INFORMATIVO PREFEITURA CAETÉ 6ª edição

Page 1

Desfile aborda o Hino Nacional e homenageia 50 anos da Fanfarra da FEC Festas da Padroeira e de Nossa Senhora de Nazareth contaram com o apoio da Prefeitura


Caros leitores, Meus cumprimentos a todos! Convido para leitura deste informativo, e posterior reflexão, que deve ser feita por cada um de nós que ama verdadeiramente a nossa tricentenária Caeté. O contexto político e econômico do país, no qual estamos inseridos, tem exigido cada vez mais em todos os sentidos. As situações que envolvem a saúde, a segurança, a iluminação pública, a mobilidade urbana, o emprego, a renda. Algumas dependendo diretamente de nós, outras da esfera estadual ou federal e algumas até da iniciativa privada, bem como do terceiro setor. Fato é que não temos nos omitido a nenhuma questão, que envolve o munícipe, quer seja com as decisões de aplicação dos nossos recursos, quer seja nas diversas articulações em todas as esferas com vistas a tornar Caeté cada vez mais desenvolvimentista e com qualidade de vida. Saliento o quanto temos feito e faremos muito mais com recursos que captamos de acordo com um bom banco de projetos que já conseguimos montar. Este tem sido o nosso norte com seriedade, transparência e com resultados que peço a todos que comparem para melhor compreensão.

Muitas execuções e projetos estão acontecendo e acontecerão em número muito maior, da maneira possível e com o devido amparo legal. Os números do nosso governo estão aí. Todos com os cumprimentos legais. Com acesso fácil e com toda a transparência. Não somos perfeitos. Estamos trabalhando dia e noite para cumprir nosso plano de governo e enfrentando de frente todos os desafios que se apresentam. Nossa disposição em ouvir é total e irrestrita. A ouvidoria municipal é uma das melhores ferramentas que disponibilizamos para nossa população, quer seja por telefone, por meio eletrônico ou presencial. Sua utilização mostra sua participação e nos ajuda a estabelecer as prioridades de atuação, o que é fundamental para fazermos mais e melhor. Conto com vocês. Contem conosco na preservação da nossa história e na construção do nosso futuro. No próximo informativo trataremos especialmente das obras em execução e previstas. Boa leitura e vamos juntos!

Os números mostram que o esforço da Prefeitura em melhorar os resultados do SINE dá resultado.

Eu vim à Ouvidoria, registrei minha solicitação e minha demanda foi atendida. Agora estou aqui para agradecer!


Novas etapas em estudo:

Além desta mudança, a Prefeitura estuda possibilidades de intervenções nos bairros Pito Aceso, Santo Antônio e Pedra Branca; na Av. Mundéus; na Rua Barão do Rio Branco e possíveis rotatórias no Bonsucesso e no Charneaux, dentre outras, na busca por melhorias na mobilidade de regiões comerciais e residenciais.


A religiosidade é uma das características marcantes do povo caeteense. No mês de agosto, acontece uma das festas mais tradicionais de nossa cidade. Caeté comemora seus padroeiros São Caetano e Nossa Senhora do Bom Su-

cesso. A festa este ano emocionou os presentes e contou, além da programação religiosa, com atrações musicais e as barraquinhas na Praça João Pinheiro, que movimentaram a cidade.

O conjunto Virô Samba e o artista Manoel Valadares foram algumas das atrações proporcionadas pela Prefeitura, que além de shows, deu apoio à infraestrutura da festa.


No final de agosto e início de setembro acontece umas das festas mais históricas de nosso município. A Festa de Nossa Senhora de Nazareth, no Morro Vermelho, que contou com uma completa programação religiosa e cultural. Seguindo a tradição da comunidade, no dia 6 de setembro a cavalgada percorreu as ruas da cidade levando bandeira e imagem da santa. No dia 7, a belíssima Cavalhada encenou a batalha entre Mouros e Cristãos. Dia 8 de setembro, a missa em Latim é uma das grandes curiosidades da festa. A festa de Nossa Senhora de Nazareth é um grande patrimônio cultural do povo do Morro Vermelho, que é o distrito mais antigo de Caeté, com um importância história que transcende o tempo.

O balanço geral das festividades foi muito positivo. Um marco da nossa cidade, as festas de Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Caetano e Nossa Senhora de Nazareth expressa muito do que é a tradição de fé do povo de Caeté. Agradeço especialmente à Prefeitura, que deu um grande apoio para acertarmos todos os passos.


