Magazine 10

Page 1

Ano 04 • Número 10 • Setembro a Dezembro de 2009

E s paço s de so n ho s

Conforto é a qualidade primordial dos projetos de decoração dos quartos. O dormitório, por ser um espaço de descanso, deve ser planejado como um templo ao bem-estar. Mais: Paisagismo • Tecnologia • Estética • Leitura• Vinhos • Viagem • Moda • Gastronomia





índice

editorial

Perspectivas de superação

Cliente

7

Honoré é sonho planejado.

Encerramos o ano de 2009 com resultados bastante positivos e abrimos 2010 com perspectivas ainda mais promissoras. A ampliação de portfólio com a linha de produtos Vida Viva e o desenvolvimento de projetos inovadores, como o exclusivo condomínio Ponta da Figueira, onde os lotes têm canais navegáveis, colocam a Melnick Even em lugar de destaque na construção civil gaúcha. Paralelo a esses projetos, a empresa manteve a tradição e liderança no alto padrão com os empreendimentos Arte, Honoré e Casa do Sol.

Jardins em movimento

8

Kucha cria cenários verdes e com ondas. FOTO: Moresco Studio

Objetos de desejo Móveis de design imprimem personalidade.

10 12

Equilíbrio à mesa

14

Le Clézio, aventura poética

16

Mergulho saudável

19

Sofisticação sobre as águas

Alimentação saudável pode prevenir e curar doenças.

Renda-se ao francês ganhador do Nobel de Literatura.

Água límpida na piscina sem produtos químicos.

Barcos projetados para a velocidade e o prazer. FOTO: Alain Brugier

Dormitórios, os templos do bem-estar

20

Aconchego, bem-estar e

Como realizar os sonhos é um preceito na Melnick Even, ajudamos a tornar a hora de dormir ainda mais agradável. Em uma reportagem especial, apresentamos sugestões de decoração, acessórios, móveis e tecnologias que tornarão o sono um momento de relaxamento e conforto e trazemos dicas de um PhD no assunto. Falando em bem-estar, que tal decorar sua casa com cadeiras, poltronas e mesas de designers que são referência? Na seção Dia a Dia, apresentamos algumas sugestões para que sua casa fique ainda mais charmosa e com personalidade. Para que a satisfação seja plena, além da casa, é preciso cuidar de si. Para isso, entrevistamos uma nutricionista que falou sobre os alimentos funcionais que, além das propriedades comuns, têm função terapêutica. Todas essas matérias têm por objetivo contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Afinal, 2010 está próximo e queremos que o dia a dia de todos seja cada vez melhor. Envie sugestões e/ou críticas para o email melnickmagazine@melnick.com.br. Boas-festas!

intimidade nos dormitórios.

Juliano Melnick

24

Jeans, o luxo democrático Tecidos leves e tons claros dão o tom no verão.

colunas

O espaço das crianças Por Cynthia Garcia

Angel Cake

Por Diego Andino

Sistema de automação Por Fernando Ely

31

Uma viagem pela Rússia Por Beto Conte

expediente A Magazine é uma publicação da Interna Projetos Editoriais, sob licença da Melnick Even Incorporação e Construção Ltda. As opiniões, entrevistas, artigos e colunas assinadas são de inteira responsabilidade dos autores. É vedada a reprodução total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização e sem citação da fonte. Edição, reportagem, revisão, comercialização e diagramação

Coordenação Andrea Teixeira Andréia Cardoso Juliano Melnick

(51) 3019-5643 www.interna.com.br Jornalista responsável: Karen Viscardi MTb 8.633

Impressão Maredi 3.000 exemplares Projeto gráfico Parla Comunicação

Foto de capa: ©istockphoto.com/Izabela Habur

34

Excelência nos vinhos brancos

36

Notas Melnick Even

História do vinho na Alemanha é antiga e profunda.

Vida Viva, Feiras, Prêmios, Parceria e Sustentabilidade.

Rua Carlos Trein Filho, 551 Fone: (51) 3016.9000 - www.melnickeven.com.br



FOTOS: INTERNA PROJETOS EDITORIAIS

cliente

Definir objetivos de vida e trilhar o próprio caminho. Esses são os princípios com que o executivo da área de comércio exterior Giovanni Migliorini se guiou para realizar diversas conquistas. “Tudo foi planejado, nada foi por acaso.” Segundo ele, há dez anos já projetava onde queria estar hoje e comemora suas realizações. A mais recente foi a compra do primeiro apartamento e a escolha foi pelo Honoré, empreendimento da Melnick Even no bairro Bela Vista. A opção pela empresa se baseou na credibilidade no mercado e em referências de profissionais e amigos. Já o apartamento foi praticamente amor à primeira vista. “Foi bem mais fácil do que eu imaginava. Vi uns dez apartamentos de várias construtoras, mas gostei do Honoré na primeira vez, nada chegava perto”, afirma, explicando que em duas semanas fechou a compra. “Trabalho com serviços e vi na Melnick Even muito profissionalismo. O atendimento – desde a telefonista até o senhor Milton Melnick – sempre foi claro, com rapidez no retorno”,

destaca o executivo, que tem formação em Comércio Exterior e MBA na mesma área. Entre os diferenciais, Migliorini cita a excelente localização, o tamanho do apartamento e a área de lazer, espaço ao qual dá importância por se declarar um apaixonado por esportes. Ele pratica tênis, musculação e boxe. Outro fator decisivo foi o fato de ter comprado na planta, agregando o serviço Personal System. O trabalho conjunto das arquitetas Adriana Klein e Carolina Gomes e a equipe da Melnick Even possibilitaram mudanças diversas. Como solteiro, Migliorini queria uma boa área social para reunir os amigos, um gabinete e um quarto adequado em tamanho e design. Para tornar as festas com amigos ainda mais especiais, Migliorini ganhou da Parochi Presentes um belo porta-garrafas servidor, importado, em metal prateado com motivos vinícolas. O objeto é utilitário e ao mesmo tempo decorativo. Ele, que nasceu em Porto Alegre, mas já morou em várias cidades, inclusive no exterior, admirou o requinte do presente.

“Trabalho com serviços e vi na Melnick Even muito profissionalismo. O atendimento – desde a telefonista até o senhor Milton Melnick – sempre foi claro, com rapidez no retorno.”

7

Rua Dr. Timóteo, 557 - Moinhos de Vento Fone: (51) 3268.8786 www.parochi.com.br


FOTOS: Kucha / Divulgação

pa i s a g i s m o

Jardins em movimento A imaginação viaja por espaços abertos permeados de verde. Essa é a sensação de quem caminha pelos jardins projetados pela arquiteta e paisagista Elisabeth Metzler Saatkamp, conhecida por Kucha. Jardins que se movimentam, que remetem à sensação de estar em um ambiente com ondas suaves. A sugestão de linhas sinuosas é uma constante nos projetos da profissional.

8

“Paisagismo é emoção, contato com a natureza. É a possibilidade de criar, de deixar as pessoas mais à vontade em um espaço externo.” Elisabeth Metzler Saatkamp (Kucha)

Um lago com bolsas d’água, que brincam ao chegar perto das casas, ou um piso de paralelepípedo circular colorido, que serve de sinalizador, são exemplos de como a paisagista adota o movimento em seus projetos. Além da finalidade estética, essas intervenções podem também ser funcionais. “Criar cenários, essa é a alma do paisagista, que sai do zero, de um lugar onde não havia nada e forma, produz, inventa um novo lugar”, explica. Ela recebe o terreno com o projeto do arquiteto para depois apresentar uma proposta. Grades, portões, caminhos, plantas, piscinas, tudo fica por conta da paisagista, que é também arquiteta por formação. Em obras que exigem maior complexidade, ela conta com uma equipe multidisciplinar, com geólogo e engenheiro.

