Altineu Côrtes
Estudante de Direito, 33 anos, filho de uma das mais tradicionais famílias de Niterói e São Gonçalo, Altineu Côrtes fala em entrevista ao Niterói VIP que vai lutar na Assembléia Legislativa pelo desenvolvimento de nossa região. Em sua opinião, faltam incentivos para a pequena empresa, e é preciso investir nos serviços básicos. Altineu também critica os políticos que só valorizam a comunidade na hora de pedir votos. Pág 3.
Ismênia Decnop Martins, a grande dama da sociedade fluminense, intelectual de muitos amigos, professora de história da UFF aliás, o que a UFF tem de melhor -, comemorou seus 60 anos (data que deveria ser feriado nacional) com uma série de festas. Quem não foi convidado para alguma delas pode se considerar fora do primeiro time social e intelectual da cidade. Na foto, Ismênia aparece ao lado do tio, desembargador Darcy Lizardo Lima.
Ismênia, a grande dama
POR QUE UM JOVEM COM FUTURO GARANTIDO RESOLVE INGRESSAR NA POLÍTICA?
Editor: Marcio Gomes
Uma publicação da Mago Idéias
niteróivip Ano IV - nº 6 - 1ª quinzena de agosto/2002
O estilo de viver de quem mora na cidade sorriso
Você já foi ao Bistrô Azevedo?
1 - A penthouse de Marcelo Côrtes Coutinho, no Terrazzo Atlântico, ainda em fase de decoração; 2 - As écharpes supercharmosas da colunista Lou Pacheco; 3 - A sala de trabalho do jornalista Fernando Marcondes Ferraz; 4 - A ala de serviço médico do Niterói Shopping, onde a Unimed pontifica com categoria; 5 - Tardes de domingo no cinema Estação Icaraí; 6 - O promotor de Justiça Marcelo Buhaten; 7 - O casal de namorados Flávio Zveiter e Lívia Lemos. Beleza pura; 8 - A festa chique é ser solidário, organizada pela colunista Denize Garcia, da “Folha de Niterói”.
Romário veio abraçar Gilberto
NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA - Mais uma vibrante festa marcou os 60 anos da professora Ismênia Martins, da UFF (Departamento de História), na chiquíssima casa de recepções Tropical, em Charitas, no último dia 16. Todo o meio intelectual fluminense bateu ponto, assim como expressivos representantes da política de nossa cidade, capitaneados pelo prefeito Godofredo Pinto, seu desafeto, o vereador Paulo Eduardo Gomes (PT) e o deputado federal João Sampaio. Na próxima edição, reportagem especial.
A bonita Cristina Paz com o filho, José Augusto Paz Peçanha
flash
números de estilo
Tem um monte de nomes por aí lançando candidatura à Assembléia Legislativa, mas sem o menor vínculo com a cidade e/ ou com a vida pública. Sobre falta de vínculos com a vida pública, esclarece-se que alguns até têm mandatos conquistados nas urnas, mas só tornam suas funções ao benefício do bem comum em época de eleições, para pedir votos. Alguns exemplos estão aí, para quem quiser refletir. Por exemplo: o que fizeram o seu Comte Bittencourt, o seu Gallo, o seu Adroaldo, o seu Recarey, o seu Rodrigo Neves, o seu Wolney, e mais, e mais? NADA! Com letras maiúsculas! Comte sabia do crime de repartir os salários dos funcionários, ficando eles, os vereadores, com a maior parte, e consta que nada fez para coibir. Gallo sumiu do Ingá, onde a comunidade do Morro do Palácio continua na maior carestia. Rodrigo Neves, do PT, levou um baile dos taxistas, outro dia, no Clube Pioneiros, prometendo “abrir um caminho” entre a classe e a diretora de trânsito (que não deve saber dirigir), Sra. Rosane Monteiro, visando ao cancelamento das multas ilegais que têm sido praticadas pelos agentes da Prefeitura. Por que não abriu o “caminho” enquanto esteve na Câmara? E o Recarey, o que fez por Niterói, a não ser e apenas explorar o jogo em seu cassino, ops, em seu bingo de Charitas? O pior de tudo é que o Recarey pai foi acusado de fazer “gato” nos postes do Rio, tentando obter energia elétrica de graça para as suas casas noturnas. E o Wolney? Passou o mandato inteiro brigando com o exprefeito Jorge Roberto Silveira, de quem beneficiou-se para ser eleito deputado. E o Adroaldo? Foi apenas um executivo de empresa estatal, no caso, a Imprensa Oficial, com altíssimo salário, e não consta que tenha agido para o bem comum da população. Por tudo isso, leitor, pense bem antes de dar o seu voto.
