1789

Page 1

COMUNIDADE SAÚDE POLÍTICA

Secretaria cria novo plano de atendimento dos Postos de Saúde.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1789 Quinta-feira 27 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00
uPágs. 04 e 05 u uPág. 08 Presidente da Câmara, João Batista Ramos de Almeida fala sobre trabalho no Legislativo. uPágs. 06 e 07 Câmara entrega moções de parabenização e aplauso.

EDITORIAL COLUNISTAS

Tenha medo de amanhã estar no mesmo lugar

Não aceite viver na escuridão da sombra dos outros. Cada um de nós ganhou a oportunidade de viver, fazer parte de uma Era, então viva, construa a sua própria história. Não permita que as outras pessoas decidam por você, seja protagonista da sua própria trajetória, faça isso por você, pois você mesmo será o maior beneficiado de tudo isso.

Independente da sua idade, tenha certeza que ainda dá tempo, não deixe para depois, a hora é agora. Não espere ver a sua brilhante ideia ser executada por outra pessoa, tenha iniciativa, ande com suas próprias pernas, não use desculpas como muletas, livre-se de tudo aquilo que lhe impede de evoluir para o melhor e saiba que a única pessoa capaz de fazer você desistir dos seus sonhos é você mesmo.

Lhe digo uma coisa, a maioria das pessoas compactuam com o mesmo pensamento limitante e muitas vezes deixam passar oportunidades capazes de mudar suas vidas. Confesso, que pode levar anos para mudar a mentalidade, muitas pessoas não nascem assim, acabam mudando com o tempo, e eu, me considero ser um exemplo vivo.

Particularmente, essa mudança de postura foi provocada por um fator externo, onde enxergaram em mim o potencial que nem eu mesmo via. Esta virada de chave é libertadora, e a partir daquele momento a palavra impossível deixa de fazer parte do nosso vocabulário. Hoje eu penso, “Pode parecer difícil, mas o impossível fica por conta da opinião das outras pessoas, não da minha”.

Cada vez que uma pessoa muda essa chave, o universo ganha um sujeito desprendido, proativo, um inimigo do comodismo. Sujeitos que estão sempre atentos às oportunidades nunca esperam estar 100% prontos para assumir um compromisso, afinal, preste atenção nesta frase - no mundo, sempre haverá alguém que fará melhor que você a função que você foi designado a desempenhar. Devemos estar preparados para assumir os desafios, sobretudo mentalmente. Tecnicamente deveremos ser eternos aprendizes.

E, por falar em constante aprendizagem, ontem, dia 26, completei um ano na função de editor-chefe do Jornal O Celeiro, um dos grandes desafios que assumi nos últimos anos. E posso afirmar, que se soubesse o quão gratificante é exercer este ofício, o de narrar fatos, contar histórias, já estaria aqui há muito mais tempo! Que venham novos desafios!

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

OAB em Destaque

TUTELA COLETIVA: INSTRUMENTO DE EQUILÍBRIO DAS RELAÇÕES DE PODER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Aparentemente, desde os primórdios da humanidade, as relações sociais pautaram-se no poder que um integrante de uma comunidade exerce sobre os demais, poder este revelado das mais diversas formas e nuances e que ao final se traduzem em um domínio social que é assegurado pela força e pelo dinheiro.

Nas sociedades primitivas, esse poder sempre teve como atributos intrínsecos a força e o domínio econômico, independentemente da existência de uma moeda comercial, porquanto se, de um lado a conquista de capital econômico demandava a capacidade de arregimentar um exército, a manutenção da força exigia capacidade econômica de sustentar soldados e vice-versa, em um circuito que se retroalimentava.

Contemporaneamente, nas sociedades em que vigora o Estado de Direito, o Estado centraliza e monopoliza a força e, nas relações entre os cidadãos, o poder se exprime através do capital econômico, que em tudo influencia: costumes, política, organização do Estado, legislação.

E as pessoas que agregam expressivo capital econômico têm –além do potencial de contribuir para o desenvolvimento da uma sociedade de uma forma em geral –, a tendência de também tentar impor de forma velada e, talvez, até inconscientemente, os seus interesses em detrimento dos direitos dos demais integrantes da sociedade. E, na maior parte das vezes, o fazem de forma legítima, através de leis.

Por outro lado, uma minoria de pessoas e de organizações empresariais, ignorando os legítimos interesses e direitos de terceiros, agem, deliberada edeliberada e capciosamente, pela satisfação de seus interesses, computando o direito de terceiros como lucro, em flagrante violação das leis.

Ao que tudo indica, contudo, o mais corriqueiro é que as organizações empresariais, no afã de se obter lucros ou evitar prejuízos e sob a pressão do mercado e investidores, que são implacáveis, agem açodadamente, ignorando um desejável planejamento e deixando de tomar as cautelas necessárias para evitar danos a terceiros ou parceiros. Contudo, ignorar deliberadamente o direito de terceiros ou agir de forma desleixada no cumprimento das diretrizes desejáveis para a preservação de direitos dos demais atores da sociedade, acaba sendo um padrão de comportamento que é reforçado pela pequena ou nula chance de ser responsabilizado ou punido pelo ato. Isso ocorre principalmente quando o ato prejudicial se encontra pulverizado em centenas ou milhares de pessoas que, individualmente, não têm força ou interesse de pleitear a justa reparação ou, até mesmo, não têm conhecimento da violação do direito.

