Monografia

Page 1

A INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM SOBRE A PRESTAÇÃO DOS ALUNOS COM DISCIPLINA CIÊNCIA FÍSICO- NATURAIS DOS ALUNOS 8 0 ANO NA ESCOLA ENSINO BÁSICO FILIAL 30 CICLO UATU-MISSA/UAI- OLI VENILALE DOMINGASPELADO CARMO NRE: DEPARTAMENTO2016.03.05.034DOENSINO DE FISICA FACULDADE DE EDUCAÇÃO ARTES E HUMANIDADES UNIVERSIDADE NACIONAL TIMOR LOROSA’E UNTL2022 1

Índice CAPÍTULO Refrência5.2.5.1.CAPÍTULO4.4.4.3.4.2.4.1.CAPÍTULO3.7.TÉCNICAS3.6.INSTRUMENTO3.5.IDENTIFICAÇÃO3.4.POPULAÇÃO3.3.LUGAR3.1.INTRODUÇÃOCAPÍTULO2.5.CONCEITO2.4.DEFINIÇÃO2.3.2.2.PROCESSO2.1.INTRODUÇÃOCAPÍTULO1.5.LIMITAÇÃO1.4.IMPORTÂNCIA1.3.OBJETIVO1.3.1.2.CONTEXTUALIZAÇÃOTÉORICA1.1.INTRODUÇÃOI..................................................................................................33DAPESQUISA............................3FORMULAÇÃODOPROBLEMADAPESQUISA..............................5DAPESQUISA5DAPESQUISA...........................................................5DAPESQUISA5II.................................................................................................66DEENSINOEAPRENDIZAGEM...................................6FactoresQueInfluênciamAprendizagemDosAlunos............................7DAPRESTAÇÃODOALUNOS8DEFÍSICA..........................................................................9III10......................................................................................10ETEMPODEPESQUISA......................................................10EAMOSTRA10VARIÁVEISDEPESQUISA................................12DERECOLHADEDADOS12ANÁLISADEDADOS.....................................................13IV16INTRODUÇÃO16RESULTADODEINVESTIGAÇÃO..................................................16ANALISADORESULTADODEINVESTIGAÇÃO17INTERPRETAÇÃODORESULTADOANALISADOSDADOS....18V19CONCLUSÃO.......................................................................................19SUGESTÕES........................................................................................1919 2

Em teritório Timor-Leste a maioria da escolar têm o edifício para os alunos acesso ensino a prendizagem como o objetivo para dar oportunidade aos alunos para entender.

1.1. INTRODUÇÃO

Por outro lado, a lei de bases da educação representa um passo decisivo no sentido do estabelecimento de um quadro legal de referência para a organização, orientação, regulação e desemvolvimento do sistema educativo emergentes das profundas mudanças que o pais atráveja desde a sua indepedência (Jornal da república 29 de outubro de 2008, p.1).

O estado Timor – Lesteconcideram a educação como uma oportunidade para dar o benefício ao novo geração no país e também muito importante de desenvolver servir a nossa nação. A educação na escolar refere é muito importante porque através de educação que podem aumentar o nosso conhecimento e podem mudar a nossa vida e também desemvolver a nossa vida.

Este capítulo, consiste a introdução (1.1), de seguida a Contextualização téorica da pesquisa (1.2), Formulação do Problema da pesquisa (1.3),Objetivo da pesquisa (1.4), a Importância da pesquisa (1.5) e a Limitação da pesquisa (1.6).

De acordo com Freire (1993) Diz A educação é um fator importante na formação da pessoa humana. Percebendo isso,governo é muito sério ao combater com o setor da educação, porque com um bom sistema educacional espera-se que a apróxima novas gerações e se adaptar para viver em uma sociedade, nação e estado e pode ser desenvolvimemto das as áreas da vida.

1.2. CONTEXTUALIZAÇÃOTÉORICA DA PESQUISA

3

CAPÍTULO INTRODUÇÃOI

De acordo com Fernandes (2006) citado pelo Cardoso (2012) diz que aeducação é um processo indispensável para o desemvolvimento das ciência e das tecnológia em todos os países.

