Yoga Absoluto

Page 1


© COPYRIGHT - TODOS DIREITOS RESERVADOS. De maneira alguma é legal reproduzir, duplicar ou transmitir qualquer parte deste documento em meios eletrônicos ou em formato impresso. A gravação desta publicação é estritamente proibida e qualquer armazenamento deste documento não é permitido, a menos que seja com permissão por escrito do editor. Todos os direitos reservados. As informações fornecidas aqui são declaradas verdadeiras e consistentes, pois qualquer responsabilidade, em termos de desatenção ou de outra forma, por qualquer uso ou abuso de quaisquer políticas, processos ou instruções contidas é de responsabilidade total e solitária do leitor destinatário. Sob nenhuma circunstância qualquer responsabilidade ou culpa legal será mantida contra o editor por qualquer reparação, dano ou perda monetária devido às informações aqui contidas, direta ou indiretamente. Os autores respectivos possuem todos os direitos autorais não detidos pelo editor. AVISO LEGAL Este livro está protegido por direitos autorais. Ele é destinado apenas para uso pessoal. Você não pode alterar, distribuir, vender, usar, citar ou parafrasear qualquer parte ou conteúdo deste livro sem o consentimento do autor ou proprietário dos direitos autorais. Uma ação legal será adotada se isso for violado. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE Observe que as informações contidas neste documento são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Todas as tentativas foram feitas para fornecer informações completas precisas, atualizadas e confiáveis. Nenhuma garantia de qualquer tipo é expressa ou implícita. Os leitores reconhecem que o autor não está envolvido na prestação de aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional. Ao ler este documento, o leitor concorda que, sob nenhuma circunstância, somos responsáveis por quaisquer perdas, diretas ou indiretas, incorridas como resultado do uso das informações contidas neste documento, incluindo, entre outras, erros, omissões ou imprecisões. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail: suporte@yogabsoluto.com Boa leitura www.yogabsoluto.com



INTRODUÇÃO O yoga é uma prática considerada distinta pela maioria das pessoas. É bastante diversificado, e os praticantes têm expectativas diferentes quando iniciam. Isso é perfeitamente aceitável. Independentemente se o seu objetivo é uma iluminação maior, um corpo mais tonificado e musculoso ou o alívio de doenças, existe um tipo de yoga para você. Este livro atuará como um guia. A filosofia do yoga existe há 5.000 anos. É um poder inegável de permanência. O yoga não é só um “exercício”, é uma filosofia, um modo de pensar, diferente de uma religião. Na Índia antiga, a palavra “yoga” significava “união”. Refere-se a uma união do seu ser por completo, ou seja, mente corpo e espírito. Essa união é alcançada através de posturas físicas, frequentemente chamadas de “asanas”, embora asana seja apenas um dos muitos tipos de yoga. Essas posturas visam intensificar a consciência da mente e do corpo, o que faz do yoga um corolário natural à meditação. Os pesquisadores de hoje estão descobrindo os muitos benefícios do yoga. Além de conseguir aumentar o nível de espiritualidade, ele tem a capacidade de curar muitas enfermidades e doenças, especialmente estresse, distúrbios do sistema imunológico e problemas cardíacos. O yoga também proporciona maior flexibilidade, o que pode reverter o processo de envelhecimento. As práticas de yoga mais vigorosas são consideradas exercícios cardiovasculares. Aliado a uma dieta adequada, você conseguirá perder peso. Os tipos mais leves de yoga não trazem benefícios cardiovasculares, portanto lembre-se de realizar exercícios adicionais. Por que as pessoas estão se interessando pelo yoga? O motivo mais comum é para aprimorar a flexibilidade e a saúde física. No entanto, além dos benefícios físicos, o yoga impulsiona o poder mental e abre caminho rumo à iluminação espiritual. Para muitos, é o despertar espiritual que transforma o yoga em uma parte importante de suas vidas. Trata-se de um desenvolvimento gradual, mas maravilhoso, e uma oportunidade de crescimento pessoal. A essência do yoga é sempre tornar-se uma versão melhor de si mesmo.



6|53

+ Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

As pessoas praticam yoga há milhares de anos. Embora o objetivo original fosse alcançar um nível espiritual mais elevado, tornou-se evidente que o yoga beneficia o indivíduo como um todo. Pesquisas científicas modernas têm demonstrado os tremendos benefícios à saúde geral provenientes de um estilo de vida de yoga. Sim, o yoga aprimora o corpo, mas pesquisas científicas surpreendentes revelaram que ele também altera o cérebro. Trata-se de se tornar uma versão melhor de si mesmo e entrar em contato com seu ser verdadeiro e autêntico, à medida que o cérebro se torna mais organizado. Isso nos mantém concentrados no presente. Embora o yoga inicie no tapete, ele se estende ao nossos dias por completo, ao passo que mais compaixão e consciência se tornam partes de nossas vidas. O yoga não proporciona riquezas incalculáveis, apesar de seus benefícios físicos serem notáveis. O mundo já está cheio de abundância, muitas das quais ignoramos. A verdadeira beleza do yoga é que ele nos leva ao presente, conectando-nos à abundância que está sob nosso domínio. Uma vida melhor e mais realizada entra em nosso alcance quando desapegamos e simplesmente aceitamos o que já temos. Cada postura de yoga, que geralmente envolve alongamentos, tem seu próprio objetivo e benefício. O praticante se torna consciente da tensão e aprende a liberá-la. As posturas de yoga são muito específicas, e a perfeição vem com a prática, mas não é o objetivo final. O yoga envolve muito alongamento, mas, mais importante do que isso, cria equilíbrio ao aumentar a flexibilidade e a força. Independentemente do tipo de yoga que você praticar, seu corpo e mente simplesmente são aprimorados. O yoga é extremamente diversificado e individual, o que torna importante trabalhar em seu próprio nível de conforto. Não use a pessoa ao seu lado na aula como guia, nem mesmo o professor. Trabalhe as posturas da maneira mais adequada para você. Não se trata de um concurso de velocidade e você não tem nada a provar. O yoga é um compromisso vitalício, não uma competição.


YOGA ABSOLUTO

7|53

Mesmo se você não estiver acostumado a se exercitar, pode praticar yoga. Talvez você não seja tão flexível quanto a pessoa ao seu lado, mas chegará lá. O yoga é sempre um trabalho em andamento e nunca uma competição. E, embora seja uma prática física, ele inevitavelmente tocará seu lado espiritual, unificando sua mente e seu corpo. Pesquisas realizadas ao longo do século XX descobriram uma infinidade de benefícios físicos provenientes da prática de yoga.

ALÍVIO DO ESTRESSE Nossas vidas são repletas de estressores diários, e sabemos que o estresse pode causar danos tremendos ao corpo e à mente. Seu chefe quer ter uma conversa, seu cônjuge está chateado, a parcela do financiamento está vencida e seus filhos querem as chaves do carro. Só mais um dia típico. Manter as posturas de yoga, alongar os músculos, concentrar-se no presente e respirar profundamente e lentamente nos ajuda a alcançar um estado de maior relaxamento e harmonia. Somos capazes de escolher a resposta ao estresse conscientemente, em vez de ficarmos à mercê dele. Permanecer calmo em circunstâncias difíceis é uma escolha, e o yoga pode fornecer as ferramentas.

YOGA E ALÍVIO DA DOR Estudos comprovaram que praticar yoga pode proporcionar um tremendo alívio a indivíduos que sofrem de esclerose múltipla, artrite e outras condições crônicas. Discutiremos seu incrível efeito sobre o sistema autoimune e o sistema cardiovascular em outros capítulos.

YOGA E RESPIRAÇÃO O yoga combina movimentos físicos com respiração. Uma respiração mais lenta e profunda pode aliviar o estresse.

YOGA E FLEXIBILIDADE O yoga envolve muito alongamento, o que fortalece os músculos. Como impacta o corpo inteiro, ele proporciona flexibilidade e elasticidade da cabeça aos pés. Além disso, afrouxa músculos tensos e nos ajuda a ficar mais relaxados.

YOGA E MANUTENÇÃO DO PESO O yoga não queima tantas calorias quanto outros regimes de exercícios, porém aumenta a consciência corporal. Os praticantes de yoga tornam-se mais conscientes do que se alimentam e do efeito que esses alimentos têm sobre a saúde. Isso geralmente promove hábitos alimentares saudáveis melhores e uma perda natural do peso indesejado.

