Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 224

Page 1

EXEMPLAR

GRÁTIS

jornaldocomerciohauer.com.br

@jornaldocomerciohauer

Foto: Divulgação

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Fogo vencido no Alto Boqueirão

Pág.

Bombeiros apagam incêndio 11 em área de preservação ambiental na Vila Pantanal. O local atingido pelas chamas está sendo recuperado com o plantio de 1300 árvores nativas.

Foto: Divulgação

Combate ao covid-19

Pág.

Scuderia, empresa do ramo 13 automotivo do Hauer, doa 1000 sanitizações para os carros da prefeitura. Ambulâncias, viaturas da Guarda Municipal e veículos da FAS receberam a limpeza e ficaram protegidos do coronavírus.

2ª quinzena de maio de 2020

HAUER BOQUEIRÃO ALTO BOQUEIRÃO XAXIM UBERABA GUABIROTUBA

Ano 14 – Edição Nº 224

CIRCULAÇÃO

DOAÇÃO QUILOMÉTRICA Empresários de malharias da rua Dr. Bley Zorning, pólo têxtil do Boqueirão, sensibilizados com a situação dramática do covid-19, doaram para a prefeitura 20 quilômetros de tecidos e aviamentos para a confecção de máscaras de proteção.

CESTA DE PRODUTOS ORGÂNICOS DO PRODUTOR PARA SUA MESA (41) 99693-5074 / 99645-4518 Aceitamos encomendas até as sextas-feiras para entrega a domicílio todas as segundas

MAIS SAÚDE EM SUA VIDA

Pág.

09


2 Notas Curitiba

Prefeitura chega a 50 ruas com asfalto novo na Regional Boqueirão Com o início das obras de pavimentação Rua Alcino Guanabara, no Hauer, a Prefeitura chega a 50 ruas com asfalto novo desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, em 2017, nos quatro bairros da Regional Boqueirão. Ao todo, o asfalto novo já alcançou 622 ruas em toda a cidade, totalizando mais de 366 quilômetros. Cerca de 86% destas ruas (536 vias) estão em locais afastados do centro da cidade. Para o prefeito Rafael Greca, esses números comprovam que as ações são pulverizadas e que a necessidade é o vetor que direciona o trabalho. “Olhamos Curitiba por inteiro e cuidamos da cidade. Regionais com maior malha viária e com ruas de pavimento desgastado pelo tempo e pelo uso, exigem mais atenção. Aos poucos, vamos avançando”, afirma o prefeito.

Foto: Divulgação

Até agora, foram feitos 34,4 quilômetros de asfalto novo em 49 vias nos bairros Boqueirão, Alto Boqueirão, Hauer e Xaxim

Pastor Antonio Pólito, no Alto Boqueirão, recebeu 1,100 metros de asfalto novo.

Bairro a bairro Na Regional, das 49 ruas que receberam asfalto novo, 22 foram no Xaxim, totalizando 9.986 metros. Uma das vias importantes do bairro que foi revitaliza-

da foi a Rua Francisco Derosso, em um trecho de 2.172m. A via serve de ligação entre Portão, Capão Raso, Pinheirinho, Bairro Novo, Xaxim, Jardim Paranaense, e Sítio Cercado No Boqueirão, as equipes da Prefeitura revitalizaram 12.290m de pavimento asfáltico em dez vias. Só a Rua Hipólito da Costa recebeu asfalto novo 3.100m, em dois trechos de sua extensão. Também em dois trechos, a Rua Doutor Danilo Gomes ganhou outros 1.540m de asfalto. A entrega mais recente da regional está no Alto Boqueirão. A Rua Pastor AntonioPolito foi a oitava a ser concluída no bairro, totalizando 7.334m. Nove ruas entraram no plano de recuperação da malha viária no Hauer, somando 4.794m de asfalto renovado, como na Rua Waldemar Kost.

A Legião da Boa Vontade (LBV) está intensificando suas ações em todo o Paraná e mobilizando a população em geral para angariar doações em prol das famílias em situação de risco social e de insegurança alimentar, atendidas pela Instituição, para ajudá-las a evitar o contágio pelo novo coronavírus. Até o momento, chegaram diversas doações de alimentos e kits de higiene e a Entidade busca apoio de empresas e transportadoras para enviar as doações para o interior do Estado do Paraná. Nesse momento de pandemia, a Solidariedade e a União de todos são essenciais

Foto: Divulgação

LBV busca apoio de empresas e parceiros para enviar doações para o interior do estado

Pastor Antonio Pólito, no Alto Boqueirão, recebeu 1,100 metros de asfalto novo.

Departamento financeiro: Thays de Freitas Dias Reportagem: Assessorias | Diagramação: Rodrigo A. Romani Assessoria jurídica: Ricardo Vinhas Villanueva Sinopse Editora Ltda – CNPJ: 09.599.880/0001-39 E-mail: pauta@jornaldocomerciohauer.com.br | www.jornaldocomerciohauer.com.br

para ajudar as famílias de baixa renda a vencer esse desafio coletivo e conter o avanço do novo coronavírus. Muitas dessas famílias, além do alimento tão necessário à sobrevivência, não têm sequer itens de limpeza em suas casas. Por isso, a LBV também convida todos a continuar colaborando. Serviço: Ligue para a LBV e ajude: 41 3386-8400. R. Padre Estanislau, Trzebiatówski, 180. Bairro Boqueirão Para saber os endereços das demais unidades da entidade no Estado, acesse: www.lbv.org/enderecos.

