Projetos de Controle de Fluxos e KIT IP

Page 1

Projetos Controle de Fluxos & KIT IP (fluxo de vídeo sobre IP)

TV Cultura

TV Coroados

TV Imagem

Roteador

TV Esplanada

TV Oeste

IP/MPLS CORE

TV Paranaense

TV Cataratas

TV Guairacá


Processo de transmissão vídeo

Encoder: Scopus Vbrick Envivio Visionaire

Vídeo / Áudio

Roteador Afiliada

NKF

IP

IP

TV Paranaense Decoder: Scopus Vbrick Envivio Visionaire NKF

Afiliada IP

Afiliada

IP

Fibra Ótica Operadora


Encoders de Vídeo

 Na RPC existem três modelos de encoders responsáveis por transformar o sinal de vídeo em um sinal digital transmitido por fibra ótica através da VPN que interliga as 7 emissoras do Paraná. São estes equipamentos que habilitam e desabilitam o tráfego de vídeo sobre IP na rede COPEL (Companhia Paranaense de Energia). Atualmente o contrato com a prestadora de serviços de fibra ótica está definido em custo sobre demanda e uso. Ou seja, paga-se o que é utilizado.


Monitoração dos Encoders  Foi desenvolvido uma ferramenta exclusiva para monitoração dos encoders. Como são encoders de marcas e modelos diferentes, foi necessário técnicas diferenciadas de leitura para cada encoder. Com este sistema é possível verificar se o equipamento está habilitado, transmitindo algum sinal de vídeo / áudio através da Rede ou não. Este sistema possibilitará gerar estatísticas de consumo, com um histórico completo da utilização de cada encoder.

VPN Backbone IP


Tela da interface grรกfica do sistema


Tela de configuração do sistema  O sistema proporciona podermos verificar não só todas as Emissoras da RPC, mas também os pontos de fibra nos estádios de futebol e todos os pontos estratégicos para o Jornalismo os quais estão distribuídos por todo o Paraná, interligados a rede (VPN) de contribuição e geração de conteúdo do Jornalismo. Para adicionar mais um local de monitoração (ponto de entrada na rede), basta editar as configurações do software e adicionar o endereço IP do encoder.


Desenvolvimento do sistema  No encoder do modelo AVN foi desenvolvido uma rotina utilizando PHP + Sockets para a leitura do status na porta 80 (Interface Web do encoder). Para os modelos dos enconders Vbrick e Scopus, foi utilizado o protocolo de gerenciamento de redes SNMP (Simple Network Management Protocol). Para que pudéssemos desenvolver essa interface foi necessário entrar em contato com os fabricantes que forneceram as MIBs referente aos modelos. Foi utilizado a linguagem de programação PHP e a biblioteca SNMP v2 (PHP) para resgatar informações dos encoders. Com o SNMP foi possível obter mais informações dos encoders como a temperatura interna do device e até o RPM de seu cooler.


Custo do sistema  O investimento teve custo zero, pois foi utilizado um computador desktop padrão. Foram instalados softwares livres APACHE + PHP.  O retorno com a devida monitoração do fluxo se refletiu com a diminuição da fatura relativo aos gastos com geração sobre demanda. Isto se viabilizou porque em todas as gerações / recepções o fluxo não ficou mais habilitado após o termino do tempo necessário para receber o material. Isto acontecia porque o Operador de Sistemas algumas vezes esquecia o fluxo aberto no encoder, ocasionando a bilhetagem de dados na porta do roteador, o qual tarifava fluxos de dados que não eram de vídeo e áudio.  A monitoração em REAL-TIME do tráfego de vídeo sobre a rede, otimizou a operação de sistemas, onde o operador passou a ter um monitoramento de qualquer falha técnica que ocorresse na rede, agilizando o pedido de suporte a Operadora para restaurar o serviço.


Fibras óticas nos estádios futebol  Fui responsável pelo desenvolvimento do Projeto Kit IP. O escopo do projeto tem como objetivo a interligação por fibra ótica (rede VPN da RPC) para contribuição de áudio e vídeo dos três estádios de futebol de Curitiba até a Emissora, cujo sistema é composto por um equipamento encoder IP, acomodado em uma pequena maleta, e um ponto fixo de fibra ótica instalado em um local no interior do estádio de futebol. uma pequena maleta, e um ponto fixo de fibra ótica instalado em um local estratégico no interior do estádio de futebol.


Resultados  Antes da implantação do projeto, tínhamos que montar antecipadamente um link de microondas portátil como redundância do sinal principal que era gerado pela Unidade Móvel Jornalismo (UMJ).

UMJ

Fibra Ótica


Resultados  Com a implantação do sistema houve uma melhoria nos processos, devido a otimização do workflow (menos pessoas para montar a estrutura para os eventos), melhoria da confiabilidade devido termos um alto índice de falhas nos equipamentos portáteis de microondas, diminuição de custos com a queda substancial de horas extras (em torno de R$ 5.000,00 por mês). O link principal com a UMJ todo o sistema de alinhamento é automatizado.

IP

UMJ

Rede IP

IP

UMJ

TV Paranaense

IP UMJ


Resultados A diminuição de custos de horas extras foi possível devido ao valor agregado com a implantação do projeto, visto que houve redução de até 80% no tempo

de montagem dos equipamentos, uma vez que não havia mais necessidade de montar um novo link redundante com microondas portáteis os quais exigiam ajustes e alinhamentos, e conseqüentemente necessitávamos de até dois dias para consolidar o enlace. Com a disponibilidade da rede IP necessitávamos apenas levar o KIT de transmissão no dia do evento, já configurado para ser o link principal ou redundante.

Rede IP

Transmissão TV Access Node

Head-end

Access Node Access Node

TV Paranaense


TV Oeste

Geradoras Retransmissoras TV Cataratas

TV Coroados TV Cultura

TV Imagem

TV Guairacรก

Backbone IP/VPN TV Paranaense

TV Esplanada


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.