Na escola ensino básico Uatu Missa- Uai Oli os alunos emfrentam muitas dificuldades dentro no processo ensino e aprendizagem sobre a disciplina de ciência físico naturais e também outras fatores que faz parte em área escolar que os alunos enfrentam.

Na escolar ensino básico filial 30ciclo uatu-missa/ uai-oli foi fundado no ano 2016 e composto por 16 professores, permanentes 8 pessoas e voluntários 8 pessoas . O professor que leciona a disciplina ciência física naturais tem um professor e remata no estudo de ensino secundário e ele ensina a disciplina de ciência física naturais e disse-lhes em prefaz uma comparação na vida cotidiana, a escola refere desde no inicio no ano de 2016. Em geralmente, as dificuldades dos alunos Na Escola Ensino Básico Filial 30 Ciclo Uatu-Missa/Uai- Oli Venilale são influenciados por fatores externo e interno, como por exemplo método de ensino, lingua, conteúdo da disciplina, menos de professors, amibiente familiar, ambiente escolar, material didático,carga horário, calendário escolar, contagem matemática, etc. A razão de escolher este tópico porque baseando na minha observação desta escola e atualmente há muitas dificuldades que os alunos enfrentam no processo do ensino de aprendizagem.Pori sso, gostaria de fazer um estudo mais aprofunda sobre o título : A Influência Do Processo De Ensino Aprendizagem Sobre A Prestação Dos Alunos Com DisciplinaCiênciaFísico- Naturais Dos Alunos

80Ano Na EscolaEnsinoBásico Filial do 30 CicloUatu-Missa/Uai- OliVenilale

O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processo independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”.

4

O ensino é considera como uma das ferramentas ou métodos do ensino. No entanto, os deveres e responsabilidades como educadores é ajudar e orientar os alunos para atingir a maturidade em torno do domínio psicológico de acordo com critérios pré-determinados.

 Este resultado desta pesquisa, espera-se que haja uma referência à pesquisa posteriormente relacionada com a motivação dos alunos alcançar o projecto de estudo de acordo com o que queremos e seguir numa material que os estudos são estudados.

 Para saber a influência do processo do ensin o aprendizagem sobre a prestação dos alunos com disciplina ciência física-naturais dos alunos 80ano na escolar ensino básico filial 30ciclo uatu-missavenilale.

1.3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA

 O resultado desta pesquisa espera que para ajudar o conhecimento do professor e pode melhorar as prestação dos alunos sobre disciplina ciência física naturais na escola 30ciclo uatu-missa venilale.

 O resultado desta pesquisa é uma referência, para que os alunos possam estudar bem e aumentar a motivação dos alunos fim de estudar osresultados esperados de acordo com o que queremos.

Basea-se na limitação da investigação, o capacidade a pesquisadora só efetuar-sea influência do processo do ensino aprendizagem sobre a prestação dos alunos com disciplina ciência física-naturais 8 0ano ensino básicodo30 ciclo uatu-missa venilale.

5

1.3. OBJETIVO DA PESQUISA

Baseando com as descrições na contextualização acima mostra a seguinte problemaSera:que a influência do processo do ensino aprendizagem pode melhorar a prestação dos alunos com disciplina ciência física-naturais dos alunos ano na escolar ensino básico filial 30 ciclo uatu-missa venilale.

1.4. IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

1.5. LIMITAÇÃO DA PESQUISA

Neste capítulo é consiste uma Introdução (2.1), Processo de ensino e Aprendizagem na escola (2.2),Factores que Influênciam Aprendizagem dos Alunos (2.3)Definição da prestação de aprendizagem (2.4) e Conceito de física (2.5)

2.2. PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA

CAPÍTULO

FUNDAMETOIITEORICO

O processo ensino de apreendisagem são muitos importantes para os professores e os alunos durante ao processo de ensino e apreendisagem na escola, porque são fatores que mais interressantes e para determinar os seus estudos dos alunos na escola. Portanto, que a participação de uma gestão democratica lembrando que este processo ocorre a todo o momento e em qualquer lugar. Portanto, que levam os proficionais entre os professores e os alunos para formar o processo de ensino e apreendisagem em neste momento durante na escola e para realizar as actividades como ensino e apreendisagem.

