Eutanásia: Matando os doentes, os deficientes e os idosos em nome da compaixão

Page 125

2 48 2 4 8( e ( e $ $ 0 0257( ( " " As questões do começo e do fim da vida humana são agora muito difíceis de responder. Havia um tempo em que os médicos sabiam como responder a essas questões. Mas isso foi bem antes de se descobrir que tanto o começo quanto o fim da vida podiam ser explorados através de uso de órgãos de bebês abortados ou de pacientes adultos cerebralmente mortos, mas com o coração ainda batendo. Para aliviar o peso de nossa consciência e livrar-nos de nossas preocupações com relação à retirada de órgãos de seres humanos ainda vivos, criou-se a definição de morte cerebral. O conceito de morte foi redefinido a fim de atender a outros propósitos. Agora existe uma nova idéia de fim da vida: morte com o coração batendo. A primeira mudança importante que ocorreu foi quando alguns especialistas médicos, atendendo a propósitos ideológicos e comerciais, redefiniram o começo da vida. Se antes toda a classe médica sabia que a concepção ocorre no momento em que o espermatozóide se une ao óvulo, hoje o novo conceito diz que a concepção acontece bem depois dessa união: só quando o óvulo já fertilizado se implanta na parede do útero. Essa redefinição do começo da vida teve como objetivo acalmar os casais que usam a pílula “anticoncepcional” e outros métodos hormonais. Esses métodos não só impedem o espermatozóide de se unir ao óvulo, mas também têm a função de impedir a implantação do ser humano já concebido. Mas, de acordo com a mudança de sentido que a palavra concepção sofreu, essa última função é hoje considerada efeito “anticoncepcional” normal. No entanto, as mudanças não param por aí. Agora alguns na classe médica consideram o começo da vida 208

208Veja

o capítulo “Old Lies and New Labels: When Contraception Is Abortion” do livro Blessed Are the Barren, escritos por Robert Marshall e Charles Donovan (Ignatius Press: San Francisco-EUA, 1991).

125


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.