1796

Page 1

EMPRESARIAL

VanessaCred, completa dois anos de atuação expandindo negócios.

Milatech, oferece tecnologia aliada à construção em CN.

Produtores de Leite de Santa Catarina pedem socorro.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1796 Quinta-feira 14 de Setembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00 uPág. 06 uPág. 08 uPág. 07 Vargem seleciona trabalhos para Feira Regional de Matemática. uPág. 09
ESTADO uPág. 10
REGIÃO

EDITORIAL COLUNISTAS

Tudo é negociável?

Quanto custam os seus princípios e valores? Quanto de dinheiro é necessário para lhe convencer a fazer algo que fira seu caráter? Até que ponto você está aberto a negociar a sua reputação?

Princípios, reputação, caráter são qualidades cada vez mais questionáveis numa sociedade onde o poder e o dinheiro muitas vezes falam mais alto. O “toma lá dá cá”, muito difundido na esfera política, pode atingir diferentes setores, assumindo um papel de protagonismo na postura gananciosa de muitas pessoas, sujeitos ávidos de poder.

É bem verdade que ainda existam aqueles que presam mais pelo SER do que o TER, e assim como existem pessoas com alto poder aquisitivo que se mantém humildes, também há espaço para os arrogantes-egocêntricos, que pensam que são os donos do mundo, e pelo dinheiro que têm, imaginam que para tudo existe um preço.

Recentemente vi o depoimento de uma bancária, que veio a público denunciar agressões de um jogador de futebol brasileiro que atua na Inglaterra. Na versão da mulher de 33 anos, ela viajou para a Europa com o objetivo de negociar investimentos financeiros do jogador, mas chegando lá, o atleta tinha segundas intenções.

O atendimento cordial e amigável, que reinava na relação entre eles, deu lugar às atitudes destemperadas e invasivas de quem estava disposto a estabelecer um ato sexual a qualquer custo. Após querer “pegar à força” a mulher e ela resistir, o jogador e seu agente determinaram que a bancária ficasse em silêncio para não prejudicar a carreira do atleta e uma possível convocação à seleção brasileira.

Por mais de um ano a mulher ficou calada, porém veio a público se manifestar há poucos dias, após a divulgação de um outro ato de violência doméstica, envolvendo este mesmo jogador, nesta ocasião, em desfavor da amante, que na época, estava grávida dele.

O jogador publicamente deu a sua versão sobre o caso suspeito de violência, negou ser autor das agressões, mas o que chamou mais a atenção, foi a naturalidade quando falou das relações extraconjugais que mantinha enquanto casado. Mesmo tendo esposa, o jogador levou a amante para morar com ele, tinham uma vida social pública e a tratava como se fosse de sua propriedade.

Esse não foi o primeiro, nem o último caso desta natureza envolvendo um jogador de futebol milionário, que na maioria das vezes, são acostumados à bajulação e não sabem ouvir um NÃO como resposta. Existem mulheres que se sentem seduzidas por uma viagem sem custos à Europa? Sim! Mas da mesma forma existem muitas que não estão à venda, que sabem o seu valor e não abrem mão de seus princípios.

Por: Orli Ricardo - Jornalista

Direito Ambiental

SNUC – SISTEMA NACIONAL DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC – Lei 9.985/2000) - é o conjunto de unidades de conservação (UC) federais, estaduais e municipais. É composto por 12 categorias de UC, cujos objetivos específicos se diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos: aquelas que precisam de maiores cuidados, pela sua fragilidade e particularidades, e aquelas que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo tempo.

Dividem-se em dois grandes grupos: Unidade de Proteção Integral e Unidade de uso Sustentável, e cada modalidade de área protegida realça, em maior ou menor escala, um ou vários dos objetivos preconizados na própria definição de unidade de conservação.

Dentro da unidade de proteção integral, por conta de definição legal, ou seja, consta da lei quais são, tem-se: estações ecológicas; reservas biológicas; parques nacionais; monumento natural e refúgio da vida silvestre. Por outro lado, no que tange às unidades de uso sustentável, teremos: área de proteção ambiental; área de relevante interesse ecológico; floresta nacional; reserva extrativista; reserva de fauna; reserva de desenvolvimento sustentável e reserva particular do patrimônio natural.

