1823

Page 1

EDIÇÃO

www.jornalceleiro.com.br

Campos Novos-SC, Quinta-feira, 04 de Abril de 2024.

EDUCAÇÃO

Aplicação dos Planos de Gestão Escolares no Estado e Município.

uPágs. 04 e 05

Invernadas do 'Celeiro da Tradição' são campeões.

CULTURA uPág. 06

ESTADO

Santa Catarina tem saldo de 52 mil empregos formais.

AMA realizará ações alusivas ao Dia Mundial do Autismo. uPág. 08

COMUNIDADE uPág. 09

Agro Divel realiza evento do Dia Internacional da Mulher.

AGRONEGÓCIO uPág. 10

Expocampos começa amanhã em Campos Novos.

EMPRESARIAL uPág. 11

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 04 de Abril de 2024 1
1823
Desde 1992

EDITORIAL

7 de abril – Dia do Jornalista

No dia 07 de abril é comemorado o Dia do Jornalista, essa data conhecida por poucos, foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1908, com o objetivo de assegurar o legitimo direito de exercício da profissão e também em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, que foi morto em por inimigos políticos em 1830, em virtude do exercício de sua profissão.

Os jornalistas, são os profissionais da imprensa responsáveis pela apuração das notícias, por irem atrás de informações inéditas e trazê-las a público para toda a sociedade, com seriedade, de forma ética, responsável e imparcial.

A data também serve de conscientização para os inúmeros jornalistas mortos durante o exercício da sua profissão na cobertura de guerras, “pautas perigosas” em locais violentos e também daqueles que assim como o homenageado Giovanni, perderam a sua vida vitimas da censura, sendo lhes tirado o direito da liberdade de expressão e do direito de ir e vir.

No Brasil, durante a ditadura, a registro de inúmeros casos de censura, tortura e morte de jornalistas e profissionais da imprensa de forma brutal. Sendo instituído mundialmente no dia 03 de maio o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, com o objetivo de assegurar que os profissionais possam agir livremente com a busca, investigação e publicação das informações.

Mas, contudo, mesmo nos dias de hoje, com tanta evolução, ainda nos deparamos com alguns tipos de censura e violação a esse importante direito de liberdade de expressão. Frequentemente vemos em diversos países pelo mundo e até mesmo no Brasil, a imprensa sofre retalhação e é controlada por órgãos políticos muitas vezes, querendo que a imprensa fira um dos seus principais princípios, a imparcialidade! Querendo muitas vezes que os veículos de imprensa circulem matérias tendenciosas e manipuladoras e até mesmo muitas vezes, com informações falsas, disseminando Fakes News!

Fica aqui a reflexão da importância da liberdade de imprensa, a importância da ética, seriedade, compromisso com a verdade, importância de confiar e procurar informações em fontes seguras em jornais, rádios, revistas, tv e internet com credibilidade e principalmente, a importância dos jornalistas, mas jornalistas de verdades, profissionais capacitados, que dedicaram anos de estudo na vida acadêmica, para possuírem então um diploma e assim poder exercer essa belíssima profissão com propriedade e autonomia.

Feliz Dia do Jornalista!

Por: Lilian de Lima Ferreira, Jornalista

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Direito Ambiental

INTERRUPÇÃO DA PRESCRIÇÃO EM CRÉDITO CONTRATUAL

Sendo a forma documental a que prevalece nas relações negociais, tanto pessoas físicas como jurídicas, nesta em especial, o crédito pode ser cobrado em determinado lapso de tempo e uma vez ultrapassado constitui-se o que restou denominado pela legislação como a sua prescrição. Esta que vem a ser a perda do direito para cobrar, o que seria o mesmo em dizer que o credor pode pedir, mas não mais exigir o seu cumprimento.

Para todos os efeitos legais, estando na iminência do vencimento do prazo para exigir do devedor que cumpra com a sua obrigação de pagar, ainda assim, se, por algum motivo, não puder ou não preferir ingressar em Juízo com a demanda cabível, poderá buscar interromper este prazo de prescrição, ao qual recomeçará desde o início.

Quanto as possi-

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Lilian de Lima Ferreira - RP: 0006965/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

bilidade de interrupção, é isso que dispõe o art. 202 do Código Civil brasileiro - A interrupção da prescrição, que somente poderá ocorrer uma vez, dar-se-á: I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citação, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; II - por protesto, nas condições do inciso antecedente; III - por protesto cambial; IV - pela apresentação do título de crédito em juízo de inventário ou em concurso de credores; V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; VI - por qualquer ato inequívoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. Parágrafo único. A prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper. Antes de 2002 a prescrição poderia ser interrompida quantas vezes aprouvesse ao credor, por meio de notificações. Hoje, como dispõe o citado artigo, apenas uma oportunidade.

