Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 217

Page 1

EXEMPLAR

GRÁTIS

jornaldocomerciohauer.com.br

@jornaldocomerciohauer

Pág.

05

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Conseg Hauer

Conselho Comunitário de Segurança e Rotary Club realizam projeto social para desenvolver os jovens e contribuir com uma comunidade mais segura.

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS DO BOQUEIRÃO É REDE DE APOIO NO COMBATE A DOENÇA

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Prefeitura nos bairros

200 pessoas participam da audiência pública na Regional Boqueirão.

Pág.

10

Foto: Gilson Abreu

Crescimento

Paraná cria 40.537 vagas de empregos em sete meses.

Pág.

15

2ª quinzena de agosto de 2019

HAUER BOQUEIRÃO ALTO BOQUEIRÃO XAXIM UBERABA GUABIROTUBA

Ano 12 – Edição Nº 217

CIRCULAÇÃO

Mais de 3 milhões de pessoas morrem no mundo, todos os anos, pelas consequências do álcool; 25% das mortes são de pessoas entre 20 e 39 anos.

Pág.

09


2

Dr. Sergio Viapiana Médico veterinário CRMV/PR 2825

Fone

Consultas

Endoscopia

Rinoscopia

Cirurgias

Exames laboratoriais

Conoscopia

Vacinas

Ecocardiograma

Ultrassonografia

Internamentos

(conveniado PET imagem)

Raio X

Pet shop

41 3275-8558

Celular

41 9974-5489

E-mail

viapiana@hotmail.com

Rua Waldemar L. de Campos, 4388 Xaxim - CEP 81.830-000 - Curitiba PR

Departamento financeiro: Thays de Freitas Dias Reportagem: Raphaella Caçapava (DRT-PR 11195) e assessorias | Diagramação: Rodrigo A. Romani (DRT-PR 7756) Assessoria jurídica: Ricardo Vinhas Villanueva Sinopse Editora Ltda – CNPJ: 09.599.880/0001-39 E-mail: pauta@jornaldocomerciohauer.com.br | www.jornaldocomerciohauer.com.br

11 ANOS

As matérias assinadas não expressam, necessariamente, a opinião deste jornal. Proibida a reprodução total ou parcial de textos ou imagens, produzidas por esta editora, sem autorização prévia e citação completa da fonte, sob pena de sanções legais.


Bairro

3

ACONTECEU NA REGIONAL BOQUEIRÃO HAUER ▪ BOQUEIRÃO ▪ ALTO BOQUEIRÃO ▪ XAXIM ▪ UBERABA ▪ GUABIROTUBA

A Regional Boqueirão é formada pelos bairros Hauer, Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim, Uberaba e Guabirotuba. Em 2016, a população estimada da Regional estava em 205.248 habitantes. Todos os dias uma série de ações acontecem para melhorar a vida desses moradores. Esta coluna mostra um pequeno recorte do que foi destaque nesse período.

AGRICULTURA URBANA

ACERVO EM ALEMÃO AGUARDA LEITORES

O Prefeito Rafael Greca de Macedo inaugurou a Horta Comunitária Visitação, no Alto Boqueirão. O grande diferencial da horta, que beneficiará 80 famílias, é que além de legumes, verduras e hortaliças o espaço terá canteiros com plantas fitoterápicos e ervas medicinais.

CERVEJA DO HAUER HOMENAGEIA EXÉRCITO Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

SAI A SUJEIRA, ENTRAM AS ÁRVORES

integração entre as cidades de Curitiba e São José dos Pinhais. São elas: E07 São José dos Pinhais-Boqueirão, E11 Terminal Afonso Pena-Terminal Boqueirão e E21 Centro de São José dos Pinhais-Terminal Boqueirão.

Academia Karatê Shubu-Dô, instalada no Boqueirão há mais de 40 anos. O evento lotou o Ginásio do Tarumã.

GRADUAÇÃO NO KARATÊ SHUBU-DÔ

Cerca de mil karatecas, alunos do mestre Edson Shubu-dô, participaram do grande exame da faixa da

A BodeBrown homenageou o Dia do Soldado com o lançamento de uma nova cerveja: a Fibra de Heróis. Produzida para homenagear os soldados, a cerveja é uma IPA (India Pale Ale), com amargor marcante pela concentração de lúpulo. É uma cerveja refrescante, ideal para dias quentes.

