1829

Page 1

Campos Novos-SC, Quinta-feira, 09 de Maio de 2024.

EMPRESARIAL

49 Summit tem programação lançada em Campos Novos.

uPág. 04

SAÚDE

Ozonioterapia é novidade em tratamento de saúde.

uPág. 05

COMUNIDADE

Parque Rio Canoas receberá projeto: 'Trilhas de Criança'. uPág. 08 'Saúde do Trabalhador promove bem-estar nas empresas.

AGRONEGÓCIO

uPág. 06

Tráfego de Máquinas Agrícolas é discutido Audiência Pública. Alesc, Sindicato, Produtores e Autoridades participaram.

uPágs. 10 e 11

Um dia repleto de conhecimento e networking com insights valiosos para alavancar ainda mais sua carreira e o seu negócio.

Marque presença, convide seus amigos, e vamos juntos construir um futuro ainda mais promissor para Campos Novos e a região do 49!

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Maio de 2024 1
EDIÇÃO 1828 www.jornalceleiro.com.br Desde 1992
SUMMIT EXPERIÊNCIA, CONHECIMENTO E NEGÓCIOS. 49 CAMPOS NOVOS

OPINIÃO

EDITORIAL

Dia das mães e os grandes desafios da maternidade

No próximo domingo (12), é comemorado o Dia das Mães que, assim como o Dia Internacional da Mulher, é preciso muito mais do que uma simples comemoração, pois mãe é mãe todos os dias.

Diante do mundo em que vivemos, o que se comemora nesse dia? A dificuldade que muitas mães/mulheres enfrentam em seguir sua vida e ir atrás dos seus sonhos após ser mãe? O que na realidade, muitas acabam se sobrecarregando com as obrigações envolvidas com a maternidade e com as demais tarefas do cotidiano, abrindo mão de muitas coisas que as eram importantes e ainda por cima, sentido culpa, por mesmo dando o seu máximo, o seu melhor, sente-se culpada, por achar não ser uma boa mãe, uma boa profissional, uma boa esposa...

Em muitos casos, as mulheres abrem mão de “uma vida”, para dedicar-se aos cuidados do seu tão amado filho/filha, mas por outro lado, na maioria dos casos, não é o que acontece na vida dos seus parceiros, os homens, mesmo exercendo a figura de pai, não deixa de lado os seus objetivos de vida, não abrem mão de sua carreira, não conta com alguns “atrasos” e “obstáculos” pelo caminho. O acumulo das funções domésticas e os cuidados com a criança, muitas vezes são depositados sobre as mulheres, como se lhes

fossem obrigações exclusivas. Se contar as mães solos, mulheres que se separaram dos seus companheiros e levaram consigo o grande desafio de ensinar valores, educação e arcar com a maioria das despesas e sustento da casa. Muitas continuam em casamentos falidos, e um dos principais motivos é esse, falta de recursos, inseguras e medo do avassalador julgamento que irá receber da sociedade.

Faz-se necessário com urgência, o rompimento de atitudes que tão sobrecarregam as mães/mulheres, cabe a todos, homens, maridos, filhos, companheiros e pais, buscar quebrar esses tabus impostos pelo sistema da sociedade e começar a olhar para as mães/mulheres com mais valor, empatia, amor, carinho, respeito, valorização e igualdade.

Então nesse domingo, ao abraçar sua querida mãe, aquela que lhe gerou, lhe deu a vida, se sacrificou, abriu mão de infinitas coisas para lhe proporcionar o melhor dentro de suas condições, além de lhe dar um abraço, um presente e lhe dizer palavras de afeto, reconheça toda a sua força, todo o seu valor, a honre e respeite. E tendo-a como exemplo, honre também e valorize todas as mães/mulheres reconhecendo o seu imenso valor.

Feliz e reflexivo Dia das Mães!

Direito em Desenvolvimento

CONTRATOS: SPOT, A TERMO E FUTURO

Nas transações comerciais que envolvem o agronegócio, vários tipos e formas de contratos podem ser utilizados. Três deles chamam atenção: o Contrato Spot, também conhecido como contrato à vista; o Contrato a Termo, que é o contrato de compra e venda de safra futura; e por último, o Contrato Futuro, que é aquele negociado em Bolsa de Mercadorias e Futuros.

No Contrato Spot, o preço do produto é fixado pelas partes de acordo com o valor de mercado, no ato da negociação. Além disso, no Contrato Spot, também conhecido como contrato à vista, a entrega do produto se faz de forma imediata, não se sujeitando a uma transferência futura.

O Contrato a Termo, é aquele em que o vendedor recebe um determinado valor e se compromete a entregar, no futuro, determinada quantidade de produto, ou seja, é a compra e venda de safra futura com pagamento antecipado. Trata-se de um instrumento que pode ser eficaz para se proteger de eventuais riscos que ameaçam à produção agropecuária, quais sejam: intempéries climáticas, pragas e doenças que geram escassez de grãos ou rebanhos;

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Lilian de Lima Ferreira - RP: 0006965/SC

Contatos:

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

oscilação do câmbio, conflitos geopolíticos que prejudicam a importação de insumos; entre outras coisas. No Contrato a Termo, o vendedor (que na maioria dos casos trata-se de um produtor rural), compromete-se a entregar (vender) a sua produção, a qual sequer foi iniciada no campo; por outro lado, o comprador - que pode ser uma trading, uma agroindústria, uma exportadora - compromete-se a comprar essa produção que só será entregue numa data futura, previamente fixada no contrato. O preço no Contrato a Termo pode ser fixo ou a fixar. No preço fixo, as partes (comprador e vendedor) geralmente calculam os custos da produção, definem uma margem de lucro, e ao final, travam o preço para se protegerem de oscilações do mercado. No preço a fixar, observa-se uma verdadeira aposta, a qual poderá trazer bons lucros, como também sérios prejuízos aos contratantes no momento da liquidação da obrigação, notadamente porque o preço fica “aberto” para ser apurado numa data futura sujeita à imprevisibilidade do mercado. A contratação a termo é juridicamente possível, não existindo restrição na lei. Além disso, a lei não determina que o objeto da prestação exista ao momento da contratação, podendo ser ele, assim, determinado ou determinável.

