1785

Page 1

COMUNIDADE

Populares criam vaquinha para ajudar família em situação precária de moradia.

ESPECIAL SEGURANÇA

Advogado fala sobre cuidados de segurança para crianças na internet.

Modelo Mirim brilha nas passarelas e é sucesso nas redes sociais.

Servidores de Vargem participam de Curso de Manutenção de Tratores.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1785 Quinta-feira 29 de Junho de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00 uPág. 06 uPág. 07 uPág. 10 uPág. 09
REGIÃO uPág.
11

EDITORIAL COLUNISTAS

A necessidade da mídia em criar ídolos

Como se constrói um ídolo? Quais são os pontos a serem levados em consideração para determinarmos se uma pessoa pode assumir tal posto? Quem define isso?

A construção de um ídolo é muito subjetiva, cada pessoa estabelece os seus próprios critérios, critérios estes que transitam nos campos da admiração, empatia, afinidade, entre outros. Naturalmente os fãs se identificam com o modo de viver, de agir e de pensar. Pronto, está estabelecido a definição de ídolo.

Apesar de a escolha de ídolo ser algo muito pessoal, como acabamos de ver, não é de hoje que a grande mídia faz questão de determinar quem são os verdadeiros ídolos da sociedade. Os maiores canais de comunicação do país, há anos formam um conceito de idolatria e despejam para a sua audiência. Geralmente isso ocorre com base na compatibilidade ideológica das emissoras com estas personalidades públicas. - Fulano é dos nossos, vamos criar uma imagem exemplar e passar a exaltá-lo, e assim o faz.

Este processo de ressignificação acontece a todo momento. Quantos seres humanos medíocres são elevados como semideuses, ou como o próprio ser supremo?! Isso acontece muito com pseudointelectuais, atores da lacração, cantores militantes e, inclusive, jogadores de futebol.

Recentemente tive que me manifestar nas redes sociais diante do seguinte comentário do ex-jogador Neto: “Pelé, depois de Jesus Cristo, é o maior ser humano que esta terra teve. Muita gente foi injusta com ele, mas o Pelé sempre foi humilde”, dizia a publicação.

Em resposta às declarações do ex-jogador, eu lembrei de um episódio que Pelé não foi humano e muito menos alguém digno a ser comparado com Jesus: “Um pai que não reconhece e renega uma filha legítima, de um caso extraconjungal, jamais poderá ser comparado a Jesus!” – a filha de Pelé faleceu em 2006, com 42 anos, sem ter o reconhecimento do pai.

O comentário que fiz viralizou, teve quase 6 mil reações, só em comentários foram quase 700, em sua maioria, chancelando a minha ponderação. E algo parecido está acontecendo agora com outro jogador de futebol: Neymar Júnior. O jogador do PSG da França, tido como o último grande craque brasileiro na modalidade, há pelo menos cinco temporadas, tem ganhado mais repercussão nas páginas de fofocas do que nas esportivas.

Tudo começa com a transferência para o clube francês por 222 milhões de euros, sendo a mais cara da história do futebol. Chegando com status de ídolo, ganhou a camisa 10 e seu futebol, nestes seis anos, se resumiu a lampejos. Se dentro de campo, o jogador não justificava o investimento, suas atitudes fora dele, ratificavam o mal negócio realizado por parte dos franceses. Festas a todo momento, farra no carnaval mesmo contundido, casos íntimos expostos na imprensa, traições às namoradas e assim mesmo, a figura de ídolo, era sustentada pela imprensa brasileira, que sempre pisou em ovos para falar de Neymar.

A gota d’água deveria ser o episódio que recentemente veio a público, com mais uma traição extraconjugal de Neymar, vale lembrar que a sua namorada está esperando uma filha dele. Após o caso ser exposto, Neymar veio às redes sociais pedir perdão pelo vacilo e “ficou tudo bem”. Isso explica o motivo de o “ídolo” de muitos brasileiros, apesar dos 31 anos, ainda ser tratado como menino, e faz todo sentido, pelo eterno moleque que é.

Para finalizar, digo que as pessoas precisam entender, de uma vez por todas, que quem é referência nem sempre será um ídolo, mas um ídolo sempre será referência. Por favor, não vamos banalizar a palavra ídolo e gastá-la com qualquer um.

Por: Orli Ricardo - Jornalista

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

OAB em Destaque

DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO O RECURSO COMO REMÉDIO À DISPOSIÇÃO DAS PARTES (PROCESSO CIVIL)

No sistema jurídico brasileiro, quando em litígio, qualquer das partes que não estiver satisfeita com a decisão ou sentença judicial, pode se socorrer do direito ao duplo grau de jurisdição, ou seja, utilizando de termos de menor rigor técnico, pode entrar com recurso.