CIRCULAÇÃO

INTEGRAÇÃO Foto: Valdecir Galor/SMCS

A administração da Regional Boqueirão realizou uma grande ação de limpeza, plantio de árvores e conscientização ambiental na Vila Pantanal, no Alto Boqueirão. Em um terreno de aproximadamente 1.000m², ao longo da área de proteção ambiental do Córrego Alto Boqueirão, foram plantadas 72 árvores nativas e frutíferas. Os curitibinhas do CMEI Pantanal, por meio do Programa Linhas do Conhecimento, ajudaram no plantio de árvores numa aula prática de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Três linhas de ônibus partindo do Terminal Boqueirão para o Terminal Afonso Pena marcam a retomada da

Você fala alemão? Se sim ou está aprendendo a língua germânica, a Casa da Leitura Wilson Martins, na Rua da Cidadania Boqueirão, tem um acervo especializado para empréstimo da população. São 425 livros em alemão. Todas as obras são de literatura, entre romances, contos, poesia, literatura infantojuvenil, e fazem parte do acervo de 8,6 mil volumes da Casa da Leitura Wilson Martins

HAUER BOQUEIRÃO ALTO BOQUEIRÃO XAXIM UBERABA GUABIROTUBA

jornaldocomerciohauer.com.br


4 Bairro

Ruas de saibro ganham asfalto no Hauer e Xaxim

Moradores e pessoas que trabalham em duas ruas da Regional Boqueirão, nos bairros Hauer e Xaxim, não precisarão mais conviver com o pó, a lama e os buracos do pavimento de saibro. No total, as obras de pavimentação asfáltica e drenagem da Prefeitura, que já estão em andamento, beneficiam 730 metros das ruas Professor José Nogueira dos Santos e Octacyr Reinaldo Mion. A requalificação das vias atende um pedido feito por moradores, que se organizaram, participaram de audiências do programa Fala Curitiba e agora estão sendo atendidos. A Rua Octacyr Reinaldo Mion ganhará asfalto em dois trechos: entre as ruas André Ferreira Camargo e Antônio

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Obras de pavimentação seguem a todo vapor na Regional Boqueirão

Ruas de saibro recebem asfalto na Regional Boqueirão. Mais obras de recuperação da malha asfáltica estão previstas para os bairros da região.

Rebelatto e entre a Victor Stec e a São Jorge. São 285 metros de asfalto novo e de qualidade. A rua faz a ligação da Linha Verde com o bairro do Xaxim e a medida acolhe o pedido de cerca de 250 famílias, colocando fim à poeira e à lama. A Rua Professor José Nogueira dos Santos, no Hauer,

será requalificada nos 445 metros entre a Frei Henrique de Coimbra e a Linha Verde. Além do saibro, havia na rua restos de construção, dificultando o caminhar na via. Ainda no Xaxim a Rua Ulisses Gavazoni teve o asfalto recuperado em agosto no trecho de 110 metros entre as ruas

Antônio Rebelatto e Humberto Higino Parolin. Ali perto, os serviços estão em andamento nos 115 metros da Rua Pérola, a partir da esquina com a Rua Dom José Marello em sentido do cruzamento com a Rua Menino Jesus. Além dessas, o trabalho está prestes a começar na Rua Menino Jesus, que terá seu piso requalificado nos 330 metros entre as ruas Vereador Oswaldo Nascimento Bittencourt e Ulisses Gavazoni. A Rua Coronel Luiz José dos Santos também recebeu serviços de fresa e recape do pavimento asfáltico em 1.088 metros de obra, entre a ruas Francisco Derosso e Raggi Izar. Pela via, passam as linhas de ônibus 511 São Francisco e 513 Hauer/Boqueirão. Obra importante para as pessoas que por ali trafegam, que traz mais conforto e segurança também para motoristas e passageiros do transporte coletivo.


Bairro

5

Conseg Hauer desenvolve ações em escola da Regional Boqueirão Projeto social busca desenvolver os jovens para contribuir com uma comunidade mais segura A ideia de investir no desenvolvimento dos jovens para alcançar uma comunidade mais segura para todos nasceu dentro do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Hauer e se expandiu com a parceria firmada com o Rotary Club E-Club 4730*. “Temos um membro no Conseg que também é rotariano e por isso nos apresentou um programa já desenvolvido pela organização e que tinha tudo a ver com o que estávamos querendo aplicar”, explica Ivania Rocha membro da diretoria do Conseg Hauer e coordenadora do projeto. O Ryla - sigla de Rotary Youth Leadership Awards, que significa Prêmio de Liderança da Juventude do Rotary - tem como objetivo justamente potencializar o perfil de liderança dos jovens participantes para que possam se tornar cidadãos mais plenos e ativos. “Foi então que somamos a este projeto já consolidado o nosso objetivo maior: resgatar a cidadania”, acrescenta. Assim nasceu o Ryla - Resgate da Cidadania. O próximo passo era fazer a seleção dos participantes. “Procuramos as escolas estaduais da região, mas apenas o Colégio Estadu-

Resgate da Cidadania continua

Serviço

O projeto do Conseg Hauer deve continuar. Dentre as propostas existe a ideia de criar um blog educativo com a participação de alunos para desenvolver o conteúdo atual das disciplinas. “Assim os jovens poderão tirar dúvidas e ao mesmo tempo estudar de forma interativa e atualizada, mas para isso é preciso também a participação de professores”, pondera. Em

