1820

Page 1

EDIÇÃO 1820

www.jornalceleiro.com.br

Campos Novos-SC, Quinta-feira, 14 de Março de 2024.

SAÚDE

Conheça o Atendimento Neuropsicológico, para crianças.

uPág. 04

Clínica Bem Viver, se destaca em Ortopedia de qualidade.

uPág. 05

EDUCAÇÃO

ACADAV completa 17 anos lutando pelos direitos dos usuários.

uPág. 06

CULTURA

Fundação Cultural, inicia oficinas e novas ações em 2024.

uPág. 07

ESPECIAL

Tadeu Guzatti, é o entrevistado no, 'O que Campos Novos Precisa?'

uPág. 09

REGIÃO

Professores de Vargem, recebem formação em Primeiros Socorros.

uPág. 10

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Março de 2024
1
Desde 1992

COLUNAS

EDITORIAL

EDUCAÇÃO, AGORA VAI!

Nesta última segunda-feira (11), o Deputado Federal Pedro Uczai, anunciou as três cidades do estado que receberão unidades do Instituto Federal, ao todo oito cidades concorriam para 'ganhar' a estrutura, mas neste primeiro momento, somente três foram contempladas.

Dentro disso, foi efetuado a confirmação da vinda de um Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Campos Novos.

As outras cidades atendidas, foram Mafra e Tijucas.

O anúncio foi integrante da primeira leva de Instituições do Governo Federal em todo Brasil. A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, é a que propõe a expansão da rede de institutos federais.

Nesse quesito a unidade de Campos Novos, terá uma extensão em Capinzal.

O anúncio foi recebido por muitos com 'ceticismo', por muitos que não acreditam na vinda e no investimento, mesmo o prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, estando em Brasília para falar com o Presidente, Lula sobre o investimento.

Mesmo assim, é sim, uma grande conquista, já que no passado a mobilização foi efetuada, mas por decisão da administração da época, não foi realizada, por não se chegar a um acordo.

Pedro Uczai (PT), é o principal engajador do processo e falou nesta semana a imprensa que mesmo com a mobilização efetuada por ele e não realizada no passado, via ainda a necessidade da região do investimento.

Vale acrescentar que o Governo Federal, parece que vem 'acordando', no quesito investimentos. No início de março, anunciou, o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções 2023, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva.

As 16 modalidades são executadas pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte e somam R$ 23 bilhões em investimentos.

No total, foram selecionados 6.778 obras e equipamentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros.

O município de Campos Novos foi contemplado com investimentos nas áreas de Saúde e de Educação, com a destinação de um ônibus para o transporte escolar, a construção de uma Unidade Básica de Saúde estimada em R$ 2 milhões e uma Unidade Odontológica Móvel.

Independentemente quem governa, os municípios precisam de investimentos FEDERAIS, e isso não se via há algum tempo, 'antes tarde do que nunca', é sim necessário olhar mais e mais para a ponta, de onde vem o voto.

O movimento retomou a discussão em agosto, com uma Audiência Pública discutindo a implantação de Instituto Federal em Campos Novos, o Deputado Por: Wilhiam Peretti - Diretor do Jornal O Celeiro

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Lilian de Lima Ferreira - RP: 0006965/SC

Contatos:

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Direito Ambiental

Contratos de Namoro

Não precisa muito para se saber que a família é uma sociedade por excelência, podendo-se afirmar que é uma das instituições mais antigas da humanidade. Decorre disso que existem várias formas jurídicas de sua constituição e no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, com o reconhecimento da União Estável como entidade familiar, reconhecendo direitos e obrigações e posterior definição legal, ou seja, também por lei, fora do que já havia sido definido na Carta Constitucional, se tornou alvo de discussões nos Tribunais.

Foi com a conhecida Lei dos Companheiros (Lei 8.971/94) que se assegurou direitos à alimentos e sucessão, bem como a Lei dos Conviventes (Lei 9.278/96), que estabeleceu presunção de esforço comum para bens adquiridos na constância da união.

Assim, de forma resumida, tivemos o reconhecimento de mais uma forma de união, a qual reflete na esfera patrimonial, denominada União Estável, com a produção de efeitos pessoais e matrimoniais, desde que preenchidos os requisitos jurídicos, tal como a publicidade, continuidade, durabilidade e objetivo de constituir família, nos termos do que disciplina o Código Civil.

Naturalmente e em decorrência da evolução acelerada da vida social, temos reflexo em outra forma de relação, privando novos padrões de relações amorosas, tal como é o namoro prolongado.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) nominou tais relações efetivas de namoro qualificado, embasado no tempo (duradouro), com convivência íntima, sob o mesmo teto ou não, entre pessoas maiores e capazes. Mantendo-se ainda, alguns requisitos da própria união estável, tal como a publicidade e continuidade, sem se importar com um tempo específico ou certo, e, nenhuma intenção de

Por: Fabrício Carvalho

Advogado . OAB/SC 15.269

constituir família, por isso, sem reflexos patrimoniais.