Glória Pires esteve no MAC, com a irmã, Linda. A foto registra a grande atriz em nosso cartãopostal. Para recortar e guardar. Veja outros artistas que estiveram no MAC na página 4
Glória Pires no MAC
F
ica na Álvares de Azevedo, em Icaraí, o melhor restaurante da cidade. Comandado pela chef Anna Thereza Wiedemann, filha de Therezinha Menezes Guerra (as duas na foto), o lugar é especialíssimo. Além do cardápio, maravilhoso, tem um charme pra lá de inédito na cidade.
a gente acha que...
Teatro Municipal é capa de revista O Teatro Municipal de Niterói é a capa da edição de agosto de Revista Concerto (foto). Considerada a publicação brasileira mais importante do segmento música clássica, a revista estampa bela foto de Paulo Ferry, texto histórico sobre o prédio centenário, resenha do I Concurso Nacional de Violão Homenagem a Fred Schneiter, roteiro com a programação e resenha da exposição Tributo a Fred Schneiter (Sala Carlos Couto).
notícia outdoor
O baixinho Romário atravessou a ponte e veio a Niterói abraçar o amigo Gilberto Pereira (no centro da foto), que aniversariou e fez bombar São Francisco com uma baita festa. Na foto, também, o bicampeão mundial de vale-tudo Ricardo Arona. Foto de Vagner Ferreira. Veja mais fotos da festa na página 2.
Avisamos a quem interessar possa: o dublê de galã e advogado Flávio Zveiter é muito bem comprometido com a dublê de estrela e apresentadora de TV, Lívia Lemos. Namorados, apaixonados! Os dois habitam o lado esquerdo do peito do Niterói VIP. E vamos em frente!
Fala, peixe! 1
3
2
O baixinho Romário cruzou a ponte RioNiterói para abraçar o amigo Gilberto Pereira, o promoter número um da cidade, que comemorou aniversário com uma baita festa em São Francisco.
4
1. DJ Gustavo Magoo dando um trato nas carrapetas; 2. Romário com Gilberto Pereira; 3. Cineminha do campeão de vale-tudo Ricardo Arona, dublê de galã e orgulho da city; 4. Juliana Knust, Lívia Lemos e Lívia Rossi; 5. A turma do Big Brother, Tarciana, Fabrício e Taís, com o aniversariante.
M
Marketing Pessoal 21-92365077
é uma publicação da Mago Idéias de Comunicação Ltda EDITOR-CHEFE Marcio Gomes EDITORA EXECUTIVA Philomena Moreno EDITOR DE CULTURA Helomar V. EDITOR DE MODA Gina Tabasco CONSELHO EDITORIAL Coco Chanel Dianna Vreeland Elsa Schiaparelli Erté Circulação: 10 mil exemplares entre formadores de opinião e pontos de encontro da cidade.
