a ponTe 25

Page 1

25 Junho 2009 1 Euro

Jornal

Escolar

a ponTe

Ponte s. f. construção que permite a passagem de uma via de comunicação sobre um curso de água ou vale; NÁUTICA pavimento, a todo o comprimento do navio, para o cobrir; construção elevada, no tombadilho do navio, e no sentido bombordo-estibordo, geralmente junto do mastro da proa, donde se governa e dirige a manobra; conjunto de dentes postiços ligados aos naturais por meio de uma placa metálica; ~ levadiça ponte de tabuleiro móvel em torno de um eixo horizontal; ~ pênsil ponte na qual o tabuleiro está suspenso dos cabos que suportam o sistema; estar como um tolo no meio da ~ estar perplexo (Do lat. ponte-, «id.»)

do Agrupamento

DESTAQUE 1

Entrevista ao Senhor Padre Domingos A. Moreira A Equipa Editorial do jornal “A Ponte” decidiu dar continuidade ao trabalho iniciado no ano lectivo anterior, entrevistando personalidades que de alguma forma se destacaram pelo seu trabalho na divulgação e defesa da História Local. Nesta edição, o entrevistado é o senhor padre Domingos A. Moreira.

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

DESTAQUE 2

Prémios para o Agrupamento de Milheirós de Poiares

O Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares obteve o primeiro prémio do Concurso Escola Alerta a nível Distrital e uma Menção Honrosa a nível Nacional. O mérito do trabalho desenvolvido no projecto distinguiu alunos e professores da EB1 da Igreja de Milheirós e da E. B. 2,3. As turmas do 3ºA e 5ºC viram reconhecidos os seus esforços na promoção da igualdade de oportunidades e da melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A festa de entrega dos prémios nacionais do concurso Escola Alerta 2008/ 2009 terá lugar no Pavilhão Multiusos de Vimioso, distrito de Bragança, no próximo dia 3 de Junho, a partir das 15 horas. Mais uma vez, PARABÉNS AOS ALUNOS E PROFESSORES ENVOLVIDOS!

DESTAQUE 3 Primeiros diplomas dos Cursos EFA

Decorreu no passado dia 18 de Maio a entrega dos diplomas de curso aos primeiros alunos a concluírem no nosso Agrupamento o curso de EFA B3. Numa cerimónia animada com uma sessão cultural e recreativa, o momento solene foi abraçado por diversas entidades e individualidades, da qual destacamos o Sr. Director Regional Adjunto, Dr. António Leite, de quem os formandos receberam o diploma de curso, as felicitações pelos mesmo e um incentivo para continuarem os seus estudos, agora num EFA de nível Secundário que neste momento se perspectiva para ter início no Agrupamento no Eleições para Director início de Setembro de 2009. do Agrupamento No passado dia 22 de Maio decorreram na Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares as eleições para o Director do Agrupamento. A equipa editorial do Jornal a ponTe informa toda a comunidade educativa que foi eleita Directora do Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares a Profª. Ana Paula Oliveira.

ÚLTIMAS

SUMÁRIO Editorial e Ficha Técnica Entrevista

2 2a5

Desporto Escolar

5 a 11

Biblioteca Escolar

11 a 16

Projectos e Actividades

17 a 37

A Magia das Palavras

37 a 43

Diversos

43

Últimas

44 a 49

Passatempos

49 a 52


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

EDITORIAL

No diálogo que temos uns com os outros diariamente, todos reconhecemos que o ano foi difícil. O desânimo, porventura mais do que o cansaço, sinalizou a solidão dos docentes. Encontramo-nos a passos largos do fim do ano lectivo e, olhar para trás, é lançar o futuro com mais esperança. Estamos em tempo de mudança (há quanto tempo o dizemos?) e vamos continuar a operá-la com todos. O trabalho desenvolvido ao longo destes anos em prol da comunidade foi muito positivo mas não está nem estará acabado. Como dizia o poeta “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” e isto, cada vez é mais certo. A verdade de ontem torna-se hoje meia verdade. É preciso estar atento a tudo o que nos rodeia e ter sensibilidade refinada para entender que o terreno a cultivar tem que ser bem preparado, lavrado e estrumado para que a semente germine e dê fruto, muito fruto! E as intempéries têm sido muitas, as chuvas torrenciais, as geadas que queimam, os ventos que arrastam. Vai tudo na enxurrada. Ficam as pessoas sem nada. Sem pão, sem casa, sem lar, sem trabalho, sem dó nem piedade. Desmoralizadas, doentes, enfermas de um mundo enfermo. Educar, assim, torna-se quase missão impossível. Missão de missionários, missão de muita fé. A nossa comunidade é uma comunidade que tem acreditado e vencido. Veja-se a quantidade e a qualidade de actividades que foram desenvolvidas, os projectos abraçados, os laços criados, os prémios ganhos, as metas alcançadas. O sorriso de contentamento dos envolvidos, a alegria das vitórias. Neste momento de mudança, agradeço à comunidade educativa a que presidi durante 10 anos, todo o empenhamento e dedicação demonstrados. Agradeço o reconhecimento, a consideração e o carinho que me endereçaram nestes últimos tempos. Sou viva de memória e profundamente grata. Apelo para que esta disponibilidade desinteressada continue, para bem de todos. Assim o espero! Continuo a defender, convicta, que as mudanças fazem-se com as pessoas e não contra as pessoas! Viva o Agrupamento! 29 de Maio de 2009 Ana Paula Gomes da Costa Oliveira

FICHA TÉCNICA E N T R E V I S T A

Entrevista ao Senhor Padre Domingos A. Moreira além do carácter incompleto das referidas impressões . Eu em novo comecei por estudar arqueologia, linguística, A Equipa Editorial do jornal “A Ponte” decidiu dar etnografia e algo de História mas pouco depois verifiquei continuidade ao trabalho iniciado no ano lectivo anterior, ser impossível abarcar todos estes ramos de saber, dada a entrevistando personalidades que de alguma forma se amplitude documental destas ciências além da necessidade destacaram pelo seu trabalho na divulgação e defesa da de acompanhar o progresso destas ciências com novos História Local. O senhor padre Domingos A. Moreira, critérios científicos e á escala internacional (bibliografia, ao longo da sua vida tem desenvolvido estudos que levam etc.). Por isso fiquei apenas na linguística de cujos sectores ao aprofundamento do conhecimento sobre a história da (tenho uma ideia genérica) me fixei mais no da linguística freguesia de Santa Maria de Pigeiros , da qual em 1968 Histórico-Comparativa, especialmente no sub-sector de publica uma monografia intitulada “ Santa Maria de Pigeiros algumas alíneas da Onomástica (Toponímia, Hidronímia, da Terra da Feira“ e continuada com outros estudos. Com Antroponímia) que, mesmo assim, me obrigam a lidar livros e artigos publicados em revistas e periódicos nacionais com línguas (sobretudo antigas e outras extintas) da zona e estrangeiros, continua a colaborar periodicamente com europeia, mediterrânea, Médio Oriente, etc. artigos para o “ Jornal de Romariz“. O meu saudoso condiscípulo Prof. Doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida (que a escola do Cavaco em 1.Como caracteriza em termos de Património o concelho Santa Maria da Feira tem o patrocínio do seu nome) é que tomou conta das ciências que eu tive de abandonar. de Santa Maria da Feira ? Antes de dar respostas a esta e demais perguntas, respostas Passando a responder, a minha impressão de momento estas bastante deficientes, devo antes de mais dar a razão disso, sobre o património cultural do concelho de Santa Maria da esclarecendo que eu não me dedico propriamente à História Feira, é que é bastante rico e variado, interessando muito (cultural, etc.) e daí não passarem de simples impressões que se preserve para memória do futuro, evitando assim o pessoais as mesmas respostas a respeito do património feirense mais possível perdas irreparáveis. (arqueológico, histórico, etnográfico, heráldico, artístico, etc.) a ponTe 25 Propriedade Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares Equipa de Directores Ana Isabel Cruz, Cândida Gonçalves, Isaura Coelho, José Alberto Rodrigues, Júlia Pinto, Julieta Cerqueira. Coordenação | Concepção Gráfica José Alberto Rodrigues Paginação e Layout José Alberto Rodrigues Impressão Rainho e Neves Lda. | Stª Mª da Feira Tiragem 800 Exemplares Textos e Artigos Os textos são da responsabilidade de quem os produziu.

2


Jornal

Escolar

do Agrupamento

2. Em seu entender, qual a importância da História local para a caracterização de uma localidade ? A História Local , de que em tempos fiz alguns trabalhos de amador em terras minhas conhecidas (Escariz, Fermedo, Romariz, Pigeiros, etc.) e outras mas com a colaboração de pessoas de lá, é uma das condições para que se preserve o Património. Realmente uma monografia descobre valores patrimoniais, dá-nos a conhecer a população (quantas vezes até nem sabe!) a fim de ela começar a apreciá-los no seu imaginário e consequentemente a não consentir no seu desaparecimento. Monografia elaborada com critérios científicos é o ideal mas, mesmo com deficiências em critérios metodológicos, é sempre aproveitada como ponto de partida a estudar ou a verificar. Em geral, as pessoas na actualidade têm conhecimentos gerais sobre a História de Portugal . Ora é importante que a História Local relacione, dentro do possível, os acontecimentos da terra com os da história geral do País e os do País ajudam a compreender os da terra. Esta inter-relação faz até despertar e interessar mais o leitor.

3. Considera importante a Toponímia para o aprofundamento da História Local? Aqui, como já dei a entender, estou mais à vontade para responder. A toponímia é um facto humano e como tal interessa para as conclusões históricas. Assim em Milheirós o topónimo que é o nome do lugar da Mâmoa indica ter havido aí uma mâmoa (que é um dólmen coberto de terra) mas parece agora nada disso já existir, devido à construção de casas, arroteamento de campos, etc. Trata-se duma designação popular baseado na comparação com as partes do corpo humano (cabeça, peitos, costas, pés, etc.) e por isso é que se fala dum cabeço da serra (lugar de Cabeçais), Mámoa ou peito (arredondado), lugar da Costa, sopé (sobre o pé) duma montanha. Mas, como já em tempos advertiu o experimentado linguista J. Piel, um topónimo linguisticamente mal interpretado ou deficientemente interpretado leva a conclusões históricas erradas. De entre os muitos exemplos que tenho lido, vou dar apenas um. Já vi escrito algures que a terra de Gondomar (perto do Porto) deve o seu nome a um visigodo que era o rei visigodo Gondemaro. Qual é o documento da época a dizer que foi esse rei e não outra pessoa com o mesmo nome? Não há documento conservado e são raríssimos os casos em que isso acontece. Ora na época da Idade Média houve muitas pessoas com o nome Gondemaro, sendo possível que esse e outros nomes pessoais que acabaram por ser adoptados por pessoas de cá, como é que podemos dizer que o fundador de Gondomar tinha sangue germânico (suevo?, visigodo? Etc?). Muitos mais casos deste género podia apresentar. Por isso, como diz o povo, concluir devagar e bem, e não com apressado sensacionalismo histórico mas errado ou, melhor, sem base suficiente, ou, pelo menos, provável mas afirmando-o para advertir o leitor.