Essa decisão é voluntária, pois a pessoa, desde que privada, recorre se assim desejar.

O mais curioso de todo o exposto é que o duplo grau de jurisdição, em si, não tem previsão legal clara, pois decorre da aplicação de princípio. Trata-se do direito de utilizarmos o recurso para uma instância superior, nas hipóteses de competência legalmente previstas.

Ao pretendermos a análise do mérito recursal, que é como chamamos a matéria apresentada e desenvolvida no recurso, ou desejarmos a reforma da decisão prolatada, seja ela interlocutória ou sentença, ou sua invalidação. A reforma tem sua razão de ser quando ocorre interpretação errada da norma ou prova (erro de julgamento). Já a invalidação, tem espaço quando existe um vício processual (erro de procedimento).

Em direito é comum referirmo-nos ao erro de julgamento como error in judicando e ao erro de procedimento como error in procedendo.

A finalidade dos recursos, tecnicamente falando, é a impugnação das decisões judiciais, sendo que sua previsão deve estar expressa em lei. O Código de Processo Civil de 2015, nosso código vigente, apresenta uma lista de recursos no art. 994:

uApelação; uAgravo de instrumento; uAgravo interno; uEmbargos de declaração;

uRecurso ordinário;

uRecurso especial;

uRecurso extraordinário; uAgravo em recurso especial e extraordinário;

uEmbargos de di-

Por:

vergência. No Juizado Especial Civil temos que nos ater a denominação do recurso similar à apelação, que é o recurso inominado.

Dessa forma, sempre que nos deparamos com uma decisão judicial, com a qual não concordamos, podemos lançar mão de um dos recursos já mencionados e previstos no Código de Processo Civil ou das chamadas Ações Autônomas de Impugnação, que são o mandado de segurança (também para decisões administrativas), a ação rescisória e a reclamação.

Destaque-se que as ações autônomas criam uma nova relação processual, diferentemente dos recursos, que é uma nova fase na mesma relação processual. A avaliação sobre qual recurso ou ação autônoma é viável aplicar é do advogado.

Não podemos esquecer dos denominados “Sucedâneos Recursais”, que fazem as vezes de recurso e são identificados por exclusão. O meio de impugnação de decisões judicias que não for recurso ou ação autônoma, é sucedâneo recursal, como o Pedido de Reconsideração e a Remessa Necessária (reexame necessário ou duplo grau obrigatório).

Importante destacar o efeito dos recursos, que em regra é devolutivo para todas as espécies. Excepcionalmente, na apelação, a regra é o contrário, pois além do efeito devolutivo, também terá efeito suspensivo automático, conforme previsto no art.1012 do CPC. Além da apelação, também terá efeito suspensivo automático o recurso especial ou recurso extraordinário, contra o acórdão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas. Esses são recursos com efeito suspensivo chamado de ope legis (expressa previsão legal). Nas outras situações, nos outros recursos, só teremos efeito suspensivo se for deferido a requerimento da parte ou pelo próprio juiz prolator nos embargos de declaração.

Em processo civil existem outros efeitos, como o efeito translativo, o efeito expansivo, o efeito substitutivo e o efeito obstativo. Contudo, por essa abordagem fugir do escopo reduzido para o presente espaço, fica apenas como comentário.

Elaborado por Mario Luiz Pegoraro Advogado - OAB nº 66391

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

06/2023

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Junho de 2023 2 COTIDIANO

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Vem que tem muita coisa boa reservada pra você! Com a energia no modo turbo, semana excelente pra assumir compromissos, favorecer seus projetos e se desenvolver, sobretudo na carreira. Aproveite e aposte no que seu signo faz de melhor: agir! bora jogar os pensamentos negativos pra escanteio e investir em jogadas individuais pra dar a volta por cima!

Touro

21/04 a 20/05

Os astros prometem despachar a passividade e trazer mudanças, avanços, sorte e ótimas energias pra você dar uma guinada na sua vida, especialmente na área da bufunfa. Pra ficar ainda melhor, sua intuição tá on e tende a te ajudar a tomar decisões, fazer escolhas e se dar bem. Mais sociável e otimista, prepare-se para fazer o maior sucesso sobretudo se trabalha com clientes.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Os assuntos profissionais entram em foco, mas não devem fluir nem tããão tranquilos nem tããão favoráveis. É que pode ser difícil assumir responsabilidades, lidar com incertezas no serviço ou esperar a resposta de um processo seletivo. Você deve entrar no modo agitado e tagarela, com chances de fazer contatos aonde quer que vá.