Por: Fabrício Carvalho

Advogado . OAB/SC 15.269

Decorre disso algumas nuances, pois no primeiro inciso acima (despacho do Juiz). Somente se interrompe a prescrição pela citação quando ela ocorrer (citação) na pessoa do devedor, não se aceitando (isso não significa que não tenha algum jurista que a entenda como viável) se for feita em pessoa diversa deste devedor.

Outro item que demanda atenção do intérprete é que existe no meio doutrinário uma pequena discussão sobre a possibilidade ou não de aceitar-se a interrupção da prescrição pela notificação extrajudicial, havendo, há tempo, estudiosos do direito que não reconhecem a notificação extrajudicial expedida pelo titular do direito como causa interruptiva da prescrição, apontando como violação aos artigos 202, incisos V e Vi do Código Civil. Desta forma, mesmo que a legislação, aparentemente seja clara e objetiva, deve-se ficar atento às interpretação dos Tribunais quanto ao desfecho seguro dos casos postos em Juízo.

Especialista em Contratos/ Responsabilidade Civil/Direito Ambiental

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

Impressão: Gráfica Araucária/ Lages-SC . Tiragem: 1000/ Exemplares/Semana

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus - Campos Novos

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

04/2024

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 04 de Abril de 2024 2 COLUNAS

PAUTA

RECURSO I

O Vereador, João Batista Ramos de Almeida, 'Tita', conseguiu indicação de uma Emenda no valor de 300 mil reais, concedida pela Deputada Federal Júlia Zanatta, para o Hospital Dr. José Athanázio, o recurso foi entregue na última semana.

RECURSO II

O Vereador, João Nilso de Oliveira também conseguiu recursos para Campos Novos.

Através da Deputada Federal, Caroline Detoni, foi disponibilizado ao município, o valor de R$ 400.000,00, que será utilizado para pavimentação asfáltica no morro da Rua Chapecó, no Bairro Aparecida. Um pedido de vários anos dos moradores que sofrem com a poeira e o barro. Essa importante obra, será viabilizada por emenda impositiva.

Outra emenda de R$ 250.000,00, também foi enviada pela Deputada Caroline Detoni. O recurso será viabilizado para investir em infraestrutura na cidade de Campos Novos.

GASTRONOMIA

A Redante'S Pizzeria, lançou neste último mês, novos sabores de clássicas italianas agregando ainda mais qualidade ao seu cardápio.

As novidades são feitas com ingredientes frescos e selecionados e abrangem: Guanciale, Carbonara Quatro Gemas, Carne Seca, Pistache e Friariello com Linguiça Blumenau. Visite e prestigie!

POLÍTICA

O Partido Liberal, realizou na última semana, o seu evento de filiação. Na oportunidade a sigla formalizou a pré-candidatura do Vereador Marciano Dalmolin a prefeito de Campos Novos.

O evento contou com simpatizantes e amigos, além da executiva, o Deputado Estadual, Nilso Berlanda também esteve presente. Nos últimos meses o partido já realizou entre 300 a 400 filiações no município.

SAÚDE

O Hospital Dr José Athanázio de Campos Novos (HJA) adotou neste último mês, o novo Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR. O protocolo detalha melhor os parâmetros de classificação de risco dos pacientes que buscam atendimento na urgência e emergência e pode agilizar na triagem, o atendimento do plantão.

O HJA é o primeiro hospital do Meio Oeste a adotar o Protocolo Catarinense revisado em 2ª edição pela Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o protocolo, o tempo de espera varia de imediato (zero) a até 4 horas para atendimento na ala de emergência hospitalar. A classificação de risco será de prioridade máxima (vermelho) à prioridade mínima (azul).

Para adoção dos novos procedimentos houve treinamento da equipe, especialmente da enfermagem responsável pela triagem no acolhimento e classificação de risco dos pacientes. Os parâmetros de casos mais urgentes podem ser atendidos mais rapidamente, especialmente para casos cardíacos.

O PCACR, reúne 83 fluxogramas, sendo 40 fluxogramas para adultos e 43 fluxogramas pediátricos, que abrangem as maiores queixas apresentadas pelos pacientes nas emergências hospitalares.

EDUCAÇÃO

O Senac Campos Novos está ofertando cursos de qualificação profissional que são organizados para preparar as pessoas para a vida produtiva e social, promovendo a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

Dentro destes, estão cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização profissional de trabalhadores em vários níveis de escolaridade.

Estão sendo oferecidos gratuitamente cursos de Geração de Renda para Empreendedores de Pequenos Negócios, Assistente Administrativo, Manicure e Pedicure, Qualidade no Atendimento, Recepcionista e Empreendedorismo.

