1788

Page 1

COMUNIDADE EMPRESARIAL ESTADO

Secretaria de Saúde está preocupada com as faltas em consultas e exames.

Presidente da FCDL visita CN e se encontra com autoridades.

VEXPERT comemora 18 anos conectando pessoas ao mundo.

Governo de SC garante continuidade das Escolas Cívico-Militares.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1788 Quinta-feira 20 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00 uPág. 05 uPág. 06 uPág. 08 uPág. 07
uPág.
11

EDITORIAL COLUNISTAS

Devolvam a essência do futebol!

Antes de mais nada, é preciso dizer que o futebol é um esporte magnífico, inclusivo, que envolve sonhos, sentimentos e muita paixão, quem explica o fanatismo de um torcedor roxo? Os fãs do esporte número 1 do Brasil se multiplicam e se renovam ao longo dos anos, cada um ao seu estilo, dos mais comedidos, que nem sequer a camisa do clube tem, até os mais estravagantes, que carregam o escudo tatuado na pele.

O futebol brasileiro sempre foi reconhecido pelo gingado e pela arte, entretanto, nos últimos tempos, outros fatores fora das quatro linhas, infelizmente começaram a ganhar espaço. É comum o noticiário esportivo estar associado com o policial, devido aos inúmeros casos de violência e injurias raciais.

Assim como o futebol já foi capaz de parar uma Guerra, ele também tem o poder de transformar pessoas em monstros. No calor de um resultado adverso, bandidos disfarçados de torcedores, atacam seus semelhantes com os mais variados tipos de violência, seja física, verbal ou gestual.

No início do ano, com a filha no colo, um torcedor do Internacional invadiu o gramado do Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, para agredir jogadores do Caxias, clube rival. A criança tinha apenas 3 anos de idade e visivelmente ficou assustada com a situação. O homem que colocou a vida de um anjo em risco, não foi preso epegou como pena, apenas uma suspensão de 10 jogos, um absurdo do absurdo.

Já os atos racistas estão se tornando corriqueiros no esporte. Há duas semanas, um integrante da

comissão técnica do Universitário, clube peruano, fez gestos imitando um macaco para a torcida do Corinthians. As leis brasileiras foram cumpridas neste episódio, o homem foi preso e segue detido no Brasil. Porém, o que a chama atenção, foi o clube peruano e seus torcedores reprovarem a decisão da justiça. Por conta disso, um clima hostil foi criado na chegada do clube brasileiro para o jogo da volta no Peru, na última terça-feira, onde a polícia precisou intervir para que não acabasse em tragédia.

Entre todos os episódios de violência ocorridos neste ano no Brasil, um dos que mais chocou a população foi a da tragédia envolvendo uma torcedora do Palmeiras. Há poucos dias, uma jovem palmeirense foi cruelmente assassinada por uma garrafa arremessada por um torcedor, estilhaços do objeto atingiram a sua cabeça na saída do estádio e apesar da tentativa de socorro, ela não resistiu e veio a óbito. A jovem de 23 anos que havia se despedido dos pais para passar algumas horas de lazer e diversão, teve a vida ceifada por um ato inconsequente que merece todas as manifestações de repúdio e indignação. O autor do ato já está nas ruas.

Casos como os citados acima, tiram o brilho de um esporte que é praticado por milhões de pessoas em todos os lugares do mundo. Quando os ingleses inventaram o futebol, certamente não faziam ideia que o ser humano, em algum momento, faria dele uma arma para se digladiar, ofender, matar. Que o futebol volte à sua essência, que é transformar vidas, promover entretenimento e levar emoção!

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Comportamento Humano

MEUS VALORES, MEUS MOTIVADORES

Sobre os comportamentos humanos, considero um poço sem fundo.

Se levarmos em consideração os valores de cada um então, entenderemos muitos comportamentos, ações e reações, já que eles são os motivadores. Cada um faz o que faz e age como age, muito em função dos seus valores.

De todos os valores humanos que podemos citar, agruparemos em seis, segundo a teoria do CISASSESSMENT. São eles: teórico, econômico, estético, social, político e religioso. Uma breve explicação de cada valor humano: O teórico tem a ver com a busca do conhecimento e o crescimento intelectual, utilizando sua habilidade cognitiva para compreender e sistematizar conhecimentos.

O econômico, valoriza a utilidade de recursos materiais, praticidade, resultados, assim como o retorno sobre o investimento de tempo, energia e recursos empregados para o acumulo de bens.

O estético valoriza a harmonia, a qualidade de vida e aprecia as belezas naturais, assim como as experiências subjetivas.

