Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 208

Page 1

GRÁTIS

2ª quinzena de novembro de 2018

EXEMPLAR

HAUER BOQUEIRÃO ALTO BOQUEIRÃO XAXIM UBERABA GUABIROTUBA

Ano 11 – Edição Nº 208

CIRCULAÇÃO

www.jornaldocomerciohauer.com.br

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Natal Luz dos Pinhais

Temporada natalina da capital paranaense terá cinco atrações inéditas.

Pág.

04

Foto: Pixabay

Novembro Azul

Câncer de próstata atinge 70 mil homens por ano.

Pág.

05

Foto: Orlando Kissner/ANPr

Estado

Governadora garante transição com harmonia, responsabilidade e transparência total.

HORTA COMUNITÁRIA NA VILA PANTANAL GANHA VIDA

Pág.

15

Pág.

Parcerias viabilizam projeto que beneficiará até 100 famílias da região.

09


2 Bairro

42 anos ditando moda no Hauer Uma das mais antigas e sólidas loja de roupas feminina, masculina, calçados e acessórios da cidade está no coração do Hauer - ao lado do terminal do bairro -, em Curitiba, e acaba de completar 42 anos de existência. Para celebrar a data tão especial, as Modas Karin ofereceram um coquetel para cliente e amigos. “Durante todos estes anos nos envolvemos em várias atividades e eventos como desfiles, workshops e sessões fotográficas com as clientes, por isso celebramos esse momento com eles”, destaca Karin Baggio, filha da fundadora da loja Wilma Kosters, e que além de dar nome ao comércio também é a atual administradora.

Responsabilidade social – O que talvez muita gente não saiba é que a Modas Karin realizam um trabalho único e especial na área social. A empresa - com alguns de seus colaboradores - transforma produtos recicláveis em presentes e objetos de decoração. Os produtos criados são vendidos em um bazar beneficente na loja e toda a renda é revertida para um hospital da cidade.

Óptica Dova celebra mais um ano

Situada em um dos locais de maior destaque do Hauer, o Óptica Dova acaba de completar 16 anos de existência reforçando sua missão de levar o que há de melhor no mercado relacionado a saúde visual e moda para os seus clientes.

Departamento financeiro: Thays de Freitas Dias Reportagem: Raphaella Caçapava (DRT-PR 11195) e assessorias | Diagramação: Rodrigo A. Romani (DRT-PR 7756) Assessoria jurídica: Ricardo Vinhas Villanueva Sinopse Editora Ltda – CNPJ: 09.599.880/0001-39 E-mail: pauta@jornaldocomerciohauer.com.br | www.jornaldocomerciohauer.com.br

11 ANOS

As matérias assinadas não expressam, necessariamente, a opinião deste jornal. Proibida a reprodução total ou parcial de textos ou imagens, produzidas por esta editora, sem autorização prévia e citação completa da fonte, sob pena de sanções legais.


Bairro

3

ACONTECEU NA REGIONAL BOQUEIRÃO HAUER ▪ BOQUEIRÃO ▪ ALTO BOQUEIRÃO ▪ XAXIM ▪ UBERABA ▪ GUABIROTUBA

A Regional Boqueirão é formada pelos bairros Hauer, Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim, Uberaba e Guabirotuba. Em 2016, a população estimada da Regional estava em 205.248 habitantes. Todos os dias uma série de ações acontecem para melhorar a vida desses moradores. Esta coluna mostra um pequeno recorte do que foi destaque nesse período.

13 e 14 de novembro OPERAÇÃO TRANSPORTE COLETIVO

7 de novembro SEGURANÇA E CONFORTO

Nova iluminação da Praça Florimar Campelo, no Alto Boqueirão, traz mais bem-estar para os usuários.

MAIS ASFALTO 12 e 20 de novembro FIM DOS ALAGAMENTOS

Implantação da tubulação com 160 metros de vala de drenagem na Rua Professor José Maurício Higgins entre as ruas das Carmelitas e O Brasil para Cristo, no Boqueirão. O local que era ponto crítico de alagamentos. As ruas Carlos Essenfelder e Waldemar Kost também foram contempladas com tubos para drenagem.

Homens da Guarda Municipal realizaram mais uma ação no transporte coletivo. O foco foi dado nas linhas de ônibus e estações tubo com incidências de assaltos e arrastões na região do Boqueirão.