Apaixonada pela vegetação tipo mato, Kucha privilegia as árvores em seus projetos por considerá-las vegetais superiores. “As árvores fornecem uma troca maior com o meio ambiente, formam espaços e ficam na memória das pessoas”, explica. Para ela, um jardim tem que ser carregado de plantas, de preferência verdes, num jogo de texturas. “Tenho parcimônia com o uso de cores, o verde traz mais elegância ao jardim. Quando uso cores, uso com sutileza”. Para a profissional, qualquer espaço, por menor que seja, pode ter paisagismo. Como dica, ela sugere plantas do tipo transparentes, permeáveis, para dar amplitude, e a instalação de uma pequena fonte, que traz aconchego. E mesmo aqueles que não se consideram exímios ao cuidar de plantas podem ter uma área verde em casa. Entre as espécies resistentes, o destaque fica com as cicas que, segundo Kucha, “não morrem nunca”. Claro que é preciso um cuidado mínimo. Hoje, o paisagismo é mais valorizado, considera ela, explicando que há uma busca por um bom nível de acabamento. “Paisagismo é emoção, contato com a natureza. É a possibilidade de criar, de deixar as pessoas mais à vontade em um espaço externo.”



Objetos de desejo

FOTO: Pierre Yves Refalo

dia a dia

conceito. Os outros quatro pontos defendidos por Porter são: a tecnologia serve ao homem, a experiência pertence ao usuário, o bom design é invisível e a simplicidade é a última palavra em sofisticação. No Brasil, a criatividade e talento ganham cada vez mais reconhecimento. A geniaColeção Célia, dos Irmãos Campana.

10

lidade dos irmãos Fernando e Humberto

“Procuro selecionar a partir de um bom desenho e do conforto, na busca para melhorar a qualidade de vida das pessoas e que esteja alinhado aos nossos princípios de não agredir o meio ambiente.”

Os móveis de design têm conceito, história,

Campana contribuiu para essa valorização.

personalidade. Essas características expli-

Ícones no mercado mundial, são os únicos

cam em parte o fascínio que exercem sobre

brasileiros que possuem peças expostas no

as pessoas esses objetos de desejo. Mas de-

MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova

sign é mais do que isso. É harmonia, compo-

Iorque.

Marilene Bittencourt, diretora da Habitart

sição e equilíbrio ao mesmo tempo em que é contraste, ruptura com o padrão.

No currículo, os Campana exibem clássicos, como as cadeiras Vermelha, a partir de corda

Pode não ser arte, como apregoa o designer

e aço inox, Multidão, com bonecas de pano e

norte-americano Joshua Porter, que instituiu

aço inox, Célia, em madeira e acrílico, e Fa-

esse como um dos cinco princípios do design,

vela, feita em pedaços de madeira e fabricada

mas é inegável que está muito próximo ao

pela gaúcha Habitart. Mais do que estética


FOTO: Moresco Studio

e função, essas duas últimas têm apelo de sustentabilidade. Como exemplo, a Favela foi elaborada a partir de pedaços de madeira encontrados nas ruas de São Paulo.

das pessoas e que esteja alinhado aos nossos

Não foi à toa a parceria dos Campana com a

princípios de não agredir o meio ambiente, com

Habitart. A diretora e criadora da Habitart,

utilização de materiais alternativos, recicla-

Marilene Bittencourt, com formação em

dos”, destaca.

decoração e belas-artes, é uma apaixonada incentivadora do design brasileiro. Com fábrica, além de um showroom em Porto Alegre, a empresa tem também no portfólio nomes como Zanini de Zanine, Rodrigo Almeida, Beto Salvi e Tuti Giorgi, da Salvi Giorgi. Esses, inclusive, assinam o projeto da loja Habitart.

Na multimarcas L’affair, a originalidade também pode ser levada para casa. Na loja, localizada em Porto Alegre, os designers são selecionados pela identificação com o público da loja. Segundo a diretora Carla Haag, as pessoas valorizam um móvel assinado pela história que aquele objeto conta, pelo glamour e pelo que representa em termos estéticos. “São pe-

Para adicionar um novo nome no showroom,

ças que remetem ao luxo”, observa Carla. Na

Marilene é criteriosa. “Procuro selecionar

L’affair, é possível encontrar clássicos como a

a partir de um bom desenho e do conforto,

poltrona Charles Eames, a cadeira e a mesa

na busca para melhorar a qualidade de vida

Saarinen.

Poltrona Egg, do designer Arne Jacobsen, criada em 1958, um clássico do design.

“As pessoas valorizam um móvel assinado pela história que aquele objeto conta, pelo glamour e pelo que representa em termos estéticos.” Carla Haag, diretora da L’affair

11


estética

FOTO: ©istockphoto.com / Lise Gagne

Equilíbrio à mesa Buscamos maior disposição, concentração e bom humor. Mas nem sempre nos damos conta de que o bem-estar está intimamente relacionado aos nossos hábitos à mesa. Uma alimentação saudável pode prevenir e curar doenças. Vai além: contribui para aumentar a longevidade e nossa qualidade de vida.

“É de suma importância que a alimentação do nosso dia a dia seja colorida e variada.” Julia Dubin, nutricionista

12

Mas, afinal, como conquistar o tão desejado equilíbrio? A nutricionista Julia Dubin nos traz dicas simples e fáceis de aplicar. “É de suma importância que a alimentação do nosso dia a dia seja colorida e variada”, ensina. O ideal é ingerir cinco cores diferentes – amarelo, verde, branco, vermelho e roxo – de legumes, vegetais e frutas. Nas carnes, escolha as pobres em gorduras e dê preferência aos peixes, que são ricos em ômegas, substâncias benéficas ao coração. A alimentação deve ser rica também em integrais, como arroz e grãos. “São riquíssimos em vitaminas e fibras, importantes desde funções intestinais até para o controle glicêmico e do colesterol total e LDL”, destaca Julia, explicando que é fundamental ingerir cálcio, que está presente no leite, queijo, iogurte e vegetais verdes folhosos. Alguns alimentos são classificados como funcionais: são aqueles que, além de apresentarem vitaminas e minerais, apresentam também substâncias ou compostos ativos benéficos na prevenção e cura de doenças, como o alho, conhecido como o melhor alimento de cura. Esse reconhecimento é em função de o alho ser rico em vitamina E, selênio e compostos alílicos, que estimulam a produção de enzimas protetoras. Outros que merecem destaque são: aveia (contém vitaminas do complexo B e E, fibras e ácido linoléico), azeite de oliva (rico em gorduras monoinsaturadas, tem forte ação antioxidante), brócolis (é um dos alimentos mais completos e nutritivos, contém antioxidantes, vitamina B, cálcio, ácido fólico, potássio, zinco, entre outros) e chá verde (rico em vitamina K e polifenólicos antioxidantes).

