Mais Preza - 15-08-2014

Page 1

REPRODUÇÃO / CP

[CPOVO: CORREIO_DO_POVO-MAIS_PREZA-MATERIAS <MAISPREZA> [EDITORIAL] ... 15/08/14]

sborges@correiodopovo.com.br Editora: Susi Borges

Author:RNUNES

FOTOGRAFIA NA MODA ■ Já que o tema de hoje é foto, descolamos esse curso que vai

falar sobre a tradicional dupla: moda e fotografia. Nos nove encontros serão debatidas as diversas etapas da construção de um editorial, Jornalismo de Moda, Fashion Film, entre outros temas. Tudo apresentado por um time de primeira! As aulas começam dia 6 de setembro na Escola Fluxo, em PoA. Detalhes lá no correiodopovo.com.br/blogs/maispreza.

CADA MINUTO UM FLASH #COMFILTRO Nesta terça é comemorado o Dia Internacional da Fotografia. Talvez a gente nem precisasse lembrar, afinal, todos os dias estão sendo praticamente dedicados a ela, não é mesmo? Nesse momento em que cada um de nós se sente um pouquinho fotógrafo (oi, Instagram) e que a imagem conquistou o papel de protagonista na nossa rotina, fomos trocar O Raul Krebs, 45 anos, é de Porto Alegre e começou a fotografar em 89, uma época de economia instável, quando a inflação afetava diretamente o trabalho dos fotógrafos. Como tudo era feito de forma analógica, o custo influenciava bastante, o que deixava o mercado beeem mais seletivo do que é hoje. Mas veio o digital, e o Raul não deixou por menos. “Meu processo de adaptação foi tranquilo e sereno, como Bruce Lee. Tive que trabalhar, ir atrás de informação, entender o processo digital. Como em qualquer área, a gente tem que ter dedicação e curiosidade constantes”, declara. Assim, ele enxerga o mercado da fotografia com olhos experientes e, profissionalmente falando, encara as redes sociais como mais uma área de atuação. O fotógrafo, inclusive, faz diversos trabalhos para veicular exclusivamente em contas de Instagram: “Sou um usuário pesado do aplicativo. É um divertimento diário. Tem aquela coisa lúdica de filtros que eu usava quando trabalhava dentro de laboratório”, comenta. Ele aprova o uso desses artifícios disponíveis em smartphones que possibilitam a qualquer um de nós obter um resultado bacana em um retrato. “São ferramentas amadoras que podem até ser profissionais, dependendo do seu uso. Na minha opinião, aju-

TE programa

Date:15/08/14

GABRIELA MO / DIVULGAÇÃO / CP

uma ideia com quem sempre levou esse papo a sério. Nossa intenção era saber a impressão de profissionais de diferentes gerações sobre esse movimento full time da fotografia e o que encontramos em seus depoimentos foi uma visão bem otimista em relação ao mundo paralelo que se formou depois de um clique. Dá só uma olhada:

RAUL KREBS / DIVULGAÇÃO / CP

dam a educar visualmente as pessoas”, diz. E se alguém algum dia achou que a profissão estava ameaçada pelos filtros, ele parafraseia um grande nome da fotografia gaúcha, Leopoldo Plentz: “Nem todos que são excelentes fotógrafos de smartphones serão profissionais”. Faz todo sentido.

@maispreza

■ Gurias, sorriam! Depois de arrancar elogios (e suspiros) no Lollapalooza deste ano, Jake Bugg volta ao Brasil e, agora, com Porto Alegre no roteiro. O show rola dia 25 de novembro, no Pepsi on Stage, onde ele apresenta a turnê de “Shangri La”, segundo trabalho da sua carreira precoce. Com apenas 20 anos, o garoto já acumula comparações a Bob Dylan e tem uma postura cheia de atitude. Curtiu? A gente conta mais lá no blog: correiodopovo.com.br/blogs/maispreza.

/ maispreza

YSA PÉREZ / DIVULGAÇÃO / CP

KEVIN WESTEMBERG / DIVULGAÇÃO / CP

■ Steve Aoki é a principal atração da Day Party que vai rolar dia 7 de setembro no Espaço Sunset Beira Rio, em Porto Alegre. O cara já mixou faixas de nomes como Michael Jackson, The Killers e Lenny Kravitz. Dá-lhe!

A Gabriela Mo, (que é de Porto Alegre, mas hoje vive em São Paulo), tem 28 anos e fotografa há uns dez, ou seja, já entrou no mercado da era digital e numa época em que as redes sociais estavam dando seus primeiros passos. Se ela é heavy user desse meio? Total! “Adoro quando a foto transmite sentimento e, hoje em dia, curto o trabalho de fotógrafos que divulgam imagens de seu cotidiano na Internet. É como ver a vida dos outros por uma janela”, comenta. Assim, mesmo que de vez em quando, a Gabi ainda curta o ritual à moda antiga,

o ambiente digital para ela é absolutamente produtivo. Até porque, em sua opinião, o toque final está muito mais ligado à sensibilidade do fotógrafo do que a qualquer tecnologia. “Acho que o equipamento é só um meio. Gosto muito da ideia de carregar uma câmera fotográfica no bolso para registrar pequenos momentos”, conta a guria, que nem pensa em excluir da vida as redes sociais, onde acaba exercitando seu dom de uma forma mais descontraída: “Vejo o Instagram como um meio de a gente compartilhar fotos sinceras, de verdade”.

#drops ■ Não é de Londres nem de Berlim. O perfil colaborativo de arte de rua que mais bomba no Instagram é criação de um casal bem brasileiro. O @instagrafite tem nada mais, nada menos que 1 milhão de seguidores e se tornou uma das grandes marcas do universo da street art, reunindo manifestações artísticas que deixam as cidades ao redor do globo mais interessantes. Para falar sobre esse olhar urbano, os donos da ideia, Marcelo Pimentel e Marina Bortoluzzi, vão participar de mais uma edição do Inspira, projeto que rola na Capital para promover reflexões sobre temas diversos. No en-

contro, Marcelo e Mariana vão destacar os caminhos que tornam a arte de rua uma ferramenta de inovação, com total pertencimento de causa, graças aos projetos do @instagrafite pelo mundo. Tem mais detalhes lá no blog: correiodopovo/ blogs/maispreza.com.br. INSTAGRAFITE / DIVULGAÇÃO / CP

Time:14:

O

uma vel, tam fos. ma va mer que Rau “Me tran Lee de cess


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.