9 de novembro GRANDE PLANTIO DE ÁRVORES

Pavimentação da Rua Nair Ferraz Cazelatto entre a Av. Mal. Floriano Peixoto e a trincheira da Vila Pantanal, totalizando 750 metros - trecho da linha de ônibus Érico Veríssimo/Pantanal. Esta é a décima nova via a receber a pavimentação através da reciclagem do pavimento. Desde janeiro de 2017 até o momento na Regional Boqueirão foram executados 17.355 metros de novo pavimento.

OBRAS

19 de novembro LIMPEZA

Trabalhos de prevenção às chuvas de verão com a limpeza e desassoreamento do Rio Belém entre a Rua Dr. Bley Zornig até o grande Rio Iguaçu, totalizando 1.100 metros.

Para homenagear o Rio Iguaçú, 180 mudas de árvores nativas foram plantadas no Parque Náutico Iguaçu. Participaram da ação ambiental 10 soldados do Quartel do Boqueirão, 5° GAC AP, 40 alunos do Colégio Estadual Professora Luiza Ross, equipe Educação Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e servidores da Administração Regional Boqueirão.

Pontes em concreto estão em execução no Xaxim e Alto Boqueirão e devem ser concluídas até o final de dezembro. As pontes estão localizadas na Rua 25 de Agosto, no Xaxim e a outra na Rua Mathias de Andrade Rocha, no Alto Boqueirão. As novas pontes vão substituir as antigas de madeira e permitirão o tráfego de dois veículos ao mesmo tempo, além da passagem segura dos pedestres.


4 Bairro

Segunda edição do Natal Luz dos Pinhais traz cinco atrações inéditas Foto: Daniel Castellano / SMCS

Temporada natalina da capital paranaense terá decoração repleta de luz, cor e brilho do Centro aos bairros da cidade A programação da segunda edição do Natal Luz dos Pinhais começou no dia 22 de novembro com a estreia do Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização, no Centro Histórico e vai até 23 de dezembro. Serão mais de 70 atrações, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura, patrocinadores e empresas privadas. Dentre as novidades deste ano estão a Vila de Natal Electrolux da Praça Santos Andrade; a Parada de Natal do Batel; a Árvore de Natal

Natal na Regional Boqueirão A Rua da Cidadania do Carmo também fará parte das celebrações. No dia 6 de dezembro, às 15h, os moradores da Regional Boqueirão poderão assistir às apresentações da Banda Lira de Curitiba e da Banda do Caximba, seguido do Auto de Natal. O Coral dos alunos da Escola Municipal Leonor Castellano finaliza as apresentações, o evento contará com a presença do Prefeito Rafael Greca. Confira a programação completa da Regional: 28/11 às 10h: Cantata de Natal com a Banda Lyra. 01/12 às 14h: II Mostra de Natal do Projeto MusicaR. 04/12 às 14h: Cantata de Natal da Banda da Polícia Militar. 06/12 às 15h: Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra, Banda Musical do Caximba e apresentação do coral da Escola Municipal Leonor Castellano.

Árvore de Natal montada na Rua XV de Novembro para a segunda edição do Luz dos Pinhais - Natal de Curitiba.

de 23 metros no Barigui com apresentação da Orquestra UniCesumar; o Oratório de encerramento no Tanguá e os

Shoppings repletos de novidades. Toda a agenda de Natal está disponível no site oficial: www.natal.curitiba.pr.gov.br

07/12 às 20h: Ônibus da Cultura com o espetáculo de Natal: Sonho de Luz, teatro de sombras com a Cia Karagoz e apresentação das crianças do Projeto MusicaR. Local: Rua da Cidadania. End.: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão.


Saúde

5

Câncer de próstata atinge 70 mil homens por ano Novembro Azul conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce no combate a doença Foto: Pixabay

Desde que foi criada em 2003, a campanha Novembro Azul trava uma batalha: superar o preconceito dos homens quando o assunto é cuidar da saúde, especialmente no que se refere ao câncer de próstata, isso porque o prognóstico da doença é feito pelo toque retal, que verifica se há algum nódulo na região, e por um exame de sangue que mede a dosagem de uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico (PSA), produzida na próstata. Por isso, anualmente, novembro se veste de azul para reforçar o incentivo aos homens para que consultem anualmente com o urologista, mesmo quando não há suspeita da

doença. A visita ao médico deve acontecer a partir dos 50 anos, idade que cai para 45 quando para quem tem histórico da patologia na família. A doença atinge um em cada seis homens ao longo da vida, sendo mais incidente entre 50 e 70 anos. Especialistas afirmam que não há uma causa específica para o câncer de próstata, mas aponta que cerca de 10% dos diagnósticos são associados a fatores hereditários. Por outro lado, há diferentes formas de tratamento, que têm maior chance de funcionar quando o problema é descoberto em seu estágio inicial. Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o mais fre-