14 ANOS

As matérias assinadas não expressam, necessariamente, a opinião deste jornal. Proibida a reprodução total ou parcial de textos ou imagens, produzidas por esta editora, sem autorização prévia e citação completa da fonte, sob pena de sanções legais.


Bairro

3

ACONTECEU NA REGIONAL BOQUEIRÃO HAUER ▪ BOQUEIRÃO ▪ ALTO BOQUEIRÃO ▪ XAXIM ▪ UBERABA ▪ GUABIROTUBA

A Regional Boqueirão é formada pelos bairros Hauer, Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim, Uberaba e Guabirotuba. Em 2016, a população estimada da Regional estava em 205.248 habitantes. Todos os dias uma série de ações acontecem para melhorar a vida desses moradores. Esta coluna mostra um pequeno recorte do que foi destaque nesse período.

Fotos: Divulgação

EMPRESA DE CENOGRAFIA DO HAUER DOA 2000 MÁSCARAS

Conhecida pela criatividade de seus projetos, a Perverts Cenografia doou para a Prefeitura de Curitiba 2 mil máscaras descartáveisao prefeito Rafael Greca. O material foi encaminhado para a Fundação de Ação Social (FAS), que o distribuirá a pessoas em situação de rua atendidas pelo Mesa Solidária, programa de distribuição gratuita de lanches em dois restaurantes populares de Curitiba. Meirieli Mesquita, sócia-proprietária da Perverts Cenografia, contou que as máscaras foram produzidas no ateliê da empresa, que fica no bairro Boqueirão. A equipe que antes produzia cenários para shows, congressos, festivais, formaturas e eventos se dedica agora a fazer equipamentos de proteção facial. São 42 pessoas - entre elas oito costureiras - envolvidas em tarefas como dobra do tecido, corte, costura, esterilização e embalagem. Fundada há quase 21 anos, a Perverts Cenografia usa a arte, a arquitetura e a moda como inspiração para seus projetos de decoração de cenografia. Além do Paraná, atualmente a empresa tem escritório em São Paulo e atua em todo o Brasil.

empresários da Rua BleyZornig, no Boqueirão, famosa pelo comércio de tecidos e aviamentos de costura da cidade, fizeram a doação de tecidos para a produção de máscaras no bairro Caximba. Os equipamentos de proteção facial são distribuídos gratuitamente aos moradores do bairro.A arrecadação dos tecidos foi organizada pelas administrações regionais do Boqueirão e do Tatuquara, unindo os dois bairros da cidade. Mesmo com alta demanda por tecidos como tricoline, o empresário José Antonio de Souza decidiu doar as peças para o Caximba, ao mesmo tempo em que contornam as próprias dificuldades para manter o negócio funcionando. Ele e outros proprietários de lojas no polo têxtil do Boqueirão estão trabalhando com capacidade de atendimento reduzida, respeitando as medidas de distanciamento social. “Reduzi de quatro para uma entrada na loja, mas não poderia deixar de ajudar”, conta.

SANITIZAÇÃO DE MAIS DE 500 EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS

FALA CURITIBA OUVE A POPULAÇÃO PELA INTERNET

TECIDOS DOADOS DA RUA BLEYZORNIG VIRAM MÁSCARAS NO CAXIMBA

A solidariedade atravessou a cidade para ajudar a proteger vidas durante a pandemia da covid-19. Os

pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br. Quando for selecionar a regional que queira sugerir prioridades, no link Obras Públicas, há a opção Pavimentação, lá o cidadão deve incluir o nome da rua que sugere pavimentação, as ruas mais indicadas serão analisadas quanto a viabilidade pela secretaria municipal de obras.

O programa de consultas públicas Fala Curitiba está recebendo sugestões da população para compor as leis orçamentárias do município para execução em 2021. Por conta da pandemia de coronavírus, foram suspensas as reuniões presenciais previstas, sendo os encaminhamentos feitos por meio do portal fala. curitiba.pr.gov.br, plataforma que já foi utilizada nos anos anteriores. A fase de consulta, iniciada no último dia 18/5, segue até 30 de junho. Cada cidadão cadastrado no portal pode apontar até 50 prioridades para a cidade, serão cinco em cada regional. As demandas relacionadas a pavimentação também podem ser feitas

A Prefeitura de Curitiba já garantiu a sanitização de mais de 500 unidades municipais, num total de 591,9 mil metros quadrados. Ruas da Cidadania, escolas, unidades de saúde, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), a Casa da Mulher Brasileira, Centros de Esporte e Lazer, Clubes da Gente, unidades administrativas de todas as secretarias e órgãos estão entre os locais que já foram sanitizados. Serão sanitizadas 1.117 unidades municipais, numa área de mais de um milhão de metros quadrados. Se considerado o tamanho padrão de muitas unidades de saúde da cidade, de cerca de 400 metros quadrados, seria o equivalente a 2.500 unidades. A sanitização é mais do que uma limpeza ou higienização. Nela é utilizado um desinfetante potente que forma uma película e elimina vírus, bactérias e fungos. A substância – quaternário de amônia – é aplicada com um nebulizador elétrico em todos os locais onde as pessoas podem tocar, como telefones, computadores, armários, maçanetas, portas, interruptores, cadeiras, mesas, balcões. Além da sanitização, já nos primeiros dias, a limpeza e a higienização das unidades foram reforçadas. Houve ampliação do atendimento on-line, por telefone ou site, dispensa dos servidores que fazem parte dos grupos de risco para a doença, redução do número de servidores trabalhando num mesmo espaço, exigência do uso de máscaras, disponibilidade do álcool em gel para servidores e população nos locais onde há atendimento presencial.