O social valoriza a oportunidade de contribuir com o outro, com causas sociais. Gastando tempo, recursos e energia para amenizar a dor do próximo e assim construir um mundo melhor para todos.

O político valoriza o destaque e o prestígio que o poder proporciona. Visa o

status social e o controle sobre as demais pessoas.

O religioso valoriza a tradição de um sistema de vida através de crenças e princípios bem definidos. Vive sob uma estrutura social cheia de regras, regulamentos, normas.

O que leva uma pessoa a ser cheia de regras e normas ou a ter ganância por dinheiro, doa a quem doer, se apossando de coisas e produtos que não são seus? Os excessos nos valores religiosos e econômicos.

O que leva uma pessoa a varar as madrugadas lendo, estudando, pesquisando ou a viver organizando, perfumando e harmonizando ambientes? Os excessos nos valores teóricos e estéticos.

O que leva uma pessoa a querer tomar para si o poder sobre algo que nunca construiu e o controle sobre as demais pessoas ou ajudando o próximo e doando mais do que tem? Os excessos nos valores políticos e sociais.

Quando analisamos quais desses valores as pessoas têm em níveis baixos, médios ou altos, conseguimos identificar porque agem e reagem de determinada forma. Quando a combinação de valores altos são, por exemplo, estético, social e religioso, teremos uma pessoa humilde, simples e sem ambição. Quando a combinação de valores altos são econômicos, políticos e estéticos, teremos uma pessoa gananciosa, sem escrúpulos e com pouca ética.

O ideal não existe, mas pessoa com todos esses valores em níveis médios, é aquele ser humano que todos querem ter por perto.

Por: Magna Regina Coach Empresarial, Empreendedora Presidente do Instituto Humaniza Contato: (54) 9977-2062

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

PARCEIROS:

Contato: (49) 9 8828.2224

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1000/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 2 COTIDIANO
07/2023

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Sua energia e espontaneidade prometem ficar em alta e pode dar início a um novo ciclo, começar coisas novas e fazer mudanças. Pra ficar mais topzêra, tem tudo pra arregaçar as mangas e trabalhar duro em busca do seu sucesso, além de tomar a frente das tarefas e fazer todos à sua volta também mostrarem serviço.

Touro

21/04 a 20/05

Sua semana promete chegar bem pertinho de ser perfeita sem defeitos. Afinal novas e positivas vibes favorecem novos inícios na sua vida, seja um projeto, uma atividade extra pra melhorar o orçamento, um emprego ou o que mais você desejar. Ótimo momento pra despachar a preguiça e batalhar pra conseguir um dinheiro a mais!

Gêmeos

21/05 a 20/06

Tudo indica que esta será uma semana pra zerar a vida, deixando o que passou pra trás e virando a página. Momento ideal pra pensar no futuro, plantar novas sementes e ir atrás do que deseja. Bora segurar seu lado fanfarrão/ fanfarrona e injetar mais simpatia. Seja com o momozim, peguete ou crush, tudo indica que sua timidez vai tomar chá de sumiço e você vai lacrar nas conversas.

Câncer

21/06 a 21/07

Os assuntos de grana entram em foco e os humilhados devem ser exaltados! Além de ostentar ideias criativas, tudo indica que vai saber ganhar as atenções, exibir seus talentos e vender seu peixe. Há chance de iniciar um romance tudo de bom. Se você já achou sua alma gêmea, vocês devem ficar com o coração mais aberto, compreensivos e planejando o futuro a dois.

Leão

21/07 a 22/08

Nova semana começando e tem vários astros jogando no seu time, miga e migo. Você deve contar com energias renovadas e força pra correr atrás do que deseja. As chances de realização e satisfação emocional são bem boas. No amor o espírito da Anitta deve baixar e deixar o seu signo po-de-ro-so! Com seu jeito mais extrovertido e criativo.

Virgem

23/07 a 22/09

A semana começa com indicação de good vibes e novos inícios. Boa hora pra desengavetar planos e partir para a ação, já que as chances de expandir seus horizontes são excelentes. Os astros só pedem mais atenção, pois tem risco de erros e perrengues, sobretudo se trabalha só e nos estudos. Rolê ou viagem deve ser uma boa, só cautela com teimosias.

Libra

23/09 a 22/10

Nova semana entrando em campo e com promessas de golaços! Com a energia renovada, os próximos dias devem ser ótimos pra jogar a indecisão pra escanteio e correr atrás dos seus projetos, agir e fazer acontecer. Mas tenha foco, pois desatenção pode trazer prejuízo. Para vida social, talvez seja bom reavaliar e refinar algumas amizades.

