1808

Page 1

1

Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1808 Quinta-feira 07 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00

Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

SEGURANÇA

EMPRESARIAL

MP e PROCON alertam sobre a aquisição de carros usados em CN.

CDL realiza Almoço de confraternização e apresenta novidades.

uPág. 05

uPág. 07

AGRONEGÓCIO

EDUCAÇÃO

AMA chama atenção para os direitos dos autistas na matrícula escolar. uPág. 11

Epagri Campos Novos, promove formatura de jovens rurais. uPág. 13


2 EDITORIAL

COTIDIANO

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023

Direito Ambiental

COLUNISTAS

Como está o processo de inclusão de pessoas com deficiência em nossa sociedade? A legislação que fundamenta a inclusão da pessoa com deficiência na escola e na empresa vigora desde o final dos anos 1980. Devido à obrigatoriedade, pessoas com deficiência têm sido matriculadas nas escolas e contratadas por empresas, após um forte trabalho de conscientização. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de médio ou longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Porém, quando se fala no direito à educação, a ter direito de uma vaga na escola regular é necessário ainda ser por meio da ameaça de sanção, restrição de liberdade e multa, para que de fato se tenha a garantia do seu cumprimento obrigatório, deixando de estar à mercê da simples adesão das escolas. É muito triste saber que ainda temos situações em que pessoas com deficiências sofrem preconceitos, quando os seus pais não sabem se vão ter direito a uma vaga na escola. Ou mesmo por saber de situações que mães nos relatam de professores que tratam com indiferença seus filhos que são tão especiais de fato. Essa luta é constante e temos que aderir a luta pelo direito de todos. A palavra Inclusão é muito bonita no papel, mas quando chega na hora de executar, todos conseguem? Todos olham as pessoas portadoras de deficiências com o verdadeiro amor, ou com olhar de julgamento, pensando: “O que estão fazendo aqui?” Pois, o que achamos estranho, o diferente, o inesperado sempre chama atenção e causa nas pessoas reações como curiosidade, espanto, surpresa, e até mesmo, medo. Já obtivemos muitas conquistas, porém, ainda existe a dificuldade em transformar o discurso sobre a integração em uma prática permanente em diversos aspectos. Ainda existe a necessidade de mais profissionais de fato preparados, para atuar com esses alunos. Parabenizo todo o trabalho realizado pela APAE, AMA e ACADAV. Entidades que são referências e que trabalham com um processo real de integração e valorização pessoal. E com um detalhe muito importante que faz toda a diferença: Trabalham com AMOR. Vamos analisar a nossa postura, e verificar o que podemos fazer para contribuir? Pense nisso!

Responsabilidade Civil Ambiental do Comprador de Imóvel Rural Quem possui maior familiaridade com as questões ambientais, já é conhecedor que a responsabilidade ambiental, diante de uma infração, sendo ela, também, um crime ambiental, trará responsabilidade em 3 (três) esferas do direito, quais sejam: responsabilidade administrativa (multa aplicada pelas autoridades fiscalizatórias – IBAMA, IMA, em Santa Catarina e/ou Polícia Militar Ambiental); responsabilidade criminal, quando a infração também for reconhecida como crime disposto em lei, de onde decorrerá a atuação do Ministério Público por meio de uma ação penal, e, por fim, responsabilidade civil, a qual poderá ser buscada, tanto pelo Ministério Púbico, como por algumas outras entidades apontadas em lei, que são também, reconhecidas como fiscais autorizados da seara ambiental. Dito isto, ou seja, esta breve lembrança das espécies de responsabilidades ambientais existentes, temos que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob o rito dos recursos repetitivos (vincula os demais) definiu: “que as obrigações ambientais têm natureza propter rem, de modo que o credor pode escolher se as exige do proprietário ou possuidor atual, de qualquer dos anteriores ou de ambos, `ficando isento de responsabilidade o alienante cujo direito real tenha cessado antes da causação do dano, desde que para ele não tenha concorrido, direta ou indiretamente`. Segundo a relatora, ministra Assusete Magalhães, esse entendimento já estava consolidado na Súmula 623, que se baseou na jurisprudência do STJ segundo a qual a obrigação de reparação dos danos ambientais é propter rem, uma vez que a Lei 8.171/1991 vigora para todos os proprietários rurais, ainda que não sejam eles os responsáveis

Por: Anne Arithuza Alves

por desmatamentos anteriores. Ao citar precedentes do tribunal, a ministra esclareceu que o atual titular que se mantém inerte em relação à degradação ambiental, ainda que preexistente, também comete ato ilícito, pois as áreas de preservação permanente e a reserva legal são `imposições genéricas, decorrentes diretamente da lei`, e `pressupostos intrínsecos ou limites internos do direito de propriedade e posse`. Assim, para a jurisprudência, “quem se beneficia da degradação ambiental alheia, a agrava ou lhe dá continuidade não é menos degradador`... E continua, “... que elas têm `natureza real e são transmitidas ao sucessor, de qualquer natureza, no caso de transferência de domínio ou posse do imóvel rural`. . . ampara o entendimento do STJ de que a obrigação de recomposição ambiental atinge o proprietário do bem, independentemente de ter sido ele o causador do dano.... De outro lado, ressaltou a magistrada, o titular anterior do direito real que tenha causado o dano também se sujeita à obrigação ambiental, porque a responsabilidade civil nesse caso também é solidária, permitindo ao demandante, à sua escolha, dirigir a ação contra o antigo proprietário ou possuidor, contra os atuais ou contra ambos.” Resumo de tudo isso meus caros leitores: Havendo dano ambiental na propriedade, mesmo que o comprador/adquirente não tenha sido o causador do delito, poderá ser acionado para o pagamento e responsabilização do ato quando estivermos falando da esfera civil (diferentemente será a responsabilização da área criminal). Ou seja, em havendo interesse do credor (Órgão Fiscalizador e/ou Ministério Público) em recuperar a área degradada/danificada, tanto o que vendeu (sendo este o causador do dano), como o que comprou – e aí inclui-se também os seus sucessores, tal como, quem comprou posteriormente ou quem herdou uma propriedade, é igualmente responsável pela sua recuperação e suas consequências legais.

Por: Fabrício Carvalho . Advogado . OAB/SC 15.269 Especialista em Direito Ambiental

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Anne Arithuza Alves - MTB 4509/SC Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224 PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1000/Exemplares/Semana

12/2023


Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

Horóscopo Semanal Áries

20/03 a 20/04 O céu avisa que você tem chances de conseguir bons ganhos e zerar algumas contas. além de contar com muita criatividade e excelentes instintos, os astros mandam avisar que deve levar tudo a sério, avaliar e negociar com calma e esperteza. A energia talvez não seja aquela maravilha e você prefira se isolar de vez em quando, mas segura a emoção e não surta! Bora aproveitar pra fazer um detox, arejar a mente e se livrar de certas coisas. Momento bom para abrir os seus horizontes e investir na sua fé e religião.

