REVISTA DO LEO 82 - FEVEREIRO DE 2023

Page 1

REVISTA DO LÉO

NÚMERO 82 – FEVEREIRO – 2023

MIGANVILLE – MARANHA-Y

“águas revoltas que correm contra a corrente”

REVISTA LAZEIRENTA LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ - EDITOR – Prefixo 917536

A presente obra está sendo publicada sob a forma de coletânea de textos fornecidos voluntariamente por seus autores, com as devidas revisões de forma e conteúdo. Estas colaborações são de exclusiva responsabilidade dos autores sem compensação financeira, mas mantendo seus direitos autorais, segundo a legislação em vigor.

EXPEDIENTE

REVISTA DO LÉO REVISTA LAZEIRENTA Revista eletrônica

EDITOR

Leopoldo Gil Dulcio Vaz Prefixo Editorial 917536 vazleopoldo@hotmail.com

Rua Titânia, 88 – Recanto de Vinhais 65070-580 – São Luís – Maranhão (98) 3236-2076 98 9 8328 2575

CHANCELA

Nasceu em Curitiba-Pr. Licenciado em Educação Física (EEFDPR, 1975), Especialista em Metodologia do Ensino (Convênio UFPR/UFMA/FEI, 1978), Especialista em Lazer e Recreação (UFMA, 1986), Mestre em Ciência da Informação (UFMG, 1993). Professor de Educação Física do IF-MA (1979/2008, aposentado); Titular da FEI (1977/1979); Titular da FESM/UEMA (1979/89; Substituto 2012/13), Convidado, da UFMA (Curso de Turismo). Exerceu várias funções no IFMA, desde coordenador de área até Pró-Reitor de Ensino; e Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão; Pesquisador Associado do Atlas do Esporte no Brasil; Diretor da ONG CEV; tem 16 livros e capítulos de livros publicados, e mais de 430 artigos em revistas dedicadas (Brasil e exterior), e em jornais; Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; Membro Fundador da Academia Ludovicense de Letras; Membro da Academia Poética Brasileira; Sócio correspondente da UBE-RJ; Premio “Antonio Lopes de Pesquisa Histórica”, do Concurso Cidade de São Luís (1995); a Comenda Gonçalves Dias, do IHGM (2012); Prêmio da International Writers e Artists Association (USA) pelo livro “Mil Poemas para Gonçalves Dias” (2015); Prêmio Zora Seljan pelo livro “Sobre Maria Firmina dos Reis” – Biografia, (2016), da União Brasileira de Escritores – RJ; Diploma de Honra ao Mérito, por serviços prestados à Educação Física e Esportes do Maranhão, concedido pelo CREF/21-MA (2020); Foi editor das seguintes revista: “Nova Atenas, de Educação Tecnológica”, do IF-MA, eletrônica; Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, edições 29 a 43, versão eletrônica; Editor da “ALL em Revista”, eletrônica, da Academia Ludovicense de Letras; Editor da Revista do Léo, a que esta substitui (2017-2019), hoje MARANHAY – Revista Lazeirenta, já voltando ao antigo título de “Revista do Léo”; Condutor da Tocha Olímpica – Olimpíada Rio 2016, na cidade de São Luis-Ma.

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ

UM PAPO

Lançamos o ano de Fran Paxeco!!!! 09 de março de 2024 se comemorará o sesquicentenário de seu nascimento!!!

Um dos propugnadores da Educação Física no Maranhão!!! A partir desta edição, vamos recordar os feitos desse importante português para a cultura maranhense e brasileira. Meu patrono na Academia Ludovicense de Letras!!!

Tenho acompanhado as movimentações do esporte neste início de ano; campeonatos e mais campeonatos sendo realizados no mundo todo!!! Menos no Brasil. Em especial, o Atletismo: recordes e mais recordes quebrados... e nós, em férias, aguardando o carnaval chegar...

Bem diz-se que aqui, o ano só começa após o Carnaval... E por falar em Atletismo, ainda aguardando a manifestação da CBAt, após a nomeação do Delegado para regularizar a Federação Atlética Maranhense –FAMA

Parece-me que já começamos o ano, afinal, o carnaval passou... Saiu a regulamentação para as eleições da FAMA... vamos que vamos... Último sábado do mês.. hora de colocar a Revista no ar... aqui vamos... os próximos dias de fevereiro, ficam para março...

Uma surpresa: o ISSUU passou a cobrar uma anuidade de 1580 reais para colocar a revista no ar... continua digrátis até 60 páginas... então, vamos alterar a revista, ficando dedicada apenas aos esportes e lazer no/do Maranhão. Suprimirei a parte de literatura maranhense/ludovicense e a parte de história(s) do Maranhão... irão para as respectivas revistas – IHGM e ALL EM REVISTA

É isso...

NOTAS CBAT – ELEIÇÕES FAMA 2023

ACONTECEU

PEDRO LUCAS LUTARÁ PELO FUTSAL NOS JOGOS DA JUVENTUDE

TRÊS AMIGOS E UMA FEIRA

AUREO MENDONÇA

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADEMICA DA FACULDADE DE DIREITO DE SÃO LUIZ

Morre aos 60 anos o radialista Silvan Alves

FUTEBOL EM VIANA

ÁUREO MENDONÇA

COLUNA DO PRIMO

Coluna Ozinil Martins | CUBA: A HISTÓRIA ESQUECIDA!

O QUE ESPERAR DE UM PAÍS ONDE A EDUCAÇÃO NUNCA FOI PRIORIDADE?

POR QUE CONDENAR O PAÍS AO ATRASO?

A IMPERATIVA REVISÃO DO PACTO FEDERATIVO!

Box - Educação Física: Fran Paxeco – Um dos Propugnadores da Educação Física no Maranhão

Por: Delzuite Dantas Brito Vaz e Leopoldo Gil Dulcio Vaz Atlas do Esporte do Maranhão.

NOVISSIMO CEV

MOTRIVIVÊNCIA - edição v35 n66 ano 2023. NAVEGANDO, COM JORGE OLIMPIO BENTO

ACONTECENDO: números publicados

SUMÁRIO EXPEDIENTE EDITORIAL SUMÁRIO

É SEMIFINAAAAAAAAAL!

Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabi Mazetto estão na semifinal do Mundial de Skate Street !

Nossa se classificou mesmo com lesão no braço, após queda no treino de quarta. Vamos em busca da decisão!

É FINAAAAAAAAAAAAAL!

Trinca brasileira faz bonito na semi e se classifica para a final do Mundial de Street

Rayssa Leal - 252.98 (2º)

Gabi Mazetto - 221.56 (5º)

Pâmela Rosa - 219.43 (6º)

Vamos em busca do neste domingo!

O ano de 2023 começou de maneira espetacular para Rayssa Leal. Na cidade de Shajar, nos Emirados Árabes Unidos, a brasileira de 15 anos deixou a concorrência para trás e ficou com o primeiro lugar do Mundial de Skate Street, torneio que contabiliza pontuação para as Olimpíadas de Paris, no próximo ano. Gabi Mazetto ficou com a sexta colocação e Pâmela Rosa terminou com a oitava melhor nota.

Rayssa ficou com o maior somatório, com 255.58 pontos. A australiana Chloe Lovell garantiu o segundo lugar com a nota de 253.51, enquanto a japonesa Momiji Nishiya foi bronze com um somatório de 253.50. Gabi Mazetto somou 221.45, enquanto Pâmela Rosa não teve dia inspirado e ficou apenas com 126.52. Na final masculina, que será disputada nesta tarde, Kevin Hoefler mantém vivo o sonho do duplo título brasileiro.

Antes de disputar as classificatórias, a Fadinha passou por um momento tenso no país. Ela lesionou o pulso em uma queda enquanto treinava, e precisou imobilizar o braço para seguir na competição. Apesar do susto, Rayssa se recuperou e conseguiu a vaga para a decisão.

O título serviu para coroar a temporada perfeita da brasileira. Há pouco mais de dois meses, Rayssa conquistou outro título importante na carreira: o da Skate League Street, que teve a decisão disputada no Rio de Janeiro. A brasileira já havia levantado o troféu de todas as três primeiras etapas, que aconteceram nos EUA, e fez bonito mais uma vez, terminando com a primeira colocação.

OSaltodaCopadoMundodeixoutodosemBordéusàbeiradoseuassento Marlon Módolo Zanotelli expulsou Edouard Schmitz dasuaposiçãodelíderEVENCEUACOPADOMUNDODEBORDEAUX STUDFORLIFE.COM

MARLON MODOLO ZANOTELLI ENFLAMME BORDEAUX |

STUDFORLIFE

Dans un barrage fleuve, le Brésilien a joué avec toute la dextérité de son fidèle VDL Edgar M.

"Les gens pensent que, du fait de sa grande taille, Edgar n’est pas très véloce. Il est plus rapide qu’on ne le croit, mais ne le dites pas aux autres !", a soufflé non sans humour Marlon Modolo Zanotelli à l'issue de sa victoire à Bordeaux, où le barrage a réuni pas moins de dix-sept concurrents

"As pessoas acham que o Edgar não é muito rápido por causa do seu tamanho. "É mais rápido do que pensas, mas não digas aos outros! ", respirou não sem humor Marlon Modolo Zanotelli no final da sua vitória em Bordeaux, onde a barragem reuniu nada menos que dezessete competidores

ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA AVAB MARANHÃO

1º campeonato de foice do Maranhão será realizado em Estreito - Enquanto Isso no Maranhão (enquantoissonomaranhao.com.br)

Morreu nesta sexta-feira (17/02/2023), o jornalista, radialista e cronista esportivo Haroldo Silva, aos 85 anos.

Haroldo Silva trabalhou em várias emissoras de rádios da capital, mas estava afastado nos últimos anos por conta da sua saúde.

A última emissora que trabalhou foi a Rádio Educadora. Ele foi assessor de Comunicação da Assembleia Legislativa.

No link abaixo documentário sobre Haroldo Silva produzido pelo Mavam.

https://www.youtube.com/watch?v=kfpF4sx8Z8M...

PEDRO LUCAS LUTARÁ PELO FUTSAL NOS JOGOS DA JUVENTUDE

Nesta semana, de maneira absurda e inesperada, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou oficialmente a retirada da modalidade de futsal dos Jogos da Juventude, que é uma competição nacional escolar.

Diante dessa situação inusitada, o deputado federal Pedro Lucas (União Brasil) reagiu e prometeu brigar pela continuidade da modalidade no evento que é o mais esperado pelo alunos/atletas anualmente.

“O Comitê Olímpico do Brasil retirou o futsal como modalidade dos Jogos da Juventude, competição que reúne atletas nacionais de até 17 anos. Vamos acompanhar o caso, com um requerimento junto ao Ministério do Esporte, para que o comitê possa revisar a decisão”, disse Pedro Lucas.

O parlamentar justificou sua preocupação lembrando que o futsal é uma das modalidades mais praticadas nas escolas no Brasil.

“O futsal é um dos esportes mais praticados nas escolas e no país inteiro. É muito importante para a educação e descoberta de novos atletas, e não pode ficar de fora de competições nacionais de grande destaque como os Jogos da Juventude”, finalizou.

Agora éaguardare conferir,parasabersea atitude acertada dePedroLucas possageraruma reaçãoem cadeia, não apenas da Bancada Federal do Maranhão, mas de todos os políticos que tenham um mínima preocupação com o esporte escolar.

Acidade históricadeViana,quartacidademais antigadoMaranhão, na épocadaminha infância,e até meados da década de 1980, era uma cidade bem pacata. Sua sede era do Areal passando pelo bairro da Barreirinha, até o Caminho Grande, muitos vianenses que saíram antes dessa época não conhecem e não acompanharam as mudanças em Viana e só conheceram a Viana antiga, ou seja, do centro histórico até a Barreirinha.

A cidade começava no caminho grande, passando pelos poços do Pará e Moropoia, pela Barreirinha, pela Praça de São Benedito, Canto do Galo, Rua Grande, Praça da Prefeitura, Canto Grande com a Pharmácia Brazil de Ozimo de Carvalho, Rua Honório Belo com a Rampa do Comércio e Praça da Matriz, onde na descida ficava o velho tamarindeiro até o Areal.

O eixo comercial de Viana, em décadas anteriores e até a década de 1980, era na extensão da Rua Grande com as tradicionais Phrmácia Brazil e Farmácia Serejo e demais comércios da Rua Grande especialmente no canto grande, Cônego Hemetério como a fábrica Santa Maria próximo ao Porto, também na praça da Matriz e entorno, além da Rua Coronel Campelo, da Rua Dr. Castro Maia no Centro histórico onde ficavam alguns comércios, a partir de quando a cidade passou a ser servida por via rodoviária com a construção da estrada asfaltada epontesdeconcreto, MA-014nadécada de1980, mais precisamenteem 1988,nogovernoCafeteira, com a expansão da cidade, o centro comercial se transferiu para o Bairro Citel, onde está inserida a feira da Barra do Sol e adjacências. A partir do canto onde morava o saudoso professor Juarez, onde atualmente está localizada a Drogaria Pague Menos, na Rua Antônio Serafim da Costa, se iniciava o matagal, logo após existia o antigo campo de treino do time de futebol do Babaçu na Barreirinha.

Nesse período, precisamente no mês de dezembro, existia em Viana o festival esportivo de inverno que se iniciava no campo de futebol próximo ao areal e com o início do período das chuvas, o campo começava a encher e o festival sempre terminava no campo das palmeiras também chamado campo do cuta, próximo onde hoje é a feira da Barra do Sol, nessa época era um sonho a MA-014. Nesse período, conhecia-se quase todos os moradores de Viana, a cidade ainda conservava bem intacto o seu patrimônio arquitetônico e colonial, com seus belos casarões doCanto Grande,dosobradoAmarelo edemais casarões coloniais todos bem preservados. A partir do bairro da Barreirinha se iniciava os povoados, como a Baixa do Capim que se localizada logo após a Barreirinha, depois vinha a Subestação, Piçarreira, Enseada de Belo, Vinagre e demais povoados próximos à cidade.