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

altares,capelas, alminhas,etc.), monumental (estátuas ,casas senhoriais, cruzeiros, etc.), histórico (antigos documentos originais, estradas antigas ou caminhos velhos em desuso, brasões,etc.), etnográfico (moinhos de água, antigas alfaias agrícolas sobretudo da cultura do linho, coretos de madeira de bandas de musicais, gessos de construção de casas, cancioneiro popular, jogos populares, instrumentos musicais tradicionais,etc.), enfim, não esquecendo tudo aquilo que serviu de suporteà vida da população tanto no aspecto físico(trajes,louças, etc.) como no aspecto psicológico (romarias, peregrinações, etc.). 5. Em termos de intervenção/conservação que áreas do Património considera que necessitam de uma especial intervenção? De entre os diversos grupos elencados na resposta anterior, realçarei o património arqueológico e o etnográfico, por serem aqueles a que a mentalidade liga menos, o primeiro por ser de “ coisas velhas” e o segundo por se tratar de “tempos atrasados e de escravatura“ como se diz. Quanto ao artístico e monumental e até parte do património histórico, nota-se apreço variado no público em geral Quanto ao património arqueológico e etnográfico, importa haver grande protecção por parte das autoridades (Câmaras Municipais através do pelouro da cultura), juntas de frequesia (acautelando que se estraguem ao desapareçam) e ainda por pessoas da cultura, não apenas jornalistas na imprensa sobretudo local mas muito os professores junto dos alunos(guias da sociedade de amanhã). Na prática, há pessoas que precisam de ter uma vida modernizada, acabando por razões diversas por ceder à tentação do que está na moda. Ora conviria a intervenção de várias entidades para as pessoas, tendo de conservar o que pensavam desfazer-se, serem compensadas por outra forma através de uma feliz criatividade por parte de pessoas da cultura e de responsabilidade governativa.

6. Que estudos gostaria de ver desenvolvidos no âmbito da divulgação da História Local ? Uma monografia local é um estudo ideal mas demora bastante tempo e dinheiro e nem todas as freguesias a têm ( os autores como pessoas de cultura que são, estão atarefados com a vida docente e vida profissional ). Ora há uma urgência em recolher os factos culturais antes que desapareçam. E importa, não estar a demorar, estando á espera de interpretação profunda ( esta está mais para quem estuda casos à escala nacional e internacional, á base de comparação, etc.). Jornais e revistas não só municipais mas até paroquiais podem prestar uma ajuda. A nível do distrito foi útil a antiga Revista do Distrito der Aveiro. Actualmente a revista Villa da Feira tem um leque grande de variedade temática no domínio da cultura. O próprio Jornal de Romariz tem tido sempre a ideia de fazer conhecer e valorizar a cultura da terra. Em Pigeiros fez-se uma vídeo-cassete, abarcando os aspectos actuais e os aspectos históricos e etnográficos. A pessoas interessadas na cultura de Fiães onde há a revista cultural não-periódica Ulfilanios Villa propus a iniciativa de 4. Em termos de preservação como caracteriza o vídeo-cassete (se a revista fosse periódica, correria o risco de Património Local? se banalizar) . CD ou outros opúsculos temáticos são formas Perante a minha pouca familiaridade com esta temática, de ir suprindo a falta de Monografia Geral da Terra. a minha impressão é de estarmos diante de factos culturais variados: património arqueológico (mâmoas, castros, 7. Para finalizar, que sugestões deixaria aos habitantes etc), artístico religioso (igrejas com a talha dos seus deste concelho, no sentido de aprofundarem os seus 3

E N T R E V I S TA

a ponTe


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

a ponTe

Depois de concluído o que está feito, seguiria a segunda fase: ou do aperfeiçoamento do já existente ou a realização do que ainda falta. A nível de freguesias, realizar as monografias locais (ou obras parcelares pelo menos) ou reeditar antigas ou criar revistas ou jornais ou fazer vídeo cassetes, CD etc, mesmo em forma inter paroquial ou em equipa para superar dificuldades. São estas simples impressões de ocasião que os interessados estudarão, originando perspectivas e soluções mais adequadas aos casos concretos em causa.

À conversa com o Presidente da Junta de Freguesia de Milheirós de Poiares

São Geraldo, no lugar da Igreja (capela pública); Nossa Senhora das Dores, em Gaiate (capela pública). 7- Quais são as festas ou romarias que se festejam em Milheirós de Poiares? PJFMP - Festejam-se: S. Geraldo, lugar da Igreja (2º Domingo de Junho); Nossa Srª das Dores, em Gaiate (3º domingo de Setembro); Santo António, em Dentazes (13 de Junho). 8 – Sabemos que há uma sala de teatro e um grupo de teatro “ Os Velhos”! Queremos saber se há jornal em Milheirós de Poiares? PJFMP - Não temos jornal, mas temos também outro grupo de teatro “ Ritos”, que de vez em quando distribui informações sobre a freguesia. 9-Sabemos que há Posto Médico em Milheirós de Poiares. Que serviços presta? PJFMP - No Posto Médico podem efectuar-se curativos, consultas médicas e vacinas. 10-Gosta do seu trabalho? PJFMP - Sim, gosto muito do que faço. 11 – O senhor vai candidatar-se às próximas eleições? PJFMP - Não, porque já tenho quatro mandatos seguidos.

E N T R E V I S TA

conhecimentos sobre a história do concelho onde residem ? Falar para um concelho é uma coisa delicada e arriscada. Tendo em conta o que já disse na resposta anterior, as pessoas podiam em primeiro lugar conhecer o que já foi publicado, procurando até consultar em bibliotecas ou promovendo reedição de trabalhos já esgotados. A nível do concelho há os estudos de Aguiar Cardoso, Arlindo de Sousa e outras pessoas mais. São realmente modelares e monografias dos concelhos de Sever do Vouga e de Ponte de Lima. Numa Monografia, por melhor que seja, nunca se vangloria de completa, pois é sempre um contributo maior ou menor à cultura. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira apadrinhou monografias paroquiais e outros trabalhos monográficos, concelhios (revistas, alguns estudos de Nogueira Gonçalves, etc.) e há ainda o meritório trabalho de Eduardo VeraCruz Pinto, Terra de Santa Maria, em 2 volumes.

No dia quinze de Abril as turmas do 3º Ano B e do 3º Ano A, foram à Junta de Freguesia de Milheirós de Poiares, fazer uma entrevista ao senhor Presidente da Junta. Esta visita, foi realizada para finalizar o trabalho na área de Estudo do Meio, quando trabalhamos o tema “ Divisões Administrativas e Órgãos do Poder Local”. O senhor Presidente recebeu-nos no salão de Junta de Freguesia e respondeu prontamente a todas as nossas questões. Pudemos também observar as bandeiras de Portugal, da cidade de Santa Maria da Feira, bem como a da freguesia de Milheirós de Poiares, todas presentes no salão. Entrevista realizada ao senhor Presidente da Junta de Milheirós de Poiares. 1 – Quais são as funções do presidente da Junta? PJFMP - As funções do presidente da Junta são atender as necessidades dos cidadãos no que respeita aos melhoramentos das condições da freguesia ao nível de estradas (passeios, sinais de trânsito, passadeiras, etc.), pintar e arranjar as escolas, pôr electricidade, esgotos, abastecimento de água, etc. 2- Queremos saber se Milheirós de Poiares tem uma bandeira? Qual é a cor? Quais os símbolos do brasão e seu significado? PJFMP - Milheirós de Poiares tem uma bandeira de cor verde. No brasão há uma roda dentada que simboliza o trabalho (indústria local) A balança de cor azul representa o São Miguel. O milho representa agricultura. As três torres são a designação de freguesia. 3- Há um hino em Milheirós de Poiares? PJFMP - Existe um hino, mas não é oficial. Esse hino é cantado pelos grupos de teatro: “Os velhos” e “Ritos”. 3.1-Quem inventou a música e letra deste hino da freguesia? PJFMP - Quem inventou a música e letra do hino (não oficial) da freguesia foi Manuel Soares Gomes. 4 – Quais são as indústrias locais mais importantes? PJFMP - As indústrias locais mais importantes estão ligadas ao calçado e às pequenas metalúrgicas. 5-Senhor Presidente, nós sabemos que há junto da igreja uma estátua de um bispo milheiroense. Queríamos saber o nome dele? PJFMP - O Bispo chama–se: D. Sebastião Soares Resende, que é o primeiro Bispo da região da Beira. Há também um busto do professor Leão, que se encontra junto do rio, na zona de laser. 6- Quais são as capelas de Milheirós de Poiares? PJFMP - As capelas são: Santo António, no lugar de Dentazes (que é particular); Santa Estefânia, na Quinta do Seixal (particular); 4

A equipa editorial do jornal “A Ponte” agradece a colaboração prestada.