Conseg Hauer Página: facebook.com/conseghauer Grupo: facebook.com/groups/conseg.hauer WhatsApp: (41) 9 9277-9919

Foto: Divulgação

O Ryla - Resgate da Cidadania foi um trabalho de engajamento do Conseg Hauer com a população local e também com empresários da região. “A mobilização de todos oportunizou a esses jovens um final de semana inesquecível, onde plantamos uma semente para adultos melhores e mais conscientes”, fala Ivania.

paralelo o Conselho Comunitário de Segurança quer oferecer palestras direcionadas aos alunos. “Vários temas importantes podem ser abordados como, por exemplo, dependência química, suicídio e doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo empreendedorismo. Acreditamos que jovens informados e participativos, podem ajudar a construir uma comunidade mais segura para todos”, reforça. Para apoiar as iniciativas do Conseg Hauer - que é um dos mais atuantes de Curitiba - basta entrar em contato e/ ou participar das reuniões. Os encontros, a priore, acontecem na ESIC Business & Marketing School Internacional e são sempre nas primeiras segundas-feiras de cada mês, os próximos já têm data marcada: 02/09, 07/10, 04/11 e 02/12. “Todos podem e devem participar. O Conseg é de todos para todos. Acompanhe nosso trabalho e para obter mais informações acompanhe nossa página”, finaliza ela.

Ruas de saibro recebem asfalto na Regional Boqueirão. Mais obras de recuperação dapromove malha asfáltica para aoscidadania bairros da Conseg Hauer projetoestão socialprevistas para resgatar e região. combater a violência.

al José Guimarães demonstrou interesse em desenvolver a ação”, conta. A partir do sinal verde da instituição, o Conseg, o Rotary e a diretoria do colégio promoveram reuniões com as famílias e solicitaram a autorização para participação dos jovens. “As famílias foram bem receptivas e adoraram a ideia”, lembra. Ao todo 60 alunos do Ensino Médio anos participaram do evento que aconteceu durante dois dias em uma chácara, tudo oferecido de forma gratuita para os jovens desde o transporte, até a hospedagem e alimentação. “Durante um final de semana de imersão eles tiveram palestras como saúde, cidadania, ética, direitos humanos, meio ambiente, tecnologia, finanças pessoais, dentre outras e, claro, muita diversão”, detalha.

*O Rotary é a organização não governamental mais antiga do mundo. São clubes de serviços cujo objetivo é unir profissionais voluntários a fim de prestar serviços humanitários, promover valores éticos, bem como a paz e a compreensão internacional. Atualmente, são mais de 1,2 milhões rotarianos em 218 países e regiões.

HÁ MAIS DE 1 DÉCADA FAZENDO JORNALISMO DE QUALIDADE E PROMOVENDO EMPRESAS DA REGIÃO. www.jornadocomerciohauer.com.br @jornadocomerciohauer


Valores sólidos, coraçãosolidário.

Bem-vindos ao nosso ensino.

Lucas Belasque 1º Lugar Física - UFPR

No Terceirão do Erasto, nossos alunos se transformam em Hunters: autênticos caçadores de vagas que entram na disputa para ganhar e ocupar os bancos da melhores universidades.

Transforme seu filho em Hunter.

Matrículas abertas.

ERASTO.COM.BR (41) 3376-4566 RUA PASTOR DAVID KOOP, 189 BOQUEIRÃO - CURITIBA/PR


Educação

7 Foto: Divulgação

Ensino bilíngue, um investimento necessário Antenado no mercado e na necessidade da inovação na área do conhecimento, Colégio Erasto Gaertner passa a oferecer modalidade a partir de 2020 Não há como negar, a globalização está aí e exige uma nova forma de se conectar, relacionar e comunicar com as pessoas. Somada a esta crescente, as novas tecnologias avançam a cada mês, exigindo uma nova dinâmica no aprendizado. Por isso, os pais precisam pensar um passo à frente na formação dos filhos e a escola buscar inovação na educação dos alunos. E é diante desse cenário que o Colégio Erasto Gaertner projeta 2020. “O próximo ano letivo será de grandes novidades. Dentre elas, a parceria com a International School, que permitirá aos alunos da instituição vivenciar a língua inglesa em projetos especiais e eventos pedagógicos”, conta Danielle Fischler Kovalski, coordenadora de idiomas do Colégio Erasto Gaertner. O projeto bilíngue será oferecido da Educação Infantil (a

partir dos dois anos | nível II) ao Fundamental II (até 14 anos), em cinco aulas por semana, uma vez ao dia. ‘Todo este contato com a língua favorece a criação de um ambiente similar ao ambiente imersivo, principalmente porque parte do princípio de que não serão mais oferecidas aulas DE inglês, mas aulas EM inglês”, destaca. A mudança estratégica no ensinar também faz toda a diferença na forma de conduzir as aulas. “Isso porque ao invés de focarmos em gramática, vocabulário e estruturas, trabalharemos conteúdos de ciências, artes, tecnologia e matemática e utilizaremos a língua inglesa como ferramenta para desenvolver estes conteúdos, ou seja, os alunos adquirirão o idioma, sem perceber”, explica. Além do programa bilíngue na língua inglesa - que busca