Na primeira administração do prefeito Walber Duailibe, 1973/1977, foi adquirido o terreno onde hoje se encontra instalada a feira da Barra do Sol. A aquisição foi para a construção da sede do módulo esportivo; já na segunda administração do citado prefeito, 1982/1988, houve a prorrogação dos mandatos dos prefeitos para seis anos e foi construída a tão sonhada praça de esportes com dois campos de futebol e uma quadra de futsal.

Próximo a essa praça de esportes foi edificada uma churrascaria, o autor da ideia da fundação e construção da churrascaria foi o Figueiredo que logo chamou Zé Mário de Lica e o mesmo prontamente acatou a ideia e falou sobre o Antônio Augusto. Então o Figueiredo disse para chamarem o Antônio Augusto que também aceitou a ideia. Portanto esses três grandes amigos, o Figueiredo que nasceu na cidade de Pedreiras – MA e chegou à Viana em 23 de maio de 1977. Pedreirense de nascimento e vianense de coração, que é irmão da professora Graça bastante conhecida na cidade de Viana; Zé Mário de Lica e Antônio Augusto (já falecido) que era irmão do Nonato “Rasgada” e vale ressaltar que o Figueiredo também foi o fundador e primeiro presidente da Escola de Samba Ritos & Mitos que junto com a AJEBV (Associação Jovem e Beneficente Vianense) da qual faziam parte um grupo de jovens, que marcaram época na cidade de Viana. Esses jovens se destacaram em vários cenários na sociedade vianense, inclusive no cenário cultural. O local onde foi construída a churrascaria foi uma doação do prefeito Walber Duailibe, na época o gestor municipal tinha 51 anos de idade. Para a construção da Churrascaria, o Figueiredo entrou com o capital, Zé Mario ficou como administrador, e Antônio Augusto entrou com a mão de obra, pois era pedreiro e mestre de obras , uma das pessoas que mais entendia de obras em Viana e foi ele quem projetou a churrascaria. A partir

TRÊS AMIGOS E UMA FEIRA AUREO MENDONÇA

de então os três amigos ficaram sócios, a matéria prima para a construção da churrascaria foi uma doação da propriedade do Sr. Tomaz Alves da Silva, mais conhecido como “Bizica do Jussaral” e sua esposa dona Assunção, as madeiras e as palhas foram retiradas na zona rural de Viana, todo o material foi transportado do Jussaral do Bizica para a sede do município em um caminhão da CERMA (Cervejaria Maranhense) cedido gentilmente por Riba Lobato que era representante da cervejaria na cidade de Viana. O Zezico irmão do Riba Lobato era o motorista do caminhão. Era período de inverno e os três amigos saíram com destino ao Jussaral do Bizica pela manhã e retornaram no final da tarde. Durante o percurso houve uma forte chuva e o veículo acabou atolando na estrada vicinal e com o adiantar da hora, pois já eram 18h00, os ocupantes do veiculo tiveram que dormir na estrada e no período noturno tinham muitas muriçocas e como no local não existiam casas próximas, chegaram a passar fome e cede, ou seja, um sacrifício devido às condições da estrada vicinal e do local onde passaram a noite. Somente no dia seguinte houve o reboque para tirar o caminhão do atoleiro e seguir a viagem até Viana com o material para o início da construção da churrascaria. Nessa época o Figueiredo sofreu muitas críticas e bairrismo de algumas pessoas preconceituosas que diziam que o local não era apropriado para tal construção.

Para a construção da churrascaria também houve o patrocínio da CERMA através de seu representante Riba Lobato e após a construção das paredes faltava o telhado, os três amigos tiveram dificuldades para encontrar um carpinteiro especialista em cobertura chegaram a entrar em contato com alguns carpinteiros da cidade, estes não sabiam da técnica para fechar a cúpula da cobertura, até que eles encontraram um carpinteiro o senhor Belo que com toda sua técnica construiu a cobertura em forma de carrossel.

Apósaconstruçãodachurrascaria,antesdesuainauguraçãoficoudeserdecididoqualseriaonomedamesma, a sugestão do nome da churrascaria, foi num dialogo ampliado entre os três amigos e alguns jovens numa reunião ocorrida na churrascaria Vianense de propriedade de Antônio Serra, que ficava localizada na Rua Dr. Castro Maia, por trás do Cinelândia, bem próximo ao comércio de Senhor Penha, nessa reunião regada de tira gosto de galinha assada e cervejas e sempre com o excelente atendimento de Antônio Serra aos seus clientes, os três amigos e os componentes da AJEBV (Associada Jovem e Beneficente Vianense) remanescente da época em que houve a fundação a Escola de Samba Ritos & Mitos, após uma votação em que cada participante sugeriu e apresentou um nome para ser decidido no voto, foi aprovado o nome Barra do Sol o qual foi o nome mais votado e esse nome foi o apresentado pelo jovem Hamilton Matos Garcia e sua colega Maria do Carmo conhecida como “Du Carmo”. Hamilton Garcia explicou aos presentes que o local onde estava edificada a churrascaria era muito bonito e ficava num nível alto de frente para o poente e ao entardecer se avistava um lindo por do sol e no lado oposto da churrascaria se avistava o sol nascer e que dava vontade de amanhecer e avistar o sol nascer e vê a Barra do Sol, somente após essa escolha foi que a churrascaria iniciou o seu funcionamento.

Após a construção da Churrascaria já com o nome escolhido de Barra do Sol, houve a inauguração e varias festas foram realizadas, entre elas festa da fita no período carnavalesco, festa da miss Barra do Sol e a jovem Kátia filha de Daniel foi eleita miss barra do sol.

Com a churrascaria já em funcionamento e várias festas realizadas, o então gestor municipal, vale ressaltar que toda essa história narrada foi durante a gestão do prefeito Walber Duailibe, o chefe do poder executivo chegou a protestar e houve discussões com os três amigos e disse que tinha um projeto do governo do estado para ampliação do complexo esportivo e que ia mandar demolir a churrascaria, após vários acirramentos sobre o assunto, que foi levado ao plenário da Câmara Municipal de Viana e felizmente não aconteceu à demolição e a churrascaria mais tarde se transformaria numa feira.

Foi nesse cenário a construção e funcionamento da churrascaria que após a saída de Figueiredo para a cidade de São Paulo, onde residiu por seis anos e depois passou mais quatro anos em São Luís, porém todo ano o mesmo retornava a Viana para visitar a cidade e rever os parentes e amigos, nesse período a estrutura foi deixada no local, nessa época houve um problema na estrutura do matadouro público municipal da cidade e após uma reunião na sede do poder executivo municipal houve uma decisão de ocupar a estrutura da churrascaria Barra do Sol para os açougueiros comercializarem carne no local, o açougueiro Aderson Feitosa, foiumdosprimeirosacomercializarcarnesnachurrascariaetambémnesseperíodoosvendedoresambulantes de pescados e mariscos comercializavam seus produtos no bairro do moquiço, no canto de Zé Mendes e também os atravessadores que comercializavam na praia tinham que ser deslocados para a estrutura da Churrascaria.

Ainda por decisão tomada, na citada reunião, acontecida na prefeitura, muita celeuma sobre o deslocamento dos vendedores de peixe para a churrascaria, o poder público através do Dr. Edivaldo, que era o fiscal público, cumprindo uma decisão tomada pela gestão Walber Duailibe, precisou usar da força policial, inclusive o senhor Vicente Catipuru que vendia peixes na rua chegou a ser levado com o seu côfo de peixes na viatura policial, pois os vendedores ambulantes se recusavam a ir para a churrascaria achavam muito longe e que ninguém ia comprar peixes naquele local. Após muita resistência, inclusive outros vendedores chegaram a serem levados em viaturas policiais para o novo local determinado pela prefeitura, a resolução do problema finalmente terminou e começou-se a fazer uso da churrascaria para comercialização de peixes e mariscos.

O Centro Comercial da Barra do Sol, fica localizado no bairro Citel, a Feira da Barra do Sol e o seu entorno é o coração comercial da cidade de Viana, o mercado que fica dentro da feira, e demais comércios no centro comercial com várias lojas de franquias e vendas em atacado e a varejo de diversos produtos, dispondo de vários depósitos de bebidas e também predominam no local armazéns de gêneros alimentícios, que formam um dos maiores eixos comerciais da baixada maranhense.

A partir de então surgiu o Bairro Citel cujo nome foi devido à uma construtora que realizou a obra de urbanização do bairro em Viana. Segundo informações o terreno onde é hoje o referido bairro era uma solta para pasto de gado, após a aquisição da área o prefeito Walber Duailibe loteou para as famílias carentes. Depois desse período, a cidade de Viana iniciou o desenvolvimento e o crescimento da densidade populacional, porém cresceu de forma desordenada sem planejamento, sem a mínima infraestrutura, um dos exemplos dessa falta de planejamento é o transito desordenado na área comercial da Barra do Sol. A partir da expansão da cidade o patrimônio histórico iniciou a entrar em ruinas e poucas casas coloniais no centro histórico permaneceram conservadas. Nessa época começa a surgir novos bairros, ou seja, a parte nova de Viana o primeiro deles a Citel, com a área comercial da Barra do Sol, Campo Novo, Nova Viana, Mutirão, Vila Zizi, Piçarreira entre outros, cujos bairros atualmente fazem parte da zona urbana da cidade. Atualmente a Barra do Sol é o principal centro comercial de Viana onde existe o Centro de abastecimento "Daniel do Nascimento Gomes" construído na administração do prefeito Daniel do Nascimento Gomes Filho o "Danielzinho", que homenageou o comerciante vianense e seu pai, um mercado de vendas de vários produtos. Na gestão do prefeito Messias Costa Neto foi construído no Bairro Citel o Hospital Municipal Dom Hélio Campos, que depois passou-se a chamar Hospital Municipal Bonifácio Pacífico Serra, ilustre vianense com relevantes serviços prestados à população de Viana na área da saúde, mudança feita através de projeto de lei do vereadorZéSantos,aprovadona CâmaraMunicipal de Viana esancionadoque viroulei. Depois o então prefeito Rilva Luís organizou a estrutura no local construindo o galpão onde são comercializados peixes e mariscos, além da construção de vários Box.

Uma linda história cheia de detalhes três amigos e uma feira, que surgiu graças a brilhante ideia do Figueiredo compartilhada com seus dois amigos e a Barra do Sol assim como seus idealizadores Figueiredo, Zé Mario e Antônio Augusto entraram para a história da cidade de Viana.

Texto escrito a partir das informações de Antônio Gomes Figueiredo o “Figueiredo”

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADEMICA DA FACULDADE DE DIREITO DE SÃO LUIZ

Encontrei, em 1958, esta pérola:

Já a 28 de março, a Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Direito de São Luiz reunia-se, sob a presidência de Eliezer Moreira, seriam nomeados os chefes dos parlamentos das modalidades esportivas de Futebol, Basquetebol e Voleibol (masculino e feminino), Natação, Atletismo e Futebol de Salão.

Também seria marcado encontro esportivo com os alunos da Faculdade de Filosofia. Em 14/04, era anunciada a campanha para a construção do Estádio Universitário, ao mesmo tempo em que eram confirmados os Jogos Internos da Faculdade de Direito, nas modalidades de Futebol, Basquete, Volei e Futebol de Salão, com as equipes compostas do combinado dos 1º e 2º anos x Combinados dos 3º, 4º, e 5º anos.

Também a realização de vários jogos entre equipes da AAA e colégios da capital, dentre eles, São Luis, Colégio Estadual (Liceu), Banco da Amazonia, e Clube Recreativo Jaguarema.

Também fora nomeado como diretor de imprensa o jornalista Cicero de Oliveira, dos D.A., e Rubem Teixeira Goulart, professor de educação física e acadêmico de direito, como Diretor Técnico de Esportes da Atlética.

A 23 de abril, saem os resultados dos jogos do Campeonato Interno da Faculdade de Direito: o Combinado do 1º e 2º anos vence o Voleibol por 2 x 1 sets; os quadros eram formados por: 1º e 2º anos: Elizer, Itapary, Poé, Goulart, Leitão, Ernani, Tavares, e Celso; o combinado dos 3º, 4º, e 5º anos ´por: Couto, José Carlos (Faca), Janjão, Bento, Monteiro, Lima Filho, e Plinio.

Já no Basquete, saíram vencedores o Combinado dos 3º, 4º, e 5º anos, por 32x20; equipes: combinado 3/4/5º anos:Janjão,Couto,Bento(LimaFilho),eMonteiro(Plinio);1/2ºanos:Eliser(Poé),Itapary(Goulart),Leitão, Tavares (Walber), e Heluy.

MENDONÇA

Num domingo dia 08 de janeiro de 1967 no Estádio Santa Izabel em São Luís a seleção de futebol de Viana foi campeã do XII torneio intermunicipal de futebol de 1966 vencendo na final a seleção de Pinheiro por 2 x 0 com gols de chucho de cabeça e Bacabal também de cabeça ambos no segundo tempo. O craque Antônio Matos Gaspar "o chucho" que também é conhecido como Antônio de Laura atualmente tem 85 anos e reside em Viana participou efetivamente da conquista desse título e no ano seguinte a seleção de Viana praticamente com a mesma base ganhou o seu segundo título se tornando Bi campeã do torneio intermunicipal de futebol 1966 e 1967.

A seleção de Viana também possui 2 títulos de vice campeão em 1965 e 1989 ambos os campeonatos vencidos pela seleção de Pinheiro.

A seleção de Viana fez um amistoso contra o Maranhão Atlético Clube - MAC para colocação da faixa de campeão de 1966.

Fotos arquivo do amigo Beto Gomes.

FUTEBOL
EM VIANA ÁUREO

COLUNA DO PRIMO

Profissional de experiências diferentes e com vivência profunda nas áreas de Gestão de Pessoas e Educação. Movido a desafios e resultados tenho trabalhado em empresas que me ofereceram as condições para que a motivação me levasse a superar limites. Durante período de 7 anos trabalhei como consultor de empresas onde adquiri vivência em ramos diferentes de negócio, do comércio ao industrial. Em 2003 comecei a trabalhar como professor universitário vindo a exercer cargos de gestão como diretor de faculdade, pró reitor de ensino presencial e reitor do Grupo Uniasselvi. Atualmente o desafio está no cargo que ocupo como Secretário de Educação de Indaial. Também executei trabalho em Cuba, onde atuei na implantação da área de Gestão de Pessoas na fábrica Brascuba Cigarrillos, subsidiária da Souza Cruz.