Câncer

21/06 a 21/07

Seu match perfeito é comigo, canceriana e canceriano, afinal trago previsões quentinhas para o seu signo. E já adianto que sua semana começa com o céu prometendo muita energia pra você tomar mais atitudes e colocar em prática seus planos. De quebra, mente forte, boas ideias, simpatia e intuição não devem faltar na hora de fazer a mágica acontecer.

Leão

21/07 a 22/08

Vejo sinal de muitos flashes, mas alguns apagões também. Os astros prometem trazer seu jeito moderno, inventivo e habilidoso à tona, o que deve te ajudar a se destacar e ter êxitos na profissão. Boas chances de ganhar a confiança e cooperação dos colegas. Esta promete ser uma boa semana pra cuidar da beleza, do corpo e da saúde.

Virgem

23/07 a 22/09

O grande destaque desta semana vai para as suas relações pessoais e profissionais, só que vejo risco de perrengues, enganos, frustrações e responsabilidades chatinhas. De quebra, seu lado criativo pode ficar on, e aí tem tudo para bolar planos engenhosos a fim de alcançar seus objetivos e sonhos. Preocupações e nervosismo não estão descartados, sobretudo nos estudos.

Libra

23/09 a 22/10

Você tem tudo pra ficar um furacão nesta semana, amigue. Esbanjando simpatia, diplomacia, sensibilidade e jogo de cintura na profissão, pode ter a maior facilidade pra fazer contatos e pegar as coisas. Tudo indica que sua vida social vai ferver, afinal não devem faltar entusiasmo, pique e otimismo. Os astros só pedem cautela com caprichos pra não afastar os amigos, tá?

Escorpião

23/10 a 21/11

Tudo indica que você vai exercer a sua profissão com muita atitude, energia e autoridade, podendo alcançar suas metas e ambições em dois palitos. Mas nessa sua escalada também vejo risco de ganhar desafetos e virar alvo de intrigas. Os próximos dias também prometem ser ótimos para expandir seus horizontes.

Sagitário

22/11 a 21/12

A vibe tá legal, mas não perfeita sem defeitos. Mudanças e oportunidades prometem pintar no trabalho e te ajudar a subir na vida, mas talvez precise redobrar a cautela com excentricidades, atitudes impulsivas e riscos desnecessários. Bora aceitar suas responsabilidades e evitar duras lições, hein. A saúde também entra em foco nesta semana

Capricórnio

22/12 a 20/01

Com o seu jeito receptivo, sensível e intuitivo no modo on, tudo indica que você vai se relacionar melhor com todo mundo nesta semana, seja na sua vida pessoal ou profissional. Mas algumas transformações não tão legais podem rolar e causar prejuízo, sobretudo se lida com as finanças dos outros. Keep calm e evite extravagâncias!

Aquário

21/01 a 18/02

Uma nova semana entra em campo e narra gols, só que contra também. Mas vamos por partes. No serviço você deve contar com poder de comunicação, mente original e bons instintos como os seus aliados. Mas nem toda transição deve ser pra glorificar de pé e vejo risco de instabilidades em algumas relações familiares.

Peixes

19/02 a 19/03

O céu mostra que o trabalho deve ficar em evidência e se beneficiar com seu jeito mais corajoso, ativo e dedicado, sem contar seu tremendo bom gosto e criatividade. Com a saúde, talvez passe por perrengue, mas algo não convencional pode ajudar. E como há risco de enganos e ilusões, evite escapismos e fantasias, finque os pés na realidade e aprenda com as experiências passadas.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 29 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

HOMENAGEM E RECONHECIMENTO

Câmara concede moções de parabenização e aplauso.

Na última sessão ordinária do mês de junho, realizada dia 20, a Câmara concedeu homenagens com a entrega de quatro moções, três de parabenização e uma de aplauso. Foram momentos de emoção e reconhecimento a pessoas e

empresas que contribuíram e continuam contribuindo com Campos Novos e toda a população campovense.

Foram concedidas:

uMoção de parabenização de autoria do Vereador Marciano Dalmolin à Academia Biodinâmica, pelos 30 anos de serviços prestados em Campos Novos.

uDe autoria também do Verea-

dor Dalmolin, moção de parabenização à Borracharia do Camisa, pelos 57 anos de trabalho no município.

uMoção de parabenização de autoria do Vereador Florindo Rogério Cordeiro dos Santos ao ex-vereador e Professor Antonio Rosa, pelos 33 anos dedicados à educação.

uE de autoria do Vereador Dar-

ci Rodrigo Pedroso, moção de aplauso ao ex-vereador e farmacêutico João Hamilton de Lima

