Sal da terra 189 - setembro 2016

Page 1

Arquidiocese de Natal

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Ano XXI - nº 189

Setembro - 2016

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia Desde agosto, a comunidade vem vivenciando e se preparando para a festa da nossa padroeira.

12 de outubro

tríduo bíblico

entrevista

Dia das crianças e dia de Nossa Senhora Aparecida. Saiba mais sobre esta data.

De 26 a 28 de setembro, pelo quinto ano, aconteceu o tríduo em nossa paróquia.

Coordenadores da Pastoral do Dízimo esclarecem perguntas frequentes sobre o dízimo.


EDITORIAL

Outubro: tempo de acolher esperança e sabedoria! O mês de outrubro traz muita alegria para nossa paróquia que celebra festejos e louvores em homenagem a Nossa Senhora Aparecida – mãe Rainha do Brasil e nossa padroeira. Neste mês cheio de graça comemoramos também o dia do idoso e o dia das crianças, dessa forma nossa Igreja nos desafia a acolher com amor a esperança e a sabedoria. Jesus ensina que o reino de Deus pertence aos pequeninos, pois precisamos ver a vida com a pureza dos olhos de uma criança, que aceita o amor sem julgamentos. Assim,

Twitter’s do Papa Francisco

@Pontifex_pt

expediente Pastoral da Comunicação

Publicação mensal da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida PÁROCO Pe. Antônio Nunes de Araújo

2

| Setembro / 2016

com o coração cheio de misericórdia, o jovem é convidado a aprender com a sabedoria dos mais velhos a vencer as crises que a vida apresenta ao longo de nossa jornada. No livro da Sabedoria somos questionados “Qual o homem que conhece os desígnios de Deus?” (Sab 9,13). Em sua homilia o Papa Francisco nos responde fazendo-nos refletir: “A nossa missão é perceber a chamada de Deus e aceitar a Sua vontade. Mas para aceitá-la sem hesitar, perguntemo-nos: qual é a vontade de Deus na minha vida?”

Deus não se cansa de oferecer sempre o seu perdão cada vez que o pedimos.

Iniciamos o último trimestre para encerrar mais um ano. Nesta reta final de 2016 somos apresentados a importante responsabilidade de novas eleições municipais, momento em que precisamos entregar a Deus nossas intenções de voto e clamar que Sua misericórdia se faça presente nas ações daqueles que receberão a nobre missão de governar nossa cidade. Que a luz do Espírito Santo ilumine nossas escolhas. “Que homem, pois, pode conhecer os desígnios de Deus, e penetrar nas determinações do Senhor?” (Sab 9,13)

O diálogo nasce quando sou capaz de reconhecer que o outro é um dom de Deus e tem algo a dizer-me.

Todo encontro com o outro é uma semente que pode tornar-se uma árvore vigorosa, onde muitos encontrarão abrigo e alimento.

Somente quem se faz pequeno diante do Senhor pode experimentar a grandeza da Sua misericórdia.

VIGÁRIO Pe. José Charles da Silva

COORDENADORES DA PASCOM Rivaldo Júnior e Rodrigo Galvão

Márvio Medeiros, Pedro Azeredo, Rafael Pacheco e Tânia Nascimento.

Rua Rondônia, 425 - Neópolis Natal/RN - CEP 59080-410 Fone: (84) 3615-2831 pascom@nsaparecidanatal.com.br www.nsaparecidanatal.com.br Twitter: @nsaparecidanat Facebook.com/nsaparecidanat

AGENTES DA PASTORAL Bruno Teixeira, Conceição Azevedo, Dayane Pabla, Elison Azevedo, Glauce Lilian, Hamilton Rangel, Hortência Medeiros, José Adson Pereira, Lorena Costa, Lucélia Menezes, Maíra Carla, Maria do Rosário, Marielle Costa,

FOTOS Dayane, Glauce, Pedro e Rodrigo ILUSTRAÇÃO Hamilton Rangel TIRAGEM 2.000 exemplares

DIAGRAMAÇÃO GR Design Editorial (84) 99985.6390 / 98851.5390 IMPRESSÃO Unigráfica Gráfica e Editora Rua Câmara Cascudo, 920 Parnamirim/RN, (84) 3272.2751 www.unigraficanatal.com.br DISTRIBUIÇÃO GRATUITA