Escorpião

23/10 a 21/11

O céu promete força pra você dar start em novos começos e até ganhar uma grana a mais. Afinal é uma ótima oportunidade de tirar suas ideias do papel. Os astros só pedem pra manter on a costumeira discrição do seu signo e ter cuidado pra não sair falando mais do que deve, especialmente com colegas de profissão. O fim de semana deve ser bom para rever suas metas.

Sagitário

22/11 a 21/12

Nesta semana você tá que tá! Tudo indica que sua energia está carregada e não vai fazer corpo mole, e aí novos começos, criações e realizações prometem chegar. Vejo aqui que tem tudo pra abrir seus horizontes no fim da semana, com chances de rolê ou viagem de férias. Já na saúde será prudente evitar excessos e nervosismo.

Capricórnio

22/12 a 20/01

Com as energias restauradas, o momento promete ser perfeito pra dar início a novos começos, sejam relações, acordos ou parcerias. Seja com mozão ou crush, o desejo de ficar de lovezinho tende a ficar forte, e aí devem rolar várias ideias criativas, inventivas e práticas pra deixar o clima bem excitante. Os astros só pedem cautela com mudanças bruscas, pé no chão e pensar antes de agir, tá?

Aquário

21/01 a 18/02

Logo de cara, suas energias tendem a ser reparadas e você deve ficar com a corda toda. Excelente semana pra começar a planejar aquilo que quer fazer no futuro e colocar em prática as ideias já existentes. Convém segurar seu lado duro e evitar atitudes rudes, apostando no seu jeito mais diplomático, flexível e mente aberta e ao lidar com as finanças de outras pessoas.

Peixes

19/02 a 19/03

A energia está favorável e promete renovações na sua vida. Tudo indica que sua força, ritmo, ideias e projetos têm tudo pra ir crescendo ao longo dos dias. De quebra, os astros ativam sua criatividade, ambição, bom gosto e generosidade no emprego. Boa semana pra cuidar da sua saúde, beleza e autoestima. No romance o seu lado dócil tende a marcar presença.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

PROPOSIÇÕES

Mais de 180 indicações da Câmara já foram encaminhadas ao executivo.

O Total de 182 indicações foram encaminhadas pela Câmara à Prefeitura entre os meses de fevereiro e julho deste ano. Os números referem-se até a 34ª Sessão Ordinária, realizada em 13 de julho. As indicações apresentadas pelos vereadores são as mais diversas, desde melhorias de estradas na Zona Rural, pavimentações asfálticas, sinalização de trânsito, travessias elevadas, reparos nas ruas do perímetro urbano, melhorias na iluminação pública, reparos em escolas, melhorias no atendimento da saúde, entre várias outras.

As proposições são resultado de pedidos da população que chegam aos vereadores, assim como do trabalho de fiscalização dos representantes do Poder Legislativo Municipal.

Através das indicações, os vereadores atuam como ponte de ligação entre a população e a Prefeitura, utilizando-se dessa ferramenta legal que têm à sua disposição. Por este meio, os vereadores indicam ao prefeito quais são as necessidades dos bairros, da zona rural e pedem soluções. Importante ressaltar que as indi-

cações são apontamentos, informando ao prefeito que determinada obra precisa ser feita. Cabe ao executivo decidir se vai executar ou não. Os vereadores além de encaminharem os pedidos, também cobram a execução, dando assim, mais força para que o problema seja solucionado.

Qualquer cidadão pode apresentar seus pedidos aos vereadores, para isso basta protocolar na Câmara ou encami-

nhar através dos assessores dos parlamentares ou, ainda, aos próprios representantes do Poder Legislativo. As indicações são apresentadas, apreciadas, votadas e aprovadas em plenário nas sessões ordinárias do Legislativo, para posterior encaminhamento ao Poder Executivo Municipal, distribuídas para cada setor correspondente, podendo ser Secretarias ou demais órgãos municipais.

Os cidadãos podem acompanhar o encaminhamento de seu pedido através das sessões da Câmara no plenário, às terças-feiras às 19h e às quintas-feiras às 13h ou, ainda, ao vivo, pelos canais de transmissão no facebook e You Tube. São realizadas em cada mês, 6 sessões ordinárias do Poder Legislativo Municipal. *Reportagem produzida pela Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Campos Novos*.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 4 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019, informamos que esta publicação não teve custo ao Poder Legislativo Municipal *Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos)
*Foto: Divulgação/CVCN

Desmarcar com antecedência é respeitar a todos

Eleita coordenação do Conselho Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Saúde está preocupada com as faltas que estão acontecendo nas consultas e exames das unidades de saúde. Já foram mais de 5.200 faltas, sem aviso prévio, constatadas de janeiro a junho deste ano.