Todos os meses, na última sessão ordinária, as homenagens são realizadas, uma forma da Câmara estar mais perto da população e valorizar empreendimentos e pessoas que acreditam e investem em Campos Novos.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Junho de 2023 4 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019, informamos que esta publicação não teve custo ao Poder Legislativo Municipal *Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019, informamos que esta publicação não teve custo ao Poder Legislativo Municipal uEx-vereador e Professor Antonio Rosa pelos 33 anos dedicados à educação uAcademia Biodinâmica pelos 30 anos de serviços prestados em Campos Novos uBorracharia do Camisa pelos 57 anos de trabalho no município uMoção de aplauso ao ex-vereador e farmacêutico João Hamilton de Lima *Fotos e Informações: ASCOM/CVCN
Quinta-feira, 29 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 PUBLICIDADE

Populares se mobilizam e criam vaquinha para ajudar família em situação precária de moradia

Filho, que tem problemas de saúde, passou a ser cuidado pela mãe após falecimento do pai.

Diante de uma eminente situação de vulnerabilidade social vivida por uma família moradora do Bairro Aparecida em Campos Novos, populares se reuniram e deram início a uma Vaquinha nas redes sociais para arrecadar dinheiro para a construção de uma moradia. A campanha tem como objetivo ajudar Geni Maria Almeida e Junior Cesar Dias, mãe e filho, com o valor de R$ 25 mil.

Junior tem 47 anos, é solteiro e sofre com problemas de saúde. Ele tem diabetes, pressão alta e uma doença cha-

mada retinose pigmentar, que reduziu sua visão a apenas 10%, por isso tem dificuldade de locomoção e necessita de ajuda para higiene pessoal. Há um ano, Junior morava com seu pai Sebastião Dias Batista, que estava iniciando a construção de uma casa para que pudessem ter melhores condições de moradia. Infelizmente, Sebastião faleceu devido à idade avançada e a problemas de saúde, deixando a obra inacabada.

Geni, mãe de Junior, tem 68 anos, é divorciada e aposentada. Ela era costureira e morava em Blumenau/SC. Geni deixou tudo para trás e veio cuidar do filho. Hoje eles moram em uma casa bem antiga de madeira A estrutura está

podre e comprometida, assim como a parte elétrica e hidráulica. O telhado está em estado crítico e pode desabar a qualquer momento. As portas não têm fechaduras, não havendo condições de reparo, e os móveis estão deteriorados. As paredes têm buracos por onde entra vento e chuva. Eles colocaram alguns remendos provisórios, porém não foram suficientes.

“Pedimos ajuda para finalizar a construção da casa iniciada por Sebastião. Falta toda a parte elétrica, hidráulica, vidros, forro, acabamentos internos, banheiro e padrão de luz. Também precisamos de móveis em geral. Geni tem toda boa vontade de ajudar como pode, mas suas limitações permitem apenas cuidar

da limpeza da casa e do filho que exige cuidados especiais. A renda deles vem apenas da aposentadoria e é suficiente apenas para alimentação e remédios, cujo custo é alto”, solicita o anunciado da campanha.

Para realizar as doações em dinheiro foi criado um Pix, por meio do Banco Bradesco. “Queremos mudar a história dessa família, que já sofre tanto com as doenças. Por favor, nos ajude a dar uma vida melhor para Junior e Geni”, reforça o apelo.

Para contribuir com a Vaquinha envie o seu valor para a Chave Pix: CPF: 694.629.849-72 - em nome de Geni Maria Almeida.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Junho de 2023 6 COMUNIDADE
*Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Advogado fala sobre os riscos do mundo digital

Apaixonado por tecnologia, profissional alerta os pais sobre os conteúdos impróprios na Internet.

Nesta semana, a reportagem do Jornal O Celeiro conversou com o Advogado, Fernando Marin Silva, ele é especialista em dois importantes temas sociais: os crimes digitais e os perigos existentes no ambiente virtual. Fernando está iniciando um trabalho de divulgação nas redes sociais sobre assuntos desta natureza, e recentemente foi convidado a palestrar em uma audiência púbica na Câmara de Vereadores, que teve como tema a prevenção e combate à violência, ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A entrevista completa você confere a seguir:

uPara começar, gostaria de falar sobre a sua atuação como advogado.

Optei por cursar a faculdade de Direito e hoje vejo que essa foi a decisão correta, de forma que me sinto muito feliz e realizado com a minha escolha.

No entanto, posso afirmar que a parte do Fernando apaixonada por tecnologia nunca deixou de existir, e mesmo me dedicando ao estudo do Direito, sempre continuei estudando, me atualizando e aprimorando meus conhecimentos em tecnologia, tanto que depois de formado em Direito iniciei a graduação em Ciências da Computação, pois já tinha um pouco de conhecimento na área de desenvolvimento web e programação em Python, mas, depois de cursar por um tempo, percebi que não era exatamente a parte de programação que eu queria estudar, mas sim o assunto que realmente sou fascinado: os crimes digitais e os perigos existentes no ambiente virtual.

uHoje o seu foco é mais em ajudar os pais a entenderem os perigos presentes no mundo digital?