No final da visita os alunos agradeceram ao senhor Presidente da Junta a sua disponibilidade e o material que há um mês atrás nos ofereceu (mapas locais, galhardetes e um livro sobre a freguesia) para podermos realizar melhor o nosso estudo. Trabalho realizado pela turma do 3º Ano B Escola EB1 de Igreja, Milheirós de Poiares


Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

Entrevista a Adriana Moreira, Daniela Cardoso e Joana Cardoso da Turma CEF-PP

Pretendemos com esta entrevista partilhar as vivências de três alunas do curso de Educação e Formação – Pastelaria e Panificação, podendo desta forma conhecer melhor a forma como funcionam, bem como as experiências e objectivos dos alunos que os frequentam. Entrevistador – Podem explicar-nos, antes de mais, em que consiste o Curso, isto é, quais as disciplinas que têm? Adriana – O meu curso é de Pastelaria e de Panificação. Nós aprendemos nestas áreas a fazer diversos tipos de bolos e pães. Temos uma grande carga horária de aulas práticas! Apesar disso, temos aulas normais, tal como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Inglês, Educação Física, TIC, também Higiene e Segurança no Trabalho, Cidadania e Mundo Actual. Estas por serem teóricas são mais aborrecidas! Ent – E como funcionam as aulas práticas? Joana – São as nossas aulas preferidas, porque aprendemos receitas, a confeccionarmos pães, bolos, tartes, etc. Ent - Que motivo vos levou a escolher este curso? Daniela – Escolhi este curso porque, como repetente do 7º ano, não pretendia frequentar o ensino normal. Não gostava… Adriana – Eu optei pelo curso CEF porque não queria frequentar o 7º ano novamente, mas também porque achei o curso interessante para o meu futuro. Ent – O curso está a corresponder às expectativas que tinham quando fizeram esta opção? Joana – Bastante!!! Aliás, superou as expectativas. Tornouse de tal modo interessante que mudei de atitudes em relação à escola! Ent- O que acham das aprendizagens que têm obtido? Pensam que vão ser úteis para o futuro? Adriana – Penso que tudo o que estou a aprender é útil para o futuro! Joana – Não só aprendi muito na área de Panificação e Pastelaria, como também em Informática...por exemplo, eu não sabia mexer num computador e neste momento tenho um e trabalho com os diferentes programas. Ent – Estão a pensar procurar uma profissão ligada às áreas de Panificação e Pastelaria? Dia do Andebol e Voleibol No dia 19 de Junho de 2009, está prevista a realização do Dia do Andebol e Voleibol (actividade definida no Plano Anual de Actividades), sob a organização e orientação do Grupo de Educação Física, o qual se irá desenrolar ao longo da tarde. Foi elaborado o projecto das actividades para esse dia sendo que a actividade se deverá desenrolar entre as catorze e as dezassete horas. Os anos escolares serão distribuídos consoante a seguinte ordenação: quinto e oitavo entre as catorze e as quinze horas, o sétimo ano das quinze às dezasseis e o sexto das dezasseis às dezassete horas. As equipas serão mistas e constituídas por quatro elementos mais um suplente. Todos os anos irão realizar dois jogos de Andebol e quatro de Voleibol, excepto o quinto ano que irá realizar o jogo prédesportivo “bola ao capitão”. O Grupo de Educação Física

Jogos de Praia do Desporto Escolar e Dia Aquático No dia 3 de Junho de 2009, está agendada a realização dos Jogos

Daniela – Talvez… Já temos alguma formação nesta área e achamos que conseguimos trabalhar num local deste género. Ent – Quando terminarem este curso, pensam tirar outros cursos profissionais ou começar logo a trabalhar? Adriana – No meu caso, gostava de tirar outro curso… Ent – Qual? Adriana – Algo ligado ao desenho. Ent – Para quê? Que profissão pretendes? Adriana – Trabalhar numa área em que eu pudesse desenhar, ilustrar, etc. Daniela – Gostava de tirar o curso de Acompanhamento de Crianças e Jovens pelo facto de gostar muito de crianças! Joana – Pretendo tirar o curso de cabeleireira. Gostaria imenso! Talvez vá para Arrifana. Ent – Que recado deixariam a alunos da nossa escola que estejam a pensar frequentar um destes cursos? Adriana – Aproveitar este curso ao máximo enquanto há oportunidades!! Ent – Querem acrescentar algum comentário? Todas – Sim, agradecemos as oportunidades que nos foram dadas pelo nosso Director de Turma António Resende e pelos nossos formadores Gabriela Costa e Paulo Costa. Ent- Muito obrigado por nos concederem esta entrevista. Jornal A Ponte de Praia do Desporto Escolar, no entanto, esta actividade é apenas destinada aos alunos inscritos no Desporto Escolar. Todos os professores responsáveis por grupos equipa do Desporto Escolar revelaram a sua disponibilidade para acompanharem os alunos. No dia 8 de Junho de 2009, irá realizar-se o “Dia Aquático” (actividade definida no Plano Anual de Actividades), nas piscinas Municipais de Fiães, as quais disponibilizaram um tanque de aprendizagem e duas piscinas de vinte e cinco metros para realização das actividades, sob a organização e orientação do Grupo de Educação Física. A saída terá lugar de manhã pelas nove horas e trinta minutos, com chegada prevista à escola pelas doze horas e trinta minutos. O critério de selecção dos alunos para participação nesta actividade será o comportamento e aproveitamento à disciplina de Educação Física. Sendo seleccionados os dois melhores alunos de cada turma, contemplando um aluno do sexo masculino e outro do sexo feminino, tendo em consideração como critério de exclusão a participação na mesma actividade no ano anterior. O Grupo de Educação Física

5

E N T R E V I S TA

Jornal

DESPORTO ESCOLAR

a ponTe


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

DESPORTO ESCOLAR

Dias das Rodas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

No dia 24 de Março de 2009, das 12h.00m às 18h.00m e no dia 25 de Março de 2009, das 08h.45m às 13h.30m, realizou-se no recinto exterior e no Pavilhão da Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares o Dia das Rodas (actividade definida no Plano Anual de Actividades), sob a organização e orientação do Grupo de Educação Física. Participaram nesta actividade todos os alunos das turmas com aulas de Educação Física (2º e 3º ciclo) nestes dias e no mesmo horário, ou seja cerca de 261 alunos. Com esta actividade nós pretendíamos atingir alguns objectivos que consideramos muito importantes não só a nível desportivo, mas também na formação do aluno como indivíduo. Passo a citar alguns: - Promover a aprendizagem e o domínio básico do equilíbrio e locomoção de patins e bicicleta. - Desenvolver autonomia, responsabilidade na realização e regulação da sua actividade. - Responsabilizar os alunos quanto à segurança pessoal e de grupo. - Promover estilos de vida saudável. - Inserido no programa Eco-Escolas e Projecto de Segurança. Foi um dia diferente, agradável e harmonioso para os alunos e professores. Pensamos que os objectivos desta actividade foram atingidos. Um agradecimento muito especial a todos os alunos participantes pelo grande envolvimento e o bom ambiente entre todos os que, de alguma maneira, contribuiu para o êxito da actividade Dia das Rodas (Percurso com habilidades em patins e bicicletas). O Grupo de Educação Física

“Clube de Dança para Encarregados de Educação” emocionais; Promover um desenvolvimento O projecto “Clube de Dança para Encarregados de harmonioso do corpo Educação”, definido no Plano Anual de Actividades, no e da personalidade; a âmbito da Área de Melhoria de Formação da Comunidade, Fomentar foi dinamizado pela professora de Educação Física, Fátima c a m a r a d a g e m ; Desenvolver as Jesus. Este Clube realizou-se na 3ª e 4ª Quarta-feira de cada capacidades motoras, e mês, do Ano Lectivo 2008/2009, das 21.00h às 22.00h. condicionas Teve inicio em Novembro de 2008, no Pavilhão Desportivo c o o r d e n a t i v a s ritmo, da Escola E.B. 2, 3 de Milheirós de Poiares e foi aqui (exemplo: que os Encarregados de Educação aprenderam a dançar aprendemos a dançar, destinado a todos os Encarregados coordenação, orientação, equilíbrio, etc); Entender e aplicar as principais regras da unidade didáctica de Dança; Estimular de Educação/Familiares inscritos. Este ano lectivo pude contar com a participação de a participação da família na vida escolar do seu educando; Encarregados de Educação das seguintes Turmas: 5ºB; Sensibilizar o Encarregado de Educação para a prática desportiva na sua vida quotidiana; Dinamizar actividades 5ºD; 5ºE; 6ºA e 7ºE. Na Festa de Carnaval, organizada pela Associação desportivas e lúdico-recreativas que envolvam a participação de Pais, na Escola E.B 2,3 de Milheirós de Poiares, no da Família; Promover actividades que apelem à visita dos pais dia 21 de Fevereiro de 2009, o “Clube de Dança para à escola; Favorecer a ligação Escola/Família. Salienta-se o Encarregados de Educação” fez a sua estreia, presenteando grande envolvimento, o bom ambiente entre todos, o empenho, o interesse, a determinação e assiduidade dos Encarregados de o público com a exibição de uma dança. Este feito repetiu-se na Festa do Agrupamento, no dia Educação que participaram e contribuíram para o êxito do 2 de Maio de 2009, na Escola E.B 2, 3 de Milheirós de “Clube de Dança para Encarregados de Educação”, ao longo Poiares, mas, desta vez, deliciámos a Comunidade Escolar do ano lectivo 2008/2009. Desde já, o meu muito obrigado, pelo carinho com com a demonstração de duas danças. que me mimaram, e também pelos momentos agradáveis e Com esta actividade pretendia atingir alguns objectivos que considero muito importantes, não só a nível desportivo, enriquecedores que me proporcionaram. No próximo ano lectivo 2009/2010, pretendo continuar mas também na formação do adulto como indivíduo. com esta actividade e espero que muitos mais Encarregados de Passo a citar alguns: Desenvolver a formação integral do adulto em todas Educação/Familiares se juntem a nós. as suas dimensões, motoras, sociais, afectivas, cognitivas e A Professora de Educação Física - Maria de Fátima Ferreira de Jesus 6


Jornal

Escolar

do Agrupamento

Megas Inter Turmas

A actividade Mega Inter Turmas foi realizada nas aulas de Educação Física, durante o primeiro período. Esta prova desportiva contempla três variantes (Mega Km, Mega Salto e Mega Sprint). Os dois melhores alunos classificados na prova dos Megas Intra Turmas (Mega Km, Mega Salto e Mega Sprint), de acordo com o escalão/género, foram apurados para a actividade Megas Inter Turmas (actividade definida no Plano Anual de Actividades). Esta prova desportiva deveria ter sido realizada no dia 15 de Janeiro de 2009, na Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares (recinto exterior – pista de atletismo e caixa de saltos), sob a organização e orientação do Grupo de Educação Física, contando com a participação de cerca de 200 alunos. O início desta actividade para os Infantis A Feminino/ Masculino seria às 10.20h, Infantis B Feminino/Masculino às 12.00h, Iniciados Feminino/Masculino às 14.40h, Juvenis e Juniores Feminino/Masculino às 16.10h. Mas, devido às condições climatéricas, não foi possível a sua concretização. Assim sendo, ficaram apurados para a fase regional, Mega Inter Escolas (que se realizou no dia 30 de Janeiro de 2009, no Pavilhão da Nave em Espinho), por Escalão/ Género, os dois melhores resultados do Mega Sprinter, o melhor resultado do Mega Salto e do Mega Km, referentes aos resultados dos alunos apurados para o Mega Inter Turmas. Com esta actividade nós pretendíamos atingir alguns objectivos que consideramos muito importantes não só a nível desportivo, mas também na Formação do aluno como Indivíduo. Passo a citar alguns: - Apuramento dos melhores alunos nas diferentes variantes (mega km, mega salto, mega sprint), de acordo com o escalão e género de forma a participarem nos Megas inter escolas (30-01-09), organizado pelo Desporto Escolar (EAE). - Requisito necessário de adesão ao projecto do Desporto Escolar. - Obtenção/manutenção de um determinado nível de capacidades motoras relacionadas coma saúde e agir sobre os factores que a influenciam. - Valorizar a prática desportiva da modalidade de Atletismo, em que os alunos participam activamente em situações de competição, procurando êxito, relacionandose com cordialidade e respeito pelos colegas. - Responsabilizar os alunos quanto à segurança pessoal e de grupo. - Promover estilos de vida saudável. Foram apurados, de acordo com o escalão/género para representarem o nosso agrupamento na fase regional, os seguintes alunos: Infantil A Masculino/Mega Km – Tiago Oliveira, 5ºB. Infantil A Masculino/Mega Salto – Gonçalo Mota, 5ºC. Infantil A Masculino/Mega Sprint – Sérgio Santos, 5ºB e João Almeida, 5ºD. Infantil A Feminino/ Mega Km – Diana Moreira, 5ºD. Infantil A Feminino/ Mega Salto – Fátima Lima, 5ºC. Infantil A Feminino/Mega Sprint – Carla Ferreira, 5ºB e Sara Oliveira, 5ºD. Infantil B Masculino/Mega Km – Rui Moreira, 7ºE. Infantil B Masculino/Mega Salto – Marcelo Carvalho, 6ºD. Infantil B Masculino/Mega Sprint – Marcelo Carvalho, 6ºD e Isaac