2.1. INTRODUÇÃO

De acordó com GUISTA ( 1985, pa.12), disse que o processo de ensino e apreendisagem é a sua natureza complexa e permeada por fatores culturais na escola. Partindo deste pressuposto, destacam – se algumas categorías fundamentais que são importantes no processno de ensino apreendisagem como o emperismo ou ambientalismo, onde o professor é o centro do processo de ensino apreendisagem, que organiza as informações do meio externo para ser em interligadas pelos alunos, assim estes se tornam apenas receptores de informações.

6

Asseguir uma ideia com JOSÉ e Coelho ( 1997, pa.11), afirma que a apreendisagem na escola é o resultado da estimulação do ambiente sobre o individuo, abrange os habitos que formamos, os aspectos de nossa vida afetiva, a assimilação de valores culturais. Em fim, a apreendisagem se refere a aspectos funcionais que são amadurecidas por meio de estimulação recebida pelo individuo ao longo de sua vida dos alunos durante aoprocesso de apreendisagem na escola.

2.3. Factores Que Influênciam Aprendizagem Dos Alunos

 Fator externo

c. A personalidade e a estrutura cognitive caminham, como vimos, lado a lado em muitos aspetos da vida do ser humano, sendo esta interação fundamental na aquisição de um perspetiva social.

a. Fatores fisiológica-em geral, as condições fisiológicas são muito influents capacidade de aprendizagem de alguém. Pesssoa que estão em estado físico fresco condição psícológica sera aprendizado diferente com pessoa que estão em extreme.b.Fatores psícológicos- um fator psícológico visto como um fator interno a principal coisa que na determinação da íntensidade de aprendizagem de um aluno.

Os fatores externos são referidos como externo estudante, que é a condição ambiente em torno dos alunos. Como para fatores externos que podem afetar o aprendizado do aluno são:

Baseando na contextualização diz que as dificuldades que os alunos enfrentam no processo de ensino aprendizagem muitas vezes causadas por alguns fatores. Os fatores de aprendizagem podem ser divididos em dois tipos são fator interno e fator externo.

a). A família enquanto instituição social com as funções que possui atualmente surgiu parcialmente com à instituição escolar no context da modernidade sendo, o papel da família é muito importante para educar e orientar os seus filhos, porque a família é consiiderado como o primero educador por meio de educação que não formal,Segundo eles vão de receber a educação que mais formal no processo de ensino aprendizagem através da escola.

 fator interno

7

Então, a apreendizagem na escola são fatores que mais importantes dos alunos na escola, e para determinar o sucesso de estudo no seu futuro.

Além de Fereira, (1984:pag.151) diz que aprendizagem está envolvida em multiplos fatores que se implicam mutuamente e que embora os possamos analizar em separado fazem parte de um todo que depende,que na sua natureza, na sua qualidade de uma série condição internas e externas ao sujeito.

Segundo Carvalho (2002,p.18) citado pelo França(2014,p.1) que disse a família é uma maior parceira. Patricipando com a escola do projeto educacional destinado os seus filhos. Fala-se igualmente em comunidade presente na escola. As relações interpessoais e as interações que são estabelecidos no grupo de amigos e na família são importante para a resolução de conflitos pessoais. A comunicação entre as pessoas é fundamentalmente em todos os fenómenos descritos. É um processo complexo que pode ser analisado em várias vertentes. As relações humanas são de factos sistemas internacionais em desenvolvimento dotadas de uma dinâmica interna propria e sujeitos a tecnológia influências várias do contexto.b).Muitas vezes o ambiente da escola onde ele esteja aprender também dá influência para o de aprendizagem. Segundo de acordo com Santos (2012,p.3) afirma que, dificuldades de aprendizagem são comumente expostas no ambiente escolar o que cem preocupando pesquisadores como e de que forma são feitos os diagnósticos nas crianças.