Isso mesmo. Hoje o meu foco é em compartilhar um pouco do que sei e tenho aprendido ao longo do tempo sobre o mundo digital. Decidi que gostaria de compartilhar especialmente com os pais, pois percebi a existência de um abismo tecnológico e de linguagem muito grande entre os adultos e os jovens de hoje, de for-

ma que, a minha intenção é servir como uma ligação entre esses dois mundos.

Atualmente eu não trabalho especificamente com isso, pois me dedico à advocacia, porém, a minha intenção é divulgar amplamente a existência dos perigos existentes na internet, especialmente aos pais, a fim de que tenham consciência sobre todos os perigos para que possam proteger seus filhos.

Eu acredito muito que a conscientização é a chave quando se trata sobre os perigos da internet.

Tanto é assim, que eu estou escrevendo um livro que posteriormente vou disponibilizar em formato digital, com a finalidade de ser um guia para os pais sobre o mundo digital, expondo os perigos que os seus filhos podem se deparar na internet, mostrar o que os pais podem fazer para tentar evitar que os filhos sejam vítimas de algum criminoso no ambiente digital e ensiná-los, ainda, sobre a existência de ferramentas de controle parental para que possam acompanhar o que seus filhos fazem na internet, e por consequência orientá-los do melhor modo possível.

uAtualmente você está com o canal do Youtube como carro-chefe das suas divulgações e também o Instagram, como é feito esse trabalho nas mídias sociais?

O meu trabalho no Instagram e no YouTube é muito recente, tenho ainda uma base muito pequena de pessoas que

me seguem e acompanham minhas publicações. Mesmo assim, eu me sinto muito feliz e agradecido porque eu percebi que a minha mensagem está sendo compartilhada e chegando cada vez mais para as pessoas, especialmente aos pais.

No Instagram, o meu foco é criar e compartilhar conteúdo sobre os perigos digitais com foco nos pais, seja na divulgação de notícias envolvendo crimes digitais ou na produção de vídeos mostrando casos reais e exemplos práticos da atuação de criminosos no ambiente virtual, especialmente aquelas atuações voltadas contra crianças e adolescentes.

uVocê tem muita demanda a este respeito, muitas pessoas vêm lhe procurar presencialmente?

Atualmente, presencialmente, a maior procura de demandas envolvendo o mundo digital está relacionado, infelizmente, a pessoas que foram vítimas de golpes virtuais. Nesse contexto, a título de exemplificação, existem dois golpes muito comuns e que diversas pessoas foram vitimadas em nosso município: o golpe do falso empréstimo e o golpe dos nudes.

Embora esses dois golpes tenham sido tratados amplamente na mídia nacional, estadual e municipal, muitas pessoas acabam sendo vítimas de ambos.

Com relação a outras questões envolvendo o mundo virtual, em minha percepção, existe pouca procura das pessoas por advogados ou envolvendo o Judi-

ciário de modo geral. Isso porque, muitas pessoas ainda acreditam que só pelo fato de um crime ou de um ilícito civil ter acontecido na internet, não haverá responsabilização.

Muitos ainda acreditam que a internet é uma terra sem lei, o que é totalmente inverídico! Eu gosto sempre de deixar claro: a internet não é uma terra sem lei!

Praticamente todos os crimes que são cometidos no “mundo real”, também podem ser caracterizados no ambiente virtual, seja uma injúria ou uma ameaça, ou crimes mais graves como de instigação ou induzimento ao suicídio e até mesmo estupro virtual.

uRecentemente você participou de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores sobre o tema, qual é a importância de um encontro como esse?

A audiência pública foi excepcional! Um momento para que profissionais das mais diversas áreas, figuras públicas e a sociedade civil de modo geral pudessem compartilhar e debater sobre a questão envolvendo a violência, a exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Fiquei muito feliz quando soube que a Vereadora Celina estava realizando esse evento e, posteriormente, me senti muito grato pelo convite por ela realizado para que eu pudesse expor um pouco sobre os perigos do mundo digital naquela oportunidade.

Depois da minha participação na audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores, muitas pessoas vieram me procurar e conversar comigo para também elaborarmos conversas e palestras sobre os perigos do mundo digital, o que me deixou extremamente grato, especialmente por ver que a sociedade está interessada em aprender e conhecer um pouco mais sobre os perigos da internet, tema que eu acho fundamental!

Por fim, mais uma vez gostaria de agradecer o jornal “O Celeiro” pelo convite e oportunidade em realizar essa entrevista, e peço que todos se lembrem: a internet não é uma terra sem lei!