Os interessados devem procurar o Senac. A unidade funciona em Campos Novos, junto ao Agiliza.

CURSOS

Os Cursos Profissionais do SENAI, estão com com desconto de 40%: O desconto é Válido para o curso todo na modalidade EaD ou na 1ª mensalidade para os cursos presenciais com carga horária igual ou superior a 60h. Interessados podem buscar o SENAI, que funciona na Avenida JK para garantir sua vaga!

Há cursos para Montagem e Manutenção de Computadores, Informática Básica e outros.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 04 de Abril de 2024 3

Aplicação dos Planos de gestão escolares na Rede de Ensino Municipal e Estadual

Escolas vivem novo momento de desenvolvimento de projetos e ações, focadas no crescimento educacional dos alunos.

No final do ano passado, foi realizado as eleições de escolha dos gestores escolares da Rede Estadual e também da Rede Municipal de Ensino. Os diretores concorreram com a apresentação de Projetos de Gestão Escolar, os chamados PGES, e foram eleitos democraticamente, para aplicar esses projetos nas escolas subsequentes.

NO ESTADO

Na Rede Estadual, a escolha dos Planos de Gestão Escolar, exigiu a participação mínima de votantes aptos, com a participação de pelo menos 50% e mais um, em cada segmento de votantes nas eleições, o qual o quórum era formado por alu-

nos, professores, pais ou responsáveis. O que elevou a importância da adesão da comunidade no processo eleitoral, atingindo um recorde de participação das famílias nas eleições. Nas unidades escolares em que o quórum não foi atingido, um Plano de Gestão Escolar que atendia os critérios descritos no Decreto nº 273 de 2023 foi indica-

do pela Coordenadoria Regional de Educação. A Regional de Campos Novos abrange os municípios: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem, Zórtea. E também o município de Ibiam. Apenas não foi possível atingir o número mínimo de votação em três escolas: No município de Ibiam não

A GESTÃO tões no período onde foi colhido essas informações, e também a oportunidade de avaliar se os proponentes ouviram suas solicitações e por último, votando e acompanhando se os planos estão sendo postos em prática.

A equipe de reportagem do jornal O Celeiro, conversou a supervisora regional de educação de Campos Novos Angela Venturin sobre o processo de escolha dos diretores nas escolas estaduais do município e da região.

ocorreu a eleição devido não haver interessados, a gestora foi indicada pela Coordenadoria. Na Escola de Educação Básica Paulo Blasi em Campos Novos, não foi atingido o quórum mínimo de 50% mais 1 e também houve indicação da gestora e no Cedup de Abdon Batista também não houve número suficiente e ocorreu indicação.

Em sua opinião, Angela destacou que o processo de eleição é muito importante porque envolve todos os segmentos das escolas, pais, alunos e professores. Onde todos podem se expressar, primeiramente onde é dado a oportunidade para que eles possam auxiliar a construir o Plano, destacando o que eles acham que deve ser feito na escola, dando suges-

“Uma cultura que precisamos despertar na nossa comunidade é a presença da família na escola, os pais precisam entender que não se vai na escola somente quando o professor chama, é preciso uma presença diária, precisam acompanhar, sabendo o que acontece, dando sugestões, acompanhando e cobrando também as coisas que foram apresentadas no Plano de

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 04 de Abril de 2024 4 EDUCAÇÃO

Gestão” enfatizou Angela.

Destacando também que a Coordenadoria Regional de Educação está avaliando a aplicação dos Planos já no inicio do ano letivo, através de visitas nas escolas para acompanhar o desenvolvimento de atividades que já estavam previstas para serem executadas, como a acolhida dos professores e alunos, semana de formação entre outras ações desenvolvidas.

E que além desse acompanhamento pedagógico, a também outros acompanhamentos que são feitos através das avaliações estaduais e nacionais, para avaliações do desempenho dos alunos, como a aplicação da Prova Brasil, e também de uma prova estadual, aplicada ao longo do ano prin-

cipalmente aos alunos do primeiro ao quinto ano que fazem parte do Programa Criança Alfabetizada. O resultado dessas avaliações serve de índices para que o trabalho dos gestores e dos professores sejam avaliados nas escolas.

Os Planos contêm atividades programadas para as áreas financeiras, pedagógicas, administrativas e estrutural, onde irão passar por avaliação semestral para identificar se estão sendo cumpridos, e caso não estejam, para que seja possível identificar quais as dificuldades e assim podendo apoiar e auxiliar para que possam ser aplicados de forma efetiva.

CAMPOS NOVOS

Na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação também realizou, pela

primeira vez no final do ano passado, a escolha dos gestores escolares, mas de uma forma diferente da forma como foi o processo de escolha do Estado.