4


Segurança

5

Guarda Municipal prende três suspeitos de pichação na Praça Menonitas

Guardas que faziam patrulhamento pela região viram o momento em que dois jovens de 18 anos e uma adolescente de 16 pichavam a pista de skate da praça. A cada um foi aplicada multa de R$ 10 mil por pichação em patrimônio público, conforme previsto em lei municipal. A menina foi encaminhada à Delegacia do Adolescente e os dois jovens para a Delegacia do Meio Ambiente. A nova praça do skate na Praça Menonitas foi inaugu-

Fotos: Divulgação

Pela segunda vez nesta semana, guardas municipais flagraram pichadores em ação, desta vez a situação aconteceu na Praça Menonitas, no bairro Boqueirão

Com um dos rapazes estava uma mochila com estoque de tinta, dois rolos utilizados para pintura e duas latas de spray.

rada no fim de 2019. O local recebeu uma série de melhorias, de iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente, com investimento de R$ 381,5 mil. Repressão ao delito – Na madrugada um jovem de 26

anos suspeito de ser um dos principais pichadores da capital - e também de cometer o crime em outras cidades - foi preso pela Guarda Municipal. Com três sprays de tinta, uma câmera filmadora e um

celular, o rapaz foi identificado como o autor de uma pichação que tinha acabado de ser feita na Avenida Manoel Ribas. Ele é conhecido por pichar a palavra “guns” em muros e fachadas de diversos bairros.

Dr. Sergio Viapiana Médico veterinário CRMV/PR 2825

Fone

Consultas

Endoscopia

Rinoscopia

Cirurgias

Exames laboratoriais

Conoscopia

Vacinas

Ecocardiograma

Ultrassonografia

Internamentos

(conveniado PET imagem)

Raio X

Pet shop

41 3275-8558

Celular

41 9974-5489

E-mail

viapiana@hotmail.com

Rua Waldemar L. de Campos, 4388 Xaxim - CEP 81.830-000 - Curitiba PR


6 Geral

Celebrações à Santa Rita de Cássia movimentaram o Hauer em maio

Avenida Marechal Floriano, agora com iluminação moderna e econômica

Santuário organiza reabertura com acesso limitado de fiéis às celebrações

Fotos: Divulgação

Maio é tempo de celebrar Santa Rita de Cássia – considerada a santa das causas impossíveis. No Santuário Santa Rita de Cássia, no Hauer, mesmo em tempo de pandemia, não foi diferente. O que ocorreu foi uma adaptação da festa em honra à padroeira. No dia 22, além de missa transmitida pela Rede Evangelizar, foi possível participar de uma linda carreata noturna pelas principais ruas do bairro. Missas e novenas online foram celebradas pelas redes sociais do Santuário atraindo milhares de participantes de diversas partes do Brasil e também do exterior.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Prefeitura está realizando a melhoria e modernização da iluminação da Avenida Marechal Floriano Peixoto. Por determinação do prefeito Rafael Greca, está em andamento a troca de 250 luminárias por LED

“Foi bonito ver como a comunidade se adaptou e apoiou as celebrações online, uma prova de que evangelizar pelas redes sociais é muito importante também”, Pároco Carlos Alberto, o popular Pe. Beto. Embora a tradicional missa campal tenha sido cancelada, a comunidade e os devotos puderam visitar o Santuário entre os dias 22 e 24.A chuva que caiu durante o dia, e durante a carreata, foi entendida como um presente de Santa Rita pelos fiéis que montaram altares nas garagens e também enfeitaram muros, cercas e janelas para esperar a passagem do carro com a imagem da padroeira Centenas de devotos acompanharam a celebração de dentro dos veículos e também pelo Facebook. Missas, cantos, buzinaço e emoção marcaram a manhã de domingo numa forma de agradecer pelas proteções e bênçãos recebidas pela comunidade. Reabertura A partir do mês de junho o Santuário Santa Rita de Cássia voltará a celebrar missas presenciais, respeitando as orientações da Vigilância Sanitária e Epidemiológica que permitem apenas 30% de público. Para garantir o acesso de todos – especialmente dos idosos e dos portadores de algum problema crônico que precisam ficar em casa – parte da programação continuará online, pelo Facebook. “Estamos organizando tudo de modo a atender sempre bem nossa comunidade. Pedimos a Santa Rita que nos proteja, oriente e também auxilie a todos neste momento delicado no qual o mundo precisa rever seus hábitos e atitudes”, finaliza o Pe. Beto.

A modernização está sendo feita em um percurso de 12 quilômetros da via, desde a Avenida Sete de Setembro, nesse importante corredor do sistema de transporte coletivo e endereço dos terminais Carmo, Hauer e Boqueirão.