Quinta-feira, 29 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 SEGURANÇA
Fernando Marin Silva *Imagem: Divulgação *Foto: Arquivo/O Celeiro

No meio da safra, pesca da tainha em SC é obrigada a ser encerrada

O Governo de Santa

Catarina continua tentando reverter à medida do Governo federal que reduziu a cota de pesca artesanal de tainha pelo modelo emalhe anilhado. Esse tipo de pesca - rede jogada no mar na forma de círculo, praticada tipicamente pelos pescadores artesanais - teve a cota reduzida de 830 toneladas para 460 toneladas. Um corte de 68% nessa produção pesqueira. A pesca industrial, autorizada em 600 toneladas em portaria de 2022, foi simplesmente banida neste ano. “No auge da pesca da tainha, da safra de 2023, recebemos a

informação do Ministério da Pesca e Aquicultura que a cota artesanal de emalhe anilhado foi encerrada neste ano. A pesca industrial já estava proibida em Santa Catarina, lamentou o secretário executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo. Ele explicou que o go-

verno catarinense teve o recurso de efeito suspensivo dessa medida negado pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal, da 4ª Região), mas a Procuradoria Geral do Estado está estudando novas medidas para que os pescadores catarinenses tenham o seu direito preserva-

Facisc comemora 52 anos na Expogestão

do. “Vamos até o fim, até onde for possível”, acentuou o secretário. Tradição catarinense, a pesca artesanal da tainha iniciou em 1° de maio com altas expectativas no aumento da safra. A Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc) estimava capturar 1.800 toneladas da espécie em todas as modalidades, o que superaria a safra do ano anterior (1.500 toneladas). Essas expectativas foram frustradas com a decisão federal. A Secretaria Aquicultura e Pesca estima um prejuízo de 15 milhões de reais de forma direta na situação atual.

BRDE busca recursos para investimentos na região Sul

O presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, esteve em audiências em Brasília na semana passada com o principal objetivo de buscar recursos para o desenvolvimento da Região Sul. O presidente realizou visitas institucionais a de-

putados federais (Carolina de Toni, Julia Zanata, Ricardo Guidi) e a senadores (Jorge Seif e Esperidião Amin). Uma das principais pautas apresentadas foi o Fundo Sul – um fundo constitucional destinado a fortalecer projetos e propostas para o desenvolvimento social e econômico de municí-

pios com baixo IDH da Região Sul. “O BRDE terá o encargo de fazer as operações do fundo, em razão da experiência na gestão e aplicações de fundos orçamentários e recursos de longo prazo, além de sua atuação nos três estados do Sul”, ressaltou.

Na sequência, Kleinübing esteve reunido com o

A Facisc aproveitou a Expogestão - o megaevento empresarial promovido em Joinville de 27 a 29 deste mês - para comemorar os 52 anos de atividades com mais uma inovação: a Faciscverso. A entidade montou estande com 200 m² para mostrar seu ecossistema empresarial a líderes das associações empresariais, empresários associados e colaboradores das entidades.O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, explicou que a ideia do Faciscverso surgiu para materializar o que o sistema Facisc tem de mais precioso: as conexões. “Criamos um ambiente favorável aos relacionamentos, ao network e aos resultados para a geração de negócios. O Faciscverso vai além dos mundos virtuais existentes atualmente, buscando uma integração mais ampla e contínua entre os usuários”, acentuou.

Fecam monta Espaço Municipalista no Summit Cidades

presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, onde apresentou as ações e metas à frente do banco, as linhas de crédito oferecidas para os diversos setores da economia e detalhes dos projetos do Fundo Sul e Pronampe Estadual, com foco no apoio às micro e pequenas empresas e a microempreendedores.

Ambiente favoreceu a troca de experiências

A Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam) preparou um ambiente especial para os prefeitos presentes no Summit Cidades, promovido entre os dias 26 e 28 de junho, no Centrosul, em Florianópolis. Com 100 m², o Espaço Municipalista contou com área de palestras, estúdio de gravação e sala de reuniões, tudo para promover a conexão e troca de experiência entre os gestores municipais. O Summit Cidades consagrou-se como o maior evento sobre cidades inteligentes de Santa Catarina, tendo por objetivo capacitar seus participantes e potencializar o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, sustentáveis e dinâmicas.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Junho de 2023 8 ESTADO
A RCN é veiculada semanalmente
vista
mais de 600 mil pessoas SC www.adjorisc.com.br
em 40 jornais de Santa Catarina e
por
Estado atingiu a cota de 460 toneladas definida pelo governo federal. Antes, o volume permitido era de 830 t
RCN 737 | rcnonline.com.br RICARDO WOLFFENBÜTTEL / SECOM
Foram frustradas as estimavas de pesca de 1.800 t no total
DIORGENES PANDINI
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224

Modelo Mirim de Campos Novos brilha nas passarelas e é sucesso nas redes sociais

Laurinha está completando hoje 5 anos e já tem quase 8 mil seguidores no Instagram.