Gêmeos 21/05 a 20/06

Os assuntos profissionais devem entrar no seu radar e render êxitos. Os cuidados com a saúde prometem ser atualizados com sucesso! É possível que intensifique sua rotina e se empenhe pra valer pra alcançar suas metas. E além de dar atenção ao corpo externo, o céu te incentiva a olhar para o seu interior. Só não vá abusar e cometer excessos, pois tem risco de perrengue no fim da semana. Bom momento para cuidar de você!

Leão 21/07 a 22/08 No trabalho, há mudanças, vejo aqui que deve contar com a sua versão prática, concentrada e perspicaz na hora de fazer seus corres, resolver os pepinos e deixar tudo em ordem. Êxitos e melhores oportunidades tendem a surgir na carreira. Com a criatividade e inspiração no modo on, talvez tenha ótimas ideias pra melhorar sua renda. Na família e amizades, bora se concentrar e se conectar, ajude os outros e ofereça sua energia.

Libra 23/09 a 22/10 Momento em que pode contar com muita criatividade, inspiração e empatia, ainda mais em trabalho em equipe ou se atua com comércio, artes, música, etc. Você tende a ficar ainda mais sociável, alegre e conversante. Seu signo deve se mostrar mais espontâneo e impulsivo em seus contatos. Em casa, sinal de atividades e diálogos bem tranquilinhos.

Sagitário 22/11 a 21/12

Alguns astros talvez tragam uma energia mais borocoxô, mas o Sol tá on no seu signo e promete te deixar no modo turbo, com sua vitalidade, entusiasmo, otimismo e espírito de aventura ativados. No trabalho, melhor redobrar a atenção e não se descuidar das suas tarefas, viu. Já sua boa lábia, sinceridade, mente fértil e senso prático tendem a trazer êxitos, inclusive financeiros. Bom também pra cuidar mais de você, do seu corpo externo e interno.

Aquário 21/01 a 18/02

Assuntos profissionais devem ganhar destaque nos próximos dias e você tende a demonstrar paixão pelo que faz, além de muita criatividade e comprometimento. Siga suas ideias e sonhos, mas leve o seu cérebro junto. Com a família, sinal de altos e baixos. Atividades intelectuais e bons papos prometem rolar aos montes no lar, mas perrengues também.

Touro

21/04 a 20/05

O momento é propício pra resolver pendências, fazer tarefas e coisas chatinhas que precisa e até se reinventar no trabalho. Talvez precise vencer a desconfiança e comodismo pra ver seus contatos crescerem e amadurecerem. Com a turma, seu jeito mais leal e compreensivo promete ficar on e fortalecer suas amizades. Ideias de passeios ou planos de viagem devem rolar numa boa. No amor, tudo indica que vai ser facil conquistar o crush. Agora se já está de romancinho, pode colocar a sua criatividade pra jogo!

Câncer

21/06 a 21/07

Os astros mostram que sua boa lábia e mente fértil devem te render muita coisa boa, sobretudo contatos, alianças e ajuda pra realizar seus planos e sonhos. Ótimo momento, pra investir nos divertimentos e planos de viagem, já que deve esbanjar criatividade, além de disciplina e responsabilidade. Bora detonar a preguiça, mudar hábitos, focar na sua espiritualidade e religião. E prepare-se pra uma temporada pra lá de especial no amor!

Virgem

23/07 a 22/09

Novo momento começando com tudo, seu poder de comunicação deve ficar ativo e sua mente, bem mais criativa. Boas chances de usar sua inteligência e boa lábia de maneira produtiva e fazer bons contatos profissionais, parcerias, trabalhos artísticos ou até vendas. Só será bom acionar seu lado racional, pé no chão e cauteloso após o dia 6, pra não se decepcionar com ninguém nem levar rasteira. Acalme-se e cuide de você!

Escorpião 23/10 a 21/11 Novas oportunidades chegando e tudo indica que você vai estar no modo ambicioso e cheio de ideias, mas tende a mostrar mais cautela, paciência e disciplina. Talvez seja um bom momento também pra buscar um entendimento mais sincero e profundo com todos e dividir seus sentimentos. Os astros jogam no seu time e dão aqueeele impulso pra você buscar alternativas de ganhos.

Capricórnio 22/12 a 20/01 O céu mostra que você deve mostrar um lado mais compreensivo, sensível e intuitivo, além de responsabilidade e cautela com as palavras e a maneira de se expressar. A energia é favorável pra desenrolar as contas, fazer um balanço financeiro e colocar a prudência que o seu signo tem de sobra pra não se deixar levar pelos gastos de fim de ano. Já a sua lealdade tende a fortalecer suas amizades mais íntimas. Só tenha cuidado com seu lado controlador e possessivo.

Peixes

19/02 a 19/03 Tô vendo aqui que a sua profissão e ambições tendem a ganhar destaque. Momento para mostrar mais autoconfiança, proatividade, entusiasmo e até uma certa ousadia ao buscar suas metas. Bora dar uma segurada na generosidade e desconfiar de ofertas boas demais. Este também deve ser um momento pra estimular sua vida social, sair da rotina, viajar e planejar seus rolês. Fonte: https://joaobidu.com.br/

VARIEDADES

3


SEGURANÇA 4 Mais de 400 alunos participaram de formatura do PROERD no Galpão Crioulo

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023

*Foto:Anne Arithuza Alves/ O Celeiro

Os alunos após prestarem o compromisso de manter-se longe das drogas e da violência receberam os certificados do PROERD. No dia 30 de novembro, aconteceu mais uma solenidade de formatura do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - no Galpão Crioulo. O projeto é desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino. A solenidade teve a presença de autoridades, entidades civis e militares, pais e alunos proerdianos. O instrutor do PROERD em 2023 foi o soldado André Spader. Foram 475 alunos de 5º anos que estudaram o Currículo “Caindo na Real”, e prestaram seu compromisso de resistirem às drogas e à violência. O trabalho em Campos Novos foi realizado em 23 escolas, sendo elas municipais regulares e multisseriadas, estaduais e particulares. O programa PROERD foi implantado no Brasil em 1992 e atualmente conta com 4 cursos, Proerd Kids, Proerd para 5º e 7º anos do Ensino Fundamental Currículo “Caindo na Real”, e Curso Proerd para Pais.

Em Santa Catarina o programa teve início em março de 1998 no município de Lages. Após 24 anos de atuação é aplicado à quase 100% dos alunos de 5º ano no Estado. Campos Novos faz parte da história do PROERD, onde desde 2001, ou seja, há 22 anos tem pessoas dedicadas que trabalham na prevenção. Já passaram pelo programa e foram formados até o momento aproximadamente 23.226 alunos nos quatro currículos. Todos os alunos participantes do PROERD, ao final do Curso redigiram uma redação, abordando os conhecimentos adquiridos com o programa em sala de aula durante as lições. A direção e professores das unidades escolares realizaram a escolha de uma redação por turma que PROMOÇÃO VÁLIDA DE 15/11/2023 A 8/10/2024. CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SRE/MF Nº 06.030977/2023. IMAGENS ILUSTRATIVAS