Referido sistema foi concebido de forma a potencializar o papel das UC, de modo que sejam planejadas e administradas de forma integrada com as demais UC, assegurando que amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes po-

pulações, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representadas no território nacional e nas águas jurisdicionais. Para isso, o SNUC é gerido pelas três esferas de governo (federal, estadual e municipal).

Dentre seus objetivos temos: Contribuir para a conservação das variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais; Proteger as espécies ameaçadas de extinção; Contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais; Promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais; Promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento etc.

A gestão do SNUC é feita com a participação das três esferas do poder público (federal, estadual e municipal). As competências dos órgãos para a gestão do sistema vão desde a coordenação e acompanhamento do sistema, até a sua implementação propriamente dita.

O SNUC é gerido por órgão consultivo e deliberativo: representado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); Órgão central: representado pelo Ministério do Meio Ambiente, tem a finalidade de coordenar o SNUC; Órgãos executores: representados na esfera federal, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e IBAMA, em caráter supletivo, e nas esferas estadual e municipal, pelos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente. Os órgãos executores do SNUC têm a função de implementá-lo, subsidiar as propostas de criação e administrar as unidades de conservação federais, estaduais e municipais, mas nas respectivas esferas de atuação.

Por: Fabrício Carvalho . Advogado . OAB/SC 15.269

Especialista em Direito Ambiental

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

09/2023

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1000/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023 2 COTIDIANO

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Momento importante no setor do trabalho e dinheiro. Embora Mercúrio e Júpiter retrógrados possam atazanar o dia a dia no emprego e desacelerar seu crescimento, o Sol traz força e pique pra você fazer seus corres e aguentar a rotina. A luz no fim do túnel promete aparecer lá pela sexta, quando as tarefas, serviços e projetos que estavam empacados prometem desenrolar.

Touro

21/04 a 20/05

O céu avisa que você deve mostrar produtividade no serviço, agindo com charme, diplomacia e primor pra zerar as tarefas, organizar o trabalho e manter o ambiente harmonioso. Porém talvez precise ter cautela para não ser cabeça-dura, ok? Tende a se preocupar mais com a aparência e uma vida equilibrada, e aí deve ser se esforçar pra detonar a preguiça.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Seu signo deve ficar no modo tagarela e expressivo, iniciando conversas e fazendo novas relações aonde quer que vá. E essas habilidades comunicativas prometem te favorecer no trabalho, afinal tem tudo para trocar informações e conhecimentos com facilidade, fisgar as pessoas e mostrar suas ideias criativas de um jeito positivo.

Câncer

21/06 a 21/07

Este novo momento pode trazer complicações e deslizes, sobretudo em contatos profissionais. Mas bola pra frente, afinal você também deve contar com uma visão mais prática, analítica e eficiente, além de boa memória, para resolver os pepinos. Você tende a ostentar talento, criatividade e excelente capacidade de conquistar seus desejos materiais.

Leão

21/07 a 22/08

O céu revela que você deve se expressar com mais delicadeza, requinte e carisma, o que pode te ajudar a brilhar e conquistar súditos (ops!), quero dizer colegas, aliados e contatos. Com Mercúrio retrô, o dinheiro pode atrasar. Ainda bem que o temido logo acaba, seu signo brilha pro seu bolso, e aí deve ser mais sussa organizar as finanças, analisar como gasta e controlar a sua grana.

Virgem

23/07 a 22/09

O Sol traz ótimos estímulos nos próximos dias. E aí tudo indica que vai ser mais fácil organizar suas ideias, encarar a realidade com praticidade, resolver os atritos e dar andamento aos seus projetos. Momento oportuno para se cuidar, especialmente da sua saúde mental, bem-estar e autoestima. Prepare-se para curtir uma nova etapa com novas promessas no amor.

Libra

23/09 a 22/10

Esta promete ser uma semana de impacto, coleguinha. Evite ziquizira, restaurar suas forças e manter sua saúde mental, reserve momentos pra ficar só, descansar, meditar, refletir e fortalecer sua fé. Solteirou? Pois não deve ficar free por muito tempo. Já amarrou seu esquema preferido? Haja fôlego, afinal a empolgação, otimismo e criatividade tendem a ficar no volume máximo.