Coluna Ozinil Martins |

Por Prof. Ozinil Martins de Souza Escola Superior de Cerveja e Malte e Faculdade Épica Brusque, Santa Catarina, Brasil

CUBA: A HISTÓRIA ESQUECIDA!

Cuba nunca foi um país miserável e mesmo seus habitantes mais pobres e vítimas de desigualdade social tinham um padrão de vida aceitável

Éóbvio e de conhecimentodetodos que ahistória é escrita pelos vencedores. Oquese sabeantes da revolução cubana é que Cuba era um país pobre, conhecido como salão de festas dos norte-americanos, conduzido por um ditador chamado Fulgêncio Baptista e, que, a partir de 01.01.1959 foi libertado pela revolução socialista liderada pelos irmãos Castro, Fidel e Raul, com a ajuda do argentino Ernesto “Tche” Guevara e de Camilo Cienfuegos. A partir desta data tudo mudou e Cuba passou a ter índices invejáveis de alfabetização, saúde e mortalidade infantil. Será isto correto?

Em verdadeCubanunca foi um país miserável emesmo seus habitantes mais pobres evítimas dedesigualdade socialtinhamumpadrãodevidaaceitável.OsdadosmostradosaseguirforamextraídosdoAnuário Estatístico das Nações Unidas, do Departamento de Estado dos EUA, do Departamento de Assuntos Interamericanos dos EUA , do Ministério de Educação e Trabalho de Cuba, da Organização Internacional do Trabalho e da Organização internacional da Saúde.

Senão vejamos:

– Índice de mortalidade Infantil era o menor das Américas com 32 mortes a cada 1000 nascimentos. Este índice era o 13º mais baixo do mundo;

– Expectativa de vida era de 63 anos contra 52 anos no restante dos países americanos, 43 anos na Ásia e 37 anos na África;

– O total de médicos e dentistas só estava atrás de Argentina e Uruguai, sendo superior a países como EUA, Reino Unido e Finlândia (proporcionalmente à população);

– em 1958 o país possuía 35 mil leitos hospitalares, um leito para 190 habitantes;

Índice de alfabetização de 76% da população só ficando atrás da Argentina (87%), Chile (81%) e Costa Rica (79%). O Brasil tinha um índice de 49% de alfabetizados;

– Cuba possuía 3 universidades estatais e 3 particulares, sendo que 20 mil estudantes faziam seus cursos nas estatais; existiam, também, 900 escolas particulares nos outros níveis de ensino; além de 1206 escolas rurais em todo o país;

o sistema público empregava 25 mil professores e o privado 3,5 mil. Cuba era o país que mais investia em educação, proporcionalmente, em toda a América (23% da previsão orçamentária era destinado à educação);

Em 1958 a renda per capita cubana, em valores atualizados, era equivalente a U$ 11.300 mil;

– Cuba era o maior produtor de açúcar do mundo. No auge da produção o país chegou a produzir 8 milhões de toneladas de açúcar; hoje, não produz o suficiente para abastecer o mercado interno.

Então chegou a revolução socialista e a história foi reescrita!

A realidade é que: tudo foi estatizado, milhões de cubanos fugiram para os EUA e outros países, a fome foi institucionalizada bem como a prostituição e outras mazelas. Recentemente o povo cubano foi às ruas pedindo liberdade e comida; a reação do Estado foi pesada e jovens estão sendo condenados a penas pesadas de reclusão em julgamentos sumários.

Cuba, em verdade, sempre foi um Estado parasita; primeiro da URSS que, em generosas mesadas, mantinham o Estado cubano; depois foram os petrodólares venezuelanos que ajudaram a manter o sistema em funcionamento e por último o governo brasileiro com a transferência de dinheiro via porto de Mariel e o programa mais médicos. Com a falência da Venezuela e a troca de governo no Brasil as fontes secaram e a realidade chegou.

Se Cuba serve, em algum momento de modelo, que seja a Cuba antes da revolução castrista!

O QUE ESPERAR DE UM PAÍS ONDE A EDUCAÇÃO NUNCA FOI PRIORIDADE?

“Somente pela educação conseguiremos construir um país socialmente mais justo”

Ano após ano os indicadores nacionais e internacionais do Brasil mostram nossas sérias deficiências na Educação.

Fruto da teimosia em manter um sistema de Educação que vem de, pelo menos, dois séculos passados. Os zeros em profusão obtidos pelos estudantes na redação no Enem não é obra do acaso, mas fruto do descaso com que a Educação é tratada. Em 2015, 500 mil estudantes zeraram na Educação! De lá para cá, com pandemia e tudo, o quadro só piorou.

Lembro-me que, enquanto gestor de Educação no ensino superior, era necessário com o objetivo de nivelar conhecimento, realizar cursos de matemática básica para os acadêmicos entrantes na Universidade. Isto mostra, claramente, as deficiências do ensino médio aonde uma boa parcela dos estudantes chegava sem saber regra de três simples e, sequer, porcentagem.

Portanto, não é de estranhar o que acabei de ler no jornal Valor Econômico: “Caem pela metade às matrículas nos cursos de engenharia!” Nos cursos voltados à Tecnologia da Informação, crucial para qualquer país que queirasedesenvolver,ataxadedesistênciachega aos 70%. Turmasquecomeçam com 50acadêmicos chegam ao final do curso com 2 ou 3 formados. Dados coletados pelo Inep que acompanharam acadêmicos que entraram na Universidade em 2010 mostram que, nas unidades federais o nível de desistência chegou a 52%; nas particulares este número foi de 62% e nas estaduais de 44%. Na modalidade de EaD a desistência foi de 63% e na presencial, pouco menor, em 59%. O acompanhamento ocorreu até 2019 quando os dados foram divulgados.

Não há referência na história de algum país que conseguiu se desenvolver econômica e socialmente sem Educação de qualidade para seu povo. Exemplos recentes mostram, com indicadores claros, que Finlândia, Coreia do Sul e Polônia saíram do atraso a partir da prioridade dada à Educação. Enquanto o Brasil continuar transformando escolas em depósitos de crianças para que seus pais possam trabalhar, continuaremos a colecionar títulos indesejados na Educação, com todas suas consequências sociais.

No Brasil ocorre um estupro a cada 10 minutos e um feminicídio a cada 7 horas, 41 mil pessoas foram assassinadas em 2021 e mais de 17 mil meninas de até 14 anos foram mães precoces. E, assim, se mostra o rosto da pretensa Educação de que muita gente se vangloria! (dados coletados entre mar/2020 e dez/2021 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública);

Hora de trabalhar e muito para reverter este quadro. Rever a prioridade parece ser fundamental e, não é, simplesmente, investir mais dinheiro. Há que se rever a forma como o dinheiro aplicado em Educação é gasto; no ensino superior rever os cursos ofertados, rever ementas, entender a realidade que o futuro está desenhando, rever a estrutura burocrática que engessa o Ministério da Educação; uma imensa estrutura para produzir quase nada. No ensino médio acompanhar a implantação das mudanças feitas e validar ou modificar, rapidamente, o que for necessário. Incentivar e investir no ensino técnico aproximando-o dos jovens e mostrando as possibilidades de crescimento na área. E, no ensino fundamental torná-lo atraente aos jovens, deixar de adestrar para um mundo que não mais existe e ensiná-los a pensar para que construam seu próprio futuro.

Somente pela Educação conseguiremos construir um país socialmente mais justo, oferecendo as mesmas oportunidades a todos, a diferença será produto da maneira como essas pessoas farão a posse do que lhes é oferecido. Aí a resposta será de cada um e a sociedade terá feito sua parte.

"O mundo é, e sempre foi, profundamente desigual e, infelizmente, independente do que pensam alguns ideólogos da esquerda, vai continuar assim por muito tempo"

O mundo é, e sempre foi, profundamente desigual e, infelizmente, independente do que pensam alguns ideólogos da esquerda, vai continuar assim por muito tempo.

A África sofre um novo processo de colonização só que, agora, com novo explorador: a China; os interesses são os mesmos dos antigos colonizadores coloniais e os resultados, até aqui, mostram que a África, na grande maioria dos Estados, abre mão de suas soberanias em troca de ajudas que se mostram ineficazes e que só servem ao explorador. À China interessa os alimentos produzidos na África mesmo que a fome atinja os africanos.

A China, por sua vez, começa a sentir as agruras da diminuição do crescimento econômico e as demissões começam a acontecer, em massa, nas empresas de tecnologia. A velha Europa, que construiu sua história a partir do colonialismo e da exploração das riquezas das terras exploradas, sofre com o envelhecimento da sua população, com a invasão dos antigos colonizados e vê seu modelo de bem estar social sendo corroído pela conjuntura econômica. A tentativa francesa de aumentar, em dois anos, a idade da aposentadoria mostra que o povo não está disposto a aceitar a perda do que lhes foi agraciado há tempos.

E, aqui no Brasil, um país rico e beneficiado pela natureza, o papel de construir o atraso é o roteiro principal dos governos que são escolhidos pelo povo. O governo, que recém assumiu, está propondo mudanças que negam o que já foi assimilado no mundo. Alguns exemplos; o Ministro do Trabalho, quando perguntado se não estava preocupado com a saída do Uber do Brasil em função das mudanças propostas, que visam transformar o motorista de Micro Empreendedor Individual em trabalhador com carteira assinada, respondeu que é somente um aplicativo; “chamo os Correios para fazer o trabalho!” Será que o senhor Ministro sabe quantas pessoas dependem deste serviço para sobreviver? Quantas pessoas usam o Uber para complemento de renda e para melhorar a qualidade de vida de sua família exatamente em função da liberdade de opções oferecidas?

Outra medida que está em estudo é o retorno do imposto sindical. É óbvio que esta medida, que já mostrou um enorme prejuízo para a classe trabalhadora, caso retorne somente beneficiara o crescimento de parte da sociedade que pretende se manter sem trabalhar e viver às custas do dinheiro alheio. Houve um tempo neste país, gigante por natureza, que o número de sindicatos era, totalmente, desproporcional ao resto do mundo. Vamos insistir no erro?

O encerramento de atividades produtivas, por todo país, mostra a insegurança dos investidores em manter ativos seus negócios. Quando se projeta o futuro, as empresas fazem isto com frequência, o que se vê é determinante para o estabelecimento de planos de investimentos. Se o que se vê não é interessante aos investidores, o dinheiro procura outro destino. É isto que está acontecendo no país.

Cuba, o país mais bem sucedido da América Latina, segundo discurso do Presidente Lula, ainda tem a estabilidade de emprego em seu regime de relações de trabalho; Depois do “período de prueba” só é possível demitirporfaltagraveemedianteinquérito.Seaideiaéimplantaroatraso, ocaminhoestásendobemtrilhado! Lembrando o pai da administração, Peter Drucker, “A inovação sempre significa um risco. Qualquer atividade econômica é de alto risco e não inovar é muito mais arriscado do que construir o futuro!”

POR QUE CONDENAR O PAÍS AO ATRASO?

A IMPERATIVA REVISÃO DO PACTO FEDERATIVO!

"A forma centralizada como é governada a nação traz uma série de inconvenientes reais e impede a agilidade na gestão de assuntos que interessam aos cidadãos"

Medidas recentes tomadas pelo STF e Governo de Santa Catarina mostram a necessidade de, urgentemente, revisar o pacto federativo do Brasil. Hoje, os Estados submetessem-se a Brasília em todas suas necessidades.

Há pouco tempo, depois de exaustivas discussões, a Assembleia legislativa de Santa Catarina aprovou a implantação do homescholling em todo o Estado. Os senhores deputados só fizeram ouvir os pais que desejam assumir a formação de seus filhos e seguir o que já acontece no mundo civilizado.

Mais de 60 países já adotam o homescholling, entre eles, Japão, Israel e Singapura na Ásia; EUA, México e Canadá na América do Norte; Colômbia, Chile, Equador e Paraguai na América do Sul; Austrália e Nova Zelândia na Oceania e Portugal, França, Itália, Reino Unido, Suíça, Dinamarca, Bélgica, Bulgária, Holanda, Áustria, Finlândia e Noruega na Europa. O motivo alegado pelo Governador para não sancionar a lei foi de inconstitucionalidade, pois somente o governo federal pode legislar na área educacional. A lei regulava todo o sistema e sua implantação e tinha como ganho adicional o fim da doutrinação ideológica em sala de aula para as crianças optantes pelo modelo.

A segunda decisão foi tomada pelo STF contra o Estado de Rondônia. Este Estado havia determinado a proibição da linguagem neutra em todos os níveis educacionais. O STF seguiu o princípio, da mesma forma que em SC, que a lei é inconstitucional por ferir a competência da União para legislar sobre educação. A forma centralizada como é governada a nação traz uma série de inconvenientes reais e impede a agilidade nagestãodeassuntosqueinteressamaoscidadãos. Desdeassuntosprimordiaiscomoadistribuiçãodedinheiro arrecadado pelos Estados a assuntos triviais e urgentes que bloqueiam as ações necessárias como vemos em ocasiões cotidianas, como no caso de enchentes, tão comuns no país. Os procedimentos para que o dinheiro liberado chegue ao Estado segue trâmites burocráticos que impedem a prestação de serviço imediato, além de favorecer a corrupção.

Ainda ontem (14.02), em telejornal diário, a reportagem abordava o descaso com a cidade de Petrópolis que, um ano após enchentes e deslizamentos de terra com mais de 200 mortos, via a situação estagnada, sem nada realizado nas áreas atingidas. Desculpas sobram e, sobra o jogo de empurra – empurra de governo para governo. O povo? Este segue esperando as providências imediatamente tomadas e nunca transformadas em realidade.

Fazendo referência a um estudo de 2014, divulgado pela Consultoria em Gestão Macroplan realizado para a revista Exame sobre gestão pública, mostra que os indicadores de Santa Catarina colocam o Estado em 2° lugar entre os 27 Estados do país; particularizando alguns pontos: segunda menor taxa de analfabetismo, menor taxa de jovens que não estudam nem trabalham, menor taxa de mortalidade infantil, terceiro Estado com menor taxa de falta de moradia, menor relação de pobres em relação à população, menor taxa de desemprego e menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Estes são dados que se mantem e com melhorias nos dias atuais. Por que em outros Estados os resultados são tão ruins se a transferência de dinheiro dos Estados que produzem e progridem é permanente e acontece desde os tempos imperiais.