bem-aventuranças

A VOZ DO PAPA

“A corrupção é o pecado que, em vez de ser reconhecido como tal e de nos tornar humildes, é transformado em sistema, tornando-se um hábito mental” Concluindo a entrevista com o Papa Francisco, processada pelo Jornalista Andrea Tornielli, o Papa vai nos falar sobre as diferenças e afinidades existentes entre misericórdia e compaixão. A esse respeito, Francisco nos diz que a misericórdia é Divina, relacionando-se com o julgamento do pecado, enquanto a compaixão tem um aspecto mais humano, significando o não permanecer indiferente ao sofrimento do outro. Em Lucas 7, 13, encontramos a passagem em que Jesus presencia o sepultamento do filho da viúva de Nain, tendo compaixão da mãe que chorava de maneira desesperada, sofrendo pela perda do único filho...” o Deus, feito homem, se deixa comover pela miséria humana, pela nossa necessidade e pelo nosso sofrimento”. Segundo o Sumo Pontífice, “a compaixão é um amor visceral. Um amor profundo de um pai ou de uma mãe, pelo seu filho. Ele não olha para a realidade exterior, sem a tocar... Ele se envolve com ela”. Nos diz ainda, que “é desta compaixão que precisamos hoje para vencer a globalização da indiferença. Temos que perceber que precisamos desse olhar quando nos encontramos perante um pobre, um marginalizado ou um pecador”. Esta compaixão tem a profunda consciência de que também temos necessidade dela, por sermos, também, pecadores.

Tornielli coloca uma nova pergunta ao Papa Francisco: “que afinidades e diferenças existem entre a misericórdia de Deus e a dos homens?” O Sumo Pontífice nos responde que “este paralelo pode ser feito para cada virtude e para cada atributo de Deus. Caminhar na estrada da santidade significa viver na presença de Deus, ser irrepreensível, dar a outra face ou seja, imitar a sua infinita misericórdia”. Percebemos, à medida que lemos os Evangelhos, que os seus ensinamentos nos ajudam a “reconhecer a imensa misericórdia, a lógica de Deus”. Quando Jesus envia seus discípulos ao mundo, pede a todos que vivenciem a lógica do amor e da gratuidade. Daí que os cristãos não devem assumir um comportamento mesquinho e individualista, mas atentar para cumprir o papel e assumir fielmente, o que lhes foi pedido por Jesus Cristo, ao assumir o acolhimento daqueles que tem necessidades. O marginalizado, os excluídos e o pecador. “da acolhida ao marginalizado que está ferido no corpo e da acolhida ao pecador que está ferido na alma , depende a nossa credibilidade como Cristão.” Como conclusão, o Papa Francisco nos diz que “o Cristão verdadeiro, deve abrir-se a misericórdia de Deus, expondo a si mesmo e ao seu coração, de modo que Jesus venha ao seu encontro, cumulando a sua vida com as graças do Céu”.

Puros de coração Ser puro de coração é ter conduta única, em perfeita sintonia com o Evangelho. Jesus nos alerta: “É do coração que vêm as más intenções, os crimes, os adultérios, a imoralidade, os roubos, os falsos testemunhos, as calúnias e outras coisas erradas. Essas coisas é que tornam o homem impuro” (Mt 15,19-20). Se é do coração impuro, cheio de pecados e de misérias que saem todas as ações erradas de alguém, conclui-se que coração puro é aquele que está limpo dessas imundícies. A pureza de coração consiste, também, num modo de viver com sinceridade e verdade, correção e honestidade. A pureza de coração é o contrário da falsidade, hipocrisia e duplicidade. O puro de coração é autêntico, verdadeiro, sincero e transparente. Os puros de coração têm acesso livre diante de Deus. Por isso são bem-aventurados, são felizes, porque verão a Deus. Ver a Deus, já nesta vida, pelos olhos do coração, pelo contato com Ele por meio da oração fervorosa, pela contemplação de seus muitos atributos divinos, só pode gerar felicidade e bem-aventurança. Vale a pena cuidar para manter o coração puro, e quando entrar alguma imundície, purificá-lo sempre de novo, a fim de um dia ver a Deus como Ele é na eternidade. Uma forma de limpar o coração de todo pecado é por meio de uma santa confissão, sincera e cheia de arrependimento. Que Deus nos conceda a graça de ter um coração puro.

comemoração No dia 23 de setembro, nosso pároco, Padre Nunes, completou mais um ano de vida. Sob as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, ele mesmo celebrou uma missa em intenção à nova idade e pela tarde almoçou com a comunidade no Salão da igreja Matriz. Parabéns, saúde, felicidade e paz! Setembro / 2016 |

3


12 de outubro

Dia das crianças A palavra de Deus é viva e atual, nos mostra que devemos manter a pureza e a ingenuidade das crianças em nossos corações, pensamentos e palavras. O dia 12 de outubro é marcado pelo o Dia das Crianças como também, celebramos a festa de Nossa Senhora Aparecida, aquela que é intercessora dos pequenos, dos mais frágeis, mãe de Jesus e nossa Mãe. Essa feliz coincidência se dá pelo fato de que historicamente a festa de Nossa Senhora Aparecida era comemorada desde 1930 no dia 08 de setembro, somente em 1980, com a visita do agora santo, o Papa João Paulo II, passou a ser celebrada no dia 12 de outubro. Já o dia das Crianças foi instituído na década de 1920, porém somente em 1960 passou a ter relevância com grande apoio da indústria de brinquedos.

