Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 209

Page 1

EXEMPLAR

GRÁTIS

2ª quinzena de dezembro de 2018

HAUER BOQUEIRÃO ALTO BOQUEIRÃO XAXIM UBERABA GUABIROTUBA

Ano 11 – Edição Nº 209

CIRCULAÇÃO

www.jornaldocomerciohauer.com.br

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Disque Economia

Itens da ceia têm variação de até 76% no preço.

Pág.

02

Foto: Gabriel Heusi

Top 10

Curitiba entra nos destinos de eventos e negócios da América Latina.

Pág.

05

Foto: SESP

Paraná mais seguro

Estado reduz 13,4% o número de homicídios.

Pág.

15

JARDINETE REVITALIZADO NO ALTO BOQUEIRÃO Crianças participam da entrega da revitalização do jardinete Izaura Galvão Silva Feijó, na Regional Boqueirão.

Pág.

09


2 Comérco

Itens da ceia têm variação de até 76% no preço, aponta Disque Economia Foto: Pedro Ribas/SMCS

A palavra de ordem é “pesquisar” antes de comprar o panetone, o peru, o pernil e o espumante para as ceias de fim de ano. Isso porque a variação de preço de um mesmo produto pode chegar a 76% em diferentes supermercados de Curitiba. É o que aponta a pesquisa mais recente do Disque Economia, da Prefeitura. Na sondagem, a equipe do serviço da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) percorreu 11 estabelecimentos da capital. “Muitos supermercados fazem promoções diárias, levando a grandes variações. Por isso, é importante que as pessoas façam a comparação dos preços”, orienta Simone Roque, coordenadora do serviço da Prefeitura. Foram pesquisados 89 itens. A lista é

formada panetone, peru, pernil, espumante, sidra, chocotone, aves para ceia, lombo e tender. Os acompanhamentos diários estão disponíveis em disqueeconomia. curitiba.pr.gov.br Campeões Entre os itens pesquisados, a maior variação foi constatada no preço das aves para a ceia. Seis marcas foram monitoradas e a diferença chegou a 76%. No caso das bebidas típicas de festa, a sidra apresentou a maior diferença de preço entre um supermercado e outro: 64% (foram pesquisadas 13 marcas, entre sidras e espumantes, inclusive sem álcool). Outro campeão de diferença de valor é o pernil suíno, que apresentou uma variação de preço de 59% para um mesmo produto.

Vinte fabricantes de panetones e chocotones fizeram parte do levantamento do Disque Economia. No caso dos panetones, a maior variação de preço de um determinado produto chegou a 56%. No caso dos chocotones, a diferença entre um estabelecimento e outro, para um mesmo produto, foi de até 51%.

Departamento financeiro: Thays de Freitas Dias Reportagem: Raphaella Caçapava (DRT-PR 11195) e assessorias | Diagramação: Rodrigo A. Romani (DRT-PR 7756) Assessoria jurídica: Ricardo Vinhas Villanueva Sinopse Editora Ltda – CNPJ: 09.599.880/0001-39 E-mail: pauta@jornaldocomerciohauer.com.br | www.jornaldocomerciohauer.com.br

11 ANOS

As matérias assinadas não expressam, necessariamente, a opinião deste jornal. Proibida a reprodução total ou parcial de textos ou imagens, produzidas por esta editora, sem autorização prévia e citação completa da fonte, sob pena de sanções legais.


Bairro

3

ACONTECEU NA REGIONAL BOQUEIRÃO HAUER ▪ BOQUEIRÃO ▪ ALTO BOQUEIRÃO ▪ XAXIM ▪ UBERABA ▪ GUABIROTUBA

LIMPEZA DO RIO BELÉM

CULTURA A Rua da Cidadania do Boqueirão recebeu uma mostra com grupos de dança da região. Foram 23 apresentações dos Grupos de Dança: Cheer Vixens, Angelus Choris, Dança Kids do Centro da Juventude Eucalipots, C&A de Dança Kadosh, Grupo de Dança do Centro de Esporte e Lazer Carmo, Luzes do Oriente, Expressão Mix e Lien Gitan.