Benefícios dos alimentos funcionais Alho - Ação antibiótica, ajudando contra infecções, reduz os níveis de colesterol e a hipertensão arterial, auxilia na circulação sanguínea, combate o açúcar no sangue e protege contra vários tipos de tumores. O ideal é consumi-lo cru na quantidade de um a dois dentes ao dia, esmagados para a liberação de seus compostos. Aveia - Controla o colesterol, ajuda a diminuir o LDL e a retirar toxinas do sangue, regula o trânsito intestinal, auxilia na redução da pressão arterial, colabora no combate da hiperglicemia e induz à saciedade. Azeite de oliva - Reduz a incidência de doenças do coração e câncer, aumenta a produção do HDL e reduz a pressão arterial. Não use para cozinhar ou fritar, pois o calor destrói estas propriedades. Brócolis - Possui atividade anticancerígena, por ser rico em betacaroteno protege os olhos contra catarata, auxilia a evitar hipertensão, possui atividade antiviral e antiulcerativa, contém cromo que ajuda a regular o açúcar do sangue e protege contra inúmeros tipos de tumores. Procure ingerir a quantidade de uma xícara, de duas a três vezes por semana. Não cozinhe demais para evitar a perda das propriedades. Chá verde - Pode reduzir o risco de câncer e de doenças cardíacas, age contra a coagulação do sangue e pressão alta, combate o vírus da gripe, acelera em até quatro vezes o metabolismo e protege contra tumores. Estudos recomendam cerca de um litro por dia.



leitura

Jean-Marie Gustave Le Clézio, aventura poética da civilização FOTO: AFP-Getty Images

“Escritor da ruptura, da aventura poética e do êxtase sensual. Explorador da humanidade além e por baixo da civilização reinante”. Com essa justificativa, a Real Academia Sueca das Ciências concedeu o Prêmio Nobel de Literatura 2008 ao escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio. Em pleno ano da França no Brasil, nada melhor do que mergulhar na excelência das letras daquele país. Jean-Marie Gustave Le Clézio é um escritor que transita com facilidade em universos e temas distintos. Talvez por influência de seu estilo de vida multicultural e globalizado, resultado de suas andanças pelo mundo. Vive entre Albuquerque, no Novo México, ilha Maurício e Nice, na França. Já publicou contos, novelas, romances, ensaios e livros de literatura infanto-juvenil. Nasceu em 1940 em Nice, mas suas origens levam à ilha Maurício, de onde vieram seus pais. Formouse em Letras e, em 1963, com apenas 23 anos, ganhou o prêmio literário Renaudot pelo livro Le Procès-verbal. No Brasil, podemos desfrutar dos títulos O deserto (Brasiliense), A quarentena (Companhia das Letras), Peixe dourado (Companhia das Letras) e O Africano (Cosac Naify). Em outubro, a Cosac Naify lançou mais dois livros: Pawana e Refrão da Fome.

14


Onde comprar

Sugestões de leitura

Siciliano Moinhos Shopping Rua Olavo Barreto Vianna, 36 – loja 319 Moinhos de Vento - Telefone: 51. 3222.7595 e-mail: loja0097@siciliano.com.br

Siciliano Shopping Iguatemi Av. João Wallig, 1.800 - loja 2249 Chácara das Pedras - Telefone: 51. 3328.9954 e-mail: loja0073@siciliano.com.br

O Africano O Africano é uma peregrinação à África, uma verdadeira imersão no continente narrada por um homem que percorre, pelas lembranças, o caminho feito por seu pai médico que lá viveu por mais de duas décadas. O livro é um curto e profundo relato sobre a influência dos pais que, segundo o autor, interfere de forma definitiva em nossas vidas e é um retrato de vidas africanas com fome e doentes. Com ritmo lírico, elegante, a narrativa é um relato sem solenidade e drama, ilustrado pelas fotos feitas pelo médico com sua Leica.

Pawana Inspirado em uma lenda sobre um lugar encantado onde as baleias-cinzentas vão parir seus filhotes, Pawana é um comovente depoimento da caça a esses animais e da agressão à natureza por meio de um relato de viagem. O texto ágil e pungente transporta o leitor para dentro dos baleeiros, de onde são presenciadas as belas descrições da lua sobre a laguna, e traz o doloroso relato do sangue tingindo a água. As impactantes ilustrações de Guazzelli imortalizam o paraíso como ele foi um dia.

Refrão da Fome Narra a história da garota Ethel e de sua família, na Paris dos anos 1920-30. A obra começa com um relato um tanto sentimental da garota e sua típica vida burguesa, que, aos poucos, ela vê desmoronar. Entrelaçada a um contexto histórico, a ruína pessoal de Ethel se transforma na ruína de um mundo atingido pelo nazismo, pela Segunda Guerra e pela ocupação da França. Com uma escrita apaixonada e lúcida, Le Clézio traça o painel histórico de uma época ao mesmo tempo em que cria um pequeno retrato de sua heroína.

15


i novação

Mergulho saudável Fotos: Sibrape / Divulgação

Os dias mais longos e as altas temperaturas são um convite irresistível a um mergulho na piscina. Além de refrescar, o ambiente é perfeito para brincar, praticar exercícios ou simplesmente recarregar as energias. Todos na família podem se divertir. As crianças têm a oportunidade de aprender um dos esportes mais completos: a natação. Os adultos, além de relaxar, podem fazer da piscina a atração máxima de uma reunião de amigos. Para todas as pessoas da família, em especial os idosos, entre as vantagens, os exercícios realizados dentro da água não têm impacto, o que evita problemas nas articulações, e não há risco de quedas.

16

Para se ter uma ideia de seu poder germicida, a luz ultravioleta C elimina bactérias, algas e fungos da água, inclusive protozoários mais resistentes

Garantir essa sensação de bem-estar é um desafio para a indústria. Os investimentos são constantes no desenvolvimento de produtos para garantir uma água límpida: incolor, insípida e inodora. Hoje, isso já é realidade.

se 100% nas piscinas residenciais. Um novo

É possível fazer a manutenção da piscina de

modelo foi lançado recentemente para pisci-

uma forma mais saudável que o convencional,

nas de grande porte, como as das academias

reduzindo significativamente ou mesmo eli-

e clubes, por exemplo.

minando a utilização de produtos químicos, que muitas vezes causam irritações, alergias e ressecamento da pele e dos cabelos.

A tecnologia UVC não usa processos químicos. Ao recircular, a água passa pelo filtro e, depois, pela luz ultravioleta C. Para se ter

É o caso do Pool Clean UVC, fabricado pela

uma ideia de seu poder germicida, a luz ul-

Sibrape. O equipamento substitui os sistemas

travioleta C elimina bactérias, algas e fungos

químicos de descontaminação de água da

da água, inclusive protozoários mais resis-

piscina pela luz ultravioleta C, de alto poder

tentes. O resultado é uma água mais leve e

germicida, reduzindo o uso do cloro em qua-

sem cheiro, propícia para os dias quentes!




veículos

Fotos: Ito Cornelsen

Sofisticação sobre as águas Aproveitar o melhor da vida em alto estilo. Essa é a proposta da Schaefer Yachts, que produz as lanchas mais sofisticadas do País – a Phantom 500 HT e Fly. O desenho dos barcos traz linhas suaves e ao mesmo tempo arrojadas, que remetem à velocidade e ao prazer. Além do design diferenciado, o conforto merece destaque. Imagine transformar o convés em um terraço. Pois essa é a proposta da 500 HT, que possui um gigantesco teto solar. A lancha acomoda até seis pessoas e um marinheiro para pernoite e 15 pessoas, mais um tripulante, durante um passeio. Já a Fly privilegia uma visibilidade única aos passageiros, garantido através do fly bridge, um tipo de cobertura que, na tradução literal, significa ponte que voa. E é essa sensação mesmo que os tripulantes têm ao desfrutar da Fly, é como se estivessem no ar. O projeto das Phantom 500 privilegia o luxo nos mínimos detalhes, o que inclui quatro TVs de LCD, home theater, sofás de couro, mesa de jantar, cozinha com forno embutido e ar-condicionado, além de uma churrasqueira elétrica na plataforma de popa.