Para finalizar, resta o

Contrato Futuro, que é uma espécie de contrato negociado na Bolsa de Mercadorias e Futuros. Ao contrário do Contrato Spot e do Contrato a Termo, em que as partes podem fazer alterações de cláusulas contratuais, mesmo depois da assinatura desses contratos; no Contrato Futuro isso não é possível. Na verdade depois que o Contrato Futuro é encaminhado para uma Corretora para ser negociado na Bolsa de Mercadorias e Futuros, não se permite mais a alteração de cláusula contratuais, tais como, qualidade e quantidade do produto negociado, local e prazos de entrega da produção, etc. As partes que geralmente figuram nos Contratos Futuros são produtores rurais, grandes empresas agropecuárias, agroindústrias, tradings; mas é tão somente através de uma Corretora que será possível a negociação na Bolsa de Mercadorias e Futuros. A Corretora, da confiança do investidor, poderá auxiliá-lo na tomada de decisão para escolher o momento mais oportuno para se realizar a operação de compra ou de venda com base em Contratos Futuros. Guardadas as devidas proporções, sobretudo, no que tange aos valores envolvidos; pode-se afirmar que as negociações lastreadas em Contratos Futuros na Bolsa de Mercadorias e Futuros, têm uma certa semelhança com a compra e venda de ações na Bolsa de Valores.

Por: Leonardo Rafael Fornara Lemos

Advogado - OAB/SC 16707

Pós-graduando em Direito do Agronegócio e Pós-graduado em Direito Tributário

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

Impressão: Gráfica Araucária/ Lages-SC . Tiragem: 1000/ Exemplares/Semana

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus - Campos Novos

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

05/2024

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Maio de 2024 2
Por: Lilian de Lima Ferreira, Jornalista

PAUTA

CHUVAS I

Campanha de ARRECADAÇÃO de donativos para ajudar a população devido às chuvas; (Água, Roupas de Cama e Banho, Produtos de Higiene Pessoal, Fraudas e Leite); Locais de coleta: TRÍADE Consultoria (Próximo a Sitripel) Imobiliária Vanessa Gomes (Próximo ao Magrão), Lojas Quero Quero; PIX SICOOB - CNPJ: 07.147.834.0001-73

FAVORECIDO: Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável.

CHUVAS II

A Prefeitura de Campos Novos, Secretarias de Educação, Obras, Agricultura, Assistência Social e Obras estão ainda atendendo a população com relação a danos e outros assuntos relativos às chuvas.

Segurança Pública também está em prontidão: INFORMAÇÕES:

uAssistência Social: (49) 98843.5823; uSecretarias: Obras: (49) 99913.6315; Agricultura: (49) 99995.4157; uPolícia Militar: 190; uCorpo de Bombeiros: 193; uDefesa Civil: (49) 99985.0967, (49) 99815.4743;

MOBILIZAÇÃO

Mais de 20 toneladas de donativos foram arrecadados pelos ouvintes da Rádio Cultura e também por um grupo de empresários de Campos Novos. Mais de 03 caminhões foram levados ao Rio Grande do Sul. Campos Novos se mobilizou para ajudar e todos os envolvidos agradecem o apoio a mobilização.

EXEMPLO

Equipes dos bombeiros militares de Santa Catarina,são exemplo para o Brasil, na Tragédia do Rio Grande do Sul, as equipes resgataram mais de 2.071 pessoas no 284 animais com vida.

No sábado (04, as equipes do CBMSC realizaram um resgate por 14 horas ininterruptas, foram resgatadas 1.555 pessoas na Grande Porto Alegre.

DENGUE II

A Vigilância Sanitária confirmou que Campos Novos já possui mosquitos Aedes albopictus vetor secundário da Dengue.

O Aedes albopictus – mosquito que apresenta características morfológicas semelhantes e a mesma capacidade de proliferação do Aedes aegypti – é motivo de preocupação em países asiáticos, uma vez que é responsável por alguns surtos da doença em regiões onde o A. aegypti não é encontrado.

No Brasil, apesar de não haver nenhum registro de exemplares adultos infectados com o vírus da dengue, a espécie é alvo de estudos que monitoram o crescimento de sua população e investigam o risco que podem representar na disseminação da doença.

NEGÓCIOS

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da economia local e causar impacto positivo nas regiões em que está presente, a Sicredi Altos da Serra RS/SC está realizando a Quinzena de Negócios até o dia 18 de maio, nos municípios que possui área de atuação, compreendidos entre o norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Durante esses quinze dias, os associados e comunidade terão acesso a condições especiais em crédito e taxas diferenciadas em diversos parceiros, que vão desde a construção e reforma, energia solar, máquinas e equipamentos e lojas em geral. Para conferir quais são as empresas participantes, os associados podem acessar o site sicredi. com.br/coop/altosdaserra/quinzena-de-negocios/. As ofertas também podem ser consultadas nas agências Sicredi ou através do WhatsApp (51) 33584770.

