Jornal tarja n 52

Page 1

PET/UFC Farmácia Universidade Federal do Ceará

Dezembro/2016 – Número 52 Distribuição Gratuita

Jovens bolivianos criam chip detector da tuberculose.

Entrevista: Saiba um pouco mais sobre o dia nacional da coleta de alimentos

Seção Partiu Atualizar: Veja os eventos em destaque nesse período. Não fique de fora!

O Jornal Tarja Preta chega a mais uma edição, dessa vez, a de número 52! Como de costume, o jornal vem trazendo notícias sempre atualizadas e de interesse de discentes e docentes da Universidade Federal do Ceará. A 52ª edição trazemos uma notícia sobre os resultados de uma pesquisa, desenvolvida por jovens bolivianos que criaram chip detector de tuberculose. Ademais, não deixe de conferir a entrevista com a professora Aparecida Nagão, que participa ativamente do dia nacional da coleta de alimentos juntamente com alunos voluntários e uma matéria sobre a greve. Na seção Partiu Atualizar, você ficará por dentro dos mais

recentes eventos acadêmicos que ocorrerão no País. Pensou que tinha acabado? Olhe só o que espera por você na nossa seção “Fala aí, estudante!”. Comentários de alunos de Farmácia sobre temas variados, como a graduação, e demais assuntos de interesse estudantil. E que tal dar uma lida nas nossas dicas sobre filmes e livros que estão em evidência no momento? Não perca a oportunidade de ficar por dentro desses mundos maravilhosos! Por fim, confira o nosso mural para saber do mais novo programa do PET. Está esperando o que para começar a ler essa edição? Vire a página e boa leitura!


Jovens bolivianos criam chip detector da tuberculose. A tuberculose é uma das maiores causas de mortalidade no mundo, com 1,3 milhão vítimas por ano.

La Paz – Dois universitários bolivianos criaram um chip para microscópios que detecta automaticamente a tuberculose em amostras de saliva, um processo que na Bolívia e em outros países em desenvolvimento é realizado com baciloscopias nem sempre precisas. Rodrigo Loza, de 22 anos, e Khalil Nallar, de 21, estudantes de biomedicina e mecatrônica, respectivamente, na Universidade Católica Boliviana, consideram o dispositivo uma alternativa aos “métodos antigos e pouco precisos” usados para diagnosticar a doença. “Propomos um dispositivo barato, automático (sem necessidade de manipulação humana) e 100% seguro”, afirmou Loza à Agência Efe. A tuberculose é uma das maiores causas de mortalidade no mundo com 1,3 milhão vítimas por ano, no entanto, as taxas de mortalidade mais altas pela doença estão nos países pobres ou em vias de desenvolvimento de África, Ásia e América Latina. Loza e Nallar começaram seu trabalho com uma visita ao Hospital do Tórax de La Paz.

La Paz, é uma instituição que diagnostica a tuberculose com base na baciloscopia, teste seriado de três dias consecutivos, onde se colhe uma amostra de saliva para detectar a doença.No entanto, explicou Nallar, o método tem “várias limitações”, já que é um processo “longo e cansativo” para o médico, porque ele tem que ficar várias horas olhando no microscópio. Além disso, é “pouco confiável”, porque não estabelece com certeza se a bactéria causadora da doença está no organismo do paciente, o que dificulta a prevenção. Loza ressaltou que é muito importante diagnosticar a doença a tempo, mas às vezes isso não acontece. “Foram criados novos métodos de tipo molecular para detectar a doença, mas não são implementados em países pobres devido à falta de recursos econômicos e de pessoal capacitado na área”, acrescentou. Diante do que foi proposto, os inventores pensaram em automatizar o diagnóstico da tuberculose por meio de um chip inteligente que permite que ao colocar o microscópio fazer uma analise

PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br


identificar automaticamente a doença e processar os resultados em um aplicativo que os médicos possam usar. “O bom de nosso dispositivo é que é preciso, rápido e barato, custa US$ 130 e inclusive poderia ser menos se a produção for massificada, portanto nós propomos a especificidade e precisão de diagnósticos a um baixo custo”, ressaltou Loza. O dispositivo proposto pelos jovens é formado por uma parte mecânica e outra com um hardware (suporte físico) e um software (suporte lógico). Segundo Lozza, na parte mecânica se desenvolveram modelos em 3D ajudados por ferramentas de software que permitiram dar movimento ao microscópio e automatizar todos seus eixos. “Para o software se desenvolveu a inteligência artificial do dispositivo e o controle da parte mecânica”, acrescentou Nallar. O primeiro protótipo do dispositivo está pronto e agora é objeto de testes no laboratório de baciloscopia do Hospital do Tórax. O responsável pelo laboratório, o médico Anel Álvarez, comentou à Efe que o dispositivo “funciona bem” e, embora “falte trabalhar um pouco” com a identificação precisa dos bacilos, o trabalho do chip é “impressionante”.