O modelo do ensino bilíngue adotado pelo Colégio Erasto Gaertner é baseado nos pilares da Unesco que facilitam a absorção do conhecimento: aprender a aprender, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a ser.

atender uma necessidade dos dias atuais - o Colégio Erasto Gaertner acredita que saber uma língua adicional é um grande diferencial no futuro dos alunos. “Em especial o alemão. Por isso, ao invés de fornecermos uma base de duas línguas, ofereceremos o ensino dos dois idiomas com maior intensidade”, justifica. Desta forma a instituição continuará oferecendo na grade da Educação Infantil a língua alemã e para os alunos do Fundamental

I e II será possível optar por cursar o idioma em contraturno escolar. A direção da instituição faz questão de ressaltar que todas as mudanças são para proporcionar a melhor experiência de ensino aos alunos, mas que a essência da escola permanece. “Os nossos princípios cristãos e os nossos valores de amor ao próximo, trabalho com excelência, educação como missão integral e disciplina restaurativa seguem nos norteando”, finaliza.


Para fazer o cadastro, acesse o site www.cidadedoconhecimento.org.br imPortante: atĂŠ 31 de agosto.


Capa

9

Alcoólicos Anônimos do Boqueirão é rede de apoio no combate a doença Foto: Divulgação

Mais de 3 milhões de pessoas morrem no mundo, todos os anos, pelas consequências do álcool; 25% das mortes são de pessoas entre 20 e 39 anos De gole em gole os efeitos do álcool vão se alastrando pela sociedade. Os números da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram isso, afinal todos os anos, 3,3 milhões de pessoas morrem pelas consequências do álcool. Outro dado preocupante apresentado pela OMS é o aumento em 10 anos de 43,5% no consumo de bebidas alcoólicas pelos brasileiros acima de 15 anos. Em 2006 o consumo per capita anual era de 6,2 litros de álcool puro, em 2016 essa média pulou para 8,9 litros. João M. é parte dessa triste estatística. Por trás dos números frios que as pesquisas e matérias apresentam para a sociedade ele lembra como o alcoolismo o levou a conhecer o fundo do poço. “Após 20 anos de casamento minha esposa foi embora com os meus filhos. Mas minha derrota já havia começado bem antes. Perdi empregos, família, dignidade e moral”, relembra ele. Como boa parte dos jovens o álcool apareceu cedo na vida de João M. “Venho de uma família bastante pobre e não tive tempo de fazer bens materiais. Me casei aos 20 anos, mesma idade que comecei a beber. Mas como a doença é progressiva, meu grau de alcoolismo foi aumentando aos poucos e chegou ao ápice quando eu tinha 52 anos de idade”, conta. Vale destacar que a última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) identificou que a primeira experiência com a bebida acontece, em média, aos 12 anos de idade.

* O alcoolismo é uma dependência química crônica caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool onde o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência quando ela é retirada.

Dependência alcoólica é uma doença perigosa. Para ajudar a combater esse problema os grupos dos Alcoólicos Anônimos atua há mais de 40 anos na Regional Boqueirão.

Após 32 anos de alcoolismo e muitas derrotas, João M. adoeceu. No SUS, por orientação de uma médica, conheceu o Alcoólicos Anônimos (AA). A data da primeira reunião ele não esquece: 19 de fevereiro de 2004. “Foi o dia em que mudei minha vida. Desde então e até o presente momento não voltei a beber”, comemora. Hoje João tem um um bom relacionamento com a família, é aposentado pelo INSS, funcionário público e ainda encontra tempo para se dedicar ao trabalho nos Alcoólicos Anônimos. “Não me considero um voluntário. Eu dedico meu trabalho no AA porque eu preciso dele. Não cobro pelo meu trabalho, pois de graça recebi e de graça retornarei”, enfatiza. ALCOÓLICOS ANÔNIMOS: ACOLHIMENTO E APOIO O único propósito do AA é ajudar os membros a se manterem sóbrios e apoiar outros doentes a se recuperarem do alcoolismo, se assim desejarem. Foi em 1935, nos Estados Unidos, que o AA iniciou com a atitude duas pessoas com problemas de alcoolismo, a