A previsão é que os trabalhos de substituição dos equipamentos se estendam até junho.A melhoria e a modernização do sistema de iluminação pública favorecem a segurança e garantem que motoristas e pedestres tenham mais conforto para realizar suas atividades em período noturno. Economia e durabilidade em toda cidade

No domingo pela manhã, 24 de maio, uma missa no sistema “drive in” foi realizada no estacionamento da Faculdade Esic.

O projeto de dar mais eficiência e sustentabilidade para a iluminação pública de Curitiba já levou luminárias de LED para 16 mil pontos em 2019. Outros 44 mil pontos devem ser trocados em 2020. Além da Marechal Floriano, a Avenida Comendador Franco, conhecida como Avenida das Torres também foi recém-reiluminada, com 538 luminárias de LED, em uma extensão de 10 quilômetros. Também já foram executados serviços nas avenidas Manoel Ribas, Fredolin Wolf, no Viaduto do Colorado e nas ruas Tibagi, Mariano Torres, Itatiaia, Itacolo-

“Além do avanço em termos de qualidade luminotécnica, todos lucramos com equipamentos que consomem 50% menos energia elétrica e tem uma maior vida útil, chegando a até seis anos.” Secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

mi, Augusto Stresser, Brigadeiro Franco, Domingos Antonio Moro, Eduardo Sprada, Fagundes Varela, Professor João Soares Barcelos e São Salvador.


䤀渀猀挀爀攀瘀愀ⴀ猀攀 渀漀猀 䴀愀猀琀攀爀猀  漀甀 䴀䈀䄀猀 搀愀 䔀匀䤀䌀⸀  䔀氀攀瘀攀 猀甀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 愀 渀瘀攀氀  椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 攀 愀洀瀀氀椀攀 猀甀愀猀  漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 瀀爀漀ǰ猀猀椀漀渀愀椀猀⸀ ∠ 䌀攀爀琀椀ǰ挀愀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 ∠ 倀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 ǰ渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 攀洀 㐀㠀砀 ∠ 䤀渀猀琀椀琀甀椀漀 ǰ氀愀渀琀爀瀀椀挀愀 ∠ 䔀猀琀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 䜀爀愀琀甀椀琀漀 ∠ 䤀猀攀渀漀 搀愀 琀愀砀愀 搀攀 洀愀琀爀挀甀氀愀 Fotos: Divulgação

⨀䌀漀渀猀甀氀琀愀爀 漀 爀攀最甀氀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 戀漀氀猀愀猀 渀漀 渀漀猀猀漀 䐀䄀䄀䌀

倀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀 䔀匀䤀䌀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 䤀渀猀挀爀椀攀猀 愀戀攀爀琀愀猀℀

伀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀愀氀漀爀椀稀愀 洀甀椀琀漀 瀀爀漀ǰ猀猀椀漀渀愀椀猀  焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 昀漀爀洀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀⸀

䌀漀渀栀攀愀 漀猀 䴀愀猀琀攀爀猀 攀 䴀䈀䄀猀 搀愀 䔀匀䤀䌀㨀 眀眀眀⸀攀猀椀挀⸀戀爀

䌀漀渀ǰ爀愀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 搀攀猀挀漀渀琀漀猀 攀 戀漀氀猀愀猀㨀       㐀㄀ 㤀 㤀㈀㌀㄀ ㌀㈀ 㔀

7


Valores sólidos, coraçãosolidário.

Bem-vindos ao nosso ensino.

Lucas Belasque 1º Lugar Física - UFPR

No Terceirão do Erasto, nossos alunos se transformam em Hunters: autênticos caçadores de vagas que entram na disputa para ganhar e ocupar os bancos da melhores universidades.

Transforme seu filho em Hunter.

Matrículas abertas.

ERASTO.COM.BR (41) 3376-4566 RUA PASTOR DAVID KOOP, 189 BOQUEIRÃO - CURITIBA/PR


Capa

9

Empresários doam mais de 2 mil metros de tecidos para confecção de máscaras Dezesseis empresários da Rua Bley Zornig, no Boqueirão, polo de lojas de tecidos e aviamentos de costura em Curitiba, doaram 2,1 mil metros quadrados de tecidos e 300 metros de elástico para a Prefeitura. O material, que será usado na confecção de máscaras, foi entregue ao prefeito Rafael Greca, no Salão Brasil, por dois representantes do grupo. A doação foi encaminhada para a Fundação de Ação Social (FAS) que ficará responsável pela confecção dos equipamentos de proteção facial. “Nós temos cinco Liceus de Ofícios com laboratórios de costura. Vamos abrir essas unidades para que costureiras voluntárias possam ajudar na produção das máscaras”, explicou o prefeito. Greca ressaltou que a ideia é criar uma fábrica curitibana de máscaras para proteger as pessoas do risco de contaminação pelo novo coronavírus. “Não queremos ter ninguém desavisado andando sem máscara na rua e no ônibus, porque esse vírus mata e nós queremos escapar dele. Queremos que a cidade, voltando a funcionar, gradativamente, tenha proteção e proteja, cada pessoa a si mesmo e a todos que lhe são próximos”, disse.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Prefeito Rafael Greca recebe, na Prefeitura, tecidos que serão usados para fabricação de máscaras doados por empresários da Rua Bley Zornig, polo de lojas de tecidos e aviamentos de costura em Curitiba.