Segundo, por Mesquita (2013.p.3) apresenta que, as dificuldades no processo ensino-aprendizagem de matemática existem e comforme relatadas na literature devem ser sempre questeonadas e analisadas objetivando sempre a otimização no processo do ensino aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem advêm de diversos fatores, e além do insucesso escola, elas podem provocar frustração, baixa autoestima e consequências irreparáveis para vida.

Muito comum às dificuldades de aprendizagem permanecer complicads através de comportamento agressividade, baixo desempenho escolar entre outros.

De acordo com Winkel (1996,p.53), afirma que “A prestação é uma atividade mental ou pesquisa que tem lugar emu ma interação ativa com o meio ambiente, o que resultou em mudanças no conhecimento, comprenssão, habilidades, attitudes e valores. Aprender conquistas é inseparável da

2.4. DEFINIÇÃO DA PRESTAÇÃO DO ALUNOS

c). As dificuldades dos alunos também muitas vezes acontece em contagem da matemática, isso podem dar influência para a prestação do estudo.

8

Segundo Djamarah (2002,p.231),“ a prestção foi o resultado de um esforço para estudar as atividades especifícadas na forma, número, letra, ou uma frase que reflete os resultados já alcançados por cada aluno em um determinado periodo.

De acordo com Winkel (1996:162) diz que “ a prestação é um testamento para o sucesso da capacidade de uma pessoa para aprender ou fazer os alunos em atividades de aprendizagem, de acordo com o peso de suas realizaões ˮCom base no entendimento acima, foi explicado que o nível da prestação da humanidade é possuidor de estudantes que recebem, recusar e avaliar as informações obtidas no processo de ensino e aprendizagem. Sucesso da aprendizagem é visto como o resultado foi alcançando por qualquer indivíduo para ter uma atividade dentro de um determinado periodo de tempo. Realização de aprendizagem podem ser obtidos se cada indivíduo é capaz de fazer ou fazer uma atividade que se baseia na vontade e a unidade precisa ser cumprido.

aprendizagem, porque a aprendizagem é um processo, enquanto a prestação é o resultado de um processo de aprendizagem. Entende aprender esboço realização deve começar a aprender o próprio significado para os especialistas expressaram a opinião de que variam de acordo com vista de que são titulares. Mas de opinões que diferem podemos encontrar um terreno comum.

Para Alves A física é a ciência que estuda sobre a natureza daí o nome de ciência natural, e que normalmente chamados de fenómenos naturais.

Djamarah (1993,p.23) afirma que “ a prestação é um resultado obtido na forma de efeitos que resultam em mudanças no indivíduo como resultado de atividades de aprendizagem.ˮ

Segundo, de acordo com um aluno da escola ensino básico filial 30 ciclo uatu-missa/uai- oli venilale sublinha que a física é a cienência que estuda sobre as

De acordo com DCE (2008, p. 38) é Física é a ciência que estuda a natureza, isto é, a maneira pela qual a Física surgiu, com a preocupação de nos levar ao conhecimento dos fenômenos naturais, estes que estão presentes a todo o momento, em todos os lugares, no cotidiano das pessoas, na Terra, em outras galáxias, enfim, em todo o universo.

9

2.5. CONCEITO DE FÍSICA

3.3.2. TEMPO DA PESQUISA

População é o conjunto de índividuos, objetos ou produtos que com téma característica que temos interesse.

10

Este capítulo, consiste a Introdução (3.1) O lugar e Tempo de Pesquisa (3.2) População e Amostra (3,3) Variaveis da pesquisa (2.4)Técnico e instrumento de recolha de Dados (2.5) e Técnica de análise dados (3.5).

3.3.1. LUGAR DA PESQUISA

leis de naturais e os fenómenos que ocorrem na natureza. Por outro lado, também disse que, a Física é tão dificil mas depende o esforço dos alunos.

3.4. POPULAÇÃO E AMOSTRA

3.1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa será realizada na escola ensino básico filial 30 ciclo uatumissa/uai- oli venilale. Esta escola pertence na Aldeia Uatu-Missa, suco Uai- Oli posto administrativo de Venilale em município de Baucau.