A saúde destaca a importância de chamar a atenção em relação ao elevado número de ausências, uma vez que as faltas às consultas têm um impacto significativo no serviço de saúde oferecido para a população.

Quando um paciente falta, a equipe faz um esforço para colocar outro paciente no lugar, o que nem sempre é possível porque os pacientes não avisam

com o tempo necessário para que seja realizada a substituição.

É importante destacar, que o sistema de saúde conta com recursos públicos limitados, e cada consulta não comparecida representa um custo financeiro para o município. Além disso, as vagas de atendimento não utilizadas poderiam ser disponibilizadas para outros pacientes que necessitam de cuidados médicos.

Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde faz um apelo à população através da campanha “Desmarcar com antecedência é respeitar a todos”, permitindo que a vaga seja disponibilizada para outro paciente que necessite de atendimento.

Na última semana em um encontro na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal, aconteceu a formação do novo Conselho Municipal de Meio Ambiente. Estiveram presentes representantes do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada.

O conselho é um órgão consultivo, deliberativo, normativo e recursal do poder executivo, com objetivo de assessorar na gestão da política municipal relacionada ao meio ambiente, com apoio dos serviços administrativos da Fundação Municipal do meio ambiente.

O objetivo do conselho é de defesa, preservação, recuperação e informação sobre as ações ambientais.

Após a eleição, o conselho ficou assim formado:

uPresidente: Paloma Laís Pegoraro, representante da Fundação do Meio Ambiente – Fundema;

uVice-presidente: Giancarlo Berger Tognon, representante da Comunidade Universitária;

uSecretária: Mônica Alberton Mello, representante da Fundação do Meio Ambiente – Fundema.

Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 5 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 779,79 (Setecentos e Setenta e Nove Reais e Setenta e Nove Centavos)
*Fotos e Informações: ASCOM/PMCN

Presidente da FCDL visita Campos Novos e se encontra com autoridades locais

Onildo Dalbosco valoriza o trabalho da CDL local e discute cobrança de taxas das plataformas de vendas asiáticas.

Com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios entre as entidades e seus associados, o Presidente da FCDL, Onildo Dalbosco Junior, juntamente com outros membros da sua diretoria, estiveram na tarde da última quinta-feira, 13/07, reunidos com diretores da CDL Campos Novos. Na ocasião, foram apresentadas novidades em produtos e serviços, em especial, um debate mais aprofundado no tema “Telemedicina”.

Conforme o presidente, o propósito da Federação é de visitar todas as CDLs do estado, que somam 209 entidades formadas, atendendo o total de 43 mil associados. Em Campos Novos, segundo ele, as impressões foram as melhores possíveis.

“Fiquei encantado com a gama de serviços que a CDL de Campos Novos oferece aos seus associados, é diferenciada se comparada aquilo que encontramos em muitas CDLs de todo o estado, não estou falando por falar, realmente fazem um trabalho exemplar. É sempre necessário fazer este algo a mais, o momento requer que a gente use a criatividade todos os dias para que possamos estar bem representados nas ações que envolvem o município”, destacou Onildo.

Outro assunto abordado pelo presidente, diz respeito ao aumento da demanda de consumidores brasileiros em plataformas de sites asiáticos, como Shopee, Aliexpress e Shein. De acordo com Onildo, a Federação está se mobilizando, junto com a Assembleia da frente parlamentar do varejo, para que se estabeleça

um comércio mais justo e igualitário.

“Estamos mostrando sempre a importância das pessoas estarem consumindo em suas cidades, as compras nos sites asiáticos, em 2022, foram cerca de 180 milhões

de pacotes até 50 dólares, que chegaram ao Brasil isentos de impostos. Isso prejudica o nosso comércio e as pessoas precisam ter consciência e o entendimento que, quando eu compro num site asiático, o dinheiro que poderia ficar na nossa cidade estará indo para outros países”, ponderou. Após a reunião com a diretoria da CDL Campos Novos, houve um encontro no auditório da entidade, que reuniu, entre as autoridades, a Secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Marli Becker, o Presidente do Legislativo, João Batista Ramos de Almeida (Tita), e o Prefeito, Gilmar Marco Pereira.

