Plano de aula

Page 1

UNIDADE TEMATICA C-1 OPTICA GEOMETRICA

PELO Juvinal dos Reis Soares DEPARTAMENTO DE FÍSICA FACULDADE EDUCAÇÃO ARTES E HUMANIDADES(FEAH) UNIVERSIDADE NASIONAL TIMOR LOROSA’E DILI 2020


PLANO DE AULA ESCOLA

: Escola Secundária Geral N0 2 Vila Nova Baucau

CLASSE

: 110 Ano

TRIMESTRE : III MATERIA

: Ensino Da Física

TEMPO

: 30 minutos

A. OBJETIVO GERAL

Os alunos deverão saber e compreender sobre a ótica geométrica, B. OBJETIVO ESPESÍFICO Depois de processo de aprendizagem os alunos deveram saber sobre :

 Para compreender os fenómenos óticos.  Para definir e conhecer o conceito de propagação retilínea da luz e Sombra, penumbra e eclipses.  Aplicar os fenómenos da reflexão e da refração de lentes em instrumentos óticos,  Interpretar a utilização de lentes na correção de defeitos de visão,

MATÉRIA

Tópico : Ótica geométrica Sub-tópico : 1. Fenómenos óticos 1.1. 1.2.

Propagação retilínea da luz. Sombra, Penumbra e eclipses.

C. MÉTODO DO ENSINO E APRENDIZAGEM Os métodos que utilizam em neste tópico são : 1. Palestra. 2. Perguntas e respostas D. FONTES E MATERIAL DE ESTUDO 1. Fontes do estudo 2. Manual do aluno Fisica 11o ano de escolaridade

3. Exercicio 4. Experimento


3. Material Os materiais que usam para fasilitar neste processo aprendizagem são : a. Livro b. Quadro c. Giz

d. Apagador e. Lista do aluno etc.

E. ACTIVIDADE APRENDIZAGEM As Fases Prossecos De Aprendizagem A. Inicio de actividade 1. Cumprimentar 2. Escrever o tópico 3. Perguntas pre-requesito 4. Motivação

Alocação Do Tempo

Observação Sim Não

5 minutos

1. Actividade nucleo

2. Ótica Geométrica 3. Fenómenos Óticas 1

Solicitar aos estudantes para resolver os

2 3

exercicios Resumo / conclução Final Prenche a lista presença

15 minutos

5 minutos 5 minutos 10 minutos

Actividade De Aprendizagem a. ActividadeInicial  Motivação: Motivar os alunos sobre os fenómenos naturais que relaciona sobre o dia e noite. Formulação das problemas:

1. 2. 3. 4. 5.

O que é a ótica? O que é a ótica geométrica? Quais são os fenómenos ótico? O que é a definição de Sombra, Penumbra e Eclipse? O que é a luz? O que é a definição de Sombra, Penumbra e Eclipse?

 Hipótese :

b. ActividadeNucleo Ótica Geométrica


Ótica é um ramo da ciência física que estuda sobre a associação da luz. Ela é também têm três partes das óticas que são: Ótica Geométrica, Ótica Fisiologia e Ótica Quantica. Mas agora apenas aprendemos sobre a ótica geométrica. Então ótica geométrica é o ramo da ótica que se baseia na noção de raio de luz para descrever os fenômenos óticos. 1. Fenómenos Óticas Os fenômenos óticos são:   

Reflexão, Refração e Absorção

Reflexão: é ocorre quando uma onda incide na superfície de separação de dois meios e parte da energia que transportava volta ao meio onde inicialmente se propagava. Reflexão também pode ser de dois tipos: 

Regular: Quando a luz é refletida numa superfície lisa e pólida, ela reflete-se numa só

direção. Por ex; quando vemos nossa imagem num espelho. Difusa: Quando a luz é refletida em direção diferentes, devido ao facto da superfície da reflexão ser rugosa. Por ex; Observamos uma imagem refletida na água, em que a superfície da água não esta completamente lisa.

Refração: é ocorre quando a onda passa de um meio homogêneo e transparente para outro, também homogêneo e transparente. Absorção: é ocorre quando um corpo é escuro, iluminado por alguma fonte, absorve todas as cores e reflete a luz de sua própria cor. Christiaan Huygens, matematica, astronomo e fisica Holandes nascido em 1629, em Haia, foi um dos primeiros cientista a apresenta, um modelo para explicar os fenomenos de reflexao e refração. Huygens considerou que a luz se comportava como uma onda, principio segundo o qual se pode considerar cada ponto como o ponto de partida de uma onda esferica, sendo a frente de onda o resultado da sua sobreposição.


O inicio do século XIX, a natureza ondulatória da luz ganho novo fôlego com os estudos do inglês Thomas Young (1773-1829) e do francês Augustin Fresnel (17881827). O escocês James Clerk Maxwell (1831 – 18879) ,tendo por base resultado experimentais, Identificou a luz com uma onda eletromagnetica, que ocupava uma pequeno porção do espetro eletromagnetica global. Isaac Newton optou por uma modelo diferente e considerou que a luz era constituida por particulas, ou corpuscolos, que eram lancados pelas fontes luminosas. Os diagramas de A e B mostram como fenomeno da reflexão pode ser interpretado utilizando o modelo ondulatório de Hyugens e o modelo corpuscular de Newton. No seculo xx, os trabalhos de Albert Einstein (1879 – 1955) estabelece que a luz tem natureza ondulatorio e corpuscular, assim designa dualidade onda-particular.