Santa Madre Teresa de Calcutá em uma de suas frases nos diz: “Os filhos são como águias, ensinarás a voar, mas não voarão o teu vôo. Ensinaras a sonhar, mas não sonharão os teus sonhos. Ensinaras a viver, mas não viverão a tua vida. Mas, em cada vôo, em cada sonho e em cada vida permanecerá para sempre a marca dos ensinamentos recebidos”. Assim podemos dizer que em uma casa onde moram crianças que não frequentam a escola, estas estão fadadas a serem adultos analfabetos sem grandes possibilidades de se ter um futuro promissor. O mesmo podemos dizer de crianças que não são educadas na fé cristã, estão fadadas a caminhar por caminhos tortuosos e a desaparecerem num futuro não muito distante.

“Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará”. (Lc. 18, 16 -17)

4

| Setembro / 2016

PMI - pastoral da missa infantil Cuidar das crianças como comunidade cristã significa criar ambientes que propiciem a escuta e o aprendizado da palavra de Deus em celebrações próprias para sua idade. É o que faz o Projeto Missa Infantil da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Neópolis, PMI. O objetivo da Pastoral é evangelizar as crianças ensinando os mistérios da nossa fé, os conhecimentos são transmitidos por meio de materiais didáticos, pinturas, vídeos e também apresentações especiais esporádicas aos pais. Também a mesma se preocupa em reproduzir de forma lúdica as principais etapas da missa, proporciona ainda muitas brincadeiras educativas com o intuito de evangelizar e incentivar o início da caminhada cristã das crianças enquanto os pais participam da missa. A Pastoral atua todos os domingos durante o horário da missa das 19h30, recebendo crianças de 3 a 8 anos no Centro Pastoral. Em seus 17 anos de atuação, orgulha-se de ter como agentes crianças ou jovens que um dia já participaram e voltaram para transmitir o que lá fora aprendido. A comemoração do dia das crianças da PMI será dia 16/10, prometendo reflexões sobre a história de Nossa Senhora Aparecida, brincadeiras e muito mais. Segundo os agentes, trabalhar na PMI não é apenas um trabalho voluntário, mas também uma vocação, uma responsabilidade, cada domingo é uma nova descoberta, sempre um novo aprendizado. E a expressão de surpresa, o sorriso, os choros e a sede de conhecimento delas pela palavra de Deus é o alimento que os estimulam todos os domingos. Acompanhá-las durante anos, vendo que a semente que foi um dia plantada germinou e está frutificando.


tríduo bíblico

obras corporais

A palavra de Deus também é misericórdia Conforme ocorre todos os anos, o Ministério da Palavra da Paróquia Nossa Senhora Aparecida realizou entre os dias 26 e 28 de setembro de 2016 mais uma edição do Tríduo Bíblico, na Igreja Matriz (Neópolis), aberto à toda comunidade. Este ano, o X Tríduo Bíblico, seguindo o estudo proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), contemplou o Livro de Miqueias e as Parábolas da Misericórdia, em pleno seguimento da matriz proposta pelo Papa Francisco para o Ano Santo da Misericórdia. Na primeira noite do Tríduo Bíblico, com a presença do Frei Rogério, foi apresentada uma visão geral do Livro de Miqueias, sabendo que no Ano Santo da Misericórdia, a profecia de Miqueias se atualiza ainda mais ao conclamar o cristão de coração a amar a misericórdia e a praticar a justiça. Já na segunda noite, tivemos a presença da Irmã Luciene e sua vasta sabedoria, que apresentou as parábolas ”O Bom Samaritano” e “O Fariseu e O Publicano”, sob a ótica a misericórdia, revelando que na pessoa de Jesus, os homens podem cumprir os mandamentos de Deus e louvá-lo não

somente com os lábios, como no Antigo Testamento, mas também com a alma. Por fim, na última noite do Tríduo, tivemos a participação do Diácono Edmar, abordando a parábola “O Homem Rico e O Pobre Lázaro”, mostrando que na reversão das fortunas que a parábola descreve está escondido o mistério da nossa salvação, em que Cristo une a pobreza à misericórdia. Para encerrar a noite, o Tríduo Bíblico contou com o dom musical do Ministério Autorizados a Prosperar conduzindo louvor a razão de todo o evento: Jesus Cristo! Ao término de última noite foi oferecido, no Centro Pastoral, um coffee break de encerramento a todos os presentes, numa verdadeira confraternização da comunidade. Em 2017 teremos muito mais!