Fortalecendo o turismo de aventura e o esporte no município, o projeto “Caeté nas trilhas – Conhecendo Caeté Radicalmente” realiza, todo mês, caminhadas ecológicas por várias trilhas de Caeté. A Pedra Branca foi o primeiro roteiro do projeto, que vai explorar ainda o Morro do Serrote, Morro da Vila das Flores, Pedra Maria da Costa e Serra da

Piedade. Além de promover excursões e passeios ciclísticos, o “Caeté nas Trilhas” busca o desenvolvimento da consciência ambiental. Para participar, leve água, lanche, use sapato confortável, próprio para caminhada, boné e calça para se proteger da vegetação. A próxima caminhada acontece no dia 28 de setembro (domingo), às 9 horas, com destino ao Morro do Serrote.

Esporte para todos: Para incentivar a prática esportiva no município, a Prefeitura realiza atividades para todas as idades. Através de ações como Escolinha de Natação, Slackline, Ginástica no Charneaux, Futebol, Skate, Fitness na Praça, integração com a APAE, entre outras, a Prefeitura visa também a formação de cidadãos.

Implantada pela atual gestão, a Secretaria de Política sobre Drogas busca aprofundar os debates sobre o tema, além de promover atividades de prevenção ao uso indevido, à atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. Dando sequência a este eixo preventivo, palestras e capacitações têm sido realizadas para diversos segmentos, com informações, orientações e formas de enfrentamento do problema. Além das unidades de saúde, as ações da secretaria já aconteceram em diversos setores da Prefeitura, como CRAS, CREAS, Centro de Convivência e Referência do Idoso, entre outros, visando o fortaleci-

mento de parcerias e destacando a transversalidade das políticas, com a atuação das diversas pastas para alcançar um resultado efetivo. “Sou mãe de um dependente químico, e gostaria de agradecer ao Prefeito Zezé Oliveira pela iniciativa da criação da Secretaria de Política Sobre Drogas (...) e também o Secretário Roberto Darmstadter e a funcionária Suely pelo carinho e educação com que receberam a mim e ao meu filho (...) Obrigado e que Deus abençoe a todos.”

Caeté é modelo a nível nacional por ser uma das primeiras cidades do país a possuir uma pasta específica para o enfrentamento das

questões relacionadas ao uso indevido de álcool, tabaco e outras drogas. É um modelo a ser seguido por outros municípios.


Visando maior segurança e diversificação ao lazer das crianças, a Prefeitura instalou novos brinquedos na praça do Poliesportivo. Contribua para sua conservação!

O Cine Teatro recebeu pais, alunos e profissionais da educação para o Congresso de Pais 2014. O evento contou com grande participação da comunidade escolar, que aplaudiu, animada, a peça teatral apresentada pelo grupo “Ca-

runchos do Riso”, formado por alunos e monitores da Unidade Socioeducativa São Geraldo. Em seguida, o público acompanhou a palestra “Pais tecnológicos, filhos conectados”, ministrada por Rodrigo Fornalski Pedro.

Com o objetivo de aproximar a população aos serviços de saúde, a Prefeitura realizou o Saúde na Praça, em Roças Novas, com ações de prevenção e promoção de Saúde e saúde bucal, visando o bem estar físico, psíquico e social da população em geral.

Dicas saudáveis, oficinas terapêuticas, aferição de pressão arterial, exposição de agenda da Unidade Saúde da Família, orientações em saúde bucal, dentre outras atividades em Saúde, foram oferecidos à população.


Em agosto, Caeté recebeu a oficina pública do Programa de Macrozoneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento aconteceu no prédio do cinema. Promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, o programa busca o planejamento intermunicipal da Grande BH, com a elaboração de um plano estratégico de ações que visem à integração dos municípios e a consolidação da identidade metropolitana. Programa de Macrozoneamento - Um dos principais objetivos do Macrozoneamento é definir as Zonas de Interesse Metropolitano (ZIMs) e as Áreas de Interesse Metropolitano (AIMs) de forma a estabelecer novos pólos de desenvolvimento, com concentração diversificada de emprego, comércio, serviços públicos e privados, habitação e equipamentos de cultura e lazer.

Para oferecer mais conforto e tranquilidade para os idosos, a Prefeitura de Caeté inicia a emissão de credenciais para estacionamento, em vaga especial, de veículos utilizados pela terceira idade. O documento é expedido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e visa ainda o cumprimento da Resolução 303/2008, do Conselho Nacional de

Apresentação teatral do Grupo Parangolé introduz o assunto com humor e descontração.