Escorpião

23/10 a 21/11

Os assuntos profissionais estão em destaque e você tem tudo pra arrebentar. Afinal, com o seu magnetismo e desenvoltura no modo turbo, pode atrair a simpatia e fazer sucesso com colegas, clientes e até da chefia. Com seu lado organizado ativado, deve dar conta dos seus afazeres e ainda ter tempo para as atividades com a turma. Sinal de amizades leais e verdadeiras.

Sagitário

22/11 a 21/12

Neste momento deve contar com seu lado prático, organizado e sábio ativado, o que promete ser uma mão na roda, já que há risco de enganos. Bora começar a trabalhar a favor dos seus desejos e iniciar uma poupança, meu anjo. Já sua agenda social deve bombar de atividades, convites e encontros com os amigos.

Capricórnio

22/12 a 20/01

Desejo de ser bem-sucedida(o) promete ganhar prioridade, e aí você tem tudo pra mostrar seu lado mais carismático, simpático e refinado. Mesmo que algo te estresse, deve ter delicadeza, persuasão e diplomacia para contornar a situação sem perder a cabeça ou se queimar. Os estudos, sobretudo se faz um curso superior, talvez exijam mais foco.

Aquário

21/01 a 18/02

O clima promete ficar do jeito que seu signo curte: cheio de novidades e possibilidades. Ótima fase para dar start numa ideia nova, curso, bico ou emprego. Os últimos dias também devem ser beeem melhores para negociações, contratos, acordos e transações financeiras, pois as coisas podem se desenvolver de modo mais tranquilo e favorável.

Peixes

19/02 a 19/03

Momento propício para fazer uma limpeza energética e ficar zero bala para novos inícios e oportunidades que devem pintar. E os assuntos afetivos, como ficam? Ó, os primeiros dias talvez andem vagarosos na conquista ou no romance, o clima melhora horrores e você pode apertar start nos contatinhos, ou ficar mais quente com seu amor, movimente-se!

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Governador do Distrito 4740 do Rotary cumpre agenda em Campos Novos

Marcus Vinicius D'Agostini visita entidades e tem encontro com Prefeito e Presidente da Câmara de Vereadores.

O Rotary Club Campos Novos Centro foi a 25ª visita oficial do Governador do Distrito 4740 do Rotary, o empresário Marcus Vinicius Ferreira D'Agostini. A passagem por Campos Novos ocorreu na última semana e contou com uma programação bastante intensa, com a ida em entidades do município, encontros com autoridades, coletiva com a imprensa e, é claro, reunião com os integrantes do Rotary Centro.

Para assumir a função de Governador do Rotary, Marcus esteve em treinamento por cerca de dois anos, num processo de capacitação no Brasil e no exterior. Em entrevista, Marcus contou que atua no ramo farmacêutico na cidade de Maravilha, mas que agora já transmitiu aos filhos a incumbência de dar continuidade ao empreendimento, para que seja possível se dedicar mais à prática rotariana.

“A gente vem trazer a mensagem do nosso presidente do Rotary Internacional e as metas para o Distrito. É a 25ª visita e a previsão é que até o dia 27 de outubro eu consiga cumprir com o roteiro completo. Ao longo do dia fizemos visitas aos projetos onde o Rotary atua, ouvimos su-

gestões, nosso intuito é promover a parceria público-privada, conhecer os projetos”, contou.

Durante toda a agenda na cidade, além da companhia da esposa, o Governador contou com a colaboração do Presidente do Rotary Club Campos Novos Centro, Thiago Durli. Juntos estiveram visitando o Poder Legislativo, onde conversaram com o Presidente João Batista Ramos de Almeida (Tita), na Prefeitura, com o Prefeito Gilmar Marco Pereira, bem como nas entidades AMA e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

“Estive aqui na posse do Rotary em julho, agora estou retornando para uma visita oficial e vejo que é um clube jovem, que está bem motivado a trabalhar. Conta com vários bons projetos, que estão firmando parcerias e investindo na comu-

nidade, pois não fazemos nada sozinhos, é um belo trabalho e tenho que dar os parabéns”, salientou Marcus.

Há dois meses à frente da Presidência do Rotary Club Campos Novos Centro, Thiago julga muito importante esta vinda do Governador numa visita oficial. Neste encontro foi possível apresentar todos os projetos que o grupo está envolvido, as ações na comunidade e as promoções que visam promover a integralização e o bem-estar da sociedade.