ADQUIRA COTAS DO CONSÓRCIO NEW HOLLAND E GARANTA SEUS CUPONS PARA CONCORRER A QUATRO TRATORES

COTA ATÉ R$ 300 MIL

COTA ACIMA DE R$ 300 MIL

1 CUPOM

2 CUPONS

BÔNUS: + 1 CUPOM A CADA COTA FATURADA CONSULTE OS GRUPOS PARTICIPANTES NO REGULAMENTO

PARTICIPE! 2 TRATORES TT 4.75

2 TRATORES 7630

ENTRE EM CONTATO PELO (49) 98801 - 4403

representou os demais alunos das turmas participantes do programa. Os alunos que foram selecionados pelas escolas receberam um Mascote do PROERD, e também foi realizado o sorteio de uma bicicleta, entre os alunos que tiveram as redações escolhidas. Com o apoio de patrocinadores foi possível sortear ainda 13 cestas e mais 02 bicicletas para os alunos presentes no evento de certificação. A noite ainda foi marcada por apresentações culturais com os alunos de Patinação Artística do Centro Educacional Potencial e também houve apresentação do Maestro e Violinista Simão Wolf. O evento ainda foi marcado pela alegria contagiante do mascote do PROERD o Leão DARE, que representa a co-

ragem de dizer não às drogas, não às gangues e não à violência. O instrutor Soldado Spader, ressalta que o evento fechou com chave de ouro todo o trabalho realizado nas escolas “Quero agradecer a todos os pais, que trouxeram suas crianças.” afirmou. O instrutor também agradeceu os apoiadores, patrocinadores e COMAD, que por meio do apoio do presidente Gilberto Scussiato, patrocina toda a estrutura para a realização da formatura. Para o ano de 2024 retorna para a condução do PROERD o Sargento Serafini. O trabalho da Polícia Militar é desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Gerencia Regional de Educação.


Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

5

SEGURANÇA

Ministério Público e PROCON alertam consumidor sobre a aquisição de carros usados em Campos Novos *Imagem: Divulgação

Somente no Ministério Público de Campos Novos, mais de 100 processos relacionados a compra de veículos, está tramitando no juizado especial. Com a chegada do final do ano cresce consideravelmente as compras no comércio em geral, com destaque para a aquisição de veículos usados, ou seminovos. Esse fator é ocasionado pelo dinheiro extra que é injetado na economia por meio do pagamento do 13º salário. Diante deste cenário o Procon (Órgão de Defesa do Consumidor) de Campos Novos, está recebendo diversas reclamações relacionadas a problemas constatados durante os processos de aquisição de veículos. Entre as principais reclamações estão: defeitos que surgem após a compra, multas e restrições, problemas na transferência do veículo, não entrega dos documentos e falta de clareza nas informações prestadas pelos fornecedores. Devido a reclamações recorrentes em Campos Novos, referente a compra de veículos usados, principalmente de revendedoras, a promotora de Justiça da Comarca de Campos Novos, Raquel Betina Blank e a coordenadora do Procon, Manuela Quadros, repassaram orientações

para a comunidade camponovense. Tomando as devidas precauções, muitos dissabores podem ser evitados. A principal orientação é para que os consumidores verifiquem itens importantes antes da aquisição do carro, como a documentação, condições do veículo e financiamento. Segundo o órgão, quando o consumidor opta por adquirir um carro usado, ele deve ter ciência de que um preço mais acessível pode acarretar riscos. Recomenda-se, que antes, leve o veículo a um mecânico de sua confiança para fazer uma avalição. A promotora Raquel Betina Blank, explicou que somente no Ministério Público de Campos Novos, mais de 100 processos relacionados a compra de veículos, está tramitando no juizado es-

pecial. De acordo com a promotora, em muitas situações, o que o que acontece “é a falta de clareza na parte contratual escrita”, como valor financiado, número de parcelas, e geralmente o que foi negociado com o cliente não fecha no final. “O nosso objetivo é realmente alertar as pessoas para que tenham cuidados, quando forem fazer a negociação. Especialmente porque quando se trata de veículos ou imóveis, são valores mais altos que as pessoas investem recursos da economia de anos e acabam se deparando com alguns problemas que podem gerar dor de cabeça” explicou a promotora Raquel. A coordenadora do Procon, Manuela Quadros explicou que, atende uma média de 400 processos por mês relacionados a compra de veículos em Campos

Novos. Diante dessa situação orienta o consumidor a verificar toda a situação do veículo antes da compra e informa que os consumidores podem levar os contratos no PROCON antes de assinar para que sejam analisados. “Podem levar os contratos, a gente olha lá, não tem problema. Tanto o fornecedor quanto o consumidor podem nos procurar para esclarecer qualquer dúvida”, explicou. A compra em estabelecimentos comerciais está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Caso o veículo apresente problemas de fácil constatação, o prazo para reclamar é de 90 dias. Se não forem resolvidos em 30 dias, pode-se exigir a troca do veículo por outro do mesmo modelo, o cancelamento da compra ou abatimento proporcional do preço. *Foto: Colaboração: Fábio Machado

Raquel Betina Blank e Manuela Quadros

Participe e concorra a prêmios em sorteios

exclusivos.

Saiba mais acessando o QR Code à esquerda ou fale com seu gerente.

Confira o regulamento em unicred.com.br/centralconexao/festivaldepremios. * Imagens meramente ilustrativas; Os prêmios (automóveis) serão pagos através de Recibo de Depósito Cooperativo (RDC), com carência de 30 dias para saque, com sugestão de compra.


6

EMPRESARIAL

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023

AUTO ELITE, apresenta Novo Tiguan em Campos Novos *Fotos: Divulgação/Auto Elite

Nova geração do sucesso da marca traz novidades. Se você valoriza tecnologia, alto nível de desempenho e um design arrojado, certamente, o Novo Tiguan, vai te conquistar. O modelo premium é sucesso de vendas e já desperta o desejo de motoristas que buscam mais conforto, amplo espaço interno com 7 lugares e segurança em suas viagens. O carro foi apresentado pela Auto Elite em Campos Novos, no mês de novembro e já vem conquistando clientes e admiradores na cidade e na região. De acordo com Gênesis Lorenzi, Consultor de Vendas da Auto Elite, a nova

versão chega com um visual renovado, adequado aos novos tempos, mas familiar àqueles que já gostam do que ele oferece. As principais funções e tecnologias do SUVW priorizam a eficiência e a potência. O carro também apresenta tecnologia exclusiva, como o Assistente de condução ativo (Travel assist), que mantém a distância do veículo à frente e garante a permanência na faixa, além de Faróis IQ Light em LED Matrix, que são equipados com luzes de curva (cornering lights) e incluem o assistente dinâmico de farol alto “Dynamic light assist”. O sistema pode reconhecer os veículos que se aproximam do seu Novo Tiguan e ocultar especificamente segmen-

MEXILHÃO DOURADO

Figura 1 - Mexilhão encrustado em equipamentos.

Figura 2 - Mexilhão em estágio avançado.

