Carazinho

Page 6

6

EDUCAÇÃO

DIÁRIO DA MANHÃ - Carazinho, 7/8 de setembro de 2011

DM na sala de aula Programa

DIÁRIO DA MANHÃ - Carazinho, 04 de maio de 2011

1

Maria Solange da Costa Folchini - Coordenação

E spaço do Aluno

E spaço do Professor

EEEB Érico Veríssimo

Como a criança aprende?

Apreciemos agora o cordel das alunas Bruna Pandolfo, Camila Mafalda, Indianara Oliveira e Leda Borba da turma 82 produzido na aula de Português com a professora Isolde:

Pensando no processo de aprendizagem podemos dizer que ela surge de uma transformação em coexistência com o outro, por isso vou me utilizar de duas obras de arte de Cândido Portinari: “Menino com o pião” 1947, façamos a seguinte releitura, a relação do menino com o pião e a dele consigo mesmo, ou seja seu EU interior,o chapéu de papel sob sua cabeça representando um soldado, a repressão da época. O menino está observando, vivenciando e tentando de uma forma bem simplista se ajustar ao meio, e, interiorizando um conhecimento que de fato só será aprendizagem quando ele a incorporar como autêntica. A outra obra de arte de Cândido Portinari é “A roda infantil “- 1932. As crianças

Coisas do Sul

são retratadas em um ambiente sombrio, com cores escuras, casas velhas, um pequeno vilarejo de época, mas elas se encontram felizes, estão aprendendo e modificando seus comportamentos através da brincadeira, são essas tentativas de erro e acerto, que seus motivos internos vão se satisfazendo e aos poucos acontecendo a aprendizagem.Essas atividades podem acontecer tanto no shopping,no pátio, no carro, na rua. É promovendo atividades criativas e desafiadoras que as crianças poderão num ir e vir aprender, ou seja, elas irão assimilar, acomodar e equilibrar. A criança aprende em todos os momentos é através da observação da exploração do seu ambiente, é a partir de uma atitude dinâmica, interagindo com o meio e o sujeito,com o desejo e o prazer numa relação entre o ensinante e o aprendente . (Marilise Diefenthaeler graduada em Pedagogia Anos Iniciais - UPF, Especialista em Supervisão Escolar - UPF, Especialista em Orientação Educacional -UPF, aluna do curso de PósGraduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Instituto Educar Brasil.

H umor “As mulheres tem horror a BARATA ! Detestam tudo que descende desse nome: roupa BARATA, sandália BARATA, bolsa BARATA, joia BARATA, viagem BARATA... O que gostam mesmo é de CARINHO! vestido CARINHO, sapato CARINHO, perfume CARINHO, restaurante CARINHO, presente CARINHO...” (enviado pela profª. Laurinda Junges)

E spaço da Poesia

(Para reflexão)

Desde pequena aprendi A amar o meu gostoso chimarrão É uma cultura típica Que toca todos no coração. As belas músicas gauchescas Também fazem parte da tradição E encantam os olhos de quem nos fins de semana Vai para o Rincão. O mais gostoso Sempre é aprovado Ninguém nunca recusa O gostoso churrasco Sempre lembrado. Prendas e peões nos rodeios Fazem uma bela apresentação Alegram e encantam aqueles que ali estão Arrancam aplausos de todos Com muita animação. As mais belas prendas Têm os mais lindos vestidos Com os mais belos babados Com as mais belas cores E com os laços compridos. Não podemos esquecer Dos peões elegantes Que nos encantam Com suas canções E seus olhares fascinantes. Todos os anos acontecem As mais lindas cavalgadas Que exibem seus belos cavalos Em datas importantes Nas frias madrugadas. Todos gostam de futebol São apaixonados pelos seus times do coração Lotam as arquibancadas Para vê-los ganhar E mostrar a vitória de seu timão. E agora, prezados irmãos, Estes versos lhe dedico Para nossa nação Um pouco de nossa cultura Lhe dei uma noção.

Ainda sobre a Semana da Pátria...

Não perca um tempo precioso se preocupando com o que deveria ter feito... É melhor focalizar sua atenção naquilo que você está fazendo agora e no que você quer fazer no futuro. Não se concentre nos erros que podem ter sido cometidos, mas aprenda com eles. Debbie Avery

Curiosidades sobre o Hino Nacional Brasileiro A letra do nosso Hino é de Joaquim Osório Duque Estrada, que se dedicou durante muitos anos à crítica, escrevendo o seu Registro Literário e ocupou a cadeira nº 17 da Academia Brasileira de Letras. A música é de Francisco Manuel da Silva que se dedicou desde a infância ao estudo da música. Fundou a Sociedade Beneficente Musical e, mais tarde, com a cooperação de D. Pedro II, o Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Na letra do nosso HINO, os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa vida mais amores” foram extraídos da famosa Canção do Exílio do poeta romântico Gonçalves Dias. O rio Ipiranga localiza-se no estado de São Paulo. O sol da liberdade a que se refere o autor é a liberdade política e essa liberdade foi conseguida com muita luta pelos nossos heróis. A expressão “florão da América” significa que o Brasil se sobressai no mapa da América. Diferente do que muitas pessoas pensam, é considerado errado bater palmas após a execução do Hino Nacional, por ser esta atitude tida como desrespeitosa. O aplauso é, inclusive, desencorajado por uma Lei (parágrafo único do art. 30 da Lei 5700/71) que trata dos símbolos nacionais. O Hino deve ser sempre cantado em pé, em posição de sentido, sem uso de chapéu ou semelhante.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.