5
REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO Rua da Conceição, 188 Sala 1703- C - Centro - Niterói Cep 24020-083
‘Wednesday Parties’ comemorou dois anos com baita festa
Telefax. 21-2622-4531 niteroivip@aol.com
No verão de 2000, a Balck Firma Eventos, formada por Gilberto Pereira, Evandro Ferraro e Fabiano Reis,com grande experiência em eventos semanais, realizava o “Projeto Verão 2000”, no Itaqua Soccer. A festa era muito badalada, e acontecia às quartas-feiras. Com o fim do projeto, os proprietários da boate Acrópole convidaram a Black Firma para fazer uma parceria com a casa, sendo a primeira e única produtora a trabalhar naquele pedaço. Surgia então o projeto “Wednesday Parties”, que teve seu início em maio de 2000, com intuito de reunir pessoas interessantes num dia de semana alternativo, oferecendo atrações diferenciadas a cada evento. Artistas, esportistas, empresários e formadores de opinião, dos 18 aos 40 anos, marcam presença na casa às quartas-feiras, e todas as semanas. Os melhores DJs, como Alberto Sanjines, Gustavo Santos (residentes), assim como ilustres convidados, como os DJs Gustavo Magoo e David Tabalipa, entre outros, em uma pista de dança para ninguém botar defeito, fazem da “Wedneday Parties” uma excelente opção de diversão, disputando com a Nuth o título de festa número 1 do Estado do Rio de Janeiro. Sendo o público formador de opinião o principal cliente da “Wednesday Parties”, a festa alcançou a incrível marca de nunca ter registrado qualquer ânimo mais alterado nesses dois anos de existência. No último dia 14, houve festa para comemorar os dois anos da festa “Wednesday Parties”, com a presença dos integrantes do Big Brother 2, de artistas, esportistas e VIPs da cidade. DISPUTA: o juiz federal niteroiense Carlos André de Castro Guerra está na lista tríplice para o cargo de Desembargador Federal da Terceira Região do Tribunal Federal em São Paulo. A escolha é feita pelo presidente FHC. Vamos torcer! WOLNEY: poucos sabem que o deputado Wolney Trindade teve carreira de compositor. Ele é um dos autores do samba-enredo da escola de samba
Carlos Augusto Bittencourt Silva Cancela, filho de Marcia e André Cancela, neto do famoso Gugu. Quando crescer, vai barrar Brad Pitt
A
Sociedade Pestalozzi de Niterói está com inscrições abertas para 45 cursos gratuitos, de curta duração em diversas áreas (saúde, educação, marketing e administração). As inscrições já podem ser feitas. Informações: 2616 3311 ou 2616 3215...A MORENA Thaís, DO Big Brother, tratando de cuidar do futuro. Agora, matriculou-se no curso de Educação Física da Universo. Falar na Universo, o reitor Wellington Salgado de Oliveira, é candidato a suplente de senador na chapa de Hélio Costa (PMDB), em Minas, onde aquela universidade tem um campus. Fica combinado que nossa cidade terá num futuro próximo um suplente de senador, porque eleição de Hélio Costa é certísima.
Acadêmicos do Cubango, de 1997. Agora, não tem tempo para pensar em trololó, porque quer a reeleição. Mas tá difícil. CLUBE DA MODA: inaugurado na cidade o Clube da Moda, que tem como presidente a bonita Cacau Dias. Ela, filha do saudoso deputado (de muitos mandatos) Câmara Torres, que também já foi prefeito de Angra dos Reis. RECUPERADO: depois de
flash
issa solene marcou os 82 anos da Beneficência portuguesa, dia 15, na sede da Rua Dr. Celestino. Importante!...O DEPUTADO federal João Sampaio (PDTRJ) apresentou na Câmara dos Deputados projeto de lei que proíbe as concessionárias públicas ou privadas de efetuar cortes nos serviços de fornecimento de energia, água ou telefone em prédios públicos de educação, saúde, segurança pública e defesa civil. “O que aconteceu com a Universidade Federal do Rio de Janeiro é um abuso. Milhares de estudantes ficaram sem aulas e pessoas que tinham cirurgias e atendimento no Hospital do Fundão não puderam ser atendidas. Essas empresas têm a concessão do Estado para trabalharem e por isso há de existir um mínimo de respeito. Há poucos dias foram os telefones da secretaria estadual de segurança pública, agora a UFRJ, daqui a pouco, não sabemos mais o que vão fazer”, argumenta o atento Sampaio.