O Mexilhão Dourado, molusco originário da Ásia, representa uma ameaça aos ecossistemas aquáticos, trazendo riscos à biodiversidade e causando danos aos equipamentos da UHE São Roque. Recentemente, através dos monitoramentos foi possível avaliar o aumento da presença desta espécie no reservatório da usina. Para conter essa disseminação, destacam-se algumas medidas preventivas essenciais: Inspeção dos Equipamentos: Ao recolher boias, redes e outros equipamentos aquáticos, inspecione-os cuidadosamente em busca de organismos indesejados. Limpeza Adequada: Limpe completamente embarcações e acessórios de pesca, eliminando qualquer vestígio de organismos aquáticos. Uma dica é a utilização de água sanitária, na proporção 1/20. Exemplo: 0,2 litros de água sanitária para 4 litros de água, deixe agir por algumas horas, para obter uma limpeza mais eficiente. Remoção de Resíduos Vegetais: Certifique-se de retirar qualquer resíduo de vegetação dentro da embarcação, diminuindo o risco de transporte de larvas do Mexilhão Dourado. Estas práticas desempenham papel crucial na preservação dos ecossistemas, combatendo a propagação do Mexilhão Dourado. (49) 3549-0389

ouvidoria@uhesaoroque.com.br

Estrada São Roque, S/N - Zona Rural - Vargem /SC

tos de LED individuais no farol alto. Destaca-se também, o interior do veículo, que é mais sofisticado, com bancos dianteiros adaptáveis a climatização ativa (ventilação) e aquecíveis, luz interior ambiente com seleção de 30 cores e novo volante multifuncional em couro com acionamento touch. Além disso, ao abrir e entrar no Novo Tiguan, os detalhes do volante chamam a atenção com acionamento em touch. O banco do motorista é com ajuste elétrico, com três posições de memória e o banco do passageiro com ajuste de altura. As portas estão com novo acabamento em couro sintético. É possível ainda personalizar o

ambiente com a seleção de até 30 cores na luz interna. O carro também ampliou a segurança dos passageiros, cumprindo os mais altos padrões de segurança do mercado. Um diferencial é o Detector de Ponto Cego, função que ajuda a detectar veículos, motocicletas e/ou bicicletas no ponto cego do espelho. O sistema emite um alerta visual projetado nos espelhos externos e sinaliza para que o motorista não troque de faixa. Interessados em conhecer mais sobre o carro, podem ir até a concessionária, que fica localizada na BR 282, Km: 343.6 . Bairro Nossa Senhora de Lourdes, ou entre em contato: (49) 3541.7600.


Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

EMPRESARIAL

7

CDL realiza Almoço de confraternização e apresenta novidades para 2024 *Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Evento reuniu associados para comemorar as conquistas de 2023. A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL - de Campos Novos realizou neste domingo (03/12), o “Almoço Família CDL”, evento de confraternização da entidade. Na oportunidade associados, clientes e amigos estiveram presentes e puderam desfrutar de um momento especial e agradável para comemorar as conquistas de 2023. Durante sua fala o presidente da entidade, Marcos Giovani da Silva, desta-

cou que o comércio camponovense está em constante evolução. “Quero agradecer a presença de todos e dizer que para nós

Marcos Giovani da Silva

a “Família CDL”, que são todos aqueles que são nossos sócios, amigos, parceiros, são pessoas especiais e que lutam dia a dia para manter nosso comércio e empresas fortes e pujantes”. O presidente aproveitou a oportunidade para apresentar a todos, a terceira edição do ‘Remember Fest’, evento que acontecerá dia 04 de maio de 2024, no Galpão crioulo. O evento será animado pela Banda Argentina Los Kalas, que apresentarão o Show de “Queen e Bee Gees Cover “mais os “Embalos de Sábado a Noite”. A ação já é reconhecida como

um sucesso. A realização será no mesmo formato dos anos anteriores com reserva e venda de mesas. O almoço foi realizado na área externa do Clube 07 de Setembro, apresentando a reforma das piscinas do Clube. Foi um momento de apresentar um projeto de resgate aos associados, oferecendo mais uma opção de lazer no munícipio. Durante o almoço o grupo ‘The Black Trio’, animou os presentes ao som de pagode, a realização foi em parceria com o Sindilojas Regional Campos Novos.


8

EMPRESARIAL

O Celeiro é reconhecido como ‘Jornal Local Destaque’, em pesquisa

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023

Doações de empresas à Campanha ultrapassam R$ 17 mil *Imagem: Divulgaçação

crianças das escolas. Nesta data além da entrega dos brinquedos, as crianças terão lanche, participarão de brincadeiras e assistirão a uma peça de Natal com a Comunidade Água Viva, além de apresentações culturais. Em torno de 800 crianças serão atendidas. Nas comunidades, as datas da entrega serão definidas pela Pastoral da Criança da Paróquia São João Batista, momento em que a Pastoral realiza também a Celebração da Vida.

Doadores

A empresa Fama Pesquisas, realizou em Campos Novos no mês de setembro, mais uma pesquisa de Opinião Publica, o objetivo dos dados foi levantar informações de empresas e marcas destaques em Campos Novos. De acordo com os dados o Jornal O Celeiro, foi apontado por 77% dos entrevistados como Jornal Local Destaque, 23% citaram outros. A pesquisa foi realizada no dia 06 de novembro, em cinco pontos diferentes da cidade sendo: uEm frente ao Hospital; uEm frente ao Supermercado Copercampos; uEm frente ao Banco do Brasil; uEm frente ao Sicredi; uNa Praça do centro da Cidade; No total 640 pessoas foram entrevistadas, sendo 47% do sexo masculino e 53% do sexo feminino. uNa faixa etária foram entrevistados: 70 pessoas de (18 a 20 anos); 125 pessoas de (21 a 30 anos); 140 pessoas de (31 a 50 anos); 195 pessoas de (51 a 60 anos); 90 pessoas de (61 a 70 anos); 20 pessoas de (71 a 80 anos); O Diretor do Jornal O Celeiro, Wilhiam Peretti agradeceu a população que lembrou do Jornal O Celeiro, e destacou que o veículo de comunicação é atualmente um dos mais respeitados do município. Interessados, em assinar ou anunciar no veículo, podem entrar em contato para esclarecer suas dúvidas: (49) 98828.2224.

Captação de recursos por meio da campanha do Rotary Campos Novos e Rádio Cultura foi prorrogada até 10 de dezembro. A 3ª edição da campanha de Natal Sonho de Criança, lançada em novembro pelo Rotary Club Campos Novos e Rádio Cultura já arrecadou mais de R$ 17 mil e prossegue até 10 de dezembro. ´ A meta é alcançar doações que revertam na compra de até 2 mil brinquedos novos. Os presentes serão doados às crianças de 4 a 10 anos, de famílias mais carentes de Campos Novos, que frequentam as Escolas Municipais Waldemar Rupp (Integração); Jardim Bela Vista; Novos Campos (Boa Vista/ Pedacinho do Céu) e Santa Júlia Billiart (Aparecida), além daquelas atendidas em várias comunidades pela Pastoral da Criança. Desse total R$ 880 foram arrecadados pelo Núcleo dos Jovens Empreendedores. As doações em dinheiro ocorrem por meio de depósitos via Pix para o Rotary Campos Novos, no CNPJ 83.827.089/0001-91. Brinquedos novos também estão sendo entregues na Rádio Cultura pela comunidade.