A Regional Boqueirão é formada pelos bairros Hauer, Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim, Uberaba e Guabirotuba. Em 2016, a população estimada da Regional estava em 205.248 habitantes. Todos os dias uma série de ações acontecem para melhorar a vida desses moradores. Esta coluna mostra um pequeno recorte do que foi destaque nesse período.

ZOO NO TRIPADVISOR

NOVA PASSARELA METÁLICA

A Prefeitura de Curitiba está finalizando a limpeza do Rio Belém num trecho de 1.100m entre a Rua Dr. Bley Zornig e sua foz no Rio Iguaçu. Os trabalhos fazem parte de um conjunto de ações de limpezas que nos últimos dois anos resultou em 20 km de rios e canais limpos na Regional Boqueirão. A obra realizada sobre o Ribeirão dos Padilhas ao lado da Escola Municipal CEI Érico Veríssimo, no Alto Boqueirão, passa a interligar as Regionais Boqueirão e Bairro Novo e trará mais segurança aos pedestres.

CAMPEONATO DE KATÁ

CORREÇÃO GEOMÉTRICA Após solicitação feita na audiência pública do projeto Bairros na Prefeitura, o trabalho foi realizado na Rua Des. Antônio de Paula esquina com Rua Anne Frank, no Boqueirão.

SEGURANÇA

O Zoológico de Curitiba recebeu o Certificado de Excelência 2018, do site internacional de viagens TripAdvisor, resultado das melhorias que o espaço recebeu e dos investimentos que ainda estão em andamento.

FESTIVAL DE GINÁSTICA O Festival de Ginástica do Boqueirão teve apresentação de ginástica artística, rítmica e cherr. Com a participação dos alunos do Projeto Escola + Esporte = 10 das Regionais do Boqueirão, Cajuru, Portão e Santa Felicidade.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS

A Associação de Artes Marciais SHUBU-DÔ realizou no Ginásio do Tarumã um evento que homenageou o prefeito de Curitiba. A Copa Prefeito Rafael Greca começou com um aulão-treino, seguido de um campeonato de katás e exame de faixas.

A Guarda Municipal realiza rotineiramente abordagens nos coletivos e equipamentos públicos, identificando possíveis suspeitos, inibindo os furacatracas e trazendo mais segurança ao usuários.

Empresários da região doaram 150 kg de alimentos para doação que foram recebidos pela Presidente da FAS Elenice Malzoni que fez um agradecimento especial aos amigos Cesar Assis e a Academia Overall do Hauer.


4 Bairro

Escola Municipal do Boqueirão reúne estudantes e idosos em sala de aula Iniciativa faz parte do Programa Linhas do Conhecimento e tem entre seus objetivos fazer com que os estudantes conheçam seu bairro No meio da turma do 2º ano da Escola Municipal CEI David Carneiro, no Boqueirão, o grande destaque da última semana foi o pessoal da terceira idade. Demonstrando experiência e curiosidade, moradores do Lar Iracy Dantas foram as estrelas da aula de campo para troca de experiências com as crianças sobre o tema Direitos Humanos. A ação é uma iniciativa do Programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba em sala de aula e tem entre seus objetivos fazer com que os estudantes conheçam seu bairro, como ele se constitui, qual sua história e quem mora nele. Uma das vertentes do programa tem como foco a integração e o reconhecimento dos idosos na sociedade, ao despertar a reflexão sobre o processo de envelhecimento da população brasileira. “O preconceito contra o idoso com frequência é manifestado pela falta de sensibilidade e de solidariedade, numa atitude em que torna

depreciativo o destino inevitável de todos nós: sermos testemunhas do tempo”, explica a professora Bianca Marques, uma das responsáveis pelo trabalho. Crianças, famílias e toda a comunidade foram envolvidas em atividades que abordaram o direito das pessoas idosas, imigração, diversidade religiosa, valorização dos vínculos afetivo, comportamentos para o convívio social, entre outros.