Mesmo em casos de coabitação (namorados que moram juntos), inexistindo a aparente constituição de família não há o que se falar em direitos sucessórios ou de qualquer tipo de responsabilidade alimentar.

Para tanto, razoável é a distinção das várias espécies de relações através de um documento formal, portanto, pelo contrato, definindo os seus termos e deixando claro para evitar dúvidas futuras e, em as havendo, pois cada caso poderá resultar em algo diverso do que se iniciou, sendo natural da grande maioria das pessoas, buscar resolver a divergência quando a relação termina, a qual, por muitas vezes, é forma nada amistosa.

O contrato de namoro, é, portanto, um documento declaratório das intenções afetivas recíprocas, no qual as partes manifestam, expressamente, que o relacionamento afetivo não se enquadra como união estável.

Especialista em Contratos/ Responsabilidade Civil/Direito Ambiental

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

Impressão: Gráfica Araucária/ Lages-SC . Tiragem: 1000/ Exemplares/Semana

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus - Campos Novos

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

03/2024

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Março de 2024 2

PAUTA

POLÍTICA

O presidente do PSD de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro, confirmou os nomes de Gilmar Marco Pereira e Celina Manfroi como pré-candidatos as eleições em outubro.

Zancanaro irá assumir cadeira na ALESC no mês de agosto, ele é suplente do Deputado Estadual Júlio Garcia, o período, seria inicial de 30 dias, com a possibilidade de extensão para até 90 dias.

AGRO

O Presidente da Aprosoja SC, Alexandre Di Domenico, alertou na última semana, o cenário da soja com quebra na produção e baixa nos preços.

Segundo o presidente da Aprosoja SC e vice-presidente da Aprosoja Brasil, Alexandre Di Domenico, o momento é de incertezas quanto a preços da soja e não há perspectiva de melhora.

Para ele, fatores externos influenciam no mercado do grão, a produção também será menor, cerca de 15% a 20%, esse dado foi causado pelo clima chuvoso.

REPRESENTATIVIDADE

Em comemoração ao mês da mulher, o Presidente da OAB Subseção de Campos Novos Dr. Eduardo Martins Antunes passou a presidência para a Vice-presidente, Dra Carla Catarina Donassolo que comandará a Subseção durante o mês de Março. Representatividade e atenção ás mulheres advogadas.

MULHERES MUNICIPALISTAS

Aconteceu em Campos Novos na última semana, o Seminário Estadual das Mulheres Municipalistas de Santa Catarina, o evento reuniu prefeitas, vice-prefeitas, secretárias municipais, servidoras, vereadoras e interessadas no tema.

O evento teve a realização da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em parceria com a União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) e as Secretarias de Estado de Assistência Social e de Saúde de Santa Catarina.

A programação ofereceu às participantes, perspectivas e desafios relacionados às mulheres na administração pública, alinhando-se com o interesse em abordar temas relevantes para a sociedade e o desenvolvimento local.

Marcaram presença, a Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, a prefeita de Vargem e primeira secretária da FECAM, Milena Lopes, além delas também estiveram presentes a presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, e representante do Movimento Mulheres Municipalistas da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

PRESENÇA

A Advogada, Dra. Liana Ramos, Especialista Previdenciarista, marcou presença no Maior Evento de Direito Previdenciário do Sul do País. O Círculo Previdenciário de Alta Performance, foi realizado em Balneário Camboriú.

PROJETO

Está em discussão na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei Complementar do Executivo Nº 1/2024. Este projeto tem o objetivo de Definir Critérios de Adequação e Regularização de Obras Irregulares Edificadas no Perímetro Urbano do Município de Campos Novos.

Esta é uma pauta necessária e importante, importante que os proprietários fiquem atentos a regularização de marquizes, calçadas e construções. Os Proprietários serão fiscalizados, o projeto prevê, que entrarão nessa fiscalização imóveis e construções efetuadas após o ano de 2013.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Março de 2024 3

SAÚDE

Campos Novos conta com novo atendimento Neuropsicopedagógico

Atendimento oferece inclusão a crianças e acolhimento.

O transtorno do espectro autista (TEA), se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

Pensando nisso as professoras, Lourdes Stropollo e Maristela Demenek investiram em Campos Novos inaugurando neste ano, o Espaço Superação Inclusão e Acolhimento.

A clínica, oferece diversos tipos de serviços, através de oficinas temáticas para as crianças com avaliação neuropsicopedagógica,

rastreio dos transtornos do neurodesenvolvimento como: dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia, TOD, TDAH e TEA. Além de terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicado), intervenção precoce no autismo, reforço escolar e atendimento psicológico.