Evento de Natal A primeira entrega dos brinquedos ocorrerá no dia 13 de dezembro, no Salão Paroquial de Campos Novos, em dois períodos (manhã e tarde), tendo como público as

uKeijo Eventos: R$300,00; uRenovar Móveis Planejados: R$300,00 uLaboratório Becker: R$300,00; uRedante’s Pizzaria: R$300,00 ; uAuto Elétrica Devilla: R$300,00; uDoadores anônimos: R$2.650,00 reais; uThe Cog Barber Club: R$300,00 uAme-se Psicólogas: R$300,00 uForplam: R$600,00; uAuto Elite:R$300,00; uCasa da Eletricidade: R$300,00; uBK Modas: R$ 100,00; uNapalha: R$600,00; uFarmácia BelaFarma de Chapecó: R$300,00; uOdontoTop C. Novos: R$1.000,00; uLuiz Carlos Fogaça: R$300,00; uComercial Juruna: R$300,00; uMecânica Kaiper: R$300,00; uNova Era Veículos: R$300,00; uRudam Agrotécnica: R$300,00; uVerdes Campos: R$300,00; uBess empreendimentoS: R$500,00; uBruno Industrial: R$ 600,00; uCoocam: R$600,00; uMythos Restaurante: R$300,00; uPlanalto: R$1.000,00; uCimecon Pré-Moldados: R$300,00; uCoacer: R$2.000,00; uCamponera: R$300,00; uVanessa Cred: R$ 1.000,00 uJovens Empreendedores (Acircan): R$ 880,00; uAPOIADORES: Vanessa Cred, Supermercados Copercampos, Lojas Magrão, M2M Produções


Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

9

CAPA

Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio vai fechar 2023 com mais de 50 mil atendimentos

A média diária de atendimento na emergência do hospital é de 170 pacientes. O hospital atendeu até o momento pacientes de mais de 203 municípios. O número de atendimentos prestados na Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio, tem crescido consideravelmente, com pacientes de Campos Novos e região. O diretor do hospital, Rafael Manfredi contabilizou até o dia 30 de novembro 46.500 atendimentos e 3.240 e cirurgias realizadas. No período foram mais de 4.400 internações e 560 nascimentos. Até o momento a Unidade de Terapia Intensiva – UTI - de Campos Novos já recebeu mais de 250 pacientes. A demanda é alta, e uma das situações mais delicadas e alvo de reclamações é o atendimento na emergência e o sistema de triagem. A fundação trabalha com o Protocolo de Manchester que é o principal sistema de triagem utilizado pelas unidades de saúde. O processo tem o objetivo de organizar toda a etapa de acolhimento dos pacientes, identificando os atendimentos prioritários, de acordo com

o nível de gravidade em cada caso. O sistema de classificação de risco neste protocolo funciona por meio da divisão por cinco cores, responsáveis por indicar o risco de cada quadro clínico. Rafael Manfredi informou que as fichas azul e verde são as que demoram mais tempo, justamente porque a prioridade é para os atendimentos de emergência que chegam durante os atendimentos. “O que que a gente precisa entender? Nem todo tempo de espera acontece no mesmo formato. Tem dias que plantão é mais agitado, com um volume maior de atendimento, então naturalmente o tem-

po de espera vai aumentar. No dia em que o plantão tem menos intercorrências de emergências o tempo de espera vai diminuir”, explicou. De acordo com dados coletados pelo sistema que monitora o paciente desde a sua chegada até o atendimento pelo médico plantonista mostram os seguintes dados: o tempo médio de espera das fichas azuis e verdes de 2021 era de 2h56min. O tempo médio de espera em 2022 caiu para 1h24min, para as mesmas fichas depois de alguns ajustes como a implantação de um terceiro consultório para atendimento no plantão. Para este ano de 2023 a redu*Foto: Arquivo/O Celeiro

ção no tempo de atendimento caiu para 1h08min, para atendimentos não urgentes. Mas esse tempo é reduzido somente em dias de plantões mais calmos. A média diária de atendimento na emergência do hospital é de 170 pacientes. De acordo com o diretor do hospital, pacientes de mais de 203 municípios passaram até o momento pelo atendimento no hospital de Campos Novos. Atualmente está em execução a obra de implantação de um elevador em com recursos do grupo #todospelauti e R$ 200 mil de emenda impositiva do vereador Rogerio Cordeiro. Para 2024 a Fundação Hospitalar deverá receber os recursos das emendas impositivas destinadas pelos vereadores de Campos Novos num montante estimado de R$ 597 mil que serão investidos na compra de equipamentos. Rafael Manfredi informou ainda que o atendimento nos feriados de natal e ano novo seguem normais, com dois médicos na emergência, um médico pediatra (sobreaviso 24 horas), um médico ortopedista (sobreaviso 24 horas), um cirurgião geral (sobreaviso 24 horas).


10

ESTADO

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023

RCN 760 | rcnonline.com.br A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas

Impulso ao consumo de gás natural SCgás. Presidente da companhia aborda impacto positivo do Gás Natural e os planos para um futuro mais ecoeficiente Engenheiro químico e de produção com ampla experiência no setor cerâmico, Otmar Josef Müller assumiu a presidência da Companhia de Gás de Santa Catarina, em junho deste ano, disposto a usar sua expertise em favor do fortalecimento e expansão do gás natural em Santa Catarina. Confira a entrevista exclusiva concedida à Rede Catarinense de Notícias. Como a SCGÁS vê o papel do gás natural na transição energética do Brasil, especialmente considerando as metas de redução de emissões de carbono? Otmar: O gás natural, na verdade, já prestou um serviço muito grande para a transição energética. Antes mesmo que isso fosse um assunto despontante nas preocupações mundiais. O advento do gás natural possibilitou aprimoramento de processos fabris e substituiu combustíveis muito mais pesados em termos de gás carbônico; o óleo combustível, o carvão, foram substituídos, e de outro lado a pureza do gás natural permitiu que os processos industriais fossem alterados de maneira que a eficiência energética fosse muito maior. A indústria de revestimento cerâmico é exemplo disso? Otmar: Sim. No caso da indústria de revestimento cerâmico, no passado gastava-se cerca de 1.400 quilocalorias para cada qui-

lograma de produto. Hoje, gasta-se menos do que 500 quilocalorias por quilo. Isso foi um benefício já trazido pelo gás natural. E no setor de transportes? Otmar: No campo dos transportes há uma possibilidade de substituição fácil, pelo pequeno custo de conversão para o gás natural; hoje o gás já é mais econômico do que os combustíveis líquidos e com benefício ambiental. Em relação à gasolina, a redução da emissão de gás carbônico é de 25% e, no diesel, mais ainda. No diesel, há emissões de enxofre, emissões também de óxidos, de nitrogênio e até de partículas de deficiência de combustão, de fuligens. Então, nessa frente dos combustíveis, há um espaço muito grande para redução das emissões de efeito estufa. Porém, houve uma dimiO gás natural já prestou um serviço muito grande para a transição energética nuição do interesse pela conversão do gás natural. Qual a razão? Otmar: Isso aconteceu a partir de 2022, na época, no período eleitoral, em que então foi feita uma desoneração dos combustíveis líquidos, tanto da gasolina como do óleo diesel, nos impostos federais PIS/Cofins, e também redução do ICMS desses combustíveis.