Preconceito ainda é a maior barreira a ser enfrentada na conscientização sobre sobre câncer de próstata. quente nos homens. São cerca de 70 mil casos e em torno de 15 mil mortes por ano, segundo dados do Ministério da Saúde. Na

fase inicial, ele é assintomático, silencioso, mas quando descoberto no início, a possibilidade de recuperação é de 95%.



7

Educação

Colégio Bastos Maia

A ESCOLHA

CERTA!

EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL CONTRATURNO INTEGRAL

VENHA FAZER UMA VISITA E MATRICULE SEU FILHO! HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Segunda – Sexta 7:00hs – 17:45hs

Amplo espaço físico Quadra poliesportiva Piscinas térmicas colegio@bastosmaia.com.br Diogo Mugiatti, 3057 - Boqueirão - Curitiba

+55 (41) 3286-7004

www.bastosmaia.com.br

Sábado 08:00hs - 11:45hs

SISTEMA DE ENSINO

ESCOLINHA

DE JUDÔ



Capa

9

Mobilização tira do papel projeto da horta comunitária na Vila Pantanal Fotos: Daniel Castellano / SMCS

Com parcerias, até 100 famílias serão beneficiadas diretamente com a melhora da qualidade de vida e a geração de renda A Prefeitura Municipal de Curitiba por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento da Regional do Boqueirão colocou em prática uma vontade antiga dos moradores da Vila Pantanal: a criação de uma horta comunitária. O sonho da comunidade começou a se tornar realidade em 2016, quando a empresa Rumo Malha Sul S/A e a área de Responsabilidade Social da Rede Evangelizar iniciaram uma conversa sobre possíveis projetos sociais que poderiam ser desenvolvidos na região. Desde então, a comunidade demonstrou interesse no desenvolvimento de uma horta comunitária que auxiliasse na melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento da renda familiar. Em 2017, a Prefeitura acolheu a proposta depois de uma audiência pública na qual o vice-presidente da Associação dos Moradores da Vila Pantanal, Edson, reforçou a ideia do projeto e sugeriu um local para a implantação da horta. “Identificada a necessidade da comunidade entramos em contato com nossa Unidade de Agricultura Urbana solicitando uma visita do agrônomo responsável para avaliação e diretrizes”, explica Daniel Vicente Bastos, Chefe de Núcleo da Secretaria Municipal

HORTAS POR CURITIBA A SMAB desenvolve com a população 24 Hortas Comunitárias espalhadas por Curitiba, muitas dessas em parceria com a Eletrosul embaixo de linhas de alta tensão, como no Tatuquara e CIC. “Como essas hortas já estão desenvolvidas há mais tempo, duas delas fazem parte do programa Horta do Chef”, acrescenta Daniel. O programa busca aproximar os chefes da alta culinária da cidade que passam a comprar semanalmente itens nessas hortas para uso em seus restaurantes. “Eles efetuam um pagamento mensal que auxilia na compra de novos insumos, bem como há troca de saberes entre os hortelões e Chefs”, explica.

O projeto Canteiros da Cidadania Vila Pantanal é uma parceria entre as iniciativas do poder público, privado e Igreja. da Agricultura e Abastecimento da Regional do Boqueirão. O processo para concretização do projeto passou por diversas fases: a busca por recursos materiais, a mobilização da comunidade, a limpeza do terreno, a terraplanagem, colocação de dormentes, tela, portão e brita

até a organização de encanteiramentos. Daniel ainda explica que cumpridas estas etapas a Unidade de Agricultura Urbana se prepara para realizar uma capacitação junto aos interessados. “Vamos ensinar quanto à forma de realizar o plantio assim como definirmos junto aos hortelões - pessoas que cuidam da horta - participantes e um coordenador da horta”, conta. Na prática

Prefeito Rafael Greca e Administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias, visitam horta comunitária da Vila Pantanal.