Isso ocorre na prática, por exemplo, quando um fabricante de eletrodomésticos produz determinado produto defeituoso e não admite o erro, forçando milhares de consumidores a pagar pelo conserto de um dano que não deu causa; quando um fabricante de produto alimentício reduz a quantidade ou peso de um produto, sem informar o consumidor adequadamente, induzindo-o a erro na compra de um produto com menor quantidade pelo mesmo preço, quando poderia ter escolhido de outro fabricante; quando uma empresa polui determinado curso d’água, prejudicando atividades econômicas ligadas ao uso daquele recurso natural; quando uma empresa deixa de reconhecer direitos de uma categoria, causando prejuízo econômico a todos; quando determinado órgão previdenciário aplica certos entendimentos que ferem direitos assegurados por lei aos beneficiários. São apenas exemplos que servem para ilustrar a grande gama de situações possíveis.

Não se quer com os exemplos censurar ou demonizar a atuação de empresários, empresas ou de órgãos públicos, pois como integrantes importantes e indissociáveis da nossa sociedade, em conjunto com os demais atores, moldam tudo o que existe à nossa volta.

O poder, nas suas mais diversas formas, em si mesmo, não é coisa negativa ou prejudicial, pois tudo o que o que foi construído na sociedade atual decorre da luta infindável entre os

Por: Valmir De Rós

Advogado – OAB/SC 26.310

que o detém e os que o querem tomar para si. Aparentemente, o exercício do poder de um sobre o outro é algo inerente às nossas sociedades. Em confronto com um grande agente econômico, por exemplo, na maioria das vezes o cidadão, individualmente considerado, não possui força de dissuasão, nem conhecimento técnico e jurídico, nem encontra viabilidade econômica na defesa de um direito que lhe é assegurado por lei.

É nesse ponto que se percebe a importância da tutela coletiva de direitos, criação do direito que serve como ferramenta para equilibrar as relações entre agentes que, consideradas sob o aspecto bilateral, não têm qualquer paridade.

O Estado de Direito já assegura a todos o direito de ação com escopo de defender os interesses individuais, mas a ação judicial individual não é suficiente ou efetiva. Nesse aspecto, a tutela coletiva de direitos age como catalisador das pequenas forças pulverizadas, com o propósito de obter o equilíbrio de poder entre fornecedor e o consumidor, o empregador e o empregado, o Estado e o cidadão e as mais diversas categorias de agentes econômicos que integram a sociedade.

Ferramenta providencial, pois pelo medo de represálias e de perder o emprego, o empregado deixa de exigir o direito que lhe foi suprimido, reclamando-o somente após desligar-se do trabalho e perdendo boa parte de seus direitos pela prescrição. Por não ter percebido o engodo por falta de conhecimento ou por não encontrar viabilidade econômica no ajuizamento de uma ação, o consumidor absorve o prejuízo decorrente de defeito de produto ou de alteração de quantidade, e assim por diante. Se individualmente não conseguem mudar o estado das coisas, nem se contrapor a algo que lhes é lesivo, atuando de forma coletiva, os indivíduos de determinada categoria têm a chance de confrontar uma organização economicamente mais forte que tenta se impor, colocando freios no seu avanço e assegurando a cada integrante da coletividade o cumprimento do direito que lhes ampara.

Aí reside a importância dos sindicatos de empregados ou de empregadores, das mais diversas categorias, na defesa dos interesses de cada categoria em confronto com organizações economicamente mais fortes.

Menor mérito não têm as associações que congregando os mais diversos setores da sociedade, como profissionais, consumidores, aposentados, moradores de determinada localidade e tantos outros, conseguem tornar efetivos os direitos de cada categoria.

Ao unirem forças em uma organização coletiva, os indivíduos conseguem ser vistos, ouvidos e pleitear, com paridade de armas, efetivamente, os direitos que individualmente não tinham condições de exercer, por sua condição de hipossuficiência técnica, jurídica ou econômica. Assim, os sindicatos e as associações encontram no microssistema processual coletivo a ação coletiva, ferramenta para fazer valer os direitos individuais homogêneos de uma categoria, ou seja, para promover a defesa coletiva de um interesse individual comum a todos de uma mesma classe. O Ministério Público conta com esse mesmo instrumento para defender os direitos coletivos difusos de uma coletividade que, embora não sejam divisíveis, afetam a todos de um modo geral, como no caso de poluição atmosférica causada por determinado agente.

Como nenhum dos atores econômicos da sociedade podem ser descartados, dada a importância de cada um, a razão e as leis nos alertam que se deve buscar o equilíbrio e a harmonia. Por isso o que se pretende com o exercício da tutela coletiva não é constranger, mas, sim, evitar abusos no exercício de um interesse e salvaguardar os atores econômicos mais fracos.

A ação coletiva constitui-se, portanto, na ferramenta imprescindível e adequada para promover esse equilíbrio de forças entre os diversos agentes econômicos da sociedade, seja com o fito de negociar melhores condições de trabalho para uma categoria, seja para assegurar o cumprimento de direitos suprimidos ou a reparação de danos sofridos. É desejável que assim seja, pois é no equilíbrio das relações entre os mais diversos agentes econômicos que se poderá se assentar a estabilidade e o progresso da sociedade.