AÇÃO SOLIDÁRIA A quantidade de tecido doada pelos empresários garantirá a produção de até 12 mil máscaras que serão entregues pela FAS a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi essa certeza que levou o empresário Nelson Okamura, da Fane Tecidos, a doar 480 metros quadrados de tricoline 100% algodão para o município, mesmo sendo este o produto mais vendido no momento. “Esse é o melhor produto que tem para se fazer máscara. É o indicado por todos os órgãos de Saúde, mas decidi doar porque sei que a Prefeitura também vai fazer uma boa ação ao entregar para as pessoas mais carentes que não têm condições de comprar uma máscara”, explicou o empresário.

Okamura esteve na Prefeitura acompanhado do empresário José Antônio Souza, da Souza Tecidos, que doou 120 metros de material para a ação solidária. Participaram da entrega oficial dos tecidos o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, e o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias, que fez a articulação junto aos empresários para a doação.

Claudio Toso (RVC Tecidos) Vanderlei Kohler (Kolimanhas Linha Íntima) Edilmar Aparecido Messiano (Araucária Tecidos) Alvacir Cubas Ribas (ACR Malhas e Tecidos) João de Souza e Silva (Djohn Malhas) Imperial Tecidos (Gabriel Tacla) Josemar (Paranatex Têxtil)

Empresários que doaram tecidos: Nelson Okamura (Fane Tecidos) Cleberson Rodrigo Silva (Fortex Malhas e Tecidos)

Luciana Leal (Aquarela Aviamentos)

Eduardo Asagra (Inova Têxtil)

Dricor Comércio de Armarinhos

Emerson Gonçalves (Megatêxtil)

Kilomalhas

José Antônio Souza (Souza Tecidos)

Pano & Cia


10

VOCE TEM

60 ANOS

OU MAIS? Evite sair de casa e aglomerações. Pode salvar a sua vida.

Precisa fazer compras? Peça! Pode ser para um familiar ou por aplicativo.

Abra a janela e deixe o ar circular. Casa arejada é saúde no ar.

Saudade? Faça uma chamada por vídeo. Use a tecnologia para bater papo com amigos.

Lave as mãos, as compras e use álcool em gel. Higiene é um grande aliado contra o vírus.

Não compartilhe objetos pessoais. Cada um com seu objeto e todos com saúde.

Relembre suas músicas favoritas pela web. Visitar o passado é ótimo para se divertir.

Ficar em casa sim. Parado, nunca. Nossa página no Facebook tem várias dicas para você se exercitar.

Mantenha a carteira de vacinação atualizada. A melhor proteção é a prevenção. Vacine-se!

DÚVIDAS SOBRE O CORONAVÍRUS:

saude.curitiba.pr.gov.br | 41 3350-9000


Geral 11

Vila Pantanal ganha bosque com plantio de 1,3 mil árvores A Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, passa por uma grande ação de arborização de árvores nativas. Fotos: Divulgação

A Prefeitura iniciou a primeira fase do plantio das árvores recompondo a vegetação de uma área de 5 mil m², na entrada da Vila, que vinha sofrendo com queimadas causadas por invasores do terreno. O Prefeito de Curitiba Rafael Greca destacou que o bosque é mais uma das benfeitorias na Vila Pantanal. “A Prefeitura tem realizado ações constantes aqui, com mutirões de limpeza, tem a Horta Comunitária e os moradores têm participado ativamente. Certamente vão cuidar com carinho deste novo local”. A presidente da Associação de Moradores da Vila Olímpica, Mônica Maria Baragão Neves, também participou do início do plantio das árvores e comemorou.

Estiagem e covid-19 A região integra a Área de Proteção Ambiental (APA) do Iguaçu e está recebendo um mix de espécies nativas, respeitando as características do bioma, como explicou o responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro. Ele contou que o trabalho na Vila Pantanal foi dividido em fases, respeitando dois desafios deste maio de 2020: a atual estiagem e a pandemia da covid-19. Para respeitar o distanciamento social, as equipes da Secretaria do Meio Ambiente estão atuando em números reduzidos. E, com a falta de chuvas, as plantas também têm uma dedicação extra na irrigação. Nesta primeira fase, as primeiras cem mudas estão sendo plantadas próximas às instalações do projeto Ecocidadão na Vila Pantanal, onde os 22 integrantes que fazem a seleção de materiais recicláveis para a venda vão também contribuir para o crescimento das árvores. O barracão fica perto de um canal, em que catadores e mo-

As 1,3 mil árvores que serão plantadas na área da Vila Pantanal serão contabilizadas para o Desafio 100 mil árvores. O projeto pretende efetivar o plantio de cem mil novas árvores na cidade em um ano. Já foram plantadas 55.697 mudas.

teriais Recicláveis da Vila Pantanal, Gilmar João Chaves Filho. Ele conta que estava preocupado com os incêndios causados por pessoas que estavam invadindo a área. “O medo era que chegasse até o barracão. Com as árvores, as pessoas vão respeitar mais”, falou. Educação Ambiental

Os focos foram contidos com apoio do Corpo de Bombeiros. A população foi orientada a denunciar situações como invasões, descarte de lixo ou fogo no local.

radores podem buscar água para as primeiras irrigações. “O que estiver no nosso alcance para ajudar na preserva-

ção desse bosque, vamos fazer. Ficamos muito felizes com essa solução”, disse o presidente a Associação de Catadores de Ma-

“Este bosque vem bem ao encontro do que queríamos. Vai nos ajudar na educação ambiental dos moradores. Áreas verdes não são áreas de lixo” disse a líder comunitária. A fumaça do fogo das últimas semanas chegava até a Vila Olímpica, incomodando a população. “Chamamos a Regional Boqueirão que trouxe a Guarda Municipal e o Meio Ambiente para inspecionar”, contou Mônica.