Lancha Phantom 500 Fly: conforto e design diferenciado.

popa regulável, suporte para antenas de inox, carreta de encalhe, salvatagem completa e display C-120 da marca Raymarine. A Fly tem ainda como opcionais toldo da empresa suíça Stobag, antena de radar, sonda, rádio VHF, sistema de câmeras e antena de GPS. A HT conta com antena de radar Raymarine, sonda DSM-300, rádio VHF Ray 54 e sistema de câmeras com quatro câmeras. “Tudo foi pensado para oferecer o máximo de conforto, potência e navegabilidade para uma embarcação deste perfil”, explica Márcio Schaefer, designer e proprietário do estaleiro localizado em Palhoça, Santa Catarina.

Entre os opcionais, os dois modelos oferecem

O empresário fala com propriedade. Estudou

farol com controle remoto, bow thruster de

arquitetura naval em Buenos Aires e sua expe-

6HP (propulsor para manobras), piloto auto-

riência soma mais de 20 mil milhas navegadas

mático, passarela de embarque, plataforma de

pela América do Sul, Europa e Caribe.

19


FOTO: Alain Brugier

c a pa

D o r m itó r i o s, o s te m p lo s do b e m- e sta r

Dormitórios são planejados para garantir o aconchego na hora de dormir. Conheça móveis, acessórios, objetos de decoração e as tecnologias que permitem um sono com todo o conforto.


As sensações de aconchego, bem-estar e inti-

exemplo, ganhem status e apareçam em ma-

midade são fundamentais para um bom pro-

teriais variados, como cristal e couro, destaca

jeto de dormitório. Essas características in-

Denise Reischl, gerente da Florense, unidade

dependem de estilo, pois é na decoração que

Moinhos de Vento.

se agregam objetos e móveis que irão refletir

Tendência em armários é a volta de cores e

a personalidade de quem vai habitar determi-

brilhos. Há acabamentos em tons amadei-

nado espaço. De um modo geral, tons neutros, decoração

branco, branco com preto, argila e areia. Há

discreta, luz indireta e dimirizada, cortinas e

ainda opções de marrom e cinza, preto, azul

ar-condicionado acionados por controle re-

marinho e bordô. Para o casal, as tendências

moto, janelas e portas que garantam o con-

são areia, argila e branco, com muito high

forto auditivo interno e, principalmente, cama

gloss. “Os tons neutros fazem a pessoa ter a

grande e um colchão e travesseiros confortá-

opção de trabalhar as cores em paredes, ta-

veis são fatores que favorecem o sono tran-

petes e colchas”, explica Denise.

quilo.

As portas de correr, que dominaram os pro-

Manter o quarto arrumado e retirar objetos

jetos nos últimos anos, aparecem cada vez

que lhe lembrem desordem e trabalho são

maiores, ao lado da volta das portas batentes.

sugestões do médico Denis Martinez, doutor

Internamente, os armários e closets ganharam

na área de sono. Ele ensina ainda a evitar

acessórios e as gavetas tiveram seus espaços

olhar o relógio até adormecer ou cada vez

ampliados. As mulheres têm à disposição ga-

que acordar e não fazer da cama e do quarto

vetas porta-joias e, mais recentemente, os ho-

de dormir um recanto para piqueniques, sala

mens também ganharam um compartimento

de jogos, de TV e de leitura, mantendo o

personalizado para guardar óculos e relógios.

quarto escuro e silencioso, sem calor ou frio

Para ambos, gavetas com escaninhos para

excessivos no quarto de dormir.

roupas íntimas e luzes nas prateleiras internas com sensores de presença.

Na hora de compor esse cenário – literalmente – de sonhos, o profissional de arquitetura

Camiseiros agora propõem organização indi-

e decoração busca referências no perfil do

vidual. Também os calçados são privilegiados:

cliente: esportista, músico, executivo, estu-

os espaços aumentaram. Nas novas versões

dante, criança, casal, solteiro, não importa o

de closets e armários, as calças são colocadas

estilo, é sempre possível personalizar o am-

em cabides nos varões, abaixo das camisas.

biente. Por exemplo, um quarto de criança combina com cores alegres, em um ambiente descontraído e aconchegante. Para mantê-lo organizado, basta compor locais específicos para abrigar as roupas, o computador, os materiais escolares, os brinquedos, etc. No dormitório de casal, o maior desafio é justamente dividir os espaços em alto estilo. Aliados a esses desafios estão a indústria, os designers, os arquitetos e decoradores, que definem e criam móveis e objetos para satisfazer todas as necessidades e todos os gostos.

A preocupação com os detalhes Os móveis do quarto têm opções variadas em estilo, mas uma só preocupação: garantir uma boa noite de sono. A discrição faz com que os acessórios, como puxadores, por

FOTO: ©istockphoto.com / Teun van den Dries

Na hora de compor esse cenário – literalmente – de sonhos, o profissional de arquitetura e decoração busca referências no perfil do cliente: esportista, músico, executivo, estudante, criança, casal, solteiro, não importa o estilo, é sempre possível personalizar o ambiente.

rados, microtexturas. Nas cores, dominam o

21


Dormitórios, os templos do bem-esar

FOTO: ©istockphoto.com / Oman Mirzaie

c a pa

Camas que convidam ao sono Os colchões box com painel de cabeceira são

As sensações de aconchego, bem-estar e intimidade são fundamentais para um bom projeto de dormitório.

a preferência, mas as camas com cabeceiras com design e luzes embutidas voltam a aparecer. As mesas de cabeceira são um elemento de estilo. A proposta de uma mesa mais tradicional e outra em estilo moderno é uma ótima solução para personalizar o quarto, en-

FOTO: BEDDING / DIVULGAÇÃO

sina Denise Reischl, gerente da Florense. Esqueça as camas pequenas: a largura mínima é de 1,60m. E quanto mais acessórios que facilitam o bem-estar, melhor, como uma TV incorporada à cama. Na Bedding, entre as novidades, há uma cama norte-americana com fibra especial de lã de carneiro merino.

aconchego do que as persianas de alumínio. Na SM Concept, são três lançamentos em cortinas: a Pirouette, a Odysse e a linha de persianas e cortinas da Disney.

cama alemã anatômica articulada, colchão

Para adulto solteiro, a decoração aposta em

que o convencional, evitando dores nas costas. Também a espanhola Flex Louvre, modelo utilizado pela casa real espanhola, assegura uma superfície de apoio perfeita.

22

Nas janelas, as cortinas proporcionam maior

Tradicional e de alto luxo, destaca-se uma em látex natural e molas com altura maior Camas articuláveis permitem maior conforto.

Projeto eficiente assegura boa climatização.