Pós-graduado em Direito Empresarial

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

PARCEIROS:

Contato: (49) 9 8828.2224

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1000/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Julho de 2023 2 COTIDIANO
07/2023

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Aperta o cinto que a semana promete ficar no modo turbo e trazer possibilidades de crescimento! Afinal não devem faltar pique, iniciativa e coragem pra investir em suas ideias, dar forma e continuidade aos seus planos, ver o que funciona ou não e fazer ajustes. . Só segure a vontade de dar voadoras pra evitar bate-bocas com os colegas e tensões no dia a dia.

Touro

21/04 a 20/05

a energia está bastante favorável e expansiva nos próximos dias. Chegou a hora em que ser e fazer andam de mão dadas, então bora sair da sua zona de conforto, arregaçar as mangas, trabalhar e ir atrás do seu lugar ao sol. O céu também promete boas colheitas. Os assuntos familiares e domésticos entram em foco nesta semana e tudo indica que a paz e o diálogo vão reinar no lar.

Gêmeos

21/05 a 20/06

O céu está mostrando que a sua semana promete zero marasmo! Com a energia, proatividade e animação ativadas com sucesso, você tende a investir bem mais em suas ideias, projetos e objetivos. É o momento ideal para desenvolver suas coisas, ver o que funcionou ou não a fim de evitar repetir erros, aproveitar suas experiências e conhecimentos.

Câncer

21/06 a 21/07

Com o céu derramando good vibes e te estimulando a sair da estagnação, o momento é excelente para tomar mais atitudes e colocar em ação o que vem planejando apenas na sua cabeça. Pra ficar ainda mais maravigold, as chances de tirar o pé da lama são grandes. Esbanjando criatividade, gentileza e generosidade, tende a se sobressair no trabalho.

Leão

21/07 a 22/08

Sua seman apromete uma forte energia proativa, além de autoconfiança, desenvoltura e opiniões firmes, é um período favorável pra resolver questões, tomar decisões e favorecer suas ambições. A energia é bem positiva para tratamentos e procedimentos estéticos, cortar a juba pra acelerar o crescimento, pintar os fios e se exercitar.

Virgem

23/07 a 22/09

Uma nova semana tá on e tudo indica que conquistar o que deseja vai ser bem mais fácil. Afinal você deve contar com mais energia, entusiasmo e agilidade, além de eficiência, dedicação, praticidade e outros adjetivos semelhantes. E aí, ao unir seu lado trabalhador com pensamentos lógicos, pode conseguir colocar em ação os seus planos e dar conta do recado.

Libra

23/09 a 22/10

Vejo chances de crescer, expandir suas ideias e prosperar nos próximos dias, libriangel. O céu traz vários estímulos internos e externos pra sair da passividade, e aí tem tudo pra se posicionar mais, agir e focar seus esforços no que deseja concretizar. Talvez seja hora de acertar os ponteiros e melhorar algumas amizades.

Escorpião

23/10 a 21/11

Tô vendo aqui que a energia dos próximos dias deve te ajudar a crescer na vida e expandir suas ideias. Como sua capacidade de tomar a iniciativa talvez fique aflorada e você conte com vários estímulos, é hora de agir e conseguir resultados em dois palitos. Aproveite também para cuidar da saúde e aparência, seja um tratamento, atividade física ou mudança de visual.

Sagitário

22/11 a 21/12

Uma fase de agitação, iniciativa, dinamismo e respostas rápidas vem chegando e tem tudo pra deixar o seu coração quentinho, sagita. Então mãos à obra! Vejo aqui que não se deve esperar por ninguém e deve dar seus pulos em busca de suas metas, desejos e ambições profissionais. Prepare-se, tem tudo pra abrir seus horizontes, sair, aprender mais e viajar.

Capricórnio

22/12 a 20/01

Foi dada a largada para uma semana de pura agitação, transformações e resultados mais rápidos. Bora aumentar o ritmo, trabalhar duro, desenvolver seus projetos e buscar suas ambições! Também pode ser hora de avaliar suas iniciativas e mudar o que for preciso. O céu traz muitos estímulos para saidinhas, passeios, excursões, planos e roteiros.

Aquário

21/01 a 18/02

Com uma energia pra lá de estimulante, o momento deve ser perfeito sem defeitos para investir no trabalho, abrir a mente para novas formas de realizar suas coisas e fazer ajustes nos seus planos, ideias ou tarefas pra que eles evoluam. Unir forças também pode ser um excelente caminho para fazer tudo dar certo e conquistar metas, objetivos, ambições, etc.

Peixes

19/02 a 19/03

Tudo indica que os próximos dias serão um convite à espontaneidade, mudança e evolução. É hora de seguir em frente, analisar o que está dando resultado, chutar pra escanteio o que não rolou e alterar o que precisar. Na saúde você deve contar com a energia no modo turbo, mas talvez precise ter cautela pra não se deixar afetar pelo estresse e nervosismo.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 27 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Secretaria Municipal de Saúde cria novo plano de atendimento dos Postos de Saúde

O novo sistema de agendamento passará a valer a partir da próxima semana.