niteróivip
uma operação em São Paulo, o arquiteto Luiz Henrique Monassa Bessil voltou às atividades. Ele é irmão de José Carlos Bessil, presidente da Viradouro. OITENTÃO: completou 80 anos uma das grandes damas da cidade, Mangalô Galvão, viúva de um dos maiores cardiologistas que Niterói teve, doutor Antônio Carlos Galvão. Ao lado dos filhos, os festejos foram em Teresópolis. FESTÃO: o Canto do Rio, hoje presidido por Marcos Quaresma de Moura, convocou a Orquestra de Severino Araujo e fez um bailão. O Cantusca está voltando aos grandes tempos. Tomara. PLAZA: várias lojas fechando. Uma das mais chiques, a Mademoiselle, deu bye-bye, deixando triste o society, que não resistia às suas vitrines. BOM NOME: para deputado
um filme
um livro
Enigma
“Seja qual for o negócio escolhido, a capacidade de comunicar e vender é essencial para o sucesso de qualquer indivíduo”, escreveu Robert Kiyosaki, autor do best-seller Pai Rico, Pai Pobre, no prefácio do livro “Vendedor Rico - Série O Guia do Pai Rico”, de Blair Singer (editora Campus). Vendas e liderança são inseparáveis pois pretendem persuadir, influenciar, convencer. Mas um dos grandes obstáculos que atrapalham os negócios ou mesmo a consolidação de uma empresa é a repulsa por vendas ou a incapacidade de vender. No entanto, assim como há repórteres que “farejam” notícia, também há vendedores que farejam clientes potenciais. A partir disso, com humor, criatividade, valiosas lições e dados úteis, o autor disseca no livro a arte de vender e expõe o programa de treinamento SalesDog. Este programa estabelece curiosa analogia com os cães fíéis amigos do homem -, estes animais perseverantes, corajosos, dedicados, insistentes, que não desistem diante de uma rejeição, enfim, dotados das qualidades necessárias de um supervendedor.
Apesar de alguns pequenos pontos de imprecisão narrativa, Enigma é um suspense inteligente, envolvente e de trama bem pensada. Ambientado principalmente em Bletchley Park, o super-secreto quartelgeneral dos decifradores de códigos britânicos durante a 2a Guerra Mundial, o filme é suficientemente fascinante para chamar a atenção até mesmo dos espectadores que ainda não tinham nascido quando a Guerra do Vietnã terminou. Mais uma vez o diretor Michael Apted (Medidas Extremas, O Mistério do Parque Gorky, Nunca Mais) mostra que suspense é com ele mesmo. Adaptado por Tom Stoppard de um romance de Robert Harris, Enigma tem como herói um jovem matemático brilhante, porém psicologicamente vulnerável, Tom Jericho (Dougray Scott). E marca a volta de Kate Winslet, de Titanic.
estadual é o de Altineu Côrtes, que foi recepcionado no palacete da família Lamy. Reunindo 80 amigos, Nelson Lamy Filho fez uma recepção alegre, e a receptividade foi sensacional. No COUNTRY: na Vieira Souto, o eixo Rio e Niterói estará presente, para recepcionar a niteroiense (há muito radicada no Rio), Gilda Valle Briggs, que faz aniversário e festeja ao lado do neto Francisco. MUDANÇA: Carlos Renato e Maria Diva Paz Lima Ferreira Menezes mudam do Ingá para uma bela casa em São Francisco. DA COLÔMBIA: a socialite Fátima Paz Lima recebendo os netos que moram na Colômbia, ocasião que aproveita para viajar pelo Estado. Férias maiores foram na Fazenda Barra Sul, do usineiro José Carlos Menezes que, com Renée, recebeu o grupo com a maior fidalguia. Quem
força na retina O DEPUTADO Moreira Franco, que tem mulher - a estilista niteroiense Clara Vasconcellos Torres, dona da Tessuti - ganhando alto salário no Senado, sem ir lá bater o ponto e cumprir labuta, almoçava outro dia no Clube Ginástico, no Centro do Rio, rodeado de apaniguados. Quem estava de fora pensou tratar-se de uma estrela maior do cinema americano - mais pela empáfia do que pela aparência, claro -, e não de um personagem da política; ele com aquele ar de senhor de engenho, pescoço ereto, sem dirigir a palavra até ao garçon – tipo eu sou o máximo. Não lo é, diria o velho Jânio.