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

Correia, 7ºC. Infantil B Feminino/Mega Km – Ana Rita Silva, 6ºD. Infantil B Feminino/Mega Salto – Cassandra Almeida, 6ºD. Infantil B Feminino/Mega Sprint - Cassandra Almeida, 6ºD e Rute Figueiredo, 6ºB. Iniciado Masculino/Mega Km – António Rebelo, 9ºA. Iniciado Masculino/Mega Salto – Xavier Almeida, 8ºD. Iniciado Masculino/Mega Sprint – Rui Santos, 7ºC e Miguel Santos, 9ºC. Iniciado Feminino/Mega Km – Joana Pinho, 9ºB. Iniciado Feminino/Mega Salto – Elsa Monteiro, 7ºB. Iniciado Feminino/Mega Sprint – Lucinda Maia, 7ºC e Liliana Santos, 9ºA. Juvenil Masculino/Mega Km – Wilson Cardoso, 8ºB. Juvenil Masculino/ Mega Salto – Moisés Pinto, 9ºB. Juvenil Masculino/Mega Sprint – Alexandre Carvalho dos Santos, 8ºC e Marcelo Paiva, 9ºC. Juvenil Feminino/Mega Km – Nádia Paiva, 9ºB. Juvenil Feminino/Mega Salto – Joana Almeida, 8ºD. Juvenil Feminino/Mega Sprint - Joana Almeida, 8ºD e Diana Cristina Paiva, 9ºB. Dos alunos apurados para o Megas Inter Escolas, destaca-se Cassandra Almeida, 6ºD, que ficou em 2º lugar, no Mega Salto, no escalão infantil B feminino. Pensamos que os objectivos desta actividade foram atingidos. Um agradecimento muito especial a todos os alunos participantes da actividade Megas Inter Turmas, pela sua compreensão e maturidade, face à alteração da estratégia (devido às condições climatéricas), para o apuramento dos alunos para o Megas Inter Escolas. O Nosso Muito Obrigado!... O Grupo de Educação Física

7

DESPORTO ESCOLAR

a ponTe


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

a ponTe

Clube de Desporto e Saúde para Encarregados de Educação

O clube de Actividades Rítmicas e Expressivas, orientado pela professora Isabel Valente, participou numa competição, no âmbito do Desporto Escolar. Nesta competição, conforme noticiado no jornal anterior, encontraram-se catorze núcleos de várias Escolas a participar, divididos em dois grupos. A nossa Escola conseguiu um terceiro lugar no quadro competitivo, passando, assim, à fase de apuramento das oito melhores escolas. Um desses encontros realizou-se na nossa escola, no dia onze de Março, o qual decorreu com grande sucesso. Lamentando-se, contudo, a falta de assistência por parte da comunidade escolar. Para a realização deste evento, tivemos a colaboração da Educadora Manuela, em toda a decoração do pavilhão, da professora Lígia de EVT, que nos cedeu pratos em vidro para oferecermos a todos os professores presentes das respectivas equipas, do CEF dos pasteleiros que, por intermédio do professor Resende de EMRC, nos cederam fogaças e bolachas para o lanche final, da Câmara municipal, responsável pelo som e, finalmente, de todos os alunos envolvidos que se empenharam e aplicaram para passarem à fase dos melhores. Na segunda fase, ficamos classificados em quinto lugar, tendo sido considerado um óptimo resultado, dado que a qualidade das coreografias apresentadas pelas outras escolas foi muito boa.

O projecto “Clube de Desporto e Saúde para Encarregados de Educação”, definido no Plano Anual de Actividades, no âmbito da Área de Melhoria de Formação da Comunidade, foi dinamizado pela professora de Educação Física, Fátima Jesus. Este Clube realizou-se na 2ª Quarta-Feira de cada mês, do Ano Lectivo 2008/2009, das 21.00h às 22.00h. Teve inicio em Novembro de 2008, no Pavilhão Desportivo da Escola E.B. 2, 3 de Milheirós de Poiares e foi aqui que exercitamos uma variedade infinita de exercícios, com a finalidade de reduzir a massa adiposa e a tonificação muscular, destinado a todos os Encarregados de Educação/Familiares inscritos, das minhas turmas de Educação Física. Este ano lectivo pude contar com a participação de Encarregados de Educação das seguintes Turmas: 5ºB; 5ºD; 5ºE; 6ºA e 7ºE. Com esta actividade pretendia atingir alguns objectivos que considero muito importantes, não só a nível desportivo, mas também na formação do adulto como indivíduo. Passo a citar alguns: - Desenvolver a formação integral do adulto em todas as suas dimensões, motoras, sociais, afectivas, cognitivas e emocionais; - Fomentar a camaradagem; - Entender e aplicar as principais regras da unidade didáctica de Educação Física de Base; - Conhecer regras para evitar obesidade; - Estimular a participação da família na vida escolar do seu educando; - Sensibilizar o Encarregado de Educação para a prática desportiva na sua vida quotidiana; - Dinamizar actividades desportivas e lúdico-recreativas que envolvam a participação da Família; - Promover actividades que apelem à visita dos pais à escola; - Favorecer a ligação Escola/Família. Salienta-se o grande envolvimento, o bom ambiente entre todos, o empenho, o interesse, determinação e assiduidade dos Encarregados de Educação que participaram e contribuíram para o êxito do “Clube de Desporto e Saúde para Encarregados de Educação”, ao longo do ano lectivo 2008/2009. Desde já, o meu muito obrigado, pelo carinho com que me mimaram, e também pelos momentos agradáveis e enriquecedores que me proporcionaram. No próximo ano lectivo 2009/2010, pretendo, continuar com esta actividade e espero que muitos mais Encarregados de Educação/ Familiares se juntem a nós.

DESPORTO ESCOLAR

Actividades Rítmicas e Expressívas

A Professora de Educação Física - Maria de Fátima Ferreira de Jesus

8


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

Jogos Sem Fronteiras

DESPORTO ESCOLAR

a ponTe

(Celebração dos 200 anos sobre o fim das Invasões Francesas)

A Escola E.B. 2,3 de Milheirós de Poiares participou no evento “Jogos Sem Fronteiras” – Celebração dos 200 anos sobre o fim das Invasões Francesas, dinamizado pela Escola E. B. 2,3 de Arrifana, realizado no dia 18/04/09, das 13.30h às 19.00h. Participaram neste evento as seguintes Escolas: E. B. 2,3 de Milheirós de Poiares, E. B. 2,3 de Lourosa, E. B. 2,3 de Argoncilhe, E. B. 2,3 de Fiães, E. B. 2,3 de Canedo, E. B. 2,3 de Paços de Brandão, E. B. 2,3 de Arrifana e E. B. 2,3 de Dr. Gomes Almeida. A equipa que representou a nossa escola nos vários jogos era composta pelos seguintes alunos: Rui Santos/5ºC; Ana Lia/5ºD; Alexandra Silva/6ºB; Rui Moreira/7ºE; Brigite Almeida/8ºB; Xavier Almeida/8ºD; António Rebelo/9ºA; Nádia Paiva/9ºB e com o acompanhamento e dinamização das professoras Carla Cardoso, Fátima Jesus e Anabela Silva. Alcançaram o primeiro lugar, sendo premiada a escola com um Plasma. A nossa escola apostou o Joker (duplicação da pontuação) no primeiro jogo – “1ª Guerra das Laranjas”, como ganhou o jogo, a pontuação duplicou e começamos este evento, em primeiro lugar no marcador. A actividade “Jogos Sem Fronteiras” era constituída pelos seguintes jogos: “1ª Guerra das Laranjas”, “2ª Ponte das Barcas”, “Massacre da Buciqueira”, “ Fuga para o Brasil”, “A Pilhagem” e a “3ª Invasão”. Um agradecimento muito especial, a toda a comunidade educativa que fez parte da nossa claque. Fizeram parte desta cerca de 15 alunos das diferentes turmas da escola, com pais

e professores do agrupamento. É de enaltecer o excelente empenho da organização do evento por parte dos docentes e assistentes operacionais da Escola. Assim como dos colaboradores da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. O evento foi sempre acompanhado com voz off muito interactiva com o público e participantes. É de lamentar que um evento deste não tivesse a divulgação e a presença de um maior público. Julgamos ter sido um momento interessante da divulgação de história local para os mais novos. O Grupo de Educação Física