“Para nós é muito bom termos uma visita oficial, ele nos traz as metas de fundação e debatemos os projetos. Estou associado há um ano e meio no Rotary, na última gestão já fiz parte da Diretoria, na Fundação Rotária e QDA (quadro de desenvolvimento associativo) e agora estou exercendo a função de presidente.

Estamos desenvolvendo vários projetos, lançamos em agosto a segunda ‘Rifa da Cerveja’, temos o projeto ‘Bebê Aquecido’, e já temos três eventos fechados para os próximos meses com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, sendo a corrida ‘Corra por elas’ no dia 08 de outubro, a ‘Caminhada Rosa’ e a realização do ‘Bingo Rosa e Azul’, no dia 04 de novembro”, comentou Thiago.

Historicamente uma das principais bandeiras do Rotary é o combate contra a poliomielite, o Rotary trabalha para erradicar a doença há mais de 35 anos. Como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, atingiu o índice em 99,9% nos casos de pólio desde o primeiro projeto de vacinar crianças nas Filipinas, em 1979.

Especificamente neste ano, o lema Rotário é “Crie Esperança no Mundo”. Conforme o Governador, a escolha foi motivada pela realidade vivida na Tailândia após o Tsunami de 2004, onde rotarianos ajudaram a reestruturar o país com muito trabalho, fundando escola, creches, levaram esperança para o local.

O Governador do Distrito 4740 do Rotary segue com a sua missão, onde até o final de outubro busca visitar os 56 clubes do distrito, incluindo Rotaract, Interact, Rotakids e Casas da Amizade.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023 4 COMUNIDADE
*Foto: Orli Ricardo/O Celeiro
Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br 5 PUBLICIDADE

VanessaCred completa dois anos em Campos Novos

Empresa oferece crédito e serviços acessíveis a população.

Com atividades iniciadas em 2014, a VanessaCred foi criada para auxiliar a população a ter acesso fácil ao crédito, consórcios e também para oferecer informação a todos que necessitam saber mais sobre o mercado financeiro.

“Começamos em Monte Carlo e hoje temos lá a Corretora de Seguros. Em 2021 apostamos em Campos Novos, estando presente no centro da cidade. Inicialmente eu e a minha esposa Vanessa começamos a atender aqui no município, nós dois trabalhamos um ano, e em fevereiro contratamos nosso primeiro funcionário na cidade e hoje, já temos três pessoas atendendo a população”, comenta Vorlei Cruz, sócio proprietário da empresa que também tem formação de Personal Financeiro.

Segundo o empresário, a empresa atende os seguintes segmentos: Mercado Financeiro, Área de Seguros, Consórcios e Crédito. “A empresa se chama VanessaCred, pelo nome da esposa Vanessa Fortes que é Bacharel em Administração e uma pessoa que nos inspira. Ela atua também nesse segmento desde 2015 e temos nos atualizado constantemente para entender e atender os clientes, esclarecer dúvidas e

poder dar confiança a todos”, afirmou. Vorlei destacou ao Jornal O Celeiro, sobre a responsabilidade de atuar numa empresa que fornece crédito. “Nesse quesito, todos sabem que trabalhar com dinheiro, é uma responsabilidade, desde que começamos no setor nos preparamos para estudar, aprender e poder oferecer o que temos de melhor às pessoas que buscam ajuda financeira. Atuamos no Mercado Financeiro desde 2006 e temos experiência nesse ramo que cresce constantemente”, ressaltou.

A VanessaCred trabalha com soluções financeiras e diversas linhas de produtos, os principais sendo: o Crédito Consignado; Crédito Pessoal; atendimento a Aposentados e Pensionistas do INSS; Funcionários Públicos Estaduais e Federais; Financiamento e Refinanciamento de Veículos e também de Imóveis; Consórcios de Automóveis, Imóveis e serviços de Seguros (Automóvel, Residencial, Equipamentos, Vida, Frotas); e ainda, Cartão de Crédito e linhas exclusivas para Pessoa Jurídica.

“Completamos dois anos de VanessaCred e Seguralta em Campos Novos e temos orgulho em dizer que crescemos com as pessoas. Pretendemos crescer ainda mais e temos colocado mais de R$ 7 Milhões em crédito na cidade. Esse dinheiro é injetado na economia, é gasto no comércio e prestadores de serviço e contribui para o crescimento do município, e isso nos anima em continuar crescendo”.