Você lembra qual episódio marcou o seu aniversário de 5 aninhos? No caso da aniversariante do dia, Laura Balestrin Pelozato, além da matéria que você está lendo neste momento, marca também um importante momento da sua carreira como modelo mirim. Laura é a personificação da expressão “boneca que anda”, uma criança encantadora, espontânea e que transborda carisma, seja pessoalmen-

te ou pelas redes sociais, só no Instagram, tem quase 8 mil seguidores.

Laura é natural de Campos Novos, mas atualmente reside em Celso Ramos com os pais, Patrícia e Junior. Segundo a mãe, foi no próprio Instagram que tudo começou, com as fotos publicadas na plataforma chegaram propostas de agências interessadas em contar com a exuberância de Laura.

“Então, tudo começou com várias propostas pelo Instagram, fomos até Chapecó a pedido da LiveTv, posterior-

mente ela desfilou em Florianópolis para a Live e para uma marca de roupa infantil, nesse desfile estavam várias agências e escolhemos a Studio Models. Em Florianópolis ela também fez fotos para Antares Martins”, contou Patrícia.

Por meio do seu Instagram, administrado pela mãe, é mostrado o dia a dia da Laurinha, suas atividades que envolvem o círculo social e também profissional.

“Ela faz propagandas no próprio Instagram para uma marca de laços e uma

de roupa. Ela adora tirar fotos e desfilar, e inclusive, está ansiosa para o próximo desfile. Também estamos pensando em inscrever ela no Miss Mirim Campos Novos, está quase certo. A gente projeta que ela tenha uma carreira de sucesso, pois é isso que ela quer e nós como pais vamos fazer de tudo pra que isso aconteça”, finalizou a mãe da modelo mirim.

Para acompanhar os próximos passos da carreira da modelo mirim Laura Balestrin Pelozato, acesse o Instagram e siga @laurinhabape.

Quinta-feira, 29 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 ESPECIAL
*Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

VARGEM

Servidores participam de curso de manutenção de Tratores

Município se destaca no estado como maior cobertura vacinal

A Administração Municipal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), estabeleceu uma importante colaboração visando promover o desenvolvimento dos servidores da Secretaria de Agricultura. Com o objetivo de aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área, foi realizado um Curso de Manutenção de Tratores, que envolveu cinco dias de treinamento teórico e prático.

Essa parceria estratégica entre a

Administração e o Senar permitiu oferecer uma capacitação de qualidade aos servidores da Secretaria de Agricultura, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para desempenharem suas funções com excelência e eficiência. O curso abrangeu tanto aspectos teóricos, com aulas abrangentes sobre as diferentes partes e sistemas dos tratores, quanto aspectos práticos, com atividades que permitiram aos participantes aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais.

Graças ao comprometimento da equipe de saúde e à adesão da população, Vargem se destaca no estado de Santa Catarina como o município com maior cobertura vacinal. Vargem alcançou e superou as expectativas, atingindo a meta de vacinação estabelecida. Através de um esforço incansável, a maioria da população foi contemplada, garantindo a proteção necessária para cada indivíduo.

“Cumprimos o objetivo proposto, demonstrando o empenho e a prioridade que a saúde da população tem para

Vargem. Com essa conquista, reforçamos nosso compromisso com a saúde pública e a responsabilidade de cuidarmos das pessoas”, declarou a Secretária de saúde Adriana Correa.

A prefeita Milena Lopes também ficou imensamente feliz com a notícia. “Agradecemos à equipe de saúde de Vargem, que se dedicou com profissionalismo. Seu trabalho árduo e comprometimento foram fundamentais para este resultado”, afirmou.

Educação de qualidade: Alunos revivem histórias dos livros infantis

As professoras da Escola Padre Alberto desenvolveram um trabalho muito especial com a turma do primeiro ano matutino e vespertino: elas reviveram a história do Livro, 'A Casa Sonolenta', de Audrey Wood.

As crianças embarcaram no mundo da imaginação ao recriarem as cenas contadas nas páginas do livro. Foi um dia divertido e de muito aprendizado. Sair

da rotina e buscar alternativas diferentes para as crianças é uma maneira eficaz para prender a atenção dos pequenos e fazê-los desenvolver a imaginação.