Trânsito – CONTRAN, observando ainda o Estatuto do Idoso. Para solicitar a credencial, basta levar os originais e cópias do documento do veículo, carteira de habilitação e comprovante de endereço para a Secretaria de Defesa Social (Anexo Administrativo – Av. Jair Dantas, 216, José Brandão), que vai providenciar a credencial.

Oficinas em grupos estimulam a participação de quem mais conhece as cidades, os moradores.


O Prefeito Municipal Zezé Oliveira, juntamente com a sua equipe e vereadores, além do público presente, realizaram, na Câmara Municipal, um importante ato para o exercício da cidadania. Focado na transparência e em respeito à legislação, o Poder Executivo apresentou, em audiência pública, o relatório das gestões Orçamentária, Fiscal e Financeira, apresentando o trabalho realizado pela Prefeitura. Além dos números, que mostram o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento social, o Prefeito, com suporte técnico de sua equipe de secretários, respondeu a dúvidas dos vereadores, demonstrando a

boa relação com o legislativo e a forma de governar, aberto ao diálogo, transparente e ético.


Realizado pela Prefeitura, em parceria com o CBH Rio das Velhas, o Subcomitê do Rio Caeté Sabará e a Cobrape, o Plano de Saneamento foi apresentado e entregue além de um Projeto de Lei, para sua regulamentação, entregue posteriormente.

O desfile de 7 de setembro fez sucesso novamente. A criatividade foi a marca do evento, que este ano teve o Hino Nacional como tema. A comemoração contou com a participação de escolas municipais, que dividiram as estrofes para a apresentação, escolas estaduais e particulares, entidades do 3º setor, além das corporações musicais Santa Cecília, Harmonia Celeste e Fanfarra da FEC que, além de abrilhantar o evento, foi homenageada pelos seus 50 anos, com homenagem também para os 100 anos de Vital Eisenbeg, seu fundador.

A partir de um diagnóstico da situação caeteense, o Plano contém as diretrizes e um planejamento estratégico para o saneamento a curto, médio e longo prazo, visando à melhoria constante na qualidade de vida da população.


Caeté conquistou o maior avanço na educação da rede municipal, com a média de 6,2 no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, atingindo o melhor resultado da história. O município superou a média do país para escolas municipais, que é de 5,0, e a média mineira, de 5,9. O crescente investimento e as constantes melhorias na rede municipal de ensino têm rendido bons resultados para Caeté. As escolas municipais garantiram excelentes médias, com destaque para a Escola Municipal Padre Joaquim, que registrou a maior média do município, com 7,5 pontos. IDEB - Criado em 2007, o índice reúne, em um só indicador, dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, como a Prova Brasil, aplicada para os municípios.


Desde o início desta gestão, com a criação da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio, o turismo recebe atenção diferenciada da administração municipal. Sendo assim, Caeté se inseriu de forma efetiva nas atividades de fomento ao Turismo como o Programa VER (Vivendo a Estrada Real), que gerou como fruto o novo roteiro "Entre Serras", que liga a Serra da Piedade à Serra do Caraça, e o Crer (Caminho Religioso da

Estrada Real), que liga as padroeiras de Minas e do Brasil, abrangendo o roteiro da Serra da Piedade até Aparecida do Norte. Neste ano, com o sucesso das comemorações dos 300 anos de Caeté, a economia foi fomentada e a cidade fortaleceu sua imagem institucional dentro e fora dos limites do município e do estado, atraindo o olhar dos turistas e da mídia.

Ponto forte de Caeté, o turismo religioso ganha mais dois roteiros. O primeiro roteiro acontece às terças, com saída de Belo Horizonte, passando por Sabará e Caeté, com almoço no Santuário Nossa Senhora da Piedade e visita a Matriz

Nossa Senhora do Bom Sucesso. O segundo será realizado todo dia 15, em Caeté, com café da manhã, visita ao centro histórico; almoço e missa no Santuário N. Sra da Piedade.

A Prefeitura de Caeté realizou o cercamento, limpeza, vedação de portas e janelas da antiga estação ferroviária, para evitar depredações no local, protegendo o patrimônio. A partir do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre a gestão pública municipal e o Ministério Público Federal, a Prefeitura iniciará o processo para elaboração do Projeto de Restauração e adaptação a novo uso da estação, de acordo com especificações do IPHAN, que irá contribuir na busca por parcerias para obtenção de recursos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.