Saussure: princípio da arbitrariedade

Page 2

Mesma pergunta: o que é?

praia Nós respondemos: é um signo, pois representa “praia”. Neste caso, não temos uma imagem, uma figura. Temos um elemento lingüístico. Um signo lingüístico. Uma “coisa” representada linguisticamente por um signo.

Mesma pergunta: o que é?

Nós respondemos: é um signo, pois representa “mãe”. Também é um elemento lingüístico. Um signo lingüístico. Uma “coisa” representada linguisticamente por um signo.

Assim, conforme Vilela & Koch( 2001): (...) signos são entidades em que sons ou seqüências de sons – ou as correspondências gráficas – estão ligados com significados ou conteúdos. (...) os signos são assim instrumentos de comunicação e representação, na medida em que, com eles, configuramos linguisticamente a realidade e distinguimos os objetos entre si.

Entendido os fundamentos do signo lingüístico, já podemos apresentar o princípio da arbitrariedade. Vale ressaltar que nosso objetivo é trazer os resultados de


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.