As escolas da rede municipal realizam um trabalho exemplar na formação escolar das crianças, fruto do investimento da Administração Municipal em promover uma educação de qualidade para as crianças do município.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Junho de 2023 10 REGIÃO
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Empresa Camponovense realiza curso de capacitação de uso de drones na agricultura

Evento reuniu produtores e acadêmicos para treinamento de dois dias com capacitação teórica e prática.

O meio rural está a cada dia mais condicionado às tecnologias. Se antes a força física humana e animal eram essenciais para a prosperidade do homem no campo, agora os equipamentos eletrônicos são os principais responsáveis por comandar as atividades das propriedades. E neste sentido, a mais nova solução implantada no meio agrícola é o uso de drones na pulverização, um recurso que vem sendo muito difundido na região e teve um curso específico realizado na última semana no auditório da UNOESC Campos Novos.

O evento teve entrada gratuita e tinha como principal objetivo levar informações referentes ao uso de drones na agricultura. As palestras abordadas na oportunidade tiveram os seguintes temas: “Tecnologia de Aplicação com Drones”, com Leandro Dare dos Santos da empresa Forquímica; “Uso de Drones para a Aplicação de Defensivos Agrícolas”, com Marcos Antônio de Oliveira da Timber Xag; “Legislação Ambiental para Aplicação de Defensivos Agrícolas com Drones”, com o policial ambiental, Jocelmo Santin.

Dando sequência ao treinamento, no sábado, 24/06, ocorreu um curso prático de drones na agricultura, conduzido por Leandro Dare dos Santos, da empresa Forquímica.

De acordo com o idealizador do evento, Edmilson José Enderle (Chu), da empresa camponovense Drones Agro, que também é representante da Timber Xag

na região, a necessidade do evento surgiu diante da demanda de agricultores e acadêmicos do curso de agronomia que buscavam se aprofundar no tema, em contato com a UNOESC, conseguiram viabilizar o evento trazendo três nomes de grande relevância.

“Quando fala em tecnologia o produtor da região é muito adepto. Iniciamos com a tecnologia do plantio direto, depois veio a tecnologia de precisão, quando o produtor passa a cuidar do seu metro quadrado e não mais do seu hectare, e a próxima virada de página da agricultura seria os equipamentos autônomos. Já temos os tratores, que já existem há tempos e agora temos os drones agrícolas, equipamentos que após o mapeamento tem a autonomia de trabalharem sozinhos”, destacou.

Em efeito de comparação, Chu ressalta que enquanto muitos pulveriza-

dores usam de 70 a 150 litros por hectares, por meio de drones, o gasto médio fica entre 8 a 10 litros, proporcionando uma visível economia de recursos naturais, e automaticamente contribuindo com o meio ambiente. Ainda segundo Chu, produtores da região que já adquiriram drones agrícolas, já notam a diferença em termos de economia e colhem resultados iguais ou até melhores do que os obtidos com os equipamentos convencionais.

“Outra situação que merece destaque é a perda da produção pelo amassamento dos pulverizadores tradicionais.

A literatura mostra que a perda vai de 2 a 7% dependendo da lavoura e da cultura, aliado a isso, ainda tem a questão climática, com período de chuva, o agricultor não consegue colocar seus equipamentos pesados na lavoura, enquanto isso as doenças e pragas vão causando estragos na plantação”, ressaltou.

uDrones Agro

A empresa camponovense vem para solucionar um importante gargalo no que se refere ao uso de drones agrícolas: peças e assistência técnica.

Antes os agricultores que utilizavam desta tecnologia dependiam de profissionais e empresas de fora, agora já possuem oficina especializada, peças de reposição e equipamentos necessários numa empresa da região.

Os dois modelos disponibilizados pela Drones Agro são à bateria e tem capacidade de 16 e 40 litros de calda. São autônomos, quando termina o combustível, ainda com a reserva de um litro, eles automaticamente retornam à base.

“Quando o produtor adquire um drone vem um kit com 8 baterias, dois geradores, toda uma estrutura para o cliente usar essa tecnologia sem incômodos. O modelo de 16 litros de calda é o V-40, onde faz 10 litros por hectare, ou seja, um hectare e meio, equipamento ideal para produtores que possuem até 100 hectares de lavoura. E temos um maior, que é o P-100, com 40 litros de calda, e que possui duas baterias”, explica.

Esta tecnologia encontrada nos drones é controlada por um aplicativo de celular, onde traz todas as informações sobre o trabalho realizado, como por exemplo, a área aplicada, volume de calda e velocidade de voo.

Para saber mais acesse a página da Drones Agro no Instagram da @dronesagro_ltda e conheça os produtos e serviços oferecidos.

Quinta-feira, 29 de Junho de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11 AGRONEGÓCIO
*Fotos: Orli Ricardo/O Celeiro
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 29 de Junho de 2023 12 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.