No início desta semana, a Administração Municipal convocou a imprensa para divulgar novidades envolvendo o sistema de agendamentos junto às Unidades Básicas de Saúde do município. Esteve presente no encontro o Prefeito Gilmar

Marco Pereira, o Secretário de Saúde, Vinícius Serena, além de outros servidores da pasta. Um problema crônico identificado no município, é o alto índice de ausência nas consultas previamente marcadas nas Unidades Básicas de Saúde, gerando um desperdício de recursos públicos. Em seu pronunciamento, Marco elogiou o trabalho desenvolvido pelo setor de saúde

do município, que na busca por soluções para este gargalo, desenvolveu um plano de atendimento para melhorar este cenário.

“A importância de levarmos a informação para as pessoas e principalmente um planejamento estratégico para encontrar a forma que podemos atender mais e melhor a nossa população através do agendamento. Temos certeza que caso

a população entenda e coloque em prática, nós teremos um resultado exitoso. Existe um problema que não é de hoje, pessoas marcam uma consulta e não vão, faltam e não comunicam, tirando muitas vezes a vaga de alguém, vamos trabalhar para mudar essa realidade”, comentou Marco. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Vinícius Serena, a partir de duas reuniões com o corpo médico do

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Julho de 2023 4 SAÚDE
*Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Temos certeza que caso a população entenda e coloque em prática, nós teremos um resultado exitoso. Existe um problema que não é de hoje, pessoas marcam uma consulta e não vão, faltam e não comunicam, tirando muitas vezes a vaga de alguém, vamos trabalhar para mudar essa realidade.

município, foi construído um modelo de agenda com o intuito de fortalecer o atendimento nos postos de saúde, e a partir disso, estipular a quantidade de consultas de forma organizada.

“Já existiam os agendamentos e os grupos prioritários, a mudança se dá na padronização e, neste novo modelo, estabelece o agendamento para todas as sextas-feiras à tarde, visando a semana seguinte. As manhãs ficaram estipuladas para a livre demanda, onde os pacientes poderão ser atendidos no dia, podendo ser atendido na sua referida unidade de saúde (do bairro do qual faz parte) ou na Unidade Básica de Saúde Central (PAM)”, esclareceu Vinícius.

Os agendamentos nos Postos de Saúde serão padronizados, ficando da seguinte forma:

uNa segunda-feira, como a procura é muito grande por atendimento, uma parte da tarde também será destinada para agendamento de livre demanda e atendimentos gerais, como mostra de exa-

“mes, solicitação de check-ups, etc.

uNa terça-feira será o dia do idoso, todos os postos de saúde na parte da tarde serão exclusivos para os idosos fazerem seus agendamentos e consultas.

uA quarta-feira é destinada para hipertensos e diabéticos.

uNa quinta-feira o atendimento é destinado às gestantes.

uA sexta-feira ficou livre para crianças, acamados e para as demais demandas que são solicitadas em cada posto de saúde.

“Com estas mudanças no processo de agendamento, será possível organizar um intervalo para as receitas. Esse agendamento de uma semana foi encampado justamente no ‘faltômetro’, observamos que quanto mais longo o agendamento, maior era o percentual de falta. Desde o início do ano, mais de 5 mil pessoas faltaram, precisamos reduzir esse número de faltas e faremos isso trabalhando em conjunto com a população”, enfatizou Vinícius.

Atualmente o município conta com 11 postos de saúde, mais a Unidade Básica de Saúde Central, ultrapassando 6 mil atendimentos por mês. O novo plano de agendamento tem início na próxima semana.

Em relação à realidade da área da Saúde do município, o Secretário ainda sanou os seguintes questionamentos: uCom esta mudança, aumentará o número de atendimentos?

O número de fichas vai ganhar um aumento, por exemplo, na segunda-feira teremos o número de 10 consultas para livre demanda no período da manhã, e no período da tarde teremos 13 espaços de consultas, sendo dez atendimentos e três receitas. Cada posto terá por semana o total de no mínimo 120 atendimentos. Historicamente, este número de atendimentos vai ser suficiente para atender toda a demanda

Todos os postos de saúde têm médicos todos os dias, alguns deles têm suas particularidades, devida a demanda mais elevada. No Bairro Aparecida, por exemplo, tem um médico no período da noite.

uQual a possibilidade de criar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Campos Novos?

No hospital possui dois médicos durante o dia e um terceiro médico das 17h à meia-noite. Estamos discutindo junto ao hospital, a possibilidade de um terceiro médico, seremos parceiros e entendemos que o hospital oferece uma estrutura montada. Até já foi pensado na montagem de uma segunda estrutura numa outra unidade, como um pronto-socorro para aplicação de medicação, para dispensação de remédios, mas imaginamos que seja inviável criar uma mini UPA pela estrutura que temos no hospital.

uQuais especialidades são atendidas no PAM?

de Básica de Saúde Central, com exceção da pediatria, que é por demanda espontânea na parte da manhã, as demais especialidades são encaminhadas pelo médico do posto. Temos atualmente no PAM os atendimentos de ortopedia (com dois ortopedistas), cardiologia, endocrinologia, ginecologia, nefrologia, psiquiatria (atendimento no CAPS).

uPrevisão de investimentos em novas estruturas?

Hoje temos em andamento no setor de engenharia do município o projeto da Posto do CAIC na Morada do Sol, um sonho antigo da nossa administração que está prestes a ser encaminhado para licitação, tem ainda do Distrito da Bela Vista, é uma reforma que está dentro das nossas prioridades, e também a reforma completa do Posto do Bairro, Senhor Bom Jesus. Temos projetos cadastrados juntos ao Ministério da Saúde, visando unidades próprias para os Bairros São Sebastião e Santo Antônio, todavia são locais que oferecem boa estrutura desta forma, a nossa prioridade segue sendo os locais mais deficitários.