Na primeira fase 30 famílias serão beneficiadas diretamente com estimativa de atender até 100 famílias. “A grande oportunidade desse projeto é proporcionar à comunidade diversos benefícios por meio da horta como alimentação saudável, educação ambiental, integração da comunidade,

tratamento terapêutico, melhoria na segurança fruto do espírito de vizinhança que se forma com essas iniciativas e, posteriormente, uma alternativa para geração de renda”, destaca Daniel. Além do canteiro individual para cada família serão plantadas árvores frutíferas fora da horta que ficarão a disposição de todos. “Também foram destinados alguns espaços coletivos para atender o Centro Municipal de Educação Infantil da região - que receberá aulas de horticultura - e para a Unidade de Saúde que desenvolverá à agricultura medicinal”, completa. Com o repasse de mudas, adubo, terra, capacitação para o desenvolvimento dos canteiros e orientação para montagem da horta pela Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento (SMAB), os beneficiários da Vila Pantanal irão eleger um coordenador da horta comunitária que será o intermediário na propagação de informações e fará o gerenciamento da horta por meio da mobilização da comunidade, orientações e informações sobre as funções de cada um, desde a aquisição das mudas, plantio, colheita e destino dos produtos.



EDUCAR TAMBÉM É TRANSFORMAR EM REALIDADE A CRIATIVIDADE DOS NOSSOS ESTUDANTES.

PROJETOS 3D, HORTAS ESCOLARES, FOGUETES E MUITO MAIS. No Espaço Educação, a imaginação é mais que um mundo de cores, projetos e ideias: ela vira um jeito novo e divertido de transformar sonhos em realidade.


12 Geral

Saiba como pagar as contas atrasadas quando o credor se recusa a receber Por Ricardo Villanueva

Em épocas de crise econômica é muito comum atrasar contas a pagar. Portanto, não é necessário se desesperar, pois a legislação permite realizar o seu pagamento, devidamente atualizadas, através de determinadas ferramentas. Em determinados casos o credor se nega a receber a conta em atraso, ou então, sem embasamento contratual e jurídico, pratica o vencimento antecipado das parcelas e aplica juros e correções abusivas, tornando-se impossível realizar o pagamento. Para estas situações, o pode tomar as seguintes cautelas: a) realizar um deposito consignando em uma instituição financeira governamental; b) ingressar com medida judicial de consignação em pagamento. Como conceito, o Código Civil traz a definição em seu artigo 334: Art. 334. Considera-se pagamento, e extingue a obrigação, o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da coisa devida, nos casos e forma legais. Para que se possa realizar o depósito consignado basta o devedor ir a uma agencia bancária e solicitar o serviço. Momentaneamente o banco irá abrir uma conta bancária consignada mediante o pagamento de uma taxa ereceberá o depósito, na sequen-

cia comunicará o credor que o devedor realizou o pagamento da parcela ou débito atrasado, podendo o mesmo recusar ou aceitar o pagamento. Caso o credor aceite o pagamento estará quitado este débito e, se por acaso, recusar deverá explicar os motivos da negativa por escrito. Entretanto, se houver a recusa, não restará outra alternativa a não ser ingressar com uma medida judicial de consignação em pagamento, através de um advogado de sua escolha. Na ação de consignação em pagamento, será necessário provar ao juiz, para que o mesmo autorize a consignação, que houve a negativa do débito e, diante disso o mesmo autorizará a realização da consignação do valor por depósito judicial. Nesta modalidade, pode-se inclusive pedir para que se aceito o valor consignado, caso seja este o caso, o juiz determine que o devedor não inscreva seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, ou então, mantenha na posse de um bem que está suscetível de uma busca apreensão ou reintegração de posse. Em ambas situações, de deposito consignado e ação e consignação em pagamento, o valor do débito deve ser corrigido pelo indexador do contrato ou, na falta de um, deverá se utilizar um índice do mercado, como por exemplo IGPM ou INPC, além de aplicar juros previsto

do contrato ou, na ausência, juros de 1% ao mês. Formalizado o depósito tanto por deposito consignado ou por depósito judicial, mediante autorização do juízo da causa, suspende-se a mora, isto é, deixa de correr juros e correção monetária. Importante, frisar que a modalidade de consignação em pagamento só pode ser feita através de advogado e na justiça comum, não sendo competência do juizado especial. Portanto, caso o credor se recuse a receber injustificadamente ou esteja cobrando valor contrário, pode o devedor tomar essas duas medidas afim de extinguir a sua obrigação, evitando assim ações de cobrança, inscrições em órgãos de proteção ao crédito, buscas e apreensões de bens moveis e reintegração de posse de bens.

