06-12-2013

Page 1

[CPOVO: CORREIO_DO_POVO-MAIS_PREZA-MATERIAS <MAISPREZA> [EDITORIAL] ... 06/12/13]

TALLES KUNZLER / DIVULGAÇÃO / CP

Cursos de férias

Author:SBORGES

■ Se você não quer ficar de bobeira tooodos

os meses das férias, têm vários cursos bacanas que as faculdades oferecem para preencher o tempo e dar aquele up no currículo. A ESPM-Sul, por exemplo, já abriu as inscrições para alguns que acontecem normalmente com uma carga horária de 16 horas/aula.

Date:06/12/13

Time:14

Hambúrgueeeeer ■ A-hááá! Lembra que a gente falou aqui na última

sexta sobre os cursos de chef por um dia? Pois se você ficou a fim de ir correndo para a cozinha, aproveita que o “Burger 101”, workshop de hambúrguer que rola em Porto Alegre, já tem data para a sua sexta edição: dia 19. As inscrições são limitadas e podem ser feitas lá pelo site: nos.vc/pt/burger6.

Hobby ou projeto paralelo? T

dicas de restaurantes, chegando a exercícios para queimar as calorias do almoço. Deu certo tão rápido que um grupo de publicitários acabou convidando a Laura para fazer uma página do “Roubadinhas” no Facebook; ela controla o conteúdo, e eles, a propaganda. Bombou. O que também funcionou logo no início foi o plano das amigas Laura Xavier, Gisele e Gabrielle Bernardon. Cada uma tem sua profissão bonitinha, mas nem por isso deixaram de colocar em prática o Entre Ellas, uma proposta de encontros voltados exclusivamente para o sexo feminino com foco no empreendedorismo. “Ele surgiu da nossa vontade de ajudar as mulheres a terem coragem de empreender fazendo o que realmente gostam”, diz Laura. A ideia acabou pegando, e os ingressos começaram a esgotar logo nos primeiros eventos: “Aí vimos que havia, além de um hobby, uma possibilidade de o Entre Ellas virar um neCada um com o seu projeto: o Luciano inspira, o Gabriel viaja e a Laura Bier compartilha o seu drink gócio rentável”. A partir disso, elas precisaram gens para destinos exóticos. Ele me envolver mais, então comecei de muito envolvimento e organicomeçou o “Gabriel Quer Viajar” a me focar em rotas diferentes e zação para alcançar o posto em após ir para o sudeste asiático e desenvolvi o blog”, conta. que estão hoje, já que agora as sentir muita dificuldade de conseTambém foi para compartilhar gurias foram aprovadas na Lei guir referências sobre os locais. um prazer pessoal que a Laura de Incentivo à Cultura e vão ga“Minha intenção era dar informa- Bier acabou criando o “Roubadi- nhar investimento. ções para as pessoas que que- nhas”, que nada mais é do que $$$ riam fazer um roteiro parecido. uma conta no Instagram dedicaMas, como o Luciano alertou, Acabei gostando bastante e quis da a comida. A ideia começa com um projeto paralelo não precisa FACEBOOK ROUBADINHAS / DIVULGAÇÃO / CP

MARINICE RECK / DIVULGAÇÃO / CP

ARQUIVO PESSOAL / DIVULGAÇÃO / CP

odo mundo tem uma forma de aproveitar o tempo livre fazendo algo que gosta. Pode ser música, palavras cruzadas, trabalho social, enfim, tudo aquilo que é sem obrigação e que você faz por espontânea vontade. Só que tem gente que leva tão a sério esse passatempo, que até criou uma maneira de agregar essa atividade de muito prazer ao seu dia a dia, e o melhor: às vezes faz até render dinheiro. Se tem uma pessoa que entende bastante disso é o publicitário Luciano Braga, de Porto Alegre. O guri tem no currículo inúmeros projetos paralelos e, de tanto se envolver, até criou uma palestra para falar só sobre o tema e incentivar o pessoal. Apesar de as chances de ter renda em um hobby serem tentadoras, a primeira dica dele para quem quer tornar seu lazer algo mais sério é não crescer o olho. “É melhor não começar pensando no dinheiro, porque se não der nada logo no início, você já vai encarar como fracasso. Se não pensar nisso e ganhar um pouco, é lucro.” Segundo ele, passar do simples lazer para um empreendimento de verdade requer, em primeiro lugar, empenho e seriedade: “Um projeto paralelo exige um pouco mais de dedicação do que um hobby. Tem que ter uma rotina, tabelas, metas, um conhecimento básico por trás”. Mas por que esquentar a cabeça com algo que é justamente para desopilar? É que se você realmente é apaixonado pelo seu passatempo, vai se engajar nele com mais prazer ainda. E pode ser qualquer coisa. O Gabriel Prehn Britto criou um site por notar a falta de alguém falando sobre via-