Figura 1 : A reflexão da luz numa superfície polida: A. Modelo ondulatório; B. Modelo corpuscular.

1.1. Propagação Retilínea da Luz


O principio de Huygens corresponde a uma realidade física. Se, numa tina com água, se introduzir uma ponta metálica fina com vibração vertical, observa-se que a superficie da água se formam ondas circulares. Se introduzir um conjunto de pontas metálicas infinitamente proximas umas das outras, com vibração vertical em simultânea e em fase, observa-se sobra a água, frentes de onda planas como resultado da interferencia das ondas circulares originadas em pontos proximos. O conjunto de raios luminosos provenientes de uma mesma fonte denomina-se feixe luminoso. Os feixes luminosos classificam-se em 1. Paralelos : o feixe de luz propagam-se sempre com os raios paralelos entre sí; 2. Convergentes :o feixe de luz converge num ponto; 3. Divergentes : o feixe de luz diverge a partir de um ponto de fonte.

Figura 3 : Feixes luminosas – Paralelos, convergentes e divergentes. A luz atravessa todos os meios materiais? Meios como o vidro, a água límpida e o ar são alguns dos exemplos de meios onde a luz não se difunde. Quando olhamos através deles vemos os objetos que estão do outro lado. Estes meios designam-se transparentes. Nos meios em que a luz se difunde e não se consegue ver com nitidez os objetos que estão do outro lado, os meios designam-se translúcidos. Quando os meios não se deixam atravessar pela luz designam-se por opacos.

1.2. Sombra, Penumbra E Eclipses Na ausência de difração, a luz visivel propaga-se retilineamente. Este facto comprova-se através das sombras bem definidos de objectos opacos colocados no trajeto dos raios luminosos, o que mostra que a luz não ilumina as zonas colocadas diretamente atrás dos obstáculos, como aconteceria se houvesse desvios à propagação retilínea. Quando a fonte de luz encontra-se muito proximo do objeto opaco ou é muito maior em relação ao objeto, para além de uma zona de sombra irá formar-se uma zona de penumbra.


Figura 4 : Zona de sombra e de Penumbra Este fenómeno, formação de zonas de sombra e ou zonas de penumbra, é observável na Terra quando da ocorrência de eclipses do Sol e da Lua. Estes eclipses só ocorrem quando os três astros, que é a fonte da Luz, Terra e a Lua, ficam perfeitamente alinhados. O eclipse do sol ocorre quando a Lua está entre a Terra e do Sol. Nos locais de Terra onde se projeta a sombra da Lua, diz-se que o eclipse do sol é total. Nas zonas de penumbra o eclipse do Sol diz-se Parcial.

Figura 5 : Eclipse do Sol. O eclipse da Lua ocorre quando a Terra está entre o Sol e a Lua. Esta, ao passar na zona de sombra da Terra, deixa de se ver, originando o eclipse total da Lua. Se apenas da Lua fica na zona de sombra resulta o eclipse parcial da Lua.

Exemplo:


1. A figura representa uma superfície da Terra do qual incide um raio luminoso. Indique qual é o raio incidente e raio refletida?

R: A. raio incidente; B. Raio refletida 2.Qual é a diferência entre Sombra e Penumbra? R: A diferência entre: Sombra é totalmente escura, porque não recebe luz nenhuma e Penumbra não é totalmente escuro c. Actividade Final  Resumo

Conclussão Ótica é um ramo da ciência física que estuda sobre a associação da luz. Ótica geométrica é o ramo da física que estuda sobre os fenômenos luz, bem como as suas propriedades. Fenômenos óticos são os eventos observáveis a olho no resultants da interação da luz com a materia. Entre os principais fenômenos óticos, podemos destacar a reflexão e a refração e absorção. Luz é uma energia radiante que se propaga no meio onda eletromágnetica.  A propagação retilínea da luz significa a luz que se propaga em linha reta.  Sombra é totalmente escura porque não recebe luz nenhuma, isto é, da zona de sombra não se vê a fonte de luz.  Penumbra: não é totalmente escura, isto é, na zona da penumbra observa-se uma parte da fonte luminosa.


 Eclipses: é um fenômeno que envolve o Sol, a Lua e a Terra. Podendo se manifestar de duas formas: eclipse solar e eclipse lunar.

 Avaliação: TPC

1. 2. 3. 4.

A luz se propaga em: Linha reta. Os corpos que permitem a passagem parcial da luz se chamam: Translucidos Quando ocorre um eclipse parcial do Sol, o observador se encontra na zona: Penumbra. Um observador A, olhando num espelho, vê um outro observador B. Se B olhar no mesmo espelho, ele verá o observador A. esse facto é explicado pelo: Propagação retilínea da luz.


Baucau……../……../2020 Estagiario

(Juvinal dos Reis Soares) Visto pelo : Docente Orientador

Professor Cooperante

(Marianus de Fátima Ude M.Sc)

(Martinho R da Silva L.Ed)

Director da Escola Secundario Geral N0 2 Vila Nova Baucau

(Pedro da C Soares,L.Ed,M.Pd)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.