A lenda da Iara

Page 1


APRESENTAÇÃO: PEQUENOS LEITORES, GRANDES ESCRITORES AS CRIANÇAS, DESDE PEQUENAS, SÃO CAPAZES DE RECONTAR HISTÓRIAS RICAS EM DETALHES. DIANTE DESSE FATO, A TURMA DO 2ºANO E, PROFESSORA MÁRCIA, FOI CONVIDADA A REESCREVER UM CONTO JÁ CONHECIDO COM O OBJETIVO DE PRODUZIR UM LIVRO DIGITAL QUE SERIA OBJETO DE LEITURA DE OUTRAS CRIANÇAS. ELAS, ENTÃO, COLOCARAM-SE NO PAPEL DE ESCRITORAS, REVISORAS E ILUSTRADORAS E DESENVOLVERAM A PROPOSTA COM EMPENHO. A ATIVIDADE DE REESCRITA COLETIVA COM OS ALUNOS, TENDO A PROFESSORA COMO ESCRIBA, FOI INTERESSANTE, PORQUE PROMOVEU A INTERAÇÃO, A ORALIDADE, A TEXTUALIZAÇÃO NA PASSAGEM DA LINGUAGEM ORAL PARA A ESCRITA, A LEITURA , A REVISÃO E A PREPARAÇÃO PARA UM FUTURO MOMENTO DE PRODUÇÃO INDIVIDUAL. DURANTE O PROCESSO, AS CRIANÇAS DEMONSTRARAM SABERES SOBRE O GÊNERO ESTUDADO, A LENDA, A SUA FORMA, O VOCABULÁRIO UTILIZADO E OS USOS GRAMATICAIS. ALGUNS ELEMENTOS BÁSICOS COMO O PERSONAGEM PRINCIPAL, OS PERSONAGENS DE APOIO, O AMBIENTE DA HISTÓRIA E A INFOMAÇÃO A SER NARRADA FORAM DISCUTIDOS COM AS CRIANÇAS, QUE TAMBÉM REALIZARAM UMA INTERPRETAÇÃO DO PRÓPRIO TEXTO PRODUZIDO PARA SELECIONAR AS IMAGENS QUE O ILUSTRARIAM . NO TRABALHO COM A ILUSTRAÇÃO, ELAS COLOCARAM EM PRÁTICA HABILIDADES E A CRIATIVIDADE, COMO O DESENVOLVIMENTO MOTOR NO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DO SOFTWARE TUX PAINT, PARA A CONSTRUÇÃO DO DESENHO, E A LINGUAGEM CORPORAL, PARA A REALIZAÇÃO DAS FOTOGRAFIAS, COMO RECURSO VISUAL, COM O OBJETIVO DE TRANSFORMAREM UMA INFORMAÇÃO, PRODUZINDO UMA NOVA REPRESENTAÇÃO DA LINGUAGEM E NOVOS CONHECIMENTOS COMPARTILHADOS POR UM FORMATO MULTIMÍDIA, AMPLIADO PELAS MODALIDADES DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO. O PRESENTE MATERIAL APRESENTA UM CARÁTER INFORMATIVO E DESCRITIVO SOBRE A PERSONAGEM LENDÁRIA IARA, CUJA ARMA É O ENCANTO, TANTO PELA LINDA VOZ COM QUE CANTA, COMO PELA SUA APARÊNCIA DESLUMBRANTE. O TEXTO FOI PRODUZIDO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA POR MEIO DO PROGRAMA WORD E DO USO DO PROJETOR MULTIMÍDIA. A MONTAGEM DO LIVRO OCORREU SOB A MEDIAÇÃO DA PAPE POR MEIO DO PROGRAMA POWER POINT. TODAS AS FASES DE CONSTRUÇÃO DO LIVRO DIGITAL FORAM REALIZADAS JUNTO COM AS CRIANÇAS, CUJO PRODUTO FINAL, PODE, POR ORA, SER LIDO E APRECIADO POR TODOS AQUELES LEITORES QUE NÃO TEMEM SER ENVOLVIDOS PELO ENCANTO QUE LHE É PECULIAR.