METODOLOGUIA DE INVESTIGAÇÃO

A realização desta investigação foi realizada no dia….. até…..2022

A. POPULAÇÃO

De acordo com Arikunto (2002; p.108)diz que a população de uma pesquisa é o conjunto total de elementos, itens, objetos ou pessoas que possuem as informação buscadas pelos pesquisadores e sobre os quais serão realizadas inferências. As populacõs desta investigação é constituídas pelo com base na teorias em cima, o autor pode concluir que:a população presente estudo de são totalidades dos alunos 80 ano da turma A e B do ensino basico 30 ciclo uatumissa, no posto administrative venilale municipio baucau com que ativa no ano

CAPÍTULO III

3.3. LUGAR E TEMPO DE PESQUISA

17

10

8

Sala escolhidoque Sexo Total alunosdos

11

letivo de 2022 é compost por 65 estudantes. Que devide em dois classes na tabela seguinte:

Tabela 2 Totalidades dos alunos 80 ano da Turma A e B

80 anoCNF/B 16 33 Total 58

10

Sala escolhidoque

5 5

Sexo Total alunosdos Masculino Femenino 0 CNF/Aano 15 25 0 ano CNF/B 10

Masculino Femenino 80 CNF/Aano 15 25

8

Tabela 1Totalidades dos alunos 80 ano da Turma A e B

B. AMOSTRA

A amostra é uma seleção de elementos da população. De acordó com Arikunto afirma que amostra é a parte ou representative da população a ser estudada.Um estudo é considerado um estudo de amostra se o pesquisador pretende generalizer os resultados de um estudo de amostra. (2002,p.108) Baseando – se com as explicações em cima, a amostra desta investigação são 35 pessoas composto por 25 pessoas na turma A e 10 pessoas na turma B.A técnica que determina a amostra em nesta investigação, a investigadora vai fazer um tipo de investigação como; confirma os professores que ensinam na turma A e B, para ajudar – se e preencher o questionário do papel que preparado, mas baseia se na instrução que existe; cada uns alunos vai escolher e preenche o papel de perguntas com a marcação, no fim, a investigadora começa obter – se os dados de investigação.

As variáveis utilizadas neste estudo consiste em duas variáveis são : variável independente e variável dependente(Sugiyono,2014).

3.6. INSTRUMENTO DE RECOLHA DE DADOS

Variaável de pesquisa é um atributo ou natureza ou valor da pessoa, objetos ou atividades que têm uma certa variação determinados pelos pesquisadores a serem estudados e, em seguida, extraiu conclusõesˮ.

A variável dependente é a variável que é influência ou que se toma o resultado por causa das variáveis independente.(Sugiyono,2014:64).

12

Total 35

IDENTIFICAÇÃO VARIÁVEIS DE PESQUISA

De acordo com Riduwan (2010,p.99) definiu: Questionário é uma lista de perguntas dadas a outras pessoas dispostas a dar uma resposta (respondent) de acordo com a solicitação do usuário. O questionário utilizado nesta pesquisa é um questionário fechado apresentado na forma de uma declaração. Este questionário foi preenchido por os alunos na escola ensino básico 30 ciclo uatu-missa/uai- oli venilale. Para conhecer influência do processo aprendizagem.

A variável dependente nesta pesquisa é a prestação dos alunos com o simbolo de letra (Y)

3.5.

b). Variável Dependente

A variável independente é a variávele que influência ou que seja a mudança ou a incedência da variável dependente (Sugiyono,2014:64) a variável independente nesta pesquisa é a influência do processo de ensino aprendizagem com o seu simbolo de letra ( X ).

a). Variável Independente

a. Questionario

A técnica recolha de dados neste investigação são questionario e documentação.

a. Documentação

13

A técnica analise de dados usada é um métode analítico. A técnica que ao investigadora utiliza para analizar – se os dados é técnica quantitative, disse que a pesquisa quantitativa é usada para resolver uma questionário. Baseando – se com as explicações acima, a investigadora vai analizar os dados em forma qualitative e também baseada na folha de escolha dos alunos. Técnica de analiza de dados que uso e para analizar os dados deste estudo como;

Segundo riduwan (2010,p.105), definiu “ a documentação destina-se a obter dados diretos de locais de pesquisa, incluindo livros relevantes, regulamentos regulamentares, relatórios de atividades, fotografias, documentaries, dados relevantes para a pesquisaˮ. A documentação deste estudo o investigador vai coletar o valor caderneta 10 periodo dos alunos na escola ensino básico 30 ciclo uatu-missa/uai- oli venilale, Município baucau como a principal fonte para saber prestação adquirido pelos alunos.