Ainda na questão de investimentos, são destinados R$ 3 milhões de reais de recursos próprios para exames e remédios.

uE qual é a situação de momento do Hospital? (pergunta direcionada ao Prefeito Marco)

uSecretário de Saúde Vinícius Serena

Hoje temos regulados todos os atendimentos de especialidades na Unida-

O hospital tem uma média mensal de 3.500 a 4.000 atendimentos, destes, apenas cerca de 5% culminam numa internação. Estamos concluindo o setor de imaginologia, só falta fazer a entrega física dela, também tem a área particular que está passando por algumas melhorias. Na quadra que se encontra o hospital foi feita recentemente uma aquisição de uma casa, pensando futuramente no crescimento da fundação hospitalar. Existe um outro terreno no arredor do hospital que estamos em conversação com o proprietário.

Quinta-feira, 27 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 5 SAÚDE
uPrefeito, Gilmar Marco Pereira
No hospital possui dois médicos durante o dia e um terceiro médico das 17h à meia-noite. Estamos discutindo junto ao hospital, a possibilidade de um terceiro médico, seremos parceiros e entendemos que o hospital oferece uma estrutura montada.

Os destaques na Saúde e Educação

Os primeiros seis meses do governo Jorginho Mello foram marcados pela concretização dos projetos previstos para a Educação e para a Saúde do Estado, com a criação do Programa Universidade Gratuita e a redução da fila de espera por cirurgias eletivas. Ao apresentar o balanço do primeiro semestre de gestão, Jorginho Mello também destacou os indicadores de governança, com destaque para o saneamento das finanças públicas, graças ao Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina. Lembrou, ainda, da reforma administrativa, que deu protagonismo a setores estratégicos e rearranjou as estruturas estatais a custo zero.

Mutirão da Saúde

Lançado no início de fevereiro, o Mutirão da Saúde resultou no aumento no número de todos os procedimentos hospitalares, em comparação ao mesmo período de 2022, como cirurgias eletivas (+ 31%)

e procedimentos de emergência (+ 8,36%).

Ao todo, 55.597 pessoas passaram por procedimentos cirúrgicos, sendo necessários mais de 80 mil exames clínicos e laboratoriais. As filas para oncologia e oftalmologia foram praticamente zeradas. Dos

2.738 pacientes com câncer que aguardavam por consultas pré-cirúrgicas e cirurgias oncológicas, 451 estão em busca ativa pela Secretaria Estadual de Saúde. Na Oftalmologia, a fila se restringe àqueles que deram entrada já em 2023.

“Com o Mutirão da Saúde, atendemos catarinenses que aguardavam na fila por um

procedimento médico há anos”, comemorou o governador Jorginho.

A Secretaria de Saúde também habilitou 9 novos hospitais para realização de Alta Complexidade em Ortopedia; ampliou os serviços de cardiologia e habilitou outros três hospitais nos municípios de Concórdia, Brusque e Jaraguá do Sul. Foram criados 148 novos leitos de UTI, totalizando 1.328 no estado.

Até o momento, já foram empenhados mais de R$ 3,7 bilhões, cerca de 57% dos R$ 6,5 bilhões previstos para a Pasta da Saúde em 2023. O valor é superior aos 12% determinados por lei federal.

Universidade Gratuita

Promessa de campanha do então candidato Jorginho Mello, o Programa Universidade Gratuita saiu do papel e foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

“Poder ajudar as famílias a terem seu filho na universidade é um sonho que realizo dentro de outro sonho, o de ser governador do Estado”, disse Jorginho Mello sobre as mais de 36 mil vagas que serão oferecidas gratuitamente nesse segundo semestre de 2023 nas universidades comunitárias da Acafe. Até 2026, deverão ser ofertadas aos

estudantes catarinenses 89 mil vagas gratuitas em nível de graduação.

A Secretaria Estadual de Educação (SED) informou que cerca de 18% dos recursos financeiros da Pasta serão destinados ao ensino superior. Os 82% restantes - que correspondem a R$ 6,7 bilhões - serão aplicados na Educação Básica.

A Secretaria destacou também que trabalha em uma política estadual para fortalecimento dos Centros de Educação Profissional (CEDUPs) e da Educação Especial. Por meio da FCEE (Fundação Catarinense de Educação Especial), já foram investidos quase R$ 230

milhões, garantindo a qualidade dos atendimentos nas 250 instituições especializadas conveniadas e beneficiando cerca de 27 mil educandos com deficiência. No semestre, foram capacitados mais de 1600 profissionais da Educação Especial do estado.

A SED informou ainda que o Acordo técnico com o SENAI garantiu ampliação do acesso a quase 7 mil estudantes ao eixo do ensino profissionalizante do novo ensino médio.