Ricardo Villanueva, advogado do Villanueva Advogados

HÁ MAIS DE 1 DÉCADA FAZENDO JORNALISMO DE QUALIDADE E PROMOVENDO EMPRESAS DA REGIÃO. CIRCULAÇÃO HAUER • BOQUEIRÃO • ALTO BOQUEIRÃO XAXIM • UBERABA • GUABIROTUBA

Anúncios: pauta@jornaldocomerciohauer.com.br jornaldocomerciohauer.com.br


pediu. O Governo do Estado fez.

O Governo do Paraná trabalha por uma cidade ainda melhor. São obras para melhorar os hospitais, a infraestrutura e muito mais. Porque trabalhando por aqui a gente trabalha por todo o nosso Estado. • Asfalto novo em mais de 250 ruas • Projetos do viaduto do Orleans e dos viadutos da Linha Verde liberados • Reintegração do transporte público na Região Metropolitana com 22 novas linhas em implantação

GOVERNO DO ESTADO. FAZ POR CURITIBA, FAZ POR TODO O PARANÁ.



Geral 15

Transição no Governo do Paraná já começou Foto: Orlando Kissner/ANPr

Atual governadora, Cida Borghetti, afirmou que segue determinada a realizar a transição com harmonia, responsabilidade e transparência total Durante encontro entre a governadora do Paraná, Cida Borghetti, e o governador eleito, Ratinho Jr, realizada no Palácio Iguaçu, a equipe atual informou que deixará o Governo do Estado com um saldo de cerca de R$ 5 bilhões nas contas estaduais, e sem comprometer nenhum recurso do orçamento fiscal de 2019, estimado em R$ 48,7 bilhões na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA). No encontro, Cida falou da boa relação entre as partes para a condução da transição. “As tratativas são feitas com muita responsabilidade, com muito zelo”, disse. “Caminhamos juntos há muitos anos e temos muita afinidade. O nosso objetivo, e ponto focal, é o Estado, a população”, frisou Cida Borghetti.

Situação financeira

Governadora Cida Borghetti recebe o governador eleito Ratinho Junior.

Atual gestão não vai comprometer nenhum recurso do orçamento fiscal de 2019, estimado em R$ 48,7 bilhões. Do saldo total que ficará em caixa, cerca de R$ 2 bilhões serão de superávit financeiro, que o próximo governo poderá dar a destinação que considerar mais oportuna. O governador eleito agradeceu a gentileza da governadora na antecipação do processo de transição. “Queremos iniciar

em janeiro da forma mais organizada possível”, disse Ratinho Jr. Cida destacou que a atual administração trabalhou com austeridade para manter o equilíbrio das contas públicas e que nenhum programa ou serviço precisa ser descontinuado. Ela também ressaltou o grande volume de investimentos que estão em execução com recursos do Estado, tanto em obras urbanas quanto em projetos de infraestrutura rodoviária.

O secretário estadual da Fazenda, José Luiz Bovo, fez uma apresentação da situação financeira para a equipe de transição do futuro governo. Os dados fechados em outubro mostram um saldo de R$ 7,4 bilhões em aplicações financeiras. Outro dado apresentado foi em relação à despesa com pessoal, que alcançou 45,68% da receita corrente líquida, patamar que fica entre o limite de alerta e o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Para o próximo exercício, a previsão de crescimento da folha foi estimada em 5,23%. Na exposição, Bovo ressaltou que o Estado aplica percentuais acima da legislação nas áreas de educação e saúde. No primeiro caso, o gasto alcança 32,25% da receita, ante uma exigência legal de 30%. No segundo, a despesa alcançou 12,18% da receita de impostos, contra 12% exigidos por lei.


- Livros - Revistas - Folders - Cartazes - Adesivos - Cartonagem - Impressão UV em PVC e Laminado - Hot Stamping Metálico / Holográfico - Relevos - Engenharia de Embalagens -

Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 339 - Fone: 41 3026 9460 - Curitiba - PR www.serzegraf.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.