“Trabalhamos com tecnologias importadas para trazer o melhor aos clientes, pois vendemos conforto. Buscamos lá fora o melhor, licenciamos e trazemos para produzir no

tecnologia e design. Já para mulher solteira, a dica de Andréa é privilegiar o design, a harmonia e o bem-estar. No quarto de casal, vale investir em harmonia, design, algumas vezes em tecnologia, e conforto. As crianças, que possuem grande influência de compra, têm atraído a atenção das empresas, explica Andréa. A Hunter Douglas/ Luxaflex, por exemplo, observando esse público, lançou a linha

Brasil”, conta o diretor da Bedding, Rogelio

Luxaflex by Disney.

Copiz.

Para esses ambientes, a Parochi tem pro-

Em travesseiros, a Bedding oferece 20 mo-

postas de adornos que são puro luxo. O pro-

delos diferentes, incluindo plumas e penas de ganso. E, para que o sono seja perfeito, que tal um lençol 600 fios, que possui um toque superespecial e macio e textura acetinada? A Trussardi traz esse conforto nas linhas adulto e kids, além de outros modelos.

Decoração garante aconchego Na decoração, os revestimentos de parede voltam com tudo. Em almofadas e papéis de parede estão em alta o estilo clean, as cores

prietário Paulo Roberto Chiele sugere para o dormitório adulto solteiro livros, porta-documentos, relógios para escrivaninha, portaretratos, garrafas de cristal e caixas para relógios. Para mulheres solteiras, a decoração pede perfumeiros, espelhos de mão, kit de escova, pente e espelho para cômoda, vasos decorativos, porta-retratos e caixas para jóias. No quarto do casal, Chiele indica investir em porta-retratos, taças e balde para champagne, relógio, moringas para água, quadros e abajures.

vibrantes e muito brilho. “Claro que os itens

Nos tapetes, a tendência apontada por Gelson

diferem de acordo com o perfil da pessoa”,

Balbueno, da Expresso do Oriente são os com

assinala a sócia-diretora da SM Concept, An-

pelos mais longos – 15 e 70mm –, com maior

dréa Manjabosco Nunes.

conforto ao toque. Para sair da simplicidade,


FOTO: ©istockphoto.com / Teun van den Dries

variam em matérias-primas, com mistura de diferentes alturas, espessuras e tipos de fios em um mesmo tapete. São os chamados tapetes Shaggy. Nas cores, os tons mais vivos, como prata e vermelho, despontam ao lado do tradicional bege. Nos itens de alto luxo, são destaque os tapetes orientais mais pontuados (com maior número de nós por unidade quadrada) e os tapetes elaborados com seda.

Comodidade e alto estilo Imagine estar no conforto da sua cama e utilizar apenas um apareTapetes trazem luxo ao ambiente. FOTO: áudio e video / divulgação

lho de controle remoto para fechar a persiana, criar cenários com luz, mudar a temperatura do ar-condicionado e acionar o home theater e ainda programar para que o equipamento de som e a cafeteira liguem em determinado horário. Essa comodidade é possível com o desenvolvimento de tecnologias. Entre os sistemas que permitem a integração dos aparelhos, destaca-se o Control 4 – sistema central de integração que pode ser expandido a todas as áreas do apartamento ou casa. Segundo o diretor da Áudio e Vídeo, Fernando Ely, a tecnologia norte-americana ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

Automação é sinônimo de comodidade.

23 FOTO: SM Concept / divulgação

Há opções variadas para garantir também uma temperatura agradável. O mais avançado sistema de climatização é o VRF, com maior praticidade de instalação e melhor rendimento. Tudo isso aliado a uma preocupação com o impacto ambiental, explica Marcos Silveira, da AJL Soluções em Conforto. Possui também automação incorporada ao produto, permitindo a manutenção de uma temperatura constante, proporcionando conforto, sem variação de temperatura em diferentes ambientes e com baixo custo energético.

Luz difusa e uniforme A garantia de uma boa noite de sono passa por uma iluminação adequada. A iluminação deve ser geral, difusa, uniforme e com bom controle de ofuscamento. Outra alternativa recomendável é prover uma iluminação de cabeceira, com luminárias sobre ou acima do criado-mudo, ensina o diretor da Showlux, Ademir Pujol.

Cortinas e persianas trazem charme aos quartos. FOTO: ©istockphoto.com / Steven Miric

Outra questão importante no dormitório é a temperatura de cor da lâmpada (tonalidade). As lâmpadas com 3000K, que corresponde a uma “luz quente” – de aparência amarelada – são boas opções, pois causam a sensação de conforto e relaxamento aos usuários. Um sistema de controle da intensidade de luz permite maior flexibilidade de uso e também maior conforto e sensação de aconchego ao ambiente. Para dormitórios de crianças utiliza-se o mesmo conceito, entretanto deve-se projetar, principalmente em quarto de bebês, uma quantidade luz adequada. Não é recomendável o uso de abajures em dormitórios de crianças para evitar risco de pequenos acidentes.

Iluminação adequada estimula o sono.


FOTO: RK Denim / divulgação

M O DA

Jeans, o luxo democrático Símbolo da democracia na moda, o jeans

Nas modelagens femininas, estão em voga desde a superskinny até a boyfriend. A escolha fica por conta do estilo pessoal.

reina absoluto na estação do calor. As principais marcas de luxo se renderam ao denim e trazem coleções em tecidos leves e tons claros, quase brancos, que são garantidos com várias lavagens e efeitos de tons. As peças rasgadas, com inspiração no rock and

FOTOs: Jacques Dequeker

roll, o denim lixado e a volta dos anos 1980 com acid wash (que traz um efeito de mármore, manchado) são propostas dos estilistas para mulheres e homens. Nas modelagens femininas, estão em voga desde a superskinny até a boyfriend. A escolha fica por conta do estilo pessoal. A superskinny, superjusta, alonga a silhueta.

Boyfriend é um dos destaques da Ellus.

24

Já a boyfriend é maior que a calça tradi-

de primeiríssima qualidade, com um toque

cional e tem um visual masculino. O modelo

mais suave e reveste os bolsos com seda.

boyfriend, além do clochard e engineered, são alguns dos destaques da Ellus e considerados os shapes de jeans do momento.

Cores claras dão o tom do verão.

Renato Kherlakian (ex-Zoomp) volta com tudo com a marca premium RK Denim.

Para os homens, as passarelas apresentam propostas variadas que incluem corte reto, pernas ajustadas e a tradicional five

Essas propostas não descartam o tradicio-

pockets – referência à pioneira 501 ameri-

nal corte de costura reta. Afinal, é um clás-

cana da Levi’s, com cinco bolsos e cintura

sico e se adapta a diferentes composições.

no lugar –, que segue no topo da moda. O

Falando em modelagem, o especialista na

toque especial fica com os detalhes e aca-

área Renato Kherlakian (ex-Zoomp) assina

bamentos, com zíperes aparecendo e apli-

a marca premium RK Denim. Com design

cações. A Cavalera, por exemplo, optou por

exclusivo, as calças são confeccionadas mi-

pernas ajustadas e cores que transitam do

limetricamente para o corpo da mulher. En-

branco ao preto desbotado, quase cinza. Já

tre os detalhes que garantem o luxo abso-

a Diesel trouxe jeans mais lavados e calças

luto, a marca trabalha com matéria-prima

rasgadas.