Rede elétrica

Uma ação conjunta inédita com Sistema Acafe e Celesc está ampliando a capacidade de fornecimento de energia na rede estadual, o que vai permitir que as instituições de ensino possam instalar o sistema de climatização e usar equipamentos eletrônicos como lousas digitais.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Julho de 2023 6 CAPA
A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
Redução na fila de espera por cirurgias eletivas e aprovação do Programa Universidade Gratuita foram conquistas importantes apontadas no balanço do semestre da gestão Jorginho Mello
RCN 741 | rcnonline.com.br
Mais de 55 mil pessoas passaram por procedimentos cirúrgicos SEIS MESES DE GOVERNO Governador comemorou aprovação de projetos pela Alesc GOVERNO SC GOVERNO SC

Avanços na infraestrutura

Mais Segurança

Ações da área atenderam todas as regiões do Estado de Santa Catarina

O Governo de Santa Catarina projeta investir R$ 1,3 bilhão em 2023 para pavimentar e recuperar as estradas estaduais. A primeira parte desse investimento, mais de R$ 194 milhões, foi destinada a obras em todas as regiões nesses primeiros meses do ano. Também foram investidos R$ 3,4 milhões na elaboração de projetos, além de R$ 9,7 milhões em repasses de recursos para obras nos municípios.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, são 75 projetos de duplicação, restauração, interseção de rodovias, contenções em rodovias e manutenção de pontes. Nesse item, o investimento foi de R$ 111 milhões no primeiro semestre. Há, ainda, 39 projetos em andamento de obras de manutenção, tapa buracos, roçada e sinalização viária. O valor executado no primeiro semestre em 2023 che-

gou a R$ 83 milhões.

Portos

Entre os portos administrados pelo Estado, foram investidos R$ 125 milhões em Imbituba - que registrou o melhor 1º semestre operacional de sua história - e R$ 26 milhões em São Francisco do Sul - que, por conta dos seguidos recordes na movimentação de cargas, liderou o ranking de desempenho entre os 35 portos públicos do Brasil.

Aeroportos

No primeiro semestre do ano, o Governo do Estado já liberou R$ 25,5 milhões para obras de melhorias necessárias para permitir que todos os aeroportos estejam em pleno funcionamento até o início de 2024.

Já receberam recursos aeroportos das seguintes cidades: Forquilhinha (R$ 15,2 milhões); Lages (R$ 620 mil); São Joaquim (R$ 327 mil); Caçador (R$ 5,5 milhões); Lontras (R$ 1,8 mi-

lhão); Três Barras (R$ 1,6 milhão) e Dionísio Cerqueira (R$ 474 mil)

Ferrovias

No modal ferroviário, o Estado está investindo R$ 31,5 milhões em dois projetos: as ligações entre Correia Pinto - Chapecó e Araquari - Navegantes. Juntas, poderão somar mais 381 km à malha ferroviária catarinense, que correspondem a 50% da operação atual.

Celesc

O Governo do Estado programa aplicar R$ 4,5 bilhões na rede elétrica catarinense para os próximos 4 anos - maior pacote de investimentos da história da companhia. Já iniciada implantação de 500 km de rede trifásica no interior de SC – regiões Oeste, Serra, Alto Vale, e Planalto Norte.

Casan

Obra do Rio Chapecozinho, em Xanxerê - maior obra da história da Casan - se

soma a outras iniciativas de grande porte como nova estação de tratamento de água em Biguaçu; ampliação de adutora em Criciúma; Estação de Tratamento de Esgoto no município de Rio do Sul; instalação de mais 29,5 quilômetros de redes coletoras de esgoto e 1.882 ligações domiciliares em Curitibanos.

E ainda entrega de 90 reservatórios, gerando aumento de 15% da capacidade de reservação do estado de quase 38 milhões de litros de água.

Ao apresentar os resultados dos seis meses de gestão, o governador Jorginho Mello reforçou os propósitos da iniciativa.

“Estamos prestando contas do nosso trabalho ao cidadão, com total transparência, com responsabilidade e com o compromisso de avançarmos cada vez mais em todas as áreas”, frisou.

A Recriação da Secretaria da Segurança Pública garantiu mais recursos e agilidade para as ações na área, que resultaram na queda de grande parte dos indicadores de criminalidade no Estado. Foram investidos mais de R$ 80 milhões em equipamentos para a segurança pública catarinense e con rmado o concurso público para reforçar os efetivos das Polícias Militar e Civil.

A Secretaria também promoveu a reestruturação do projeto Bem-Te-Vi, de monitoramento eletrônico de logradouros públicos; buscou novos investimentos e parcerias com municípios e garantiu o desenvolvimento de novas tecnologias como reconhecimento facial e inteligência arti cial.

Houve fortalecimento dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), com a meta de incremento em até 25% do número de Consegs no Estado até o final do ano, além de criação, pela Polícia Civil, do Departamento de Investigações Criminais, em grandes cidades.

No semestre, foram promovidas Sete Operações da Polícia Militar em todo o Estado trazendo resultados significativos de apreensões, prisões, além do trabalho socioeducativo.

Escola Segura: A PMSC já treinou 1.577 policiais militares e 41.219 profissionais da Educação (entre professores e instrutores) em todo o Estado com o protocolo e técnicas para defesa de possíveis ações criminosas; foram realizadas 32.772 visitas operacionais em escolas públicas e particulares e universidades por policiais militares. Cerca de 30% das escolas da rede pública estadual de SC já contam com policial da reserva contratado. A Secretaria projeta chegar a 50% das escolas da rede pública estadual até o final do ano. Nas escolas em que não há o policial da reserva contratado, o reforço de segurança é feito pela intensificação das rondas escolares.