As profissionais, já atuam em es-

colas com crianças de várias idades, e viram a necessidade da criação de atendimento especializado, devido aos casos de dificuldades de aprendizagens e transtornos do neurodesenvolvimento.

Ambas destacam que durante as atividades de reforço escolar, através das técnicas desenvolvidas, é

possível identificar algo neurológico que está dificultando o aprendizado daquela criança em específico.

A intervenção precoce, no tratamento do TEA é fundamental e desempenha um papel de suma importância no tratamento do autismo, permitindo que as crianças alcancem seu potencial máximo de desenvolvimento e melhorem sua qualidade de vida. Por isso, quanto mais cedo a intervenção começa, maiores são as chances de progresso e adaptação.

A importância dos rastreios também possibilita identificar quais são as dificuldades existentes. Após realizado, em seguida os resultados são enca-

minhados aos pais para que deem sequência no diagnóstico e tratamento com profissionais especializados, juntamente com as terapias oferecidas no espaço, formando assim uma rede de ajuda.

Outra observação importante é que dificuldade ou transtorno de aprendizagem não é falta de vontade da criança ou birra, realmente é uma dificuldade e com ajuda especializada os sintomas podem ser amenizados.

A equipe é constituída por Lourdes Stropollo que é professora, formada em Filosofia e Ciência da Religião, com especialização em Neuropsicopedagogia e

Por Maristela Demenek Pedagoga há 7 anos, com Especialização em Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagoga e terapeuta ABA, além delas, atende também no espaço o psicólogo escolar, clínico, Sidnei Almeida, especialista em psicopatologia e comportamento. O espaço está localizado na Rua Coronel Farrapo, nº 495, Edifício Boing, sala 106.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Março de 2024 4
Lourdes Stropollo e Maristela Demenek *Foto: Lilian de Lima/O Celeiro

A Importância da ortopedia na qualidade de vida das pessoas

Mateus Dalanora e Ivan Fiorin são profissionais de referência em Campos Novos e região.

Todo mundo em algum momento da sua vida precisou procurar um médico para resolver problemas de saúde. Porém, uma das áreas que deveria receber mais atenção e marcar uma consulta sempre que possível é a ortopedia, uma especialidade que nem todos conhecem, mas que é de fundamental importância para a nossa qualidade de vida.

A ortopedia cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, relacionadas ao aparelho locomotor. Muitas vezes são doenças congênitas, outras, são adquiridas, ou, também, alterações e má formações.

Já a traumatologia, que também está relacionada a ortopedia é responsável por cuidar de casos que envolvam algum tipo de traumatismo, com foco em lesões provocadas pelo movimento e impactos, como fraturas, torções, luxações ou acidentes. Com isso, o trabalho de um ortopedista vai mui-

to além do que se pode imaginar. A maioria das pessoas sabe que o ortopedista cuida da saúde óssea, no entanto, esse profissional é o responsável por diagnosticar e tratar de doenças e deformidades de todo o sistema locomotor, o que inclui, além dos ossos, músculos, ligamentos e articulações.

CAMPOS NOVOS

Em Campos Novos, na Clínica de Medicina Integrativa Bem Viver, dois profissionais da área atendem a população. A equipe de reportagem do jornal O Celeiro, conversou com os médicos sobre suas especializações, experiências e sobre a importância do tratamento dos casos que envolvam a ortopedia.

Mateus Franceschi Dallanora, nascido em Campos Novos, formou-se em medicina no ano de 2012 em Joinville – SC. É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia desde 2017 e especialista em ombro desde 2020, também

membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

Ivan Antônio Fiorin Junior, também nascido em Campos Novos, formou-se em medicina pela Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac e especializou-se em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia do quadril pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul na cidade de Passo Fundo, nos anos de 2020 e 2022.

Os profissionais comentaram que os

problemas mais comuns atualmente, que levam as pessoas a procurarem um ortopedista são relacionados a dores crônicas como lombalgia, dores no ombro, nas costas, cotovelos, no quadril, associadas a limitação de mobilidade, podendo ocasionar uma limitação funcional. Em geral nas articulações. Além de dor aguda após algum trauma, podendo apresentar fraturas ou também em lesões ocasionadas durante a práticas de esportes.

nais também sugeriram a prática de atividades físicas, afirmando que colocar o corpo em movimento, associado a alguns tratamentos realmente faz a diferença no tratamento.

DICAS

Outras dicas muito importantes para uma boa saúde ortopédica são:

•Alongar-se;

•Cuidar da postura;

•Uso adequado do peso em bolsas e mochilas;

TRATAMENTOS

O tratamento nesses casos vai desde a tratamentos mais conservadores com medicamentos específicos, a dependendo da patologia, associado a reabilitações e em alguns casos necessita de tratamento cirúrgico.