A revisão do pacto federativo, que já tem aprovação da Assembleia de alguns Estados, torna-se imperiosa. O dinheiro, em sua maioria, tem que ficar onde foi gerado, pois seria uma recompensa aos bons administradores públicos (eles existem!) e, obrigaria os Estados párias a serem criativos e procurarem gerar boas administrações em benefício dos cidadãos que sustentam a paquidérmica estrutura estatal.

Foto:Freepik

Box - Educação Física: Fran Paxeco – Um dos Propugnadores da Educação Física no Maranhão

Por: Delzuite Dantas Brito Vaz e Leopoldo Gil Dulcio Vaz.

Atlas do Esporte do Maranhão.

Resumo

FRAN PAXECO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO MARANHÃO

Leopoldo Gil Dulcio Vaz[1]; Delzuite Dantas Brito Vaz [2]

RESUMO

Registra-se a participação de Fran Paxeco na introdução da Educação Física no Maranhão, nos primeiros anos do Século XX

Educação Física. História. Maranhão

Recebemos da Sra. Rosa Machado, de Portugal, uma cópia de diploma dada a seu avô, o cônsul de Portugal no Maranhão, Fran Paxeco.

Por Laercio Elias Pereira em 04-02-2023, às 07h22. Gente Boa,

Estou dando continuidade aqui pra ver se no novissimo CEV o programa está obecendo a diagramação que fazemos no CEV antigo. Quando alguém chegar até aqui tem a opção de escrever no :

https://old,cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/vamos-juntar-divulgar-os-blogs-educacaofisica/

Obrigado

Laércio

Educação Física e Esporte A primeira comunidade do CEV

Entrar no Grupo

• capa

• debates

• biblioteca

Por Laercio Elias Pereira em 10-12-2010, às 08h41. 42 comentários. Deixe o seu

Vamos Juntar e Divulgar os Blogs de Educação Física

Cevnautas, O convite é para que os blogueiros e cevnautas apresentem seus trabalhos e também dêem notícias sobre inovações e notas interessantes publicadas em blogs e sítios de Educação Física e Esportes. Está todomundo convocado. Laércio

Comentários

Por Danilo Cattani em 10-12-2010, às 09h28.

Meu blog é o Mulher Atleta. Que serve como fonte de informações e notícias para o esporte feminino no Brasil. http://mulheratleta.blogspot.com/

Caso queiram mandar seus releases esportivos ou contribuir, envie suas sugestões ou críticas para para: mulheratleta@gmail.com

Abraço.

Danilo Cattani

Por Marcelo Soares em 10-12-2010, às 09h32.

Meu blog é o http://korfeblog.blogspot.com - o blog do Korfebol (corfebol) no Brasil O blog contém todas a notícias e matérias na tv brasileira com o Korfebol o esporte da paz o jogo que integra os Gêneros Abraços

Marcello Bepi Soares

Representante e Divulgador do Korfebol no Brasil

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz em 10-12-2010, às 11h09. ManoPereira, demais CeveNautas trato da memoria, historia dos esportes, educação física e lazer no/do Maranhão, além de assuntos das ciencias, em especial, o da informação...

http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/

Por Camila de Lima Medeiros em 10-12-2010, às 12h50. Não tenho blog (ainda), mas adorei a ideia! Valeu Laércio!!

Por Welington Araújo Silva em 10-12-2010, às 18h38. Olá, Laércio.

Ótima iniciativa. O nosso blog é o Esporte em Rede (http://www.esportemrede.blogspot.com) onde procuramos socializar algumas reflexões sobre o mundo do esporte para além das abordagens técnicas e táticas que caracterizam a maioria do jornalismo esportivo.

No próximo mês de abril completaremos dois anos. Estamos com 107 seguidores e totalizamos até agora mais de 47 mil visitas. Tenho recebido críticas e sugestões interessantes sobre o blog, onde tb procuramos socializar textos sempre que a postagem abre essa possibilidade. Na última postagem mesmo, onde tratei do tema Geopolítica do Esporte, recebi um comentário de um geógrafo que tinha escrito um texto em 2007 mais ou menos nessa linha. Ele então encaminhou o link de acesso do texto e o mesmo vem sendo acessado pelos que nos visitam, num processo interessante de interação via blog.

Nossas postagens são inseridas sempre que possível uma vez por semana, quase sempre aos domingos e estamos abertos para contribuições dos internautas que queiram publicar suas ideias, desde que as mesmas estejam dentro da linha de abordagem do blog.

Estarei visitando os blog dos colegas que aqui já postaram seus comentários. Espero vcs tb lá no Esporte em Rede. Obrigado Laércio, abraços para todos.

Welington

Por Cláudia Bergo em 11-12-2010, às 12h57. Vamos lá, então!

Degodim é um blog que aborda a educação infantil e, especificamente, a educação física. Foi criado em outubro de 2007 com o objetivo de compartilhar com os familiares dos alunos, professores da área e outros interessados o conhecimento adquirido no diaa-dia escolar. Diariamente, ele é acessado por 70 internautas (em média) de todo o Brasil e exterior. http://degodim.blogspot.com/

Tecnologias na Educação Física Escolar é um blog voltado à divulgação de experiências/atividades envolvendo o seu uso no cotidiano das aulas. Equipamentos como computadores, projetores ou produtos como planilhas eletrônicas, games, vídeos e o que mais vier constam do cardápio. Recém-criado, o blog ainda tem muito o que dizer. http://blog.cev.org.br/claudiabergo/ [ ]s

Cláudia

Por Dalva Eloisa Piersante em 11-12-2010, às 22h47.

O BLOG DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA ESTADUAL NILZA DE OLIVEIRA PIPINO: http://educacaofisicanilza.blogspot.com, FOI CRIADO PARA POSTAGEM DOS TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS, PARA QUE SUAS PRODUÇÕES FICAM VISÍVEL A TODA COMUNIDADE, ALUNOS, PAIS E PROFESSORES, PARA QUE SEU TRABALHO SEJA DIVULGADO. PROF DALVA ELOISA PIERSANTE

Por Paulo Henrique Barbosa Mateus em 12-12-2010, às 18h26. Rapaz... tô meio sem jeito de postar aqui!!! O único graduando aqui no meio de professores formados e com vasta experiência.. Mas... vamos ver no que vai dar. Bem, meu blog veio de uma inquietação, curiosidade minha "Será que sei fazer um site?", fiquei matutando essa idéia um bom tempo, mas não sabia ao certo o que colocar nele, "falar de mim?", "falar dos outros?" "um site de humor?", depois de pensar bastante, decidi fazer um site para a minha turma da graduação, daí o primeiro site foi esse (https://sites.google.com/site/efnoticias/), mas depois eu pensei "Está faltando alguma coisa..." "Está muito parado esse site, só eu posto as informações e não tenho nenhum retorno do que foi publicado...", decidi deixar quieto e aguardar. Foi então que um dia conversei com uma amiga minha sobre o site e tudo mais, daí ela citou outra plataforma bem mais interativa, daí eu pensei mais uma vez "vou arriscar" e fui montando, enfim, passe quase que as férias toda organizando o site/blog e esse foi o resultado (http://educfisicaufal.wordpress.com/), o blog está um pouco desatualizado, "bagunçado", mas nas férias agora eu prometo atualizar ele. Mas meu objetivo ainda não foi alcançado, que é fazer com que o pessoal da turma, professores e alunos das outras turmas publiquem conteúdo no site. Mas estou satisfeito com o resultado que estou obtendo com ele. Inclusive, o companheiro @Welington e o Sr. Laércio já deram uma passadinha por ele... Foi graças a ele que fui intimado a desenvolver e moderar o site da LEPEL UFAL Arapiraca a qual faço parte também e gostaria de divulgar aqui também... (http://lepelufal.wordpress.com/)

Obrigado CEVnautas...

PH

Por Carlos Guelton Martins Guimarães em 13-12-2010, às 10h32. Dali galera segue o blog que eu criei, é para pensarmos um pouco mais sobre o lazer, a base inicial são as minhas experiências na disciplina Lazer e Educação Física do curso de Educação Física da UFOP ministrada pela professora Maria Cristina Rosa. É muito pouco mas é só o inicio de uma discussão que pode render muito.

Segue o Link:

http://noisnolazer.blogspot.com/

Por Caroline de Oliveira Martins em 17-12-2010, às 01h21.

Oi pessoal! O MEIGOIABA é um blog com exemplos criativos e bem-humorados que podem ser empregados na promoção de um estilo de vida ativo e saudável: http://meigoiaba.blogspot.com/ [ ]s!

Por Pedro Henrique Otaviano da Rocha em 17-12-2010, às 17h17.

Olá Professor, O Blog da Educação Física em Alagoas, surgiur quando o grupo se reuniu com a Professora Maria José da Faculdade de Alagoas - FAL, para debater sobre o evento que organizamos na Cidade de Maceió, esse evento é o Congresso Alagoano de Educação

Física e Fisioterapia. Com o surgimento passamos a tentar divulgar tudo que ocorre na área da saúde, esporte, todas as áres ligadas a Educação Física. Com pouco menos de 1 ano nosso blog já recebe uma grande visita diária, não estamos preocupados em grandes proporções, até porque nosso Estado é pequeno e a nossa meta é aqui, então para o que queremos estamos conseguindo. Em nosso blog, vocês encontram várias matérias, artigos, concursos... tudo que é preciso para aprimorar o conhecimento. Então esperamos que possam observá-lo, nosso endereço é; www.edfisicaalagoas.blogspot.com Agradecemos pelo espaço e acreditamos que com isso todos nós teremos um espaço maior na mídia. EdfísicaAlagoas.

Pedro Henrique Blog da Educação Física www.edfisicaalagoas.blogspot.com

Por Gabriel Vargas em 17-12-2010, às 22h09. Criei o http://efufsj.wordpress.com/ como um jornal online feito por discentes, para o curso de Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei. Tentei aprontar um bom conteúdo, o pessoal começou a visitar, mas foi difícil dar sequencia sozinho e logo abandonei. Não tenho uma veia jornalística muito boa, mas valeu a intenção e a experiência!

Por Paulo Henrique Azevêdo em 18-12-2010, às 10h38.

Desde fevereiro de 2007 mantenho o blog GESPORTE (http://gesporte.blogspot.com/), especializado em informações, estudos técnicos e pesquisas científicas sobre a gestão e o marketing do esporte. O blog dissemina conhecimento produzido pelos: a) Grupo de Pesquisa "Gestão e Marketing da Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer – GESPORTE” criado em 2005, registrado no CNPq e certificado pela Universidade de Brasília (UnB); e b) Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte - GESPORTE, implantado em 2008, na Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB).

Desde o início de 2010, o esporte é a área econômica que mais movimenta recursos financeiros no mundo e a necessidade de gestores qualificados é uma exigência que impõe.

Assim, se você gosta da área e compreende a relevância do tema, acesse o blog, cadastre-se como seguidor e aproveite os estudos, debates e outras informações publicados no blog Abraço, Paulo Henrique Azevêdo

Por João Batista Freire em 18-12-2010, às 16h01. Bem pessoal, meu blog tem de tudo, mas tem como tema central pedagogia, educação, e, mais particularmente, Educação Física. Sigo uma linha de Educação Física, mas o que me der na cabeça na hora, escrevo e publico. Tenho uma base de 1600 visitas mensais. À medida que vou aprendendo a me comunicar, o número de visitas aumenta. O pessoal que lê prefere ler que comentar, portanto, não se importem com o baixo número de comentários.

Por Laercio Elias Pereira em 19-12-2010, às 21h15.

Jão, Vc esqueceu de dar o endereço do blog mais visitado do CEV ;-) http://blog.cev.org.br/joaofreire/

Por Anelise Beatriz Gamba em 19-12-2010, às 21h21.

Ola ! No meu blog http://anelisegamba.blogspot.com tem postagens de divulgação de cursos da EF e Esportes, sobre alguns trabalhos que faço na escola, ou que já tenha feito mas de algum assunto atual da EF, tenho um canal de videos pois gosto das filmagens...e assuntos pessoais daquilo que estou vivendo nas minhas tarefas na Educação em geral, cursos de línguas...e no meu lazer, principalmente com meus filhos. Consegui desenvolver a habilidade de linkar nos blogs que escrevo, pois tenho mais 3: cemvereadorsanta.blogspot.com (da escola que trabalho), profitalianobc.blogspot.com (do meu grupo de professores que estuda italiano), e minihandbc.blogspot.com (que é a minha paixão, mas anda meio parado, tenho escrito menos).

Quero agradecer ao Prof. Laércio por esta oportunidade, e vejo essa interação como uma forma de crescimento pessoal e profissional. Sou fã das tecnologias...rs, e desde julho de 2009, quando minha filha teve uma fratura de fêmur e fiquei de licença cuidando dela, pude me inserir nesse mundo e aprender mto com os blogs, com cursos a distância, com foruns de discussão e mtos contatos que podemos acrescentar nas nossas vidas. Obrigada e apareçam!

Por Fátima Regina Gomes da Costa em 29-12-2010, às 23h14.

Olá a todos, gostei da idéia e estou aqui para compartilhar com vocês o meu blog Educação Física Inclusão e Tecnologia http://educacaofisinctec.blogspot.com onde tento divulgar textos ,reportagens, links, sugestões de leituras e tudo mais que seja de interesse dos professores nas áreas de Educação Física, Educação Inclusiva e tecnologia educacional.Aguardo a visita de vocês e também seus comentários e sugestões.

Por Ilmar Esteves de Souza em 03-01-2011, às 17h22. A vai o meu blog. trato sobre o esporte, lazer, legislação esportiva, biografias e educação física voltada exclusivamente para o estado de rondonia.

http://rondoniaesporte.blogspot.com/

Por Elizabete Ferreira Morales em 18-01-2011, às 01h15.

GEPEFE-USJT é o blog do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE), coordenado pela Profa. Vilma Leni Nista-Piccolo. Nele são divulgados o perfil dos membros do grupo, as produções, os projetos e os eventos organizados pelo

Gepefe, além de sugestões de leituras, websites e sínteses das reuniões, sempre focando na formação e na atuação do professor de Educação Física no contexto escolar.