“A nossa diretoria da FCDL é formada por várias lideranças de todo o estado, e essa união é indispensável para buscarmos o melhor para as CDLs e seus associados. E vejo aqui em Campos Novos, da mesma forma, esta proximidade com o poder público, Executivo e Legislativo, é primordial para o sucesso da entidade e da comunidade como um todo”, complementou o Presidente Onildo Dalbosco.

Já o Prefeito Gilmar Marco Pereira, ressaltou a importância da FCDL na

vanguarda de todas as CDLs, e ressaltou o papel da federação em acompanhar as ações dos municípios em prol dos munícipes. Marco também enalteceu o comércio local que vem se fortalecendo ano após ano, e valorizou as informações trazidas pelo Presidente da FCDL, referente às compras nas plataformas asiáticas.

“A CDL tem tido o seu diferencial, com todo o estafe, fazendo com que as ações do comércio possam ser cada vez mais eficazes e assertiva. É importante sabermos destas informações, porque muitas vezes, quando o cidadão paga os seus tributos, ele cobra melhorias em contrapartida, e é de fato o que tem que ser feito, mas ao comprar em sites que não colaboram em nada na questão de tributos, automaticamente não estarão fortalecendo o nosso comércio e consequentemente o município”, comentou Marco.

Conforme o Jornal O Celeiro trouxe em primeira mão em maio deste ano, o APP Telemedicina é uma ferramenta online para atendimento médico que tem previsão de ser oferecida aos associados da CDL, neste segundo semestre. O aplicativo de telemedicina é um meio de realizar um atendimento de saúde sem a necessidade da presença física do médico. Basta ter um dispositivo conectado à internet para que o profissional de saúde atenda o paciente utilizando, por exemplo, uma consulta em vídeo. A pessoa pode ser atendida em qualquer dia e horário, relatar seus sintomas e receber o diagnóstico, prescrição de um medicamento ou a lista de exames a serem realizados. É, portanto, como uma consulta presencial, mas sem a necessidade de deslocamento do paciente.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 6 COMUNIDADE
uApp Telemedicina
Onildo Dalbosco *Fotos: Orli Ricardo/O Celeiro

VEXPERT comemora 18 anos conectando pessoas ao mundo

Com a missão de fornecer ao cliente, a melhor experiência em serviços de telecomunicações, é fundada no dia 15 de julho de 2005, em Curitibanos, a VEXPERT, na época com nome de EXPERTS INFORMÁTICA. Com pioneirismo e dedicação, ao longo destes 18 anos, a VEXPERT vem conectando pessoas, ideias e sonhos.

Pensando em inovação e procurando resolver as demandas apresentadas com transparência, agilidade e compromisso com o cliente, em 2007, a VEXPERT transformou-se em um provedor de Internet via rádio. Na sequência, iniciaram as primeiras filiais da empresa, sendo a primeira, situada na cidade de Santa Cecília, e a segunda, em Campos Novos, há quase 10 anos.

“Desde sua abertura, a empresa foi muito bem recebida pelos camponovenses, do qual a Vexpert tem muito orgulho desta parceria. Em Campos Novos,

a gama de clientes vem crescendo ano após ano, reflexo dos constantes investimentos na estrutura física e humana, que buscam proporcionar um atendimento de excelência, ágil e eficiente, através do aprimoramento constante de toda a equipe”, comentou a direção.

Comprometida em evoluir constantemente e fornecer o melhor serviço aos seus clientes, em 2013, há exatos 10 anos, iniciou na região com a Internet Fibra Óptica. Com o sucesso da implantação, outras cidades foram aderindo, contribuindo para o crescimento deste empreendimento, com qualidade e seriedade, características que garantem à VEXPERT credibilidade perante à comunidade.

Em 2018 a empresa inaugurou sua sede própria na Av. Dr. Lauro Muller, em Curitibanos. Uma loja planejada cuidadosamente para comportar toda estrutura de recursos tecnológicos e humanos. Um ambiente bem preparado e sendo um padrão para suas filiais. A partir da Matriz, toda logística, equipe comercial, técnica, financeira e administrativa é concen-

trada em Curitibanos, garantindo assim empregabilidade e desenvolvimento para a cidade. Em 2022 a empresa mudou sua marca de EXPERTS TELECOM, para VEXPERT.

“Algo muito importante dentro da nossa empresa, são os valores que defendemos, e a VEXPERT leva no seu dia a dia, a responsabilidade em relação às inovações tecnológicas, agindo sempre de forma consciente e ética; o atendimento personalizado, transparente, ético e comprometido; o relacionamento de responsabilidade e respeito; bem como, o crescimento de forma íntegra, responsável, expressiva e sustentável”, ressaltou.