Em cumprimento a meta 19 do Plano Nacional de Educação, a qual é a apresentação de um Plano de Gestão por mérito e desempenho. A forma como se procedeu o processo foi orientada pelo Tribunal de Contas e foi regularizado através de um decreto expedido pelo prefeito, contendo todas as regras e critérios da seleção.

Primeiramente foi ofertado pela Secretaria de Educação uma formação especifica na área de gestão democrática para os interessados. Dos 144 professores efetivos, 106 poderiam ter participado, mas apenas 38 participaram, não completando o número necessário de gestores.

Toda a documentação do processo, formada pelos editais, decreto e planos, pode ser visualizada através do site do município. Os gestores escolhidos foram avaliados pelos quesitos de mérito e desempenho por uma Comissão Avaliadora que era formada por representantes do setor

jurídico, da Secretaria de Educação, do Conselho Municipal e um representante de cada escola que fazem parte do Conselho Escolar. Inicialmente, a banca avaliou a documentação dos candidatos, em seguida a explanação do plano. Os gestores precisavam ter conhecimento na área pedagógica, financeira e administrativa. O plano tem validade de quatro anos.

Como não houve inscritos suficientes no ano passado, ficando vagas em aberto, o Poder Legislativo juntamente com a Secretaria de Educação realizou indicações de gestores para o suprimento dessas vagas, os quais tiveram 60 dias para elaborar seus planos e agora serão avaliados pela banca examinadora, seguindo o mesmo

vos.

processo que foi realizado com os gestores escolhidos no ano passado que foram empossados no dia 1º de fevereiro desse ano.

A Secretaria de Educação realiza visita as escolas para conferir, juntamente com o presidente do Conselho Escolar, se o plano está sendo posto em prática. O não cumprimento do Plano, pode levar a perda do cargo. Os gestores irão passar por uma avaliação realizada pela Comissão no final do ano, para analisar se o mesmo está sendo cumprido.

A GESTÃO

O jornal O Celeiro, também conversou com as gestoras da Secretaria de Educação do município, para saber um pouco mais sobre como procedeu o processo em Campos No-

Segundo as gestoras, o processo de escolha é muito importante pois desvincula a parte politica da escola, não sendo hoje um mero cargo, onde os gestores realmente precisam colocar as ações em prática, sendo escolhidos através do merecimento e do desempenho e a participação do Conselho Escolar garante essa fiscalização, fazendo com que as metas sejam cumpridas.

Buscando também uma educação humanizada, sendo necessário se cumprir e promover, com um olhar para os alunos e professores e demais de forma humana e integral, em todos os sentidos, não somente dentro da sala de aula. Sendo esse o principal foco dos Planos.

“Estou realizada por ser um processo necessário, sendo mais efetivo e mais fácil de ser acompanhando, posto em prática, não só na parte pedagógica, mas também em uma educação mais humanizada, começando pela Secretaria, se estendendo nas escolas para que a educação seja vista como um todo, trabalhando com amor, carinho e dedicação” destacou.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 04 de Abril de 2024 5 EDUCAÇÃO
Angela Venturin Adriana Zanatta e Solange Lima *Fotos: Arquivo Pessoal

Invernadas Mirim e Juvenil do 'Celeiro da Tradição' são Campeões e Vice Campeões na Força A

Rodeio Nacional e Regional ocorreu simultaneamente na cidade de Maravilha/SC.

Aconteceu na última semana, na cidade de Maravilha SC, o XXIII Rodeio Nacional do CTG Juca Ruivo e I etapa do 18° FRCG - Festival Regional da Cultura Gaúcha. Os dois eventos aconteceram simultaneamente na sede do CTG Juca Ruivo, com a participação de 39 grupos de dança entre as categorias mirim, juvenil, adulta e veterana.

Na modalidade de danças tradicionais, ambos os eventos, Nacional e Regional, contaram com duas modalidades: Força A e Força B, uma subdivisão que procura oportunizar a todos a chance de concorrer, cada um no seu respectivo nível de experiência.

As invernadas Mirim e Juvenil do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição concorreram na modalidade Força A, conquistando no XXIII Rodeio Nacional do CTG Juca Ruivo, ambas o 2° lugar, ficando atrás apenas dos grandes campeões do último

Rodeio Internacional da Vacaria. Já na I Etapa do 18° Festival Regional da Cultura Gaúcha, a Invernada Mirim foi a grande campeã, e a Invernada Juvenil Vice-Campeã, ambas na modalidade

Força A. “Avaliei as eta-

extremamente satisfatório ver no resultado alcançado o reconhecimento de nosso trabalho". destaca Giovani.

Na categoria Individual, o Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição estreou com participações na modalidade de Chula, categoria juvenil com os alunos Pablo Henrique Pinto e Antônio Pietro Zanchett Cordeiro, e categoria veterano, com o nosso instrutor de sapateio Osnei Scheffer de Oliveira que conquistou o 1° lugar.