O guia completo para iniciantes do yoga


8|53

+ Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

YOGA E CIRCULAÇÃO Se o seu sangue não estiver suprindo seu corpo e seu cérebro com oxigênio da forma apropriada, sua saúde sofrerá. Você precisa de uma circulação adequada para o funcionamento do cérebro, energia e crescimento de células. A circulação lenta pode causar danos nos nervos e nos tecidos, coágulos sanguíneos, tonturas, entre outros problemas. O alongamento completo na maioria das posturas de yoga melhorará a circulação. A Postura Do Camelo descrita neste livro é uma excelente maneira de aprimorar a circulação.

YOGA E SAÚDE CARDÍACA Para pacientes que passaram por uma cirurgia cardíaca, sofrer de depressão e ansiedade é um resultado natural. O yoga pode ajudar no gerenciamento desse tipo de estresse pós-operatório. Também pode reduzir a pressão arterial, servindo como uma medida preventiva ao coração. Os benefícios específicos à saúde cardíaca serão discutidos em um capítulo separado.

NÃO TEM POR QUE SE APRESSAR – USE O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO Esses benefícios demorarão para serem alcançados. O yoga não é um programa milagroso de duas semanas. Portanto, ao iniciar suas sessões de yoga, dedique tempo suficiente para que os resultados se manifestem. Você deve presenciar uma diferença significativa em aproximadamente dois meses. Independentemente de qual seu objetivo ao praticar yoga, você notará um aperfeiçoamento em todos os aspectos do seu ser.



10|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

O yoga tornou-se uma tendência nos dias de hoje, à medida que os praticantes, com suas calças e tapetes de yoga, seguem em direção aos populares estúdios de yoga para participar de sessões semanais. O que muitos desses yogis da moda provavelmente desconhecem é a história longa dessa prática, que remonta aos tempos antigos da Índia e suas raízes espirituais. Grande parte do que consideramos yoga existe há apenas 150 anos. Enquanto as pessoas praticam yoga atualmente visando a saúde, suas raízes estão entrelaçadas no espiritualismo rico , que levou uma vida inteira para ser dominado. Para os yogis antigos, o yoga era um estilo de vida. O yoga foi mencionado pela primeira vez por volta de 1500 aC na literatura hindu. Nos primeiros escritos, em sânscrito tradicional, o termo yoga, que significa jugo, se referia a um guerreiro moribundo subindo ao céu e alcançando um poder superior. O conceito original de yoga era claramente elevar quem merecia a um nível superior, para conectar-se ao universo como um todo. Para os budistas antigos, o yoga não era uma disciplina específica. Ele nasceu do desejo de alcançar metas espirituais e controlar a mente e o corpo em direção a elas. Esses líderes espirituais reconheceram que o homem é falível, mas tem capacidade de aprimorar mudando o pensamento disfuncional. Também reconheceram o poder da mente em proporcionar paz interior e aliviar o sofrimento, ampliando a consciência individual e tornando-se aberta a novas ideias. Eles já compreenderam o básico da conexão mente/corpo. O yoga, incluindo a meditação, foi e ainda é uma busca por conhecimento. Praticantes antigos pensavam, corretamente, como se percebe, que o conhecimento promoveria um nível mais alto de consciência e existência. Escritos antigos descrevem vários níveis de ser, com o aumento do conhecimento levando o praticante ao próximo nível, sendo visto como um processo que, para muitos, abrangeu uma vida inteira de aprendizado. O yoga, a parte física da conquista da iluminação, servia para preparar o caminho rumo à meditação, que era de natureza espiritual. O lado físico do yoga começou a surgir por volta de 500 d.C. Por volta do século III, o yoga era uma prática budista estabelecida, envolvendo uma busca espiritual por meio da meditação. Esse é o período clássico, em que os escritos de Vyasa introduziram os muito importantes Sutras do Yoga, que listam-no como uma condição prévia para uma existência superior. Por vários séculos, o yoga se tornou uma prática aceita para alcançar valores pessoais importantes, embora ainda estivesse longe do conjunto de posturas existentes hoje. Mais meditativo, a intenção era ajudar a “transcender” o sofrimento humano e superá-lo. Também foi usado para ampliar ou aprofundar a consciência como um caminho para a iluminação pessoal. O yoga era visto como um meio de superar o destino e recuperar o controle do ser. O início do treinamento e controle da mente emergia claramente. Até o século XV, enquanto o Ocidente estava em constante conflito e guerra, o budismo oriental se concentrava na paz de espírito. A diferença entre uma mentalidade ocidental e oriental passou a se tornar mais perceptível. A essa altura, a ênfase do yoga muda da dor transcendente à alcançar um plano mais elevado de existência. O próprio homem se tornará uma divindade. Em meados do século VIII, o hatha yoga, uma mistura de posturas e meditação, entrou em prática. É o começo do yoga “moderno”, como conhecemos hoje.


YOGA ABSOLUTO

11|53

YOGA MODERNO O yoga, a antiga busca espiritual do budismo, chegou ao Ocidente somente no século XIX. Isso coincidiu com um interesse pela cultura indiana como um todo, graças ao crescente comércio de especiarias. A cultura ocidental se intrigou com os escritos de Swami Vivekananda, um monge que viajou para a Europa e introduziu a intelligentsia nos escritos espirituais budistas, especialmente nos Sutras do Yoga do século IV, que envolve limpar a mente de pensamentos indesejados e aprender a se concentrar em uma única coisa. O yoga, como o conhecemos hoje, tornou-se popular nos EUA na década de 1940, quando jovens americanos começaram a participar de aulas. Na década de 1980, os conhecidos benefícios do yoga à saúde intensificaram sua popularidade, embora a prática fosse considerada mais física do que espiritual pela maioria dos praticantes. Por volta do século XXI, os devotos do yoga americano aumentaram de 4 milhões na virada do século para 20 milhões em 2011. Esse aumento na popularidade deve-se principalmente à intensificação dos estudos científicos sobre os inúmeros benefícios do yoga, especialmente o alívio da estresse. Sendo espirituais ou não, as pessoas desejam aprimorar a própria saúde. Muitos, no entanto, continuam buscando elevação mental e física. O yoga proporciona ambos. Embora dominar os aspectos físicos do yoga seja importante, é igualmente crucial não negligenciar os benefícios espirituais. O yoga é mais do que postar selfies no Instagram. Milhares de anos atrás, o yoga era uma preparação para a iluminação espiritual da meditação. A intenção era preparar e relaxar o corpo para a prática meditativa. É importante não se esquecer disso.

O guia completo para iniciantes do yoga


12|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

Para alcançar seu lado espiritual, lembre-se das Sete Leis Espirituais do Yoga: 1 - Você tem um potencial ilimitado. O objetivo do yoga é alcançar um nível alto de consciência. 2 - O universo é repleto de abundância. Para receber, aprenda a dar. 3 - Compreenda a lei universal de causa e efeito, conhecida como karma. Suas ações, independentemente se forem positivas ou negativas, serão devolvidas na mesma medida. 4 - Não resista às forças vital. Seus desejos se manifestarão quando você menos resistir. 5 - Seja específico quanto aos seus desejos e intenções. 6 - Pare de lutar e permaneça aberto a todas as oportunidades que surgirem em seu caminho. 7 - Conheça qual é o seu verdadeiro propósito na vida. A meditação, que será discutida no capítulo final deste livro, o ajudará a alcançar as leis espirituais do yoga.



14|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

O objetivo do yoga sempre foi conectar a mente ao corpo. Isso é o que os budistas tinham em mente milhares de anos atrás. Mesmo naquela época, era evidente que, quando sua mente e seu corpo funcionam como um, o seu ser se torna mais saudável, mais consciente e é capaz de funcionar em um nível superior. Mas como exatamente a mente e o corpo estão conectados? As pessoas que estão cientes de seus pensamentos e sentimentos estão melhores equipadas para lidar com o estresse e as adversidades da vida. Eles constroem relacionamentos melhores e mais saudáveis. Por fim, eles acreditam em sua capacidade de alcançar sucesso. Todos enfrentamos contratempos. É como lidamos com eles que faz a diferença. O bem-estar emocional dificilmente será algo constante. Eventos inesperados podem levar à depressão, ansiedade, estresse e confusão. Perder um emprego, lesões físicas, a morte de alguém que amamos ou o fim de um relacionamento podem causar transtornos emocionais. Até mesmo eventos positivos, como uma casa nova, casamento ou um emprego novo, podem causar ansiedade ao enfrentarmos o desconhecido. Quando nossa mente experimenta turbulências, o corpo responde imediatamente. Como um lembrete, o corpo está lá para lhe dizer que nem tudo está bem e o faz de várias maneiras, como desenvolvendo pressão alta, úlcera, insônia etc. Esses sintomas são manifestações físicas de uma mente ansiosa. Quer percebamos ou não, a mente e o corpo funcionam em equipe.