Disse que normalmente no laboratório são feitos entre 30 e 40 baciloscopias diárias e que, muitas vezes, dão como resultados falsos negativos. “Aplicar o chip criado pelos rapazes seria algo genial porque nos ajudaria bastante na precisão e rapidez do diagnóstico, o que contribuiria para a prevenção da doença”, acrescentou Álvarez. Loza e Nallar apresentaram seu dispositivo no Hackaday Price, concurso americano que conta com a participação de mil representantes de diferentes partes do mundo. O fim do concurso, segundo os inventores, é promover a descentralização da tecnologia, que até agora é manuseada pelas grandes empresas e incentivar a realização de projetos tecnológicos “livres e independentes” em nível mundial. São os dois únicos representantes bolivianos que agora estão entre os cem finalistas do concurso, cujo resultado será conhecido nesta primeira semana de novembro.

Fonte:http://exame.abril.com.br/ciencia/universitarios-bolivianos-criam-chip-detector-da-tuberculose/

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem


A entrevista dessa edição foi com a Doutora Aparecida Tiemi Nagão Dias, professora titular da UFC, sobre o dia nacional da coleta de alimentos que ocorreu no dia 05 de novembro de 2016, com o lema “Compartilhar as necessidades para compartilhar o sentido da vida.” PET: Qual o objetivo do projeto?

PET: Como surgiu a iniciativa? APARECIDA: O Dia Nacional da Coleta de Alimentos surgiu em 1986 na Itália a partir da experiência do Movimento Católico Comunhão e Libertação, através da Associação Companhia das Obras do Brasil. A Companhia das Obras é uma entidade sem fins lucrativos, cuja missão é de promover e defender a dignidade do indivíduo na sociedade e no ambiente de trabalho, respeitando a pessoa em todos os seus aspectos, dimensões e/ou momentos da vida.

APARECIDA: A iniciativa tem como proposta a cultura do encontro e da partilha. Quem doa o alimento faz a experiência de que a gratuidade é uma verdadeira resposta a todas as necessidades humanas. Por isso, o lema do gesto é “Compartilhar as necessidades para compartilhar o sentido da vida”. PET: Qual a importância da adesão voluntaria dos alunos? APARECIDA: É fundamental a presença do voluntário. Sem ele, a coleta não existe. Portanto, trata-se de uma proposta educativa. O voluntário, como o nome já diz, doa o seu tempo voluntariamente, e permanece ali procurando sensibilizar o cliente a olhar para um outro. No final fica uma sensação de satisfação. Por que será? Porque o

PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br


o ser humano foi feito para se doar. Então, quando ele realiza naquilo mínimo espaço de tempo aquilo que corresponde à sua natureza, ele se sente plenamente satisfeito. Ele chega em casa mais feliz. Aconteceu algo. Isto traz uma esperança nova. PET: Onde e quando aconteceu esse ano? APARECIDA: Este ano aconteceu no dia 05 de novembro em mais de 50 cidades no Brasil, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Londrina, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, entre outras. É um gesto que ocorre uma vez por ano, no primeiro sábado de novembro, das 8:00 às 20:00h. Em 2016, foram arrecadados 144 toneladas de alimentos não perecíveis.

PET: Qual o destino final dos alimentos?

APARECIDA: Os alimentos coletados em cada uma das cidades são doados a Bancos de Alimentos locais. Em Fortaleza, temos a parceria com o SESC-Mesa Brasil. Estas entidades atuam arrecadando e distribuindo alimentos a entidades cadastradas e acompanhadas por elas, de forma a evitar duplicidade da ação, má distribuição ou desperdício de alimentos. Os alimentos são entregues aos Bancos de Alimentos no mesmo dia de realização da coleta, em caixas lacradas e com rigoroso controle de transporte para evitar danos aos produtos arrecadados e/ou perdas. As instituições contempladas são aquelas que possuem maior necessidade de atendimento ao idoso, ao jovem e à criança.