12 Educação

Colégio Internacional e Faculdade ESIC estão com vagas abertas para transferência A instituição oferece turmas de ensino fundamental, médio, graduação e pósgraduação, com aulas 100% online durante a pandemia O Colégio Internacional ESIC está com vagas abertas para transferência de outras escolas, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. As aulas estão sendo realizadas ao vivo, 100% online, nos mesmos turnos e horários que eram feitos presencialmente - resultado dae uma parceria com o Google for Education em 2018. Os cursos de graduação em Administração, Negócios Internacionais e Gestão Comercial também estão recebendo alunos de transferência. Tanto as aulas de graduação, quando todos cursos de pós-graduação da instituição também estão sendo realizadas 100% online, sem paralisações ou atrasos no ensino para os alunos ESIC. A maior e principal vantagem do Google for Education é a sua disponibilidade: todo conteúdo inserido na plataforma pode ser acessado a qualquer momento, do local onde o aluno ou o professor estiver, a partir de qualquer dispositivo, uma vez que 100% do material didático – livros, trabalhos, documentos, e-mails, agendas e tarefas – fica salvo automaticamente em nuvem. A plataforma oferece drive/HD virtual ilimitado, agenda online, videoconferência, ambiente online de aprendizagem, entre outras ferramentas. “Para a ESIC, instituição internacional e filantrópica, a ferramenta abre portas e facilita ainda mais o acesso de brasileiros a formação de

qualidade com diferenciais internacionais, comunicação e networking com os campus na Europa, China e Estados Unidos. E agora, na atual situação mundial, nos permite dar continuidade ao ensino e formação dos alunos”, afirma o diretor executivo da instituição, Alexandre Weiler. No dia 15 de maio, o Ministério Público do Estado do Paraná, por meio do Centro e Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação, emitiu Nota Técnica pela qual orienta que o processo de transferência dos alunos da escola de origem seja concluído apenas após a entrega da Declaração de Existência de Vaga pela instituição visada. Segundo a nota, divulgada pelo Sindicato das Escolas Particulares - Sinepe/PR, as escolas deverão informar os pais que a transferência estará condicionada à apresentação do atestado de vaga a ser emitido pela escola de destino e a constatação de irregularidade na conclusão do processo dessa nova matrícula ensejará comunicação ao Conselho Tutelar, para apuração de responsabilidades. Para realizar a transferência para o Colégio Internacional ESIC e solicitar a Declaração de Existência de Vaga, é necessário entrar em contato com a instituição pelo email daac@esic.br ou pelo whats (41) 99957-0618, ou pessoalmente na Rua Padre Dehon, 814, no Hauer, em Curitiba. Sobre a ESIC Internacional: A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e Marke-

ting. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em oito áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colégio Internacional, Simuladores/ Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administración).

Como destravar no LinkedIn? Por Tatiane Weiler

LinkedIn é uma rede social, e pode ser uma excelente ferramenta para fins profissionais. Para simplificar, é uma forma de currículo online, onde você pode interagir com outras pessoas que estão ali com o mesmo objetivo. Não é difícil preencher o perfil e se tornar um membro ativo, recomendo fortemente que você esteja presente nesta rede, principalmente neste momento em que vivemos. Nela você pode buscar oportunidades de trabalho, mostrar seus dons e talentos, ou apenas construir uma rede de contatos com foco no mercado de trabalho. Importante manter o profissionalismo, a postura ética, e utilizar a rede de forma correta e coerente. Para desenvolver ações que ajudem a construir sua presença no LinkedIn, seguem algumas dicas:

4. Busque pelas notícias que são destaque na rede, para ter uma noção do que é possível compartilhar e ter relevância para suas conexões. 5. Participe de grupos de discussão, siga influenciadores, que possam trazer algo vantajoso para você. 6. Fique atento as postagens das suas conexões e, se gostar do post ou tiver algo a acrescentar, comente. 7. Vale a pena pedir recomendações para ex-chefes, cliente e colegas de trabalho para ampliar sua rede de contatos. 8. Mantenha o perfil ativo e para isso disponibilize um horário por dia para usar a rede.

1. Comece. Escreva conteúdos para compartilhar com a rede, se sentir dificuldade, compartilhe alguma matéria com o seu resumo. 2. A quantidade de curtidas e comentários não possui relevância, o engajamento vem com o tempo, mas se você não começar, ele nunca virá. 3. Não se compare com outros profissionais, crie a sua trajetória para ser reconhecido na sua área de atuação.