ENTÃO, ONDE O YOGA ENTRA NISSO? À medida que o yoga aumenta nossa consciência mental, nos tornamos mais conscientes das emoções e pensamentos subjacentes. Isso nos permite expressá-los e reconhecê-los, em vez de mantê-los enterrados e apodrecendo. Expressar adequadamente as emoções negativas nos permite lidar com elas e colocá-las para trás. Quando lidamos efetivamente com a negatividade, somos capazes de reconhecer os aspectos mais positivos de nossas vidas. Às vezes, ficamos tão sobrecarregados que não enxergamos mais nada benéfico, mesmo que esteja ao nosso redor. O yoga proporciona as ferramentas necessárias. Sim, o trabalho pode ser estressante, mas vemos que há mais em nossas vidas do que isso. Essa é uma perspectiva saudável que aumenta a qualidade geral de nossa vida. Uma conexão saudável mente/corpo nos fornece a capacidade de lidar com as adversidades à medida que nos tornamos mais resilientes. Resiliência é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida. Ela nos impede de ser vítimas das circunstâncias e nos proporciona maior controle sobre nossas vidas. Podemos fortalecer nossa resiliência através do relaxamento e desenvolvendo uma perspectiva mais calma. Tanto o yoga quanto a meditação são ferramentas valiosas para assumir maior controle sobre nossos pensamentos, sentimentos e nossa vida no geral. Quando estamos no controle, dormimos melhor, nos alimentamos com mais saúde e nos conectamos com outras pessoas em um nível superior. Nossa saúde emocional invariavelmente afeta nosso sistema imunológico, como veremos em outro capítulo. Um sistema imunológico enfraquecido pode deixar o corpo vulnerável a resfriados, inflamações e infecções.


YOGA ABSOLUTO

15|53

A miríade de maneiras pelas quais a mente afeta o corpo ficou mais clara durante o século XX, quando estudos repetidos revelaram como o estresse e as emoções podem estar vinculados e conectados. Felizmente, os médicos modernos estão adotando uma abordagem mais integrada à saúde de seus pacientes. Um número maior deles estão recomendando yoga e meditação, não apenas para o estresse, mas também para doenças cardiovasculares. Discuta os benefícios gerais do yoga com seu médico. Independente do estado de sua saúde mental e física, sempre há espaço para o aprimoramento.

O guia completo para iniciantes do yoga



YOGA ABSOLUTO

17|53

O treinamento de força, geralmente na forma de levantamento de pesos ou crossfit, vem ganhando popularidade. As mulheres especialmente buscam um corpo mais tonificado, musculoso e forte. O aumento da força corporal é importante para prevenir a osteoporose e a perda natural de músculos à medida que envelhecemos. Músculos fortes ajudam a manter as articulações saudáveis e a evitar lesões. Embora os benefícios do treinamento de força sejam óbvios, algumas pessoas questionam se praticar yoga conta para aumentar a força e os músculos. Esse pode ser o caso de homens atléticos, que enxergam o yoga como uma atividade de “garotas”. Mas será que o yoga pode realmente construir força e músculos? Depende do tipo de yoga que você pratica. Alguns tipos de yoga são deliberadamente leves. O Yoga Restaurativo se enquadra nessa categoria. Isso não os torna menos eficazes; apenas significa que mais pessoas, principalmente idosos, podem desfrutar dos benefícios do yoga. Como discutimos, o yoga é para todos. No entanto, existem exercícios de yoga que são exigentes e desafiadores e seriam difíceis até para um homem forte. Posturas como a da Prancha e do Guerreiro requerem apoio do corpo inteiro e certamente desenvolverão músculos e força. Essas posturas fortalecem o corpo como um todo, não apenas músculos específicos que se exercitariam durante o levantamento de peso. As posturas podem ser feitas com pesos de mão pequenos para alcançar resultados máximos. Assim, o yoga pode ser melhor na construção de força do que algumas outras formas de exercícios. Ashtanga e Vinyasa Yoga podem aumentar a força através de uma maior repetição de posturas, especialmente na região superior do corpo e nas pernas. Além disso, manter posturas por um longo período de tempo, como até dois minutos por postura, é um excelente aprimorador muscular. Basta ter em mente que leva tempo para criar esse tipo de resistência. Mas construir músculos é um objetivo individual. Para a construção muscular máxima, os pesos certamente podem ajudar a alcançar resultados mais rápidos. Muitas pessoas usam yoga e levantamento de peso para um aumento significativo. Ao contrário do treinamento com pesos, o yoga não é voltado especificamente para o corpo. É muito mais do que um exercício.

O guia completo para iniciantes do yoga


18|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

Com o levantamento de pesos, você pode construir músculos indefinidamente, simplesmente adicionando pesos adicionais. Se desejar, você pode construir músculos isolados, como as coxas. Com o yoga, você constrói força de maneira mais equilibrada à medida que todos os músculos, grandes e pequenos, são formados. A ênfase está na força e não no volume. Seu corpo se torna mais resistente e permite que você use essa força em todas as atividades físicas, como levantamento e flexão. Em vez de uma pessoa mais musculosa, você se torna um indivíduo mais forte. Você pode incorporar outros exercícios ao seu programa de yoga. Mas o próprio yoga, quando praticado regularmente, continuará a melhorar seu corpo e a adicionar força e flexibilidade. Alongamentos de yoga são amplamente conhecidos por aprimorar a flexibilidade. Flexibilidade e equilíbrio se tornam especialmente importantes à medida que envelhecemos e nos tornamos vulneráveis a lesões. Muitas pessoas acreditam que você precisa ser flexível antes de iniciar a prática de yoga, mas isso é um equívoco. Você pode começar o yoga em qualquer condição física e continuar aprimorando sua flexibilidade. Existem três áreas específicas do corpo que são frequentemente tensas: quadris, ombros e isquiotibiais. Passamos grande parte do tempo inativos e sentados, e esses músculos podem se tornar bastante inflexíveis com a falta de uso. Os alongamentos diários de yoga aumentam drasticamente sua flexibilidade à medida que você fornece um atividade real a esses grupos musculares. Como sempre, não alongue os músculos ao ponto de chegar à dor. Alongue até o limite de seu próprio conforto e em breve você verá os resultados. Agora, vamos discutir outro músculo que pode ser inflexível, o cérebro. Sim, o cérebro é um músculo. Se você tem atitudes restritivas, como acreditar que as coisas devam ser feitas apenas de uma maneira específica, você está limitando seu poder mental. Talvez você já tenha o pensamento formado sobre certos problemas e não veja motivo para explorá-los. O objetivo do yoga é liberar seus poderes mentais, envolvendo mudanças em todas as áreas da sua vida. A combinação de yoga e meditação abre a mente para novas ideias e maneiras de realiza as coisas. Encoraja a curiosidade. Muitas pessoas se apegam a ideias antigas e tradicionais por causa do medo. O objetivo do yoga é aliviar esse medo e abrir novas possibilidades para aprimorar a vida. Praticando yoga, em breve você desfrutará de um corpo mais flexível, além de uma mente que se torne aberta, flexível e curiosa.



20|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

É amplamente conhecido que o exercício, especialmente o aeróbico, tem um efeito positivo na saúde do coração. As doenças cardíacas são as principais causas de morte, pois a placa nas artérias pode bloquear o fluxo natural de sangue. Mais de 600.000 pessoas nos EUA morrem de doenças cardíacas, algo que é totalmente evitável. As principais causas são tabagismo, obesidade, má alimentação e inatividade. Uma vida com yoga geralmente elimina todos esses quatro fatores, garantindo uma saúde cardiovascular melhor. Muitas pessoas fogem da palavra “exercício”, imaginando que precisam estar em uma aula de aeróbico intenso ou correr sem parar. Esses exercícios são benéficos, mas não são os únicos que podem nos ajudar a manter um coração saudável e alcançar uma vida mais longa. O yoga, com suas posturas suaves e desafiadoras, pode trazer os benefícios do exercício aeróbico de uma maneira mais fácil. Houve numerosos estudos comparando praticantes de yoga a quem não pratica nenhum exercício e a quem pratica exercícios aeróbicos regulares. Paralelos às pessoas que não praticavam exercício físico ou esforço físico, os praticantes de yoga mostraram melhorias claras na saúde cardíaca. Eles perderam peso e atingiram uma pressão arterial significativamente menor. O nível de colesterol também melhorou. Esses resultados eram esperados. A surpresa veio quando as pessoas que praticam yoga foram comparadas às que praticam aeróbico regularmente. Não houve diferenças significativas entre os dois grupos no emagrecimento, nível de colesterol ou pressão arterial. O grupo de yoga alcançou o mesmo nível de benefícios que o grupo do aeróbico. Um grupo de pesquisadores independentes, a Cochrane Collaboration, confirmou os resultados, mas indicou que o tempo gasto na prática de yoga semanalmente afeta no longo prazo. Indivíduos que participam de uma aula semanal de yoga desfrutam de menos benefícios do que os que praticam yoga várias vezes por semana ou diariamente. Muitos americanos sofrem de fibrilação atrial, um ritmo cardíaco irregular que pode ser causado por pressão alta, estresse e excesso de peso. Assim como as doenças cardíacas regulares, a fibrilação atrial também pode ser evitada. Um estudo da Universidade do Kansas utilizou um grupo de 52 pacientes que sofriam de fibrilação atrial e os fez participar de duas sessões semanais de yoga por vários meses. Os resultados do estudo demonstraram que os participantes alcançaram um melhor ritmo cardíaco e diminuição da ansiedade e pressão arterial.