A empresa possui mais de mil clientes de seguros em Campos Novos e Região, e também preza em manter e expandir os negócios para atuar nos mais diversos segmentos, capacitando especialistas para atuar diretamente em cada tipo de produto.

“Não queremos ser um banco, mas queremos poder oferecer todos os serviços disponíveis de uma forma humanizada onde os clientes aprendam e confiem em nosso trabalho. Em breve estaremos também começando a oferecer Investimentos e Corretora de Valores, que também agregam ao nosso negócio”, complementou Vorlei.

A VanessaCred - Seguralta está localizada na Rua: Coronel Farrapo, 743, Sala 01, Centro, Campos Novos, ao lado da Auto Escola Sinal Livre. O contato para atendimento é o (49) 3544-1966.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023 6 EMPRESARIAL
*Foto: Divulgação

De tijolinho em tijolinho casal vem se consolidando e se tornando referência na Construção Civil

Num setor cada vez mais tecnológico, MILATECH leva ao cliente recursos de ponta no processo de construção do seu lar.

Um casal que une esforços, trabalha junto e prospera junto. Em síntese é desta maneira que a MILATECH vem construindo a sua história desde o ano de 2017, sob o comando do casal Robson Milani e Caroline N. Cassaniga, ambos Engenheiros Civis. A empresa, especialista em projetos de engenharia e gestão de obras, conta diretamente com uma equipe de cinco pessoas, e vários outros colaboradores e parceiros indiretos, que se juntam por um propósito sublime, o de realizar sonhos.

O empresário Robson Milani, formado em 2016, conta que a criação da MILATECH - Engenharia e Construção, surgiu de uma necessidade, durante uma crise no setor de construção civil. Após espalhar alguns currículos e não encontrar oportunidades, como um bom engenheiro que é, não só solucionou o problema, como também criou uma grande oportunidade ao criar o seu próprio negócio.

“Trabalhava noutra construtora como funcionário, mas devido à crise no setor, com poucas obras, não tive condições de permanecer. Diante da escassez de trabalho na minha área, me vi obrigado a abrir o meu escritório de engenharia e no início, o propósito era simplesmente conseguir ter o próprio sustento. A visão era de fazer tudo, assumia todos os projetos que apareciam, aliás, quando você abre um negócio não é possível escolher o serviço”, relembrou Robson.

Com o passar do tempo, no entanto, o casal foi fazendo especializações e aprimorando o seu modo de atuação no mercado. Além de toda a elaboração e

aprovação de projetos, a MILATECH tem como principal diferencial o uso da tecnologia. Investindo constantemente neste quesito, a empresa oferece um software diferente para cada tipo de serviço, algo que pouco se vê na região, o que proporciona um detalhamento executivo bem mais específico, facilitando o entendimento do cliente e prevenindo problemas na execução da obra.

“Aqui nosso cliente, através da tecnologia de realidade virtual, consegue caminhar dentro da sua futura obra. Trabalhamos com a metodologia BIM, ou seja, fazemos uma construção virtual, um sistema bem mais avançado do que os projetos desenvolvidos no AutoCAD, por exemplo, o cliente tem a noção exata de como ficará a sua obra, antes mesmo dela começar a sair do papel”, explicou Caroline.

Os empresários entendem que o ideal é estabelecer um contato com o cliente antes mesmo do início do projeto, assumir uma construção em andamento é um processo que oferece mais riscos, podendo implicar no curso da obra. A empresa não atua com serviços por empreitada, tendo uma metodologia diferenciada para execução e gerenciamento de obras. A empresa realiza desde projetos e obras comerciais a residências, mas o que faz o coração bater mais forte são os projetos e obras residenciais.

“A obra em si, ela é muito importante, mas para que ela seja bem executada necessita de um projeto bem feito, para que alterações indesejáveis não ocorram ao longo da construção. Por isso a importância de oferecermos todos os recursos tecnológicos para que o nosso cliente esteja ciente de como a obra ficará depois de pronta. Para se ter uma ideia, um projeto para uma casa de 100m² a 150m², com a parte executiva, com todos os detalhamentos, leva em torno de cinco meses para ficar pronto”, explicou Robson.