proposta é oferecer apoio para quem quer enfrentar a doença. “Percebemos que quando conversamos sobre o nosso problema não sentimos compulsão pela bebida. Temos 36 princípios: 12 passos, 12 tradições e 12 conceitos. O foco é nos mantermos sóbrios e ajudar outros a se libertarem”, explica João. O AA está presente em quase todos os países do mundo. “Onde nos convidarem estaremos lá, pois nosso propósito nos diz que somos responsáveis por todos que necessitam e querem ajuda”, destaca. AA TRANSFORMOU MILHARES DE VIDAS NO BOQUEIRÃO Há exatos 43 anos o AA formava o primeiro grupo no Boqueirão. De lá para cá milhares de vidas foram impactadas positivamente pela atuação da comunidade. “É impossível fazer uma estimativa rasa. Hoje temos três grupos no Boqueirão e mais cinco nos arredores. Mas temos certeza que muitas e muitas vidas foram salvas pelo AA e outras centenas de famílias recuperadas”, afirma.

Durante os sete dias da semana os dependentes encontram suporte em algum dos grupos do distrito do Boqueirão. “Temos reuniões de segunda a segunda. Entre Boqueirão, Hauer, Xaxim, Uberaba, Sítio Cercado e São José dos Pinhais”, reforça João. No site www.aapr. org.br é possível encontrar todos os dias, horários e locais de reunião. “Nossas portas abertas estão sempre abertas para quem tem o problema com o álcool e também para quem não tem, mas quer conhecer a nossa irmandade”, convida. João acredita que o envolvimento de toda a sociedade é importante para combater essa doença e o primeiro passo é a conscientização. “O alcoolismo* é considerado uma doença desde 1964 pela Organização Mundial da Saúde. O portador da dependência precisa de ajuda. Sozinho ele até pode abandonar a bebida, mas é muito mais difícil do que se tiver um acompanhamento de pessoas que têm o mesmo problema e de ajuda médica. Por isso todo apoio é fundamental”, finaliza. Mais informações ligue para (41) 3222-2422.


10 Bairro

Prefeitura nos bairros atende moradores da Regional Boqueirão

Praças iluminadas e uso do coreto A Regional recebeu 31 km de asfalto, a revitalização do Parque Náutico e mais iluminação de praças, como a Menonitas. Outras dez praças e jardinetes da regional vão ganhar nova iluminação nos próximos meses. Em seguida, o menestrel Alehandro Soares, morador do Alto Boqueirão, fez uma declamação em homenagem a Curitiba e pediu autorização para uso do coreto da Rua da Cidadania. Manilhamento de grande porte Na audiência, foi autorizada a execução da colocação de manilhas para fechar a vala na Rua Tenente Tito de Castro, entre as ruas Anne Frank e Bom Jesus de Iguape, no Boqueirão, a pedido do comerciante Floriano Ramirez Luz Filho, 51 anos. O comerciante disse

semberg, a abertura de um portão com a divisa do campo com o Clube Atlético Boqueirão para que as crianças possam fazer atividades físicas e de lazer. Na Escola Municipal Rolândia, o pedido para revitalização da área Praça Amaro Bernardo Veloso, na divisa da unidade, vai ganhar um projeto que poderá ser utilizado por outras escolas. Vai ser o Jardim das Nascentes, um amplo espaço de educação ambiental. Apoio ao Esporte

Encontro Prefeitura nos Bairros com moradores da Regional Boqueirão.

que se impressionou com a dinâmica da audiência. “É como em uma família. Se não há conversa para expor os problemas, não há como resolvê-los. E é isso que vi acontecer hoje. Saio satisfeito”, disse Floriano. Brinquedos no Parque Náutico A estudante Julia Perez, 7 anos, apresentou seu pedido com um desenho: a instalação de um playground no Parque Náutico. O pedido vai ser atendido a partir da demanda de outro participante da reunião. Felipe Szczerbowski foi à audiência para doar brinquedos produzidos por sua empresa de parques

Elizabeth Villalba, a Betinha, questionou o sobre a previsão da construção da pista de skate na Praça Menonitas e soube que o processo está em andamento para os próximos meses. Na Rua da Cidadania do Boqueirão, as equipes de ginástica artística e judô pediram a readeaquação da quadra poliesportiva para que também possam utilizar o espaço. A Prefeitura se comprometeu a fazer um estudo arquitetônico para a viabilidade de incluir essas modalidades nesse espaço.

infantis modulares à Prefeitura. Melhorias para a Educação Nancy Cristina Rega, mãe de Lucas e Luan, alunos de bocha adaptada no Centro de Esporte e Lazer Xaxim, solicitou rampas de acessibilidade na Rua Francisco Derosso com a Rua Dom José Marello. Pedidos melhorias das instituições de ensino da regional também foram feitas. Para o Centro de Educação Integral David Carneiro será estudada a possibilidade de abertura de um portão de entrada nos fundos da escola. Para o Centro Municipal de Educação Infantil Fúlvia Ro-

Agradecimentos

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Mais uma reunião dinâmica de audiência pública da iniciativa “Prefeitura nos bairros” aconteceu para ouvir os pedidos dos moradores e para apresentar à população os avanços da administração e intervenções na Regional Boqueirão durante os dois anos e sete meses da atual gestão municipal. O encontro aconteceu em agosto no auditório da ESIC Business & Marketing School e teve a presença de 200 moradores dos quatro bairros da Regional Boqueirão – Xaxim, Hauer, Boqueirão e Alto Boqueirão.