Destacando que cada paciente e patologia deve ser individualizado, necessitando de avaliação para indicação do tratamento correto para cada caso.

Os profissio-

•Atentar-se a maneira de como levanta peso do chão;

•Cuidar da posição ao dirigir, dormir e ao usar telas;

Além de atividades como caminhada, corrida, dança e musculação ajudam a fortalecer os ossos, tornando-os mais resistentes. E em qualquer sinal de alerta, procure um profissional especializado.

O telefone para agendamentos para consulta com os médicos na Clinica Bem Viver é através do número: (49) 99131-9191.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Março de 2024 5 SAÚDE
Mateus Franceschi Dallanora Ivan Antônio Fiorin Junior *Fotos: Arquivo/O Celeiro

EDUCAÇÃO

Acadav Campos Novos comemora seus 17 anos

Entidade luta pelos direitos e respeito aos deficientes auditivos e visuais.

A Associação

Camponovense de apoio aos deficientes auditivos e visuais – Acadav, celebrou 17 anos de história no dia 07 de março. Já são quase duas décadas de um trabalho iniciado em 2007 com o objetivo de auxiliar as pessoas com deficiência a terem seus direitos garantidos e a buscarem os seus espaços na sociedade.

No início, 11 pessoas eram atendidas, atualmente a Associação atende 77 alunos, não só de Campos Novos, mas também de outros municípios da região como Vargem, Joaçaba, Treze Tílias e até mesmo de outro estado, como é o caso dos alunos de Barracão do estado do Rio Grande do Sul, que vem participar dos atendimentos.

A atual coor-

denadora pedagógica e uma das fundadoras Maria Solange dos Santos, em conversa com a equipe de reportagem do jornal O Celeiro, comentou que no inicio tinham o desejo de que as pessoas com deficiência fossem atendidas em Campos Novos, não precisando ter que se deslocarem para outros lugares para receberem o atendimento especializado necessário.

Seu foco na época eram os deficientes auditivos, em seguida, foi procurada pelo senhor Olimar Gomes e iniciaram também os atendimentos aos deficientes visuais. Então em parceria pesquisaram formas e maneiras de colocar esse projeto em prática que hoje é referência na região.

Inicialmente, uma professora desen-

volvia as atividades com os alunos durante o dia e Solange durante a noite, sempre que buscando organizar as documentações e organizando os atendimentos.

DIFICULDADES

Os principais desafios enfrentados segundo Solange é toda a burocracia documental e de legalização que são necessárias serem mantidas em dia. Além de toda a organização e planejamento pedagógico que atenda as legislações e políticas de

dança, capoeira, musicoterapia, pilates, buscando que a pessoa com deficiência possa se habilitar e se reabilitar para que possa ser inserida na sociedade de forma igualitária.

Educação Especial do Estado de Santa Catarina.

“O atendimento aos usuários, é no final da ponta, desse enorme carretel que são as providências e as ações que são necessárias para que a instituição se mantenha aberta” destacou.

DIFICULDADES

As oficinas atualmente estão diversificadas, além do brainly, contam também com oficinas de soroban, libras, português escrito,

“Sempre estamos buscando melhorias dos atendimentos especializados, temos muitos desafios em uma sociedade onde ainda engatinha para a inclusão da pessoa com deficiência, para acreditar que são pessoas capazes, que podem ser inseridas no mercado de trabalho e isso é uma grande preocupação para nós” comentou, Solange.

A Associação está sempre com vagas em aberto, sempre que se deparam com pessoas com deficiência que não conhecem, abordam e divulgam os ser-

viços oferecidos. Em casos que a família queira matricular o aluno, um dossiê de documentos é organizado e enviado, onde a Fundação analisa e emite o parecer se o aluno faz parte do público alvo ou não. Por fim, Solange comentou com alegria a celebração de mais um ano de existência da Associação: “Nesse momento, nesse dia tão especial que comemoramos 17 anos de trabalho, nosso sentimento é de gratidão, realizávamos atendimento a 11 pessoas com muitas dificuldades mesmo e hoje somos referência na região. Isso é um motivo de grande orgulho para uma cidade que entende e percebe os seus munícipes que todos tem direitos e devem ter acesso a cidadania” afirmou.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Março de 2024 6
*Imagem: Divulgação

Fundação Cultural Camponovense inicia novas ações em 2024

Novos projetos, já estão com inscrições abertas.

A Fundação

Cultural Cid Cesar de Almeida Pedroso, funciona através de oficinas e conta com 370 participantes matriculados, além de também realizar diversas outras ações de incentivo à cultura no município.