Além de toda a tecnologia empregada nos serviços oferecidos, a MILATECH tem em sua essência o atendimento humanizado, uma relação de amizade com seus clientes. “O foco é na experiência e satisfação do cliente. Nós analisamos, mudamos o projeto quantas vezes forem necessárias, para que seja executado aquilo

que o cliente quer, da forma que ele sempre sonhou, com a cara dele, e não com os nossos gostos”, comentou a engenheira.

Pelo fato de estar envolvida em todos os setores da construção civil, Caroline Cassaniga despertou uma paixão numa nova área: a arquitetura. Formada em 2020 em Engenharia Civil, Caroline agora está cursando a faculdade para se formar arquiteta e agregar ainda mais conhecimento e experiência à MILATECH.

“Hoje atendemos o público que deseja fazer a sua casa e já desenvolvemos o projeto arquitetônico. Atendemos também profissionais de arquitetura parceiros, fazendo os projetos complementares, que seriam hidrossanitário, elétrico e estrutural. Oferecemos o serviço completo e ainda estamos sempre levando informação e conhecimento aos nossos parceiros e colaboradores terceirizados”, enfatizou Caroline.

Os empresários destacam a importância de ter pessoas de confiança, com valores sólidos e comprometidas em realizar o sonho das pessoas fazendo o seu o melhor. E com base nisso eles escolheram a dedo cada integrante da sua equipe, tendo a certeza de que vão atuar dando o seu melhor para os clientes, assim como os empresários fazem. Caroline ressalta que, ninguém faz nada grandioso sozinho, e por isso uma equipe comprometida é essencial para um projeto e obra de qualidade.

Os engenheiros Robson e Caroline também estão sempre participando de feiras e eventos de engenharia e arquitetura, a nível estadual e nacional. Inclusive, o casal já esteve em Brasília ano passado participando de um grande evento de capacitação e voltará à capital federal para um novo encontro ainda em 2023.

Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br 7 EMPRESARIAL
Caroline N. Cassaniga e Robson Milani Equipe Milatech: Jonatas, Daniely, Willian, Caroline e Robson *Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Produtores de leite de Santa Catarina pedem socorro

pressivos os valores anunciados pelo Brasil para ajuda nanceira à Argentina e a outros países.

RCN 748 | rcnonline.com.br

Carta branca para combater a violência contra a mulher

Quinto maior produtor de leite do país, Santa Catarina garante uma oferta na casa de 3,1 bilhões de litros por ano, o que corresponde a 8% da produção nacional.

Esse vigoroso setor, que envolve pequenas e médias propriedades rurais e cerca de 70 mil famílias catarinenses, está sob ameaça, assim como toda a cadeia produtiva nacional.

Por aqui, uma série de debates e audiências públicas buscam listar os problemas e propor soluções.

Relatando perdas consideráveis nas receitas e cobrando providências imediatas das autoridades, os produtores temem a falência do setor e m da sucessão familiar nas pro-

priedades agrícolas.

Dentre os motivos da crise, são apontadas as importações de leite do Uruguai, Argentina e Paraguai, países do Mercosul, que têm situações tarifárias diferenciadas. Além disso, os produtores também reclamam do alto custo para produção de leite, lembrando dos enormes investimentos para manutenção das propriedades, e do preço baixo pago atualmente a eles pelas indústrias.

Medidas

Segundo os produtores, o aumento das alíquotas de importação anunciada pelo governo federal para alguns produtos tem pouco efeito pois referem-se apenas a compras feitas de países de fora do Mer-

cosul, quando, na verdade, o grande impacto deve-se justamente aos produtos que vêm especialmente da Argentina e do Uruguai. Eles alegam que a importação de leite saltou da média anual de 3% para perto de 12% do volume consumido no país.

O que os produtores sugerem é uma espécie de “barreira tecnica”, como por exemplo, igualdade de condições nas regras ambientais econômicas e trabalhistas.

Já a ajuda nanceira de R$ 200 milhões anunciada pelo governo federal foi considerada insu ciente. Foi lembrado que o setor automobilístico conseguiu recursos de R$ 1,5 bilhão e que são muito mais ex-

“A cadeia de produção do leite tem inúmeros desa os para melhorar sua competitividade, mas entendemos que o governo deve fazer tudo que estiver ao seu alcance para proteger essa cadeia produtiva, e também dar meios para que esses que produzem sejam fortes, gerando emprego e renda”, defendeu o vice-presidente regional da Facisc para o Noroeste, Maikel Frey, em audiência pública realizada em São Miguel do Oeste.