Fonte da imagem: http://www.cdo.org.br/coletadealimentos/

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem


Entre os dias 17 a 19 de março de 2016 ocorrerá o XXIV Simpósio Internacional de Hemoterapia e Terapia Celular​​. O evento contará com a presença de renomados profissionais nacionais e internacionais da área de imuno-hematologia e medicina transfusional. Serão abordadas as principais inovações na área de imuno-hematologia para garantir a segurança transfusional, além das atualizações da hemoterapia no campo de neonatologia, pediatria e medicina fetal. O simpósio acontecerá em São Paulo – SP e as inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de março de 2016 pelo site do evento. Maiores informações: http://www.ageracaociencia.com/2016/01/25/xxiv-simposio-internacional-de-hemoterapia-eterapia-celular

O II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente será realizado no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo – SP, no período de 26 a 28 de abril de 2017. As inscrições encontram-se abertas. Serão abordados tópicos, tais como: manejo seguro de antimicrobianos, Terapia Antibiótica Parenteral Ambulatorial (TAPA), e Substituição de Antimicrobianos Parenterais para Orais. Maiores informações pelo site do evento: http://www.simposio-ibsp.com.br/

PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br


“A Universidade está carente de muitos recursos, mas a greve não é a melhor solução no momento.” Anônimo

“ Queremos livros mais novos na biblioteca do Porangabuçu ! “ Anônimo.

“Faltam mais investimentos de materiais para as aulas de laboratório, que são fundamentais para nossa formação.” Anônimo

PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br


FILME

A DELICADEZA DO AMOR – LA DÉLICATESSE Nathalie tem uma vida maravilhosa. Ela é jovem, bonita e tem o casamento perfeito. Mas quando seu marido morre num acidente, seu mundo vira de ponta cabeça. Nos anos seguintes, ela foca em seu trabalho, deixando seus sentimentos de lado. Então, de repente, sem mesmo entender o porquê, ela beija o homem mais inesperado -seu colega de trabalho, Markus. Esse casal incomum embarca numa jornada emocional; uma jornada que suscita todos os tipos de questões e hostilidade no trabalho. Podemos de fato escolher a maneira de redescobrir o prazer de viver? Maravilhados com o amor récemdescoberto, Nathalie e Markus acabam fugindo para dar uma chance ao relacionamento dos dois. Esta é uma história de renascimento, mas é também um conto sobre a singularidade do amor. Lançado em: 25 de maio de 2012 Duração: 1h 48min Dirigido por: David Foenkinos, Stéphane Foenkinos Gênero: Romance,Comédia

LIVRO

O QUARTO DE JACK O Quarto de Jack conta a extraordinária história de Jack, um espirituoso menino de 5 anos que é cuidado por sua amada e devota Mãe. Sua vida, entretanto, é tudo menos normal - eles estão presos - confinados em um espaço de 10 m² sem janelas, o qual Mãe chamou eufemisticamente de "O Quarto de Jack". Mãe criou todo um universo para Jack dentro de O Quarto de Jack, e ela não parará por nada para garantir que, mesmo neste ambiente traiçoeiro, Jack seja capaz de viver uma vida completa e satisfatória. Mas, enquanto a curiosidade de Jack sobre a situação em que vivem cresce, e a resiliência de Mãe alcança um ponto de ruptura, eles ensaiam um arriscado plano de escape, o que os leva a ficar face-a-face com o que pode ter se tornado a coisa mais assustadora: o mundo real. Editora: Verus Autor: Emma Donoghue Preço Médio: R$ 34,90

PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br


O PET/UFC-Farmácia realizou no dia vinte e sete de outubro uma ação de biossegurança no campus do Porangabuçu, com objetivo de informar sobre as práticas de biossegurança, visando a saúde da coletividade. A ação visa conscientizar os profissionais e estudantes da área da saúde quanto aos riscos associados ao uso do jaleco em locares inapropriados. Foi feita entrega de panfletos nos restaurantes próximos ao campus e prestados esclarecimentos aos participantes. PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br


OCUPAÇÕES E a farmácia nisso? O movimento das ocupações que está disseminado em todo o Brasil teve seu maior degrau na PEC 55. Os estudantes de todo o país, juntos, estão usando os espaços das universidades, que muitas vezes nos são restritos, como forma de resistência a um governo golpista que nos quer impor cortes seríssimos em setores como saúde e educação, indispensáveis direitos populares.

ocupações estão reinventando-os. É momento de juntar forças e lutar contra os retrocessos que estão tentando nos impor. Resistiremos! #ForaTemer#OcupaTudo#GreveEstu dantilUfc#AvanteFarmácia

Diante desse contexto nacional, os estudantes da UFC decretaram greve. Junto a greve, o movimento de ocupações de cursos e centros foi disseminado como uma das principais ferramentas de formação e mobilização estudantil. Assim, os estudantes de farmácia da UFC decidiram por votação em assembleia apoiar essa mobilização e estão construindo resistência. São promovidas assembleias, espaços de formação política e social, além de momentos lúdicos. Os cursos da saúde são integrais, ou seja, para que pudéssemos realmente nos integrar à luta, foi preciso parar! O patrimônio da UFC também é dos estudantes e as

Texto por Bruna Frota, acadêmica do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará.

PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.