YOGA ABSOLUTO

21|53

Evidências recentes sugerem que o yoga, quando praticado regularmente, produz os mesmos benefícios no coração que os exercícios aeróbicos tradicionais. A meditação transcendental é um tipo de meditação de yoga que discutiremos em outro capítulo. Um estudo da American Heart Association descobriu que a meditação transcendental pode reduzir o risco de morte cardiovascular em quase metade dos pacientes com problemas cardíacos. Outro estudo da Faculdade de Medicina de Wisconsin atribuiu metade de um grupo de pacientes com pressão alta a um grupo de meditação transcendental e a outra metade tomou medicação para pressão arterial. O grupo de meditação praticou 20 minutos por dia por até cinco anos. O estudo revelou que quase metade do grupo de meditação teve uma redução nos problemas cardíacos quando comparado ao grupo que utilizou medicamentos. Estudos adicionais estão sendo conduzidos. Mas há evidências claras de que o yoga tem um impacto positivo significativo na saúde cardíaca.

YOGA E GERENCIAMENTO DO PESO Embora existam maneiras mais rápidas de emagrecer, o yoga pode ajudá-lo a perder alguns quilos. O yoga não queima o mesmo número de calorias que os exercícios aeróbicos. Você queima cerca de 150 calorias em uma hora de sessão de yoga, e mais de 300 fazendo uma hora de caminhada. Mas o emagrecimento envolve muito mais do que simplesmente queimar calorias. O yoga aumenta a consciência de nossos corpos e dos alimentos que usamos para alimentá-lo. Se sua dieta consistir em hambúrgueres e batatas fritas, a conexão aprimorada mente/corpo reforçará a toxicidade de certos alimentos e fará com que você busque opções mais saudáveis e mais positivas para a vida. Alimentos tóxicos simplesmente se tornam menos atraentes. Isso significa que a maioria das pessoas preferirão uma salada em vez de um hambúrguer. Se você deseja perder peso em seu regime de yoga, opte pelos tipos mais intensos de yoga, como Kundalini Yoga e Yin Yoga.

O guia completo para iniciantes do yoga



YOGA ABSOLUTO

23|53

Existem tantos tipos diferentes de disciplinas de yoga que pode ser difícil escolher um só. Não deixe a variedade impedi-lo de ingressar no mundo do yoga. Há tipos de yoga voltados para iniciantes, e essa é sua melhor opção para aprender sobre os movimentos. Além disso, lembre-se de que o professor pode fazer sua experiência ser incrível ou terrível. Se você não se sentir confortável em uma aula específica, pode ser o instrutor, e não o yoga. Explore até encontrar o método que melhor se adequa à você.

Para começar a praticar yoga em casa, você precisará de um tapete, blocos de yoga ou toalha para apoio, quando necessário, e uma cinta para usar como suporte em determinadas posturas de flexão.

HATHA YOGA Hatha yoga é o tipo mais comum de yoga e talvez o mais difícil de definir. Dependendo do professor, as aulas podem ser lentas e fáceis ou podem ser mais árduas. Para ter certeza de que uma determinada aula de Hatha é adequada para você, visite uma aula como convidado antes de se inscrever. O Hatha yoga consiste em movimentos suaves, sem um fluxo contínuo entre cada postura. Isso facilita para iniciantes aprenderem o básico. É extremamente adaptável às necessidades e condições físicas individuais e é uma ótima maneira de aumentar a força, flexibilidade e reduzir o risco de lesões. É o melhor lugar para começar a aprender as posturas básicas antes de passar para movimentos e posturas mais complexos. O foco está em manter a postura e fortalecer o equilíbrio. O Hatha yoga é lento, por isso, se seu objetivo é avançar rápido e suar, essa não é a melhor opção. Os benefícios do Hatha yoga são uma redução do estresse e da pressão arterial à medida que o corpo aprende a relaxar. O guia completo para iniciantes do yoga


24|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

VINYASA YOGA O Vinyasa yoga tem um ritmo mais rápido que o Hatha, e as posturas podem fluir rapidamente de uma para a outra, como passos de dança. Cada movimento está associado a uma inspiração e expiração, vinculando movimento à respiração. A mente permanece focada e no presente. Não há sequências estritas para as posturas, e os professores podem “misturar e combinar” para variar a rotina. Portanto, se uma determinada aula de Vinyasa não lhe interessar, outra poderá. O yoga Vinyasa é menos suave que o Hatha e supera os limites de flexibilidade e força. Ele fornece um maravilhoso treino aeróbico, pois seu corpo está em movimento contínuo, exceto ao realizar a postura do Cachorro Olhando Para Baixo. Ele certamente irá fazê-lo suar. Uma música relaxante é frequentemente tocada em segundo plano. Assim como o Hatha, o Vinyasa é um excelente ponto de partida para praticantes de yoga iniciantes.

IYENGAR YOGA Iyengar yoga é uma extensão do Hatha yoga especificamente focada no alinhamento corporal e pode ser tremendamente curativa. Ele aumenta a flexibilidade através de movimentos lentos de alongamento que são mantidos por um período de tempo. Esses momentos parados possuem qualidades meditativas. Ele tonifica os músculos e acalma a mente. Um melhor alinhamento pode fortalecer os músculos, ajudar com a dor e melhorar a postura. O Iyengar yoga envolve o corpo inteiro e melhora a circulação e digestão. Com um corpo melhor e mais saudável, geralmente surgem opções de estilo de vida melhores . Essa forma de yoga pode usar cadeiras, cintos ou outros acessórios para melhorar o alinhamento corporal. É muito apropriado para iniciantes.

ASHTANGA YOGA O Ashtanga yoga é mais estruturado do que alguns dos outros asanas. Há uma série de movimentos, seis no total, e cada série deve ser dominada antes de passar para a próxima. O Ashtanga yoga não é para iniciantes. Ele desafia a força, resistência e flexibilidade; portanto, é melhor começar o Ashtanga yoga só depois de alguma familiaridade com outras disciplinas do yoga. O Ashtanga trabalha o corpo inteiro, então os resultados virão rapidamente. Exige compromisso, e a maioria dos praticantes de Ashtanga realizam os exercícios todos os dias. Cada série pode levar anos para dominar. As pessoas pacientes adorarão o Ashtanga, porque requer repetição das mesmas posturas. Não há variação até chegar ao próximo nível.

BIKRAM YOGA Existem 26 posturas a serem concluídas em uma sequência estruturada para cada sessão do Bikram, que dura 1 hora e meia. A surpresa no Bikram é que ele é praticado em um calor de 40 graus. Você suará e precisará permanecer hidratado. O calor, é claro, adiciona um desafio adicional. Também agrega benefícios, como livrar o corpo de toxinas.


YOGA ABSOLUTO

25|53

HOT YOGA Como o nome indica, o Hot (quente, em inglês) Yoga também é realizado em um local com a temperatura alta. Difere do Bikram no fato de que o Hot Yoga não é estruturado, não possuindo as 26 posturas específicas. Isso o torna adequado para iniciantes, mas considere o desafio adicional apresentado pelo calor.

KUNDALINI YOGA Kundalini usa meditação para energizar o corpo. Seus efeitos sobre a mente são extremamente poderosos, pois aumentam a conscientização e fortalece seu ser interior para permitir que você seja mais autêntico. Ele remonta aos primórdios do yoga em sua busca pela elevação espiritual. O Kundalini Yoga combina movimentos com respiração e cânticos.