IMPRENSA

O Jornal O Celeiro, sempre está aberto a comunidade. Sugestões de Pauta, Convites, Dúvidas e outros esclarecimentos, podem ser encaminhados via e-mail: oceleirocomercial@gmail.com ou através do WhatsApp: (49) 98828.2224.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Maio de 2024 3

EMPRESARIAL

49 Summit será realizado em Campos Novos

Evento foi lançado oficialmente em coletiva de imprensa.

Experiência, Conhecimento e Negócios, são as bases do 49 SUMMIT Campos Novos, evento de imersão no universo do conhecimento, do empreendedorismo e da inovação, que será realizado na cidade em junho.

Com uma programação completa de palestras, painéis com grandes empreendedores e oportunidades de networking, o 49 SUMMIT proporcionará uma experiência única para ampliar seus horizontes e aprimorar suas habilidades pessoais e empresariais.

O evento será promovido pela RB Contabilidade e pela empresa 2A3R Inteligência para Negócios, com o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Será realizado

no dia 7 de junho das 14h às 23h, na Roots Eventos, casa especializada situada na BR-282, nº 129, em Campos Novos-SC.

Sócia proprietária da RB Contabilidade, Danielle Di Domenico, comentou como surgiu a ideia de trazer para Campos Novos o evento 49 SUMMIT: “A RB sempre teve esse propósito de desenvolver pessoas e empresas, nós já desenvolvemos dentro do nosso escritório, algumas ações com os nos-

sos clientes. Nós lançamos o Conecta, que é um evento em um formato menor, mas para trazer conhecimento para os nossos clientes e para a população em geral. Então, percebemos que o 49 é uma oportunidade de trazer isso para o município. Para ampliarmos essa rede de conhecimento. Estamos em uma região estratégica, em um polo de negócios, vemos essa necessidade de trazer conhecimento e também pensando na

valorização de mostrar Campos Novos para os outros municípios, somos o Celeiro Catarinense e aqui temos muitas oportunidades” enfatizou, Danielle. Douglas Rayzer, sócio proprietário da R&B Assessoria Contábil, também comentou sobre o evento: “Esperamos ter você que é empresário, gestor, líder de equipe ou você mesmo, que é colaborador e tem interesse em buscar conhecimento. Porque o conhecimento, cada vez

mais, ele tem que estar dentro do negócio, para que nós possamos crescer de uma forma consciente do que nós estamos fazendo. Esse é um dos propósitos ligados com os temas das palestras e com os palestrantes. Serão 10 horas de evento, com 6 palestras, todas elas em nível nacional, um talk com empresários do município e região, e depois um happy hour para finalizar com troca de experiências, além da Feira de Negócios que irá ocorrer de forma simultânea. Dentro do evento nós temos a Leila Navarro, que é uma palestrante com 21 anos de experiência, ela é considerada, no último ano, uma das três palestrantes mais ouvidas do Brasil, na área dela, e em 2021 ela foi a mais

ouvida. Então, quando nós buscamos trazer uma experiência para o evento, realmente é trazer coisa boa, pessoas de renome, e que traga um conhecimento que seja aplicado na nossa realidade” destacou, Douglas.

PROGRAMAÇÃO

Ao todo na plataforma está programada a realização de 06 Palestras, Painel de Empreendedores, Feira de Negócios, Ambiente Instagramável, Alimentação, Chopp, bebidas e Show acústico;

O evento também conta com um kit exclusivo As inscrições já estão abertas, os ingressos estão à venda pelo site: www.49summit.com.br ou pelas redes sociais: @49. Summit.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Maio de 2024 4
*Foto: Lilian de Lima/O Celeiro

Utilização da Ozonioterapia em tratamentos de saúde

Fisioterapeuta Thais Gomes de Almeida especializou-se e atua no tratamento em Campos Novos.

A ozonioterapia é uma abordagem terapêutica que envolve a aplicação do gás ozônio, uma forma ativa de oxigênio composta por três átomos de oxigênio. Este método tem sido muito estudado e explorado em diversas áreas da saúde devido às propriedades oxidantes e moduladoras do sistema imunológico que o ozônio possui.

Para buscarmos saber mais sobre o assunto, a equipe do jornal O Celeiro, conversou com a fisioterapeuta

Thaís Gomes de Almeida, graduada em fisioterapia pela UNOESC em 2015, atualmente está realizando especialização na área de osteopatia clínica, com 9 anos de prática clínica e formações diversas sobre mecanismos e tratamentos de dores crônicas.

Thaís realiza seus atendimentos na TG Fisioterapia Clínica, e comentou que a maioria dos pacientes busca a clínica para tratamento de dores crônicas, que são dores que já duram a mais de 3 meses, e que já fizeram vários tratamentos com medicamentos, outras abordagens fisioterapêuticas, e as vezes até cirúrgicos, não obtendo resultado. E que o principal diferencial dos tratamentos ofertados, é que todos os pacientes são tratados individualmente, tendo total atenção para buscar a causa da dor e trata-la desde a

*Imagem: Divulgação

raiz. Evidenciando que a dor é apenas um sintoma, e que buscam ir além para descobrir a origem do incomodo.

BENEFÍCIOS

Os benefícios potenciais da ozonioterapia incluem a capacidade de melhorar a oxigenação dos tecidos, promover a cicatrização de feridas, diminuir os processos de inflamação e modular a resposta imunológica. Além disso, o ozônio possui propriedades antimicrobianas, o que pode ajudar no tratamento de infecções causadas por bactérias, vírus e fungos.

A ozonioterapia é uma terapia segura, com poucas restrições, por se tratar de um gás natural e não ter nenhum componente medicamentoso.

A únicas restrições incluem condições médicas específicas, como deficiência de G6PD (uma enzima que apenas pacientes com anemias graves apre-

sentam), gestantes e pacientes que apresentem sensibilidade ao ozônio, informou a fisioterapeuta.