O blog é acessado por aproximadamente 50 pessoas por semana, com acessos do Brasil e do exterior. Endereço: http://gepefe-usjt.blogspot.com/

Por Welington Araújo Silva em 19-01-2011, às 01h08. Olá, pessoal.

Já divulguei o meu blog por aqui e tenho visitado os dos colegas que por aqui também atenderam a solicitação do Laércio e estão divulgando os seus trabalhos.

Passo por aqui para deixar dois links das últimas postagens

http://esportemrede.blogspot.com/2011/01/imagem-e-conteudo.html (Aborda a questão da imagem e do conteúdo no marketing esportivo)

http://esportemrede.blogspot.com/2011/01/novela-ronaldinho-gaucho.html (Trata do fenômeno Ronaldinho Gaúcho) Espero que gostem das postagens e se considerarem conveniente, divulguem para os amigos e amigas da sua lista de email. Abraços fraternos

Welington

Por Giovani de Lorenzi Pires em 20-01-2011, às 20h12.

Olá Compadre Laércio e demais cevnautas, Aproveito a oportunidade para divulgar o blog mantido pelo grupo de estudos LaboMidia/UFSC, chamado Observatório da Mídia Esportiva: http://observatoriomidiaesportiva.blogspot.com/ Nosso objetivo é utilizar essa ferramenta tecnológica para destacar e comentar temas relacionados ao esporte, lazer e mídia, além de fazer circular informações do interesse do próprio grupo e dos demais interessados na temática tema. Temos lá também links para periódicos da área, paginas e blogs sobre o assunto, fotos dos nossos eventos e uma seleção sugerida de filmes. Convido a todos/as para conhecerem também a nossa pagina: www.labomidia.ufsc.br . Entre outras coisas, temos disponível para donwload toda a produção do grupo (2003-2010), incluindo livros, artigos, textos em anais, etc. E também um link para o repositório digital da Rede CEDES/Ministério do Esporte. Abraço. Giovani Pires (UFSC)

Por André Luiz de Souza Araújo em 26-01-2011, às 10h23.

Professor;

A FS21 Educação Física & Esporte entra em 2011 com todas as propostas direcionadas para o Futsal. O novo visual do site, no ar desde 2002, foi criado para facilitar as pesquisas e contribuir com o trabalho dos profissionais envolvidos com a modalidade no Brasil e no exterior, tentando levar em conta os aspectos da ciência aplicados no esporte, além de oferecer serviços e produtos diferenciados no contexto cultural, permitindo assim a utilização do Futsal como instrumento de Educação. http://www.fs21.com.br

Parte do conteúdo também é disponiblizado no Blog http://fs21.zip.net criado para reforçar os projetos com os alunos nas aulas de Educação Física da Escola Estadual Risoleta Lopes Aranha em Americana-SP

Abraços

André

Por Joice Silva em 09-02-2011, às 10h43.

Este blog é da Academia Reflexo de Karatê - SSA BA http://academiareflexo.blogspot.com/

Por Joice Silva em 09-02-2011, às 11h23.

Blog da Academia Reflexo de Karatê

O blog da Academia Reflexo trata de diversos temas que envolvem a prática do Karatê-Dô relacionando a sua historicidade, questões filosóficas, atualizações na prática dessa Arte Marcial. A Academia Reflexo de Karatê é dirigida pelo Mestre Enobaldo Ataíde 5° Dan Tradicional e 5° Dan JKA. A ideia desse Blog é divulgar todo o trabalho realizado na Academia além de fortalecer o trato cientifico do Karatê. Foi criado em agosto de 2009 e conta com material sobre a História do Karatê, informações sobre kata e kumitê, Filosofia e normas de conduta do praticante de Karatê, Calendário de Eventos, uma lista Bibliográfica, uma galeria de Reportagens sobre o Karatê e relatos de alguns alunos praticantes de karatê da Academia Reflexo.

Aceitamos sugestões de Temas. http://academiareflexo.blogspot.com/

OSS

Joice Silva

Por Leize Demétrio da Silva em 17-02-2011, às 17h36.

Oi pessoal...

No meu blog eu escrevo sobre o brincar e algumas questões da escola. Ah! tem uma página onde ouso escrever minhas produções poéticas.

Eis o endereço...aguardo vcs lá.

Bjos.

http://brincarepreciso-leize.blogspot.com/

Por Thaís - Cartel Atp em 22-02-2011, às 08h27.

Olá pessoal, O Cartel ATP foi a maneira encontrada por duas apaixonadas pela Educação Física para colocar em prática tudo o que estão aprendendo na faculdade (e fora dela também), por meio de experiências pessoais, de amigos e até mesmo de pesquisas e notícias publicadas pela mídia.

Por isso, aproveite cada pedacinho deste site, que é feito com carinho e profissionalismo, com o objetivo de agregar o máximo de informações possíveis àqueles que acreditam que conhecimento é (quase) tudo na vida!

Visite: http://cartelatp.com/ Beijos e ótimo dia a todos!!!

P.S.: sugestões, críticas e elogios são sempre bem-vindos

Por Ednei Torresini em 04-04-2011, às 03h05.

Colegas

Deixo o endereço do meu blog. Lá comento sobre várias coisas: musculação, ginástica, futebol, corridas, marketing esportivo, futebol de mesa e lógico, sobre o meu time o Caxias. Como os meios de comunicaçao estão crescendo, todas 3as. feiras, atravpes da twitcam, passo a aula ao vivo para quem possa fazer e até mesmo me ajudar a desenvolver uma mlehor aula de jump/local na academia. Ultimamente estou postando sobre o meu time o Caxias, que disputa o Gauchão e está na Série C do Brasileirçao. E também sobre a minha outra paixão o futebol de mesa. Não sei se ele vai ler, mas desde já quero a revanche no futebol de mesa contra o Giovani Pires da UFSC. Um dia batemos uma bolinha na casa dele. Estou colocando sobre corridas, resultados com fotos e vídeos. Um dos esportes que estou aderindo também. sempre corria, mas sempre para manter a forma e ganhar um condicionamento físico, mas agora estou disputando as provas de 5k até 10k. http://profedneitorresini.blogspot.com

Abraços a todos.

Ednei (Caxias do Sul/RS)

Por Fabricio Boscolo Del Vecchio em 20-05-2011, às 09h37. http://fabricioboscolo.wordpress.com http://grupodestudoslutas.blogspot.com

Att Fabrício

Por Aurifran do Nascimento Barroso em 09-06-2011, às 11h12.

Olá, cevnautas!!

É com imenso prazer que apresento o blog do qual sou co-administrador. Ele é resultado de um longo período de “incubação”, no qual pensei em um nome e possíveis conteúdos para serem ‘blogados’. Com relação ao nome (Portal Movimentar), ele surgiu da essência dos cursos de Fisioterapia e Educação Física (Movimento), aos quais resolvi dedicar-me, sendo formado no primeiro e recém-ingresso no segundo.

No que tange ao conteúdo que é exposto lá, temos assuntos relacionados, principalmente, a essas duas áreas do conhecimento da saúde.

Espero, a partir dessa iniciativa, contribuir para a informação e entretenimento dos colegas profissionais e acadêmicos de Fisioterapia e Educação Física e que estes também venham a interagir de forma a estabelecer um canal de comunicação ativo e constantemente aperfeiçoado. Sejam bem-vindos!!!

<a href="http://portalmovimentar.wordpress.com/"

title="Fisioterapia e Educação Física">Portal Movimentar</a>

Por Fernando Joaquim Gripp Lopes em 31-01-2012, às 10h36. Caros colegas, Vocês estão convidados a visitar o blog do Curso de Educação Física UFVJM, em Diamantina - MG. http://educacaofisicaufvjm.wordpress.com/ Grande abraço a todos

Por Antonio Ricardo Torres da Silva em 13-02-2012, às 10h22. vamos apreciar um blog de pesquisa que tem a intenção de aprimoramento dos nossos clientes e de nós como professores, todos estão convidados a criticar, opinar, e auxiliar no blogg. http://saudetrainer.blogspot.com/

Por Raul Vaz da Silva Neto em 02-03-2012, às 09h12. Olá Laércio, Primeiramente parabéns pela iniciativa, você está oportunizando uma troca de experiências entre professores de Educação Física blogueiros e que têm a possibilidade de trocar informações e ao mesmo tempo expandir ainda mais os assuntos relacionados a área. O meu blog é voltado para assuntos inerentes a área de educação física e afins, também divulgo trabalho docente e discente, dentre outros. o Endereço eletrônico é: profraulvsneto.blogspot.com Irei "seguir" os colegas blogueiros que me antecederam no comentário. Espero também poder construir juntos uma Educação Física sempre melhor.

Abraços

Por Gilmar Wiercinski em 06-04-2012, às 22h13. Boa noite Laércio,

Acredito ser necessário estar sempre buscando novas parcerias para podermos avançar no trabalho da Educação Física Escolar. Gostaria que me visitassem para ver o que fizemos aqui por este lado do BRASIL. Meu Bblog: http://www.edulico.blogspot.com.br/ Um grande abraço a todos!!

Por Dante de Rose Junior em 15-06-2012, às 09h43.

Amigos

Quero apresentar a vocês o Viva o Basquetebol (http://vivaobasquetebol.wordpress.com)

Este blog aborda assuntos relacionados ao Basquetebol e outros temas que contemplam o Esporte em suas diferentes facetas: história, aspectos técnicos, entrevistas, estatísticas.

O blog também conta com a participação de colaboradores que, a cada quinze dias, têm seus textos publicados. Seja também um colaborador e mande seu texto (no máximo 3 pgs) para meu email danrose@usp.br. Aguardo sua visita no http://vivaobasquetebol.wordpress.com

Por Laercio Elias Pereira em 16-06-2012, às 16h50. Cevnautas, Pessoal, Grande satisfação em ver o meu amigo das lutas de juventude em São Caetano (TIjucussu Clube, CELAFISCS) por aqui. Mais: o Dante foi um dos fundadores das listas de discussão do CEV. Fui mostrar o CEV na USP ainda em 1996 - e ele perguntou por que não tinha a lista de Basquete. Começou aí. Ele não gostava quando eu o tratava de Reitor da USP LESTE. Dizia que era apenas diretor. Acho que agora já posso retomar o tratamento. BEM (RE)VINDO, Dante.

Laercio

Por Nelson Carvalho Marcellino em 20-09-2012, às 08h55.

Ola, pessoal, bom dia! Aproveito para divulgar meu site: lazercomz.zip.net

Ele foi feito, inicialmente para auxiliar nas discussôes em sala de aula ( já foram publicados mais de trinta textos), do curso de graduação que ministro na UNIMEP, mas ganhou muitos adeptos, estudantes e público em geral.. Atualizado diariamente, nele são apresentadas discussões sobre o lazer de maneira ampla(esportes, artes, recreação, turismo, etc.).

Façam uma visita. Grande abraço.

Marcellino

Por Fernando Mascarenhas em 21-12-2012, às 14h21.

Olá pessoal, Divulgo o meu recém criado blog... Blog do Fernando Mascarenhas falando de esporte...

Acesse: http://blogdomasca.blogspot.com.br/ Visitem, leiam, comentem e compartilhem! Abraços, Fernando

Por Nicole Leon Bordest em 25-04-2015, às 08h48.

Aloha! Aos que gostam de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação no Mundo dos Esportes:

Quando tiver um tempinho dê uma olha no #Sportismo http://sportismo.blogspot.fr/

Muitoo Obrigada!

Nick Bordest

Por Yuri Lopes Motoyama em 02-07-2015, às 13h33.

Ola pessoal!

Por indicação do Laercio eu vim aqui para divulgar meu blog. Eu e meus amigos aqui do laboratório da UNIFESP / Santos produzimos conteúdo voltado para a ciência do treinamento. Divulgamos isso em postagens semanais e aravés de um programa (pocast) quinzenal. O podcast é um tipo de programa gravado em mp3 onde buscamos levar um conteúdo para consumidores e promotores de serviços de saúde relacionados a treinamento. Quem quiser dar uma passadinha www.4x15.com.br O link para os podcasts são www.4x15.com.br/podcast

Abraço!

Por Kássia Mitally da Costa Carvalho em 26-10-2015, às 09h42. Nosso blog é www.conecteecrie.ufc.br

O blog se desenvolveu como proposta da professora Dra. Tatiana Passos Zylberberg que em seu mestrado ideaizou um site interativo feito PARA e COM os alunos.

Uma vez no ar, convidamos os Professores e professoras de Educação Física a contribuir conosco com suas experiências bem sucedidas nas aulas de Educação Física e também com suas memórias das práticas! Um grande abraço a todos www.conecteecrie.ufc.br

Por Laercio Elias Pereira em 04-02-2023, às 07h06.

CEVNautas de Boa Vontade, Vamos co-laborar aqui buscando os bonsportais de Divulgação Científica em Educação Física no Instagram, Facebook... ? Nova edição disponível

- https://periodicos.ufsc.br/.../motrivi.../article/view/86970

Com satisfação, informamos que estamos disponibilizando os sete primeiros textos da edição v35 n66 ano 2023. Convidamos os leitores a navegar no sumário abaixo e verificar os temas do seu interesse. Boas leituras!