Algumas das oficinas desenvolvidas e ofertadas a comunidade são: Piano, teclado, acordeon, violão iniciante, bateria e percussão, multi-instrumentista, violão intermediário, canto e técnicas vocais, guitarra e contrabaixo.

Além da Fanfarra, onde atualmente é composta por cerca de 50 alunos, com estudantes de várias escolas do município.

OFICINAS

A equipe de

*Imagem: Divulgação

reportagem do jornal

O Celeiro, conversou nessa semana com a superintendente da Fundação e da Biblioteca Municipal Maria das Graças Zancanaro a qual anunciou novidades nas oficinas nesse ano de 2024.

As oficinas de Yoga e Teatro serão realizadas a partir desse ano, ambas serão desenvolvidas na Biblioteca Municipal. A Yoga será

disponibilizada para três grupos de pessoas, crianças acima de 7 anos, adultos e idosos.

Para participar, basta preencher a ficha de inscrição na sede da Fundação, ou entrar em contato através do WhatsApp, e realizar sua inscrição.

Graça afirmou que estão com bastante vagas em aberto nas oficinas de Yoga e Teatro, nas demais, estão com filas de espera, mas

nesse caso, mesmo assim não é deixado de fazer a inscrição, pois caso surja uma vaga é comunicado.

CRONOGRAMA

As oficinas serão realizadas nas terças e quartas-feiras. Na terça-feira das 8h às 9h Yoga adulto, das 9:30h às 10:30h Yoga infantil e também das 18:30h às 19:30h e na quarta-feira das 17h às 18h Yoga para adultos acima de 50 anos e das 18:30h às 19:30h Yoga adulto. Nos sábados a professora também irá realizar aulas ao ar livre na Praça Lauro Muller.

BANDA

Outra novidade anunciada pela superintende, é a formação da Banda da Fundação.

Destacando que alguns alunos já estão participando das oficinas a bastante tempo e já dominam a técnica para tocar os instrumentos, então, irão passar por uma avaliação feita pelo professor, os aprovados irão participar da banda e os que não forem, será encaminhado um relatório para o professor da oficina de pontos em especifico que aquele aluno precisa aprimorar. Sendo essa também uma forma de abrir novas vagas nas oficinas para que está na fila de espera. Maria destacou que poucos voltarão para a sala de aula, a maioria já estão aptos para ficar na banda, onde irão realizar apresentações no município

ou onde forem solicitados.

Por fim, deixou seu convite a população: “Convido a todos que quiserem participar das oficinas a realizarem sua inscrição, principalmente na oficina de Yoga, que temos bastante vagas, para vários grupos, essa atividade é muito boa, além do alongamento, relaxa, trabalha a mente e a respiração” destacou, Maria.

O telefone para contato com a Fundação Cultural é através do número: 049 99812715. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Acompanhe também o perfil da Fundação nas redes sociais e fique por dentro das novidades, @ fundacaoculturalcn.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Março de 2024 7 CULTURA

Agenda do Comércio traz reivindicações e alertas

Lançado em Brasília, documento reúne demandas do empresariado de todos os estados do país

Um amplo documento com as propostas do Comércio em favor do desenvolvimento do país foi lançado recentemente em Brasília pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O evento contou com a presença de autoridades, incluindo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de inúmeras lideranças do setor.

A Agenda

Batizado de “Agenda Institucional do Sistema Comércio 2024”, o documento foi elaborado com a participação de mais de 2 mil representantes das 27 Fecomércios, das sete Federações Nacionais e dos mais de 1.000 Sindicatos Empresariais associados.

Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, Roberto Tadros, o documento representa um compromisso contínuo com o desenvolvimento do comércio de bens, serviços

e turismo, destacando-se por suas pautas prioritárias voltadas para o fortalecimento do setor terciário no país.

“É um chamado à união e à parceria. Trata-se de um movimento em torno da construção de uma agenda permanente para o setor terciário, responsável por cerca de 70% do Produto Interno Bruto brasileiro, empregando dois

terços da população ativa”, frisou.

Presente na cerimônia, o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, destacou a importância da agenda institucional apresentada durante o evento. “Estou muito confiante de que as diretrizes propostas servirão como guia para a criação de leis e políticas públicas que impulsionarão o in-

vestimento no setor terciário brasileiro. Este documento é fruto de uma ampla consulta, que reuniu milhares de contribuições representativas das demandas do empresariado brasileiro em busca de um ambiente de negócios mais dinâmico e justo.”

Reforma Tributária

Dos doze tópicos analisados, a Reforma Tributária e

as áreas de Legislação - tributária, empresarial, trabalhista e sindical - ocupam mais da metade do conteúdo.

O documento faz veemente defesa do não aumento da carga tributária e alerta sobre a necessidade de delimitar as competências, atribuições e controle do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que unifica os tributos estadual e municipal (ICMS e ISS) que incidem sobre bens e serviços.