Torneio Inter Turmas de Basquetebol (3x3) No dia 19 de Fevereiro de 2009, das 8.30h às 13.10h e das 14.40h às 18.00h, realizou-se no Pavilhão da Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares o Torneio Inter Turmas de Basquetebol (3x3) (actividade definida no Plano Anual de Actividades), sob a organização e orientação do Grupo de Educação Física. Participaram nesta actividade todos os alunos inscritos do 6º, 7º, 8º, 9º anos e CEF’s, ou seja, cerca de 150 alunos, mais 50 alunos como auxiliares da organização. O início desta actividade para os alunos do 6º ano de escolaridade foi às 8.30h. O 7º ano iniciou a sua prestação às 10.20h, o 8º ano às 12.00h, o 9ºano às 14.40h e os CEF’s aos 16.10h. Com esta actividade nós pretendíamos atingir alguns objectivos que consideramos muito importantes não só a nível desportivo, mas também na Formação do aluno como Indivíduo. Passo a citar alguns: - Valorizar a prática desportiva da modalidade de Basquetebol, em que os alunos participam activamente em situações de competição, procurando êxito, relacionando-se com cordialidade e respeito pelos colegas de equipa, equipa adversária e equipa de arbitragem. - Responsabilizar os alunos quanto à segurança pessoal e de grupo. - Promover estilos de vida saudáveis. No 6º ano a equipa vencedora foi “Black” (6ºD). No 7º ano o destaque foi para a equipa “Os Badanas” (7ºC) e no 8º ano para a equipa “Wildcats” (8ºA). No 9º ano de escolaridade saiu vitoriosa, a equipa “Dream tean” (9ºD). E, por fim, vitória dos CEF’s foi para a equipa “R.I.P. Canalizadores” (CEF Canalizadores). Foi um dia diferente, agradável e harmonioso para os alunos e professores. 9


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

O Corta Mato CDLE, realizou-se no dia onze de Fevereiro de dois mil e nove, das 8.00h às 13.30h, no Parque Rio Úl em São João da Madeira. Dos alunos apurados para o Corta Mato CDLE, destacase os alunos do escalão infantil B masculino (Daniel Almeida – 7ºA; Leandro Oliveira – 7ºD; Nelson Oliveira – 7ºA; Marcelo Carvalho – 6ºD; João Carlos Oliveira – 7ºE; Nuno Paiva – 7ºB), que ficaram em 3º lugar por equipa, trazendo assim, mais uma Taça para a nossa Escola.

O Grupo de Educação Física

O Grupo de Educação Física

DESPORTO ESCOLAR

Pensamos que os objectivos desta actividade foram atingidos. Um agradecimento muito especial a todos os alunos da organização e à equipa de arbitragem, pelo empenho e determinação no êxito do cumprimento das tarefas que lhes foram atribuídas. Por fim, salienta-se o Fair-Play das equipas que participaram neste Torneio de Basquetebol, bem como, o grande envolvimento e o bom ambiente entre todos os que, de alguma maneira, participaram e contribuíram para o êxito do Torneio Inter Turmas de Basquetebol (3x3).

Corta Mato CLDE

Futsal Masculino Infantil B Classificados em 2º lugar na 1ª fase da série B, o grupo de equipa de Futsal Infantil B Masculino, (para apurar o 5ºlugar da classificação geral), defrontarão durante esta segunda fase as equipas que ficaram classificadas em segundo lugar das outras séries. Assim: - a 18 de Março a Escola E. B. 2, 3 de Milheirós de Poiares recebeu as equipas das Escolas E. B 2, 3 de Arrifana e a Escola E. B. 2, 3 Comendador Ângelo Azevedo - S. Roque e, como boa anfitriã, goleou ambas as equipas, arrecadando duas vitórias; - a 13 de Maio deslocou-se à Escola E.B. 2,3 Comendador Ângelo Azevedo, defrontando a equipa da casa e a Escola E. B. 2, 3 das D’airas -Vale de Cambra, somando mais 2 vitórias. À data a equipa treina arduamente para jogar jornada dupla na Escola E. B. 2, 3 de Arrifana, com a equipa da casa e com a Escola E. B 2, 3 das D’airas. Sem menosprezar o empenho, a dedicação e os dotes de todos os jogadores da equipa, (pois só assim em EQUIPA é que conseguimos vitórias) como jogador da época, a equipa elegeu o aluno Rui Jorge Moreira do 7ºE, por ter sido o aluno 10


a ponTe

Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

DESPORTO ESCOLAR

que concretizou mais finalizações (Golos) e por ser um guarda-redes invejável. É de realçar que até nos momentos menos agradáveis e de maior tensão reina o fair-play, a camaradagem e a boa disposição entre os jogadores. Não podemos deixar de enaltecer o trabalho sério e imparcial dos árbitros, Fábio Santos (9ºB) e Xavier Almeida (8ºD) que acompanharam a equipa durante este ano lectivo. Um agradecimento especial a todos aqueles que apoiaram a equipa de futsal masculino com a sua presença nos jogos e aos alunos que se disponibilizaram em auxiliar na cronometragem e no secretariado nos jogos em casa. A professora responsável - Carla Cardoso

“Torneio Inter-Turmas de Futsal Masculino para Encarregados de Educação”

BIBLIOTECA ESCOLAR

O projecto “Torneio Inter-Turmas de Futsal Masculino para Encarregados de Educação”, definido no Plano Anual de Actividades, no âmbito da Área de Melhoria de Formação da Comunidade, dinamizado pela professora de Educação Física, Fátima Jesus. Este Torneio realizou-se na 1ª Quarta-Feira de cada mês, do Ano Lectivo 2008/2009, das 21.00h às 22.30h. Teve inicio em Novembro de 2008, no Pavilhão Desportivo da Escola E.B. 2, 3 de Milheirós de Poiares e foi destinado a todos os Encarregados de Educação/Familiares inscritos, das minhas turmas de Educação Física. Este ano lectivo pude contar com a participação de Encarregados de Educação das seguintes Turmas: 5ºB; 5ºC; 5ºE e 6ºA. Com esta actividade pretendia atingir alguns objectivos que considero muito importantes, não só a nível desportivo, mas também na formação do adulto como indivíduo. Passo a citar alguns: - Desenvolver a formação integral do adulto em todas as suas dimensões, motoras, sociais, afectivas, cognitivas e emocionais; - Fomentar a camaradagem; - Entender e aplicar as principais regras da unidade didáctica de Futsal; - Estimular a participação da família na vida escolar do seu educando; - Sensibilizar o Encarregado de Educação para a prática desportiva na sua vida quotidiana; - Dinamizar actividades desportivas e lúdico-recreativas que envolvam a participação da Família; - Promover actividades que apelem à visita dos pais à escola; - Favorecer a ligação Escola/Família. Salienta-se o Fair-play dos nossos “Futebolistas” que participaram ao longo deste torneio de futsal, bem como, o grande envolvimento, o bom ambiente entre todos, o empenho, o interesse, determinação e assiduidade dos Encarregados de Educação que participaram e contribuíram para o êxito do “Torneio Inter-Turmas de Futsal Masculino para Encarregados de Educação”. Desde já, o meu muito obrigado, pelo carinho com que me mimaram, e também pelos momentos agradáveis e enriquecedores que me proporcionaram. No próximo ano lectivo 2009/2010, pretendo continuar com esta actividade e espero que muitos mais Encarregados de Educação/Familiares se juntem a nós. A Professora de Educação Física - Maria de Fátima Ferreira de Jesus

Dakar de Histórias: Educação para a Sexualidade

Sob o tema da “Sexualidade” chegou , uma vez mais, ao Agrupamento o “Dakar de Histórias”, com uma D. Estefânia gravidíssima e um Sr. Ambrósio “grávido” de esperança. Num assomo de consciência, resolvem que é chegada a hora de inteirar a filha mais velha nestas questões da concepção de um filho, irmão que está prestes a chegar. E, como veia poética não lhes falta, é vermos o feto transformar-se numa amálgama de lesmas, especiarias, pasta para bebés, sementes em vasos, biscoitos de gengibre, conforme as especificidades de género, masculino ou feminino. Mas, e porque nestas coisas da sexualidade os pais chegam muitas vezes atrasados, a Zézinha não engole tais patranhas! Mas, o prestativo 11


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

a ponTe

BIBLIOTECA ESCOLAR

Sr. Ambrósio arranja sempre soluções. E, é vê-lo relatar a corrida dos espermatozóides Adolfo e Zézinho (que é muito “bô” a nadar) e que fecundou a sua amantíssima esposa, que estava em repouso e entra subitamente em trabalho de parto. Desse parto “em directo”, nasce um Zézinho com pressa em crescer, em dar-nos música, no entanto também ele pouco conhecedor destas questões da sexualidade. Virtualmente, concebe um filho com a Joaninha, mas, afinal, os filhos não se fazem contando até três, preferimos acreditar que quem o faz “fá-lo por gosto”… Com gosto e com muito regozijo assistiram a esta leitura animada muitos dos alunos da nossa escola e Agrupamento. Foi uma forma alegre e divertida de explicar estas questões da sexualidade aos mais novos. Nada melhor para verificar a adesão destes espectadores participantes do que a sua atenção, boa disposição, sorrisos e gargalhadas que não se circunscreveram ao tempo/espaço da apresentação. Extravasaram as paredes da Biblioteca Escolar do Agrupamento, em comentários e elogios em corredores e salas de aula. Até breve, colegas, e voltem a toda a velocidade…

Equipa da BE

Pinceladas coloridas com o ilustrador José Manuel Saraiva

O sonho continua… Queremos continuar a aumentar a nossa família! O quarto filho da colecção “De Mão em Mão” está em fase de concepção… É uma gestação sustentada pela criatividade dos alunos do pré-escolar, do 4º e 7º anos do Agrupamento que, através da sua escrita, alimentaram o novo “embrião”, construindo fábulas que nos transportam ao mundo da fantasia e do imaginário. Este filho ainda não nasceu, mas já foi apadrinhado nos passados dias 27 de Abril e 8 de Maio pelo ilustre artista José Manuel Saraiva. Quanta honra!... Quanto orgulho!... Quanta arte!... A vontade de embelezar o novo rebento foi imensa! Não faltaram mãos criativas de miúdos e graúdos que desenharam, pintaram, recortaram, colaram… Sempre sob o olhar atento e sob a orientação do grande mestre que, com a sua arte, permitiu a continuação da concretização do nosso sonho. Bem-hajam todos aqueles que têm alimentado este projecto. A Equipa da BE

Livros ao Serão No passado dia 24 de Abril, a Escola da Igreja de Milheirós de Poiares abriu as portas a mais uma actividade em família, proporcionando a todos os presentes um Serão com o agradável cheiro a livros, a magia, a laços de afectividade e a encantamentos… O encontro foi na Biblioteca Escolar entre livros, desafios, prémios, horas do conto e conversas animadas. Foi um serão com sabor a letras… Foi bastante positivo, acolhedor e apreciado por todos os presentes. Os pais tiveram a oportunidade de ouvir a história "A Ratinha que chorava por tudo e por nada" e de reflectirem sobre a importância de dizer NÃO aos seus filhos nesta caminhada da Educação, através da exploração de uma adaptação para PowerPoint do texto do psicólogo. Os alunos estiveram reunidos numa sala onde ouviram a história "Hoje não quero dormir!!!". Decerto que após esta leitura animada a vontade de dormir era pouca e a vontade de continuar a ouvir/contar histórias crescia a olhos vistos… O encontro acabou com a distribuição de um cravo para sinalizar a importância da Revolução do 25 de Abril de 1974 na vida dos portugueses. Esta Revolução dos Cravos entrelaçou-se na Revolução das Letras visível nos trabalhos dos alunos e nos documentos que a Biblioteca seleccionou para esta pequena exposição. Esta participação interessada de todos os intervenientes, permite concluir que os livros são e serão sempre um bom ingrediente para tornar os nossos serões mais agradáveis… A actividade "Livros ao Serão" vai ser realizada na Escola de Igreja Romariz no próximo dia 29 de Maio, pelas 21horas e é dirigida a toda a comunidade escolar tanto da escola como do jardim-de-infância de Igreja Romariz. A Biblioteca é uma porta aberta… Contamos com todos. Coordenadora das Bibliotecas Escolares do 1º ciclo do Agrupamento e os Docentes

