Jornal FOLHA DA ANTONINA

Page 1

FOLHA DA ANTONINA UMA PRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Itabira

Ano 1

Edição 2

“É hora do causo!” Divirta-se! Página 02.

Meio ambiente: em questão! Reflita! Página 02.

VIROU NOTÍCIA!!! Confira os Projetos Interdisciplinares, desenvolvidos pela equipe da EJA, na página 03.

Folha da Antonina Recomenda: Leia as dicas imperdíveis de livro e filme! Página 04.

Parece, mas não é... Lunch é lanche? E fabric significa fábrica? Pintou uma dúvida? Confira a interessante lista de falsos cognatos, na página 04.

Vamos brincar de trava-línguas? Página 4.

a você, os melhores presentes de NATAL: paz, amor, esperança, fraternidade, solidariedade, beijos carinhosos, abraços calorosos, partilha de emoções, Que possamos nos unir NA verdadeira Paz de Cristo!!!

FELIZ NATAL!


2 EXPEDIENTE: Folha da Antonina Edição: Professora: Denyse Lage Fonseca. Revisão de textos: Professora: Denyse Lage Fonseca.

EDITORIAL:

Querido (a) leitor (a), Gostaria de convidar você, mais uma vez, a embarcar na leitura dos diferentes textos que compõem o Jornal “Folha da Antonina”, produzido pela Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Municipal “Professora Antonina Moreira”. Tenha a certeza de que ele foi preparado com muito carinho para você. Aproveito a oportunidade para desejar, a você, um Ano Novo, repleto de amor, saúde, paz, prosperidade e esperanças redobradas. Que todos os seus sonhos se realizem! Um grande abraço, Denyse Lage Fonseca (Professora de Língua Portuguesa da EJA)

**************************************************************************************************************** MEIO AMBIENTE, EM QUESTÃO... O tema “Meio ambiente” foi trabalhado, por meio de diferentes gêneros de texto, ao longo deste semestre, com a turma 201 (6ª série), nas aulas de Língua Portuguesa. Os alunos foram chamados a se expressar por escrito, produzindo um comentário sobre o cartum exposto a seguir. Após leitura oral dos textos, a turma elegeu o melhor. Veja a produção do aluno Leandro Filhos Lima:

A apresentação dessa imagem é muito importante para nós, seres humanos, porque ela quer chamar a atenção para o fato de que nós não devemos desmatar a natureza. Somos tão cruéis com o que mais precisamos: a natureza. As árvores, além de nos darem o ar que respiramos, nos deixam ver suas qualidades, seus belos frutos, que nos servem de alimentos. Por isso, antes de eliminar uma árvore, lembre-se de que ela também é a sua vida, seu alimento, o ar que você respira, sua fonte de vida...!!!

**************************************************************************************************************** Mineiro não mente, só é muito criativo! recolhido por Dirce Aparecida Martins Duarte (7ª série – 301) Havia um mineiro, lá de Curvelo, que tinha onze filhos. Certa vez, precisava sair da casa onde morava e alugar outra. Mas, não conseguia por causa do monte de criança. Quando ele dizia que tinha onze filhos, ninguém queria alugar porque sabia que a criançada iria destruir a casa. O homem não poderia dizer que não tinha filhos, não poderia mentir. Afinal, mineiro não pode mentir. Ele estava ficando desesperado, pois o prazo para se mudar já estava esgotando. Daí, teve uma ideia. Mandou a sua mulher ir com dez filhos para o cemitério, pegou o filho que sobrou e foi procurar uma casa. O agente da imobiliária lhe apresentou algumas casas. Ele gostou de uma delas e o agente lhe perguntou: “Quantos filhos você tem?” “Onze.”, respondeu o homem. “Mas, onde estão os outros?”. Ele respondeu com um ar muito triste: “Estão no cemitério, junto com a mamãe deles.” E foi assim que ele conseguiu alugar uma casa sem mentir... A inteligência faz a diferença. Não é necessário mentir, basta escolher as palavras certas. Mineiro não mente, só é muito criativo.