APLICAÇÃO

É aplicada de diversas maneiras, adaptando-se às necessidades e condições de cada paciente. Algumas das formas mais comuns incluem:

u Administração por via intravenosa: aplicação do soro ozonizado para melhorar a circulação e tratar doenças sistêmicas e ativação do sistema imunológico.

uInjeção localizada: Injeção do gás diretamente em pontos musculares e articulares para tratar dores crônicas, inflamações e lesões.

u Insuflação retal ou vaginal: Administração de ozônio no reto ou vagina através de uma pequena sonda para tratar condições como hemorroidas, colites, inflamações intestinais e infecções vagi-

nais.

uAplicação tópica: Aplicação direta de ozônio sobre a pele afetada por feridas, úlceras e infecções para promover a cicatrização e eliminar microrganismos.

uAuricular e nasal: Administração do gás nos ouvidos e nas narinas, para tratar condições alérgicas ou infecciosas como rinite, sinusite, otite, gripes, resfriados e etc. Essas formas de aplicação oferecem uma ampla gama de benefícios terapêuticos e são adaptadas de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

SAIBA MAIS:

O ozônio não trata nenhuma doença em específico, mas suas propriedades oxidantes quando entram em contato com nosso organismo produzem substancias que tem capacidade de tratar os processos inflamatórios em geral. As proprie-

dades do ozônio, agem como um anti-inflamatório e antioxidante natural, agindo em vários sistemas. Então costumo explicar aos pacientes que o ozônio trata várias doenças, por que ele age em uma só causa: na inflamatória. Por isso é importante a avaliação de cada paciente para definir as vias de tratamento.

Não é um tratamento protocolado, cada paciente passa por avaliação e exame físico para que seja definido como será feito o tratamento, até mesmo a quantidade de sessões varia de um paciente para o outro.

É importante ressaltar que a escolha da forma de aplicação da ozonioterapia é feita com base na condição clínica do paciente, considerando as características individuais de cada pessoa.

Além disso, nenhuma técnica ou tratamento sozinho e individual faz milagre e traz a cura, o ozônio também não. É uma terapia complementar ao tratamento médico, então não substitui nenhum outro tratamento, mas viabiliza para que o corpo responda melhor aos estímulos dados. Explicou Thaís.

Além de afirmar que para ter êxito na melhora do paciente, é indispensável que se tenha clareza de que sempre a associação dos tratamentos e os estímulos diferentes que o

corpo recebe é que são a chave para o sucesso. “Gosto de exemplificar, dizendo que nosso corpo tem capacidade de se autorregular e autorregenerar, mas as vezes nós não permitimos e atrapalhamos que ele faça isso por causa dos maus hábitos. Então é necessário ter ciência que todos os tratamentos para dor crônica, inclusive a ozonioterapia, aceleram muito e melhoram muito a condição de resposta do organismo ao tratamento das doenças, mas é necessário que o paciente faça sua parte mantendo o básico dos hábitos saudáveis, que são alimentação balanceada, atividade física regular e sono reparador. Além disso, estar sempre amparado por profissionais de saúde qualificados e experientes para garantir sua segurança e eficácia” ressaltou.

A TG Fisioterapia Clínica, fica localizada na Rua Tancredo Neves, 257, no centro de Campos Novos. A clínica já tem 8 anos de atuação na cidade e oferece diversos outros tipos de tratamento como: Reabilitação Funcional Ortopédica, Tratamentos especializados para dor crônica, Pilates Clínico, Pós operatórios de Cirurgias Ortopédicas, Fisioterapia Dermatofuncional, tratamentos faciais e corporais e Fisioterapia NeuroFuncional para pacientes com disfunção neurológica.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Maio de 2024 5 SAÚDE
Dra. Thaís Gomes de Almeida CREFITO-219593

COMUNIDADE

Campos Novos irá receber o projeto “Trilhas de Criança”

Ação ocorrerá no Parque Estadual Rio Canoas e também faz parte das comemorações de aniversário.

O projeto “Trilhas de Criança”, sediado em Florianópolis, estará em Campos Novos com uma ação que irá unir a cultura indígena e a natureza, chamada de “Descobrindo a Arte Tauá na Natureza” proporcionando uma experiência única que as crianças e as famílias podem vivenciar, a cultura indígena e aprender um pouco mais sobre a nossa natureza.

O foco é proporcionar aos participantes um contato íntimo com os biomas locais e as ricas histórias regionais através de uma abordagem sensorial, promovendo uma convivência harmoniosa e respeitosa com a natureza.

Destinada as famílias, o Projeto Vida, fomenta uma sensibilização profunda para a importância de uma

sociedade que valorize conexões ecossistêmicas e efetivas. Uma Oficina de argila inspirada nas Bonecas Karajá será desenvolvida, as quais representam uma grande manifestação artística dos povos indígenas brasileiros. A oficina proporcionará às crianças a oportunidade de criar suas próprias obras de arte, ao mesmo tempo em que aprendem sobre a importância da natureza e dos elementos naturais na vida das crianças indígenas.

BONECAS

As Bonecas Karajás, são consideradas patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio

Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Deixando essa experiência ainda mais

enriquecedora, o projeto será realizado no Parque Estadual Rio Canoas, onde a comunidade

realizará uma das mais belas trilhas do parque, refletindo sobre a relação das crianças com a natureza para preservação do planeta.

O PARQUE

O Parque Estadual Rio Canoas (PERC) localiza-se no município de Campos Novos e constitui-se no maior remanescente da Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucárias) presente na região do entorno do reservatório do Aproveitamento Hidrelétrico de Campos Novos.