Reivindicações

No rol das demandas dos produtores estão: m da importação de leite em pó; concessão de incentivos scais pelo governo aos produtores; redimensionamento das indústrias; aumento de crédito presumido do PIS e Co ns; um plano a médio prazo mais competitivo com redução de custos dos lácteos; redução da margem do comércio que revende o produto e a possibilidade de aumento da produção interna, visando uma futura exportação de leite.

Marilisa Boehm: “protocolo único”

Em entrevista exclusiva à Rede Catarinense de Notícias, a vice-governadora Marilisa Boehm falou sobre sua decisão de entrar na vida pública, o combate à violência contra a mulher e a participação feminina na política.

Disse que enquanto policial civil, sua bandeira sempre foi a defesa das mulheres vítimas de violência, mas que, para ser ouvida, precisava entrar na vida pública. “Fui candidata a vereadora em 2012, depois candidata a vice-prefeita, sempre em Joinville, quando surgiu o convite do então senador Jorginho Mello para ser candidata a vice-governadora. Depois da conquista do mandato, o governador Jorginho Mello me deu carta branca para combater a violência contra a mulher no estado”.

E para isso, disse que “a ideia é unir todos os órgãos e entidades que atuam com a mulher, pois o trabalho é feito isoladamente e queremos ter um protocolo único. Será mais conciso, para dar uma direção para todas essas ações que são feitas nas diferentes esferas governamentais e fora da máquina pública”.

Quanto à baixa representação feminina na política, Marilisa acredita que na década passada, a razão era o medo. A vinda das mulheres para o mercado de trabalho aos poucos está levando ao empoderamento delas; acredito que daqui a 20 anos elas estarão mais encorajadas para participar da política. ”Hoje somos poucas, mas em breve seremos muitas”, acredita a vice-governadora. Entrevista completa no portal rcnonline

A Efapi 2023, uma das maiores feiras multissetoriais do sul país, realizada em Chapecó, há 56 anos, promete movimentar a economia estadual. De acordo com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, esta será a maior edição de todos os tempos, com 500 expositores, projeção de mais de R$ 200

milhões em negócios e 25 shows nacionais. Mais de meio milhão de pessoas são aguardadas nos dez dias de feira, que acontece de 6 a 15 de outubro, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves. Para assegurar mais visibilidade ao evento, João Rodrigues programou um lançamento na Capital,

no Majestic Palace, com a presença do governador do estado, deputados, Poder Judiciário, Ministério Público, imprensa e outras autoridades. Dentre as atrações do evento constam Rodeio, Parque Desbravalley, Exposição Agropecuária, 25 shows nacionais e 40 apresentações musicais de ar-

tistas locais.

Alguns dos shows nacionais programados: Alexandre Pires; Simone Mendes; Luan Santana; Munhoz e Mariano; Kevin O Chris; Israel e Rofolfo; Jorge e Mateus; DJ Kvsh; Kamisa 10; Fernando e Sorocaba; Bruno e Marrone; Gustavo Mioto; Ana Castela e demais atrações.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023 8 ESTADO
A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
O encarecimento do custo de produção, a baixa remuneração e o crescimento da importação de leite e derivados são as principais queixas
Vice-governadora
Efapi 2023 promete ser a maior edição em 56 anos
RODOLFO ESPÍNOLA / AGÊNCIA AL RICHARD CASAS / GVG
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224
Audiências públicas buscam listar os problemas e propor soluções para o setor

Administração Municipal lança Programa “Campos Novos + Segura”

Evento de lançamento contou com a participação de autoridades e forças de segurança.

Com direito a carreata com os carros das forças de segurança nas ruas centrais da cidade, foi lançada oficialmente na última semana, no Auditório da Biblioteca Pública Municipal, o Programa “Campos Novos + Segura”. A ação é uma iniciativa da Administração Municipal que visa dar mais segurança, bem-estar e tranquilidade aos alunos, pais, professores e todas as áreas públicas.

O programa teve origem após o episódio trágico ocorrido no início de abril, em uma creche de Blumenau, onde quatro crianças morreram e cinco ficaram feridas. Ao longo dos últimos cinco meses, o Poder Executivo de Campos Novos, com o apoio de entidades, forças de segurança e associações do município, elaboraram estratégias para o desenvolvimento e aplicação de ações que venham a tornar a cidade mais segura e eficiente.