Agora que você já sabe o que fazer no LinkedIn, que tal colocar em prática as ações sugeridas? O LinkedIn é uma fonte de oportunidades de trabalho, que conecta pessoas de diversas áreas ao redor do mundo, não fique parado.

Tatiane Weiler Prof. Universitária Consultora de Negócios

Cel.: (41) 99289-7847 E-mail: tatianekr@gmail.com


Solidariedade 13

Scuderia doa 1000 sanitizações em veículos da prefeitura Começou nesta semana a sanitização de veículos da Prefeitura de Curitiba com um sistema anticoronavírus. Ambulâncias, carros que transportam servidores, viaturas da Defesa Social serão sanitizados. A substância que será utilizada é aplicada com equipamento a vapor, numa temperatura de 150º C, multiplicando o produto em micropartículas e formando uma névoa dentro do veículo, sem estragar o carro. Em contato com toda a superfície interna, esta névoa garantirá a proteção de maneira uniforme contra o novo coronavírus, caso o vírus esteja no veículo. Desinfetante Especializada em reparação e estética automotiva, a Scuderia criou o sistema CovidFree™, que utiliza o Peroxy 4D, um desinfetante hospitalar desenvolvido pela Spartan e segue todas as normas da Anvisa (Agência Nacional

Foto: Valdecir Galor/SMCS

O procedimento leva de cinco a dez minutos, é feito com o carro fechado e, após a evaporação, o veículo é liberado para uso

“Entendemos que nós, que já temos experiência com higienização, poderíamos passar a utilizar também um produto sanitizante.” Guilherme Jovino, diretor da Scuderia Alguns veículos da Prefeitura serão sanitizados mais de uma vez durante o período da doação, pois têm transportado pessoas que podem ter o novo coronavírus.

de Vigilância Sanitária) quanto à eficiência para eliminar microrganismos de médio porte. O Peroxy4D combina o peróxido de hidrogênio ao quaternário de amônia, mesma substância que tem sido usada na sanitização das unidades municipais de Curitiba.

O diretor administrativo da Scuderia, Guilherme Jovino, conta que a empresa buscou uma alternativa para a sanitização de veículos tão logo a pandemia começou. “Um funcionário nosso precisaria limpar o veículo de um cliente que estava infectado

• Cuide da sua família, cuide de quem você ama. • Proteja quem você mais ama com o CovidFree™ Spray antivírus • Garanta 72h de proteção contra o Coronavírus • Suas compras e mercadorias higienizadas. • Atendimento a frotas e veículos particulares • Sanitização de shoppings, lojas escritórios e residências. End.: Rua Carlos de Laet, 3327 – Hauer – Curitiba – PR

Agende sua aplicação via whatsapp: 41 3277-5664 scuderiacuritiba

com o novo cooronavírus. Nós decidimos pesquisar uma alternativa para garantir a segurança do funcionário, explica Guilherme. A empresa decidiu doar aplicações para os veículos da Prefeitura de Curitiba. “É uma forma de proteção, para trazer segurança a todos”, completou. A doação foi feita pelo Doe Saúde, da Prefeitura de Curitiba.


14 Geral

Para prevenir covid-19, Greca determina mais fiscalização comércio

COVID-19 E AS IMPLICAÇÕES NOS PROTESTOS DE TÍTULOS EMPRESARIAIS

A medida é amparada pelo amparada pelo decreto estadual 4.301/20, que veta o funcionamento de shoppings e de academias de ginástica Foto: Hully Paiva/SMCS

Caroline Barbosa de Souza OAB/PR 96.579

Precipuamente, é preciso esclarecer que a pandemia de COVID-19 tem ocasionado diversas implicações no âmbito da gestão das empresas. Isso porque, com a paralisação das mesmas em razão dos Decretos Governamentais, estas estão ficando sem receitas. Contudo, as despesas permaneceram. Por esta razão há muitas demandas judiciais a fim de assegurar a continuidade da empresa e evitar falências. Até mesmo porque, após o fim da referida pandemia certamente haverá crise, a qual demandará tempo para recuperação das mesmas. Nesse sentido, em razão da pandemia de COVID-19, aplica-se o denominado Fato do Príncipe, definido como a imposição de uma autoridade pública, ainda que legal, que torna impossível ou excessivamente oneroso o cumprimento de uma obrigação. Isso porque sem receitas é quase impossível a empresa sobreviver sem ao menos ter reservas e de grandes valores, pois não se sabe quanto tempo as empresas permanecerão fechadas. Dessa forma, vale ressaltar a importância de se revisar os contratos em tempos de pandemia para que não haja desequilíbrio na relação.

Em todos os locais são averiguados, entre outras medidas, se há o uso de máscaras, oferta de álcool em gel para todos, controle de lotação para garantir o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, organização de filas nos caixas, na entrada e saída dos estabelecimentos.