 A análise coorelação Product Moment de Pearson com a formula;

Dar o valor sobre resposta dos respondents como seguinte: pontuação etapa n escala Guttman (Riduwan,2010,p.89)

3.7. TÉCNICAS ANÁLISA DE DADOS

r xy =¿ Coeficiente correlação entre x e y n=¿Número total de amostra

r xy = n∑ XY ∑ X ∑ Y √¿ ¿ ¿

Tabela 3.Pontuação da escala Resposta Pontuação de Instrução Sim 1 Não 0

t

s

X =¿ Variavel independente( Processo ensino e aprendizagem) Y = ¿ Variavel dependente ( Prestação dos alunos)

s

s

=¿���������� ������

 Teste de estatística

n

������e; t

s

= x1 2 x 2 2 √ s 1 2 n + s 2 2 n 2 r ( s1 √ n )( s2 √ n ) t =

x

�� = ���������� ���������������������� ��������������çã�� �� = ���������������������� ���� �������������� ������������������çã�� ���� �������������� �������� �� 5% ���� 0,05 é �������� ������������������ ����=��-2 . Regra de tomada; ���� t conta> t tabela é significante t conta< t tabela ������������������ ∶ ��ã�� é ������������������������ ������������ ≤ t tabela≥ t conta 14

x

r

Teste de significância avançado que funciona, se apesquisadora quero encontrar o sentido de relação de variável X para Y, então o resultado de coorelação Product Moment de Pearson e através pela formula teste t conta de duas variaveis correlacionadas. contagem t contagem =¿coeficiente corelação entre x e y =¿total de amostra n= representa raiz quadrado de amostra 1 2= Media do valor questionario 2 2 = Média do valor caderneta 1 2=¿ Variancia do valor questionario 2 2=¿ Variancia do valor caderneta 1=¿ desvio padrão do valor questionario 2=¿ desvio padrão do valor caderneta conta erminate

No Codigo X1 X2 X2 1 X2 2 X1 X2 A-1 8 7 64 49 56 A-2 7 6 49 36 42 A-3 7 6 49 36 42 A-4 8 7 64 49 56 A-5 7 6 49 36 42 A-6 8 7 64 49 56 A-7 6 6 36 36 36 A-8 9 8 81 64 72 7 6 49 36 42 7 6 49 36 42 8 7 64 49 56 7 64 49 56 6 49 36 42 7 49 49 49 7 64 49 56 6 49 36 42 6 49 36 42 6 49 36 42 7 7 49 49 49 6 49 36 42 8 7 64 49 56

17 A-17 7

2

19 A-19

16 A-16 7

10 A-10

9 A-9

APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DE INVESTIGAÇÃO

20 A-20 7

3

4

21 A-21

0,00 “ 0,25: muito fraco 0,26 “ 0,50: fraco

Tabela 4.Resultado de investigação

0,76 “ 0,99: muito forte 1.00: Perfeito

0,51 “ 0,75: forte

18 A-18 7

6

13 A-13 7

4.1. (4.1.)INTRODUÇÃOIntrodução,(4.2.) Resultado de investigação,(4.3) Analisa do resultado de investigação,(4.4) Interpretação do resultado de analise dos dados 4.2. RESULTADO DE INVESTIGAÇÃO

Critérios de Análise de Correlação Existem vários valores orientadores para determinar o nível da força de correlação das variáveis calculadas

