Jornal Tarja Preta Edição 60

Page 1

PET/UFC Farmácia Universidade Federal do Ceará

Ano 10: Mai/2018 - Número: 60 Distribuição Gratuita

JOFAR Biomol nas escolas

Jornal Tarja Preta

VENHA PARTICIPAR!

Sobremesa Acadêmica Resolução 654: atuação do farmacêutico no serviço de vacinação

Entrevista com Pedro Felipe, farmacêutico pela UFC, mestre em Saúde Coletiva pela UnB e doutorando em Saúde Coletiva pela UFRJ.

Seção Partiu Atualizar: Veja os próximos eventos em destaque para o ano de 2018.

O Jornal Tarja Preta chega a mais uma edição, dessa vez, a de número 60! Nesta edição, o jornal vem trazendo notícias sempre atualizadas e de interesse de discentes e docentes da Universidade Federal do Ceará. A 60ª edição traz como notícia “Resolução 654: atuação do farmacêutico no serviço de vacinação". Ademais, uma entrevista com farmacêutico e doutorando Pedro Felipe Vieira, falando sobre o papel do farmacêutico no Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP), no processamento das células-tronco hematopoiéticas. Na seção Partiu Atualizar, você ficará por dentro dos próximos eventos acadêmicos que ocorrerão no País.

Pensou que tinha acabado? Olhe só o que espera por você na nossa seção “Fala aí, estudante!”. Comentários de alunos da Farmácia sobre temas variados, como a graduação, e demais assuntos de interesse estudantil. E que tal dar uma lida nas nossas dicas sobre filmes e livros que estão em evidência no momento? Não perca a oportunidade de ficar por dentro desses mundos maravilhosos! Por fim, confira o nosso mural para saber sobre os jogos que o PET/UFC-Farmácia disponibiliza para os alunos! Está esperando o que para começar a ler essa edição? Vire a página e boa leitura!


Resolução 654: atuação do farmacêutico no serviço de vacinação Foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução do CFF nº 654, de 22 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre os requisitos necessários à prestação do serviço de vacinação pelo farmacêutico e dá outras providências Por Pfarma 28/02/2018 – 14h 05min A resolução foi aprovada pelo plenário do CFF e estabelece critérios que os conselhos deverão seguir para autorizar a atuação desse profissional da saúde na vacinação, considerando as publicações da Lei nº 13.021/14, que autoriza a vacinação em farmácias, e da RDC Anvisa nº 197/2017, que define os requisitos para funcionamento de serviços de vacinação humana no país. A atuação dos farmacêuticos será condicionada à aprovação em curso de formação complementar que atenda aos referenciais mínimos estabelecidos na norma e à apresentação de documento comprobatório desta ao CRF da jurisdição. O curso complementar deverá, obrigatoriamente, ser credenciado pelo CFF ou ofertado por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Mas poderão ser habilitados os farmacêuticos que realizaram pós-graduação que atenda aos requisitos mínimos previstos na resolução ou que comprovem experiência na área de no mínimo um ano, anterior à data da publicação da norma. A experiência precisa ser comprovada junto ao CRF da jurisdição.

Ainda para garantir a qualidade dos serviços, a norma recomenda que o farmacêutico realize curso de Suporte Básico de Vida e atualize seus conhecimentos teóricos anualmente, inclusive para que possa acompanhar as alterações nas diretrizes do Programa Nacional de Imunização. Exclusivamente farmacêuticos que preencham os requisitos previstos na norma poderão prestar serviços de vacinação. Outra exigência é a presença de farmacêutico apto para a prestação do serviço de vacinação durante todo o período de funcionamento do estabelecimento farmacêutico, conforme previsto na resolução. O presidente do CFF realçou que a nova norma é mais uma demonstração da capacidade do Plenário do conselho de verdadeiramente transformar o farmacêutico para atuar em defesa da saúde pública desse país. O texto aprovado será publicado nos próximos dias. Fonte: http://pfarma.com.br/noticia-setorfarmaceutico/legislacao-farmaceutica/3621-resolucao654-atuacao-do-farmaceutico-no-servico-devacinacao.html

PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br


Nessa edição, o entrevistado Pedro Felipe Couto Vieira, fala sobre o papel do farmacêutico no Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) no processamento das células-tronco hematopoiéticas. Pedro é farmacêutico, graduado pela UFC, mestre em Saúde Coletiva pela UnB e doutorando em Saúde Coletiva pela UFRJ. PET: Comente um pouco sobre o seu trabalho no BSCUP. Pedro: A coleta do sangue de cordão umbilical e placentário (SCUP) pode ser realizada pelo próprio obstetra ou por enfermeiros. O sangue coletado é colocado em uma bolsa própria, refrigerado e encaminhado para o laboratório. Lá ele é submetido a múltiplas etapas de processamento para a obtenção do maior número possível de células-tronco. Em seguida, as amostras com as células-tronco do sangue são armazenadas em tanques separados de nitrogênio líquido a uma temperatura de -196ºC. Esse método é chamado de criopreservação. O farmacêutico tem papel chave no processamento e criopreservação de Bolsas de SCUP. PET: Quais os principais desafios para o farmacêutico que atua nessa área? Pedro: O profissional farmacêutico é altamente qualificado para atuar nessa área. O curso de Farmácia da UFC, por apresentar uma grade curricular com bastante disciplinas no âmbito das análises Clínicas, nos da subsídios para atuarmos com eficiência nessa área.

Assim, os desafios que possam vir a surgir são superados. Vale destacar que não temos formação para desempenhar a gestão de pessoas na faculdade e o farmacêutico apresenta posição de liderança de equipe, o que pode ser um desafio para muitos. PET: Como é a aceitação dos demais profissionais em relação ao farmacêutico atuando nessa área? Pedro: A área de atuação é compartilhada com Biólogos e Biomédicos. Estes profissionais veem o farmacêutico como profissional habilitado para desempenhar tais atividades e cooperar com a equipe no serviço e na pesquisa.

PET: Quais são as dificuldades encontradas, atualmente no BSCUP? Pedro: O elevado custo com a coleta, processamento e criopreservação de bolsa de sangue de cordão umbilical e placentário é um fator limitante para a expansão desse programa no país. A doação é gratuita. Nenhuma gestante que adere ao programa de doação dos Bancos Públicos tem qualquer custo.

PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br


A coleta e o armazenamento de cada unidade custam em torno de R$ 3 mil para o Sistema Único de Saúde (SUS). Já a importação de unidades de sangue de cordão umbilical, vindas de registros internacionais, fica em torno de R$ 80 mil. PET: Em sua opinião, qual a importância desse serviço para a sociedade? Pedro: Os BSCUPs representam um avanço na possibilidade de cura de doenças como leucemia, anemia hereditárias, linfomas, entre outras. Além disso, também representam uma importante contribuição na pesquisa com células-tronco. O sangue do cordão umbilical apresenta células imaturas e pouco estimuladas, podendo ser utilizado para o transplante de medula óssea, o que possibilita um aumento nos casos de compatibilidade entre doador e paciente. O Brasil, apesar de ser um dos países com mais doadores voluntários de medula óssea no mundo, ainda sofre com a dificuldade no encontro de doadores compatíveis. Outra forma de contribuição dos bancos de sangue de cordão umbilical no Brasil é o uso do sangue para pesquisas relacionadas a células-tronco no tratamento de doenças.

Com o uso do cordão umbilical é permitido algum nível de não compatibilidade, ao contrário do transplante com doador de medula óssea, que exige compatibilidade total. A maior desvantagem é a dose de utilização, uma vez que a doação ocorre em uma única coleta (sem possibilidade de nova coleta) e o volume é restrito. Por isso, o número de células-tronco pode ser limitado. Assim, existe um limite de peso para o paciente, em função da quantidade de células-tronco retiradas do sangue do cordão. Os pacientes precisam ter entre 50kg e 60kg. Diante disso, hoje se utiliza uma técnica de adicionar dois cordões para um mesmo paciente, o que proporciona o uso em adultos com maior peso.

PET: Quais as vantagens e desvantagens do SCUP? Pedro: Uma das principais vantagens é que as células do cordão estão imediatamente disponíveis. Não tendo necessidade de localizar o doador e submetê-lo à retirada da medula óssea. Ademais, não é necessário uma compatibilidade total entre o sangue do cordão e o paciente.

Fonte: BSCUPs

Universidade Federal do Ceará


XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil (XXV SPMB) Inscrições estão disponíveis no site: http://eventus.com.br/plantasmedicinais2018/#inscricoes Organizador: CEBRID - Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo De 6 a 9 de setembro de 2018.