YIN YOGA O Yin Yoga combina o físico com o mental e é projetado especificamente para proporcionar energia e acalmar uma mente agitada. Os benefícios da prática regular são: sensação de calma, redução do estresse, melhor circulação e flexibilidade e maior mobilidade articular. O princípio por trás do Yin Yoga é o conceito de yin e yang do taoísmo, que busca equilibrar todos os opostos da natureza. Os exercícios são feitos no chão e envolvem a realização de posturas por um longo período de tempo. Isso afeta as partes inferiores do corpo, especificamente os quadris, coxas e coluna vertebral. As posturas podem ser realizadas por cinco minutos ou mais. Em um mundo que nos agride com estímulos continuamente, a mente se torna facilmente sobrecarregada. Isso é considerado “normal” a ponto de as pessoas se orgulharem de possuírem personalidades do tipo A. Elas são preenchidos com um senso de urgência para estar sempre em movimento. O corpo é incapaz de relaxar e a mente não consegue ficar em silêncio. O Yin Yoga traz o equilíbrio de volta à mente e ao corpo. As posturas longas alongam os tecidos e fortalecem o corpo enquanto permitem a percepção da mente. Muita energia é gasta na supressão de pensamentos e emoções indesejados. O Yin Yoga libera essa energia.

YOGA RESTAURATIVO Essa modalidade restaura sua mente e corpo. É fácil, lenta e utiliza posturas que são mantidas por muito tempo para proporcionar um estado de relaxamento total. Adereços como blocos podem ser usados para auxiliá-lo a permanecer na postura. O Yoga Restaurativo o ajuda a desacelerar quando tudo ao seu redor se torna agitado. Pense nele como uma ilha de tranquilidade em um mundo maluco.

O guia completo para iniciantes do yoga



YOGA ABSOLUTO

27|53

Um sistema imunológico saudável é a primeira defesa do corpo contra inflamações e doenças, do câncer à gripe. Para funcionar corretamente, seu sistema imunológico precisa estar em equilíbrio. Isso significa que células, órgãos e tecidos funcionam juntos como um exército, prontos para defender o corpo contra invasores, como germes e outras impurezas. O sistema imunológico produz anticorpos para ajudar a curar infecções e livrar o corpo de toxinas.

Você já se perguntou por que algumas pessoas pegam todas as doenças que estão circulando, enquanto outras parecem estar imunes? Tempos de estresse podem tornar nosso sistema imunológico vulnerável. É por isso que quanto mais saudável o sistema imunológico, mais rápido conseguimos superar os efeitos de bactérias, germes e toxinas. Células saudáveis vêm imediatamente em nossa defesa e atacam esses invasores. Esses soldados são os glóbulos brancos. O yoga é um relaxante natural, apaziguador do estresse e uma excelente maneira de manter o sistema imunológico em um nível ideal. Ele fornece esse impulso necessário durante períodos de estresse. Os cientistas estudam a conexão entre o yoga e o sistema imunológico. Um estudo no Journal of Behavioral Medicine indica que o yoga pode ser útil para reduzir inflamações. Em 15 ensaios separados, os pesquisadores testaram se a prática de yoga afetaria a inflamação. A maioria dos estudos foram feitos utilizando posturas fáceis do Hatha. Os resultados desses estudos demonstraram um padrão de que o yoga reduziu a inflamação e teve um efeito positivo no corpo. O guia completo para iniciantes do yoga


28|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

POSTURAS DE YOGA Existem aproximadamente 84 asanas, e este capítulo apresentará as mais básicas. Algumas dicas antes de começar sua jornada: Use roupas confortáveis. Não pratique asanas de estômago cheio. Não force nenhuma postura ao ponto da dor. O yoga é indolor e deve ser confortável. Sua flexibilidade e força melhorarão com a prática. Os melhores programas de yoga foram aqueles que duraram até 12 semanas com sessões de uma hora. A prática consistente foi a chave do sucesso. Além da inflamação, existem asanas específicas que podem ajudar com o resfriado comum, como a Postura da Tartaruga.


O guia completo para iniciantes do yoga 29|53

POSTURA DA TARTARUGA Sente-se com as nádegas e as pernas pressionadas no chãto. Estique as pernas abertas. Inspire e abaixe o tronco próximo ao chão enquanto expira. Sinta o alongamento na coluna e na parte interna das coxas. Mantenha a postura por 10 respirações. Coloque as mãos sob os joelhos e segure cada perna. Dependendo da flexibilidade, você pode se inclinar para a frente o mais longe possível do chão, mas não force. Inspire para expandir o peito e expire ao dobrar o corpo para baixo.

Para congestão sinusal, a Postura Do Cachorro Olhando Para Baixo (consulte as Posturas) pode ajudar a aliviar o congestionamento. Essa postura de flexão para baixo também ajuda com infecções, pois drena os pulmões.


30|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

POSTURA DO CAMELO PARA BRONQUITE Se você sofre de congestão dos brônquios, a Postura do Camelo pode permitir que você respire com mais facilidade. A Postura do Camelo também ajudará com dores no pescoço e nas costas, mas pode ser extenuante nas suas costas; portanto, consulte seu médico antes de começar. Comece esticando sua coluna realizando a Postura da Cobra. Trata-se de um aquecimento excelente aquecimento e evitará muita pressão na coluna. A Postura do Camelo é uma postura difícil de dominar imediatamente, então vá devagar até atingir a extensão completa para trás. Lembre-se, nenhuma postura de yoga deve ser forçada.

Ajoelhe-se em uma tapete com as mãos nos quadris. Traga o queixo para dentro e pressione o cóccix em direção ao chão. Arqueie a pélvis para a frente. Se necessário, coloque as mãos no cóccix. Essa é uma Postura do Camelo modificada e fácil. Depois de dominá-la, você pode colocar os braços para trás e segurar os calcanhares. Permaneça na Postura do Camelo por 60 segundos ou até começar a se sentir desconfortável. Independentemente do tipo de yoga que você pratique atualmente, ele ajudará a fortalecer seu sistema imunológico. As inclinações para frente e para trás acima são extremamente úteis para fornecer o suporte necessário ao seu sistema.


31|53

YOGA ABSOLUTO

POSTURA DA MONTANHA Esse é o seu ponto de partida para todas as posturas em pé. Pode parecer fácil, como se você estivesse simplesmente parado ali, mas o objetivo é fazer você se sentir estabilizado. Fique em pé com os pés naturalmente separados. Pressione todos os dez dedos dos pés no chão. Erga as patelas do joelho e a parte interna das coxas para uma elevação. Contraia seu estômago e erga o peito. Mantenha os ombros abaixados. Segure a palma das mãos em direção ao corpo. Inspire e sinta seu peito subir ainda mais. Mantenha a postura por 5 segundos.

O guia completo para iniciantes do yoga


32|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

POSTURA DO GATO Essa é uma das posturas mais populares do yoga. Abaixe-se sobre as mãos e os joelhos, certificando-se de que os joelhos estejam alinhados com os ombros. Mantenha sua cabeça neutra. Expire e erga a coluna, levando a cabeça para baixo. Inspire e abaixe a coluna, levantando a cabeça. Faça isso várias vezes.


33|53

YOGA ABSOLUTO

POSTURA DO CACHORRO OLHANDO PARA BAIXO Outra postura de animal favorita entre os entusiastas de yoga, essa postura proporciona um alongamento maravilhoso. Abaixe-se sobre as mãos e os joelhos e mantenha as palmas no chão. Inspire e estique os joelhos. Seus calcanhares irão subir. Levante o cóccix em direção ao teto. Durante a expiração, abaixe os calcanhares no chão e endireite os joelhos até as pernas ficarem retas. Mantenha os braços firmes enquanto os endireita.

O guia completo para iniciantes do yoga


34|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

POSTURA DO GUERREIRO I Expire e afaste os pés em cerca de 1 metro. Erga os braços até que estejam perpendiculares ao chão. Desloque o pé esquerdo 60 graus para a direita e o pé direito 90 graus para a direita. Os calcanhares devem estar alinhados. Expire e dobre o joelho direito sobre o tornozelo direito. Com a prática, sua coxa direita ficará paralela ao chão. Levante a caixa torácica e pressione o pé esquerdo para baixo. Você deve sentir o alongamento na parte de trás da perna esquerda até a barriga. Junte as palmas das mãos. Permaneça nessa postura por 30 segundos. Inspire, empurre o calcanhar de trás para o chão e estique e endireite o joelho direito. Respire fundo e inverta as pernas e repita o exercício.