12


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

BIBLIOTECA ESCOLAR

a ponTe

Semana da Leitura

Ler… Ler… Ler… Foi o lema da semana de 2 a 6 de Março. Pelas diferentes escolas/jardins do Agrupamento, assistiu-se a uma roda-viva de actividades em torno da leitura, que procuraram incutir o bichinho da vontade de ler, não só aos miúdos como aos graúdos. Leituras dramatizadas… Leituras por pais, professores educadores, alunos… Leituras em sala de aula e ao ar livre… Construção de histórias… Árvores leitoras… Tendas de Estórias colocadas nos espaços exteriores e interiores das escolas e jardins do Agrupamento com livros para leitura recreativa por grupos de alunos acompanhados pelos respectivos docentes e com leituras animadas pelos elementos das equipas das BE’s , pelos docentes e alunos… Tapetes de Histórias que viajaram por todas as escolas/jardins do Agrupamento e que foram o passaporte para um voo inesquecível ao mundo das histórias apresentadas pelo Núcleo Pedagógico da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Ler… Ler… Ler… Queremos que este não seja o lema de apenas uma semana, mas sim o de uma vida inteira! A Equipa da BE

Semana da leitura: «Todos somos Capazes» Integrado no principio de que “todos somos capazes”, mais uma vez os alunos com NEE, tiveram a oportunidade de darem o seu contributo na semana da leitura. Na EB 1 de Igreja Romariz o Tomás Santos, o Ricardo Vilar, o André Mendes e o Carlos Paiva fizeram a apresentação perante colegas e discentes da história “café com leite”. O público reagiu com interesse e ânimo. Na base deste momento estão muitas horas de trabalho de preparação e empenho dos alunos, que souberam responder positivamente ao desafio proposto. A Professora de Educação Especial Anabela Bastos

Clube de Leitura Leituras animadas em Jardins de Infância e EB1 Numa sociedade consumida pelo frenesim, pelo constante vaivém que impera nas nossas vidas, nada melhor do que uma pausa de descontracção. Uma pausa de leitura, de reflexão, de diálogo, de troca de saberes, de vivências e impressões pessoais. A Biblioteca Escolar da EB2,3 é palco de encontros quinzenais de leitores (alguns alunos do 5º, 6º, 7º e 8º anos) e leituras… Encontros que permitem vivenciar momentos de partilha à volta, não da fogueira, mas dos livros, momentos já tão esquecidos e postos de lado, actualmente. Os elementos deste Clube quiseram levar esses momentos a outras crianças do Agrupamento e, com um livro na mão e um adereço na outra, rumaram até aos Jardins de Infância de Goim e de Igreja (Romariz) e até à EB1 de Goim, partilhando a leitura de “A história do macaco de rabo cortado” e “Filhos do coração”. A Equipa da BE

13


BIBLIOTECA ESCOLAR

Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO 5ºD NUMA ACTIVIDADE DE LEITURA CRIATIVA NA BIBLIOTECA DE SANTA MARIA DA FEIRA

a ponTe

No dia 28 de Abril de 2009, os alunos do 5º D da nossa escola foram à Biblioteca Pública de Santa Maria da Feira para assistirem a uma sessão de leitura criativa apresentada pelo par ANATOMIAS e promovido pela referida Biblioteca. Foi uma parte da manhã bem passada. A detective ANA e o seu assistente TOMIAS lançaramse em busca do criminoso que limpava as palavras dos livros. Para tal solicitaram o apoio dos alunos do 5º D que logo se prestaram a ajudar. O Marcelo como Sherlock Holmes, a Cristiana como Agatha Christie e a Maria como Miss Marple foram os detectives e o resto da turma deu a preciosa assistência. Assim correram partes de livros de poesia – Obra Poética de António Gedeão, livros de prosa – Conto Estrelas em Ti de José António Gomes, alguns dos quais de aventuras – Moby Dick de Herman Melville, D. Quixote de La Mancha de Cervantes, entre outros. Os alunos foram lendo e dramatizando excertos dos livros e sendo absorvidos pelo mistério que envolvia a destruição destes. O grupo ANATOMIAS está de parabéns, quer pela motivação que manteve nos alunos, quer pela ideia, ou mesmo por ter dado a conhecer livros que os alunos nem sabiam existir. É pena que esta actividade não tenha sido alargada a todos os alunos do 5º ano. Convida um Livro para Dormir Adormecer com os Livros No dia 6 de Março, na Biblioteca Escolar da EB2,3 de Milheirós de Poiares, ocorreram duas actividades distintas, mas complementares: Convida um Livro para Dormir, direccionada ao pré-escolar, e Adormecer com os Livros, dirigida a todos os alunos dos 3º e 6º anos do Agrupamento. O objectivo da primeira actividade foi a sensibilização para a leitura e para a importância do livro. Neste espaço de cultura e lazer, os pequenotes ouviram uma história intitulada “ O grufalão”. No final, houve tempo para a brincadeira e para a requisição de um livro, tornando-se este o seu companheiro de sono. Pelas 21 horas, cerca de 40 crianças dos 3º e 6º anos chegaram prontas, de pijama vestido e com muito entusiasmo, para uma noite inesquecível, passada na companhia dos livros e da equipa da Biblioteca Escolar. Foram várias as actividades desenvolvidas no âmbito do livro e da leitura: Horas do conto, música, filmes. Algumas destas actividades foram dinamizadas por alunos, nomeadamente por uma aluna do 3º ano, a “Ritinha” que conseguiu, através da sua doçura criar um ambiente mágico durante a sua intervenção, e por alunos do 6º ano. De forma a satisfazer a curiosidade de quem estava com vontade de espreitar o que se passava, esta iniciativa foi transmitida em directo através do blog da Biblioteca Escolar. A noite foi longa… Muitos resistentes teimavam em não adormecer… Ao acordarem bem cedo, todos os envolvidos manifestaram um enorme entusiasmo por terem vivido esta experiência…. Apesar de não ser a primeira vez que se concretiza esta iniciativa, é de incentivar a sua continuação e o seu alargamento a outras turmas ou, quem sabe, às famílias… O futuro o dirá!!. Bem-hajam todos aqueles que trocaram a sua cama quentinha para passarem uma noite inesquecível. A equipa da BE

14


Jornal

Escolar

do Agrupamento

Adormecer com os livros

No dia seis de Março houve uma actividade chamada “Adormecer com os livros”, no âmbito da Semana da Leitura. Nesta actividade participaram os alunos dos 3º e 6º anos. Decorreu na Biblioteca da Escola E.B. 2/3 de Milheirós de Poiares. Depois de todos os meninos chegarem ouvimos histórias, tais como: “O dono da festa”, “Orelhas de borboleta”, “O Cuquedo”., “Os apaixonados” e o “Grufalão”. Vimos duas peças de teatro dos alunos do 6º ano: “A Princesa Baixinha” e o “Trofa”. O professor de música cantou uma história engraçada de Santa Catarina, que começava assim: “A Santa Catarina pirim-pirim-pém-pém…” Mais à noite tomámos a ceia que foi bolo, pãezinhos com creme por cima e a acompanhar leite e sumo de laranja. Em seguida, voltámos para a biblioteca, vimos mais dois filmes que eram o “Wally”, só vimos metade porque quase ninguém queria ver, e então vimos o outro, “A Verdadeira História do Capuchinho Vermelho”. Depois adormecemos e de manhã fizemos yoga para relaxar, tomámos o pequeno-almoço e seguidamente fomos todos embora com os nossos pais.

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

No âmbito do PENEP os alunos da turma do 2º ano da Escola da IgrejaRomariz, no dia 13 de Maio, realizaram pesquisas na Internet, sobre as propriedades da matéria (seguindo as instruções de um guião). Este instrumento de trabalho foi uma preciosa ajuda para os alunos em geral uma vez que para alguns esta foi a primeira aventura de navegação… Desta pesquisa resultaram vários protocolos que posteriormente foram seguidos à risca. Durante a realização das experiências surgiram muitas descobertas que despertaram nos alunos o gosto pela ciência experimental. EB1 Igreja - Romariz - 2º Ano

3º ano de escolaridade - E.B.1 de Goim- Romariz

História do Dia - Projecto Curricular do 6º D Nós, os alunos do 6ºD, escolhemos como tema para o nosso projecto curricular de turma “Aprender e Partilhar”. Neste âmbito, trabalhamos, no segundo período, o projecto “A LER+”. Pesquisamos e escolhemos, na internet, vários textos da “História do Dia”, tais como Joca quer ser, Os três gatos, O jantar de assobio, São flores, O mar e o caracol, O cão e o gato e Boa ideia, mãe. Com este textos fizemos pequenas dramatizações, que apresentamos aos alunos do 5º ano e a todas as pessoas que estiveram presentes no dia 27 de Março, às 21:00h na actividade “Livros ao Serão”. Para desenvolver este trabalho, tivemos o apoio da disciplina de Formação Cívica, para ensaiarmos as dramatizações, e da disciplina de Área de Projecto, na qual elaborámos os cenários e alguns acessórios. Esta actividade contribuiu muito para a nossa criatividade e auto-estima. A turma do 6º D