Socorrer os prisioneiros Ficará à direita de Deus, no grupo dos bem-aventurados, aquele que visitou os que estavam na prisão (Mt 25, 36). Hoje o acesso nos presídios não é livre, há um certo rigor e triagem para visitas à presidiários. Porém, nossas dioceses ainda são deficientes em se tratando de uma pastoral carcerária efetiva, e dinâmica. Os presidiários são lembrados em época de eleição, com falsas promessas de novos presídios a serem construídos, caso o candidato ganhe a eleição. E, quando acontecem as rebeliões que, quanto mais violentas e longas, mais espaço terão na mídia. Inclusive inspirando filmes premiados. Mas, a realidade dos presos, logo cai no esquecimento. Há pouco tempo, lia a declaração de um presidiário: “minha família não me visita, porque têm vergonha de mim, mas eu também tenho deles...” A obra de misericórdia socorrer os prisioneiros, também se estende ao socorro às famílias dos presidiários(as); auxiliando economicamente as que necessitam, e ajudando-as a superarem os preconceitos.

Setembro / 2016 |

5


obras espirituais

festividades

Sob o manto de Nos 299 anos de bênção Consolar Nosso Senhor Jesus Cristo deu-nos muitos exemplos de consolação, lembremos principalmente, seu empenho em consolar Marta e Maria na morte de Lázaro (Jo 11, 19). Todos nós passamos na vida momentos de aflições e sofrimentos, algumas vezes em consequência de nossos próprios erros, em outras por perdas, enfermidades, problemas pessoais ou familiares. Nesses momentos precisamos de consolação. Em Isaías encontramos Deus comparado à uma mãe: “Como uma criança que a mãe consola, sereis consolados em Jerusalém” (Is 66,13). Mas, aliviar, diminuir dor, ou sofrimento moral e espiritual deve acontecer também da parte dos irmãos, como recomenda São Paulo: “Consolai-vos mutuamente e edificai-vos uns aos outros.” (1Tes 5, 11). Porém, o mundo está cada vez mais povoado. Pessoas vão e vem esbarrando umas nas outras, nas ruas, repartições e elevadores, mas quase ninguém se conhece muitos menos partilham suas experiências. Solitários em meio à multidão, pouco falamos de nossos sentimentos e, menos ainda, ouvimos os outros. Não há tempo. Não queremos arrumar tempo, pois ouvir compromete. A atitude de consolar apresentada como uma obra de misericórdia, mais do que nunca, torna-se uma virtude cristã a ser exercitada no cotidiano. Exercitar os olhos para as tragédias alheias; aguçar os ouvidos para escutar os soluços dos que sofrem; oferecer o ombro para deixar reclinar quem chora; estender a mão para levantar quem tropeça e cai.

6

| Setembro / 2016

Muitos foram os lugares por todo o mundo em que a Virgem Maria apareceu. Em todas as aparições, ela trouxe consigo uma mensagem de amor e esperança. Todavia, importante salientar que cada uma dessas aparições aconteceu em lugares e momentos importantes na história da humanidade. Assim, foi em Lourdes (França), Fátima (Portugal), Guadalupe (México) e Medjugorje (Bósnia e Herzegovina). No Brasil, não foi diferente, pois Nossa Senhora aparece ao povo brasileiro na forma de uma imagem negra, num período em que o país vivia o regime monárquico e de intensa escravidão. Em 16 de julho de 1930, após anos de devoção do povo brasileiro, Maria Santíssima foi proclamada pelo papa Pio XI como Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira e Rainha do Brasil. Desde então, o Brasil se rende ao amor incondicional a esta Mãe querida, de pele negra. Contudo, apenas em 12 de outubro de 1980, durante sua visita ao país, o Papa João Paulo II realizou a consagração do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte/SP, e o Presidente da República João Figueiredo, decretou que a data passasse a ser feriado nacional. A Aparição da Virgem Maria No período referente ao séc. XVIII Minas Gerais foi palco de muitas lutas e disputas pelos exploradores dos veios de ouro. Então, com o propósito de assumir o governo da Capitania de São Paulo e

Atuamos no ramo de transportes de professores e alunos para diversos pontos turísticos da cidade de Natal e demais regiões metropolitana

