AVALIAÇÃO MOTORA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: teste KTK

Page 14

Posso afirmar que tanto a trajetória do Professor Gorla, da qual tive a honra de ser seu orientador no mestrado, bem como a do Professor Paulo Araújo, que há mais de 25 anos compartilho anseios, frustrações e êxitos, dão a credibilidade para abordar o assunto em questão com rigor e técnica necessária, sem, contudo, desconsiderar que o objeto dessa avaliação é a pessoa, cujo desempenho depende de fatores que vão além dos aspectos físicos e orgânicos. Outro ponto importante a ser considerado, além do valor intrínseco do instrumento apresentado, é a praticidade do mesmo, tornando sua efetiva aplicação bastante viável em escolas, clubes e academias, levando em conta a ação do professor, o baixo custo e a fácil confecção do material que compõe o kit para o teste de coordenação motora. Concluindo, como apontado pelos autores, além de todas as ponderações já feitas, essa obra possibilita e suscita a continuidade de estudos tão necessários e esperados, envolvendo de forma mais ampla o tema Avaliação. Parabéns, portanto, Paulo e Gorla, se assim me permitem tratá-los, como amigos/ irmãos, por brindarem a Educação Física e em “especial” a área de estudo da Educação Física Adaptada com essa importante obra, que seguramente dentro do tema proposto auxilia na construção do conhecimento, fornecendo indicadores para que a Educação Física como um todo reencontre seus reais valores. Alinhados às idéias dos autores, entendemos que essa obra retrata os anseios e ensinamentos de Ysseldyke: “Bem Avaliar para Bem Intervir”.

Professor Dr. José Luíz Rodrigues

Docente do Curso de Especialização de Educação Física Adaptada – UNICAMP. Coordenador do Centro de Habilitação e Treinamento Profissional e Transição para a Vida Adulta, da Associação de Reabilitação Infantil Limeirense – ARIL.

ph_225.indb 12

7/8/2009 08:18:34


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.