Foto: Divulgação

Amizade Maria José, 83 anos, e Joana Marques, 85 anos, responderam perguntas da turma sobre os modos de brincar e estudar da infância delas. Brincadeiras como ‘Escravos de Jó’, carrinho de rolimã, bets, peteca, jogo da velha, bambolê, pular corda, peão, argolas e bolas de gude foram descritas como as preferidas na infância das idosas. “O intuito é passar um tempo divertido e interagir com as crianças, relembrando os bons tempos e mostrando outras formas de brincar, além do celular”, explica Maria José. A relação de amizade criada também ultrapassou a expectativa das professoras da turma. No momento de leitura, idosos e estudantes partilharam interesses e expe-

Alunos do 2º ano da Escola Municipal CEI David Carneiro, no Boqueirão, tiveram aula de campo para troca de experiências sobre o tema Direitos Humanos.

riências e a afinidade foi tão forte que as crianças convidaram os idosos para a sessão de contação de histórias “A colcha de Retalhos”, da autora Conceil Correa da Silva. A história do livro rendeu também muitas produções da colcha de retalhos e toalhas personalizadas, em conjunto com as famílias, durante o sábado letivo.


Cidade

5

Curitiba entra no top 10 dos destinos de eventos e negócios da América Latina Com o aparecimento no ranking pela primeira vez, a cidade é uma aposta para o mercado de eventos e negócios oferecendo uma boa estrutura de hotéis, espaço para eventos, transporte e opções para noite Curitiba está entre os dez principais destinos para eventos de negócios na América Latina de 2019. Pela primeira vez, a capital paranaense aparece no ranking da CWT Meetings & Events, divisão da empresa global de gestão de viagens Carlson Wagonlit Travel (CWT). O levantamento divulgado faz parte do relatório Meetings & Events Future Trends 2019, com as previsões relacionadas a reuniões e eventos corporativos para as cidades latino-americanas no próximo ano. São Paulo (1º), Rio de Janeiro (4º) e Curitiba (9º) são as cidades brasileiras apontadas no levantamento. “Curitiba está crescendo muito, e a oferta e qualidade de espaço de eventos corporativos aumentou. No ano passado, o PIB de Curitiba cresceu

Foto: Gabriel Heusi

2,5%, após três anos de retração. A previsão para este ano é que cresça 2,9%”, afirma Gustavo Elbaum, diretor da CWT Meetings & Events para América Latina. Curitiba Mais “A excelente qualidade dos serviços, a disponibilidade de centros de eventos e convenções de vários portes e a grande oferta de hospedagem são diferenciais que garantem a Curitiba este posicionamento privilegiado no ranking do turismo de eventos e negócios no país e América Latina”, avalia a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra. Ela destaca também que, desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, a cidade vem desenvolvendo várias

A capital paranaense vem se destacando, desde o ano passado, no turismo de negócios. ações com o objetivo de atrair mais eventos e turistas. “Em 2018, a cidade lançou o Curitiba Mais, programa de coordenação, articulação e apoio técnico ao setor. Além disso, no começo do ano, entrou no ar o guia de

espaços para eventos, plataforma on-line desenvolvida pela equipe técnica do instituto, com informações para ajudar produtores de congressos, feiras e shows que pretendem trabalhar em Curitiba”, lembra.