Otmar Josef Müller assumiu a presidência da SCgás em junho

E o gás natural não foi beneficiado por essa redução. Então, aí realmente, em momentos assim, houve uma redução de consumo. Nossas vendas caíram pela metade para esse mercado veicular. Porém, hoje, o gás já é mais competitivo; em relação à gasolina, a economia está sendo de 28%. Nesse período passado, que estava desfavorável pelo gás natural, muitos motoristas O principal desafio é conseguir implantar efetivamente o mercado livre de gás

chegaram a desconverter os seus veículos, tirar os tanques de gás natural, deixar de fazer as revisões das suas instalações, e isso provocou uma redução expressiva no consumo do gás natural. Há alguma iniciativa para incentivar o consumo do gás natural? Otmar: Nós estamos fazendo uma campanha, concedendo um bônus de R$ 2 mil para os 297 consumidores que fizerem as conversões, atendendo todos os requisitos legais. Os 297 primeiros que fizeram essa conversão estão recebendo esse bônus. Então isso também acaba mexendo

com o consumidor e acreditamos que vai contribuir nessa reversão para o maior consumo. Também estamos propondo ao Governo do Estado uma redução da alíquota do IPVA para os veículos convertidos para o gás natural. É uma proposta, não é algo certo e está em análise ainda, mas estamos procurando demonstrar para o governo o benefício que isso traz para a economia, pois as pessoas vão economizar dinheiro no combustível e esse valor movimenta a economia em outros setores e gera tributos em geral. Quais os desafios para expandir o uso de gás natural? Otmar: O principal desafio é conseguir implantar efetivamente o mercado livre de gás, isso foi meta do governo anterior, foi feita aprovação de uma lei, sancionada no ano de 2022, mas essa lei precisa ser regulamentada pela Agência Nacional de Petróleo e Gás e isso ainda não aconteceu. Em decorrência disso, esse livre mercado ainda não foi efetivado e permanecemos praticamente reféns de um único consumidor, que é a Petrobrás. Hoje até existem outras empresas que fazem a exploração de petróleo e consequentemente do gás, no pré-sal, mas que acabam tendo que entregar para a Petrobrás. Leia a entrevista completa no portal rcnonline.com.br

PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224


Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

EDUCAÇÃO

11

AMA chama atenção para os direitos dos autistas no período de matrícula escolar *Imagem: Divulgação

É essencial que as famílias conheçam seus direitos frente as instituições de ensino, públicas ou particulares. Infelizmente o período de matrículas para as famílias de autistas, pode ser temeroso. Isso porque existe o medo da negativa de matrícula, negativa de profissional de apoio ou acompanhante especializado. A diretora da Associação de Pais e Amigos dos Autistas – AMA de Campos Novos, Vera Ottonelli Durli explica que, é “essencial que as famílias estejam cientes do seu direito”. Existem normativas (leis), que são amplamente divulgadas e que regem a inclusão dos alunos, que que vai desde a creche até ao ensino profissionalizante ou superior. “Então sempre a gente alerta a direção das escolas quanto ao direito dos nossos alunos com o transtorno do espectro autista (TEA). Para isso existe lei, e a gente sempre alerta também a secretaria de educação sobre a importância da matrícula no ensino regular”, explicou a diretora da AMA. De acordo com Vera Ottonelli Durli, o objetivo é evitar ver situações de negativas de matriculas, profissionais de apoio além da falta de adaptação curricu-

lar em Campos Novos. Em muitas situações o Plano de Desenvolvimento Individual, não é colocado em prática, além de outros problemas relacionados a educação inclusiva, que precisam ser observados. Vera ressalta que já teve muitos avanços, porém é essencial que a gestão das escolas da rede pública ou particular não criem obstáculos para fornecer o professor de apoio às crianças que necessitam, pois ele é essencial na educação da criança que se enquadra no TEA - Transtorno de Espectro Autista, vai garantir a educação

inclusiva, adaptando as atividades para o aluno, e garantindo a segurança no ambiente escolar. A diretora da AMA explica ainda que o amparo está na Lei 12.764/12 no seu artigo 3º, regulamentado pelo decreto 8368/2014, considera crime de discriminação, pela Lei Brasileira da Inclusão no artigo 88. Confira algumas listas de direitos e obrigações das escolas: uNão podem negar matrícula; uNão existe limite de pessoa

com deficiência por sala; uNão pode cobrar a mais ou exigir dos pais o custeio do professor especialista; uNão podem exigir avaliação prévia; uDevem oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE) em contraturno; uDevem conter em seus planos de ensino, diretrizes de educação inclusiva, entre outros. Vera Ottonelli Durli, conclui explicando que “o gestor escolar ou autoridade competente que recursar a matrícula de aluno com o transtorno do espectro autista ou qualquer outro tipo de deficiência, será punido com uma multa de 3 a 20 salários mínimos, punidos com penas de 1 a 3 anos de prisão”. No mês de novembro/2023, o Governo Federal lançou o Plano “Novo Viver sem Limite” com cerca de 100 ações para as pessoas com deficiência e investimentos de mais de R$ 6 bilhões. Em caso de desrespeito os pais podem denunciar, buscar apoio com a equipe da AMA, no Ministério Público ou ainda na Secretaria Municipal de Educação.


AGRONEGÓCIO 12 Recupera SC: Etapa 2 destina R$ 123,4 milhões para agricultura As chuvas intensas, vendavais e granizos ocorridos em outubro e novembro provocaram prejuízos de aproximadamente R$ 3 bilhões nas propriedades rurais. Para amenizar as perdas e estimular a permanência dos agricultores no campo, o Governo do Estado de Santa Catarina lançou nesta quarta-feira, 29, o Recupera SC – 2ª etapa, que na área da agricultura contempla a prorrogação de parcelas do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR), ampliação do Programa Terra Boa, Pronampe Agro Emergencial, Reconstrói SC e Indenização de animais mortos nas enchentes. Os recursos totalizam R$ 123,4 milhões. Os agricultores poderão solicitar a prorrogação de parcelas de financiamento do FDR, envolvendo os programas Fomento Agro SC, Prosolo e Água SC, Reconstrói SC, Realiza e Conecta Agro, com prorrogação das parcelas com vencimento no período de 1º de outubro de 2023 a 31 de março de 2024. Foram realocados recursos do Projeto Calcário para o Projeto Sementes de Milho, isso representa um acréscimo de 50 mil sacas para atendimento de aproximadamente 12 mil agricultores, e replantio de 50 mil hectares. Também estão sendo disponibilizadas 12 mil sacas de semente de arroz para atender em até 30 sacas por agricultor, beneficiando no mínimo 400 produtores e replantio de 2 mil hectares de lavouras. O Estado liberou recursos que chegam a R$ 50 milhões para implementação do Programa Pronampe Agro Emergencial, com a subvenção dos juros dos financiamentos. Por meio do FDR/ SAR, a subvenção será de 3% sob a operação de crédito contratada pelos agricultores. O programa será operado em duas linhas, projetos de custeio e projetos de