84 3618.4016 / 99982.8953

de Minas, e resolver a questão, foi designado Dom Pedro de Almeida e Portugal, Conde de Assumar. Ao desembarcar no Brasil e seguir para Vila Rica (hoje cidade de Ouro Preto/MG), o governador atravessa a Vila de Guaratinguetá. Estima-se que tal fato aconteceu aos 11 ou 12 de outubro de 1717. Com o intuito de agradar o governador, o povo de Guaratinguetá, pede aos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves que saiam à procura de peixes. Porém, o mês não era propício para pesca: outubro. E como não podiam negar-se a cumprir este pedido, antes de sair, eles rezaram pedindo a proteção e a benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem cumprir a missão. Eles desceram o rio e depois de várias tentativas sem sucesso, João Alves lançou a rede e apanhou o corpo de uma imagem negra sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. A partir desse momento, cada vez que lançavam as redes os peixes vinham em abundância. Após tal fato, a devoção por Nossa Senhora Aparecida se espalhou pelo povoado, e até hoje se propaga pelo país e pelo mundo. Neste mês de outubro, nossa Paróquia celebra em festa os 299 anos de sua aparição e devoção. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, acolhei-nos debaixo de vossa proteção, socorrei-nos em todas as nossas necessidades, sobretudo, na hora de nossa morte; abençoai-nos com vossa poderosa intercessão. Amém!

Transporte Industrial • Excursões Viagens • Fretamento em Geral empresamarcostur@hotmail.com


ssa Senhora Aparecida: os sobre o Brasil

programação DA FESTA DA PADROEIRA 2016 DIA 01.10 (sábado) 19h: Procissão luminosa reconduzindo as capelinhas com as imagens peregrinas de Nossa Senhora Aparecida à Matriz, saindo da capela São Judas Tadeu, às 19h. Abertura da Festa: Hasteamento das Bandeiras. Dia 02. 10 (domingo) Missas dominicais Neópolis: 7h30 e 19h30. São Judas Tadeu: 9h30 e 17h. Dia 03.10 (segunda-feira) 19h30: Abertura do novenário. Noite dos Movimentos: Legião de Maria, Momento Mariano, Mãe Rainha, Oratório Maria Rainha dos Corações e Adoradores. Tema: “Maria, Senhora Aparecida, Mãe de Misericórdia” (Mt 5,1-12). Pregador: Diácono Edmar Conrado. Dia 04.10 (terça-feira) 16h: Benção dos animais no pátio da igreja. 19h30: Missa - Novena. Noite do Setor Movimentos: Terço dos Homens, Apostolado da Oração, Oficinas de Oração e Vida e Renovação Carismática.

Tema: “Maria, Senhora da Esperança e da Vida” (Jo 10,1-5). Pregador: Padre José Charles da Silva. Dia 05.10 (quarta-feira) Missas com Oração de Cura e Libertação: 5h, 17h e 19h30. Tema: “Maria, Senhora dos Pobres e dos Excluídos” (Mt 19,16-22). Pregador: Padre Antonio Nunes de Araújo. Dia 06.10 (quinta-feira) 19h30: Missa - Novena. Noite do Setor Sacramentos: Pastorais do Batismo, da Catequese, da Crisma e Pastoral Missa Infantil. Tema: “Maria, Senhora dos Humildes e Abandonados” (Fl 2,5-11). Pregador: Frei Rogerio de Lima.

Noite do Setor Promoção Humana: Pastorais do Dízimo, da Comunicação, da 3ª Idade, da Ação Social e de Eventos. Tema: “Maria, Senhora e Amparo dos Sofredores” (Mt 25, 34-40). Pregador: Padre Décio. Dia 09.10 (domingo) 7h30: Missa e Batizado de Jovens e Adultos. 19h30: Missa - Novena. Noite do Setor Juventude: Jovens do EJAC, do Segue-Me, do JMC, do JUNE, do Yeshua e do Terço da Juventude. Tema: “Maria, Senhora e Modelo de Juventude” (JO 4,7-15). Pregador: Diácono Bruno.

Dia 07.10 (sexta-feira) 19h30: Missa - Novena. Noite dos Ministérios: Ministros da Eucaristia e Ministros da Palavra. Tema: “Maria, Senhora e Auxílio da Igreja” (Mt 16, 13-19). Pregador: Padre Robson.

Dia 10.10 (segunda-feira) 19h30: Missa - Novena. Noite do Setor Família: Pastoral Familiar, casais do ECC e crianças do ECRI. Tema: “Maria, Senhora e Mãe Missionária” (Mt 11,25-30). Pregador: Padre Rodrigo.

Dia 08.10 (sábado) 10h: Casamento Comunitário. 19h30: Missa - Novena.