FOTOs: André Nery

decoração

por Cynthia Garcia Arquiteta, sócia-fundadora da BGarquitetura, escritório atuante nas áreas comerciais, corporativas, residenciais e de arquitetura efêmera.

As crianças conquistaram seu espaço no mundo dos adultos “Românticos, esportivos, rústicos ou modernos, temáticos ou não, os espaços infantis estão definitivamente encantadores.”

Os espaços dedicados ao público infantil estão cada vez mais evidentes tanto nas residências, quanto nas áreas condominiais de novos empreendimentos. Até bem pouco tempo, o mercado só dispunha de tecidos e papéis de parede com temas infantis; logo, tínhamos que criar e desenhar tudo para ser executado sob medida. Tudo tem que ser resistente, sem arestas, funcional e ainda assim bonito e atraente para a criançada. Hoje em dia temos à nossa disposição uma infinidade de mobiliário com desenhos orgânicos, arredondados e cheios de estilo, com vazados de estrela, coração, coroa de princesa... Cores e design para

26

todos os gostos que possibilitam a criação de espaços muito mais divertidos.

Grandes lojas oferecem espaços interativos que vão muito além de uma mesinha com papel e canetinhas para pintar. Lojas especializadas proliferam no país oferecendo cada vez mais espaço para distrair (e fidelizar) as crianças, enquanto os pais compram. Os espaços são projetados para encantar adultos e crianças, com o diferencial que todos os espaços têm elementos para os pequenos se sentirem importantes. Desde a entrada, onde um personagem pode estar pendurado dando as boas-vindas, como dentro da loja, onde pontes, vãos, pequenos túneis e escorregadores oferecem experiências divertidas. Os bebês tem cercadinhos acolchoados com almofadas e brinquedinhos. Uma casa na árvore, um camarim com bijuterias, fantasias e computadores fecham com chave de ouro. Românticos, esportivos, rústicos ou modernos, temáticos ou não, os espaços infantis estão definitivamente encantadores.



gastronomia por Diego Andino www.diegoandino.com.br

Argentino, apaixonado por doce, com experiência e passagem pela Espanha, Chile e Argentina, em 2000 iniciou seu projeto no Brasil que se concretizou em 2004 com a inauguração da Diego Andino Pâtisserie.

Angel Cake Foto: Interna projetos editoriais

Ingredientes para Pão-de-Ló da base: 3 ovos inteiros 75g de açúcar 75g de farinha ½ colher de cafezinho de fermento Modo de preparo do Pão-de-Ló: Bater os ovos na batedeira, ir acrescentando o açúcar aos poucos, deixar encorpar bem. Acrescentar a farinha com o fermento, misturar com uma colher ao batido. Assar em forno baixo 150Cº Rendimento do pão-de-ló: 1 forma de 20x30cm

Geleia de Framboesa:

28

250g de polpa de framboesa 185g de açúcar ½ colher de café de margarina com sal Modo de preparo da geleia Colocar para ferver a polpa e a margarina por aproximadamente 10min. Após levantar fervura colocar o açúcar e deixar ferver por mais 15min. Deixar esfriar.

Rendimento médio: 12 porções.

Calda de Laranja: 500g de açúcar 500ml de água

Montagem: Cortar o pão-de-ló em 3 camadas de 1cm de espessura. Na primeira camada cobrir com a geleia, chantilly e morangos picados. A segunda

1 laranja Modo de preparo da calda de laranja Colocar para ferver todos os ingredientes. Desligar o fogo assim que levantar fervura.

camada deve ser umedecida com a calda de laranja, chantilly e merengue suspiro picado. Cobrir com a última camada de pão-de-ló e

Chantilly:

umedecer com a calda de laranja.

750g de creme de leite 150g de açúcar

Cobertura:

Modo de preparo

Cobrir com chantilly e decorar a gosto

Bater os ingredientes até ponto de chantilly



p o r F e r n a n d o E ly fernando@audioevideo.com Formado em Marketing pela ESPM e sócio proprietário da empresa Áudio & Vídeo com 17 anos de atividade na comercialização e consultoria em sistemas de som, vídeo e automação.

Fotos: áudio e vídeo / divulgação

tecnologia

Os passos fundamentais num sistema de automação Um sistema de automação bem planejado e

pode ter diversos controles à mão e não basta

instalado pode fazer funcionar melhor todos

ter um bom equipamento. É fundamental ter

os equipamentos da casa. E ainda ajudar a

um instalador credenciado à disposição. Os

economizar energia. O segredo é planejar um

bons fabricantes sabem disso e procuram

sistema que atenda todas as necessidades da

criar redes de revendedores e instaladores

casa, hoje e no futuro. A maioria dos sistemas

certificados, treinados e aptos ao suporte

atuais pode trazer os benefícios que o usuário

técnico.

deseja, mas alguns detalhes de projeto são

“É importante que seu sistema de automação atual possa ser expandido com a incorporação de novos produtos.” 30

essenciais para tornar o trabalho mais fácil e permitir uma interação mais agradável com as pessoas que irão utilizá-lo.

Um aspecto importante da atualidade é o consumo de energia que deve ser contemplado nos projetos de automação.Os melhores sistemas oferecem sempre algum tipo de

O diferencial de um sistema de automação

controle automático, que desliga os equipa-

está na sua capacidade de conjugar diversos

mentos após determinado período sem uso.

aparelhos e recursos eletrônicos. Imagine

Mas todo mundo se pergunta o que acontece

você saindo de casa e, ao apertar uma tecla,

com uma casa automatizada quando acaba

a luz se apaga, as cortinas fecham, os apare-

a energia. Será que o sistema “esquece” de

lhos de som e o ar-condicionado se desligam.

acionar as luzes quando volta a força? Se

O acesso remoto permite ao morador monito-

o sistema de automação tiver um backup

rar todos os ambientes e, à distância, alterar

apropriado, todos os equipamentos estarão

as configurações de luz, energia e temperatu-

protegidos e você não precisará se preocu-

ra, a partir de um laptop, celular ou iPod.

par.

Existem várias formas de controlar os

A automação é uma boa escolha quando se

sistemas eletrônicos de uma casa: apertando

ajusta ao estilo de vida do usuário. Como o

botões num controle remoto ou num painel

estilo de vida é diferente em cada família, o

de parede, tocando nos ícones de telas

fabricante deve fornecer as ferramentas ne-

touchscreen, passando os dedos pela telinha

cessárias para executar um projeto sob medi-

do iPhone. Dependendo de seu orçamento,

da, de acordo com as necessidades de quem

das preferências e dos hábitos da família, você

contrata.


fotos: Beto Conte / Divulgação

viagem

por Beto Conte beto@stbpoa.com Beto Conte do STB, que já percorreu 119 países nos 5 continentes, nos leva desta vez a Rússia.

Uma viagem histórica pela Rússia “O que sempre me encantou foram as histórias de Pedro e Catarina, ambos Grandes.”

Canais de St. Petersburg.

A Rússia nos remete a muitas imagens simul-

roados e enterrados. No “Tesouro do Kremlin”,

tâneas, dos romances de Dostoiévski às histó-

se conservam joias da coroa, tronos, trajes da

rias de Ivan, o Terrível, do teatro de Tchecov e

coroação dos czares e os ovos de Páscoa feitos

poemas de Pushkin aos gulags e fazendas cole-

pelo joalheiro real Carl Fabergé.

tivas de Stalin. Mas o que sempre me encantou

G.U.M. galeria comercial de 1893 com lojas

foram as histórias de Pedro e Catarina, ambos

de estilistas e joalheiros internacionais.

