerias com empreendedores locais. “Estamos fazendo através da Secretaria da Saúde, tem mantido contatos nossa parte, trabalhando de forma integrada para com os gestores da cidade vizinha, a fim de garantir garantir que a população tenha a segurança necessária”, avaliou o secretário e gestor do Gabinete de Gestão que os atendimentos sejam normalizados. Integrada Municipal, Rodrigo Battistella.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.