Na modalidade de Gaita Piano, tivemos a participação de Pedro Ernesto Cunha e Vitor Scolaro, esse último, conquistando o 2° lugar na modalidade de Gaita Tecla Adulto.

As apresentações do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição fazem parte do projeto São João na Nossa Tradição II, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com produção cultural do Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição, coordenação técnica do Instituto Humaniza, patrocínio da ENERCAN, realização do Ministério da Cultura - Governo Federal. *Foto

pas do Festival Regional da Cultura Gaúcha por anos, e agora como concorrente não poderia colocar meus grupos numa condição que não fosse o mínimo daquilo que representei como avaliador. É sempre um grande desafio competir com grupos de ponta e

conquistados só comprovam nossa ascensão e crescimento, e o próximo desafio será em casa, onde toda a comunidade camponovense poderá acompanhar de perto a nossa participação na II Etapa do Festival Regional da Cultura Gaúcha, dias 25 e 26 de maio.

Os resultados

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 04 de Abril de 2024 6 CULTURA
e Info: ASCOM/Celeiro da Tradição

CTG Porteira Camponovense Tradição ligada às raízes

Entidade irá sediar a 2º etapa do 18º Festival Regional da Cultura Gaúcha.

O Centro de Tradição Gaúcha Porteira Camponovense, participou nos dias 23 e 24 de abril da 1º etapa do 18º Festival Regional da Cultura Gaúcha, realizado durante a 23º edição do Rodeio Crioulo e Artístico Nacional de Maravilha – SC, promovido pelo CTG Juca Ruivo.

Nesse ano, o tradicional Festival Regional da Cultura Gaúcha, será realizado em 4 etapas. A 1º ocorreu em Maravilha – SC, a 2º etapa será realizada em Campos Novos promovida pelo CTG Porteira Camponovense. Essa será segunda vez que o Festival será realizado no município, em 2019, o CTG sediou uma das etapas pela primeira vez em Campos Novos.

ESTADO

Participando do Festival desde 2018, durante esses 6 anos, a equipe coleciona diversos troféus. No ano de 2023, entre as etapas do festival e participação em rodeios, o CTG recebeu 51 prêmios. Ficando no pódio, em 3º lugar no estado, dentro do Festival.

O CTG Porteira Camponovense, conta com o apoio de empresas parceiras como a Enercan e Scherer do Brasil. Além de incentivo também pela prefeitura municipal através da Fundação Cultural e da Câmara de Vereado-

res com a destinação de emendas impositivas.

EVENTOS

Durante a realização da 2º etapa, o CTG irá inovar, premiando na modalidade dança, na categoria mirim, todos os participantes, como forma de incentivo e valorização.

Na data de 16 de novembro desse ano, também irá promover novamente o 21º Sarau da Prenda Jovem, após uma pausa devido a pandemia, o tradicional evento que é realizado em Campos Novos a cada dois anos, onde meninas de 14 a 17 anos podem participar e que nessa edição, será animado pelo cantor tradicionalista João Luiz Correa, já está com as inscrições abertas através das redes sociais.

Em conversa com a equipe do jornal O Celeiro, o patrão do CTG Porteira Camponovense Edinho Rosalen Lopes e o instrutor de dança e coordenador da 3º Região Tradicionalista do MT de Santa Catarina Loreno Lorensatto (Nito) comentaram sobre o importante trabalho social e de preservação da cultura gaúcha que é realizado.

O instrutor Nito destacou a importância dos CTGs para os fins sociais e de preservação da cultura “O CTG Porteira Camponovense tem um papel social

muito importante, onde desenvolvemos diversas atividades de dança, declamação, canto muitas vezes com pessoas que não tem condições, trabalhamos bastante para dar suporte para que isso aconteça de forma gratuita, estamos de portas abertas para toda a comunidade sem restrições, podem par-

ticipar dos ensaios que são realizados no Galpão Crioulo. Presamos o lado social, bem estar e principalmente a preservação dos valores da tradição e tudo isso iniciou em 1947, esse movimento motivado pela saudade da sua querência e pelos valores que estavam se perdendo, no período de uma di-

PRÊMIOS

Na 1º etapa do 18º Festival Regional da Cultura Gaúcha, os representantes camponovenses realizaram belíssimas apresentações e trouxeram resultados positivos e diversas premiações para o município.