Grandes. Nesta viagem percorri um pouco des-

Catedral de São Basílio construída em 1561

ses vários mundos: o registro da ditadura do

por Ivan, o Terrível, que perpetua a vitória dos

proletariado no Museu da Revolução em Mos-

russos sobre os tártaros.

cou, o requinte da corte czarista nos palácios Muralha do Kremlin vista do rio Moscou.

de St. Petersburg e os shoppings de hiperluxo do período Putin. Ao observar seu povo, vemos as mais diversas faces russas – as babusckas nos museus estatais, com o típico mau humor de períodos autoritários, e jovens descolados do século XXI, monges ortodoxos com suas

Entrada da Praça Vermelha.

barbas longas, executivos em carros sofisticados e feições de toda ex-União Soviética. Seguem as highlights de minha visita:

O museu Hermitage em St. Petersburg.

ST. PETERSBURG Museu Hermitage abriga mais de três milhões de obras de arte, uma das maiores e mais selecionadas coleções do mundo de Rafael e Leonardo da Vinci. O museu ocupa quatro palácios contíguos, sendo o maior deles o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares. Fortaleza de S.Pedro e S.Paulo construída em 1703 por Pedro I para defender as terras reconquistadas da Suécia. Na sua catedral barroca

MOSCOU

estão os túmulos dos Romanov, dinastia que go-

Treatyakov Gallery com ícones medievais e

vernou a Rússia Imperial de 1613 a 1917.

pinturas da corte imperial.

Igreja Savoir on Spilled Blood construída no

Museu de História Contemporânea com as

final do século XIX, no local onde o imperador

conquistas soviéticas.

Alexandre II foi assassinado.

Pushkin State Museum of Fine Arts, das joias

Peterhof, conjunto de palácios e jardins cons-

de Troia aos grandes impressionistas.

truído às margens do Báltico por Pedro I aos

Kremlin, antiga residência dos czares, hoje sede

moldes de Versailles.

da Presidência. Nas catedrais da Ascensão e Palacio Peterhof em St. Petersburg.

São Miguel Arcanjo, os imperadores eram co-

A Rússia sempre surpreende!

31




vinhos

Excelência nos vinhos brancos

Anselmann Espumante Brut Riesling Sekt

Anselmann Riesling Trocken QBA

Tipo: branco Produtor: Anselmann Região: Pfalz Uva: Riesling Conteúdo: 750ml Servir: entre 6º a 9ºC.

Tipo: branco Produtor: Anselmann Região: Pfalz Uva: Riesling Conteúdo: 750ml Servir: entre 10º a 12ºC.

fotos: Maximin Grünhaus / Divulgação

A relação da Alemanha com o vinho é

3% da produção é de vinhos de mesa

bastante profunda e antiga. A primeira

(chamados Tafelwein), 49,6% são vi-

referência aos vinhedos alemães foi fei-

nhos de qualidade (finos, denominados

ta pelo escritor Ausone de Bordeaux, em

Qualitätswein) e 46,8% são vinhos com

pleno século IV, que ficou maravilhado

predicado (DOC, conhecidos por Prädi-

com as videiras plantadas na encosta do

katswein).

rio Mosel.

Tonéis resguardam tesouros.

34

Historicamente, o país é reconhecido

A história da bebida está diretamente li-

pelos vinhos brancos, sendo os clássicos

gada à ascensão da igreja católica. O cul-

Rieslings de qualidade excepcional. Ou-

tivo nas regiões do Rhein, Neckar, Mosel,

tras variedades de uvas brancas de ex-

Saar e nos vales de Ruwer comprovam

pressão são Müller-Thurgau (Rivaner) e

esse vínculo. O imperador Carlos Magno

Silvaner. Também se encontram Kerner,

incentivou o plantio e apoiou monastérios

Grauburgunder (Pinot Gris), Weissbur-

que usavam o vinho para as cerimônias

gunder (Pinot Blanc), Gewürztraminer,

e uso diário. Algumas ordens monásticas

Scheurebe, Morio-Muskat e Gutedel.

se mantêm, notavelmente Schloss Johan-

Nas uvas tintas, a Pinot Noir, localmen-

nisberg e a abadia cisterciense de Kloster

te chamada Spätburgunder, é bem re-

Eberbach.

presentada. A Dornfelder e Portugieser são destaques. Outras tintas: Trollinger,

Mas nem só de incentivo viveu o setor.

Schwarzriesling (Pinot Meunier), Re-

As duas guerras mundiais prejudicaram a

gent, Lemberger.

produção e distribuição e os cantineiros trabalharam arduamente para reverter a situação. A elaboração de vinhos combinados passou a ter destaque, e vinhos como o Liebfraumilch se tornaram referência mundial. Videiras são cultivadas cuidadosamente.

Ahr - A maioria dos vinhos de Ahr é leve, feitos de uvas tintas e usualmente de Spätburgunder. Baden - Abrange oito Bereich (distri-

Um núcleo de finos produtores se man-

tos vinícolas). Rieslings, Pinot Noir, Tra-

teve comprometido com a reputação

miners e vinhos brancos secos são des-

dos vinhos germânicos. Hoje, apenas

taques.


Anselmann Gewustraminer Spätlese

Anselmann Riesling Spätlese Trocken

Anselmann Spätburgunder Pinot Noir Trocken

Anselmann Saint Laurent

Tipo: branco Produtor: Anselmann Região: Pfalz Uva: Gewustraminer Conteúdo: 750ml Servir: entre 10º a 12ºC.

Tipo: branco Produtor: Anselmann Região: Pfalz Uva: Riesling Conteúdo: 750ml Servir: entre 10º a 12ºC.

Tipo: branco Produtor: Anselmann Região: Pfalz Uva: Pinot Noir Conteúdo: 750ml Servir: entre 14º a 16ºC.

Tipo: branco Produtor: Anselmann Região: Pfalz Uva: Saint Laurent Conteúdo: 750ml Servir: entre 14º a 16ºC.

Franken - As uvas de maior expressão

Riesling, Beerenauslese, Trockenbeere-

são Müller-Thurgau e Sylvaner, de mais

nauslese e Eiswein e Pinot Noir.

qualidade.

Rheinhessen - A maioria dos vinhos

Hessische Bergstrasse - A uva

da região é para Liebfraumilch, que tam-

principal é a Riesling.

bém produz Riesling, ótimos Sylvaner e a comum Nierstein Bereich.