Dia 11.10 (terça-feira) 19h30: Missa - Novena. Noite do Setor Litúrgico: Coroi-

nhas e ex coroinhas, Pastorais do Acolhimento, da Música e da Liturgia. Tema: “Maria, Senhora e Mãe da Igreja Peregrina” (Jo 10,11-18). Pregador: Padre Humberto. Dia 12.10 (quarta-feira) DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 6h: Alvorada Festiva. 8h30: Missa Solene presidida pelo Padre José Valquimar. 16h30: Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a Santa Missa, procissão pelas ruas do bairro de Neópolis. Encerramento da Festa. Avisos Nos dias 04, 06, 07, 10 e 11 de outubro, teremos Adoração ao Santíssimo às 11h e o Ofício de Nossa Senhora às 12h. Dias 04, 05, 06, 08, 09, 10 e 11 de outubro, após a novena, teremos as barracas de lanche no pátio da igreja. No dia 07, teremos o JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO, às 20h30, no Colégio Master, na Av. Ayrton Senna, em Neópolis. Setembro / 2016 |

7


1º de outubro

VIDA & SAÚDE

Obesidade infantil

Dia do idoso No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. Essa data, que marca o dia em que a Lei N° 10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos. O número e a proporção de idosos cresce rapidamente. Nas últimas três décadas, o número dobrou. Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a um total de dois bilhões, o que significará uma importante mudança no perfil demográfico do mundo, com consequências para todos. Com o aumento da população idosa, multiplicam-se os desafios, tais como: acesso à educação; desfrutar de uma boa longevidade e boa saúde física e mental; participação ativa dos idosos na sociedade; combate ao abuso, à negligência, violência e maus tratos, combate à falta de respeito e discriminação de que são vítimas os idosos; inserção do idoso no mercado de trabalho, etc... O dia 1º de outubro, portanto, é reservado para pensar sobre todas essas questões fundamentais a respeito do idoso. Os idosos não são uma categoria à parte, todos nós continuamos a nos desenvolver, envelhecemos dia após dia e aos jovens cabe saber que devemos oferecer o carinho e atenção aos mais velhos. O

8

| Setembro / 2016

mundo está pronto para os jovens, porque existiram outros jovens que hoje estão em outra fase da vida, a velhice. E ela um dia nos terá. É inevitável o curso da vida. É importante ressaltar que o idoso tem um papel importante em todas as sociedades. Eles são líderes, trabalhadores, aposentados, detentores de sabedoria, avós, cuidadores e voluntários.

PATORAL DA TERCEIRA IDADE Nossa paróquia criou essa pastoral para integrar o idoso à comunidade paroquial, resgatando seus valores sociais e cristãos. Seu momento de atuação se dá em encontros mensais com os assistidos da Paróquia, em conjunto com a Pastoral da Ação Social, da Juventude e Movimentos em realizações de atividades de lazer e entretenimento como: comemorações, teatro, terapia comunitária e passeios com os assistidos. Acontece também a participação da equipe e dos idosos nas celebrações litúrgicas e momentos fortes da vida da igreja, realização de encontros quinzenais com os agentes para momentos de espiritualizações e reuniões. Cada agente é responsável pelo convite e acompanhamento de um dos assistidos. Ficando assim com a missão de ligar lembrando dos encontros, se for necessário acompanhá-lo da casa dele até a igreja, e pedir por ele em suas orações.

No mês de outubro as crianças ficam positivamente alvoroçadas, porque sabem que é também o mês dedicado a elas. E, pensando nelas, abordamos o tema sobre a obesidade na infância a na adolescência. Estudiosos afirmam que a obesidade é mais do que só um problema estético, é uma situação delicada que pode acarretar várias doenças como: diabetes, problemas no coração e no esqueleto. As causas são as mais diversas possíveis, hábitos alimentares errados, questão genética, sedentarismo, distúrbios psicológicos, entre outros. A maioria das crianças preferem os doces e alimentos gordurosos (sanduíches, frituras) aos alimentos mais saudáveis e naturais. A falta de atividade física também é outra vilã para o surgimento da obesidade. Horas e mais horas na frente de um televisor, computador ou vídeo game e celular, sempre acompanhadas de comida, doces e refrigerantes, tiram da criança a oportunidade de queimar calorias, além de socializar e interagir com outras crianças. A ansiedade, o stress e os problemas familiares contribuem para que as crianças e adolescentes busquem compensações na comida. Os pais devem prestar atenção a tudo isso. Obesidade é assunto sério. Quem deve estar no controle do prato do filho são os pais. Deve haver um acordo, uma negociação saudável entre o que eles gostam de comer e o que faz bem, para se ter uma vida saudável. Assim, evite alimentos gordurosos (doces, frituras e refrigerantes) e incentive os filhos a praticar atividade física. Não deixar que eles fiquem beliscando alimentos o dia todo fora dos horários determinados, além de enganar o estômago, em nada acrescentam para uma alimentação saudável e equilibrada. Essa foi a nossa dica de saúde para este mês. Deus abençoe todas as nossas maravilhosas crianças. Parabéns pelo seu dia, e que nossa Mãe Aparecida cuide de todos nós.