Propõe, ainda, clara definição do conceito de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, que será determinante para a incidência do imposto seletivo.

Salienta, também, a necessidade da criação de um programa nacional de renegociação de dívidas tributárias, englobando as dívidas municipais, estaduais e federais, garantindo uma reestruturação do setor produtivo brasileiro.

Desembargadora Maria do Rocio assume a presidência da Justiça Eleitoral de Santa Catarina

A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta tomou posse como presidente do Tribunal de Regional Eleitoral de Santa Catarina, para o próximo biênio 2024-2025, em cerimônia realizada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na sexta-feira, 8 de março, data de celebração do Dia Internacional da Mulher. Ela terá a missão de conduzir as eleições municipais em 2024, sendo a primeira mulher a

desempenhar tal função no Estado. O desembargador Carlos Alberto Civinski assumiu o cargo de vice-presidente e corregedor.

Em seu discurso, a desembargadora declarou sua satisfação em exercer a nova função e reafirmou seu “compromisso de bem servir, conclamando a todos para que juntos possamos entregar à Santa Catarina, nas eleições que virão, um resultado que seja a síntese da legi -

timidade e normalidade do pleito eleitoral”.

A magistrada manifestou o desejo de que seu período na gestão do TRE-SC sirva para abrir consciências e estimular a participação política de todos, independentemente de gênero, raça ou etnia.

Presenças

O governador Jorginho Mello e outras destacadas autoridades dos três Poderes prestigiaram a solenidade.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Março de 2024 8 ESTADO PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224 A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
RCN 774 | rcnonline.com.br
Vice presidente da República, Geraldo Alckmin; presidente da CNC, Roberto Tadros; e presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni PAULA DAVOS / FECOMÉRCIO/SC A desembargadora é primeira mulher a presidir o TRE/SC

Segue nesta edição a série de entrevistas com o tema: “O que Campos Novos precisa”?

A entrevista é formada por oito perguntas, com o objetivo de saber a opinião de personalidades políticas, sobre o que é necessário para o progresso da cidade. O entrevistado desta semana é Tadeu Guzatti.

ENTREVISTA

uJornal O Celeiro: Prestes a completar 143 anos, você acredita que Campos Novos evoluiu? Qual setor você acredita que teve a maior evolução?

uTadeu Guzatti': Teve várias evoluções, um município ordeiro, reconhecido por suas inovações, teve vários avanços, mais o maior crescimento foi na produção agrícola, tecnologia avançada, fazendo do nosso município um grande produtor de sementes, reconhecido nacionalmente e até em países vizinhos.

uO Celeiro: Avaliando as administrações anteriores e prefeitos, cite projetos que na sua opinião fizeram a diferença.

uTadeu: A infraestrutura teve uma abertura para nossa po-

pulação, a aquisição do antigo seminário, onde hoje é o Novos Campos, feito pelo ex-prefeito Nelson Cruz, foi uma abertura para a educação, lazer e hoje está se tornando um parque industrial dando oportunidade para nossas empresas.

uO Celeiro: Campos Novos tem grande potencial o AGRONEGÓCIO, na sua opinião, a Administração Municipal tem focado em investimentos nesse setor? Quais são os avanços ou investimentos ainda necessários?

u

Tadeu: Nesses últimos cinco anos, a Administração tem deixado muito a desejar, tanto em apoio aos pequenos produtores, em estradas com acesso totalmente abandonados. Quanto aos avanços nos investimentos, acredito buscar parcerias com os governos estadual e federal

uO Celeiro: Quais setores você considera os mais FORTES de Campos Novos e o que seria necessário para fortalecer ainda mais?

uTadeu: O mais forte sempre é o potencial das pessoas de Campos Novos, a inteligência, a maneira como

sabem conduzir tudo aquilo que irão fazer. Então precisamos usar o potencial das pessoas, dos nossos empresários e dos nossos produtores para que possamos agregar isso a um bom desenvolvimento para o município. O que seria necessário é a união de todas as partes, entre empresários, vereadores e etc. Buscando recursos dos governos para que se aplique naquilo que a de bom, como em bons terrenos, ou na área da indústria, com a chegada de mais empresas. Aplicando recursos também em cursos profissionalizantes como no Senai para

que tenhamos bons técnicos para poder trabalhar nas empresas.

uO Celeiro: Qual setor você considera o mais FRACO e que necessita de INVESTIMENTO URGENTE? o que seria necessário para alavancar este setor?

uTadeu: Obras públicas, hoje para poder restaurar as nossas ruas e avenidas, precisamos urgente buscar recurso para reconstruir nossa cidade que está cada vez mais abandonada. O chefe do Executivo, precisa participar mais nessa Secretaria. Para agregar estradas com ótimo acesso e assim dar ao produtor, incentivos, a terraplanagem para aviários e chiqueirões. Investindo no pequeno produtor, trazendo mais parcerias para inovação em suas propriedades.