Foto: Divulgação

200 pessoas participaram da audiência pública com o prefeito e secretários e puderam acompanhar de perto a atuação da administração municipal na região, além de propor melhorias nos bairros da Regional

Alunos da escola David Carneiro agradeceram a obra de contenção do talude na margem do Ribeirão dos Padilhas. A obra foi feita a partir da observação das crianças em um projeto do Linhas do Conhecimento. O fundador da Cervejaria Bodebrown, Samuel Cavalcante, agradeceu o apoio da Prefeitura no incentivo ao empreendedorismo das cervejarias artesanais de Curitiba. As equipes do Clube de Canoagem de Curitiba (CRC) e da União dos Remadores Veteranos de Curitiba (Urvec) agradeceram a revitalização do Parque Náutico de Curitiba. Moradores da Rua Antônio Schiebel agradeceram a instalação de tubulação de vala em duas quadras da via.


Geral 11

Innova Imobiliária Digital idealiza ação que beneficia adolescentes em vulnerabilidade social A indicação de imóveis para locação premia financeiramente quem participa e auxilia a ONG Criar 1 A Innova Imobiliária digital criou a iniciativa de converter parte das indicações fechadas em renda para a Criar 1. A Criar 1 é uma ONG que visa capacitar e empregar adolescentes em vulnerabilidade social, promovendo alternativas para diminuição da criminalidade, ensinando valores e princípios e gerando perspectiva de futuro profissional e pessoal. “Sempre procuramos contribuir de alguma forma com a comunidade, então criar essa ação foi natural para nós”, conta Marcelo

Gaiovicz, Diretor Comercial da Innova Imobiliária Digital. A ação funciona da seguinte maneira: a cada imóvel indicado para locação e publicado no site da Innova, você ganha R$150,00 e a imobiliária doará R$15,00 para a Criar 1. “É uma grande corrente do bem onde todos ganham”, enfatiza. “Para participar é bem simples. Basta fazer a indicação e acompanhar o status da negociação por e-mail ou WhatsApp. Depois que o imóvel for publicado em nosso site a pessoa recebe a recompensa em dinheiro”, explica. A promoção é válida para imóveis localizados em Curitiba com aluguel avaliado a partir de R$ 800 e sem vínculos com outra empresa. A Innova

Serviço

tem o direito de não aceitar a indicação após avaliação do imóvel. Término da campanha sem aviso prévio.

Innova Imobiliária Digital Rua Anne Frank, 2132 Hauer - Curitiba - PR Telefone: (41) 3122-0404 Celular: (41) 9 8701-0407 Site: www.innovaimobiliaria.com.br Facebook: www.facebook.com/ innovaimobiliariadigital

• Farmácia Veterinária

• Acessórios

• Rações Medicamentosas

• Pet Shop

• Rações Super Premium e Premium

Rua Coronel Luiz José dos Santos, 891, lojas 01, 02 e 03 – Boqueirão ESTACIONAMENTO AO LADO


12 Geral

Sua organização está pronta para o futuro? Por Tatiane Weiler

Propósito é um termo em alta atualmente, pode-se dizer que faz parte da modernidade. Segundo o dicionário Aurélio, é aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito. Mas o que essa palavra tem haver com minha organização você deve estar se perguntando. Continue a leitura que você vai descobrir. O atual modelo de gestão já não faz mais sentido para novas gerações, sabe porquê? A geração que está entrando no mercado e que será impactada fortemente pelas novas tecnologias e processos digitais é uma geração é mais empreendedora e busca o propósito para suas ações, seja no âmbito pessoal ou profissional, ou seja, não querem trabalhar só por trabalhar ou só para ter um sustento por exemplo, eles querem algo que traga satisfação, precisam sentir-se realizadas.

Sua empresa necessariamente precisa se conscientizar sobre seu papel na sociedade, se preocupando em retornar algo para a mesma, pois a nova geração veio para questionar modelos, padrões e ideais. Busque capacitar sua equipe, reflita e promova a mudança necessária para se adequar a estes novos padrões. Você, enquanto gestor, tenha senso crítico e preze pelo relacionamento sadio entre os profissionais de diferentes gerações, buscando transformá-los em agente de mudança. Trata-se de vislumbrar um caminho questionando para onde e como podemos chegar lá. Uma dica: a utilização da tecnologia é a alternativa que permite criar um mundo melhor para todos. Seja coerente com suas ações e valores.