Mittelrhein - Possui uma atmosfera

Técnicas se aperfeiçoaram.

de castelo dos contos de fada. São plan-

Saale-Unstrut - O frio faz com que

tadas Riesling e Mittelrhein e a Müller-

os vinhos dessa região sejam secos e bem

Thurgau.

balanceados. As variedades são Müller-

Mosel-Saar-Ruwer - Região viní-

(Chasselas) e Weissburgunder (Pinot

cola mais conhecida na Alemanha, com

Blanc).

cinco Bereichs. Os melhores vinhos do centro de Mosel são Riesling. Há ainda os Mosel Riesling e Elbling. Nahe - Produz muitos tipos de vinhos, com destaque para as uvas Riesling e Müller-Thurgau. Pfalz - É conhecida pela riqueza de Riesling. A híbrida Scheurebe e as versões de Traminer e de variedades da Bourgogne como Weissburgunder, Grauburgunder e Spätburgunder recebem muita atenção. Rheingau - Os vinhos de Rheingau estão sob comando da igreja e da nobreza

Paisagens convidam a passeios entre as videiras.

há séculos e a variedade mais comum é o Riesling. Há uma ótima safra tardia de

Thurgau, Sylvaner, Bacchus, Gutedel

Sachsen - As principais variedades de uvas são Müller-Thurgau, Riesling, Pinot Blanc, Traminer e Pinot Gris. Württemberg - Württemberg inclui as cidades de Stuttgart e Heidelberg e continua com os vinhedos de Baden com mais de 24 mil acres de áreas de vinhedos. Onde comprar Costi Bebidas www.costibebidas.com.br Rua Santos Dumont, 752 - Floresta 51. 3396.3396 Rua Dr. Barcelos, 910 - Tristeza 51. 3072.8080

35


melnick even

Vida Viva Iguatemi chega ao mercado A Melnick Even lança o primeiro empreendimento na nova linha de produtos Vida Viva: o Vida Viva Clube Iguatemi. São empreendimentos com apartamentos de até R$ 250 mil, destinados a um público que busca o primeiro imóvel ao mesmo tempo em que quer um apartamento considerado top de linha na sua categoria. As unidades contam com dois e três dormitórios, sendo uma suíte, churrasqueira, sacada, diferentes opções de planta e uma ou duas vagas de garagem cobertas. A completa infraestrutura de lazer e a excelente localização – em uma região próxima ao shopping Iguatemi, Bourbon Country e Parque Germânia – são algumas das características especiais do condomínio, que conta ainda com duas torres, arquitetura diferenciada e grande terreno – com quase 14 mil metros quadrados. Entre as atrações se destacam as piscinas, quiosque com churrasqueira, playground, salão de jogos e de festas infantil e adulto, espaço fitness, brinquedoteca, pista de triciclo, praça dos aromas, xadrez gigante, cabanas de repouso e deck molhado. O projeto arquitetônico é de Ronaldo Rezende e Roseli Melnick. Já o paisagismo leva a assinatura do escritório Tellini e Vontobel.

36

Infraestrutura de lazer e localização são diferenciais.

Visite os apartamentos decorados e o plantão de vendas, na Rua Dr. Carlos Renato Fonseca, 205. Informações pelo telefone: 3338-3939 ou no site: www.vidavivaportoalegre.com.br.

Melnick Even recebe troféu Top Ser Humano A Melnick Even foi agraciada – pela quarta vez – com o prêmio Top Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Rio Grande do Sul (ABRH-RS). O evento de entrega dos troféus ocorreu em um clima de grande festa no dia 2 de setembro, no Grêmio Náutico União. O case vencedor é o Programa Inspiração, cuja estrela é a Premiação Espelho. Esse projeto inovador tem como objetivo a retenção de talentos e garante ao colaborador, a cada ano, receber o dobro da premiação ganha, dividida nos três anos seguintes, cumulativa a novas premiações. Apostando no capital humano como seu maior ativo, a Melnick foi a única organização gaúcha e da área de construção civil do País a receber o prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, da ABRH Nacional em 2005.

Equipe comemorou o prestigiado prêmio.


fotos: Diego Ramos Fotografia

Destaque no Salão do Imóvel A terceira edição do Salão do Imóvel foi um sucesso de público e de vendas para a Melnick Even. Para se ter uma ideia do grande êxito, em apenas quatro dias de evento foram realizados mais de 290 atendimentos e 22 termos de reserva assinados na feira, demonstrando a aceitação dos clientes para os produtos com a assinatura Melnick Even. A empresa participou com o maior estande do evento e apresentou os empreendimentos de alto padrão Arte, Honoré, além do lançamento Casa do Sol e o exclusivo Ponta da Figueira Marina, condomínio de lotes com canais navegáveis, novidade da feira. Outro destaque foi o lançamento da nova linha de produtos Vida Viva, o Vida Viva Clube Iguatemi. O Salão do Imóvel, realizado de 23 a 26 de outubro, no 5º andar do estacionamento do Shopping Iguatemi, é um encontro do mercado imobiliário e reúne incorporadoras, construtoras e imobiliárias para concretizar negócios e captar novos clientes. Evento foi sucesso de público e de vendas.

37 fotos: Melnick even / divulgação

Exclusividade e luxo no Salão Náutico Os mais exclusivos empreendimentos de alto padrão da Melnick Even foram mostrados ao público no 3º Salão Náutico do Mercosul – Salão do Automóvel e Imóvel Show, que aconteceu de 28 de novembro a 6 de dezembro na orla do Guaíba. Os visitantes da feira, que rendeu mais de 200 atendimentos, puderam conferir os empreendimentos Arte, Honoré e o lançamento Casa do Sol, além do Ponta da Figueira Marina, um megaprojeto com conceito inédito no Brasil de condomínio com canais navegáveis, onde o morador dos lotes molhados poderá deixar seu barco no pátio da sua casa. São 8,5km, sendo 2,5km internos de uso exclusivo do condomínio e 6km externos de uso público para barcos, lanchas e veleiros de até 55 pés.

Estande da Melnick Even rendeu mais de 200 atendimentos.

O luxuoso condomínio, situado em Eldorado do Sul, terá a maior marina particular do Estado, comportando em torno de 180 embarcações. Na área de lazer, além dos canais navegáveis, as grandes novidades serão uma praia artificial com 110 metros de comprimento e uma piscina de 1.100m², com fundo de areia e borda infinita debruçada no Guaíba, formando um conjunto sem similar no Brasil.


Eixo-M vai construir empreendimento da Rossi As empresas Melnick Even e a Rossi celebraram um dos maiores contratos de prestação de serviços na construção civil realizados no Rio Grande do Sul. A Eixo-M, empresa do grupo Melnick Even que atua em construções comerciais e industriais oferecendo soluções completas e também na área de prestação de serviços, irá construir os empreendimentos do Central Park, o mais novo bairro planejado da Rossi, localizado na Avenida Ipiranga. A obra será realizada em diversas fases, em até oito anos, aproximadamente 400 mil m² de construção e um valor de R$ 600 milhões, sendo que 80 mil m² ainda este ano. Com essa assinatura, a Eixo-M registra um crescimento anual de 800% do planejado, tornando-se uma das principais empresas desse segmento no Estado.

38


Even é pioneira no Índice de Sustentabilidade da BM&F Bovespa A Even, maior construtora e incorporadora do Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil, é a primeira construtora do País a integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&F Bovespa - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. O ISE é composto por ações de empresas comprometidas com a sustentabilidade e a responsabilidade social. “Participar do ISE é mais um reconhecimento de nosso compromisso com ações sustentáveis e resultado de uma estratégia adotada ao longo dos anos pela companhia”, afirma Carlos Terepins, presidente da Even. Essa conquista reflete o comprometimento da companhia, que também foi a primeira empresa de capital aberto do setor a publicar o relatório de sustentabilidade segundo padrões internacionais Global Reporting Initiative (GRI). A carteira 2009/2010 do ISE, que entrou em vigor no dia 1º de dezembro, é formada por 34 empresas de 15 setores da economia, somando R$ 730 bilhões. Essas empresas foram eleitas a partir de uma lista das 150 companhias mais líquidas da BMF&Bovespa.

39



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.