CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

Page 1

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA 1910-2010


A Implantação da República A implantação da república foi iniciada no dia 5 de Outubro de 1910, devido a incapacidade do rei D. Manuel, que era o actual rei na altura. A implantação surgiu devido ao povo não concordar com o regime monárquico e de querer eleger através de votos um presidente, que iria governar por um determinado tempo até novas eleições.

A bandeira Uma bandeira é um bocado de tecido, normalmente rectangular, com um significado simbólico, pode representar uma organização, uma sociedade, um estado ou um país.

Bandeira monárquica

Esta era a bandeira da monarquia que foi utilizada por:      

D. Maria II (1834 - 1853); D. Pedro V (1853 – 1861); D. Fernando, de 1853 a 1855); D. Luís I (1861 - 1889); D. Carlos I (1889 - 1908); D. Manuel II (1908 - 1910) - Fim da monarquia.


Bandeira actual

A bandeira nacional é dividida em duas partes: verde e vermelha.  A verde significa a esperança dos portugueses no futuro;  A parte vermelha significa o sangue derramado nas guerras por todos os portugueses ao longo dos séculos. No centro encontra-se a esfera armilar que lembra o rei D. Manuel I, da época dos descobrimentos. O escudo das armas contém os sete castelos conquistados por D. Afonso Henriques aos mouros. No centro, as cinco quinas simbolizam as chagas de Cristo, mostrando que Portugal é uma nação Cristã. No regime de monarquia o filho mais velho subia ao trono e quando esse morria subia novamente o filho mais velho. Significado dos símbolos e das cores  As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique;  Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo. Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: "Com este sinal, vencerás!". Contando as chagas e duplicando por dois as chagas da quina do meio, perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo;  Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros;  A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio;  O verde simboliza a esperança;


 O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.

A Portuguesa A portuguesa é uma canção que foi feita em resposta ao ultimato Britânico para que as tropas portuguesas abandonassem as suas posições em África. A portuguesa nasceu em 1890 e foi utilizada como símbolo patriótico, foi proibida pelo regime monárquico, após o golpe de estado esta canção foi adoptada para hino nacional, foi no entanto ligeiramente alterada já que na canção original se cantava “contra os bretões” (nome dado aos britânicos na altura).

Heróis do mar, nobre Povo, Nação valente, imortal, Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria, sente-se a voz Dos teus egrégios avós, Que há-de guiar-te à vitória! Às armas, às armas! Sobre a terra, sobre o mar, Às armas, às armas! Pela Pátria lutar Contra os canhões marchar, marchar!

Esta canção e oficialmente tocada em cerimonias nacionais, civis e militares, onde se presta homenagem a Pátria a Bandeira e ao Presidente. Após a monarquia do rei D. Manuel, o 1º presidente da república, eleito pelo povo, foi Manuel de Arriaga.


Foi presidente da república há precisamente 100 anos, governou entre, 1911 e 1915. Actualmente o nosso presidente da república é o Professor Aníbal Cavaco Silva, tomou posse como 19º Presidente da República Portuguesa em 9 de Março de 2006. Comemora-se hoje, dia 5 de Outubro de 2010, o centenário da república.

A vontade foi sempre a história da nossa nação. Vale de Cambra 5 de Outubro de 2010 Bruno Vaz


A Bandeira Nacional está dividida em duas partes por uma linha vertical. A primeira parte é verde e constitui 2/5 da bandeira. A segunda parte é vermelha e constitui 3/5 da bandeira. No centro da linha vertical encontra-se um escudo com 7 castelos e 5 quinas a azul. À volta do escudo existe a esfera armilar a amarelo.

SIMBOLOGIA

As

5

Simbolizam os 5 reis mouros quinas derrotados por D. Afonso Henriques na batalha de Ourique.

Os 5 pontos brancos dentro de cada Representam as 5 chagas de Cristo. quina

Os

A

O O

7

Simbolizam as localidades castelos fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.

esfera

Representa o mundo que os navegadores portugueses armilar descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio. verde Simboliza vermelho

a

esperança.

Simboliza a coragem e o sangue dos portugueses mortos em combate.

Autores da Bandeira Republicana: Columbano, João Chagas e Abel Botelho


Gonรงalo Soares


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.