Tatiane Weiler

Prof. Universitária • Consultora de Negócios Cel.: (41) 99289-7847 | E-mail: tatianekr@gmail.com

HÁ MAIS DE 1 DÉCADA FAZENDO JORNALISMO DE QUALIDADE E PROMOVENDO EMPRESAS DA REGIÃO. www.jornadocomerciohauer.com.br @jornadocomerciohauer


Saúde 13

Muay Thai é aliado das mulheres no condicionamento físico Academia Emmel oferece modalidade exclusiva para público feminino Foi-se o tempo de que as lutas não eram consideradas esportes para mulheres. Prova disso é o número de praticantes do sexo feminino cresce a cada ano. “As mulheres sempre buscaram a prática do esporte, mas hoje a procura tem sido melhor por existir mais informação a respeito do Muay Thai”, conta Letícia Umbelino dos Santos, instrutora de Muay Thai da Academia Feminina Espaço Emmel. O que ajudou a popularizar o esporte entre as mulheres foi a vontade de aliar uma atividade diferenciada com a possibilidade de se manter em forma. Para Letícia os benefícios do Muay Thai vão além. “A prática define algumas partes do corpo, ajuda perder peso, aperfeiçoa a coordenação motora, alivia o estresse, melhora flexibilidade e disciplina.Para quem quer sair da rotina da academia, manter a forma ou ainda relaxar, vai sair do treino com a sensação de dever cumprido”, estimula. Para as mulheres que ainda preferem um atendimento diferenciado com turmas exclusivamente femininas, a professora Letícia conta que a Academia Feminina Espaço Emmel é o lugar certo. “Um espaço só para mulheres faz com que elas fiquem mais à vontade para treinar e fazer os movimentos sem medo”, destaca.

Letícia iniciou seu contato com o esporte por se inspirar no irmão que recebia muito incentivo do pai. “Quando fiz a prova da Polícia Militar do Paraná comecei a treinar para melhorar a força física e o desempenho na prova prática”, lembra ela. Nunca mais parou. De lá para cá já são nove anos. Atualmente Letícia possui graduação marrom ponta preta da Federação de Artes Marciais Brazilian Impacto Team (BIT), com graduação para faixa preta em dezembro de 2019. “Eu particularmente amo treinar. Dar aulas é o que sei fazer e o que quero fazer o resto da vida”, completa. Esporte democrático Homens e mulheres, crianças e adultos, todos são bem-vindos no Muay Thai. “A recomendação é iniciar o esporte a partir dos sete anos, quando a criança já recebe comandos e coordena bem seu corpo fazendo os movimentos de forma correta”, explica. A história de Dalice da Conceição Umbelino dos Santos reforça que a prática acolhe a todos. A mãe dela começou a treinar três anos atrás, por indicação do médico devido a fibromialgia*. “Minha mãe tem crises de ansiedade, depressão e fibromialgia. Treinar ajudou ela melhorar a flexibilidade e, com isso, diminuir e aliviar as dores causadas pela fibromialgia. Ela também reduziu o uso de medicamentos. O estresse, a ansiedade e a depressão também atenuaram de forma visí-

vel. Além da perda de peso. Minha mãe hoje é mais feliz tanto com o corpo quanto com a parte emocional, pois consegue ficar sentada e se levantar sem mancar, sem passar vergonha”, conta. Por isso Letícia incentiva todos a conhecerem mais o esporte. “Convido você a vir treinar, pois o Muay Thai não é só para lutar. Ele ajuda a melhorarmos a nossa mente e nosso corpo para nos sentirmos bem e felizes”, finaliza. * A fibromialgia é uma síndrome na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

Serviço Espaço Academia Emmel Rua João Machado, 55. Xaxim. Curitiba-PR Telefones: (41) 3092-7117 / 9 9829-4057 www.espacoemmel.com.br


14 Geral

Falando em construção...

:: Por Dorothea Heinrichs V

ANTES E DEPOIS FACHADA COMERCIAL TRANSFORMAÇÃO Comércio, na parte superior de outro comércio, será que é possível fazer uma interferência sem se prejudicarem? É possível transformar sem prejudicar e ainda valorizar um ao outro. Veja, por exemplo, as imagens abaixo. As fotos mostram uma realidade de um imóvel com dois comércios, onde o superior praticamente inexiste e o inferior está marcado praticamente como único comércio do prédio.

A proposta para esta fachada dá uma nova vida ao lugar sem tirar o valor ou a personalidade e valoriza as características de cada comércio e do próprio imóvel. Além de atrair novos clientes, permitindo que cada qual tenha seu valor, mostrando aos clientes antigos e novos que ambos estão ligados a realidade e se atualizando para melhorar o seu atendimento.