Dr. Sergio Viapiana Médico veterinário CRMV/PR 2825

Fone

Consultas

Endoscopia

Rinoscopia

Cirurgias

Exames laboratoriais

Conoscopia

Vacinas

Ecocardiograma

Ultrassonografia

Internamentos

(conveniado PET imagem)

Raio X

Pet shop

41 3275-8558

Celular

41 9974-5489

E-mail

viapiana@hotmail.com

Rua Waldemar L. de Campos, 4388 Xaxim - CEP 81.830-000 - Curitiba PR



Educação

7

Foto: Divulgação

Spelling Bee no CBM Por Ariomar Luís Freitas

Neste ano, o Colégio Bastos Maia propôs um desafio a seus alunos do ensino fundamental II: uma disputa de spelling. Spelling em uma tradução literal significa soletrando. A proposta surgiu a partir das aulas de inglês, onde primeiramente os alunos obtiveram conhecimento sobre uma das culturas norte-americanas mais curiosas, a competição chamada de spelling bee. Esta é uma competição nacional, a qual envolve alunos de diversas idades e de todos os estados norte-americanos, desenvolvendo-se em fases eliminatórias até chegar a uma grande final. A primeira edição aconteceu em 1925, o evento já conta com mais de 90 edições, apenas em dois anos não foi possível realizar o evento, em 1943 e 1945, devido à segunda guerra mundial. Hoje, inclusive, pela proporção que o evento tomou, a grande final é transmitida em horário nobre pelo canal de esportes ESPN.

Nossos alunos gostaram da ideia de participar deste desafio, um “soletrando em inglês”, pois além dessa história curiosa sobre o costume norte-americano, todos já conheciam esta atividade devido ao sucesso dos programas de televisão, além de, inclusive, existir jogo educativo com a mesma proposta, à venda nas lojas. O desafio foi proposto para os alunos do 6º ao 9º ano. Primeiramente, houve uma fase eliminatória, dentro das próprias turmas, das quais foram selecionados três finalistas. Estes receberam uma premiação como parabenização e incentivo também aos demais para os próximos eventos. A última fase foi realizada como um grande evento interno, onde foram convidados todos os alunos das turmas participantes para assistirem e torcerem por seus representantes. Assim, tivemos doze finalistas, que disputaram entre si, até restarem novamente apenas três grandes finalistas. Nesta etapa, foram

utilizadas palavras selecionadas de acordo com o nível escolar de cada um. Os competidores respondiam a soletração de uma palavra sorteada na hora, e sob o acompanhamento de uma banca de professores que confirmavam se a resposta estava correta ou não. A disputa foi bastante acirrada, os alunos se prepararam bem para esta última fase, mas enfim chegamos aos três finalistas que disputaram então os prêmios oferecidos pela escola para o primeiro, segundo e terceiro lugar. Na verdade, esta final se tornou uma grande festa onde

todos os alunos participaram com muita disposição. Deste evento, nós do Colégio Bastos Maia concluímos que houve uma forte adesão por parte dos alunos na participação e que conseguimos nosso objetivo, como educadores, de aprimorar nossos alunos, através de uma dinâmica divertida e socializadora, o conhecimento sobre a cultura de países com língua inglesa, o aprimoramento do significado, fala e escrita das palavras desta língua estrangeira tão significativa para nossos jovens e seu futuro ingresso no mercado de trabalho.



Capa

9

Aula de cidadania termina com jardinete revitalizado no Alto Boqueirão Fotos: Cesar Brustolin/SMCS

