Projeto do Sistema de Gravação Multitarefa

Page 1

Projeto Sistema Gravação Multitarefa

(sinais de áudio e vídeo)


Introdução O gravador de censura da programação do ar da RPC

(processo exigido pelo Ministério da Justiça para todas as Emissoras de Televisão e Rádio) é uma ferramenta de gerenciamento automatizado do processo de arquivamento em vídeo. Seu funcionamento permite 24 horas de gravações diárias, durante 31 dias do mês.  O sistema combina o Windows Media Encoder, distribuído pela Microsoft, juntamente com um software de automação desenvolvido pela Engenharia de Estúdio da RPC além do Codec Scriber. Também conta com o software que “Monitora Censura” e que pode ser instalado em qualquer computador da Rede Lan para supervisionar a estabilidade do processo de gravação. Essa união de tecnologias torna o sistema estável e eficiente.


Introdução 

O

sistema trabalha de forma automatizada, ou seja, não necessita da ação do usuário para seu funcionamento. O próprio processo se encarrega de salvar os arquivos de maneira rápida e de fácil acesso ao usuário.

Além de uma excelente interface gráfica, o sistema possui alguns detalhes que o tornam eficaz na preservação dos direitos da fonte. Através do codec Scriber, que insere caracteres no vídeo, o usuário pode incluir no arquivo capturado, o nome da fonte, data e hora, incluindo minutos e segundos.


Operacionalidade O gravador de censura da programação do ar da RPC possibilita a captura de áudio e vídeo de uma única fonte em formato WMV. O que permite uma compactação de dados em tamanho reduzido em comparação a outros formatos.  Os vídeos são armazenados por 31 dias, garantindo desta forma a preservação para uma utilização posterior. Após este período são automaticamente substituídos.  Os vídeos são salvos automaticamente a cada 4 horas no diretório vídeos, pasta dia do mês. Os mesmos são renomeados com as informações da fonte (nome da afiliada), dia da semana e hora inicial e final da gravação. Por padrão estão estabelecidos os horários de blocos abaixo, porém podem ser configurados de acordo com a necessidade: 00:00 as 04:00 - 04:00 as 08:00 - 08:00 as 12:00 12:00 as 16:00 - 16:00 as 20:00 - 20:00 as 00:00 


Operacionalidade ďƒ˜ Algumas imagens demonstrando o sistema:


Operacionalidade Apresentação dos diretórios de arquivos salvos :


Operacionalidade ďƒ˜Arquivos salvos :


Operacionalidade  Para garantir a confiabilidade dos arquivos, o sistema conta ainda com um software denominado “Monitora Censura” que pode ser instalado em qualquer outro computador da rede Lan. Seu funcionamento consiste em informar, caso o sistema fique inoperante. Abaixo as telas deste software.


Operacionalidade Tela de configuração do sistema:


Recursos  Detalhes Importantes:  Possui recurso adicional de bloqueio do computador utilizado, para evitar que acidentalmente alguém possa interferir no processo de gravação;  Com o compartilhamento do diretório de vídeos, os arquivos podem ser acessados de qualquer outro computador da rede;  Caso o sistema tenha que ser iniciado, antes do processo recomeçar, os últimos arquivos gravados são salvos automaticamente para evitar perda de conteúdo;  O sistema é iniciado automaticamente ao ligar o computador não havendo a necessidade de ação externa;  Possui sistema de correção automatizado caso ocorra falha no processo.


Recursos  Ferramentas utilizadas para o Desenvolvimento:  Software de automatização desenvolvido em linguagem C++, para proporcionar maior estabilidade.  Software de captura Windows Media Encoder. fornecido sem custos pela Microsoft.  Codec Inscriber.: responsável pelos caracteres inseridos no vídeo (data, hora e emissora).  Software de monitoramento desenvolvido em Visual Basic.  Placa de Captura de vídeo PCI. Porém pode ser utilizada USB. Não depende de marca ou modelo, pois o Media Encoder não apresentou problema de incompatibilidade em vários casos.  Microcomputador igual ou superior a seguinte configuração: sistema operacional Windows, 1 Giga de Ram, 150 Giga de HD e processador 2.0 Ghz.


Aferir a qualidade do sinal e causa da falha

 O sistema é inserido em pontos vitais do fluxo do sinal do Controle Mestre (CM) e no caso de ocorrer alguma falha no sinal do ar a manutenção utiliza como uma ferramenta para saber a causa da falha (técnica ou operacional) através da gravação do vídeo e áudio. Gigabit Ethernet SDI

Ingest

SW

GSE

Gigabit Ethernet SDI

Arquivo

CM

Edição


Aferir a qualidade do sinal e causa da falha

 Foi desenvolvido uma interface com o CM a qual monitora, armazena e indica numa interface gráfica, o tempo (h:m:s) e o sinal comutado de todas as operações na mesa do CM.

Interface hardware DTMF e gráfica C++

Mesa do Controle Mestre (switch do sinal ar)


Resultados  Através desse sistema foi possível descobrir que:

 Mais de 90% das falhas eram de origem operacional;  Quando a falha era técnica, apesar de termos contingencia para manter a continuidade e qualidade do sinal do ar, dependendo do operador (trabalhar sobre pressão), mais de 95% ficava sem ação no momento da falha e não utilizava as contingencias, ocasionando a falha.


Resultados  Através da detecção da causa técnica da falha a

manutenção pode desenvolver uma completa compreensão da situação presente e definição do problema; A área técnica pode desenvolver uma analise completa da raiz do problema; Total consideração de soluções alternativas enquanto se constrói o consenso.


Processos e ações para melhoria (área técnica) Esclarecer o problema através  Desenvolver respostas  Implementar respostas; da gravação;  Monitorar os resultados e  Detalhar o problema; processos;  Estabelecimento de metas;  Padronizar processos de  Análise da causa sucesso que evitem as falhas fundamental; 

GSE


Processos e ações para melhoria (área operacional)

Correção de pontos fracos nos níveis de habilidade e desenvolvimento de um plano de treinamento;  Atividade de melhoria de equipe (sinergia área Técnica e operadores da Programação / Jornalismo – círculos de qualidade);  Melhoria da produtividade e fluxo do processo;  Planejamento anual e desenvolvimento de estratégia. 

GSE


Publicação Portal RPC  É feito download do arquivo correspondente ao jornal gravado de cada sistema instalado nas Emissoras, onde após editado o mesmo é publicado nos portais da RPC de cada unidade de negócio.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.