GUSTAVO SAULLE / DIVULGAÇÃO / CP

#drops ■ A ideia veio lá de Barcelona, já passou por vários lugares legais e amanhã chega a Porto Alegre. Estamos falando do “Walking Gallery — Além das Paredes”, que é praticamente uma galeria de arte em movimento. São mais de 50 artistas que vão sair do Largo Glênio Peres, às 16h, e irão caminhando com suas obras a tiracolo para todo mundo ver. O trajeto passa por Redenção, Cidade Baixa, Gasômetro e Parcão e não precisa pagar nada para observar os quadros: é só parar e olhar, simples assim. O Walking Gallery é um projeto do catalão José Puig feito para aproximar os artistas do público e lembrar da importância da arte no cotidiano. Tem mais detalhes lá no blog: maispreza.com.br.

Te programa ■ Provavelmente você nem tinha nascido quando Os Replicantes (foto) começaram a demarcar espaço no rock gaúcho. Por isso que a próxima edição da Segunda Maluca, agora dia 9, vai ser especial e tem chances de agradar os fãs das antigas e os de agora: será a primeira vez que a banda fará um show com a presença dos integrantes de todas as suas fases. No repertório, músicas que marcaram a trajetória do grupo e um especial com fotos e vídeos, no Opinião, a partir das 21h. ■ Digamos que a próxima quarta tá beeeem recheada de shows na Capital. Aglomerou tudo em um dia, escolhe aí: Mayer Hawthorne com a turnê do álbum lançado no meio desse ano, no Club688 (Siqueira Campos, 688), Dave Matthews Band + SOJA, no Pepsi On Stage (Severo Dullius, 1995), e

@maispreza

dar lucro. Nem o Instagram da Laura Bier, nem o blog do Gabriel são suficientes para sustentá-los. Ele relata que, apesar de ter muitos leitores cobrando postagens, ainda é o tempo fora do trabalho que ele dedica à atualização do site, o que às vezes o faz passar o fim de semana inteiro envolvido. No entanto, ele jura que não dá bola, pois se diverte ao buscar informações e aprende sobre os lugares. E é exatamente esse o clima de qualquer projeto paralelo: não se importar em dedicar aquele tempo para o negócio. “Pensando bem a fundo, o blog é feito para mim. De mim para mim; eu gosto de ver aquilo ali e eu acabo retendo o que li”, reflete Gabriel. Ainda tá na dúvida se dá para levar aquele plano adiante? O segredo é que não importa pelo que você se interessa, se criar algo inovador em cima, tá valendo!

Fica a dica ■ Laura Bier: “Se for criar um perfil, tem que ter bom gosto e uma frequência de postagem para estar nos feed das pessoas, cuidando para não ser chato.” ■ Gabriel: “A parte mais difícil é descobrir o que você realmente gosta. Mas tem que botar em prática, não tem fórmula mágica. O mais legal de um projeto paralelo é que dá para experimentar muita coisa, ir errando até acertar.” ■ Laura Xavier: “Para empreender, a primeira coisa é fazer um estudo de viabilidade e colocar em prática sem pensar muito nas incertezas. Se não der certo, coloca na conta da experiência.”

/maispreza

Cartolas, no Beco (Independência, 936), lançando o terceiro disco da carreira “Apavorando o Flashdance”. Então, vai em qual? ADELINO BIHALVA / DIVULGAÇÃO / CP


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.