“Não torço pra nenhum time, não sei as regras e se me convidam pra jogar eu não jogo”: a relação das meninas menos habilidosas com o conteúdo futebol/futsal nas aulas de Educação Física

- https://periodicos.ufsc.br/.../motrivi.../article/view/86970

Marina Gomes Schönardie; Pâmela Siqueira Joras; Martina Burch; André Luiz dos Santos Silva

Cenários e processos de socialização docente: um estudo com professores de ginástica artística https://periodicos.ufsc.br/.../motrivi.../article/view/86431

Juliana Diel de Arruda; Mariângela da Rosa Afonso; José Antônio Bicca Ribeiro; Gabriela Diel de Arruda

Cursos técnicos de habilitação em Educação Física ao nível de 2° grau: estudos de caso no Rio de Janeiro no período de 1970 a 1990 https://periodicos.ufsc.br/.../motrivi.../article/view/88079

Marcelo Paula Melo; Thiago Barreto Maciel; Anderson Guedes da Silva; Edely Viana de Andrade

Fundo de apoio ao esporte do Distrito Federal: uma análise crítica sobre a origem, o montante e a destinação dos gastos https://periodicos.ufsc.br/.../motrivi.../article/view/90512

Luís Maurício Montenegro Marques; Pedro Fernando Avalone de Athaíde; Leandro Dalmas

Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola: uma análise configuracional nos entornos da Educação Física https://periodicos.ufsc.br/.../motrivi.../article/view/91290

Daniel Giordani Vasques; Elisandro Schultz Wittizorecki

Esportes de aventura no ensino remoto: experiências com metodologias ativas em aulas de Educação Física https://periodicos.ufsc.br/.../motrivi.../article/view/90488

Raquel Firmino Magalhães Barbosa

A extinção do Ministério do Esporte no Brasil: uma análise da seção temática v.31 n.60/2019 da revista Motrivivência https://periodicos.ufsc.br/.../motrivi.../article/view/90634

Neidiana Braga da Silva Souza; Murillo Lago Menezes; Juliano de Souza; Fernando Augusto Starepravo

Visite nosso site para ler o comunicado completo .

Motrivivência: Revista de Educação Física, Esporte e Lazer http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia

Nesta quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023, a Direção Nacional (DN) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) se reuniu com a Ministra do Esporte, Ana Moser. O encontro contou com a participação e condução da presidenta do CBCE, Gislene Amaral, acompanhada da diretora administrativa da entidade, Marina Antunes, do diretor financeiro, Rodrigo Martins, do diretor científico, Tadeu Baptista, do diretor de secretarias estaduais, Cláudio Mandarino, do diretor de comunicação, Silvan Menezes, e do secretário da DN, Francisco Silva. Também participou da reunião a professora Cássia Damiani, que atualmente constitui a equipe de planejamento estratégico do Ministério do Esporte.

A audiência ocorreu em formato remoto e teve como pauta:

1. Apresentação do CBCE e contextualização de sua condição como representante da área da Educação Física e Ciências do Esporte no âmbito acadêmico-científico no Brasil;

2. Posicionamento da entidade frente à Regulamentação da Profissão de Educação Física (Leis 9.696/1998 e Lei 14.386/2022);

3. Reinserção de representação do CBCE no Conselho Nacional do Esporte;

4. Perspectivas de atuação do CBCE junto ao Ministério do Esporte.

O encontro iniciou com uma apresentação geral do que é o CBCE, a sua história, os seus objetivos, bem como a sua estruturação em Secretarias Estaduais e Grupos de Trabalho Temático.

A presidenta do Colégio ressaltou, como previsto em pauta, a importância do debate em torno da regulamentação da profissão de Educação Física e destacou o posicionamento da entidade sobre o tema, que tem sido o de combater a ingerência do sistema Cref/Confef na atuação das/dos docentes da área no contexto escolar. A Ministra concordou sobre a necessidade de uma profunda discussão em torno da questão, inclusive para se ir além do imbróglio existente na educação formal, estendendo-a ao campo esportivo.

Sobre a presença e participação do CBCE no Conselho Nacional de Esporte, a presidenta Gislene ratificou a relevância da retomada deste órgão consultivo e deliberativo, e demarcou a disposição do Colégio em constituí-lo nesta recomposição, depois de ter sido expulso deste Conselho no governo anterior sem

explicações ou justificativas claras. A Ministra, Ana Moser, rememorou ter partilhado da presença e participação ativa do CBCE no Conselho no passado recente, representado por seus presidentes anteriores. Ela afirmou que a reestruturação do Conselho está no horizonte próximo e disse contar com a colaboração do CBCE neste processo.

A Direção Nacional reiterou a disponibilidade do CBCE em participar ativamente da reconstrução das políticas de esporte e lazer do país juntamente ao Ministério do Esporte, em especial no que se refere às ações e programas de desenvolvimento das Ciências do Esporte, dando como exemplo a referencialidade e potente contribuição do Colégio na organização e desenvolvimento da Rede CEDES.

Aproveitou-se a ocasião, inclusive, para convidar a Ministra do Esporte a participar dos debates da área no XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice), que ocorrerão em Fortaleza – Ceará, de 17 a 22 de setembro de 2023.

Para encerrar, a Ministra relatou estar finalizando, junto com a sua equipe, o planejamento estratégico de ação do Ministério do Esporte. Ela adiantou que conta com a tramitação e aprovação do Plano Nacional de Esporte no prazo deum anoemeio, imaginando entrarem vigor atémeados de2024. Disseestaratenta,especialmente, às diretrizes 1 e 2 do referido marco legal, que atualmente está no Senado Federal para apreciação (saiba mais aqui), pois ambas se referem mais à garantia de acesso, inclusão social e promoção da prática para todas e todos por toda a vida.

Ademais, Ana Moser está perspectivando uma atuação conjunta do Ministério do Esporte com os Ministérios da Educação, por meio da política de educação integral, com o da Saúde, principalmente pela política nacional de saúde da família, e com o da Assistência Social, neste caso ainda a ser detalhado. Para isto, reafirmou que conta com o apoio do CBCE e demais associações científicas da área, bem como com as universidades e institutosfederais, paraodesenvolvimento depesquisas diagnósticas sobreas territorialidades brasileiras, para o planejamento e execução de programas, ações e planos estaduais e municipais de esporte, bem como para a formação inicial e continuada de agentes que atuarão no desenvolvimento do esporte e lazer por todo o país. Neste sentido, ratificou a necessidade de todas e todos da comunidade das ciências do esporte manterem-se ativas/os e atentas/os para a participação nas conferências de esporte a serem realizadas muito em breve.

NAVEGANDO COM

JORGE OLIMPIO BENTO

"As armas e os barões assinalados / Que da ocidental praia Lusitana / Por mares nunca de antes navegados / Passaram ainda além da Taprobana / Em perigos e guerras esforçados / Mais do que prometia a força humana / E entre gente remota edificaram / Novo Reino, que tanto sublimaram".

A consagração do direito a uma vida digna, realizada no caminho de perseguição da felicidade, implica a presença acrescida do desporto, a renovação das suas múltiplas práticas e do seu sentido.

Sendo a quantidade e qualidade do tempo dedicado ao cultivo do ócio criativo (do qual o desporto é parte) o padrão aferidor do estado de desenvolvimento da civilização e de uma sociedade, podemos afirmar, com base em dados objetivos, que nos encontramos numa era de acentuada regressão civilizacional. Este caminho, que leva ao abismo, tem que ser invertido urgentemente.

TECEDORES DE MANHÃS

O labor e a luta dos professores estão muito bem expressos no poema ”Tecendo a manhã”, de João Cabral de Melo Neto:

“Um galo sozinho não tece a manhã: Ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele lança e o lance a outro; de um outro galo que apanhe um grito que um galo antes lançou e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia ténue, se vá tecendo, entre todos os galos.”

Por favor, caríssimos professores, não percam a coragem de persistir em tecer a manhã de um novo tempo!

COIMBRA: GRATIDÃO

Coimbra irradia encanto e magia na hora da chegada e maravilhamento durante a estadia. Não admira que seja de agridocenostalgiaomomentodapartida.Aquisempresevoltaparaalimentarecoloriraalmainquietaeenamorada da insaciável necessidade de renovar a vida.

Como não imitar os poetas de antanho e testemunhar cantante e dulcíssima gratidão?! Bendito seja quem, nestes dias, acrescentou ao meu tamanho muitos palmos de ilusão!

RELIGIÃO E NEGÓCIO

Em política, o que parece é. No resto sucede o mesmo. Ora parece que a Câmara de Lisboa, o Banco do Vaticano e aBusinessSchoolda Universidade Católicalêem epropagamamesma cartilha.Estoutentadoa segui-lae investir em ações do altar de Lisboa. Até porque está garantido um retorno muito maior do que o investimento, tudo sob a bênção eclesiástica do cardeal Carlos Moedas Notas e Milhões. Espero que os jovens, tão devotos destas lojas de obediência, não se adiantem e açambarquem todas as ações. Por favor, lembrem-se de mim; também sou crente!

A COBRA E O PIRILAMPO

Certa feita, uma serpente encontrou um pirilampo na floresta. Sem olhar para ele, disse-lhe de supetão: Vou comerte.

O pirilampo exclamou surpreendido: Como assim?! Eu não faço parte da tua cadeia de alimentação!

A víbora retorquiu, sibilando com a língua venenosa: Isso não importa nem vem ao caso. Decidi devorar-te, ponto final.

O vaga-lume implorou: Já que vais comer-me, podes referir, ao menos, o motivo da tua decisão.

O réptil foi curto e grosso na resposta: O teu brilho incomoda-me.

Não faltam por aí criaturas assim. Em vez de admirar o brilho do Outro e ver nele uma fonte de inspiração, maquinam para o condenar à destruição. Há porém um impensado e grave senão: ao optar por andar no caminho da diabolização, ficam com as entranhas queimadas pelo fogo da inveja e maldição.

ESTADO DE EXAUSTÃO E SUBMISSÃO

A luta dos professores não está nada fácil de travar. Não é de estranhar que eles estejam fatigados e o adversário tudo faça para os desgastar e levar à exaustão. Os docentes do ensino superior não ajudam nem um pouquinho, embora pudessem e devessem fazê-lo. A maioria ganha mal e tem fechadas as portas de progressão na carreira. Ademais, está em curso a discussão da revisão do RJIES, instrumento que os trata como rebanho de submissos e lhes impõe uma governação com rédea e trela controladas por forças alheias e avessas à sua missão. Mas não

tugem nem mugem; preferem calar e consentir a condução para o cadafalso, e levar a forca nas próprias costas. Eis o desolador estado da arte!

ANTÍPODAS DA DECÊNCIA: TRABALHA-SE PARA QUÊ?

Todos quantos amamos a democracia, a liberdade e a dignidade humana devíamos corar de vergonha perante a constatação exarada por Carmo Afonso num dos seus textos na última página do jornal Público: “O nosso modelo económico e social conforma-se bem com a existência de pessoas que passam frio e não têm forma de se aquecer. Os pobres fazem parte natural da equação. Reparem que em Portugal é possível trabalhar a tempo inteiro e, mesmo assim, não ganhar o suficiente para ter uma vida digna. O sistema, neste momento, não garante que a pobreza se resolve com o trabalho.”

Apuremos o olhar e a consciência: esta chaga não atinge somente uma minoria; tende a afetar a maioria, por ser cada vez maior o número dos que resvalam para a pobreza. A este mal nem muitos professores escapam! Eis um retrato fidedigno da situação e do enregelamento dos princípios humanistas e democráticos. Afinal, trabalha-se para quê e para quem? É manifesto o aviltamento do valor do trabalho.

Carmo Afonso tem razão: “Quando o trabalho não é solução para a pobreza, está tudo errado. Gostava que concordássemos nisto.” Quantos estão disponíveis para assumir a concordância e agir em consonância?

CURSO DE GESTÃO DO LUXO

Este mundo já não oferece ilusões; vende-as a preços inflacionados. Por isso só alguns jovens frequentam as católicas Business Schools, garantidoras de excelência, prestígio, sucesso e competências exclusivas e inovadoras sobre o marketing de sonho e o Mercado do Luxo. A maioria não tem dinheiro para pagar o Programa Executivo de Gestão do Luxo. Se não fosse trágico, dava para zombar, mas está proibido rir do deus mercado; ademais, ele é assaz vingativo. Não sei o que pensa disto o Filho de Deus e do Homem. Fazendo fé nos evangelhos e noutros relatos das Suas pregações e posições, não gostará de ver o Seu nome invocado pelas inefáveis entidades que se comprazem em exibir a opulência e entregam à rapina de dinheiro. Crescem os tentáculos da obra (em latim). A aridez de afetos e misticismo, a hipocrisia e a safadeza tomaram conta da alma e do coração da humanidade. Ergam-se, pois, altares às divindades do negócio e confessionários de perdão para os que faltam ao paradigma neoliberal e não alcançam a prosperidade!

QUADRÚPEDE

Era tão prudente, tão prudente e de tão contidas maneiras que não se pronunciava nem tomava posição sobre nada. Quando ofendido e prejudicado, não reagia; preferia ficar calado e agachar-se. Esqueceu-se de que o hábito faz o monge. Um dia, a metamorfose aconteceu: deixou de ser bípede e tornou-se quadrúpede. Não mais conseguiu erguer-se.

DIES IRAE

A carnificina continua e recrudesce hora-a-hora. Cortejos de promessas, ramalhetes de sorrisos, exibições de fingimentos indecorosos, representações de farsas inqualificáveis e propaganda de mentiras deslavadas tentam encobrir o rio de sangue e limpar a sujeira da alma e a culpa da consciência. É em vão, porquanto o circo trágico não aplaca a ira e a insaciabilidade de Ares e Marte; estes exigem cada vez mais sacrifícios de vidas. Resta a loucura para simular otimismo; ainda bem que a temos.

TRABALHA-SE PARA QUÊ? ESTÁ TUDO ERRADO!

Todos quantos amam a democracia, a liberdade e a dignidade humana deviam corar de vergonha perante a constatação de que trabalhar a tempo inteiro não confere a muita gente um salário suficiente para aceder a uma vida digna. O sistema socioeconómico, em vigor, não garante que a pobreza seja eliminada mediante o trabalho. Apuremos o olhar e a consciência: esta chaga não atinge somente uma minoria; tende a afetar a maioria, por ser cada vez maior o número dos que resvalam para a pobreza. A este mal nem muitos professores escapam! Eis um retrato fidedigno da situação e do enregelamento dos princípios democráticos. Afinal, trabalha-se para quê e para quem? É manifesto o aviltamento do valor do trabalho. Trabalhar não assegura o direito a não ser pobre. Vivemos nos antípodas da decência.

Ora, se o trabalho não é condição para erradicar a pobreza, então está tudo errado. Podemos concordar nisto? Quantos estão disponíveis para assumir a concordância e agir em consonância?

PS: Leia-se o texto de Carmo Afonso, A nitidez do inverno, jornal Público, 30 de janeiro de 2023.

