Ser diretor de turma . Contar com a biblioteca escolar

Page 1

Formandas: Célia Flores Maria João Biscaia

1|Página


Trabalho da 6ª Sessão

Plano de Turma do 11º A

Disciplinas envolvidas: Português Filosofia Formação e Educação Cívica (FEC) Articulação - BE

2|Página


Esta proposta de gestão do plano de turma foi pensada, tendo em vista a articulação de conteúdos e a multidisciplinaridade. O perfil traçado da turma e o facto de os alunos participarem nas diversas atividades dinamizadas em parceria com a BE foi o ponto de partida para delinear as atividades deste plano.

Conteúdos Curriculares abordados: Projeto de Leitura - (Português) Os Valores - (Filosofia /FEC) Dimensão estética - (Filosofia) Texto Argumentativo (Português/ Filosofia)

3|Página


Objetivos Gerais Programa e Metas de Português e Filosofia do Ensino Secundário  Ler, interpretar e apreciar textos literários, portugueses e estrangeiros, de diferentes épocas e géneros literários;  Produzir textos de complexidade crescente e de diferentes géneros, com diversas finalidades e em diferentes situações de comunicação, demonstrando um domínio adequado da língua e das técnicas de escrita;  Desenvolver o espírito crítico, no contacto com textos orais e escritos e outras manifestações culturais;  Promover hábitos e atitudes fundamentais ao desenvolvimento cognitivo, pessoal e social;  Ampliar as competências básicas de discurso, informação, interpretação e comunicação.

4|Página


Referencial - APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR Conhecimentos/Capacidades Literacia da Leitura 1. Lê obras integrais de todos os géneros, extensas e complexas. 7. Integra a leitura na sua vida pessoal e académica. 8. Procura informação para descobrir, criar conhecimento e aprender com autonomia. 9. Utiliza autónoma e proficientemente as tecnologias, as ferramentas digitais e a Internet para ler, escrever, partilhar e comunicar com diferentes finalidades. 10. Retira pleno partido das bibliotecas, físicas e digitais, para aprofundar a sua formação enquanto leitor crítico e interventivo. Literacia da Informação 6. Extrai, analisa e interpreta a informação, relacionando ideias e contextos de utilização, construindo sentidos e integrando-os no seu sistema de conhecimentos, comportamentos informacionais e valores. 7. Colabora, partilha e discute com os outros os resultados, ideias e conclusões do trabalho realizado, retrocedendo ou avançando no processo de informação, de acordo com as necessidades detetadas. 12. Partilha e dissemina os produtos criados e debate os seus resultados em diversas plataformas de media. 14. Utiliza as bibliotecas físicas e digitais para aceder, usar, avaliar, criar e comunicar

informação,

em

contextos

formais

e

informais

de

aprendizagem e de desenvolvimento de competências digitais.

5|Página


Literacia da Informação 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 6. Aceita a crítica. 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação. 9. Considera as regras de utilização da biblioteca e dos seus serviços.

6|Página


Estratégias /tarefas A professora bibliotecária e a diretora de turma, na biblioteca, realizarão uma sessão sobre as potencialidades do Google Drive. O trabalho será realizado na Drive do Google. Para o efeito, os alunos e os professores envolvidos deverão partilhar orientações e trabalhos realizados. 1ª Atividade (Português) A primeira atividade centra-se no Projeto de Leitura do Ensino Secundário e pressupõe a leitura de uma obra de literatura de língua portuguesa ou traduzida para português, escolhida de uma lista apresentada do programa. Este Projeto relaciona-se com Educação Literária, podendo os alunos desenvolver atividades diversas de exploração. Selecionamos uma das obras da lista proposta para o 11º ano que consideramos aliciante, tendo em conta os interesses da turma.

“O artista é o criador de coisas belas” “ Não há livros morais nem imorais. Os livros são bem ou mal escritos. Nada mais” Oscar Wilde, in Prefácio de O Retrato de Dorian Gray

7|Página


Tarefas: - Reflexão sobre citações do prefácio da obra como motivação para a sua leitura; - Leitura autónoma da obra; -Pesquisa da biografia do autor; - Seleção de citações mais marcantes do autor; - Redação de uma apreciação crítica da obra; - Seleção de poemas sobre o tema - o retrato; - Treino da leitura expressiva dos poemas selecionados.

2ª Atividade (Filosofia) Tarefas - Abordagem sobre o Hedonismo e trabalho de pesquisa sobre esta corrente que está subjacente à obra. - Visualização do filme “O retrato de Dorian Gray” de Oliver Parker , em articulação com o Plano Nacional do Cinema do Agrupamento / BE; - Os trabalhos serão realizados em PowerPoint e ou Prezi e partilhados no Google Drive.

8|Página


3ª Atividade (FEC) Tarefas - Pesquisa de retratos ou autorretratos marcantes de personalidades das Artes; - Seleção de um retrato ou autorretrato por parte de cada aluno para redigir um texto argumentativo (justificando a escolha da obra), em articulação entre as disciplinas de Português e Filosofia; - Reflexão, realizada no espaço da BE, sobre a relevância das Selfies no dia a dia e consequente exposição nas redes sociais. - Dramatização de excertos da obra O retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde.

9|Página


Trabalho Final Todas as atividades culminarão numa apresentação na BE, constituída por uma exposição dos retratos/autorretratos com respetivos textos de argumentação, assim como, um Sarau Literário (dramatização de excertos da obra; leitura expressiva de poemas sobre o mesmo tema). Todos os trabalhos realizados nas áreas envolvidas serão divulgados através de um Facebook da turma ou no Padlet. Serão convidados os Encarregados de Educação, os docentes do conselho de turma e a Direção do Agrupamento.

Calendarização Este projeto deverá iniciar-se no início do ano letivo e culminará no 3º Período. Pressupõe reuniões de articulação entre os docentes envolvidos na atividade, para planificação, construção de materiais e avaliação intermédia. A apresentação do plano será partilhada com os colegas do Conselho de Turma e com os Encarregados de Educação. Podendo qualquer área, enriquecer a respetiva proposta com mais atividades, visando o trabalho colaborativo.

10 | P á g i n a


Recursos Livro O retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde Computador e vídeo projetor Material de desgaste Recursos online O filme “O retrato de Dorian Gray” de Oliver Parker Adereços para a dramatização

Avaliação Observação direta Trabalhos realizados Avaliação da oralidade Portefólio de Português Autoavaliação Avaliação formativa

11 | P á g i n a


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.