entrevista

Pastoral do Dízimo Coordenadores da Pastoral: Dalva (Gogó), Glicério e João Maria (Gogô) 01. Qual a importância do dízimo para a Paróquia? O Dízimo é uma contribuição voluntária que é ofertada pelos fiéis à paróquia, mas, acima de tudo deve ser o reconhecimento do cristão para agradecer a Deus por tudo que ele recebe. Podemos dizer que o dízimo tem as 03 dimensões dentro da igreja: a RELIGIOSA que mantem as despesas da paróquia como: jornais, hóstias, velas, etc; a MISSIONÁRIA - colaborar com os trabalhos missionários da igreja; e a dimensão SOCIAL, que ajuda aos pobres, famílias carentes, dependentes químicos, etc. 02. Atualmente a Paróquia conta com quantos dizimistas? Qual a relação entre o número de dizimistas e a quantidade de pessoas que frequentam a paróquia? Em Neópolis, a paróquia Nossa Senhora Aparecida conta com 793 dizimistas e na capela de São Judas Tadeu com 247. A relação entre os dizimistas e as pessoas que frequentam a paróquia, podemos estimar que apenas 30% dos paroquianos assumem o compromisso com o dízimo.

03. Quero ser um agente da pastoral do dízimo. Quais as características, qual o perfil do agente do dízimo? Características: Ser católico, participar das missas, ter o compromisso de comparecer aos seus plantões das missas, participar das reuniões da pastoral e também das atividades da igreja 04. O que o paroquiano deve fazer para se tornar dizimista? Procurar a secretaria durante a semana ou os agentes da pastoral nos dias das missas e preencher uma ficha com os seus dados, para controle da pastoral. Nestes locais o interessado pode obter mais detalhes. 05. Recentemente houve um processo de informatização do dízimo, o que motivou essa mudança e quais melhorias a Pastoral tem observado com esse novo modelo? O motivo para a informatização foi o desejo de tornar o processo do controle financeiro mais ágil e transparente para os fiéis e a comunidade paroquiana. O nosso pároco Padre Nunes optou pelo processo de informatização do dizimo e diante

dessas mudanças já percebemos várias mudanças como: mais agilidade e melhor controle no recebimento das ofertas, menor possibilidade de erros, pois o sistema já gera todo o controle através de relatórios, recibos e datas em que o fíel ofertou, maior interação entre a paróquia e a comunidade através do cadastramento (como por exemplo: saudações em datas festivas dos fiéis como: aniversários e datas de casamentos e mensagens enviadas através do e-mail cadastrado). 06. Qual o destino do dízimo arrecadado ? Com a contribuição do dízimo é possível ajudar na manutenção da casa do Divino Mestre, nas despesas com o culto: paramentos, vasos litúrgicos, alfaias, toalhas, velas, flores, folhetos, vinhos, hóstias, etc. O dízimo também contribui com a folha de pagamento dos funcionários, encargos sociais, manutenção predial, despesas com a casa paroquial, materiais de expediente, artigos de papelaria, etc. além de ajudar com algumas despesas das pastorais, como: catequese, retiros, livros, a formação de novos padres e diáconos, etc.

Setembro / 2016 |

9


aconteceu Pastoral do Batismo

Dia 18/09, aconteceu mais um batizado comunitário em nossa paróquia. Na ocasião, 24 crianças foram batizadas.

Pastoral da Crisma

Dia 25/09, aconteceu o Jubileu dos Catequistas, no Santuário Bom Jesus dos Navegantes, em Touros/RN.

Pastoral da Catequese

Momento riquíssimo de veneração a nossa mãe Aparecida Paulista, pelas crianças da Primeira Eucaristia.

Preparação para a Festa de Nossa Senhora Aparecida

Procissão luminosa com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida (São Paulo) pelas ruas de Neópolis.

Dia 19/09 aconteceu um momento de Adoração com as Pastorais, Movimentos e Segmentos de nossa Paróquia.

As capelinhas peregrinaram em preparação para a Festa da Padroeira de nossa paróquia, com a Pastoral Familiar.

Dia 14/09 aconteceu mais uma Peregrinação do Ministério da Palavra no Colégio Master.

A Pastoral Familiar visitou familiares e amigos com a Capela Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

O PMI - Pastoral da Missa Infantil, rezou com a Capela Peregrina de Nossa Senhora Aparecida junto às crianças.

A Pastoral Familiar reuniu-se na capela São Judas Tadeu, para momento de oração e reflexão.

Jovens do June se reuniram para rezar com a Capela Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

Noite de Peregrinação do Ministério da Palavra, na rua Bouganviles, no bairro de Neópolis.

Dia 12/09 a Pastoral do Acolhimento reuniu-se para rezar o terço junto à Capela Peregrina de N. S. Aparecida.