3

Confira, a seguir, os Projetos Interdisciplinares que foram desenvolvidos, neste semestre, pela equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Antonina Moreira, com todas as turmas – 201, 301, 401 e 402. PROJETO “FOLCLORE” Ao longo do mês de agosto, os professores trabalharam com os alunos o tema Folclore, por meio de diferentes atividades teóricas (estudo de ditos populares, de trava-línguas, de lendas, de plantas medicinais, da origem de pratos típicos, de cantigas de roda) e práticas (confecção de instrumentos musicais, preparação de pratos típicos). No dia de comemoração do Folclore, 22 de agosto, houve a culminância do Projeto. Houve a encenação de uma peça teatral; apresentações musicais, acompanhadas dos instrumentos produzidos; distribuição de chás medicinais. Além disso, cada turma organizou uma mesa com diferentes pratos típicos para degustação, sobre os quais os alunos teceram alguns comentários para o público. Enfim, foi uma festa e tanto! Inesquecível! VOCÊ SABIA? “A palavra folclore é de origem inglesa. O termo folk, em inglês, significa povo, enquanto lore significa cultura.” É pura sabedoria popular! Fonte: www.suapesquisa.com/../folclore.htm

PROJETO “GINCANA SOLIDÁRIA” No dia 18 de setembro, ocorreu a Gincana Solidária. Os alunos foram divididos em duas equipes: Vermelha (201 e 301) e Verde (401 e 402). Cada equipe foi representada por determinado conjunto de professores que a orientou, quanto às atividades a serem desempenhadas, a saber: arrecadação de produtos de higiene pessoal para a utilização dos estudantes na escola; apresentações artísticas (grito de paz, forró, canto, declamação de poema, piada); além de algumas atividades lúdico-esportivas. Todas as equipes se dedicaram e torceram bastante! Foi muito divertido! A vitória foi da Equipe Vermelha que foi premiada com um delicioso e agradável jantar. PROJETO “CULTURA EMPREENDEDORA” O Projeto “Cultura Empreendedora” visou desenvolver, em cada aluno, o espírito empreendedor, por meio de diferentes atividades teóricas e práticas. Houve a reflexão, a partir de textos e vídeo, acerca do que é ser empreendedor; a elaboração de um plano de negócio, relativo ao produto, a ser produzido na parte prática. Cada turma confeccionou um tipo de produto, em significativa quantidade, utilizando materiais sustentáveis: adesivo de unha (201); lixeira para carro (301); espanta-formiga e espanta-barata (401); suporte de panela (402). No dia 19 de novembro, houve a Feira na escola, onde os alunos expuseram, em stands bem atrativos, os seus produtos que foram colocados à venda. A feira foi um maior sucesso! PARA NÃO SE ESQUECER: Empreendedor é aquele que planeja e realiza um negócio com sucesso. Para tanto, ele precisa adotar os seguintes comportamentos: 1. Buscar oportunidade e ter iniciativa. 6. Estabelecer metas. 2. Ter Persistência. 7. Buscar informações. 3. Ser comprometido. 8. Planejar e monitorar sistematicamente. 4. Exigir qualidade e eficiência. 9. Persuadir e criar rede de contatos. 5. Correr riscos calculados. 10. Ter independência e autoconfiança.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ TRAVA-LÍNGUAS ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ por Mônica Penna de Andrade (Profª. de Ciências) Os trava-línguas são frases folclóricas, criadas pelo povo, com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase difícil para a outra falar. Essas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas e devem ser faladas rapidamente. Isto exige movimentos rápidos e repetidos da língua. Vamos brincar de trava-línguas?! Tente falar rapidamente as quadrinhas a seguir, selecionadas pelos alunos da turma 301 (7ª série), especialmente para você. Sucesso! Um sapo dentro do saco O saco com o sapo dentro O sapo batendo papo O papo cheio de vento.

Não sei se é fato ou se é fita. Não sei se é fita ou se é fato. O fato é que você me fita. E fita mesmo de fato.

Um prato de trigo para um tigre. Dois pratos de trigo para dois tigres. Três pratos de trigo para três tigres tristes.