Hoje, com 18 anos de mercado, a VEXPERT oferece uma experiência completa em conexão: internet, TV por assinatura, telefonia fixa e telefonia móvel, além de atender empresas e corporações.

A Vexpert sempre foi pioneira no lançamento de cada produto nas cidades onde atua. Também possui foco no atendimento de excelência e capacitação de colaboradores, inclusive sendo certificada com o selo GPTW (Ótimo lugar para trabalhar).

Atualmente, conta com 16 lojas, 8 unidades de atendimento e 1 loja móvel, estando presente em mais de 50 cidades de Santa Catarina, e agora também no Rio Grande do Sul.

Em Campos Novos a loja física está situada na Rua Cel. Farrapo, 1407, centro. Na cidade há aproximadamente 4 mil usuários onde é fornecido manutenção, instalação e qualidade em serviços.

A primeira filial foi aberta em Santa Cecília e atualmente a empresa continua trabalhando com internet via rede (cabos), internet Via Rádio no interior e também tecnologia Fibra Óptica nas cidades através das redes. A partir do cadastramento do cliente em Campos Novos a instalação e habilitação ocorre em até 05 dias sem custo.

A empresa trabalha com Streaming, Combos variados, Planos Residenciais, Empresariais, Telefonia Fixa, Telefonia Móvel, HDTV e Internet Fibra Óptica. Conheça o nosso atendimento, o telefone para contato é 0800 750 7500 ou 3544.0040.

Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 7 EMPRESARIAL
Empresa está presente em mais de 50 cidades de SC e agora também no RS. *Foto: Divulgação/Vexperts

Governo de SC garante continuidade

Escolas Cívico-Militares

Santa Catarina não foi pega de surpresa pelo anúncio do Governo Federal sobre a descontinuidade do Programa das Escolas Cívico-Militares a partir de 2024.

Na primeira entrevista concedida com exclusividade à Rede Catarinense de Notícias, em meados de fevereiro deste ano, a Secretaria Estadual de Educação revelou que “as alternativas para continuidade do Programa das Escolas Cívico-Militares (PECIM) estão sendo estudadas pela Secretaria”.

De fato, tão logo houve a comunicação do Ministério da Educação, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou que iria manter as atividades das escolas cívico-militares no Estado. “Nós sabemos do desejo das famílias catarinenses e dos estudan-

tes em continuar com esse modelo por conta da qualidade da educação aliada à disciplina. Por isso, além de continuar com nossas escolas nesse modelo, estamos estudando diversas melhorias”, destacou o governador.

Ampliação

A diretora de Educação da SED, Sonia Facchini, explicou que haverá continuidade do Programa até o nal do ano letivo, sem alterações e que a Secretaria já tem todo um trabalho para implementação, com

recursos do Estado, da continuidade das escolas cívico militares, possibilitando, também, que outras unidades estaduais de ensino, que queiram, possam se integrar ao Programa.

“Temos indicadores muito positivos, tanto dos estudantes, como dos pais, que atestam a qualidade e e ciência de ensino que essas escolas proporcionam”, observou.

Municípios

As primeiras escolas no modelo cívico-militar foram implantadas em Santa

pelas indústrias

Catarina nos municípios de Biguaçu e Palhoça, em 2020. No ano seguinte, aderiram ao Programa escolas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Tubarão e São Miguel do Oeste. Em 2022, uniram-se ao grupo, escolas de Florianópolis e Lages. No total, o Estado tem 5.187 alunos nesse modelo de ensino, em nove unidades educacionais.

Brasil

A descontinuidade do Programa deixou cerca de 192 mil estudantes de diversos estados brasileiros de fora desse modelo de estrutura de ensino, com o apoio da União. No entanto, seguindo os passos de Santa Catarina, outros 20 estados mais o Distrito Federal já se pronunciaram pela manutenção e até ampliação no número de escolas cívico-militares.

Uma das pioneiras e hoje referência nacional

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) divulgou em suas redes sociais uma conversa com a diretora da Escola Estadual Angelo Cascaes, situada em Palhoça, que abriga o maior número de alunos (1058) dentre as instituições de ensino do Programa.

No bate papo com a deputada, Luciana Raulino disse que pais e alunoscaram muito receosos com a possibilidade de término do Programa e que a manifestação do governador Jorginho foi importante

para tranquilizar a comunidade, que pediu muito por esse modelo.