Mais de 100 membros do CTG participaram do Festival, competindo em diversas modalidades como concurso de danças tradicionais nas categorias mirim, juvenil, adulta e veterana. Gaita: tecla e ponto. E também a “Mais prendada prenda” na categoria mirim.

tadura e gostaria que a cada esquina tivesse um CTG, com uma filosofia de cuidar o que são os valores da tradição” afirmou O patrão Edinho agradeceu a toda a patronagem, a todos os apoiadores e também destacou que CTG Porteira Camponovense está de portas abertas

para receber toda a comunidade, de todas as idades. Para realizar inscrição no 21º Sarau da Prenda Jovem, ou entrar em contato, acesse através das redes sociais: Facebook CTG Porteira Camponovense e Instagram @ctgporteiracamponovense.

Confira a colocação em algumas modalidades: Grupos de dança:

uGrupo Mirim: 8º lugar Festival e 4º lugar Rodeio;

uGrupo Juvenil: 1º lugar no Festival e no Rodeio;

uGrupo Adulto: 6º lugar Festival;

uGrupo Veterano: 7º lugar Festival;

uMais prendada prenda juvenil: 2º lugar – Vallentina Miguel;

uGaita ponto veterano: 1º lugar – Jairo Puhl;

uGaita tecla mirim: 3º lugar

José Otávio dos Santos;

uGaita tecla juvenil: 5º lugar:

José Olivio dos Santos;

uGaita tecla veterano: 1º lugar

Jairo Puhl.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 04 de Abril de 2024 7 CAPA
*Fotos: Divulgação/CTG Porteira Camponovense

Santa Catarina tem saldo de 52 mil empregos formais

Com o bom desempenho do mercado de trabalho em fevereiro, estado mantém contratações em alta

Santa Catarina registrou, em fevereiro de 2024, saldo positivo de 26,3 mil vagas com carteira assinada. Foram 163,9 mil admissões e 137,6 mil demissões, o quarto melhor resultado do país dentre os 27 entes da federação. Mesmo com população bem menor, Santa Catarina só foi superada por São Paulo, Minas Gerais e Paraná em número de vagas abertas no segundo mês do ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Setores

O destaque foi o setor de Serviços, que terminou o mês com um saldo de 12,8 mil vagas, das quais 6.136 foram preenchidas pelas áreas de “administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais”. Na sequência, aparecem a Indústria (+8.671), Construção (+2.197), Agropecuária

(+1.625) e Comércio (+1.072), que registrou saldo de vagas quatro vezes maior que no mesmo período em 2023.

Segundo o presidente da Facisc, Elson Otto, o aumento de quase 30% no saldo de empregos em fevereiro em relação ao mesmo período de 2023 demonstra a recuperação gradual da indústria e a manutenção do crescimento do comércio e serviços no estado. “O au-

mento do poder de compra da população vem possibilitando essa abertura maior de vagas no comércio e serviços, com boas perspectivas para 2024 ”, prevê.

Municípios

Joinville reuniu o maior saldo em fevereiro. Foram 2.126 novas vagas com carteira assinada, o que levou o estoque na cidade a um total de 236,6 mil pessoas formalizadas. Tam-

bém registraram destaque na geração de empregos Itajaí (+2.000), Blumenau (+1.584), Chapecó (+1.543) e São Joaquim (+1.295).

Bimestre

No bimestre, o estado ultrapassou a marca dos 52,1 mil empregos gerados, sendo 29 mil da indústria, 19,3 mil empregos do setor de serviços, 3,8 mil da agropecuária e 99 do comércio.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, o bom desempenho se deve ao movimento de maior concessão de crédito, reflexo da redução das taxas de juros para novos empréstimos. “Isso impacta diretamente a produção de bens de capital, como o segmento de máquinas e equipamentos, por exemplo, que registrou crescimento de 28,5% na produção industrial em janeiro, comparada ao mesmo mês do ano anterior. Essa tendência também se reflete na retomada da criação de vagas nesses segmentos”, explicou Aguiar. Segundo o Observatório Fiesc, pela ordem, os setores têxtil, de confecção, de couro e calçados; da construção; de alimentos e bebidas; e de madeira e móveis foram os que mais criaram oportunidades de trabalho.

Governador recebe convite para participar de eventos da Adjori/SC

Como presidente do Partido Liberal no Estado, o governador Jorginho Mello participou de intensa agenda política no município de Gaspar, no Vale do Itajaí, na tarde de terça-feira 26.

Na oportunidade, o presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), José Roberto Deschamps, entregou ao governador convite para participação em dois importantes eventos promovidos pela Associação: o 50º Congresso Estadual da Adjori/SC e a 25ª edição do Prêmio Adjori/SC de

Jornalismo, programados para o dia 24 de junho, em Florianópolis.

Deschamps também fez a entrega de materiais promocionais da Adjori/SC que comprovam a capilaridade e a força da maior rede de comunicação catarinense.

São mais de 100 empresas jornalísticas representadas pela Adjori/SC em todo o território catarinense e que atuam no meio impresso e digital.