Quinta-feira, 27 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 7 CAPA
A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
Os primeiros seis meses tiveram realizações importantes nas áreas de portos, aeroportos e recuperação de rodovias
RCN 741 | rcnonline.com.br
No Porto de Imbituba foram investidos R$ 125 milhões SEIS MESES DE GOVERNO SEIS MESES DE GOVERNO Jorginho Mello destacou compromisso com a transparência Mas de R$ 80 milhões foram aplicados em equipamentos GOVERNO SC PORTO IMBITUBA GOVERNO SC

Câmara entrega moções de parabenização e aplauso

Foram entregues pelo Poder Legislativo Municipal durante a sessão ordinária da noite de terça-feira (18), duas moções de parabenização e uma moção de aplauso. As moções são uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho de cidadãos, empresas e instituições em prol de Campos Novos.

Foram agraciados com a homenagem:

uEstudante Isabela Aparecida Besen: com moção de parabenização de autoria do vereador Marciano Dalmolin pela conquista da medalha de ouro em 2021 na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), considerada a maior Olimpíada de Matemática do Brasil. Também pela conquista da medalha de bronze em 2022, sendo essa no nível 2 que compete aos alunos de 8º e 9º ano. Um feito raro e digno de orgulho. E, neste ano de 2023, pela classificação na 2ª fase da OBMEP, pela qual receberá a medalha em outubro em Chapecó.

uSr. Ingrácio Alves de Carvalho: com moção de parabenização de autoria do vereador e presidente da Câmara João Batista Ramos de Almeida (Tita), pelo trabalho deste cidadão em prol de Campos Novos como servidor público, função que exerceu por 42 anos. Entre as

funções desempenhadas Sr. Ingrácio foi diretor e secretário municipal de obras.

uSr. Antonio Freitas Primo: com moção de aplauso de autoria do vereador Adelar Vieira da Silva (Adelar Tecnolar), pelo grande trabalho social reali-

zado por Freitas na UNICAMPO (União das Associações de Bairros do Município de Campos Novos), entidade que preside há 2 (dois) anos. Além da UNICAMPO, Freitas sempre foi militante das causas sociais em sua comunidade e na presidência

da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Morada do Sol.

O Poder Legislativo concede as honrarias uma vez em cada mês durante a sessão ordinária da última terça-feira, conforme calendário da Câmara.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Julho de 2023 8 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019, informamos que esta publicação não teve custo ao Poder Legislativo Municipal *Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos) Estudante Isabela Aparecida Besen Sr. Ingrácio Alves de Carvalho Sr. Antonio Freitas Primo
*Fotos e Informações: ASCOM/CVCN
Quinta-feira, 27 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 9 PUBLICIDADE

PRESERVAÇÃO DE NASCENTES

As nascentes e olhos d’água são pontos onde a água emerge naturalmente do solo, tais ambientes são essenciais para a vida e para a preservação dos recursos hídricos Para nascentes e olhos d’água perenes, que são aqueles que apresentam fluxo de água constante e contínuo, inclusive nos períodos de seca, o Código Florestal (Lei nº 12 651/2012) exige a manutenção de áreas vegetadas conhecidas como Áreas de Preservação Permanente (APP) No caso de áreas rurais consolidadas, que são as áreas de imóvel rural com ocupação anterior a data de 22 de julho de 2008, o limite da APP corresponde a um raio de 15 metros, enquanto que nas demais áreas rurais, esse limite passa a ter um raio de 50 metros A São Roque destaca a importância da preservação no entorno das nascentes presentes na faixa de servidão da Linha de Transmissão

49) 3549-0389 ouv dor a uhesaoroque@uhesaoroque com br Estrada São Roque S/N - Zona Rura - Vargem /SC

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão, Cortiça, Áreas de Reflorestamento, Distribuidoras de Papel de Higiene e Limpeza, Químicas, Farmacêuticas e de Material Plástico de Campos Novos/SC – SITRIPEL Fundado em 04/06/1989 - Reg. MT. 46000.004811/2004-12 CNPJ 78.511.060/0001-66

Rua Coronel Lucidoro, nº 696, Centro - Fone/Fax: (49) 3541-0069 –E-mail: sitripel@gmail.com – Site: www.sitripel.com.br

FILIADO à FETIESC e CNTQ

CEP 89620-000 - CAMPOS NOVOS - SANTA CATARINA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE PAPEL, PAPELÃO, CORTIÇA, ÁREAS DE REFLORESTAMENTO, DISTRIBUIDORAS DE PAPEL DE HIGIENE E LIMPEZA, QUÍMICAS, FARMACÊUTICAS E DE MATERIAL PLÁSTICO DE CAMPOS NOVOS – SITRIPEL – SC, por seu presidente, convoca todos os trabalhadores dos turnos ininterruptos da Empresa CMPC Iguaçu Embalagens LTDA, representados por esta entidade, sindicalizados ou não, para comparecer nas ASSEMBLÉIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS, a realizarem-se no dia 11 (onze) de agosto de 2023 (dois mil e vinte e três), sendo a primeira assembleia às 09h00min. (nove horas) e a segunda assembleia às 15h30min (quinze horas e trinta minutos), na Sede do Sitripel, localizada na Rua Coronel Lucidoro, nº 696, Centro, município de Campos Novos, estado de Santa Catarina, para tratar sobre a seguinte: ORDEM DO DIA: a) Apreciação, discussão e votação por escrutínio secreto, sobre a conveniência de renovação do ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, para os turnos ininterruptos de revezamento com término no dia 26 de setembro de 2023, a ser firmado entre o Sindicato representante da categoria e a Empresa CMPC Iguaçu Embalagens LTDA. O quórum legal na primeira convocação será de 50% + 1 (cinquenta por cento mais um) dos trabalhadores; em segunda e última convocação, no mesmo dia e local, trinta minutos após com qualquer número de presenças. Campos Novos - SC, 25 de julho de 2023.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Julho de 2023 10 PUBLICIDADE
Figura 1 - Região da Torre 24-2 Figura 2 - Região entre as Torres 26-3 e 26-4