Ela ressaltou que a EEB Ângelo Cascaes - que foi uma das pioneiras no Estado na adesão ao PECIM e é hoje referência nacional

- conta com o apoio dos militares e tem o mesmo aporte de verba de qualquer outra escola. “O diferencial é a presença de monitores e a segurança dos alunos e da comunidade, por isso sempre temos estudantes na la de espera”, revelou. Ao abordar outras particularidades do modelo de escolas cívico-militares registradas na Ângelo Cascaes, a diretora pontuou: temos índice mínimo de evasão escolar; de depredação do patrimônio público; além de colabora-

ção maciça dos pais, o que faz a diferença, pois a gente trabalha a questão do respeito, da hierarquia e do resgate de valores”.

Na Assembleia Legislativa, diversos deputados - dentre os quais Marcos da Rosa; Carlos Humberto, Maurício Peixer; Antídio Lunelli e Emerson Steinusaram a tribuna para protestar contra a medida do Governo Federal, elogiando, ao mesmo tempo, a iniciativa do Governo do Estado em manter e até ampliar as escolas cívico-militares.

A Companhia de Gás de Santa Catarina - SCGás estima que até 2027 serão cerca de 478 indústrias interligadas à infraestrutura de distribuição do gás canalizado em Santa Catarina.

Hoje, a SCGás abastece 354 indústrias, distribuídas em 50 municípios catarinenses, registrando um crescimento de cerca de 22% no número de consumidores industriais nos últimos quatro anos.

Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau são as cidades que mais concentram indústrias abastecidas a gás. Destaca-se o setor cerâmico, que absorve mais da metade do volume total de gás distribuído no estado, seguido pelas fábricas metalúrgicas, com 20% de participação no volume.

Para Rafael Nicolazzi, Gerente Comercial Industrial e Veicular da SCGÁS, o gás natural é a opção mais e ciente para o processo produtivo das indústrias. O insumo é comercializado e distribuído em ambiente regulado pelo Estado, garantindo modicidade e previsibilidade tarifária para o usuário. “A SCGÁS segue atuando na ampliação da oferta de Gás Natural em Santa Catarina, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado e garantindo um melhor posicionamento de mercado para a indústria catarinense”, a rma o engenheiro.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 8
A
SC www.adjorisc.com.br
RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
Medida foi seguida por inúmeros estados da Federação, diante do anúncio do m do programa pelo governo federal
das
RCN 740 | rcnonline.com.br
DIVULGAÇÃO / SED Temos indicadores muito positivos alega a Secretaria
Cresce consumo de gás natural
brde.com.br Conheça mais o BRDE, acesse:
Luciana Raulino e a deputada Júlia Zanatta
FLICKR / GOVERNO SC PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224 ESTADO
O crédito que gera energia sustentável gera mais qualidade para a sua vida.

SAFRA 2023|24

A gente traz soluções para o agro crescer.

Há mais de 120 anos, o agro prospera com a gente. Conte com o nosso atendimento próximo e vamos encontrar as soluções ideais para o seu agronegócio.

• Linhas de crédito

• Seguros

• Investimentos

• E muito mais

Fale com a gente e aproveite.

Aqui no Sicredi, o seu agronegócio rende um mundo melhor.

Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 9 PUBLICIDADE
SAC - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria - 0800 646 2519.
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 10 PUBLICIDADE

Em desenvolvimento, município busca capacitar pessoas na área da Construção Civil

Entrevista com a Secretária Marli Becker, aborda o momento econômico e fala sobre as tratativas para a instalação de um aeroporto em Campos Novos.

É nítido e notório que Campos Novos vem apresentando sinais de crescimento nos últimos anos, seja na área social ou econômica, o município vem evoluindo gradativamente e demonstrando um grande potencial de desenvolvimento.

Para tanto, foi divulgada recentemente uma lista das cidades catarinenses com menos de 50 mil habitantes, que apresentam os melhores Índices de participação no retorno de ICMS, e dentre os 265 municípios deste porte, Campos Novos aparece na segunda colocação no ranking de desenvolvimento econômico, ficando atrás apenas de Araquari, cidade situada no litoral norte de Santa Catarina, conhecida por abrigar uma fábrica da BMW.

Em maio deste ano, o Jornal O Celeiro divulgou a reportagem “Campos Novos em dados”, onde deu destaque aos números do Observatório da FIESC, apresentados em uma palestra realizada no município. O encontro teve como principal abordagem o cenário econômico, tendências e oportunidades, a nível local, regional e estadual.