Equipes da Prefeitura voltaram a intensificar os trabalhos de orientação e de fiscalização de locais e de ações que estejam em desacordo com as medidas de prevenção à covid-19, seguindo a determinação do prefeito Rafael Greca. As atividades também atendem a solicitações da própria população que chegam pela Central 156 de Atendimento ao Cidadão e pelo telefone de emergência 153 da Guarda Municipal. O resultado são vistorias como as que foram realizadas nos dias 8 e nove de maio. A ação resultou no fechamento de estabelecimentos comerciais que estavam em desacordo com a legislação vigente para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Duas academias, uma no Água Verde, outra no Guaíra, e duas tabacarias, que estavam atendendo ao público nos bairros Tatuquara e Bairro Novo, foram fechadas por fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo, denunciados pela população. e no momento da fiscalização estavam em desacordo com as legislações vigentes para o enfrentamento da emergência de saúde pública devido ao coronavírus. Além dos estabelecimentos que tiveram as atividades paralisadas, outros seis foram notificados. Entre 7 e 11 de maio, foram realizadas 21 vistorias para averiguar estabelecimentos e reforçar para empresários e clientes as orientações sobre a obrigatoriedade do cumprimento das medidas complementares de prevenção à covid-19.

Importante destacar que o CNJ por meio da Resolução nº 63/20 do recomenda aos juízes com competência para o julgamento de ações de recuperação empresarial e falência a adoção de medidas para a mitigação do impacto decorrente das medidas de combate à contaminação pelo novo coronavírus. Dentre essas medidas adotadas está a suspensão da inscrição de protestos das empresas durante a pandemia, as quais já há diversas decisões pelo país afora nesse sentido. Uma vez que a empresa não está tendo títulos protestados ela ainda consegue crédito financeiro para manutenção das suas atividades durante a pandemia. É notório a atual realidade econômica das empresas em geral, em que a capacidade de adimplemento das obrigações foi diminuída pela crise decorrente da pandemia. Sendo assim, necessário torna-se que as empresas busquem reanalisar seus contratos e em caso de desequilíbrio contratual busquem seus direitos, ou caso necessitem de crédito financeiro no mercado e não estão conseguindo, busquem soluções como esta de suspender a inscrição de títulos a serem protestados.


Saúde 15

Curitiba tem a menor incidência de covid-19 entre as maiores capitais A capital paranaense tem 454,7 casos confirmados da infecção pelo novo coronavírus a cada um milhão de habitantes. A taxa nacional é de 1.292 casos. Em algumas capitais esse indicie passa dos 6.000 Há pouco mais de dois meses do primeiro caso de covid-19 registrado na cidade, a taxa de incidência da infecção em moradores de Curitiba é a menor entre as dez capitais mais populosas do Brasil. “Estamos tomando atitudes e fazendo tudo o que é possível para oferecer um atendimento adequado e manter todos os curitibanos e curitibinhas seguros. Estamos enfrentando um vírus letal e cuidar da população é minha obrigação”. Afirmou o Prefeito Rafael Greca de Macedo. A comparação foi feita pelo Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba com dados do Ministério da Saúde. No painel constam Fortaleza, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba. “É um recorte do momento atual, e ainda não estamos numa condição tão grave da pandemia, mas também é um cenário variável que pode mudar a qualquer momento, lembrando do inverno que virá pela frente”, disse Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia. Na outra ponta, Fortaleza é a capital onde o vírus atinge proporcionalmente o maior número

maior deles formada por idosos com histórico de alguma doença crônica associada à covid-19. “De qualquer forma, lamentamos cada perda”, disse Oliveira. UTIS Com a curva de crescimento em ritmo controlado, as vagas por UTIs ainda não estão pressionadas. Dos 227 leitos SUS exclusivos para covid-19 na capital, 44% estão ocupados, média que vem se mantendo nesse percentual. MEDIDAS

moradores, com 6.287 casos a cada milhão de habitantes da cidade. O número de casos confirmados de covid em Curitiba sobe em média 4% ao dia, metade da média de crescimento nacional. “É exatamente isso que precisamos manter, esse crescimento lento” LETALIDADE Com uma morte registrada a

Fazer Poupança Investimentos Crédito Cartões Seguros

cada dois dias, a taxa de letalidade em função da covid-19 em Curitiba está em 3,9%. No Brasil esse índice é de 6.6% e no Paraná, 5,2%. Essa incidência se baseia nos dados até quinta-feira (21/5). Desde o início da pandemia foram 36 óbitos de moradores de Curitiba que contraíram o novocoronavírus, até quinta. A

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a situação epidemiológica da doença em Curitiba é reflexo das medidas adotadas e também da colaboração da população. Ainda em janeiro, quando a pandemia chegava à Europa depois de ter surgido na China, Curitiba começou a se preparar para enfrentar a situação, reforçando os estoques de Equipamentos de Proteção Individual, elaborando plano de contingência e outras medidas como mudanças no fluxo de atendimento dos serviços de saúde entre outros esforços.

Somos o Sicredi e fazemos juntos todos os produtos e serviços que você quer ou que sua empresa precisa, com taxas justas e de um jeito mais simples e próximo.

Previdência

Juntos

Rua Anne Frank, 3223 - Boqueirão Curitiba-PR – Telefone: 3075-4897

0800 724 7220 /

0800 646 2519.

Abra uma conta com a primeira instituição financeira


- Livros - Revistas - Folders - Cartazes - Adesivos - Cartonagem - Impressão UV em PVC e Laminado - Hot Stamping Metálico / Holográfico - Relevos - Engenharia de Embalagens -

Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 339 - Fone: 41 3026 9460 - Curitiba - PR www.serzegraf.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.