A empresa Campos Novos Energia S/A – ENERCAN – adquiriu e repassou ao Governo do Estado a área de 1.133 hectares onde foi criado o PERC, como parte da compensação ambiental referente ao licenciamento do Aproveitamento Hidrelétrico de Campos Novos no rio Canoas.

As matas do PERC representam um importante refúgio para uma grande diversidade de animais, muito

encontros inesquecíveis!!

CONFIRA:

uDia 11 de maio, o Parque participará do "Grande Dia Global de Observação de Aves", um evento mundial de observação e registros que visa contribuir com dados valiosos para a ciência através do aplicativo/site do eBird;

uDia 12 de maio, dia das mães, o parque oferecerá um roteiro especial, oficinas para família, trilhas e muito mais.

deles considerados raros ou ameaçados de extinção, como o puma (Puma concolor), a jaguatirica (Leopardus pardalis) e outros dois gatos-do-mato(Leopardus tigrinus e Leopardus wiedii).

Entre as aves destacam-se dois papagaios ameaçados de extinção bastante ligados à mata de araucária: o papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea) e o papagaio-charão (Amazona pretrei).

A aventura ocorrerá no dia 19/05, a partir das 9h, é necessário realizar inscrição. Todas as informações estão disponíveis no site ou Instagram do projeto, como também do Parque. www. trilhasdecrianca.com.br ou através do: https:// www.instagram.com/ trilhasdecrianca/. ANIVERSÁRIO

Maio é o mês de aniversário do Parque Estadual Rio Canoas!! Para comemorar os 20 anos, haverá no Parque, eventos e

uDias 18 e 19 de maio, será de muita adrenalina e aventura!! Acontecerá o "Rapel no Parque". Evento radical que contará com trilha de acesso ao mirante e descida da cachoeira do Roberto de Rapel!

uDia 19 de maio, também acontecerá no Parque o "Trilha de criança e oficina de bonecos de argila - Descobrindo a Arte Tauá na Natureza".

uDia 26 de maio, será dia de trilha! com a realização do Circuito do Vale dos Angicos.

Esse circuito possui 8,3 km no total. Os participantes devem trazer: tênis de trilha, repelente, água e muita energia!!

O passeio acontece dentro da floresta, para que os participantes possam se deslumbrar e conhecer um pouco mais sobre fauna, flora e recursos naturais protegidos dentro Parque!

Para já reservar sua vaga e acompanhar o calendário e outras informações, basta acessar o Instagram do Parque @ parqueriocanoas, ou entrar em contato pelo: WhatsApp (49)98818-7363.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Maio de 2024 6
*Imagem e Info: ASCOM/Rio Canoas
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Maio de 2024 7 PUBLICIDADE

Retomada do Programa Saúde do Trabalhador promove bem-estar nas empresas locais

A valorização da saúde e do bem-estar dos colaboradores ganha destaque no cenário empresarial, sendo fundamental para o sucesso sustentável das organizações. Nesse contexto, a iniciativa conjunta entre a Secretaria de Indústria e Comércio e a Secretaria de Saúde do município trouxe de volta o Programa Saúde do Trabalhador.

O projeto foi realizado em empresas locais de renome, como Supermercado Toigo & Ferrari, Ferrari Gás, Casa da Segurança e Planalto Picadores, beneficiando mais de 150 colaboradores. A ação recebeu grande acolhimento por parte das empresas, evidenciando a importância atribuída à saúde dos trabalhadores.

A equipe do programa, composta por uma enfermeira e uma técnica, utiliza a "Van da Saúde", um veículo equipado com recursos médicos, para levar consultas e exames diretamente às empresas participantes.

Essa abordagem facilita o acesso aos cuidados médicos, eliminando barreiras e promovendo uma cultura de prevenção da saúde entre os colaboradores.

O Programa Saúde do Trabalhador é totalmente gratuito e tem como objetivo alcançar mais empresas, estimulando um ambiente de trabalho saudável e contribuindo para o desenvolvimento econômico equilibrado, tanto para as empresas quanto para os funcionários.

TRANSFORME SEU IMPOSTO DE RENDA EM SOLIDARIEDADE

Você pode fazer a diferença! Uma dica valiosa: direcione uma parte do seu Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) do seu município.

O que é isso? Não se trata apenas de uma doação, mas de uma forma de destinar uma parte do Imposto de Renda que seria paga à Receita Federal para o FIA. Esse fundo é crucial, financiando projetos que promovem, protegem e defendem os direitos de crianças, adolescentes e idosos.

Quem pode contribuir? Todos os contribuintes que optam pelo modelo completo da Declaração de Imposto de Renda.

Qual é o limite? Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, enquanto

pessoas jurídicas podem destinar até 1%.

Vantagens?

Maior autonomia sobre a destinação do imposto de renda, decidindo se parte dele vai para a Receita Federal ou para projetos de atendimento à população infantojuvenil. É um gasto adicional? Não. A contribuição representa apenas a destinação de uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o FIA.

E se a declaração já foi enviada? Ainda é possível retificar para realizar a contribuição. Cada contribuição, por menor que pareça, é um passo em direção a um futuro mais justo e inclusivo para todos. Faça sua parte, destine parte do seu Imposto de Renda ao FIA e faça parte dessa transformação.

O prazo para a declaração vai até 31 de maio. Consulte seu contador.

ESTRAGOS DAS CHUVAS EM CAMPOS NOVOS

No início deste mês de maio, uma intensa onda de chuvas castigou a região sul do Brasil, especialmente o estado do Rio Grande do Sul, deixando um rastro de destruição.