35|53

YOGA ABSOLUTO

POSTURA DO CACHORRO ESTENDIDO Essa postura alonga a coluna vertebral à medida que acalma a mente. Posicione o corpo sobre suas mãos e joelhos. Mova as mãos para a frente e curve os dedos dos pés. Expire e leve as nádegas aos calcanhares. Mantenha os braços estendidos para a frente, com os cotovelos afastados do chão. Com as nádegas acima dos calcanhares, abaixe a testa no chão. Sinta sua coluna esticar. Respire pela coluna e mantenha a postura por 30 segundos.

O guia completo para iniciantes do yoga


36|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

POSTURA DO TRIÂNGULO A postura do triângulo alonga e tonifica o corpo inteiro. Fique em pé com os pés afastados. Erga os dois braços até a altura dos ombros. Gire o pé direito em 90 graus e o outro pé em 45 graus. Coloque a mão direita no joelho ou, se conseguir, toque o tornozelo. Erga a outra mão ao teto. Mantenha a postura por 8 respirações e repita o exercício do outro lado.


37|53

YOGA ABSOLUTO

POSTURA DA COBRA Deite no chão com o rosto para baixo. Suas pernas devem estar esticadas para trás sem tocar. Descanse as mãos com as palmas embaixo do ombro enquanto os dedos estão apontando para a frente. Inspire à medida que puxa o peito e a cabeça para cima, enquanto os braços se endireitam e as mãos continuam pressionando o chão. Ao erguer o peito, mantenha os ombros para trás. Não force nenhum movimento que não ocorra naturalmente. Mantenha a Postura da Cobra por até 30 segundos.

O guia completo para iniciantes do yoga


38|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

POSTURA DA ÁRVORE A postura da árvore ajuda a alcançar e manter o equilíbrio ficando em pé com uma perna só. Essa é uma ótima asana para iniciantes. Comece ficando em pé com os pés juntos. Erga o pé direito o mais alto que conseguir, até a parte superior esquerda da coxa. Levante as mãos e pressione as palmas uma contra a outra. Continue olhando para frente enquanto mantém seu equilíbrio.


39|53

YOGA ABSOLUTO

POSTURA DA PRANCHA Mova para a postura da prancha a partir da postura do cachorro olhando para baixo. Inspire e levante o tronco para a frente até que os cotovelos estejam sobre o chão. Pressione os antebraços no chão e olhe para baixo. Mantenha a postura da prancha por 30 segundos e vá progredindo até alcançar 1 minuto. Essa postura foi projetada para construir força. Continue respirando e certifique-se de que seus ombros estejam relaxados.

O guia completo para iniciantes do yoga



YOGA ABSOLUTO

41|53

Ao iniciar sua jornada de yoga, é necessário manter em mente a importância da sua atitude mental no sucesso. A agilidade e a flexibilidade corporais virão com a prática. Mas para começar a praticar, você precisa da mentalidade correta. Para um iniciante, pode ser muito confuso. O mero fato de escolher a roupa de yoga adequada pode ser uma dor de cabeça! Então, como decidir qual prática é mais indicada para você? Comece relaxando e considere o seguinte roteiro para praticar yoga de uma forma bem-sucedida:

LIVRE-SE DE EXPECTATIVAS Se você já viu fotos de posturas de yoga e decidiu que nunca conseguiria desenvolver esse tipo de agilidade, lembre-se de que, sem dúvidas, levou anos, talvez décadas, para o(a) modelo(a) da foto chegar àquele nível. Ele ou ela foi escolhido especificamente pela experiência que possui. O yoga não se resume em alcançar a postura perfeita. Ele tem a ver com aprimorar a respiração e o alinhamento. Um passo de cada vez, e o resto virá sozinho. Se você não conseguir tocar os dedos dos pés, toque os joelhos. Livre-se de quaisquer expectativas e comece com a mente aberta. O yoga não julga, não é uma competição. Com a prática, você melhorará naturalmente. O guia completo para iniciantes do yoga


42|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

A idade e a forma do corpo são limitações mentais e não afetam sua capacidade de começar a praticar yoga. Se você é fisicamente incapaz de realizar uma postura específica, existem dezenas de outras posturas que você pode dominar.

ENCONTRE O PROFESSOR CERTO Como você provavelmente já descobriu no ensino médio e na faculdade, o professor certo pode fazer uma enorme diferença em qualquer aula. Se você não se sente motivado e inspirado com sua aula de yoga, talvez esteja aprendendo com o professor errado. Isso não significa que o professor seja ruim, e sim que não está o ajudando você a alcançar seus objetivos. Considere se o professor está ensinando coisas que você precisa aprender. Independentemente da qualidade do professor, se ele não estiver o auxiliando a atender suas necessidades, procure outro. Sua melhor amiga pode se entusiasmar com aula de Hot Yoga dela, mas se esse estilo não for a sua praia, você precisa continuar procurando outra aula. Talvez você queira algo menos físico e mais espiritual. Existem muitos professores de yoga por aí, e um será o ideal para você. Você está avançando em direção ao seu objetivo? Um bom professor o guiará passo a passo ao longo da jornada. Se você se sentir estagnado, talvez o professor não seja certo para você. Você pode fazer perguntas? Um bom professor de yoga permanecerá disponível aos seus alunos antes e depois da aula e ouvirá e abordará preocupações individuais. Se o seu professor não for acessível, encontre um que seja. Não hesite em perguntar ao seu professor sobre o treinamento ou a filosofia dele. O melhor tipo de professor é o que enxerga o yoga como um trabalho em andamento contínuo e permanece buscando conhecimento.

É O YOGA, NÃO A ROUPA Você sabe um dos principais motivos para as pessoas não irem ou pararem de ir à academia? Elas se sentem constrangidas entre um grupo de corpos perfeitos. O yoga tornou-se tão moderno que as pessoas realmente se preocupam com qual roupa de estilista é melhor e que cor de tapete deveriam comprar. É realmente necessário usar calças Dior de US$ 125 para alcançar iluminação espiritual? Use o que considerar confortável. E não se compare a mais ninguém. O yoga é uma jornada pessoal. Como já foi dito neste livro, não é uma competição. Tudo o que você precisa para o yoga é um simples par de leggings, shorts, regata ou camiseta. Sério, você não está tentando criar uma tendência de moda. A única coisa que você precisa ter em mente é o conforto. Roupas especiais estão disponíveis para o Hot Yoga. Além disso, é importante ter um tapete de yoga que dure, então escolha um de qualidade. Será um excelente investimento.

AULAS DE YOGA Algumas aulas de yoga podem custar até US$ 20,00. Isso pode aumentar, mas não deveria ser considerado um empecilho para começar. Existem formas mais baratas de praticar yoga.


YOGA ABSOLUTO

43|53

YMCA, academias e alguns centros comunitários locais frequentemente oferecem aulas de yoga a preços baixos. Durante climas mais quentes, grupos de yoga podem se reunir em parques da região. Ao se inscrever nas aulas, pague em quantidade. Inscrever-se em 20 aulas de uma vez, ao invés de aulas individuais, pode gerar descontos. Alguns estúdios de yoga alugam tapetes e garrafas de água. Eles podem cobrar apenas um dólar ou mais, mas a despesa extra pode acabar se acumulando. Leve seu próprio tapete e garrafa de água de casa. Alguns estúdios de yoga oferecem aulas de “Karma Yoga”. Essas aulas são gratuitas em troca de alguns trabalhos no estúdio, como cuidar da recepção e fazer a limpeza após uma sessão. Se o custo for uma preocupação, não hesite em perguntar sobre essa opção. Alguns estúdios terão prazer em trocar uma aula por algum serviço prestado.

O MELHOR HORÁRIO PARA PRATICAR YOGA Uma desculpa comum para não começar a praticar yoga é o tempo. O fato é que estamos todos ocupados, mas cada um tem as mesmas 24 horas por dia. Se pretendemos realizar algo, precisamos criar tempo. O yoga tradicional envolve o nascer ou o pôr do sol. Mas usar qualquer horário para praticar yoga é melhor do que nem praticar, embora praticar com o estômago cheio não seja uma boa ideia. Levante-se uma hora mais cedo do que o habitual e realize suas asanas antes de fazer qualquer outra coisa. Isso energiza e ativa seu corpo e mente da melhor maneira possível. As posturas físicas fazem seu corpo funcionar, enquanto a respiração limpa a mente.