A Pascom reuniu familiares e amigos para recitar o terço junto à Capela de Nossa Senhora Aparecida.

A Pastoral Familiar visitou famílias para recitar o terço junto à Capela Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

10

| Setembro / 2016


NOTAS Ap. do Oratório Mª Rainha dos Corações

Setor Juventude

Dia 04/09 aconteceu mais um momento com o Apostolado do Oratório Maria Rainha dos Corações em nossa paróquia.

Dia 12/09, padre Nunes apresentou os novos jovens, que fizeram o encontro June, Segue-Me e Ejac, à comunidade.

Segue-Me

EJAC - Encontro de Jovens Amigos de Cristo

MISSAS Matriz (Neópolis) De terça a sexta, às 17h30, aos sábados às 19h30 e aos domingos às 7h30 e 19h30. Capela São Judas Tadeu Quintas às 19h e aos domingos às 9h30 e 17h. MISSA COM ORAÇÃO DE CURA E LIBERTAÇÃO Matriz (Neópolis) Dia 05.10, às 5h, 17h e 19h30. CONFISSÃO Matriz (Neópolis) Toda terça-feira, das 15h às 17h20. ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO Matriz (Neópolis) Toda quinta-feira, às 16h, na igreja.

Dia 25/09 aconteceu mais um Pós-Encontro do Segue-me no Salão Paroquial da igreja, en Neópolis.

ECC - Encontro de Casais com Cristo

Dia 10/09 aconteceu mais um Pós-Encontro do Ejac na capela São Judas Tadeu, no Jiqui.

Terço da Juventude

APOSTOLADO DA ORAÇÃO Matriz (Neópolis) Toda 1ª sexta-feira do mês, às 16h, no Salão Paroquial. OFÍCIO DE NOSSA SENHORA Matriz (Neópolis) Todo sábado, às 6h. RENOVAÇÃO CARISMÁTICA Matriz (Neópolis) Toda quinta-feira, às 19h, no Salão Paroquial.

Dia21/09, aconteceu o 11º Pós-Encontro do ECC, no Salão Paroquial, e o palestrante foi o Prof. Kokinho.

Dia 30/08, às 19h30, aconteceu mais um momento de oração na Matriz, com mais de 600 pessoas presentes.

Prestação de Contas de agosto/2016 Edmilson Selfes de Mendonça Dir. Admin/Financeiro Receitas Saldo em 31.07.2016 BB e CEF R$ 4.614,91 Mensalidade dos Sócios/Cartão R$ 1.350,00 Doações R$ 1.160,00 Bazar R$ 2.235,00 Total das Receitas R$ 9.359,91 Despesas Folha de Pagamento Ferias (Pessoal) R$ 1.989,96 Enc. Sociais da Folha (Inss e Fgts-Pis) R$ 526,01 Vale Transporte R$ 280,00 Despesas Bancarias R$ 616,80 IPTU R$ 34,91

Água (Caern) R$ 35,01 Telefone Claro R$ 20,79 Cabo Telecom (TV - Internet - Telefone) R$ 159,60 Material de Consumo da Casa R$ 659,47 Reforma apto. das irmãs (AGAÉ) R$ 321,92 Conserto Máquina de Lavar R$ 372,44 Abastecimento de Gás R$ 190,00 Corrente e Cadeados p/ Estacionamento R$ 241,30 Energia (Cosern) R$ 362,69 Total das Despesas R$ 5.810,90 Saldo Em BB E CEF 31.08.2016 R$ 3.549,01

Faça sua doação através das contas bancárias: Banco do Brasil Nome: Associação Casa do Divino Mestre - ACDM Agência: 1845-7 Conta: 35.461-9

Caixa Econômica Federal Nome: Associação Casa do Divino Mestre - ACDM Agência: 1585 • Operação: 003 Conta: 00001644-5

BATIZADO DE CRIANÇAS Matriz (Neópolis) Dia 16.10, após a missa das 7h30. BATIZADO DE JOVENS E ADULTOS Matriz (Neópolis) Dia 09.10, às 7h30. CASAMENTO COMUNITÁRIO Matriz (Neópolis) Dia 08.10, às 10h. TERÇO DA JUVENTUDE Matriz (Neópolis) Dia 20.10, às 19h30. PÓS-ENCONTROS JMC: 16 e 30/10, às 17h, no Salão Paroquial de Neópolis. JUNE: 16 e 30/10, às 15h, no Salão Paroquial de Neópolis. segue-me: 09 e 23/10, às 17h, no Salão Paroquial de Neópolis. EJAC: 15/10, às 17h, no Salão Paroquial de Neópolis. ECC: 18/10, às 20h, no Salão Paroquial de Neópolis.

Setembro / 2016 |

11



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.