Em Campos Novos, município localizado na região, as precipitações torrenciais também provocaram danos significativos em várias comunidades, com água cobrindo pontes, estradas inundadas e plantações submersas, especialmente nas áreas de Nova Zelândia, Loteamento Bess e Região do Centro 2. Diante da emergência, a Administração Municipal, em conjunto com equipes da Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura, Defesa Civil, Secretaria de

Educação e o Samae, agiu prontamente para garantir a segurança e o bem-estar das áreas mais afetadas. Um total de 3 retroescavadeiras e 2 caminhões, acompanhados por 3 equipes compostas por 5 colaboradores cada, foram mobilizados para realizar trabalhos de manutenção nos locais mais impactados pelas chuvas.

Essa ação conjunta foi fundamental para evitar danos ainda maiores à comunidade local.

Agora, com o empenho contínuo de todos os envolvidos, os esforços estão concentrados em reverter os prejuízos causados e encontrar soluções para os desafios enfrentados pela população afetada.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Maio de 2024 8 COMUNIDADE *Esta publicação preencheu o espaço de Uma Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 1.616,00 (Mil Seiscentos e Dezesseis Reais)
ASCOM/PMCN
*Imagens, Fotos e Informações:

Ocesc apresenta a força das cooperativas em SC

Cooperativas reúnem 4,2 milhões de catarinenses e faturam R$ 85,9 bi

O cooperativismo surgiu em Santa Catarina há mais de 130 anos e se transformou em um modelo de negócio que envolve mais de 4,2 milhões de catarinenses e movimenta R$ 85,9 bilhões por ano, tornando-se uma extraordinária força social que impulsiona o desenvolvimento em todos os setores da economia.

O balanço do setor foi levantado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) junto às suas 249 associadas.

As informações foram apresentadas pelo presidente Luiz Vicente Suzin e pelo superintendente Neivo Luiz Panho.

O crescimento das receitas, em 2023, foi de 3,7%, acima, portanto da expansão do PIB (produto interno bruto) brasileiro no período (2,9%).

Um dos dados mais relevantes do levantamento é a expansão do número de associados (cooperados) que cresceu 9,6% no ano passado com o ingresso de mais de 370 mil pessoas.

No conjunto, as cooperativas reúnem, agora, 4,2 milhões de catarinenses, o que representa mais da metade da população barriga-verde vinculada ao sistema cooperativista.

As que mais atraíram associados foram as cooperativas de crédito que têm atualmente 3,3 milhões de cooperados, as de infraestrutura que atuam em distribuição de energia elétrica (449.147 pessoas), as de consumo (382.728) e as agropecuárias (83.850). As cooperativas de saúde têm 14.172 associa-

dos e, as de transporte, 5.500 cooperados. As cooperativas do agronegócio foram, novamente, as mais expressivas na geração de empregos diretos e de receita operacional bruta, respondendo por 64% dos postos de trabalho e também por 64% das receitas globais do universo cooperativista.

As cooperativas de crédito consolidaram duas conquistas: o maior crescimento em receitas totais – 23,5% para R$ 19,1 bilhões – e o maior número de associados, com 3,3 milhões de catarinenses cooperados. Isso significa que 78% dos cooperados em Santa Catarina fazem parte das cooperativas financeiras.

A carga tributária não poupou as cooperativas. Em 2023 elas recolheram R$ 3,4 bilhões aos cofres públicos em impostos sobre a receita bruta, um crescimento de 5% em relação ao exercício anterior.

O patrimônio líquido, no conjunto das cooperativas, cresceu 12,3% e atingiu R$ 31,6 bilhões.

Para atender seus associados com ações e serviços de qualidade, as coopera-

tivas mantêm quadros funcionais qualificados. Em 2023 contrataram 8% mais e criaram 7 mil novos postos de trabalho. Juntas, elas agora mantêm 95.400 empregados diretos.

As exportações das cooperativas catarinenses atingiram R$ 9,9 bilhões no ano passado com aumento de 2% e foram suportadas, basicamente, pelo agronegócio.As vendas externas de proteína animal responderam por 75% dos negócios no mercado internacional, seguindo-se cereais in natura, cereais processados, frutas e derivados, fertilizantes, sementes e leite e derivados. As projeções para 2024 indicam um aumento de 5% nas vendas das cooperativas catarinenses ao mercado mundial, o que significam R$ 10,4 bilhões em divisas.

O presidente da OCESC prevê que continuará expressiva a participação das cooperativas nas exportações do agronegócio, que respondem por cerca de 30% do PIB catarinense e por 70% das vendas catarinenses no exterior, decorrente da imensa presença das cooperativas nas cadeias produtivas de grãos, leite, suínos e aves.

também foi o que mais criou vagas – gerou 4.771 novos empregos – e, agora, as cooperativas sustentam 60.827 postos de trabalho, o que representa um aumento de 8,5%.

associativo aumentou 3,4%). Em 2024, o ramo saúde tem expectativa de uma expansão de 10%.

uO ramo agropecuário continua sendo o mais expressivo, economicamente, respondendo por 64% do movimento de todo o sistema cooperativista catarinense.

As 49 cooperativas agropecuárias fecharam o ano com 83.850 cooperados, aumento de 2,7% no quadro social que foi encorpado com mais 2.221 associados. O setor

A receita operacional total dessas cooperativas recuou 3% e totalizou R$ 54,7 bilhões. Queda de preço no mercado mundial e baixo desempenho no mercado interno explicam essa queda nas receitas. A recuperação ocorrerá em 2024: a previsão da Ocesc é de um crescimento de 15% para R$ 62,9 bilhões.

uO ramo crédito ganhou uma cooperativa a mais em 2023: agora são 66 cooperativas financeiras que, no conjunto, reúnem o maior número de associados do sistema cooperativista catarinense: são 3,3 milhões de catarinenses. O quadro associativo desse ramo aumentou 10%, com o ingresso de 309.575 novos cooperados. O quadro funcional também cresceu 8%, com a contratação de 1.311 empregados e totaliza, agora, 17.845 trabalhadores nas agências e unidades.