PAPE JOSIANE TAMEIRÃO


EMILY 2E


ACREDITA-SE QUE A LENDA DA IARA TENHA SURGIDO NA REGIテグ AMAZテ年ICA.


A IARA COSTUMA TOMAR BANHO NO RIO AMAZONAS.


AO ENTARDECER SAI DAS PROFUNDEZAS D`ÁGUA PARA SENTAR-SE EM UMA PEDRA E PENTEAR SEUS CABELOS COM UM PENTE DE PRATA, ENQUANTO SE MIRA EM UM ESPELHO.


AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA IARA SÃO: CABELOS LONGOS, CACHEADOS E NEGROS, PELE MORENA E OLHOS CASTANHOS.


DA CINTURA PARA CIMA É MULHER E DA CINTURA PARA BAIXO É PEIXE.


ELA CANTA UMA MELODIA IRRESISTÍVEL E ENCANTA OS HOMENS, QUE SE APAIXONAM PERDIDAMENTE.


MUITOS PULAM PARA AS PROFUNDEZAS DO RIO.


A IARA TEM O PODER DE CEGAR OS HOMENS QUE A VÊ.


AQUELES QUE CONSEGUEM VOLTAR FICAM LOUCOS E SÓ UM MESTRE PODE CURAR.


CURIOSIDADE: A IARA É A VERSÃO BRASILEIRA DA SEREIA, ESSE SER METADE MULHER, METADE PEIXE, QUE EXISTE NO FOLCLORE DE QUASE TODOS OS POVOS. AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA E DO QUE O NOME SUGERE, NÃO SE TRATA DE UM MITO INDÍGENA. OS NOSSOS ÍNDIOS TINHAM PERSONAGENS AQUÁTICOS, MAS NÃO ERAM PROPRIAMENTE

SEDUTORES, POIS NAS LENDAS CONTADAS, ESSES SERES AGARRAVAM E MATAVAM SUAS VÍTIMAS DE FORMA GRATUITA E BRUTAL.


O QUE TEMOS NO CASO DA IARA É A VERSÃO DE UM MITO EUROPEU, RECONTADA COM AS TINTAS DA PAISAGEM LOCAL. EMBORA SEU NOME POSSA SER TRADUZIDO DO TUPI POR “SENHORA” (TAMBÉM NO SENTIDO DE TER UM DOMÍNIO), SEU NOME TALVEZ PROVENHA DUM PERSONAGEM INDÍGENA QUE VIVIA NAS ÁGUAS, O IPUPIARA, O QUE RESIDE NO FUNDO DAS ÁGUAS. A MISTURA DESSE SER , COM O MITO EUROPEU DA SEREIA RESULTOU NA IARA, QUE EM POUCO DIFERE DA SEREIA EUROPEIA. (CORSO, Mário &Diana L. Revista Argumento, RJ, nº 10, ago/2005)


TEXTO: ESCRITA COLETIVA DE “A LENDA DA IARA” ILUSTRAÇÃO: CAMYLA E MARIA EDUARDA ISABELLY E GRAZIELLY FERNANDA E VIVIANE LARYSSA E ALICE ELISA E DANIEL RAYNARA E CHRISTIAN BEATRIZ E CAUÃ MARIA CLLARA E VITÓRIA EMILY NICOLAS E JOHN


PARTICIPAÇÃO ESPECIAL/ FOTOGRAFIA:

LARYSSA, CAUÃ, NICOLAS, JOHN, MALICK, YAGO, EDUARDO,KAIKE,MATHEUS,CHRISTIAN, JOÃO E DANIEL


TRILHA SONORA: "THE MERMAIDS' SONG” (O CANTO DAS SEREIAS) POR MARCUS VIANA


TURMA DO 2º ANO E- 2014

EMEB “MARIA ROSA BARBOSA” PAPE JOSIANE TAMEIRÃO SETEMBRO/2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.