15

BIBLIOTECA ESCOLAR

a ponTe


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

a ponTe

BIBLIOTECA ESCOLAR

DIA MUNDIAL DO LIVRO: Uma cavalgada por todo o Agrupamento

No dia 23 de Abril, a Biblioteca da Escola E.B.2,3 de Milheirós de Poiares, foi mais uma vez, palco da iniciativa das Coordenadoras das Bibliotecas do Agrupamento, professoras Olívia Brandão e Carla Almeida, com vista à celebração do Dia Mundial do Livro. Os alunos foram presenteados com a presença de um Cavaleiro (Professora Carla Almeida) e a sua Dama (professora Olívia Brandão) que encenaram, de forma descontraída e esclarecedora, a tradição catalã, segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE e recebiam em troca, UM LIVRO. De seguida, leram expressivamente a obra “O ladrão de palavras”, de Francisco Duarte Mangas, uma primorosa e poética forma de explicar o “25 de Abril” e por que razão era necessário que acontecesse. Para finalizar, o Cavaleiro ofereceu às Damas presentes uma linda rosa vermelha contendo um pensamento alusivo ao acto de Ler. Em troca, em vez de um livro, os alunos ofereceriam os seus próprios pensamentos sobre a leitura. Durante esse dia, o Cavaleiro e a sua Dama “cavalgaram” por todas as Escolas/Jardins do Agrupamento, divulgando e honrando a velha tradição catalã. A Equipa da BE

Lançamento do 3º Volume - Tocar no Coração Sob o lema das emoções e dos afectos foi apresentado, no dia 5 de Março, o volume três da colecção De Mão em Mão, na Biblioteca da EB2,3 de Milheirós de Poiares. Com prefácio da escritora Margarida Fonseca Santos, ilustrações de João Caetano e alunos, texto dos “escritores” do 4º ano e 7ºs anos (actualmente 5ºs e 8ºs anos) do Agrupamento, este novo livro veio, com toda a força das palavras e das imagens, “Tocar no Coração”. Com a habitual participação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o livro foi apresentado pela Presidente do Conselho Executivo, por alunos e professores que integraram o Projecto e pelo sempre hilariante quarteto do Dakar de Histórias, que mais uma vez “alunou” na Biblioteca. O “Pássaro da Alma” de Michal Snumit foi a história que os famosos astronautas quiseram partilhar. Uma história que nos fala das gavetas de sentimentos que existem dentro de cada um de nós e que, abertas ou fechadas, guardam a alegria ou a tristeza; a meiguice ou a raiva. A apresentação terminou com o saborear doce de um bolo alusivo, com a melodia do tradicional “Parabéns a você” e com o apelo à compra de muitos e muitos livros! A equipa da BE

Post it da Biblioteca Escolar

Ler dirigida aos pais das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, orientada pela · Realização da 2ª (7º e 8º anos) e Drª Sylviane Rigolet (20 de Maio e 12 3ª edição (5º e 6º anos) do concurso de Junho). Leiturinhar. Parabéns aos vencedores! · Encontro dos alunos do 7º ano com a escritora Mafalda Moutinho, no dia 26 · 4ª edição do Stop! Vamos Ler! de Maio. · 2ª edição dos “Livros ao Serão” (27 de · Visita de docentes e não docentes à Março) e 3ª edição (5 de Junho). editora Bichinho de Conto, Óbidos (6 · Acção de formação ABC Lar ABC de Junho). 16


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe

PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA EB 2,3 DE MILHEIRÓS DE POIARES NA FESTA DO AGRUPAMENTO

Os alunos das turmas 5º A, B, D e E, 6º A, B, C e D, 7ºE, 8ºD e CEF Acompanhamento de Crianças, participaram, entre os meses de Janeiro e Abril de 2009, no projecto do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, cujo tema, este ano, era “Livros à Solta”. Após uns meses de preparação, com início em Outubro de 2008 (data em que é apresentado aos professores o projecto do ano), os professores interessados em incluir as suas turmas no projecto começaram a sensibilização dos alunos para o tema deste ano que foi de encontro a uma das linhas gerais de actuação do Projecto Educativo do nosso Agrupamento, incentivar o desenvolvimento de diversas formas de comunicação, motivando os alunos para a leitura e desenvolvendo a sua capacidade de expressão. Os alunos adoraram as sugestões propostas pelo Serviço Educativo e começaram logo a pôr no papel as suas ideias. Trabalhando em grupo e em pares, aplicaram os conhecimentos que adquiriram na visita de estudo que fizeram à Fundação de Serralves, na oficina em que participaram e nas apresentações de power-point que foram mostradas pelos professores na escola. Estas apresentações foram o resultado da participação de alguns professores em oficinas a eles destinadas. Deste modo, os alunos acabaram por adquirir mais conhecimentos sem serem obrigados a gastar mais dinheiro em visitas. As visitas de estudo e consequente participação nas oficinas foram um dia muito bem passado para as turmas. Aproveitaram também para conhecer a Fundação de Serralves, visitar os seus magníficos jardins e fazer visitas guiadas às exposições, encontrando-se uma delas - De Mickey Mouse a Andy Warhol – no âmbito do projecto do Serviço Educativo. No final de Abril os trabalhos prontos e seleccionados foram entregues na Fundação de Serralves para integrarem a exposição que irá inaugurar no dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus. No dia 2 de Maio, dia da Festa do Agrupamento, foi feita uma exposição com os trabalhos que não foram para a exposição no Museu. ESTÃO TODOS CONVIDADOS a ver a exposição que está patente na Sala do Serviço Educativo do Museu de Serralves e para a qual A ENTRADA É GRATUITA. Se forem ao Domingo até às 14H00, a entrada em todas as salas da Fundação e jardins é igualmente gratuita. Se forem nos dias 30 e 31 de Maio, há imensas actividades nos espaços da Fundação, de dia e de noite e é tudo gratuito. LEVEM AS VOSSA FAMÍLIAS!

A Turma do 7ºE Marca Presença na Festa do Agrupamento No dia 2 de Maio, a Escola esteve aberta à comunidade escolar, realizando-se a Festa do Agrupamento. Como não poderia deixar de ser, a turma do 7ºE, fez questão de marcar a sua presença. Deste modo, sob a orientação e coordenação da sua Directora de Turma, Ana Cristina Sá, e contando com a participação activa de seus professores, nomeadamente, Otília Duarte, Ana Matias, Catarina Estima e Ana Luísa, os alunos do 7º E, dinamizaram a sala CN3, com a exposição dos seus trabalhos e das actividades desenvolvidas nas aulas, nomeadamente as referentes às disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Francês, Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica e às áreas curriculares não disciplinares de Formação Cívica, Estudo Acompanhado e Área de Projecto. É de referir que muitos dos seus trabalhos e actividades resultaram do desenvolvimento dos Projectos “A Ler Mais” e o Projecto “ PESA”. Daí resultaram trabalhos em cartolina, panfletos divulgativos, trabalhos de pesquisa, trabalhos multimédia, trabalhos manuais, portifólios, entre outros. As visitas de estudo à Fundação de Serralves e ao Museu da Lourinhã, as actividades desenvolvidas no Estudo Acompanhado, foram aqui relembradas através do tratamento de fotografias e utilização do recurso multimédia, Windons Média Player. Para além da exposição de trabalhos da turma, a disciplina de Ciências Naturais esteve representada através da exposições de órgãos “vivos” do porco e do coelho que encantaram os mais pequenos. Foram feitas simulações da ventilação pulmonar, nos pulmões de um coelho, com recurso a uma palhinha, o que deixou os visitantes admirados com a grande variação de volume dos pulmões. Foram deixados à disposição microscópios e lupas binoculares para serem feitas observações, no primeiro caso de células sanguíneas e no segundo, de insectos, flores e folhas. Modelos anatómicos do corpo humano, modelos da estrutura interna da Terra e de um vulcão, construídos os dois últimos por alunos, também fizeram parte da exposição, para não esquecer da colecção de minerais, fósseis e rochas. Os alunos do 7ºE foram muito intervenientes, interessados e cumpridores. Estiveram sempre com os professores a colaborar, quer na preparação da sala como garantindo a sua presença durante a exposição. A sua presença também 17


Jornal

Escolar

do Agrupamento

PROJECTOS E ACTIVIDADES

fez-se notar no palco, participando alunos e suas respectivas mães, alegres e muito coordenados, nas danças que aprenderam no Clube de Dança. A festa não podia ter um final mais feliz… os alunos do 7ºE fizeram uma surpresa às suas queridas mães! Antes de encerrarmos a nossa sala de exposições, as mães foram aqui chamadas. A turma fez um homenagem… afinal, no dia seguinte, comemorava-se o Dia da Mãe! Foi recitado uma poesia de Carlos Drumond de Andrade, dedicada à mãe. Cada uma recebeu do seu filho a poesia e um beijinho como forma de agradecimento. No meio de algumas lágrimas de emoção, e a seguir, de gritos de alegria, chegamos ao fim da festa do agrupamento. Parabéns aos alunos e às suas mães!

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

IX Concurso de Flauta de Bisel

a ponTe

No dia 25 de Maio, da parte da manhã, a nossa Escola participou, pela nona vez consecutiva, no concurso de Flauta de Bisel que se realiza anualmente no Auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, e que é organizado pela Escola Fernando Pessoa. A nossa escola participou com alunos do quinto ao nono ano e obteve um primeiro, um segundo e um terceiro lugar. No segundo ciclo, a aluna Ana Lia, do 5.º D, obteve o terceiro prémio. No terceiro ciclo, a aluna Rita Paiva, do 9.º C, alcançou o segundo prémio e a aluna Daniela Martins, do 7.º E arrecadou o primeiro prémio. O grupo de Educação Musical compromete-se a participar nestas actividades com o intuito de fomentar o intercâmbio musical, de estar atento a todas as manifestações de índole cultural, de tentar criar as condições mínimas para o desenvolvimento interpessoal, de forma a que os alunos possam abarcar uma variedade de conhecimentos que serão relevantes para o seu futuro enquanto pessoa plenamente integrada na sociedade e no seu meio envolvente. O Grupo de Educação Musical

Finalmente chegou o Magalhães! O tão esperado computador já chegou para quase todos os alunos Ana Cristina Sá da nossa turma. No passado dia catorze, trouxemos o Magalhães para a escola, foi uma alegria!.... Fizemos trabalhos no âmbito da formação de Língua Portuguesa, em sessões do PNEP. Sempre com a ajuda da professora e de um guião que ela elaborou para não nos perdemos aprendemos a ligar e desligar o computador com segurança, aprendemos a abrir um documento Word e a lá escrever o nosso nome, com maiúsculas e tudo. Também exploramos o programa «Eu sei» resolvendo algumas actividades ligadas a frutos, animais e objectos. Estamos ansiosos por o trazer outra vez mas não pode ser sempre. Um dia destes, seremos novamente surpreendidos pela professora: - Amanhã, o Magalhães pode vir à escola: UIPS!.... URRA. URRA. Alunos do 1º ano - E.B.1 de Pigeiros