11 A-11

14 A-14 7

15

7

12 A-12 8

1

CAPÍTULO IV

5

8

15 A-15 8

5

22

20

1

32

28

19

35

27

33

26

30

3

10

13

Tabela 5.Analisa do Resultado de investigação

11

16

16

34

31

14

12

29

No Codigo X1 X2 X2 1 X2 2 X1 X2 A-1 8 7 64 49 56 A-2 7 6 49 36 42 A-3 7 6 49 36 42 A-4 8 7 64 49 56 A-5 7 6 49 36 42 A-6 8 7 64 49 56 A-7 6 6 36 36 36 A-8 9 8 81 64 72 A-9 7 6 49 36 42 A-10 7 6 49 36 42 A-11 8 7 64 49 56 A-12 8 7 64 49 56 A-13 7 6 49 36 42 A-14 7 7 49 49 49 A-15 8 7 64 49 56 A-16 7 6 49 36 42 A-17 7 6 49 36 42 A-18 7 6 49 36 42 A-19 7 7 49 49 49 A-20 7 6 49 36 42 A-21 8 7 64 49 56 A-22 6 6 36 36 36

8

9

17

18

2

4.3. ANALISA DO RESULTADO DE INVESTIGAÇÃO

22 A-22 6 6 36 36 36 A-23 8 7 64 49 56 A-24 7 6 49 36 42 A-25 7 6 49 36 42 A-26 7 7 49 49 49 A-27 7 6 49 36 42 A-28 8 6 64 36 48 A-29 8 7 64 49 56 A-30 7 7 49 49 49 A-31 7 6 49 36 42 A-32 7 6 49 36 42 A-33 7 6 49 36 42 A-34 7 6 49 36 42 A-35 7 6 49 36 42

7

25

6

21

23

4

24

15

23 A-23 8 7 64 49 56 A-24 7 6 49 36 42 A-25 7 6 49 36 42 A-26 7 7 49 49 49 A-27 7 6 49 36 42 A-28 8 6 64 36 48 A-29 8 7 64 49 56 A-30 7 7 49 49 49 31 A-31 7 6 49 36 42 A-32 7 6 49 36 42 A-33 7 6 49 36 42 A-34 7 6 49 36 42 A-35 7 6 49 36 42 Total 255 225 1871 1457 1648

Mean 7.285714286 6.428571429 Variance 0.386554622 0.31092437 Observations 35 35

30

r x e y =

Pearson Correlation 0.739298902

t Critical one-tail 1.690924255

35

t-Test: Paired Two Sample for Means X1 X2

Desvio 0.62174 0.55761

t Stat 11.7936809

t Critical two-tail 2.032244509

24

27

Hypothesized Mean Difference 0 Df 34

P(T<=t) one-tail 7.26175E-14

25

32

P(T<=t) two-tail 1.45235E-13

17

28

Media 7.28571 6.42857

Variancia 0.38655 0.31092 0.739298902

33

26

34

29

18

4.4. INTERPRETAÇÃO DO RESULTADO ANALISA DOS DADOS

Baseando no resultado de analise por estatistica obtida o valor de t conta =11.8 e t tabela =2.03 com este resultado mostra que t contagem >t tabela ou 11.8 >2.03 e analise corelação entre as duas variaveis obtida o valor correlação 0.739298902 na categoria muito forte por isso através neste resultado de Analisa a investigadora posso interpretar que a relação entre o processo Ensinoaprendizagem e a prestação dos alunos sobre a disciplina ciência física e naturais tem uma relação positivamente muito forte

O resultado de calculo estatisticamente obtida o valor de t contagem = 11.8 e t tabela =2.03 e esse resultado indica que t contagem >t tabela ou 11.8 > 2.03 e coeficiente de correlção é 0.739298902 na categora muito forte através neste resultado a investigadora concluindo que a relação entre o processo Ensino-aprendizagem e a prestação dos alunos sobre a disciplina ciência física naturais tem uma relação positivamente muito forte.

CAPÍTULO CONSIDERAÇÕESV FINAIS

5.2. DepoisSUGESTÕESdeconcluindo a investigadora faz a seguintes recomendações: Refrência1.

19

de analise apresentada no capítulo IV e em relação com o problema descrita no capítulo I a investigadora faz as seguintes conclusões:

5.1. CONCLUSÃOBaseandonoresultado

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.