Melhoria do local foi feita pelos próprios alunos durante encontro com o Prefeito Os estudantes do CMEI Jardim Paranaense, do Alto Boqueirão, tiveram uma verdadeira aula de cidadania em dezembro. As crianças, de 4 e 5 anos, participaram da entrega da revitalização do Jardinete Isaura Galvão Silva Feijó, no mesmo bairro, solicitado por eles mesmos em audiência no Bairros na Prefeitura com o prefeito Rafael Greca, em julho. A constatação de que o local poderia ser melhorado aconteceu durante uma das aulas de campo do programa Linhas do Conhecimento. “Esse é o objetivo do programa, que os alunos possam expandir seus currículos, transformar os locais por onde passam e onde vivem”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. Além de transformar, eles entendem que devem participar da cidade e ajudar a cuidar dos espaços públicos, destacou a professora Rita Moro Zem, coordenadora do Linhas do Conhecimento da Regional Boqueirão. “É gratificante vê-los ainda tão pequenos reivindicando e zelando pelo seu espaço”, afirmou Rita. O jardinete Isaura Galvão Silva Feijó teve o parquinho revitalizado, equipamentos recuperados, alambrados e areia da cancha esportiva trocados. Foram feitos, ainda, plantios de árvores e uma pintura de amarelinha para estimular a criatividade das crianças. Na entrega, brinquedos da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) reforçaram as atrações. Homenagem A interação das crianças com o espaço não ficou apenas na revitalização. Eles também puderam aprender um pouco mais sobre a homenageada, graças ao contato que a professora Rita Zem conseguiu com um dos filhos da Isaura Galvão Silva Feijó, o advogado Victor Feijó Filho. “Foi uma grande alegria colaborar e essa entrega da revitalização é uma segunda homenagem à nossa mãe”, disse.

Crianças participam da entrega da revitalização do jardinete Izaura Galvão Silva Feijó, na Regional Boqueirão.

Isaura Galvão Feijó nasceu na Bahia e veio para Curitiba com o marido e dois filhos em 1964, onde teve mais três filhas. Era atuante na comunidade evangélica e chegou a formar-se pastora. Além disso, atuava em causas sociais e escreveu um livro de poesias chamado Colhendo Almas, lançado com apoio do prefeito Rafael Greca e da primeira-dama Margarita Sansone. As poesias do livro foram também objeto de estudo das crianças do CMEI Jardim Paranaense.

Na imagem, antes e depois da revitalização do jardinete.


10 Cidade

Rosto da Cidade vai remover pichações do Centro Histórico de Curitiba Programa da administração municipal é uma das promessas mais reiteradas pelo Prefeito Rafael Greca Foto: Cesar Brustolin/SMCS

O prefeito Rafael Greca apresentou oficialmente o programa Rosto da Cidade para a recuperação urbana da região central de Curitiba. “Uma cidade de vanguarda não admite ruínas nem o abandono. A cidade é moderna se conseguir ser eterna”, afirmou Greca ao lançar o programa no Largo da Ordem com uma ação de despiche da parede da Igreja do Rosário, na esquina com a Rua Trajano Reis. “O Rosto da Cidade vai remover toda a pichação do Centro Histórico. Eu que fui sacristão nesta igreja tenho o privilégio de poder conservar este edifício que pertence à grande alma de Curitiba”, completou o prefeito ao aplicar resina antipichação na parede da Igreja do Rosário. O programa é uma ação de resgate da identidade e da história curitibanas. Ele prevê uma ação integrada entre o poder público municipal e a sociedade organizada para a revitalização de uma área de dois quilômetros quadrados do centro tradicional.

Prefeito Rafael Greca participa da solenidade de lançamento do programa Rosto da Cidade, no Largo da Ordem. Na imagem, Greca pinta parede externa da Igreja do Rosário.

“Me empenhei maciçamente em fazer acontecer este programa. O faço em agradecimento a quem votou em mim e permitiu que eu pudesse restaurar o rosto da minha cidade amada. Estava destruído o Centro Histórico de Curitiba e o Alto São Francisco se armava como uma próxima cracolândia”, salientou Greca ao reforçar que a iniciativa que agora se consolida faz parte de um

compromisso assumido durante a campanha para prefeito. Como parte do lançamento do programa, Greca ainda entregou, restaurado, o busto de Monsenhor Celso na Praça Garibaldi. A pedido do prefeito, na metade do ano foram retiradas as estátuas de bronze que corriam maior risco de depredação e furto, entre as 305 peças que compõem o patrimônio cultural curitibano.