durante muito tempo frequentou a centenária fazenda foi Moreira Franco. E outros VIPs da política. CENTRAL: o clube mantém a tradição, e o aniversário foi comemorado com todos os convidados a rigor. Smokings e longos. Muito a propósito, as primeiras sedes do clube foram no Ingá, e a última, na Presidente Pedreira, 138. Depois, a mudança definitiva para a Praia de Icaraí. SORTEIO: doze socialites se reúnem mensalmente para almoço. Só que, na hora de pagar a conta, elas também entregam cada uma, num envelope, 100 reais. Depois do café, o sorteio. Quem ganhar, sai com R$ 1.200,00 limpinhos. E a sortuda vai direto para Moreira César, onde faz uma farra de compras. O último almoço aconteceu no Mariu´s. URNAS: Professor Cícero Fialho rindo de orelha a orelha. Foi reeleito, apesar das previsões contra, reitor da UFF.
Seu nome em evidência 21-92365077
...as vendas diminuíram; os clientes sumiram?... Está na hora de melhorar esta rima. Mas você não precisa perder tempo procurando palavras. A MAGO IDÉIAS PRODUZ O SEU IMPRESSO, LANÇA O SEU PRODUTO, PROMOVE O SEU SERVIÇO. 2622-4531. O número que equivale a um dicionário inteiro de idéias.
Foto de Luiz Paulo Nogueira Filho
entrevista
Altineu: ‘quero fazer política com seriedade’
estudante de Direito Altineu Côrtes, 33 anos, tenta se eleger para a Assembléia Legislativa, querendo manter a tradição da família na política. Seu tio-avô, Altineu Côrtes Pires, foi vereador em Niterói, e deputado estadual por dois mandatos consecutivos, e seu avô materno, José Jorge Côrtes Freitas, o Zeca do Tecido, foi vereador em São Gonçalo. “Não sou de falsas promessas. Quero fazer política com seriedade, com sinceridade. Sou dos que cumprem o que tratam”.
O
Por que um jovem com boas perspectivas de futuro resolve entrar para a política? ALTINEU- Cansei de ser enganado pelos políticos que nos cercam. A maioria promete e não cumpre. Como espera convencer o eleitor que não o conhece? ALTINEU- Trabalho desde muito cedo. Sou uma pessoa determinada. Vou olhar nos olhos de cada um, e eles saberão que estou sendo sincero quando digo
que o meu ideal é trabalhar pelo bem comum. Qual projeto pretende apresentar caso seja eleito, logo no início do mandato? ALTINEU- Vou empenhar-me para que Niterói, São Gonçalo e outros munícipios tenham voz. Para que sejam respeitados, atendidos em suas pretensões de melhoria de qualidade de vida. Qual o maior problema dessas cidades no
flash
O ator Erik Marmo não perde a oportunidade de visitar o MAC. Sempre que pode, lá está ele... CASAMENTO: um casamento vai agitar Niterói. O defensor Público Luiz Fabiano de Faria vai se casar com Rachel Benigno. O religioso e a festa acontecerão na Maison Cascade, dia 24. Os dois eventos no mesmo lugar darão muita comodidade aos convidados. ALMOÇO: a Associação Niteroiense de Escritores (ANE) festeja seus 20 anos de vida com almoço na sede da Associação Médica Fluminense. Na ocasião, entrega os prêmios aos vencedores do concursos de Poesias Jacy Pacheco, e de Contos José Cândido de Carvalho. SEDE: há muito tempo pedida, até hoje, a ANE não conseguiu da Prefeitura uma sede para se instalar. Hoje, seu endereço é uma caixa postal, o que é uma vergonha e um desrespeito aos intelectuais. Já foi solicitada audiência ao prefeito Godofredo Silva Pinto para solução do problema. Vamos aguardar. PRÊMIO: campista de nascimento, José Cândido de Carvalho sempre viveu em Niterói. Autor de O Coronel e o Lobisomem, e de outras obras, JC chegou à Academia Brasileira de Letras, mas