Durante o evento de lançamento, foi anunciado um novo pacote de investimentos na área de segurança, que contemplam aquisições de viaturas e equipamentos, implantação de protocolos, treinamentos e novas contratações para as equipes de segurança. De acordo com a Administração, além dos convênios que

já existentes com as Forças de Segurança (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), os quais ultrapassam R$ 1 milhão, o executivo está fazendo um aporte de R$ 2,5 milhões num pacote de investimentos.

“Grandes investimentos estão sendo realizados para garantir que as áreas do município sejam ambientes familiares e seguros. Na contramão de muitas cidades, em plena recessão, são mais de R$ 3,5

milhões ao ano que o executivo municipal de Campos Novos está investindo no bem mais precioso: as pessoas”, informou a Administração.

No evento, o Prefeito Gilmar Marco Pereira, chegou numa das novas viaturas da Guarda Patrimonial Municipal, e mostrou muito entusiasmo ao falar do programa e o impacto positivo que o mesmo deve causar no dia a dia da população. O chefe do executivo mencionou os

investimentos em equipamentos, o incremento no efetivo da Guarda Municipal, por meio da realização de um concurso público, bem como falou do reforço na vigilância nas escolas e a implementação do reconhecimento facial.

“Para a equipe da Guarda Patrimonial Municipal, além de um salário maior, vamos oferecer capacitação, novos equipamentos e melhores condições de trabalho. Hoje entregamos uma caminhonete, aquisição com recursos próprios, uma viatura foi também realocada para o departamento, recebemos duas motos que pertenciam a ROCAM da Polícia Militar que estavam em desuso”, apontou Marcos.

Ainda de acordo com o prefeito, o sistema de câmeras de reconhecimento facial incialmente foi implantado em 16 escolas do município, duas delas localizadas no interior, sendo uma na escola de ensino infantil do Ibicuí e a outra na unidade de ensino fundamental da Barra do Leão.

“Metade de nossas escolas já foram contempladas, começamos pelas maiores até chegarmos nas menores. Esse trabalho aumenta também a segurança dos pais em casa, que são avisados assim que o filho passa pelo equipamento ao chegar na escola, passa mais segurança para os professores e para nós, enquanto gestão”, finalizou o Prefeito.

Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023 www.jornalceleiro.com.br 9 CAPA
Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Patrimonial estiveram presentes *Fotos: ASCOM/PMCN - Orli Ricardo/O Celeiro

Feira Municipal de Matemática seleciona trabalhos para apresentação em Feira Regional

No evento da Feira de Matemática da etapa municipal, projetos excelentes foram selecionados para representar Vargem na próxima fase: a Etapa Regional. Esses trabalhos destacaram-se não apenas

pela profundidade de seu conteúdo matemático, mas também pela criatividade e dedicação dos alunos envolvidos.

A participação nessa etapa é um testemunho do comprometimento das es-

colas locais com o ensino da matemática e a promoção do pensamento crítico entre os estudantes.

A jornada agora continua na Etapa Regional, onde esses projetos te-

rão a oportunidade de brilhar ainda mais, competindo em um cenário mais amplo e demonstrando o talento matemático presente em Vargem e também a qualidade da educação fornecida no município.

Vargem recebe primeiros exames feitos na Unidade Móvel do Sesc

Na última semana, foi realizada na sede da Amplasc, a entrega dos primeiros exames de mamografia, resultantes da parceria entre o município de Vargem e o Sesc. A entrega representa um importante passo na busca pela prevenção e cuidado com a saúde das mulheres da região. Os exames foram realizados no Sesc Móvel, gratuitamente.

A servidora Mari Tânia, que está como Secretaria de Saúde interina, representou Vargem na cerimônia de entrega.

Sua presença simboliza o compromisso da Administração Municipal em promover o acesso à saúde de qualidade para todas as cidadãs. Os exames de mamografia são uma ferramenta fundamental na detecção precoce do câncer de mama, uma doença que, quando diagnosticada em estágios iniciais, apresenta maiores chances de tratamento e cura. Graças a essa parceria entre Vargem e o Sesc, mais mulheres terão a oportunidade de realizar esses exames de forma acessível e conveniente.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023 10 REGIÃO VARGEM
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023 12 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.