Os monumentos foram recuperados, mapeados em 3D e fixados com trava de segurança e alarme antifurto. “A ideia é que ninguém mais roube o bronze público de Curitiba para trocar por droga, o que nos faz perder para sempre o gesto dos grandes escultores do Movimento Paranista. Peço que Monsenhor Celso nos abençoe”, disse Greca. O prefeito também assinou a ordem de serviço para as obras do Belvedere, danificado por um incêndio em dezembro do ano passado. O prédio será a nova sede da Academia Paranaense de Letras (APL) e irá abrigar um café escola do Sesc Paraná. Ainda na solenidade, Greca descerrou a placa do Rosto da Cidade no Palacete Wolf, com informações sobre a história do edifício. “O programa é um investimento em geração de empregos e renda através do turismo, mas também na preservação cultural de Curitiba”, completou Greca. Será encaminhado para a Câmara Municipal o projeto de lei que institui o programa Rosto da Cidade.

HÁ MAIS DE 1 DÉCADA FAZENDO JORNALISMO DE QUALIDADE E PROMOVENDO EMPRESAS DA REGIÃO. CIRCULAÇÃO HAUER • BOQUEIRÃO • ALTO BOQUEIRÃO XAXIM • UBERABA • GUABIROTUBA

Anúncios: pauta@jornaldocomerciohauer.com.br jornaldocomerciohauer.com.br


ANTES DE APRENDER A SOMAR, MULTIPLICAR E DIVIDIR, A GENTE APRENDE A INCLUIR. Em 2019, a educação especial vai ter ainda mais destaque na Rede Municipal de Ensino. Serão diversas ações que contribuem com a capacitação dos educadores e inclusão em sala de aula:

• Novo CMAEE no Tatuquara para 150 crianças com autismo, altas habilidades e transtornos funcionais. • O Sistema de Transporte de Ensino Especial será ampliado e melhorado. • Contratação de 663 profissionais de apoio para acompanhar estudantes de inclusão. • Cadastro de novos profissionais para trabalhar com educação especial.

Tudo isso é por uma Curitiba ainda mais inclusiva na educação. Porque é incluindo que a gente soma. Saiba mais em cidadedoconhecimento.org.br


12 Geral

Falando em construção...

:: Por Dorothea Heinrichs V

Tijolo de vidro na laje Estes dias recebi um desafio de uma amiga, disse ela: -Preciso retirar a claraboia e iluminar a cozinha, como posso fazer? Fomos fazer uma visita no local, verificamos a dificuldades e enfim entendemos que seria interessante colocar o tijolo de vidro no buraco existente da claraboia na laje. Ainda não havíamos utilizado o tijolo de vidro na laje desta forma, pesquisamos na internet e com a indústria e seguimos com o plano. Primeiramente verificamos que se faz necessário colocar um suporte específico para este fim, em seguida inserimos o tijolo de vidro em si e, por fim, concretamos. Veja nas imagens abaixo a sequência do serviço: 1- O suporte e o tijolo de vidro 2- A laje com os tijolos dispostos 3- A concretagem

1

2

3

Agora veja o resultado quando está pronto.

Obtemos iluminação de qualidade, sem risco de entrada de água ou quebra de telha. (O tijolo de vidro é semelhante ao para-brisa de carro só que em duas faces, ou seja, extremamente resistente) Assim entregamos o desafio executado com êxito. Este recurso pode ser utilizado tanto para a indústria como para o comércio de igual forma, pois poderia até influenciar na conta de luz. Como esta é nossa última publicação neste ano, desejamos a todos os amigos, parceiros, fornecedores e leitores, ótimas festas e um abençoado e abastado 2019. OBS: as imagens foram retiradas da internet somente com o intuito de demonstrar a aplicação. SERVIÇO: Dorothea Heinrichs V (Arquiteta e Urbanista) Grupo DH - Arquitetura e Engenharia Av. Mal. Floriano Peixoto, 6679, sala 2 – Hauer – Curitiba – PR Tel.: (41) 3027-7004 | 98803-5374 E-mail: comercial@grupodh.com.br Site: www.grupodh.com.br Facebook: www.facebook.com/grupodharquiteturaengenharia Instagram: www.instagran.com/grupo_dh.arquitetura