mesmo como imortal, uma homenagem calou fundo ao seu coração: a Medalha Araribóia. Honraria que até hoje é usada por sua viúva, Mely Bezerra de Menezes, em grandes ocasiões. BRIGA: não convidem para a mesma mesa o vereador Paulo Eduardo Gomes e o prefeito Godô. Apesar de serem do mesmo partido, eles preferem ficar a quilômetros de distância. PASSAPORTE: Presidente da Pestalozzi do Brasil, Lizair Guarino circula na Europa. VISITA: a atriz Sônia Braga visitou o Museu de Arte Contemporânea. E deixou no livro de ouro um registro amável. INGÁ: o bairro bate um recorde. Jamais se viu tantas farmácias por lá. E o interessante: de modo geral, seus moradores apresentam um aspecto saudável. Antes assim.
momento? ALTINEU- Falta tudo em São Gonçalo, embora tenha havido muitos avanços ultimamente. As dificuldades são provenientes da falta de recursos estaduais e federais. O nosso maior problema é o da geração de empregos. Para isso, há de haver maiores incentivos para que em SG se instalem novas indústrias de grande porte. Em Niterói, existem os mesmos problemas, que são camuflados pela beleza da Zona Sul da cidade. Por exemplo, há carência total na comunidade em frente ao Museu de Arte Contemporânea, como em diversas outras, em toda a cidade. Como anda a Educação nestes municípios? ALTINEU- Educação é a base de tudo. Quando tiramos as crianças das ruas, e as colocamos nas salas de aula, estamos lhes dando conhecimento e cidadania, e evitando que se desviem do caminho certo. Precisamos de recursos para construir mais escolas, preparar mais programas educacionais. A Saúde ainda preocupa?
Altineu Côrtes critica os políticos que prometem e não cumprem ALTINEU- Claro que sim, e muito. Os anos passam e as filas para atendimento nos hospitais e postos de saúde continuam. É papel do político não se omitir. Isso me revolta muito. Um programa de prevenção às doenças é por demais necessário. Faltam mais investimentos dos governos estadual e federal. O Hospital Antonio Pedro, por exemplo, está saturado, com os equipamentos parados por falta de manutenção. Vou lutar por sua modernização. Existem profissionais excelentes na área de Saúde. Precisamos dar boas condições de trabalho a eles. O que falta para que haja mais empregos? ALTINEU- O Brasil
atravessa um período bastante turbulento em sua economia. São Gonçalo sofre esses reflexos. Niterói também. É preciso incentivar os empresários, com a redução do ISS e do ICMS, por exemplo. Linhas de crédito também devem ser abertas, a juros menores, e sem muitas complicações e exigências. São Gonçalo já foi o quarto parque industrial do Estado, quando tínhamos a Eletroquímica, Fiat-Lux, Indústria de Papéis Alcântara, Vidreira, Cimento Mauá, Ron Merino, etc. Precisamos reconsquistar as grandes indústrias. Qual a solução para diminuir a criminalidade? ALTINEU- É preciso mudar a base. Não adianta colocar policiais nas ruas, se
a origem de toda a violência está na falta da educação, de saneamento básico, de emprego. Temos um alto índice de desemprego. Faltam condições sociais para que o indivíduo sustente a sua família. Daí para o crime, é um passo. Por que alguns municípios recebem mais recursos, e outros menos? Falta coragem e personalidade. Se o político não sabe se impor, não conseguirá fazer com que os municípios que ele representa sejam devidamente respeitados junto ao Executivo. Conheço alguns políticos exemplares, e outros que nunca deveriam ter ingressado na vida pública. Sou daqueles que cumprem o que tratam.