POR UMA NOVA ORDEM GLOBAL

A ordem global, construída paulatinamente a partir do final da II Guerra Mundial, chegou ao ocaso. Mas... será benfazeja para o mundo a inexistência de uma arquitetura política universal? Nem por sombras! O vazio será ocupado por tragédias descontroladas e pelo caos da insânia, da força, da prepotência e violência. Logo, isso não nos serve; leva-nos de volta às eras de luta cega pela sobrevivência

Necessitamos urgentemente de uma ordem internacional multipolar e integradora de países e continentes até agora desconsiderados, postos fora de jogo. Se não encetarmos esse caminho largo, seguiremos o da corrida desabalada para o abismo da humanidade e do planeta. Só com a sublimação dos erros do passado pode ser delineado um futuro aberto e esperançoso para todos

BOÇAIS E BRAÇAIS, PERNILONGOS E PATUDOS

Agimos, sobretudo, mediante a boca, os braços e as pernas. Quando a cabeça e a estesia faltam para nos orientar, tornamo-nos patas. Não deixamos, por isso, de ser pessoas; porém somente o somos na forma boçal e braçal, pernilonga e patuda. Deste jeito ficamos muito aquém da condição de Seres Qualitativos.

ROMAGEM A MAFRA

Cheguei à Escola Prática de Infantaria, em Mafra, numa segunda-feira do final de abril de 1967. A viagem noturna de comboio, iniciada em Campanhã, seguiu pela Linha do Norte até Alfarelos, onde ocorreu a mudança para a Linha do Oeste.

A entrada na caserna foi como se tivesse deixado para trás o mundo e a vida. Sem fazer bem ideia do que me esperava e com uma frontal oposição ao que provavelmente viria pela frente, iniciei, a contragosto, o curso de oficial miliciano. A primeira semana correu muito mal. E a segunda ainda pior; no teste efetuado na sexta-feira colhi o merecido resultado: o meu nome figurava na lista dos punidos com o corte de fim-de-semana, devido a ter obtidonota negativa.Nãopodia,pois,nosábado,apósomeio-dia,viajardeónibuspara o Porto.Perceberãomelhor o choque, se revelar que tinha começado a namorar em fevereiro. Todavia, aconteceu um milagre: graças à vinda do Papa Paulo VI a Fátima, os reprovados foram amnistiados.

Na altura não sabia nada de José Saramago e do Memorial do Convento. Já conhecia a invenção do Padre Bartolomeu Lourenço Gusmão e as dificuldades dele para fazer voar a Passarola; desconhecia as ajudas que lhe deram Baltazar Sete Sóis e Blimunda Sete Luas. Porém, jurei que não voltaria a reprovar em nenhum teste. Por mais que me desagradasse ‘O Calhau’ (era assim que nomeávamos a colossal estrutura), convoquei a vontade e concluí o curso classificado em primeiro lugar. Isto valeu-me não ter ido para a guerra colonial, porquanto as mobilizações começavam pelas piores classificações.

Voltei ontem a Mafra, acompanhado da jovem que outrora em todos os fins de semana me oferecia uma caixinha de chocolates, bolachas e outros mimos, para tornar menos amargos os dias castrenses. Percorri agora, com os olhos da admiraçãoe doespanto,o PalácioNacional,a Biblioteca e a Basílica.E contemplei com incontida emoção o exterior da Escola Prática de Infantaria, atualmente chamada Escola das Armas. Os tempos e os valores mudam, mas há algo cuja validade não caduca: é com as asas e o combustível da vontade que levantamos voo. Blimunda fez essa descoberta; se necessário, pode contar com o meu testemunho.

DESISTIR OU NÃO DESISTIR?!

Não me recordo de ter entrado numa luta por motu próprio. Mais, se lutasse somente por mim, muitas vezes desistiria; e sem um custo de maior. Como assim?! A resposta é fácil: a firmeza das minhas posições não se edifica em cima de qualquer cabouco do orgulho; assenta em razões ponderosas que transcendem o âmbito pessoal e particular. Porisso, a possibilidade da desistência coloca uminsolúvel problema de consciência: lutotambém pelos outros. Ora, eles não me autorizam a desistir e, muito menos, a traí-los.

POSICIONAMENTO

Esforço-me por fazer jus ao estatuto de ‘espírito livre’, ciente dos custos que isso tem e da facilidade de cair em contradição. Nesta conformidade declaro simpatia pela posição do Presidente do COI. E lamento que não

cause estranheza geral o fato de o ministro do desporto da Ucrânia assumir simultaneamente o cargo de Presidente do Comité Olímpico, função antes exercida pelo lendário Sergey Bubka.

Não ignoro a histórica conduta imperial russa no tocante aos povos vizinhos, nem a invasão da Ucrânia em clara violação do direito internacional. Mas também não pactuo com a russofobia, hoje em alta no dito ‘ocidente alargado’. Ela é incapaz de distinguir entre o regime autocrático (tendente a ser regra no cenário global!) e as admiráveis obras da literatura, da ciência, da música, do desporto, do teatro, da dança, do balé etc., enriquecedoras do património cultural mundial. Acresce que as oligarquias políticas e económicas (e até as intelectuais) de vários países estão mais empenhadas em zelar pelos seus interesses do que em cuidar do bem-estar e da soberania das suas nações.

Lembro ainda que há no mundo 206 comités olímpicos. Os europeus andam na casa dos 50; alguns vão causar dano aos Jogos de Paris. Contribuirão, com esse passo, para o enfraquecimento da Europa no conceito universal.

ABOLA.PT

«Ucrânia deve parar com ameaça de boicote a Paris-2024» (Olimpismo)

A BOLA, toda a informação desportiva. Acompanhe todas as notícias do seu clube ou modalidad

VIVER NÃO É PRECISO!

A condução da vida, filosoficamente boa, correta e virtuosa, exige que tiremos ilações suficientes dos acontecimentos do quotidiano. Mas para esse exercício só dispomos de premissas insuficientes. Afinal, o poeta tem razão, embora não resolva a contradição, nem nos dispense de insistir esforçadamente na procura da solução. Colhe-se pouco para tão ingente esforço; mas é no processo da indagação que reside a satisfação.

FALAR É PRECISO!

A sabedoria humana manifesta-se na criação de instituições que difundem princípios e valores influenciadores do aprimoramento da existência e da sociedade. Merecem, pois, saudação os organismos que se dedicam a proclamar a prevalência da axiologia e da moral sobre a indecência e imoralidade, em todos os campos do agir social. Enquadro nesta finalidade as organizações surgidas em torno do território desportivo, como, por exemplo, a Academia Olímpica ou o Clube Panathlon. É bom que acordem e renovem causas e ideais; aquilo que não é nomeado tende a desaparecer.

Dito isto, importa separar as águas e não fazer concessões à fragilidade concetual. O desporto não precisa de qualquer plano ético específico, porquanto configura uma visão axiológica da vida. Constitui uma representação das regras do jogo implícito no facto de vivermos em sociedade, dos conflitos que isso comporta e dos freios para os aquietar. A sua estrutura de exigências, permissões e proibições encarna um esforço civilizatório. Dispensa, pois, importações e bondosas pregações de ética. Basta que seja interpretado, ensinado e praticado de acordo com a sua matriz e idiossincrasia. Não ganha nada em dar palco a indivíduos que, na profissão e cidadania, viram costas

a imperativos éticos. Em vez de o exaltar, servem-se dele para tentar, em vão, lavar a consciência. Ora, a par de pessoas esclarecidas, generosas e movidas pelo sentido de serviço público, nãofalta gente a andar na via do engano e da simulação, posta em bicos de pés para adquirir visibilidade.

PRÁTICA SISTÉMICA

O Evangelho de Jesus, segundo São Mateus, é inequívoco: “Aquele que escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se o submergisse nas profundezas do mar.” Se esta prédica fosse cumprida, provavelmente o mar estaria encalhado.

A verdade não consente tergiversação. O abuso de menores por padres não é ocasional, nem se elimina com a divulgação de casos e com pedidos-de-desculpa esfarrapados. O fenómeno é sistémico, ou seja, inerente a um sistema que apregoa as ‘virtudes’ do celibato. Este é um mal e raiz de outros males. O verdadeiro arrependimento e remédio consiste em pôr-lhe fim, sob pena de constantes recaídas. Ponto final.

Sábios e escarmentados eram os homens das terras de Miranda do Douro. Quando vinha um novo pároco, davamlhe três semanas para ter em casa uma mulher, apresentada como irmã, prima ou criada. Se não agisse assim, corriam com ele. Deste jeito evitavam sarilhos. Ora, a sabedoria não prescreve.

ADMIRAÇÃO E IDOLATRIA

Não há coisas belas tão difíceis de realizar como as que são feitas com os pés e as mãos, disse Homero. Os atletas e outrosartistassão,pois,merecedoresdeadmiração.Mas...nãosedegradeesta emidolatria!Aprimeirareconhece e enaltece o valor das obras e dos feitos; a segunda tem implícita a aceitação das besteiras, diatribes e incivilidades praticadas pelo ídolo. Não faltam casos desta confusão nos dias correntes, nomeadamente no concernente a futebolistas. Alguns destes usam e abusam da falta de clarividência dos adeptos; e até se dizem vítimas das prevaricações que cometem.

PETIÇÃO PARA EXPLORADOS CONFORMADOS

A perda real e gradual do salário da esmagadora maioria dos investigadores e docentes do ensino superior público e privado ocorre desde o final dos anos 90 do século passado. Ela agravou-se nos últimos meses num contexto de inflação crescente. Feitas as contas, as perdas do poder de compra, entre 2004 e 2023, atingem valores variáveis de 22% a 27%, dependendo do nível remuneratório. Face à situação, circula uma petição que apela à reparação da gritante injustiça. Por incrível que pareça, a maior parte dos docentes no ativo não tuge nem muge sobre este assunto, nem sobre outro, seja ele do setor ou da ordem geral. Parece até que gosta de albarda e cabresto. Enfim, quem vive fechado na redoma do snobismo não consegue descer à terra.

ATIVIDADE OU AGITAÇÃO?!

Somos Homo Mobilis. Sim, todos - crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos - precisamos de agir e de nos movimentar, ou seja, de praticar 'atos' corporais. Estes são axiológicos e simbólicos, determinados por intenções e finalidades de aprimoramento pessoal. Se forem meros gestos, caímos num acionismo semelhante ao do rabo cortado de uma lagartixa, que no seu agitar e mexer se esvai e esgota. Ah, os rebanhos andam muitíssimo, mas fazem pouco caminho e não exercitam o aprumo!

É NECESSÁRIO DESCER À RUA

As garrafas de champanhe estoiram nas fábricas da morte e nas lavandarias do dinheiro roubado e ensanguentado. A festa é rija e o foguetório vai continuar, sem fim à vista. Não se descortina um movimento de contraponto aos Ali Babás e falcões que impõem o espírito do tempo. A maioria dos cidadãos, embora tenha os olhos abertos, opta por manter o intelecto adormecido, faz-se desentendida e cuida da vidinha. Por vezes, alguns assinam petições e mobilizam-separa adefesa dosinteressesdoseugrupo;masvoltamcostasaassuntose causasde ordemabrangente e geral. Fingem ignorar que os maiores inimigos da decência e da justiça social e económica são, nesta era, as mafiosas oligarquias supranacionais. Os governos obedecem às suas ordens. Haverá pessoas disponíveis para encher as praças e tomar posição contra as sanguessugas e aves de rapina? É na rua, ao lado dos outros, que se luta por um mundo melhor.

COMENDAS E PREBENDAS

Quando vejo um general com o peito cravejado de medalhas, ponho-me a pensar e dizer aos meus botões: esteve em muitas batalhas, na linha da frente, aolado dos jovens que mandoulutar e morrer pelo país, e cometeu inúmeros atos heroicos; as condecorações são o reconhecimento da sua bravura, coragem e intrepidez.

Pensamento idênticoassalta-me, quando o nosso venturoso Presidente da República pendura comendas no pescoço de venerandas criaturas: são pessoas que, certamente, se distinguem pela exemplaridade da conduta e pela entrega desinteressada à causa pública, praticam o bem e prestam relevantes serviços à Comunidade e à Humanidade. Obviamente, isto não está ao alcance de todo o cão e gato, mas unicamente de cidadãos excecionais e impolutos, imprescindíveis para alumiar e inspirar o caminho dos outros. É, pois, justíssimo que sejam homenageados e gratificados, que façamos genuflexão e lhes beijemos o anel e a mão.

CONVERSA COM AGOSTINHO DA SILVA

Vim novamente visitá-lo na Barca d'Alva. O diálogo foi breve, porquanto o meu caminho é feito de pressas.

- Como estás, Amigo velho e sábio?

- Sinto-me de bem comigo, embora com muitas saudades de estar no mundo nestes dias desalentados.

- Continuam a falar de ti e dizem que foste o último sebastianista.

- Dizem corretamente, se entenderem o sebastianismo como um olhar para o futuro e não para o passado.

- E D. Sebastião virá ou não?

- Isso não depende de mim; depende da vossa ação.

Despedimo-nos. Ele ficou lá meditabundo e com os olhos fixos nas águas do Douro que, estancadas aqui e ali, correm para o mar.

NO PENEDO DURÃO

Neste rincão vive desterrado o mistério da beleza depurada e sem escala. A boniteza reside na cidade, enredada na aparência das impressões imediatas. Nestas encostas e ladeiras, nestes cumes e vales habita a estesia feita de elegia a tudo quanto de sublime o Humano opera, por mais pequeno que seja, na dureza das circunstâncias.

Sempre que aqui venho, contemplo a arquitetura do deslumbramento e da poesia, escuto o apelo de cânticos gregorianose renovoa necessidadee vontade de memaravilhar.Fora domaravilhamento,nãohá vida.Sea houver, é numa versão de míngua e penúria.