No ninho de mafagafos Havia cinco mafagafinhos. Quem desmafagafizar os mafagafos, Bom desmafagafizador será.


4

!!! FOLHA DA ANTONINA RECOMENDA !!! Livro: “Limites no casamento” Autores: Dr. Henry Cloud e Dr. John Townsend Editora: Vida 304p. Afinal, de quem é o problema? por Maria Aparecida dos Santos (8ª série - 402) “Nos relacionamentos, é muito importante saber o que é de quem. Se eu souber onde estão os limites do relacionamento, saberei de quem são certas coisas como sentimentos, atitudes e comportamentos [...]”. Esse pensamento faz parte do conteúdo do livro “Limites no casamento”, no qual seus autores narram as histórias de seus pacientes, contadas em seus divãs. Uma das histórias, que compõem a obra, é a de Lymm. Para mudar o comportamento do marido que chegava tarde todos os dias, ela resolveu melhorar a maneira como o tratava quando ele chegava atrasado para o jantar. Com isso, ele organizou o seu escritório e passou a chegar mais cedo. A família toda ficou feliz. Este livro aborda o problema de quase todos os casais, que é a dificuldade em dividir suas vidas, sem perder suas identidades. Ele deveria fazer parte dos livros de cabeceira de todo casal porque nele encontramos situações do cotidiano dos casais, descritas de forma simples e de fácil entendimento. Por se tratar de assuntos ligados à vida conjugal, seu conteúdo é direcionado a casais. Porém, nada impede que os solteiros o leiam. Assim, já se preparam para viver um relacionamento saudável e feliz. Filme “O fim da colheita” Ano: 1998. Duração: 55 minutos. Debatendo o apocalipse por Rosilene Aparecida da Costa Rodrigues (8ª série - 401) O filme “O fim da colheita” tem como personagem principal, Todd, um estudante que, juntamente com colegas, levava uma vida baseada na curtição. Participava de festas com bebidas, cigarros, mulheres, etc... Com o passar do tempo, ele se converteu. Na faculdade, o jovem decidiu pregar a palavra de Deus, para provar a sua fé, durante um debate no clube de filosofia. Cristãos e ateus se debatiam em torno de teorias existentes sobre o fim do mundo. Todd queria convencêlos, mas não conseguia. Foi humilhado por não ter conhecimentos da Bíblia. Na tentativa de ajudá-lo, seu amigo Scott acaba encontrando, na biblioteca, um livro que fala sobre o fim do mundo. Esperam contar também com Matt, conhecedor dos ensinamentos bíblicos que, a princípio, se recusa a ajudar, pois prefere ficar estudando. Uma curiosidade sobre Matt é o fato de ele sonhar com um fazendeiro, num campo de colheita. Agora, o significado desse sonho, você descobrirá, somente, assistindo ao filme. Este filme é dirigido para todas as idades, principalmente, para os jovens em busca da realização de seus sonhos, no caminho da verdade, seguido de luta, trabalho, justiça, companheirismo, amor e amizade.

PARECE, MAS NÃO É! Nem todas as palavras parecidas têm o mesmo significado. São os chamados falsos cognatos. Não se engane! Para ajudar você, o “Folha da Antonina” preparou uma lista, indispensável ao falante da Língua Portuguesa que estuda o idioma Inglês. Inglês – Português

Português – Inglês

Inglês – Português

Português – Inglês

Adept – especialista em algo.

Adepto – supporter

Mayor – prefeito

Maior – bigger

Beef – carne de gado

Bife – steak

Novel – romance

Novela – soap opera

Cigar – charuto

Cigarro – cigarette

Parents – pais

Parentes – relatives

College – faculdade

Colégio (2° Grau) – high school

Prejudice – preconceito

Prejuízo – damage, loss.

Fabric – tecido

Fábrica – factory

Push – empurrar

Puxar – to pull

Legend – lenda

Legenda – subtitle

Service – atendimento

Serviço – job

Library – biblioteca

Livraria – book shop

Trainer – preparador físico

Treinador – coach

Lunch – Almoço

Lanche – snack

Vegetables – verduras, legumes

Vegetais – plants


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.