uJornal O Celeiro: O que você sente que funciona em Campos Novos? E o que não funciona?

uTadeu: Acredito que a anos o que mais funciona é a coleta de lixo orgânico e o que não funciona, tem vários itens, exemplo: Entulhos, limpeza das ruas, ginásios descobertos, demora de reforma nas coberturas. Deve-se ter

mais carinho com as praças e os demais espaços públicos.

uO Celeiro: Além do AGRONEGÓCIO, que é o principal, quais outros ramos você acha que merecia mais incentivo? O turismo, cultura e lazer por exemplo, são áreas que poderiam ser mais exploradas?

uTadeu: Sem dúvidas, temos que evoluir nessas áreas, com um município maravilhoso, que fornece lagoas, cachoeiras, várias riquezas para serem aproveitadas. A nossa agricultura familiar, o agronegócio, como exemplo o Show Tecnológico da Coopercampos, a Expocampos, também podem ser aproveitados nessas áreas. Explorando também o turismo juntamente com o agronegócio.

uO Celeiro: O município tem um grande número de arrecadação, como acha que o Poder Público deveria aplicar uma forma melhor para garantir o bem-estar da população?

uTadeu: Primeiro passo hoje em Campos Novos, o prefeito deveria reunir todo o secretariado e ver para onde está indo

o dinheiro, analisando as diretrizes orçamentárias, definir o foco de onde mais se necessita de investimento, onde está se investindo mais ou menos e aproveitar os recursos destinados através das emendas parlamentares. Primeiro terminar uma obra para depois começar outra, acredito que tem muitas obras iniciadas no município e que fazem dois anos que estão paradas, então o prefeito deveria trabalhar mais com os secretários, focar naquilo que está sendo feito, aproveitando os recursos para que aquilo que está sendo realizado, se faça bem feito e com mais rapidez. Por exemplo, Novos Campos, já fazem dois anos que se venceu a licitação e a obra ainda não foi entregue, sendo que o dinheiro já chegou a dois anos atrás. Acredito que esse lado dever mais olhado. Foi liberado um financiamento para iniciar um cemitério, já alguns anos e está parado, agora que será feito uma análise se será liberado. Ou seja, muita morosidade, o que falta em nosso município é mais rapidez nos assuntos que for pendentes e que precisa de mais agilidade para se resolver.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Março de 2024 9 POLÍTICA
*Imagens: Arquivo/O Celeiro
ASSINE JORNAL O CELEIRO - (49) 98828.2224
Tadeu Guzatti

PESCA IRREGULAR

Conforme a Instrução Normativa nº 43 de 23 de julho de 2004 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – IBAMA, é mencionado no artigo 2°: “Fica proibido qualquer tipo de pesca praticada a menos de 200 metros à jusante e a montante das barragens, cachoeiras, corredeiras e escadas de peixe ”

Professores recebem formação sobre Primeiros Socorros

No mês de fevereiro, professores de Vargem, participaram de uma Capacitação de Primeiros Socorros ministrada por bombeiros de Campos Novos, como parte da Lei Lucas.

Desta forma, cabe ressaltar que é estritamente proibida a prática de pesca comercial ou recreativa nas proximidades do barramento da UHE São Roque Ajude a divulgar essa informação entre familiares e amigos. Contamos com a colaboração de todos.

O treinamento abordou técnicas de

atendimento a emergências, promovendo a troca de experiências e fortalecendo a segurança escolar.

A ação reforçou a importância da formação contínua para garantir a segurança da comunidade educacio-

Vargem recebe Projeto 'Golfinho'

nal. A formação não apenas cumpriu um papel legal, mas também fortaleceu os laços entre os profissionais, promovendo um ambiente escolar mais preparado e seguro.

Vargem recebeu durante a semana o Projeto Golfinho, uma ação promovida pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

O projeto faz parte da Operação Veraneio do CBMSC e consiste em um programa de atividades educativas em segurança nas praias.

Destinado a

crianças e adolescentes com idades entre 7 e 11 anos, o Projeto Golfinho tem como objetivo principal abordar aspectos relacionados à prevenção e conscientização acerca dos perigos do mar.