Banco é condenado a pagar indenização às vítimas de assalto ocorrido dentro da agência O Tribunal de Justiça do Paraná julgou pedido de indenização por danos morais e materiais apresentados por duas vítimas de assalto ocorrido dentro de uma agência do Banco Bradesco, no ano de 2017. As vítimas se dirigiram à agência para realizar depósito semanal das movimentações de seu estabelecimento comercial, mas uma das vítimas fora assaltada dentro do banco, enquanto passava pela porta giratória. Em sentença proferida na primeira instância o Banco Bradesco foi condenado a devolver os danos materiais pleiteados, e condenado ao pagamento de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) a título de danos morais. Na decisão proferida pela 8a Câmara Cível do TJ-PR, os danos materiais foram majorados e confirmada a condenação ao pagamento de danos morais às vítimas, destacando que o banco responde objetivamente pelos danos que ocorram aos clientes no interior da agência bancária.

O relator argumentou, ainda, que o funcionário “correu, inclusive, risco de morte no local, tendo em vista o disparo de arma de fogo que atingiu a porta giratória da agência bancária, justamente o local em que o mesmo se encontrava”. Portanto, caso você tenha sido vítima de algum assalto dentro do banco, formalize o boletim de ocorrência junto à autoridade policial e procure um advogado de sua confiança, para que lhe oriente sobre as medidas que podem ser tomadas.

Por Yuri Rangel Thurler Amorim – OAB/PR 79.620. Advogado do Escritório Villanueva Advogados

Sucesso a todos SERVIÇO: Dorothea Heinrichs V – (Arquiteta e Urbanista) Grupo DH - Arquitetura e Engenharia Rua Emanuel Kant, 60. Sala 210. Edifício HA Oficce – Curitiba – PR Tel.: (41) 3027-7004 | 98803-5374 E-mail: comercial@grupodh.com.br | Site: www.grupodh.com.br Facebook: www.facebook.com/grupodharquiteturaengenharia Instagram: www.instagran.com/grupo_dh.arquitetura

HÁ MAIS DE 1 DÉCADA FAZENDO JORNALISMO DE QUALIDADE E PROMOVENDO EMPRESAS DA REGIÃO.

Anúncios: pauta@jornaldocomerciohauer.com.br jornaldocomerciohauer.com.br


Trabalho 15

Paraná mantém crescimento de empregos e totaliza 40.537 em sete meses Foto: Gilson Abreu

Os setores que mais empregaram no Estado no mês passado foram serviços (2.248) e construção civil (663) O Paraná manteve a tendência de crescimento na criação de empregos. No acumulado de 2019, o Paraná abriu 40.537 vagas, sendo a quarta unidade da federação que mais empregou. Em julho, o saldo de postos de trabalho foi de 571 vagas formais, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Ministério da Economia. Os setores que mais empregaram no Estado foram serviços (2.248 novos postos) e construção civil (663). O Governo do Estado ampliou as ações para induzir a geração de emprego e renda no Paraná. Neste mês, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o programa Descomplica, que facilita a vida de quem quer empreender e gerar emprego. O programa tem

Entre as cidades do Estado, Curitiba liderou o ranking da geração de empregos em julho, com 2.684 postos, seguido por Cascavel (476), Pato Branco (1.925), São José dos Pinhais (358), Pinhais (221) e Paranavaí (219).

três vertentes: liberação do CNPJ e das autorizações para empresas de baixo risco em menos de 24 horas, soluções para fechamento de empresas e a instalação de um comitê permanente de desburocratização com a participação da sociedade civil. Também foram reforçadas as iniciativas para atrair novos investimentos produtivos. O

Fazer Poupança Investimentos Crédito Cartões Seguros

principal exemplo é o Paraná Day, evento em que são apresentadas as potencialidades e oportunidade de investimentos no Estado a investidores e empresários. Já foram realizados eventos em Curitiba, São Paulo e em Nova York (EUA). Nesta terceira edição, o Paraná Day reuniu executivos de corporações internacionais que mantêm investimentos

globais. A apresentação foi feita pelo governador Ratinho Junior, na Câmara de Comércio Brasil-EUA. Outro exemplo é o portal Invest Paraná, criado pela Agência Paraná Desenvolvimento e a Celepar e que concentra todas as informações disponíveis sobre o Estado para facilitar a atração de investidores nacionais e internacionais.

Somos o Sicredi e fazemos juntos todos os produtos e serviços que você quer ou que sua empresa precisa, com taxas justas e de um jeito mais simples e próximo.

Previdência

Juntos

Rua Anne Frank, 3223 - Boqueirão Curitiba-PR – Telefone: 3075-4897

0800 724 7220 /

0800 646 2519.

Abra uma conta com a primeira instituição financeira


- Livros - Revistas - Folders - Cartazes - Adesivos - Cartonagem - Impressão UV em PVC e Laminado - Hot Stamping Metálico / Holográfico - Relevos - Engenharia de Embalagens -

Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 339 - Fone: 41 3026 9460 - Curitiba - PR www.serzegraf.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.