Diva Helfany
AO COMEMORAR 50 anos de ballet, no Teatro Municipal de Niterói, a coreógrafa Helfany Peçanha foi aplaudida por quatro gerações de bailarinos. As mestras Tatiana Leskova e Dalal Achcar foram as primeiras a abraçá-la. Radicada na França há três décadas, a bailarina Ivone Meyer veio de Paris especialmente para a ocasião. Emocionada com a chuva de pétalas de rosas no TATIANALESKOVA,HELFANYPEÇANHA,COMEMORANDO50ANOSDECARREIRA, final do espetáculo, Helfany fez um dos discursos mais EDALALACHCAR,TRÊSDAMASDOBALLET... engraçados de todos os TAPAS: tapas e bofetões que nada tem a ver com tempos, ao agradecer aos filhos, Niterói, e que foi acusado de explodiram na Câmara netas e a sua cabeleireira, sua instalar “gato” para ter Municipal de Niterói, entre manicure e seu iluminador. “Eles energia elétrica sem pagar os vereadores Rodrigo não me cobraram nada”, enfatizou. Neves e Marival Gomes. Péssimo exemplo. APLAUSOS: a mais antiga Defensora Pública do Estado é a mestra Maria Nice Leite Miranda, cantagalense de nascimento, mas niteroiense de coração. Viva a doutora! GALHARDETE: em quase todos os postes, aparecem galhardetes com o nome de Recarey. Sabe quem é ele? Filho do Chico Recarey, o homem da noite carioca,
em suas casas noturnas. Vamos prestigiar gente nossa, leitor! RARIDADES: quem visita a Livraria Ideal, na Visconde de Itaboraí, 222, fica emocionado. Seu dono, o intelectual Carlos Mônaco, é dono de raridades, como álbuns mostrando fotos de Niterói antiga. A Praia de Icaraí, no tempo em que era um areal, a Estrada Fróes com apenas uma casa (a de Vicente Migliora ) a Pedra do Índio com “cabelo” e tudo, e mais fotos de assombrar. Vale uma visita.
OAB comemora 175 anos dos cursos jurídicos no Brasil Neste mês de agosto, a 16ª Subseção da OAB, em Niterói, programou uma série de eventos para comemorar uma data muito especial: os 175 anos da fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil. Centenas de advogados estão sendo homenageados através de palestras, caminhada na praia, churrasco, jogo de futebol, apresentação de coral, jantar e missa em ação de graças. Tudo vem acontecendo desde o último dia 10 de agosto.
estilo
patchwork
por Philomena Moreno
1
Biquínis de inverno
1- Márcio Gomes, Elzita Bittencourt do Valle, Gilda Briggs e Ronaldo do Valle em noite de festa. 2 - Caetano Veloso no MAC; 3 - Fernanda Torres no mesmo cenário; 4 - Marisa Monte debruçada sobre a Praia da Boa Viagem; 5 - Marcio Garcia e Andrea Santa Rosa também em visita ao MAC.
2
3 por Gina Tabasco ão custa nada falar de biquínis neste inverno, já que não pára de fazer calor. Itacoá está cheia, Camboinhas, idem, e daí que a griffe Rosa Chá lançou coleção de roupas de praia dignas de uma Gianne Albertoni, que aparece na foto. Vale todas as cores. E flores. Valem as bossas costumeiras lacinhos do lado, sunquini (a parte de baixo mais larga, feito sunga), estilo cortininha na parte superior, vale - importante - o maiozão olímpico, sem deixar muito do derrière à mostra. Pode tudo, como bem prega a editora de moda Erika Palomino. Sem regras, sem imposições, viver e não ter a vergonha de ser feliz. Bronzeie-se, e bem, neste inverno. Pode ser que faça frio no verão.
