A lenda da Vitória Régia

Page 1

A LENDA DA VITÓRIA-RÉGIA

REESCRITA COLETIVA 2ºAno F - Professora Fernanda PAPP Josiane – Laboratório de Informática 2015


HÁ MUITO TEMPO ATRÁS EXISTIA UM PAJÉ DE UMA TRIBO INDÍGENA QUE GOSTAVA DE REUNIR OS CURUMINS PARA CONTAR HISTÓRIAS.


UMA VEZ UM INDIOZINHO QUIS SABER COMO AS ESTRELAS DO CÉU SURGIRAM E PERGUNTOU AO PAJÉ SOBRE ISSO. ENTÃO O PAJÉ DISSE: - VOU CONTAR PARA VOCÊS UMA HISTÓRIA MUITO ANTIGA DE UMA INDIAZINHA QUE QUERIA VIRAR UMA ESTRELA DO CÉU.


ELE DISSE QUE UMA JOVEM ÍNDIA QUERIA MUITO SER UMA ESTRELA DO CÉU E COMEÇOU A PERSEGUIR A LUA. TODAS AS NOITES, ELA SAIA DE SUA OCA PARA TENTAR CHAMAR A ATENÇÃO DA LUA. A JOVEM ÍNDIA CORRIA E SUBIA EM ÁRVORES E MONTANHAS ALTAS, PORÉM A LUA NEM NOTAVA. MESMO ASSIM, ELA NÃO DESISTIA E FICAVA TODAS AS NOITES TRISTE E CHORANDO.


O PAJÉ CONTOU QUE OS ANTIGOS DIZIAM QUE A LUA ERA UM JOVEM GUERREIRO, QUE FICAVA OBSERVANDO AS MOÇAS BONITAS PARA TRANSFORMÁ-LAS EM ESTRELAS.


CERTA NOITE, ELA VIU O REFLEXO DA LUA NAS ÁGUAS DE UM RIO E PENSOU QUE FOSSE A LUA QUE TINHA VINDO BUSCÁ-LA.


ELA FICOU DESESPERADA E SE JOGOU NAS ÁGUAS DO RIO E NUNCA MAIS FOI VISTA. A LUA FICOU COM MUITA PENA DELA E A TRANSFORMOU EM UMA PLANTA AQUÁTICA CHAMADA VITÓRIA RÉGIA, QUE É CONHECIDA COMO A ESTRELA DAS ÁGUAS E QUE ABRE SUAS PÉTALAS À NOITE PARA RECEBER A LUZ DA LUA.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.