INTENÇÕES DO YOGA Alguns professores de yoga pedem para você definir suas intenções no início do programa. O que isso significa exatamente? Não é necessário definir uma intenção para desfrutar dos benefícios de suas sessões de yoga. Mas pode levá-lo ao outro nível. Definir sua intenção de yoga traz o yoga para sua vida diária. O yoga não para quando as asanas são finalizadas. Elas deveriam ser o começo de sua jornada espiritual, não o fim. O yoga foi originalmente desenvolvido como uma busca espiritual. O resto simplesmente veio naturalmente. As intenções esclarecem seu objetivo na prática de yoga. Elas se concentram na qualidade pessoal que você deseja melhorar ou aprimorar. Talvez você espere ter mais paciência, consciência ou compaixão em relação aos outros. Talvez você queira deixar de lado as mágoas do passado. Torne isso realidade em sua mente. Suas intenções são a ponte entre suas posturas e o resto de sua vida. O yoga não é como sair da academia e esquecer de tudo que aconteceu ali até a próxima aula. A prática mental deve se tornar parte de sua vida diária. Você configurará sua mente para transformar em realidade mantendo suas intenções em foco. Essa é uma elevação espiritual genuína.

O guia completo para iniciantes do yoga


44|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

ANTES DE COMEÇAR, CONSULTE SEU MÉDICO É verdade que qualquer pessoa consegue praticar yoga. No entanto, você deve discutir com o seu médico se existem possíveis limitações antes de começar. Isso não o impedirá de praticar yoga, mas pode simplesmente limitar alguns movimentos para evitar lesões. Seu médico também pode ter algumas ideias sobre qual tipo de yoga é mais indicado para você. Ter um médico com conhecimento e apoio em relação ao yoga é um grande trunfo.

DEVAGAR E SEMPRE Se o yoga é uma experiência nova para você, é natural ficar empolgado para progredir. Mas o objetivo do yoga não é quem consegue fazer o máximo de posturas no menor tempo possível. O yoga é um processo lento e deliberado. Cada sessão deve ser dedicada a facilitar as posturas. Trabalhe no seu próprio nível de conforto. Mais uma vez, o yoga não é uma competição. Se determinadas posturas forem mais difíceis do que outras, simplesmente pratique-as mais até que se tornem mais fáceis. Não há limite de tempo para dominar posturas de yoga. Quando as posturas se tornarem mais fáceis, vá um pouco além da sua zona de conforto para alcançar o próximo nível, mas nunca ao ponto de desconforto físico.

COMECE NO SEU PRÓPRIO PONTO DE PARTIDA Ingressar em uma aula de yoga, em que todo mundo parece saber o que está fazendo, pode ser intimidador. Mas não se esqueça de que esse é o caso ao iniciar qualquer jornada nova. Independentemente de qualquer outra pessoa, você é o seu próprio ponto de partida. É totalmente irrelevante que todas as outras pessoas consigam se equilibrar em uma perna só por 60 segundos, enquanto você continua tombando. Em vez de se preocupar, desfrute do progresso enquanto aprimora. Saboreie quem você é a cada passo do caminho. A autoaceitação é a essência da iluminação espiritual. O LADO ESPIRITUAL DO YOGA INCENTIVA A COMPAIXÃO. COMECE CONSIGO MESMO.



46|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

Praticar yoga é tão seguro quanto caminhar. Dito isto, ainda podem existir lesões e você deve tomar cuidado evitá-las. Comece seguindo algumas regras básicas. Não pratique yoga com o estômago cheio e evite o álcool. Permaneça hidratado o tempo todo. Toda aula de yoga deve começar com exercícios de aquecimento. Se a sua não tiver, procure outra. Como discutimos, o professor certo faz uma tremenda diferença e pode reduzir suas chances de sofrer lesões. Professores certificados passam por até 500 horas de treinamento para se qualificarem à certificação. Certifique-se de estar lidando com um professor qualificado.

Não tente realizar posturas para as quais você não está preparado. Isso pode causar tensões musculares graves e é uma das principais causas de lesões no yoga. Aprenda as limitações do seu corpo e respeite-as. Você determina o quanto consegue alongar, não seu professor. Você pode se sentir mais ágil em alguns dias do que em outros. Se estiver tendo um dia ruim, aceite o fato e não tente realizar posturas difíceis que talvez tenham sido possíveis em outros momentos. Escute o seu corpo. Certas áreas do corpo, como pescoço, região lombar, joelhos e isquiotibiais, são particularmente vulneráveis a lesões. Tome cuidado com as posturas que envolvam essas partes do corpo. É fácil sentir tontura ao mudar de postura, portanto, mantenha-se hidratado o tempo todo. A maioria das posturas de yoga podem ser modificadas usando blocos ou toalhas. Não hesite em utilizar essas modificações até que seu corpo consiga de criar as posturas com mais facilidade. Não comece o yoga realizando posturas arriscadas, como plantar bananeira. Isso pode causar ferimentos graves no pescoço. Vá progredindo gradualmente até chegar às posturas mais difíceis.



48|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

O yoga é a ponte entre a meditação e a espiritualidade. Os budistas originais usavam o yoga como um meio de se preparar para a meditação. A meditação, assim como o yoga em si, é secular. Ela pode ser praticada por qualquer pessoa. O objetivo é silenciar a conversa mental e acalmar a mente.


49|53

YOGA ABSOLUTO

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO 1 - A meditação permite que você se torne mais consciente de sua vida interior e exterior. Você começa a reconhecer emoções e pensamentos que talvez tenha negado anteriormente. 2 - Ela proporciona introspecção para aprimorar seus relacionamentos. 3 - Estar consciente o ajuda a agir no momento, ao invés de agir por hábito. Emoções negativas podem induzi-lo a agir de formas prejudiciais, mesmo quando você não sabe o motivo do seu comportamento. Quando você se torna consciente desses sentimentos, consegue lidar com eles de uma maneira positiva. 4 - A meditação permite que você seja menos crítico consigo mesmo e com os outros. 5 - A meditação o impede de agir com emoções aleatórias e permite analisar os fatos antes da ação. 6 - A meditação reduz o estresse e a ansiedade. 7 - A meditação o ajuda a se adaptar às novas circunstâncias.

COMO A MEDITAÇÃO FUNCIONA? Muitas pesquisas foram feitas a respeito da meditação nas últimas décadas. Fisicamente, a meditação reduz a pressão arterial e acalma o sistema nervoso. Quando meditamos, nossa frequência cardíaca e respiração desaceleram. Através de uma maior conscientização, a meditação nos permite mudar nossas perspectivas sobre experiências passadas. Se você foi continuamente rejeitado quando criança, provavelmente passou a aceitar essa condição como normal. Quando adulto, esses mesmos sentimentos ainda estão enraizados em você. Você espera ser rejeitado, mesmo que não haja motivo para tal expectativa. A meditação regular pode mudar essa negatividade para permitir que você aceite pensamentos e emoções mais positivos. Estudos revelaram que a meditação consegue alterar nossa estrutura cerebral. Pessoas que meditam aprimoram áreas dedicadas à conscientização e ao foco. Um estudo da Universidade de Harvard demonstrou que, embora o envelhecimento diminua algumas regiões do cérebro, quem medita regularmente mantém a capacidade cerebral de um indivíduo décadas mais jovem. Para quem busca um nível mais elevado de existência, a meditação claramente tem muito a oferecer. Outro estudo de Harvard revelou que, com a meditação regular, as regiões do cérebro que lidam com medo e ansiedade foram reduzidas, enquanto as região que envolviam empatia e compaixão aumentaram. Mudar a maneira como nosso cérebro reage é o melhor para assumir o controle de nossas vidas.

COMO COMEÇAR A MEDITAR Assim como o yoga, a meditação requer compromisso. É um processo contínuo. Quanto mais meditamos, melhor nos tornamos, e não há limites para o quanto somos capazes de aprimorar a prática. Os budistas antigos e atuais passam a vida inteira em meditação e auto-capacitação. Além disso, você precisa de um lugar tranquilo para meditar. A maioria das pessoas fecham os olhos e se concentram na respiração, observando cada inspiração e expiração. Embora outros pensamentos possam surgir, eles são simplesmente reconhecidos e deixados de lado sem julgamentos. Comece com apenas alguns minutos - é surpreendentemente difícil ficar em silêncio por qualquer período de tempo, porque estamos acostumados a permanecer constantemente ativos. Esforce-se para evoluir até meia hora ou quarenta e cinco minutos. O guia completo para iniciantes do yoga


50|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

Tente meditar no mesmo horário todos os dias, para que se torne um hábito diário. Encontre um lugar confortável onde você não seja perturbado. Meditar depois de acordar de manhã pode começar o dia com uma tom positivo, porém meditar antes de dormir pode ajudá-lo a dormir melhor. Obviamente, não tem porquê não meditar durante os dois horários do dia.