"Foi um momento importante de entregar em mãos o convite para o Congresso e a solenidade do

Prêmio, para os quais almejamos a presença do governador. Deixei também o pedido de uma audiência que será a oportunidade de apresentar ao governador a nossa força. Comprovadamente, nós chegamos lá na ponta, nos leitores, com informações de relevância local e estadual. Acreditamos na importância de estreitar laços e melhorar a percepção que o governo tem da nossa comunicação, o compromisso com a comunicação ética, transparente e relevante em Santa Catarina", destacou o presidente da Adjori/SC.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 04 de Abril de 2024 8 ESTADO PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224 A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
RCN 777 | rcnonline.com.br
Elson Otto, presidente da Facisc, e Mário Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc MARCOS CAMPOS Deschamps, presidente da Adjori, e o governador Jorginho DANIELLA CORIOLANO

AMA de Campos Novos realizará ações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Programação será realizada durante todo mês de abril.

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas – AMA, irá realizar durante todo o mês de abril, ações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU no dia 02 de abril. As ações serão realizadas com apoio de diversos parceiros e apoiadores.

Entre as atividades, do dia 01 até o dia 12 de abril, será realizada a Festa Azul, com atividades recreativas internas e também com lanches especiais. segundo a diretora da AMA Vera Ottonelli Durl, foi planejado uma alimentação especial porque a maioria dos alunos possuem restrições alimentares como

intolerância a lactose, a glúten, tendo alguns casos também de celíacos e por isso um lanche diferenciado será servido.

A cor azul foi escolhida pela ONU como a cor que simboliza o autismo devido a maioria dos índices de casos serem em meninos. No dia 02 de abril, no mundo todo, irá ocorrer o acendimento de luzes com a cor azul, como nas sacadas das residências e também em importantes pontos turísticos, como na Torre Eiffel em Paris, Ponte Hercílio Luz em Florianópolis e no Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

O dia 03 de abril, em parceria com a Polícia Científica do município e com a Secretaria de Saúde, será

dedicado para atendimentos prioritários na emissão da carteira de identidade com o símbolo do autismo, com pré-agendamento para as famílias que encontram dificuldade devido o autista apresentar resistência em autorizar para fazer a foto, em ficar parado e em tolerar o tempo de espera necessário para expedição do documento. Mais datas durante o ano estão sendo planejadas para dar continuidade a esses importantes atendimentos prioritários. No dia 06 de abril, será realizada a tradicional Caminhada Azul, nas principais ruas do centro da cidade, com saída em frente a sede da AMA às 16h em direção da Praça Lauro

Muller, com a presença dos alunos e familiares com o objetivo de mostrar para a comunidade a importância do apoio a causa do autismo em Campos Novos.

No dia 10 de abril, uma palestra voltada para as famílias será realizada no auditório da Acircan, com a equipe técnica da AMA, juntamente com os membros do curso de Psicologia da Unoesc do Campus de Joaçaba – SC. Já no dia 13, durante a manhã, será realizado o Pedágio Azul, no centro da cidade com a entrega de flyers informativos.

A equipe da AMA também irá participar de uma sessão solene na Alesc no dia 15 de abril, recebendo uma

homenagem especial, como forma de reconhecimento pelo serviço de referência prestado na região e por todo o estado, o qual segundo a diretora Vera é um motivo de muito orgulho e felicidade mais esse importante reconhecimento realizado pelo trabalho prestado por toda a equipe da Associação. No dia 29, a equipe estará participando de um Seminário em Balneário Camboriú, com o objetivo de adquirir mais conhecimento e capacitação.

Destacando que durante todo o mês de abril, em parceria com a Unoesc de Campos Novos, os trabalhos realizados pelos alunos como telas pintadas, artesanatos, estão

expostos no campus da universidade para visitação da comunidade. A AMA é uma entidade de referência no tratamento e desenvolvimento de autistas e de pessoas com demais tipos de deficiência, atendendo alunos camponovenses e também de outros municípios.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 04 de Abril de 2024 9 COMUNIDADE

Agro Divel realiza evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher

Evento se tornou tradicional e valoriza conhecimento e autocuidado.

A Agro Divel

Indústria Comércio e Representação de Máquinas Agrícolas Ltda, realizou na última semana, um evento no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, alusivo ao Dia Interna-

cional da Mulher, comemorado em março. A oportunidade reuniu clientes, colaboradoras, mães e esposas de colaboradores.

A empresa está sempre pensando no bem estar e contato com as mulhe-

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

res, este momento vem se tornando destaque ao longo do ano, aproximando e oportunizando às participantes conhecimento e autocuidado.