Na ocasião, o município de Campos Novos apresentou posição significativa no setor industrial. Em relação à região Centro-Oeste de Santa Catarina, a qual contempla 20 municípios, Campos Novos é o primeiro colocado no que diz respeito à participação no PIB Industrial, representando 26,9% do total, respectivamente à frente de Joaçaba, Vargem Bonita e Capinzal. Ainda conforme os gráficos apresentados, a indústria foi o setor que mais gerou empregos nos últimos anos no município.

Em entrevista com a Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marli Becker, houve a confirmação dos dados e a ratificação do bom momento vivido por Campos Novos. Segundo a secretária, o município, que está acima da média salarial no estado (fonte: FIESC), possui cerca de 3.800 empresas ativas, deste total, 352 são indústrias que estão insta-

ladas em solo camponovense.

“A indústria é uma força muito grande no município e essa pujança envolve diretamente outros setores econômicos, como o agronegócio, serviços e o comércio de uma forma geral. Campos Novos vem em franco desenvolvimento e nós, enquanto administração pública, precisamos identificar e potencializar os diferentes setores para que eles possam expandir ainda mais”, comentou Marli.

Neste processo, a pasta comandada pela secretária já iniciou um estudo mais aprofundado em diferentes segmentos, e o setor da Construção Civil foi o escolhido da vez. Com base na realidade local, o município já está buscando por soluções que venham a estancar as sangrias do segmento, onde o principal ponto identificado, se refere à falta de mão de obra qualificada.

“A falta de mão de obra qualificada resulta na evasão de recursos do nosso município, pois as vagas disponibilizadas pelas construtoras, são ocupadas, em sua maioria, por moradores de fora de Cam-

pos Novos, que se instalam aqui de forma provisória e enviam todos os recursos para seus municípios de origem. Diante desta realidade, entramos em contato com o SENAI, e já começamos agir em busca de soluções”, informou. Em acordo fechado com o SENAI, a partir do segundo semestre deste ano, a prefeitura estará viabilizando os seguintes cursos de qualificação profissional: leitura de projetos da construção civil; carpintaria de estrutura de casas e edificau

Aeroporto em Campos Novos

A falta de um aeroporto no município é um assunto que vem sendo debatido há anos e o tema também foi abordado durante a entrevista com a Secretária Marli Becker. Segundo ela, esse é um dos pontos que impedem um crescimento maior de Campos Novos. Conforme a secretária, várias empresas de grande porte já deixaram de se instalar por aqui devido a este fator crucial. Campos Novos tem uma posição geográfica privilegiada, sem esquecer que há o entroncamento viário das rodovias BR-282 e BR-470.

“Estivemos no início do mês em Porto Belo conhecendo um aeroporto particular que tem um movimento intenso ao longo de todo o ano. E verificamos que o local não tem apenas a finalidade de receber turistas, lá é recebido muitos professores universitários, advogados, CEOs de grandes empresas, autoridades, enfim, profissionais que buscam pelo transporte seguro e ágil”, comentou

ções; e carpinteiro de formas para construção civil. Os cursos serão oferecidos de forma gratuita e terão duração de até 40 horas/aula.

“Nossa intenção é que cada vez mais tenhamos empresas, indústrias e as construtoras como parceiras, para que cada vez mais existam pessoas qualificadas, com certificado, e consequentemente possam ser melhores remuneradas e tenham capacidade de entregar um serviço à altura do exigido pelo mercado de trabalho”, enfatizou.

A intenção da administração municipal é matricular pessoas de todas faixas etárias, que tenham ou não experiência, afinal, o ramo da construção civil evoluiu muito e, até mesmo os profissionais da área, necessitam de aprimoramento. Para os jovens, é uma oportunidade de ingressarem num ofício que possui muita oferta de trabalho e que é muito bem remunerado.

Marli.

Ainda de acordo com a Secretária, em 1998, uma comissão de empresários camponovenses se reuniu, foi adquirido um terreno e o mesmo foi doado à prefeitura para a construção de um aeroporto. O projeto não saiu do papel e, inclusive, o terreno saiu das mãos da prefeitura novamente. Na época foi feito um estudo pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), onde foi constatado que o município reunia as melhores condições climáticas da região para o pouso e decolagem de aviões.

“O desejo de termos um aeroporto está mais vivo do que nunca. O prefeito já encaminhou para o estado um estudo de viabilidade, o governo não se opôs, ao contrário, sinalizou positivamente e segue sob análise. Caso tenhamos êxito no projeto, cabe à prefeitura adquirir novamente esse terreno, construir a pista e contar com a colaboração dos empresários e do estado para a manutenção do local”, finalizou Marli.

Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 www.jornalceleiro.com.br 11 EMPRESARIAL
Marli Becker *Foto: Soud Frame Produções
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 12 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.