investimento. Na subvenção a projetos de custeio, o valor de enquadramento de projeto será de até R$ 50 mil por propriedade rural. A subvenção de juros será concedida para o período limitado a um ano, com valor atualizado para o valor presente e pago em parcela única, na vigência do contrato, atendendo cerca de 13.400 produtores. Para subvenção a projetos de investimento, o valor de enquadramento de projeto será de até R$ 100 mil por propriedade rural. O prazo de pagamento será de até dois anos, beneficiando cerca de 12.500 famílias. Serão destinados R$ 50 milhões para o Programa Reconstrói SC, destinado ao de financiamento para atendimento emergencial às propriedades rurais e pesqueiras de Santa Catarina, em municípios com decreto de emergência ou calamidade pública. O programa financia investimentos para recuperação de estruturas, máquinas ou equipamentos, destruídos ou danificados por evento climático extremo. Atende às famílias que se enquadram no Pronaf, o limite é de até R$ 12 mil por família, com prazo de pagamento de até 5 anos, com 50% de desconto para pagamento das parcelas em dia, sem juros. O Fundo de Defesa Sanitária Animal (Fundesa), da Secretaria de Estado da Agricultura vai indenizar os criadores que comunicarem perdas de animais nas enchentes. O aporte de recursos é de R$ 2 milhões. Para acessar os programas os produtores devem procurar o escritório local da Epagri. Os prejuízos atingem 176 municípios catarinenses e 52.736 estabelecimentos. As maiores perdas foram registradas em lavouras das culturas de fumo e cebola, trigo e arroz, milho, soja e das hortaliças e fruticulturas.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023

Cidasc celebra 44 anos na defesa agropecuária de SC *Foto e Info: GOV-SC

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) celebrou seu 44º aniversário na última semana. Em evento de comemoração, houve destaque na trajetória da Cidasc ao longo dos anos, ressaltando seu papel vital na promoção da sanidade animal, vegetal e inspeção de produtos agropecuários. A presidente, Celles Regina de Matos, agradeceu o apoio que o Governo do Estado tem fornecido à Companhia neste momento de emergência zoossanitária devido à Influenza Aviária. “Nossos líderes compreenderam os riscos envolvidos e vieram conosco nesta defesa do Estado”, disse a presidente. Manter esta doença longe dos aviários comerciais é essencial para a avicultura catarinense continuar exportando. Celles, enfatizou a importância da entidade e destacou sua gratidão a todos os colaboradores e parceiros que contribuíram para o sucesso da instituição. “Celebramos hoje os 44 anos de uma empresa pública reconhecida pelo seu trabalho e por seus profissionais competentes, engajados, que trabalham com afinco, que fazem a diferença quando falamos em defesa agropecuária, forte e de excelência. Mais uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso contínuo com a promoção da saúde única. A Cidasc de portas abertas é um convite à comunidade para conhecer nosso trabalho,

celebrar nossas conquistas e participar ativamente do sucesso desta jovem empresa. Quero expressar minha profunda gratidão à equipe da Cidasc, que trabalha incansavelmente para assegurar a sanidade agropecuária em nosso estado. Juntos, continuaremos a trilhar o caminho do sucesso e excelência na defesa agropecuária”, destacou. O evento também foi marcado por investimento em equipamentos. Foram entregues 10 caminhonetes 4×4 L200 da Mitsubishi e 5 caminhonetes Strada da Fiat, destinados às ações de prevenção e enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Esses veículos reforçarão os Departamentos Regionais e contribuirão para as ações de proteção sanitária do plantel comercial de Santa Catarina. Nas inovações, foram entregues 20 drones que proporcionarão uma visão aérea abrangente e eficiente em todas as áreas de atuação. A tecnologia é uma ferramenta valiosa nas mãos dos profissionais, permitindo um monitoramento mais assertivo, com imagens em alta resolução e alcançando distâncias que são difíceis de monitorar em função do relevo catarinense. Foram entregues ainda 180 tablets, da marca Samsung, no valor total de R$ 429.627,60, também adquiridos com recursos do Governo do Estado, para o trabalho das equipes técnicas.


Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

AGRONEGÓCIO

13

Epagri Campos Novos, promove formatura de jovens rurais *Fotos: ASCOM/Epagri

Curso teve encerramento no mês de novembro. A Regional da Epagri de Campos Novos, realizou no dia 30 de novembro a solenidade de formatura de Jovens Rurais, que participaram do Curso ‘Organização, Gestão e Protagonismo’. Os objetivos do curso são: construir e oferecer conhecimentos para desenvolver competências nas áreas humana, social, ambiental, técnica e de gestão da propriedade rural,

além de capacitar os jovens para a execução de atividades agropecuárias rentáveis, melhorando a qualidade de vida e viabilizando a permanência desse grupo no campo. Os jovens estavam acompanhados de seus familiares e amigos, marcaram presença também os secretários municipais da agricultura, prefeitos e técnicos da Epagri dos municípios que foram contemplados com o curso. A coordenadora do curso, extensionista da

Epagri Ilda Trevisan, destacou a importância deste tipo de formação que atua na capacitação, atendimento às famílias atendidas e o trabalho junto a economia social rural, com dados e avaliação da juventude rural na sucessão dentro das propriedades. O curso iniciou no mês de março e foi realizado durante nove alternâncias, de três dias por mês, onde os jovens ficaram hospedados no Cetrecampos. Nesses encontros eles tiveram atividades teóricas

e práticas, com atividades de campo e viagens técnicas, para reconhecimento e apropriação dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Além disso, foram ministradas oficinas de alimentação, atividades de cultura e lazer e palestras de assuntos solicitados pelos jovens. Ilda Trevisan explicou que todos os projetos apresentados pelos alunos serão aplicados em suas propriedades. Para a Epagri, essas atividades configuram

momentos de atividades extras, todos os instrutores do curso são extensionistas da Epagri e das regionais. Além das atividades realizadas no Centro de Treinamento, os jovens tiveram assistência técnica periódica dos profissionais dos escritórios. “O curso mostra aos alunos novos horizontes, além daquilo que eles estão fazendo em suas propriedades, para que eles possam ter outras opções de atividades, melhorando

os processos na propriedade” enfatizou a coordenadora Ilda Trevisan O curso “Organização, Gestão e Protagonismo” é resultado de uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.


REGIÃO 14 VARGEM Prefeita relata prejuízos significativos após enchente Milena Lopes, prefeita de Vargem, anunciou a imprensa nesta última semana, informações atualizadas referentes a enchente que atingiu o município, no período de chuvas no estado. Segundo Milena, pelo menos 70 famílias foram atingidas. Três famílias perderam todos os móveis e cerca de 15 tiveram perdas parciais dos móveis. Na semana passada, uma campanha foi realizada para arrecadar donativos para os atingidos. Ruas e passeios foram danificados na área urbana. A captação de água precisou ser interrompida uma vez que o poço artesiano que abastece a cidade foi atingido pela enchente. A rede de água também foi danificada interrompendo o fornecimento para a população.

