1 minute read

OS ATRIBUTOS ESPECÍFICOS DE NOSSA FORÇA AÉREA

A Aeronáutica, enquanto instituição de Estado, requer de todos os seus integrantes o mais alto grau de dedicação e esforço para a consecução dos objetivos e metas propostas, a fim de bem cumprir a sagrada missão institucional, sempre em sintonia com os ditames da Constituição Federal, das demais regras, princípios e costumes que balizam a Defesa Nacional e o Estado brasileiro.

Em síntese, cumpre à Aeronáutica, ou Força Aérea Brasileira (FAB), defender o país e o seu povo, conforme destinação constitucional e atribuições subsidiárias, por meio da salvaguarda do espaço aéreo brasileiro e dos interesses nacionais.

Para que possa cumprir a sua missão, a FAB deverá dispor e manter as condições de preparo e emprego que, efetivamente, produzam efeitos atinentes à vigilância, ao controle e à defesa do espaço aéreo, valendo-se dos Meios Aeroespaciais e de Força Aérea bem como dos recursos intelectuais disponíveis, para detectar, interceptar e destruir vetores que constituam ameaça à soberania nacional. É válido relembrar, com base no direcionamento estratégico de alto nível a ser perseguido, que a Missão-Síntese e a Visão de Futuro da FAB devem figurar como marcos fundamentais e balizas definidoras dos rumos e objetivos a serem buscados.

Missão-Síntese: “MANTER A SOBERANIA DO ESPAÇO AÉREO E INTEGRAR O TERRITÓRIO NACIONAL, COM VISTAS À DEFESA DA PÁTRIA”.

Visão de Futuro:

“SER UMA FORÇA AÉREA COM GRANDE EFEITO DISSUASÓRIO, OPERACIONALMENTE MODERNA E ATUANDO DE FORMA INTEGRADA PARA A DEFESA DOS INTERESSES NACIONAIS”.