No local houve uma palestra da Empresária, Estilista e Con-

O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO

CIVIL E DO MOBILIÁRIO DE CAMPOS NOVOS E REGIÃO, CNPJ: 83.413.583/000100, Rua Coronel Lucidoro, 720, Campos Novos/SC, Fone (49) 3541.0488, CEP: 89620000, Código da Entidade 56116601203-7, convoca todos os Trabalhadores das Categorias da Construção Civil e do Mobiliário, associados e não associados dos municípios de Vargem, Brunópolis, Monte Carlo e Zortéa e do município de Campos Novos, para participarem da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 11 de abril de 2024, às 19h em primeira convocação, e não atingido o quórum, à mesma será realizada 30 minutos após de acordo com o Estatuto da Entidade. LOCAL: Sala do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Construção e Mobiliário, endereço, Rua Coronel Lucidoro, 720, centro de Campos Novos/SC, e no dia 12 de abril de 2024, LOCAL: Cidade de Monte Carlo/SC, no Auditório do Colégio Erci Dick, Rua Joaquim Corrêa de Melo, 214, a ser realizada às 19h em primeira convocação, nãoa tingindo o quórum, a mesma será realizada 30 minutos após de acordo com o Estatuto da Entidade.

Discussão e deliberação da seguinte Ordem do Dia:

a) Discussão e deliberação, por escrutínio secreto, sobre a conveniência ou não, da revisão das Convenções Coletivas de Trabalho com os Empregadores ou suas entidades de classe;

b) Discussão e deliberação do rol de reinvindicações que serão apresentados à classe patronal;

c) Outorga de poderes a diretoria do Sindicato, para o encaminhamento das reinvindicações, e a formalização da Convenção Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo de Trabalho e Adendos, e se necessário for, a instauração de Dissídio Coletivo;

d) Discussão e aprovação das formas de custeio da entidade sindical por toda a categoria e formalidades para notificação aos empregadores acerca do desconto da contribuição assistencial e contribuição sindical de 2024/2025, prévia e expressamente autorizados em Assembleia Geral, conforme previsto nos artigos, 578 e 579, c/c artigo 8º, § 3º da CLT, e os princípios contidos nos artigos 8º, IV e 149 da Constituição Federal e artigo 8º da Convenção 95 da OIT;

e) Discussão e deliberação sobre autorização expressa pela categoria através de assembleias para o desconto em folha de pagamento da Contribuição Sindical, bem como, discussão e deliberação sobre a instituição de contribuição expressa pela categoria através das assembleias para o desconto em folha de pagamento da contribuição que vier a ser instituída;

OBS: A Assembleia será realizada nos termos do Artigo 524 Letra ‘e’, e Artigo 612 e 613 da clt.

Campos Novos, Santa Catarina, 25 de março de 2024.

Edson Ari Ruas - Presidente

sultora de Moda, Ana Kantovick, que abordou o tema, ‘Comer, Rezar e Amar’, inspirado também no filme de mesmo nome. O tema trabalha a vida em casa, marido e carreira de sucesso, também fala sobre momentos de mudança, e consciência da mulher em mensurar o importante em sua vida. Técnicas e alternativas para sair da zona de conforto e autodescoberta.

O momento proporcionou também interação entre as mulheres conexões internas e o resgate da essência da mulher. Houve sorteio de brindes e um coffe especial, mais de 40 mulheres estiveram presentes.

IMPORTÂNCIA

A Agro Divel é a representante da New Holland em Campos Novos e região. Oferece aos produtores soluções completas, no que se refere a mecanização agrícola, do plantio à colhei-

*Fotos: ASCOM/AgroDivel

Representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer também estiveram presentes

ta, abrangendo o alto vale do Itajaí, o planalto serrano e o meio oeste catarinense.

Comercializa: Colheitadeiras, Tratores, Colhedoras, Equipamentos para Feno e For-

CONVOCAÇÃO

ragem, Pulverizadores, Biomassa, Semeadoras, Plataformas e também Agricultura de Precisão. Possui filiais em Joaçaba, Rio do Sul e Lages, com sede em Campos Novos.

A Associação dos Remanescentes do Quilombo, CONVOCA, todos os associados e a comunidade em geral para ASSEMBLEIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS da associação.

DIA 04 DE MAIO DE 2024, às 14h, no Salão da Comunidade de Pinheiro Chato.

JOSÉ AVORY DA SILVA CARIPUNA - PRESIDENTE Campos Novos, 21 de Março de 2024.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 04 de Abril de 2024 10 AGRONEGÓCIO
Solange Appelt, Gerente Geral - Agro Divel Ana Kantovick
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 04 de Abril de 2024 11 PUBLICIDADE *Esta publicação preencheu o espaço de Uma Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 1.616,00 (Mil Seiscentos e Dezesseis Reais)
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.