ALMA ENCANTADA

O Nordeste Transmontano é sempre surpreendente. Viemos ver as amendoeiras em flor; mas, quando ontem nos levantamos em Freixo de Espada à Cinta, fomos agraciados com a queda de neve. Ao longo da viagem até Mogadouro, os campos e montes estavam cobertos por um espesso manto branco que se estendia até aos confins do horizonte. As ruas e os telhados da vila dos Templários e de Trindade Coelho resplandeciam de uma alvura sem mácula. Revivi os nevões dos tempos da infância. Há muitos anos que não usufruía um espetáculo assim. Para encantar ainda mais a alma, o José Magalhães (natural de Brunhoso) levou-nos a uma esmerada oficina de requintadossabores:OLagardoNicolau,emAzinhoso!NãoadmiraqueosreisD.DiniseD.JoãoItenhamvisitado amiúde a terra. Acreditem, a elevação do espírito implica o insistente bom trato do corpo. Por isso prometemos voltar a este santuário, onde a boca entoa cânticos que acordam os deuses do Olimpo.

LIÇÃO DE FILOSOFIA

Quem vem em romagem aos planaltos de Trás-os-Montes e Alto Douro, nesta época do ano, não apenas fica deslumbrado com o florescimento das amendoeiras plantadas em terrenos de pedras esborraçadas. Recebe também uma lição de sabedoria: é no labor inspirado pela criação de beleza que reside a salvação, a nossa, a da humanidade e a do planeta. O inóspito pode ser transformado na novidade da esperança. Assim agem as criaturas das plagas transmontanas. Vergadas pelo peso das cargas que esmagam o corpo e com o passo sustido face ao pasmo do nada, assumem o desafio de não perder a dignidade. Plantam, semeiam e colhem a utopia do espanto.

NÚMEROS PUBLICADOS:

VOLUME 81 – JANEIRO 2023

REVISTA DO LÉO 81 - JANEIRO 2023 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - Issuu

VOLUME 80 - DEZEMBRO 2022

REVISTA DO LÉO 80 - DEZEMBRO DE 2022 por Leopoldo Gil Dulcio Vaz - Issuu

VOLUME 79 - NOVEMBRO 2022

REVISTA DO LÉO 79 - NOVEMBRO 2022 por Leopoldo Gil Dulcio Vaz - Issuu

VOLUME 78 - OUTUBRO 2022

REVISTA DO LÉO 78 - OUTUBRO 2022 por Leopoldo Gil Dulcio Vaz - Issuu

VOLUME 77 – SETEMBRO 2022

Issuu - Publication

Volume 76 – agosto 2022

REVISTA DO LÉO - Revista Lazeirenta - 76 - agosto 2022 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - Issuu

VOLUME 75 – JULHO 2022

REVISTA DO LÉO 75 - JULHO 2022 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - Issuu

VOLUME 74 – JUNHO 2002 https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_l_o_74_-_junho_2022

VOLUME 73 – MAIO 2022

REVISTA DO LÉO 73 - ABRIL 2022 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - Issuu

VOLUME 72 – ABRIL 2022

REVISTA DO LÉO 72 - ABRIL 2022 - Revista Lazeirenta by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - Issuu

MRANHAY – REVISTA LAZEIRENTA – NÚMEROS PUBLICADOS

VOLUME 71 – MARÇO 2022

MARANHAY - Revista lazeirenta 71, MARÇO 2022 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - Issuu

VOLUME 70 – FEVEREIRO 2022

MARANHAY - Revista Lazeirenta 70 - FEVEREIRO 2022 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - Issuu

VOLUME 69 – JANEIRO 2022

Issuu - Publication

VOLUME 68 – DEZEMBRO 2021

Issuu - Publication

VOLUME 67 – NOVEMBRO 2021

MARANHAY 67 - NOVEMBRO DE 2021 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - Issuu

VOLUME 66 – OUTUBRO DE 2021

MARANHAY - Revista Lazeirenta 66, OUTUBRO 2021 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 65 – SETEMBRO DE 2021

MARANHAY - Revista Lazeirenta - 65: SETEMBRO 2021 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 64 – AGOSTO DE 2021

MARANHAY - Revista Lazeirenta - 64 - AGOSTO 2021 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 63 – JULHO DE 2021

MARANHAY - Revista Lazeirenta - 63: JULHO 2021 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 62 – JUNHO DE 2021

MARANHAY - Revista Lazeirenta - 62 - JUNHO 2021 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 61 – MAIO DE 2021

MARANHAY - Revista Lazeirenta 61 - MAIO 2021 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 60 – ABRIL DE 2021

MARANHAY - Revista Lazeirenta (Revista do Léo) 60 - ABRIL 2021 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 59 – ABRIL DE 2021

MARANHAY : Revista Lazeirenta (Revista do Léo) 55, abril 2021 - Especial: ANTOLOGIA - ALHURES by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 58 – MARÇO DE 2021

MARANHAY 58 - ANTOLOGIA: OS ATENIENSES, março 2021 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 57 – MARÇO DE 2021

MARANHAY 57 - MARÇO 2021: EDIÇÃO ESPECIAL - OS ATENIENSES, VOL. III by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 56 – MARÇO DE 2021

MARANHAY - (Revista do Léo ) - 56 - março 2021 - EDUÇÃO ESPECIAL: ANTOLOGIA - MULHERES DE ATENAS by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 55 – MARÇO DE 2021

MARANHAY - Revista Lazeirenta (Revista do Léo) 55, março 2021 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 54 – FEVEREIRO DE 2021

MARANHAY (Revista do Léo) 54 - FEVEREIRO 2021 by Leopoldo Gil Dulcio Vaz - issuu

VOLUME 53 – JANEIRO 2021

https://issuu.com/home/published/maranhay_-_revista_lazerenta_53_-_janeiro_2021

VOLUME 52 –DEZEMBRO – 2020

https://issuu.com/leovaz/docs/maaranhay_-_revista_lazerenta_52__2020b

VOLUME 51 –NOVEMBRO – 2020

https://issuu.com/home/published/maaranhay_-_revista_lazerenta_51__2020b/file

VOLUME 50 – OUTUBRO – 2020

https://issuu.com/home/published/maranhay_-_revista_lazerenta_-_50_-_2020b

VOLUME 49– SETEMBRO - 2020

https://issuu.com/home/published/maranhay_-_revista_lazerenta_-_49_-__2020_-

VOLUME 48– AGOSTO - 2020

https://issuu.com/home/published/maranhay_-_revista_lazerenta_-_48_-__2020_b-

VOLUME 47– JULHO - 2020

https://issuu.com/home/published/maranhay_-_revista_lazerenta_-_47_-__2020_-

VOLUME 46– JULHO - 2020

https://issuu.com/home/published/maranhay_-_revista_lazerenta_-_46_-__2020_-

VOLUME 45– JULHO - 2020

https://issuu.com/home/published/maranhay_-_revista_lazerenta_-_45_-__2020_-_julhob

VOLUME 44 – JULHO - 2020

https://issuu.com/leovaz/docs/maranhay_-_revista_lazerenta_-_44_-_julho__2020

VOLUME 43 – JUNHO /SEGUNDA QUINZENA - 2020

https://issuu.com/home/published/maranhay_-_revista_lazerenta_-_43_-segunda_quinzen

VOLUME 42 – JUNHO 2020

https://issuu.com/home/published/maranhay_-_revista_lazerenta_-_42_-junho__2020/file

VOLUME 41-B – MAIO 2020

https://issuu.com/leovaz/docs/maranhay_-_revista_lazerenta_-_41-b_-_maio___2020

VOLUME 41 – MAIO 2020

https://issuu.com/leovaz/docs/maranhay_-_revista_lazerenta_-_41_-_maio__2020

VOLUME 40 – ABRIL 2020

https://issuu.com/home/published/maranhay_-_revista_lazerenta_-_40_-_abril___2020.d

VOLUME 39 – MARÇO 2020

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_-_maranhay__39-_mar_o___2020

VOLUME 38 – FEVEREIRO DE 2020 – EDIÇÃO ESPECIAL – PRESENÇA AÇOREANA NO MARANHÃO

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_-_maranhay__39-_fevereiro___2020

REVISTA DO LÉO - NÚMEROS PUBLICADOS

A PARTIR DESTE NÚMERO, CORRIGIDA A NUMERAÇÃO, COM SEQUENCIAL, DOS SUPLEMENTOS E EDIÇÕES ESPECIAIS:

VOLUME 37 – edição 24.1, de setembrp de 2019 – EDIÇÃO ESPECIAL: I. XAVIER DE CARVALHO: RECORTES E MEMORIA https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__24_-_setembro__2019_-_edi__o_espec

VOLUME 36 – edição 23.1, de agoto de 2019 – EDIÇÃO ESPECIAL: AINDA SOBRE A CAPOEIRAGEM MARANHENSE https://issuu.com/home/published/revista_do_leo__23.1-_agosto_2019_-

VOLUME 35 – edição 22.1, de julho de 2019 – EDIÇÃO ESPECIAL: CAPOEIRAGEM TRADICIONAL MARANHENSE https://issuu.com/home/published/revista_do_leo__22-_julho_2019_-_ed

VOLUME 34 - edição 20.1, de maio de 2019 – EDIÇÃO ESPECIAL – FRAN PAXECO E A QUESTÃO DO ACRE https://issuu.com/home/published/revista_do_leo__20.1_-_maio_2019_-

VOLUME 33 – edição 16.1, de janeiro de 2019 – EDIÇÃO ESPECIAL: PESCA NO MARANHÃO

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__16_1__-_janeiro__20

VOLUME 32 – edição 15.1, de dezembro de 2018 ÍNDICE DA REVISTA DO LEO 2017-2018 https://issuu.com/…/docs/44ndice_da_revista_do_leo_-_2017-201

VOLUME 31 – edição 8.1, de maio de 2018 EDIÇÃO ESPECIAL – FRAN PAXECO: VIDA E OBRA – MAIO 2018 https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_8.1_-__especial__fra

VOLUME 30 – edição 6.1, de março de 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_especial__faculdade_

VOLUME 29 – FEVEREIRO 2020

https://issuu.com/home/published/revista_do_leo_-_maranhay__29-_fevereiro___2020b

VOLUME 28 – JANEIRO 2020

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_-_maranhay__28_-_janeiro____2020b

VOLUME 27 – DEZEMBRO DE 2019 –

https://issuu.com/home/published/revista_do_leo__27_-_dezembro___2019

VOLUME 27.1 – DEZEMBRO DE 2019 – suplemento – OS OCUPANTES DA CADEIRA 40 DO IHGM

https://issuu.com/home/published/revista_do_leo__27.1_-_dezembro___2019

VOLUME 26 –NOVEMBRO DE 2019 –

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__26_-_novembro__2019

VOLUME 25 –OUTUBRO DE 2019 –https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__25_-_outubro__2019

VOLUME 24 – SETEMBRO DE 2019 – LAERCIO ELIAS PEREIRA

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__24_-_setembro__2019_-_edi__o_espec

VOLUME 24.1 – SETEMBRO DE 2019 – EDIÇÃO ESPECIAL: IGNÁCIO XAVIER DE CARVALHO: RECORTES E MEMORIA

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__24_-_setembro__2019_-_edi__o_espec

VOLUME 23 – AGOSTO DE 2019

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__23-_agosto_2019

VOLUME 23.1 – AGOSTO DE 2019 – EDIÇÃO ESPECIAL: AINDA SOBRE A CAPOEIRAGEM MARANHENSE

https://issuu.com/home/published/revista_do_leo__23.1-_agosto_2019_-

VOLUME 22 – JULHO DE 2019

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__22-_julho_2019

VOLUME 22.1 – JULHO DE 2019 – EDIÇÃO ESPECIAL: CAPOEIRAGEM TRADICIONAL MARANHENSE

https://issuu.com/home/published/revista_do_leo__22-_julho_2019_-_ed

VOLUME 21 – JUNHO DE 2019

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__21-_junho_2019

VOLUME 20 – MAIO DE 2019

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__20-_maio_2019

VOLUME 20.1 - MAIO 2019 – EDIÇÃO ESPECIAL – FRAN PAXECO E A QUESTÃO DO ACRE

https://issuu.com/home/published/revista_do_leo__20.1_-_maio_2019_-

VOLUME 19 – ABRIL DE 2019

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__19-_abril_2019

VOLUME 18 – MARÇO DE 2019

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__18_-_mar_o_2019

VOLUME 17 – FEVEREIRO DE 2019

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_17_-_fevereiro__2019

VOLUME 16 – JANEIRO DE 2019

https://issuu.com/home/published/revista_do_leo__16_-_janeiro_2019

VOLUME 16.1 – JANEIRO DE 2019 – EDIÇÃO ESPECIAL: PESCA NO MARANHÃO

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo__16_1__-_janeiro__20

VOLUME 15 – DEZEMBRO DE 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revisdta_do_l_o_15_-_dezembro_de_20?

VOLUME 15.1 – DEZEMBRO DE 2018 – ÍNDICE DA REVISTA DO LEO 2017-2018

https://issuu.com/…/docs/45ndice_da_revista_do_leo_-_2017-201

VOLUME 14 – NOVEMBRO DE 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_l_o_-_numero_14_-_novemb

VOLUME 13 – OUTUBRO DE 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_-_13_-_outubro_2018

VOLUME 12 – SETEMBRO DE 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_12_-_setembro_2018

VOLUME 11 – AGOSTO DE 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_-_11_-_agosto_2018

VOLUME 10 – JULHO DE 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_-_10_-_julho_2018

VOLUME 9 – JUNHO DE 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_9_-_junho_2018__2_

VOLUME 8 – MAIO DE 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_8_-_maio__2018

VOLUME 8.1 – EDIÇÃO ESPECIAL – FRAN PAXECO: VIDA E OBRA – MAIO 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_8.1_-__especial__fra

VOLUME 7 – ABRIL DE 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_7_-_abril_2018

VOLUME 6 – MARÇO DE 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_6_-_mar__o_2018

VOLUME 6.1 – EDIÇÃO ESPECIAL – MARÇO 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_especial__faculdade_

VOLUME 5 – FEVEREIRO DE 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_5_-_fevereiro_2018h

VOLUME 4 – JANEIRO DE 2018

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_4_-_janeiro_2018

VOLUME 3 – DEZEMBRO DE 2017

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_-_3_-_dezembro_2017

VOLUME 2 – NOVEMBRO DE 2017

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_-_2_-_novembro_2017

VOLUME 1 – OUTUBRO DE 2017

https://issuu.com/leovaz/docs/revista_do_leo_-_1_-_outubro_2017

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.