ENCONTRANDO TEMPO PARA MEDITAR Alegar não ter tempo suficiente é simplesmente uma desculpa para não começar. Você não controla o tempo, você cria acordando meia hora mais cedo pela manhã. Se você tem seu próprio escritório, feche a porta durante o almoço e use a hora, ou parte dela, para meditar. Você passa muito tempo nas redes sociais? Limite seu tempo e você ganhará pelo menos uma ou duas horas por dia.

MEDITAÇÃO CONSCIENTE Um dos tipos mais úteis de meditação é a meditação consciente. Ela proporciona uma maior consciência aos nossos pensamentos e emoções. Muitas pessoas estão acorrentadas a pensamentos negativos, frequentemente sobre ocorrências de anos passados. Não importa quanto tempo tenha passado, essas emoções ainda conseguem controlar nossas ações. A meditação consciente nos permite reconhecer esses sentimentos negativos e depois deixá-los de lado para que não tenham mais o poder de nos controlar. Ela é baseada em um axioma crítico que não pode ser dito o suficiente: Você não é o seus pensamentos. Algumas pessoas se sentem controladas por suas emoções negativas. A meditação consciente o coloca no controle. Assim como o yoga, ela pode alterar regiões do cérebro, aumentando nossa capacidade de desfrutar das coisas e diminuindo as regiões responsáveis pela depressão e pela ansiedade. Ao invés de ter nossa mente confusa com pensamentos e sentimentos, a atenção plena nos mantém no presente para lidar com o que está acontecendo agora. Essa é uma habilidade que pode ser aprendida.

COMO MEDITAR CONSCIENTEMENTE A meditação consciente não poderia ser mais fácil. Se você consegue respirar, você pode meditar. Basta seguir algumas etapas simples e desfrutar dos benefícios relaxantes. Encontre um local tranquilo, de preferência com luz natural. Certifique-se de que você não será perturbado. Se você conseguir encontrar um lugar tranquilo ao ar livre, melhor ainda.. Uma boa quantidade de tempo alocada à meditação é a partir de meia hora, mas você pode começar com apenas cinco minutos e aumentar esse período gradualmente. Como o yoga, ela precisa ser fácil e não dolorosa ou desconfortável. Use roupas confortáveis. Você não quer que nada atrapalhe seu fluxo meditativo. Também ajuda definir um cronômetro para impedir que você fique olhando para o relógio. Você pode usar uma cadeira ou se sentar no chão usando almofadas. Se estiver no chão, cruze as pernas em uma posição confortável de lótus, que é a postura tradicional de meditação budista. Se estiver sentado em uma cadeira, faça com que seus pés toquem no chão ou use uma caixa ou algo similar para apoiá-los.


YOGA ABSOLUTO

51|53

Seu tronco deve permanecer ereto, mas não rígido. Descanse as mãos nas coxas. Você deve se sentir confortavelmente em repouso. A maioria das pessoas preferem meditar com os olhos fechados, porque elimina as distrações. Mas se você preferir, pode deixá-los abertos. Em seguida, simplesmente relaxe. Comece a se concentrar gradualmente na sua respiração enquanto inspira e expira profundamente. Observe a sensação do ar entrando e saindo. Sinta seu peito expandindo e contraindo. É natural que seu foco vagueie à medida que outros pensamentos entram em sua mente. Não tem porquê ficar chateado e fingir que esses pensamentos não estão lá. Reconheça-os e volte a concentrar na respiração. Se a sua mente divagar muito, simplesmente observe o que está acontecendo de maneira não crítica. Não afaste nada, apenas preste atenção ao que está acontecendo. Uma maneira de aumentar seu foco é contando. Inspire, conte 1, expire, conte 2 ... até vinte. Depois conte em sentido inverso. Permaneça em silencio por alguns minutos depois de terminar de meditar. Observe como você se sente, seus pensamentos e emoções. Torne-se um observador, não um crítico. A meditação tem esse nível de facilidade, mas pode proporcionar mudanças poderosas. Quando praticada com o yoga, você notará sua mente e seu corpo trabalhando em harmonia naturalmente.

O guia completo para iniciantes do yoga


52|53 + Saúde + Flexibilidade + Tranquilidade

CONCLUSÃO As pessoas têm praticado yoga há milhares de anos e ainda atraem novos defensores, especialmente os da profissão médica. Não há dúvidas de que essa prática tem muito a oferecer à medida que nos esforçamos para alcançar um nível mais elevado de existência.


53|53

YOGA ABSOLUTO

1 - O yoga não é uma prática religiosa. No entanto, ele nos coloca em contato com a nossa essência espiritual. Os yogis budistas originais praticavam yoga para aumentar a iluminação e aprimorar a compreensão do mundo ao redor deles. O yoga era uma preparação para a meditação. A origem do yoga era muito mais espiritual do que é atualmente, mas ainda aprimora nosso ser espiritual. 2 - O yoga melhora nosso sistema imunológico, frequência cardíaca, saúde cardiovascular, circulação e respiração. Ele também reduz o estresse, a ansiedade e aprimora a flexibilidade e o tônus muscular. Os benefícios do yoga podem reduzir os efeitos do envelhecimento, tanto física quanto mentalmente. 3 - Existem muitos tipos diferentes de yoga, alguns fáceis e leves, outros extremamente exigentes. Todos oferecem benefícios, mas devemos escolher o que é mais indicado para nós. 4 - Nada em relação ao yoga deve ser doloroso ou forçado. Se você sentir dor ou desconforto durante a prática, converse com seu professor. Ou você estará realizando o exercício incorretamente, ou estará na aula errada. Existem muitas aula para escolher, então você nunca precisa se contentar com uma que faça você se sentir desconfortável. 5 - As posturas de yoga afetam nosso corpo inteiro, porque alongam nossos músculos até o limite. Ao contrário de outros exercícios, que podem se concentrar em partes específicas do corpo somente, as posturas de yoga envolvem o corpo como um todo. É por isso que muitos consideram o yoga superior aos exercícios aeróbicos ou ao levantamento de peso. Obviamente, esses treinamentos citados podem ser praticados em conjunto com o yoga para proporcionar benefícios físicos ópticos. 6 - O yoga conecta a mente ao corpo para criar uma unidade funcional. Estamos bem cientes de como a mente pode afetar o corpo e nossa saúde no geral. Pensamentos negativos podem causar doenças graves e inflamações, como artrite. O objetivo do yoga é limpar a mente da negatividade e trazer a saúde ideal de volta para o corpo. Nunca esqueça que a mente e o corpo trabalham juntos. USE AS SEGUINTES REGRAS PARA ABORDAR E MELHORAR SUAS SESSÕES DE YOGA: Todo mundo tem seu próprio ponto de partida, então não se preocupe com peso, idade ou flexibilidade. Suas posturas melhorarão com a prática, mas nunca devem ser competidas com o resto da classe. Encontrar o professor certo fará toda a diferença. Um bom professor deve responder perguntas e nunca forçar posturas que estão além da capacidade do aluno. Se essa é sua experiência, encontre outro professor. Muitas pessoas começam a praticar yoga com algumas expectativas. No entanto, todo mundo é diferente. Talvez você nunca consiga plantar bananeira, enquanto o restante da turma parece realizar com facilidade. Isso é perfeitamente aceitável. A única regra no yoga é trabalhar no seu próprio nível de conforto. Nada deve ser forçado. Comece devagar. Têm pessoas que estão praticando yoga há décadas e ainda buscam a perfeição. Não existe uma postura de yoga perfeita. Existe somente você, seu corpo e sua mente alcançando níveis cada vez mais altos. Antes de iniciar uma aula de yoga, consulte seu médico. Os movimentos são seguros e as lesões são raras, mas ainda é aconselhável garantir que não há nada que o impeça de praticar com segurança. A meditação é uma parte importante do yoga. Como discutimos, os yogis antigos usavam o yoga para preparar o corpo para suas práticas meditativas. Para alcançar todos os benefícios físicos, mentais e espirituais do yoga, torne a meditação parte da sua vida. O YOGA PODE ADICIONAR MUITO À SUA VIDA E AJUDÁ-LO A SE TORNAR UMA VERSÃO MELHOR DE SI MESMO. O guia completo para iniciantes do yoga


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.