N
5 4
Estrela
Violonista mineiro ganha concurso no Teatro Municipal O violonista mineiro Aliéksey Vianna venceu o I Concurso Nacional de Violão - Homenagem a Fred Schneiter, realizado pelo Teatro Municipal de Niterói e a Associação de Violão do Rio de Janeiro. Além da peça de confronto - Passacalha para Fred Schneiter (Edino Krieger) -, Aliéksey Vianna interpretou Fantasia Carioca (Sérgio Assad) e Sonata (Alberto Ginastera) na prova final. Em segundo lugar ficou o gaúcho Thiago Colombo de Freitas e em terceiro o paulista (radicado em Tiradentes, MG) Michel Barboza Maciel. Aliéksey Vianna ganhou o Prêmio Prefeitura de Niterói, no valor de R$5 mil, um violão assinado por Mario Bezerra, a gravação de um CD pelo selo Niterói Discos e recitais no Theatro Arthur Azevedo (São Luís, MA), na Villa Riso (Rio), na Rádio MEC (programa Sala de Concerto, com transmissão ao vivo), na série Uerj Clássica, na Sala Fred Schneiter, no ateliê Arte Sumária (Rio) e no Teatro Municipal de Niterói. O júri formado pelo maestro Edino Krieger e pelos violonistas Henrique Pinto, Jodacil Damaceno, Leo Soares, Luís Carlos Barbieri, Maria Haro, Mario Ulloa, Nicanor Teixeira, Nícolas de Souza Barros e Paulo Pedrassoli atribuiu o Prêmio Especial Melhor Intérprete de Passacalha Para Fred Schneiter a Aliéksey Vianna; o Prêmio Especial Melhor Intérprete da Obra de Fred Schneiter ficou com o niteroiense Marco Antonio Correia Lima; e a Menção Honrosa, com o também mineiro Marcos Flávio
6
cultura
Aliéksey já tocou em varias das mais importantes salas de concerto do mundo Nogueira da Silva. Alieksey Vianna é hoje um dos mais reconhecidos violonistas brasileiros de sua geração. Nos últimos anos, ele foi premiado em vários dos mais importantes concursos de violão do mundo: 1º prêmio no VI Concurso Internacional de Guitarra Manuel M. Ponce, VIII Concorso Internazionale Citá di Mottola, 1998 Portland Festival Solo Guitar Competition e no I Concurso Nacional de Violão Jose Lucena Vaz, 2º no XVI Guitar Foundation of America International Competition, Stotsenberg International Guitar Competition e no II Festival Internacional de Guitarra da Trofa, 3º no X Prêmio Eldorado de Música e no I Certamen Internacional de Guitarra Julián Arcas. Ele foi o único violonista finalista do Prêmio Icatu-Hartford de Artes 2001 e também ganhou o Tucson Jazz Society Award 1995 e o Herb Ellis Award como melhor guitarrista do Lionel
Hampton Jazz Festival 1997. Um artista de âmbito internacional, Aliéksey já tocou em varias das mais importantes salas de concerto do mundo, dentre elas o Carnegie Hall de Nova Iorque, o Yerba Buena Center for the Arts de San Francisco, a sala Nezahualcóyotl da cidade do México e a Sala Ester Mesquita de São Paulo. Como solista ele se apresentou frente à Orquestra Sinfônica de Campinas e ao quarteto de cordas Knifkvarteten, e em recitais no Brasil, Estados Unidos, México, Canadá, Suécia, Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e França. No último mês de maio, Aliéksey integrou o septeto regido pelo legendário maestro e compositor Pierre Boulez, tocando a peça Le Marteau Sans Maitre no Carnegie Hall. Nessa ocasião, o crítico Anthony Tommasini, do jornal New York Times, elogiou sua performance como “vibrante e incisiva”.
6 - O escritor português José Saramago em tarde de papo-cabeça no museu da Boa Viagem.
7 - A atriz Mel Lisboa também não resistiu à fama do lugar e veio ver o MAC.
7
Seu nome em evidência 21-92365077