Câmara de Vereadores de Campos Novos está próxima da marca de 200 indicações neste ano

Em entrevista, Presidente do Legislativo destaca as principais ações até o momento.

Os primeiros seis meses de trabalho do Poder Legislativo Camponovense em 2023, entre os meses de fevereiro e julho, se encerram com aproximadamente 200 indicações à Prefeitura Municipal. Ao todo foram 193 indicações até a 36ª Sessão Ordinária, realizada em 20 de julho. As indicações apresentadas pelos vereadores são as mais diversas, desde melhorias de estradas na Zona Rural, pavimentações asfálticas, sinalização de trânsito, travessias elevadas, reparos nas ruas do perímetro urbano, melhorias na iluminação pública, reparos em escolas, melhorias no atendimento da saúde, entre várias outras.

Em entrevista concedida ao Jornal O Celeiro, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Campos Novos, João Batista Ramos de Almeida, o Tita, comenta que as proposições são resultado de pedidos da população que chegam aos vereadores, assim como são fruto do trabalho de fiscalização dos representantes do Poder Legislativo Municipal.

Nesta entrevista exclusiva, Tita também lembrou da parceria firmada com o Hemosc, na realização de mais uma coleta de sangue nas dependências da câmara municipal e, em relação às novas instalações da Câmara de Vereadores, o presidente disse que o mesmo se encontra na fase de aquisição do projeto.

Sobre as demais ações, programas e projetos que pautaram o Legislativo Camponovense nesta primeira etapa do ano, você confere na entrevista a seguir:

uNa sua opinião, qual é a principal marca da sua gestão?

Uma gestão comprometida em buscar soluções para as demandas e necessidades da população, aproximando mais o legislativo do executivo, no intuito de resolutividade.

uComo está sendo condu-

zidos os trabalhos da Câmara juntamente com os demais vereadores?

Uma comunicação institucional com campanhas voltadas a esclarecer junto à comunidade o real papel do vereador,

A Câmara também está inserida diretamente na comunidade, não apenas através do trabalho dos vereadores, que diariamente estão à disposição da comunidade, seus gabinetes, assessores e muitas vezes pessoalmente, bem como na formação de novas lideranças.

que é de ser uma ponte entre a comunidade e o executivo, cobrando as soluções e ao mesmo tempo, fiscalizando a execução de obras e políticas públicas voltadas para o bem-estar de todos. Ou seja, o vereador não executa obras, porém, pode fiscalizar e cobrar junto ao executivo a solução de problemas.

“Também manifestamos integral apoio às iniciativas dos demais vereadores em promover ações de sensibilização da população de temas importantes que afetam diretamente a qualidade de vida e violam os direitos dos nossos cidadãos. uAlguns projetos da gestão passada foram mantidos para este ano, como estão seus andamentos?

A Câmara também está inserida diretamente na comunidade, não apenas através do trabalho dos vereadores, que diariamente estão à disposição da comunidade, seus gabinetes, assessores e muitas vezes pessoalmente, bem como na formação de novas lideranças com o Projeto “Vereador Mirim – A Escola vai à Câmara”. O projeto está em andamento com 9 escolas parceiras, dando espaço para 18 adolescentes entre titulares e suplentes

numa ação voltada à formação política e cidadã. Através do Vereador Mirim esses jovens estão conhecendo mais sobre o seu município e o papel de cada um no seu desenvolvimento.

Foi dado início também ao Programa “Vereador Itinerante”, que terá continuidade neste mês de julho. A proposta neste formato é que os próprios vereadores se desloquem às comunidades da Zona Rural de Campos Novos para conversar com a população e colher as demandas prioritárias nessas localidades. No primeiro semestre foram visitadas as Comunidades de Invernada dos Negros/Corredeira, Pinheiro Chato e Ibicuí, onde foram apresentadas demandas como abertura de acesso às lavouras, melhorias no poço artesiano, energia elétrica em algumas residências e mais atenção do setor social do município.

uInternamente, como avalia o trabalho da sua equipe?

A atual gestão também vem investindo em formação de seus colaboradores e em políticas internas de aproximação dos servidores para que trabalhem de forma harmônica tendo sempre como objetivo comum um atendimento de qualidade da comunidade camponovense.

A atual gestão também vem investindo em formação de seus colaboradores e em políticas internas de aproximação dos servidores para que trabalhem de forma harmônica tendo sempre como objetivo comum um atendimento de qualidade.

Quinta-feira, 27 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 11 POLÍTICA
João Batista Ramos de Almeida *Foto: Divulgação/CMV
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Julho de 2023 12 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.