*Foto e Info: ASCOM/PMV

Segundo Milena, a prefeitura distribuiu água potável e ainda trabalha para reparar os danos na rede. Depois de vários dias de trabalho o sistema de distribuição de água está sendo restabelecido aos poucos na cidade. No interior foram registrados estragos em 700 km de estradas rurais. Pelo menos seis pontes foram danificadas com a enxurrada. Vargem conseguiu

R$ 500 mil de recursos com o governo do estado para a recuperação das estradas. "Estamos em reconstrução, peço a população que entenda este momento e nos ajude a superar essa situação difícil". Devido a todos estes gastos registrados no município, a prefeitura juntamente com a CCO decidiu suspender parcialmente as atrações da Expo Vargem, marcada para o mês dezembro.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023

Municípios da Amplasc receberão R$ 3 Milhões em recursos A AMPLASC (Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina), terá os 7 municípios atendidos no aporte de recursos lançado última semana pelo Governo de SC e Poderes. A iniciativa prevê ações para ajudar na reconstrução do estado devido às chuvas. No quesito de divisão, os municípios serão atendidos da seguinte forma: uR$ 500mil: Abdon Batista, Campos Novos, Monte Carlo e Vargem; uR$ 350 mil: Brunópolis, Celso Ramos e Zortéa; A distribuição dos recursos para os municípios considerou 5 critérios: os atendimentos de emergência, as ações para reparar a infraestrutura danificada, o atendimento humanitário enviado para as cidades, população e decreto de situação de emergência ou calamidade pública. Os recursos serão

*Foto: Gov-SC - Info: ASCOM/AMPLASC

destinados à reconstrução das estruturas públicas danificadas, estradas vicinais e para a compra de equipamentos que ajudem no trabalho de recuperação. Todos os Prefeitos e Prefeitas da AMPLASC, estiveram presentes no anúncio, incluindo o Presidente da Associação, Volcir Canuto e o Secretário Executivo, Luciano Angonese. Ainda haverá auxílio na 2ª etapa do programa Recupera SC, Pronampe Agro Emergencial, Reconstrói SC, pagamento de indenização por animais mortos nas enchentes, prorrogação

de parcelas do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural e ampliação do Programa Terra Boa. Além da postergação de ICMS para contribuintes que estão nos municípios atingidos . O Governador Jorginho Mello também anunciou uma nova rodada de autorizações das Transferências Especiais Voluntárias (TEVs) para os municípios catarinenses. Serão feitos mais 302 pagamentos para 138 prefeituras. Os repasses totalizam R$ 453,7 milhões em investimentos até o início do segundo semestre de 2024.


15

ESPECIAL

Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br

Vamos garantir rodovias de melhor qualidade no Brasil, afirma ministro *Foto: Divultação/DNTI

Após divulgação da Pesquisa CNT 2023, ministro dos Transportes defendeu integração entre indicadores para aprimorar monitoramento das estradas brasileiras. O ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu na última semana, que a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tenham indicadores similares de condição das rodovias federais. Com dados unificados, será possível somar esforços para garantir estradas melhores no Brasil.

era de 66% e em julho deste ano, quando o levantamento foi realizado, chegou a 67,5%.

uCondições

“Nós vamos usar alguns indicadores da CNT na metodologia do DNIT, como esse dos pontos críticos, por exemplo. Precisamos unificar os dados, somar esforços para garan-

tir rodovias melhores”, disse Renan Filho, após participar da apresentação da Pesquisa CNT de Rodovias. Pela primeira vez, um ministro dos Transportes participou do lançamento dos dados.

A última pesquisa da CNT mostra interrupção na piora da qualidade das rodovias federais nos últimos anos. Em 2022 o índice de rodovias consideradas regulares, ruins e péssimas

BR-470 – Navegantes-Rio do Sul

DO GOVERNO FEDERAL

É O BRASIL NO RUMO CERTO

O Novo PAC é o maior programa de investimentos do país. Um compromisso do GOVERNO FEDERAL com SANTA CATARINA que vai gerar empregos, renda e desenvolvimento para a região. Um conjunto de obras e ações que vão transformar a vida e o futuro dos catarinenses: Duplicação da BR-470 – Navegantes-Indaial Duplicação da BR-280 – São Francisco do Sul -Jaraguá do Sul Adequação da BR-282 – Chapecó-São Miguel do Oeste Internet em 5,1 mil escolas Novas moradias do Minha Casa Minha Vida

ACESSE GOV.BR/NOVOPAC E SAIBA MAIS

Segundo o DNIT, os mais de 61 mil quilômetros que compõem a malha federal pavimentada atingiram o melhor índice de qualidade dos últimos cinco anos. O Índice de Condição de Manutenção (ICM) de outubro mostra que 65% das rodovias federais estão em bom estado. A atual gestão assumiu com 52%. “A malha rodoviária brasileira vinha piorando ao longo dos últimos anos e isso aumenta o custo logístico do país, além de reduzir nossa competitividade internacional. Hoje a gente observa uma interrupção na piora de nossas rodovias e no ano que vem vamos ter a melhor qualidade dos últimos oito anos”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho. Após a apresentação, o presidente da CNT, Vander Costa, destacou o incremento orçamentário de 2023, que possibilitou a retomada de cerca de 1 mil contratos paralisados ou em ritmo lento de execução. “Nos últimos anos o Brasil optou por não investir em infraestrutura, mas isso começou a mudar e é importante para garantir que a sociedade possa transitar por rodovias seguras, mais inteligentes”, declarou.

uSanta Catarina No estado, devido às chuvas de outubro enovembro, várias rodovias foram danificadas, seja com deslizamentos ou danos causados pela chuva. De acordo com o DNIT estadua, todas as rodovias sob jurisdição recebem melhorias constantes. Ainda com açoes das chuvas ocorrem obras na BR 470, 153, 282 e 280. Na última semana,

em um grande esforço conjunto, o Governo de Santa Catarina e os Poderes, representados pela Assembleia Legislativa (Alesc), o Tribunal de Justiça (TJSC), o Tribunal de Contas (TCE) e o Ministério Público (MPSC), aportaram recursos para a realização de repasses diretos às prefeituras. A Alesc contribuiu com R$ 30 milhões, o TJSC com R$ 13 milhões, o TCE também com R$ 13 milhões e o MPSC com R$ 10 milhões. O governo estadual completa a conta com R$ 84 milhões. No total, 55% tem como fonte de repasse o Executivo e 45% os demais Poderes. No total, serão R$ 150 milhões investidos nessa ação. No setor de estradas, rodovias e logística, os recursos serão destinados à reconstrução das estruturas públicas danificadas, estradas vicinais e para a compra de equipamentos que ajudem no trabalho de recuperação. “São recursos emergências para as prefeituras para darmos qualidade de vida para os catarineses. Nosso estado vai superar mais essa situação difícil”, disse o secretário da Infraestrutura, Jerry Comper.

uEstudo A Federação das Indústrias (FIESC) apresentou em novembro, um estudo que mostra a situação de trechos de rodovias que exigem URGÊNCIA em obras no estado. No ranking, aparecem nos primeiros lugares as BRs 470, 153, 282, 158 e 163. A análise, contempla 630 quilômetros percorridos. Diante da perspectiva de o orçamento federal para 2024 prever somente R$ 400 milhões para infraestrutura, o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, alertou para a importância de destinar emendas parlamentares para garantir a continuidade dos projetos.


16

PUBLICIDADE

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.