Problemas de bagagem: extravio, dano ou furto de bagagem, o que fazer quando suas malas não chegam como despachou ao destino final? Férias chegando e muita gente já comprou passagem aérea e vai viajar, não é mesmo? Estar longe de casa e descobrir que a sua mala e seus pertences simplesmente se perderam pelo caminho ou foram violados é um dos pesadelos mais temidos de qualquer viajante, principalmente durante suas férias, onde carregam seus pertences preferidos e de maior valia. Neste artigo veremos o que fazer se isso acontecer com você, como proceder e quais seus direitos, de acordo com a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, que atua para promover a segurança da aviação civil e para estimular a concorrência e a melhoria da prestação dos serviços no setor, com foco na segurança e na qualidade do transporte aéreo. Leia mais na Lei de Criação da ANAC (Lei nº 11.182/2005). O que fazer? Quais são os meus direitos? Caso sua bagagem seja extraviada, procure a empresa aérea preferencialmente ainda na sala de desembarque ou em até 15 dias após a data do desembarque e relate o fato em documento fornecido pela empresa ou em qualquer outro comunicado por escrito. Caso seja localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro. A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Caso não seja localizada e entregue nesse prazo, a empresa deverá indenizar o passageiro, procure um advogado de confiança para demandar em juízo. Se perceber que a bagagem foi danificada ou violada, procure a empresa aérea de imediato para relatar o fato logo que constatar o problema, pre-

ferencialmente ainda na sala de desembarque. Esse comunicado por escrito poderá ser registrado na empresa em até 7 dias após a data de desembarque. Porém, se constatar que houve furto de bagagem, procure a empresa aérea e comunique o fato, por escrito. A empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro. Além disso, registre um boletim de ocorrência na Polícia, autoridade competente para averiguar o fato. Caso a empresa aérea não localize e entregue sua bagagem de imediato, você poderá ser compensado financeiramente se necessitar comprar itens de primeira necessidade: importante guardar os recibos e comprovantes das referidas compras, estes seriam os danos materiais. No entanto, em todos os casos acima expostos é possível requerer a indenização por dano moral, via judicial, uma vez que houve falha na prestação de serviço da companhia aérea, que tem a responsabilidade objetiva (independe de prova de culpa) em relação ao consumidor – viajante, em resguardar e zelar pela bagagem que lhe é depositada, consulte um advogado da sua confiança.

Sthephanie Thais Scaravello, advogada atuante, trabalha na área jurídica desde 2006, atualmente no escritório Villanueva Advogados.



14 Cidade

Encenação do Auto de Natal abriu as apresentações na Rua da Cidadania do Carmo.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

A encenação do nascimento de Cristo na Regional Boqueirão ficou por conta dos atores e músicos do Natal Brasileiro da Fundação que animou adultos e crianças. A festa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, no Boqueirão, também contou com apresentações que estão alegrando as regionais e teve presença da Banda Lyra, Banda do Caximba e coral de escolas da região. O Prefeito Rafael Greca discursou diante da árvore de Natal instalada na Rua e enfatizou os desejos de paz e alegria para todos, em especial às crianças. “É com alegria que desejo aos ‘curitibinhas’ que sejam guardados em todos seus caminhos, protejam suas casas, suas famílias em todos os lugares e que em Curitiba brilhe a paz e o bem da divina luz”, disse. Greca assistiu as apresentações da Banda do Caximba e do coral da Escola Municipal Leonor Castellano. Também participaram do encontro cerca de 300 crianças das Escolas Municipais Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, Nossa Senhora do Carmo e Maria do Carmo Martins.

