Revista do Câncer - HSL

Page 32

Matéria de Capa 5. Muito bem tolerada por pacientes idosos em más condições clínicas 6. Menor risco de impotência 7. Colocação precisa e distribuição homogênea das sementes na próstata 8. Aplicação única 9. Tempo de colocação das sementes cerca de 30 minutos 10. É o único método da RT em que se vê em tempo real aquilo que está sendo executado 11. Resultados de controle similares a todos os outros métodos nos tumores precoces de próstata Por essas e outras razões, desde junho de 1998 o HSL iniciou o programa de braquiterapia da próstata através do implante de sementes de iodo radioativo, tendo realizado 740 casos. A técnica que antes usava sementes isoladas com maior eficácia passou a ser realizada com as sementes unidas num cordão; maior rigor no seu posicionamento dentro da próstata foi conseguido. Tomografia imediata após o procedimento confere maior controle de qualidade ao método. R Câncer - O senhor poderia explicar o princípio básico da radioterapia? E qual a eficácia da mesma? Dr. João Luis - A ação da radiação na célula tumoral se dá basicamente de 2 formas: efeito direto (em que pequena porcentagem das células morre) e indireto (que causa a morte lenta das outras células do tumor). O detalhe fundamental é a quebra do DNA, inviabilizando a capacidade reprodutora das células tumorais. A RT assim como a cirurgia é um tratamento localizado e é tanto mais eficaz quanto maior a dose que se possa fazer no tumor. Porém, em algumas regiões (cérebro, pulmões, etc) os tecidos sadios vizinhos ao câncer inviabilizam os altos níveis de dose idealizados. A alta taxa de cura (> 85%) dos tumores da próstata tem relação direta com a capacidade de se executar doses muito altas de RT nesta glândula. Hoje já se consegue, por exemplo, nos tumores de pulmão menores que 4 cm, se circunscrever doses altíssimas com grande chance de cura. R Câncer - Poderia nos dar um panorama da evolução das máquinas de radioterapia. 32 32

Dr. João Luis - A RT pode ser caracterizada sob 2 ângulos: • Braquiterapia, tratamento em que se usam fontes radioativas colocadas junto do tumor, por exemplo, sementes de iodo ou irídio ou fios de irídio. Foi desta maneira que a RT foi descoberta e iniciada. • Teleterapia ou RT externa, quando a fonte radioativa está localizada a uma certa distância do paciente. As máquinas mais utilizadas são os aceleradores lineares.h Para se liberar a radiação no tumor, os métodos de imagem (raios-X, ultra-som, tomografia, ressonância magnética e PET/CT) acabaram sendo fundamentais para a evolução das máquinas e dos métodos de tratamento. Antigamente se falava em RT de 2 dimensões, pois a posição do tumor era estimada graças ao exame clínico e/ou raios-X simples. Não se tinha a noção tridimensional, espacial, da localização do tumor e das áreas sadias adjacentes. Este conceito se materializou não só com o avanço da imagem, mas com a era digital que se incorporou na prática diária. O salto foi maior ainda quando se agregou à era 3D a consideração dos movimentos dos órgãos com a respiração; ou seja, quando se trata por exemplo um tumor de pulmão, durante a irradiação, existe uma variação de posição do mesmo. Isto hoje pode ser minimizado. Esses conceitos é que de maneira simplista caracterizam o que chamamos Radioterapia guiada por imagem (IGRT) ou RT de 4 dimensões. R Câncer - O senhor acha que com o decorrer dos anos poderemos contar com aparelhos que acertarão a região do tumor com mais precisão e menos efeitos colaterais? Dr. João Luis - Para acompanhar todos esses avanços da imagem, os aparelhos hoje estão sendo desenvolvidos para ter capacidade de dirigir a radiação cada vez mais circunscrita ao tumor que a imagem nos permite visualizar. Além da maior precisão dos campos de radiação, doses mais altas e rápidas passaram a ser usadas. Desta forma, tratamentos antes realizados em 5 a 6 semanas podem hoje ser realizados em 5 ou 6 dias. Ou mesmo em dose única. Por exemplo, tumores pequenos do cérebro tratados através de uma técnica chamada radiocirurgia.

Revista do Revista do Câncer Câncer


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.