As cooperativas de crédito contabilizaram receitas totais de R$ 19,1 bilhões, incremento de 23,5% em relação ao ano anterior. O crescimento, em 2024, deve situar-se em torno de 25%.

uO ramo saúde cresceu 11% no ano passado em receitas totais, atingindo R$ 6,6 bilhões no exercício de 2023. Criou, no período, 1.061 vagas de empregos. As 30 cooperativas de saúde em operação no território catarinense mantêm 10.781 empregados e reúnem 14.172 associados (quadro

uO ramo de infraestrutura dedica-se, fundamentalmente, ao fornecimento de energia elétrica para extensas regiões do território barriga-verde. São 39 cooperativas que atendem 449.147 associados – número que evoluiu 5,6% no último ano. A receita operacional bruta aumentou 9% e fechou o ano em R$ 1,8 bilhão. É o segundo ramo em número de associados.

uO ramo de consumo, dedicado a manutenção de supermercados entre outras atividades, é representado por 15 cooperativas que, em 2023, obtiveram receitas totais de R$ 1,6 bilhão – faturamento 9,6% superior ao ano anterior. O número de associados cresceu 11% e agora são 382.728 cooperados. O número de empregados manteve-se em 3.238. Em 2024, o crescimento projetado é da casa de 10%.

O número de cooperativas catarinenses do ramo de transporte baixou de 41 para 39, em 2023. Em consequência, o número de cooperados encolheu de 6.617 para 5.500. O desempenho econômico, entretanto, foi positivo e as cooperativas tiveram receitas no valor de R$ 1,9 bilhão, resultado 11,5% acima do ano anterior.

As 11 cooperativas do ramo de trabalho, produção de bens e serviços registraram discreta variação em seus índices de desempenho e encerraram o exercício com 1.377 cooperados e R$ 28,5 milhões em receitas.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Maio de 2024 9 CAPA
DESEMPENHO O balanço do setor foi apresentado pelo superintendente da Ocesc Neivo Luiz Panho e pelo presidente Luiz Vicente Suzin. *Foto e Info: MB Comunicação

AGRONEGÓCIO

Máquinas Agrícolas em Rodovias

Alesc realiza audiência pública em Campos Novos para discutir legislação sobre tráfego.

Durante a noite da segunda-feira (06), foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores, audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), para debater a circulação de máquinas agrícolas em vias federais e estaduais em Santa Catarina.

O debate foi proposto pelo deputado Oscar Gutz, esteve presente também o presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural deputado Altair Silva.

Participaram da audiência, representantes do Poder Executivo, FECAM, Administração Municipal, Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos, vereadores, produtores rurais, além do chefe

operacional da Polícia

Rodoviária Federal de Chapecó Jery Vargas e demais interessados no tema.

O objetivo da audiência foi de promover uma discussão aberta e democrática com os agricultores sobre a circulação de máquinas agrícolas nas rodovias estaduais e federais, visando a segurança dos usuários e a melhoria das condições de tráfego. E posteriormente em conjunto com a bancada de deputados federais de Santa Catarina abraçar a causa no congresso para modificar o Código de Trânsito Brasileiro.

O atual Código Brasileiro de Trânsito proíbe o trânsito de máquinas agrícolas em rodovias. Com isso, as máquinas precisam

percorrer trajetos secundários ou dependem de transporte em carretas especiais para serem deslocadas entre as áreas de cultivo. O setor alega que essa restrição impacta negativamente a produtividade e competitividade, já que, muitas vezes, as estradas secundárias não têm boas condições e os trajetos são mais longos.

Segundo o deputado proponente Oscar Gutz, em entrevista ao jornal O Celeiro comentou sobre a realização das audiências no estado: “Então, realizando essa audiência pública hoje aqui, em Campos Novos. É a primeira. A gente vai ter mais 4, vamos fazer 5, referentes a equipamentos, máquinas agrícolas, andando nas

rodovias ou no acostamento, e que muitas vezes são prejudicados pela lei de trânsito que existe hoje. Então por isso a audiência pública, para ver se nós conseguimos chegar no consenso através do pessoal da agricultura. Aqui o nosso deputado Altair Silva, que é o presidente da comissão de agricultura em Santa Catarina, onde eu faço parte. E também para nós conseguir colher todas as demandas aqui para a conseguir levar para a Comissão da Agricultura em Brasília, a Comissão de Transportes, e aí sim chegar no Ministério. Esse é o objetivo, para ver se a gente consegue mudar o Código da Lei de Trânsito, que dessa forma que está, está meio esquisito. Então nós temos que se aju-

dar porque sem o agro nós não vivemos. E o agro precisa ter lugar onde passar as máquinas, mas muitas vezes não dá. Então temos que debater isso aí para conseguir melhorar essa questão” destacou o deputado. O deputado Altair Silva, presidente da Comissão de Agricultura também comentou sobre o objetivo da discussão: “O grande objetivo é nós primeiro conscientizarmos a população de que nós precisamos apoiar o nosso produtor rural. Em todos os países civilizados, quando uma máquina agrícola precisa atravessar uma rodovia, ou até mesmo trafegar, o trânsito para, porque eles sabem que aí está trafegando a produção, a riqueza, a geração de empregos, o ali-

mento do dia a dia. Já no Brasil nós estamos com uma cultura totalmente inversa. A sociedade civil buzina, reclama, xinga, e vem a polícia e multa, apreende, e, com isso, nós estamos criando um desestimulo ao setor produtivo que carrega o Brasil nas costas. Então nós estamos procurando criar um ambiente de conciliação para que mude as resoluções do Contran, para que nós possamos ter um alinhamento de apoio aos nossos produtores rurais e que nós possamos, de uma vez por todas, dar condições de segurança para quem trabalha e produz. Para trafegar pelas rodovias, para poder atravessar as rodovias, para que nós possamos continuar produzindo, continuar colhendo. E