Foto: Raphaella Caçapava

Auto de Natal alegra espectadores da Regional Boqueirão

Entrada surpresa do Papai Noel deixou as crianças eufóricas.

Direto do Polo Norte Antes de encerrar a festa no Boqueirão, o Papai Noel apareceu de surpresa para a alegria das crianças presentes. Ele cantou com o prefeito e recebeu todas as crianças para tirar fotos. Quem gostou bastante da surpresa foi o pequeno Gabriel Cavalcanti, de apenas 8 anos. Acompanhado da mãe, Talita Cavalcanti, 31, ele foi correndo tirar foto com Papai Noel e o prefeito. Talita, que é dona de casa, afirma que a festa superou suas expectativas. “Foi muito mais bonito do que eu estava esperando, a organização está muito boa, as crianças estão lindas e eu amei todos os enfeites”. Outro filho de Talita, Pietro Cavalcanti, de 10 anos, se apresentou pela EM Leonor Castellano. Para ela, a participação do filho em atividades culturais é muito importante para seu desenvolvimento. “Eu acredito que isso influencia bastante na vida deles e eles gostam muito de participar”, diz.


Segurança 15

Paraná reduz 13,4% o número de homicídios Foto: SESP

Foram 227 homicídios a menos em todo o Estado se comparado os três primeiros trimestres de cada ano (em 2017 foram 1.691 registros, contra 1.464 em 2018) O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) reduziu 13,4% em todo o Paraná no período de janeiro a setembro de 2018, comparado com o mesmo período do ano anterior. Foram 227 homicídios a menos em todo o Estado nos três primeiros trimestres do ano. Em 2017 foram 1.691 registros, contra 1.464 em 2018. Dos 399 municípios do Paraná, 43% (172) não registraram homicídios de janeiro a setembro deste ano, e 29,5% (118) registraram apenas um ou dois homicídios no período. Os números foram divulgados pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

ter o menor número de homicídios dos últimos 11 anos. “Esta sinergia entre as instituições, PM, PC e Científica, tem dado excelente resultado aqui no Paraná”, afirmou o secretário. Investimentos

Dos 399 municípios do Paraná, 43% (172) não registraram homicídios este ano, e 29,5% (118) registraram apenas um ou dois casos.

Para o Secretário Estadual da Segurança Pública, Julio Reis, um dos motivos desta importante redução criminal é a integração entre todas as forças de segurança do Estado. Segundo ele, um conjunto de fatores desde policiamento ostensivo mais eficiente, a Polícia Militar atuando com muito mais ênfase, um aperfeiçoamento no trabalho de investigação que

é realizado pela Polícia Civil, com capacitações na Escola de Polícia para quem atua nas investigações de homicídios, uma Polícia Científica com novos médicos legistas que foram contratados este ano, novos IMLs, como o de Curitiba, este conjunto inteiro fez com que este número de homicídios tivesse esta importante redução que está levando o Estado a

O delegado-geral da Polícia Civil, Naylor Robert de Lima, disse que a queda nos índices se deve também aos investimentos do Governo do Estado para a segurança pública. “Com relação à Polícia Judiciária, acreditamos que o reflexo direto nos bons números são decorrentes dos estímulos aos policiais civis que sentiram a boa intenção do Governo do Estado na estruturação na área investigativa de homicídios”, disse. Ele citou também a criação da Divisão de Homicídios na Capital, Delegacias de Homicídios nas maiores subdivisões do interior do Estado e demais investimentos, entre os quais, talvez o principal, na capacitação do profissional da área.


- Livros - Revistas - Folders - Cartazes - Adesivos - Cartonagem - Impressão UV em PVC e Laminado - Hot Stamping Metálico / Holográfico - Relevos - Engenharia de Embalagens -

Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 339 - Fone: 41 3026 9460 - Curitiba - PR www.serzegraf.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.