IX Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia Local: Windsor Oceânico R. Martinho de Mesquita, 129 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Website: http://www.sobrafo.org.br/congresso2018/ Organizador: Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) De 17 a 19 de junho de 2018.

23° Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Cosmética Local: São Paulo Expo Center - São Paulo Contato: fcecosmetique@nm-brasil.com.br De 22 a 24 de maio de 2018.

PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br


A escolha por farmácia foi algo um pouco inusitado, mas que nos últimos dias do terceiro ano me veio à cabeça, e após conversar com alguns amigos meus que fazem o curso, decidi por optar em colocar farmácia como primeira opção. Agora nesse semestre minhas perspectivas são muito otimistas, afinal de contas, a área de atuação do farmacêutico vem crescendo muito, outro ponto que me deixa muito feliz e entusiasmado são os ramos da pesquisa e alguns projetos de extensão, os quais são oferecidos pela universidade Alberto Macêdo, (1° semestre)

Sobre o curso, era o que eu queria há anos então já fiquei muito feliz só de ter entrado. A recepção com a Semana Zero foi muito boa e já deu uma noção pra gente de que o que vinha pela frente não era fácil mas muito gratificante, a maioria dos veteranos falaram "apaixonante" pra se relacionar a farmácia e eu achei isso lindo. Até agora estou achando muito interessante as cadeiras. O lado negativo é só o translado de um campus pra outro e de um bloco pra outro direto, bem cansativo. Pretendo participar de projetos de extensão, já entrei em um e enfim, acho que o curso vai realmente me mudar como pessoa e acredito que me formará numa profissional de qualidade. Letícia Gois Cabral, (1° semestre)

PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br


FILME

PANTERA NEGRA Pantera Negra- Após a morte do rei T'Chaka (John Kani), o príncipe T'Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Laetitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong'o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás. . Filme: Pantera Negra Direção: Ryan Coogler Elenco: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o Data de lançamento:15 de fevereiro de 2018 Duração: 2h 15min Gênero: Ação, Aventura, Ficção científica, Fantasia

LIVRO

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO Admirável Mundo Novo - é um romance escrito em 1931 por Aldous Huxley e publicado em 1932. A história se passa em Londres no ano 2540, o romance antecipa desenvolvimentos em tecnologia reprodutiva, hipnopedia, manipulação psicológica e condicionamento clássico, que se combinam para mudar profundamente a sociedade. Uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford. Essa é a visão desenvolvida no romance distópico que constitui o exemplo mais marcante da tematização de estados autoritários. O objeto é a sociedade capitalista, industrial e tecnológica, em que a racionalidade se tornou a nova religião, em que a ciência é o novo ídolo, um mundo no qual a experiência do sujeito não parece mais fazer nenhum sentido. Entretanto, o moderno clássico de Huxley não é um mero exercício de futurismo ou de ficção científica. Trata-se, o que é mais grave, de um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos.

PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br

Editora: Globo Autor: Aldous Huxley Ano da Edição: 2014 Páginas: 314 Valor: R$ 39,90


Você sabia que o PET possui diversos jogos à disposição dos alunos? Vá na sala do PET e confira. Você só precisa deixar um documento de identificação com um dos integrantes e pegar o jogo que você quiser. A diversão nunca vai faltar para você e seus amigos.

Jornal Tarja Preta

VENHA PARTICIPAR!

JOFAR

Você sabia? O PET precisa de sua colaboração como voluntário para contribuir na realização das diversas atividades desenvolvidas aqui. Em quais atividades você pode colaborar? Organização da JOFAR, auxiliar no projeto Biomol nas escolas, organização do pré- saúde, propor ideias para o Projeto Sobremesa acadêmica e nas demais atividades desenvolvidas, a qual você tenha interesse. Como participar? Se você quiser ser um voluntário na nossa equipe, entre em contato com um dos petianos para saber qual atividade está sendo desenvolvida nesse período para que você possa nos ajudar. Lembrando que ao expressar o seu desejo em ser voluntário, deverá participar de todas as reuniões e treinamento adequado. O PET espera por você! Entre em contato conosco através da nossa página no facebook: Pet/UFC Farmácia ou do nosso site: www.petfarmacia.ufc.br

PET/UFC Farmácia www.petfarmacia.ufc.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.