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Maio de 2024 10

principalmente nesse último ano nós tivemos uma avalanche de busca dos nossos produtores rurais. Já fizemos várias reuniões institucionais buscando um entendimento, mas a Polícia Rodoviária Federal e Estadual diz que estão cumprindo a resolução do Contran. Eles estão fazendo apenas o que determina através da resolução. Mas uma resolução também não pode ter o poder de lei. E inclusive já tem iniciativa tramitando no Congresso Nacional no sentido de clarear a forma de como é usado as máquinas agrícolas quando é necessário atravessar rodovia ou até mesmo trafegar pela rodovia.

Por isso a importância desta audiência pública, porque ela tem dois focos. Uma conscientização e o outro a busca de soluções. Então nós estamos coletando subsídios, juntando pontos em política para que nós, através desse movimento iniciado aqui em Santa Catarina com vários movimentos que também estão se iniciando ali no Brasil a gente possa mudar essa resolução do Contran porque é tão crucial ao produtor rural, principalmente ao produtor de grão brasileiro especialmente aqui, no caso dos produtores de grão de Santa Catarina” afirmou o deputado Altair.

O vereador João Batista Ramos de Almeida, também um dos proponentes da ação

em Campos Novos, comentou sobre a expectativa da realização da audiência: “Bom, a nossa expectativa após essa audiência pública, é que daqui saia um documento no qual a gente possa levar ao Governo Federal para tratarmos a melhor maneira de estarmos rodando nas nossas BRs e SCs. O produtor rural não quer prejudicar ninguém, mas ele precisa, sim, no momento da colheita e do plantio, movimentar as suas máquinas. Hoje as máquinas estão muito grandes, nós não temos equipamento suficiente para fazer esse carregamento dessas máquinas. O produtor rural ele está aqui para discutir para nós chegarmos a um melhor encaminhamento no qual ele não sopra penalidades e esteja realmente algo que venha a somar para a produção. O produtor entende toda a parte desse des-

locamento, ele não está aqui para ser fora da lei, a gente está aqui para tentar, sim, uma maneira dentro da lei para que a gente possa rodar com as nossas máquinas, tirar o produto o mais rápido possível da lavoura e entregar na prateleira do consumidor final com um bom custo benefício. Tudo que venha a carretar nesse momento, venha a subir custos lá na prateleira” informou Tita.

O prefeito Gilmar Marco Pereira, comentou sobre a importância e parabenizou a Alesc pela realização da audiência na cidade: “É de suma importância parabenizar a Alesc, que entendeu a importância de realizar essa audiência aqui Campos Novos, essa é uma necessidade que realmente o produtor rural tem, principalmente no seu período de plantio, e de colheita das suas produções. Sabemos

que o nosso município é extremamente agrícola, nós temos uma extensão territorial muito grande, e necessita que tenha uma organização que favoreça realmente o transporte. E a gente sabe que alguns estudos já têm, o Contran já tem a informação, que nós precisamos acelerar esse processo para dar cada vez mais essa segurança, inclusive jurídica, para que a gente possa transportar esses informantes de forma correta, adequada e principalmente com segurança” observou o prefeito Marco.

O jornal O Celeiro também ouviu o relato de um dos produtores rurais que esteve participando da audiência, Jairo Bernadon: “Eu sou produtor rural de Campos Novos e também no Tocantins. As realidades nas rodovias são bastante diferentes. Onde aqui nós temos um empecilho grande com o

tráfico de máquinas nas rodovias. Nota-se uma discrepância bastante grande onde lá nós temos a polícia acompanhando as máquinas, escoltando as máquinas nas rodovias, sejam elas, tanto nas federais quanto dentro das cidades. E logo aqui a gente tem uma dificuldade bastante grande. Então a expectativa da noite é que a gente traga esse assunto em pauta, já que nós estamos numa região essencialmente agrícola, no qual esse é o nosso instrumento de trabalho. A agricultura está no DNA da nossa cidade e dos nossos produtores. E nós precisamos achar, via sindicato, via CONTRAN, via assembleia, alguma maneira de flexibilizar isso, para que a gente possa, sim, fazer o nosso trabalho, sem precisar estar se escondendo da polícia. E queremos, sim, é o apoio da polícia, para que não venha

acontecer nenhum acidente. Porque nenhum agricultor está aí para causar qualquer tipo de acidente ou qualquer tipo de transtorno na pista. Por isso, a gente traz esse assunto importantíssimo em pauta e a gente quer que isso para a próxima safra, já que essa está se findando, seja um assunto que já esteja esclarecido para que o agricultor possa fazer o seu deslocamento com segurança e com tranquilidade” expressou o produtor. Entre as tratativas da noite, o chefe operacional da Polícia Rodoviária Federal, Jery Vargas, deu algumas sugestões de como procurar amenizar a situação, entre elas citou a possibilidade da criação de refúgios de escape nas vias para desafogar o acumulo de trânsito causado pelas máquinas e também a sinalização nas rodovias de área agrícola.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Maio de 2024 11 AGRONEGÓCIO
*Fotos: Lilian de Lima/O Celeiro Estiveram presentes em Campos Novos, além do Deputado Oscar Gutz,o Deputado Altair Silva, autoridades do agronegócio e da segurança
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.