Módulo III - Postura Profissional_demo

Page 1

1. 2. Etapas para se tornar um profissional próactivo Podemos assim perceber de que forma a procrastinação pode comprometer a atitude pró-activa. Se, de facto, considera necessitar de melhorias nesta forma de comportamento profissional, siga as nossas sugestões para se tornar um profissional pró-activo:

1. Tenha coragem para mudar o seu comportamento.

Todos gostaríamos de ser felizes e realizados profissionalmente, não é verdade? Utilizando um slogan muito em voga “Todos diferentes, mas todos iguais.” De um modo geral, os nossos mais básicos desejos são comuns à maioria das pessoas: realização profissional, pessoal, familiar, financeira, planear um bom futuro para nós e para os nossos filhos. No entanto, o grande problema está não em saber o que se quer, mas sim como fazer para conseguir aquilo que se deseja. Querer é básico. No entanto, apenas querer não ajuda a conquistar os objectivos.


Postura Profissional eLearning

Módulo III: Comportamento Profissional

2. Defina objectivos de vida.

A conquista dos objectivos está intimamente ligada à mudança, às vezes radical, do nosso comportamento, isto é, se realmente queremos alguma coisa, devemos ter a coragem para alterar o que for necessário em favor dos nossos objectivos. Contudo, é nesse momento que muitas vezes se falha e então o desejo dá, de novo, lugar à acomodação, à procrastinação. “Não foi possível hoje, será amanhã”. E continua tudo como dantes.

3. Viva com optimismo.

Vivemos numa época de grande instabilidade em muitos domínios o que, necessariamente, tem um forte impacto no nosso comportamento e na nossa estabilidade emocional. No entanto, é em momentos de crise que devemos esforçarnos por manter a serenidade e a clareza de ideias. É também um bom momento para reflexões e análise sobre o que queremos da e para

a

nossa

vida.

Não

deixe

que

a

instabilidade assuma um papel predominante nos seus pensamentos e forma de actuação. Procure gerir os problemas à medida que vão surgindo, e evite “vivê-los” por antecipação. Certas pessoas vivem em estado quase permanente de preocupação, com os problemas reais e com aqueles que imaginam ou antecipam que podem surgir. Essa atitude mental tem uma forte influência no comportamento profissional dado que nos impede de concentrar nas nossas realizações e de utilizarmos a nossa energia de forma positiva. Fazer a gestão das preocupações e problemas de forma consciente, associado a pensamento positivos, pode contribuir para melhorar de forma significativa a qualidade da sua vida profissional e a dos outros. 2 www.nova-etapa.pt


Postura Profissional eLearning

Módulo III: Comportamento Profissional

4. Tenha entusiasmo e confiança.

Se existem duas características marcantes e comuns às pessoas de sucesso, estas são sem dúvida o entusiasmo e a autoconfiança. Ter autoconfiança é acima de tudo acreditar em si próprio e na sua capacidade de realização, aliada a uma grande capacidade de superação de problemas e imprevistos. O entusiasmo é o combustível que alimenta a nossa determinação. Uma

pessoa

que seja

efectivamente um excelente profissional em termos técnicos, mas cuja postura não demonstre energia e determinação, certamente nunca conseguirá ser bem sucedida. Já o contrário pode ser verdadeiro: um profissional que nem sequer é um grande especialista na sua área, mas cuja atitude demonstra verdadeiro entusiasmo e autoconfiança, consegue milagres na ascensão profissional. O entusiasmo é um factor determinante para as nossas conquistas. Enquanto a autoconfiança nos deixa seguros de nós, o entusiasmo dá-nos o impulso para ir mais além, com obstinação e eloquência. E, já agora, mais uma vez afirmamos, é nos momentos de crise ou de dificuldade que podemos verdadeiramente demonstrar a nossa força interior e o nosso entusiasmo. Aí está o desafio para ultrapassar.

5. Tome iniciativas e seja ousado.

3 www.nova-etapa.pt


Postura Profissional eLearning

Módulo III: Comportamento Profissional

O que será que queremos dizer com isto? Que pegue no seu escudo e espada e parta para a luta? Nem tanto.

Analisemos uma

pequena

história para ver do que falamos: O Joaquim trabalhava numa empresa há cerca de 3 anos. Sempre tinha sido

um

funcionário

dedicado,

cumpridor das suas obrigações, em especial

no

que

se

referia

ao

cumprimento de horários. Embora a sua função fosse de contacto directo com o público, nunca tinha tido uma reclamação. Certo dia, teve conhecimento que um colega praticamente recémadmitido ia ser promovido. Considerou tratar-se de uma injustiça e resolveu ir falar com o Director de Serviços: “- Há mais de três anos que trabalho nesta empresa, sempre me esforcei bastante, fico mesmo para além das horas de serviço, e soube agora que o João, recém-chegado à empresa, vai ser promovido. Deve tratar-se de algum engano, não?” O Director, sem sequer lhe dar uma resposta, disse-lhe: “- Já vamos falar sobre isso. Agora faça-me um favor. Vá até lá abaixo à pastelaria da esquina e veja se eles têm pastéis de nata. Hoje sou eu que ofereço a sobremesa a todos os funcionários.” O Joaquim achou aquilo tudo um bocado estranho, mas como era uma ordem, saiu a correr para a cumprir. Ao fim de cinco minutos estava de volta: “- Já está. Eles têm pastéis de nata. E parece que são fresquinhos... Mais alguma coisa?” “- E quanto custam?” “- Ah, isso não perguntei...”

4 www.nova-etapa.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.