Além disso, visa promover a educação em cidadania e meio ambiente. Vinte e oito crianças participaram

da ação. Durante a implementação do projeto, diversas atividades educativas são desenvolvidas para proporcionar uma experiência enriquecedora aos pequenos aprendizes. A Secretaria de Educação forneceu os kits que foram distribuídos entre os alunos.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Março de 2024 10 REGIÃO
*Fotos e Info: ASCOM/PMV
ouvidoria@uhesaoroque.com.br Estrada São Roque, S/N - Zona Rural - Vargem /SC (49) 3549-0389
Figura 1 - Montante do barramento Figura 2 - Jusante do barramento

Parque Rio Canoas recebe pesquisadores internacionais pela segunda vez

Unidade de Conservação é exemplo em preservação e biodiversidade

De 05 a 14 de março o PAERC – Parque Estadual Rio Canoas está sediando o Curso de Campo em Ecologia de Ecossistemas Tropicais no âmbito do Mestrado Internacional em Ecologia Aplicada, oferecido em conjunto pela Universidade de Coimbra (Portugal) e pelo Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN, UFSC) na disciplina de Tópicos Avançados.

Os estudantes internacionais Elisabeth Steiner (Áustria), Jakob Wilhelm Büssemaker, Lilli Karoline Kuhtz, Paula Feldmann, Thore Simon Schmiedin (Alemanha), Lauren Olivia

Greene (Estados Unidos da América) e Pakhee Kulshrestha (Índia) se juntaram aos estudantes brasileiros Caroline Vaz e Enzo Luciano, onde se revezaram nas aulas teóricas e práticas que estão sendo ministradas aqui no Parque Estadual Rio Canoas.

As aulas estão sendo ministradas pelos professores da Universidade de Coimbra Luís Cunha e Luiza Fraga Dornelles e pelos professores da UFSC Júlia Carina Niemeyer, Alexandre Siminski, Nei Kavaguichi Leite e Alexandre Tavela.

As aulas teóricas e práticas abordam temas relacionados a macrofauna do solo,

ecologia de ecossistemas aquáticos, análise dos parâmetros da qualidade da água, realização de inventário florístico florestal e chave dicotômica, busca por rastros e sinais de vertebrados, uso de armadilhas fotográficas, pesquisa de morcegos através da ecolocalização e estudo de aves por meio da rede de neblina. Além de que, os estudantes também estão tendo a oportunidade de conhecer as técnicas de restauração e monitoramento aplicadas pelo Projeto Reforma (BNDES) junto ao PAERC.

Os mestrandos ainda tiveram a oportunidade de conhecer o entorno do PAERC, realizando uma visita até a Usina Hidrelétrica Campos Novos - Enercan, responsável pela compensação ambiental que deu origem ao Parque e um passeio de barco pelo Rio Canoas para reconhecimento da área da UC.

A atividade

contou com o apoio da Associação de Preservação Socioambiental Leão Baio Catarinense que organizou a logística, alimentação e apoio às atividades desenvolvidas durante os 10 dias de curso.

O principal objetivo da disciplina é além do intercâmbio entre as Universidades, os mestrandos terem contato e estudar a ecologia dos ecossistemas tropicais, nesta atividade em específico, a fitofisionomia da Floresta Ombrófila Mista ou Floresta de Araucárias a qual o Parque Estadual Rio Canoas protege. O professor da Universidade de Coimbra – Portugal, Luís Cunha, comentou que os trabalhos de levantamento da Fauna e Biodiversidade do Parque que estão sendo desenvolvidos, são muito enriquecedores e que está sendo possível desenvolver um novo foco da tecnologia tropical, onde os alunos participantes que não tem

acesso em seus locais de origem a esse tipo de estudo em florestas tropicais, estão podendo aprender, pois onde residem como na Alemanha, Áustria, Índia e Estados Unidos o clima e os biomas são diferentes.

Além de que tem sido um prazer estar por aqui novamente, havendo também bastante discussões enriquecedoras entorno das medidas de conservação do Parque, que estão sendo desenvolvidas aqui e são admiráveis. E que os resultados obtidos serão apresentados na Universidade para a comunidade acadêmica.

O professor da UFSC Alexandre Tavela, comentou que a vinda dos estudantes para o Parque é uma completa imersão, onde não somente os estudos são realizados, os quais são de grande importância, mas também toda a troca de experiências e culturas as quais são fundamentais, principalmente pelo fato do

Parque oferecer essa estrutura de alojamento para os estudantes, os mesmos podem vivenciar toda a realidade do local, deixando a experiência ainda mais completa e enriquecedora. Sendo essa oferta um diferencial.

Em nome do

Parque Estadual Rio Canoas, a coordenadora da Unidade de Conservação Leila Alberti, destacou que é uma honra estar sediando pelo segundo ano o curso nas dependências do Parque, pois além de o tornar maia conhecido, houve uma grande troca de experiência entre os colaboradores, professores e estudantes. Além de que foram realizados alguns levantamentos de dados que o Parque ainda não dispunha como levantamento de espécies de morcegos e análise de alguns parâmetros da qualidade da água de alguns corpos hídricos da UC. E também toda a troca de experiências e informações.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Março de 2024 11 CAPA
*Fotos: Divulgação: PAERC
12 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.