Momentos na Polónia (Polska) … Trabalhos … prontos! Lembranças … reunidas! Malas … feitas! Entusiasmo … muito! Alegria … imensa! Expectativas … bastantes! Sorrisos … de emoção desenharam-se nos rostos de todos … Os ingredientes necessários para uma viagem de sucesso … E com este conjunto de emoções deu-se cumprimento à segunda visita-reunião, no âmbito do Projecto Comenius, em curso na Escola E.B.2,3 de Milheirós de Poiares, entre os dias vinte e cinco de Abril e dois de Maio, contando com a participação de um grupo de oito alunos do oitavo ano da Turma B e cinco docentes. Entre as professoras esteve a Presidente do Conselho Executivo, Ana Paula Oliveira, a convite da coordenadora do projecto. 11.50 da manhã … um dia aparentemente vulgar, não fora o facto de estarmos no aeroporto de Sá Carneiro. Depois da primeira aventura – o Check-In – embarcámos no avião da Lufthansa. Mais uma vez o voo não foi directo. Fizemos escala em Frankfurt onde esperámos 2 horas. Entre brincadeiras, sessões fotográficas e anedotas fomos ocupando o nosso tempo de espera até ao momento de embarcar rumo à tão esperada Polónia. Estávamos já longe das famílias, amigos e num país que não o nosso. 19.30 (hora local) … Polska … here we are!!! No aeroporto aguardavam-nos duas professoras para nos levarem até Mragowo … a quatro horas de Varsóvia. O início da viagem até ao norte ainda foi feito de dia o que nos permitiu ter uma 18


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

perspectiva da cidade de Varsóvia. No dia seguinte, Domingo, tivemos dia livre uma vez que os restantes grupos chegariam nesse dia. Após um bom pequeno-almoço fizemos uma incursão pela cidade de Mragowo acompanhados por alguns professores polacos. À noite, por volta das 20.30, foi o momento do tão esperado reencontro de todos os colegas de trabalho!!! Alegria indescritível principalmente para os coordenadores e alguns professores que também estiveram na Bulgária. Dia vinte e sete de Abril … Todos os grupos encontraram-se na escola pelas 10 horas. Rostos felizes, com nuances de curiosidade, ansiedade e expectativa; por parte dos polacos era mais visível algum nervosismo … perfeitamente compreensível! A semana de trabalho iniciou-se com o discurso de Boas Vindas por parte do Director da Escola que manifestou, com grande entusiasmo e orgulho, o privilégio de receber, na escola, um grupo de pessoas tão diversificado em termos de nacionalidade, cultura e tradições. Afinal somos todos diferentes, mas todos iguais. Entre a apresentação e desenvolvimento de actividades na escola no período da manhã, visitas da parte de tarde, concerto de órgão, passeio no rio em kayak, uma visita à cidade de Olsztyn, a semana em Mragowo foi vivida intensamente. No dia um de Maio despedimo-nos de Mragowo e partimos com destino a Varsóvia onde pernoitámos. E eis que chegou o dia do … até já … a todos os grupos/parcerias. We will meet again this year in Portugal!!!! A coordenadora do projecto, Luísa Lopes, considera que foi uma experiência muito enriquecedora. Cinco escolas estrangeiras estiveram próximas mais uma vez, não apenas pelo trabalho que este projecto implica, mas também pela amizade, pela partilha e pelo convívio. E, tal como a coordenadora referia frequentemente ao longo da estadia, tudo “ faz parte do projecto” e que contribui largamente para o nosso crescimento enquanto profissionais e cidadãos da Europa. A próxima visita-reunião terá lugar na nossa escola! A visita mais esperada por todos!

Arraial Popular do Centro Social Dr.Crispim – 20 de Junho Junho é o mês dos Santos populares. O Santo António, o São João e o São Pedro, são os “Santos” mais enraizados no coração dos portugueses, que neste mês de Junho, um pouco por toda a parte, festeja alegremente estas tradições populares. O Centro Social Dr. Crispim não foge à tradição e organiza uma grande festa de S. João no dia 20 de Junho. Iniciativa dos funcionários deste Centro Social que desta forma pretendem promover a sua instituição e levar mais longe o seu nome. Hoje, esta festa é reconhecida nas freguesias e concelhos vizinhos. Todos se empenham arduamente, quer na recolha de patrocínios, na organização, na confecção dos “comes e bebes”, decoração e no fim, na desmontagem de todo o arraial, tarefa executada quase ao amanhecer. Só com muito empenho, vontade e união se consegue que uma festa deste nível se realize. Nesta festa, podemos contar com “os comes e bebes”, concurso de quadras populares, tômbola, conjunto musical, e como ponto mais alto da noite, as marchas populares realizadas pelas crianças do Infantário e do A.T.L, e dos idosos do Centro Social. Desde já fica, o nosso convite, para quem queira visitar-nos nesta grande noite de Arraial Popular no Centro Social Dr. Crispim. Apareçam! 19

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe


PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

Equipa do Grupo de Área de Melhoria – Instalações e Equipamentos

a ponTe

Com o objectivo de melhorar a Sinalética dos serviços de cada escola e a orientação das pessoas nos mesmos, encontrase em fase de implementação e colocação, placas de direcção, de forma a permitir uma melhor orientação das pessoas nos espaços em algumas escolas do agrupamento. Esta actividade foi concretizada pelos alunos, nas aulas de Educação Visual e Tecnológica (2ºciclo-6ºA, 6ºB, 6ºC) e Educação Tecnológica (3º ciclo - 8ºA, 8ºB, 8ºC, 8ºD). Equipa do GAM – Instalações e Equipamentos

A Escola na Feira das Profissões

O mês de Março traz consigo o anúncio da Primavera: é um novo ciclo que se inicia e que carrega todo um simbolismo de esperança associado ao verde próprio desta estação. Foi no final deste mês que se realizou a Feira das Profissões, inserida na ENE, no Europarque, em Santa Maria da Feira. Este ano, pela segunda vez consecutiva, o Agrupamento de escolas de Milheirós de Poiares apresentou a sua oferta formativa: os cursos de Educação e Formação de Canalizações, Pastelaria e Panificação, Acompanhante de Crianças e Electricistas de Instalações e os de Educação e Formação de Adultos. Conciliando o esforço conjunto de pais, alunos e professores, foi possível apresentar o que de melhor se vai fazendo neste tipo de oferta formativa. O espaço que nos foi cedido foi um dos mais solicitados de toda a feira, não fosse o esforço excepcional dos alunos que procuraram dar o seu melhor, expondo trabalhos executados ao longo do ano lectivo fruto das aprendizagens efectuadas e das cerca de seis mil fogacinhas que foram confeccionadas in loco. Tratou-se de um primeiro contacto com o mundo do trabalho: para quem visitou a feira, a constatação do que se faz e pode fazer no âmbito das competências de cada profissão; para quem se apresentou, um primeiro contacto com o público, verdadeiro avaliador das competências pessoais e profissionais…. Com o final da feira, ficou a certeza de que todo o esforço não foi em vão: promovemos a escola, os alunos e a nossa oferta formativa e… a fogaça de Milheirós de Poiares! O Castro de Romariz Muito poderia ser dito acerca da nossa presença neste espaço de O Castro de Romariz situa-se num monte, educação, mas acima de tudo, fica o esforço de todos os que contribuíram por trás da igreja Paroquial desta freguesia. para o sucesso deste evento: uma vez mais, pais, alunos e professores, sem Surgiu por volta do ano 500 A .C e tem deixar de referir duas empresas que connosco colaboraram de uma forma cerca 16300 metros quadrados de área. Foi simplesmente admirável: a Ferneto e a Ramalhos. descoberto no ano de 1845, por um lavrador que andava a cortar mato. Esse lavrador encontrou uma ânfora com 102 medalhas de prata. Logo ocorreram ao Castro muitas pessoas na tentativa de encontrar objectos de valor. O Padre Manuel Fernandes dos Santos, muito interessado pela história da nossa região, iniciou a exploração do Castro no ano de 1950, onde se encontraram alguns objectos como por exemplo: um bocado de uma coluna, um forno de cozer pão, telhas, tijolo, mós... Lá habitaram cerca de um milhar de pessoas. O Castro foi incendiado por volta do séc. II A .C. Pensa-se que só a quarta parte é que foi explorada e considerase que cada família ocupava cerca de 400 metros quadrados de área. As suas casas eram rectangulares, redondas e 20


a ponTe

Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

PROJECTOS E ACTIVIDADES

quadrangulares. O Magalhães O Castro terá existido de 500 a 600 anos. Quem estudou e escreveu sobre o Castro foi o No início deste ano lectivo, começamos a ouvir, na escola e na escritor Romarizense Pinho Leal. televisão, que todos os meninos do 1º ciclo de Portugal iam ter um O Castro foi um importante achado para a computador portátil: o Magalhães. freguesia. É o símbolo de Romariz. Achamos interessante o nome porque é também o nome do português que fez a viagem de circum-navegação vivendo aventuras EB1 do Carvalhal - Texto colectivo - 2º, 3º e 4º anos sem limites. E nós, com o Magalhães, também viveremos novas aventuras e faremos novas descobertas. Para muitos dos meninos e meninas da nossa sala é o primeiro computador ao qual podem chamar seu. Quando os Magalhães começaram a chegar a emoção foi grande! Um computador à medida das nossas mãos, que cabe na nossa pasta, que é nosso! Já não precisamos mais de pedir aos pais e aos irmãos mais velhos que nos deixem “mexer” no computador. Agora temos o nosso! A nossa professora disse-nos que, quando todos os meninos da sala tivessem o computador, iríamos trabalhar com ele na sala de aula. “Que divertido que vai ser” pensamos todos ao mesmo tempo. Esse dia finalmente chegou: dia 15 de Maio! (só foi nessa data porque os computadores chegaram muito lentamente) Que emoção todos a trabalhar no Magalhães! A nossa professora mostrou-nos algumas actividades que podemos desenvolver no computador. Muitas vezes só queremos jogar, que também é importante, mas é necessário aprender outras coisas. E a nossa vontade de aprender é muita! Todos os meninos estavam entusiasmados, concentrados, interessados e a aprender de uma forma divertida com o Magalhães! Alunos do 4º ano da Profª Áurea

“COMEMORAÇÃO DO DIA DA EUROPA” No dia 9 de Maio, comemorou-se o Dia da Europa. Para assinalar este acontecimento, no dia 8 de Maio o Departamento de Ciências Sociais e Humanas desenvolveu uma série de actividades: - Apresentação de um PowerPoint alusivo ao tema e exposição de trabalhos elaborados pelos alunos no átrio principal da escola; - Leitura de histórias e lendas do velho continente em tendas montadas para o efeito no exterior do recinto escolar. Estas actividades contribuíram para o enriquecimento de conhecimentos sobre Europa e o reforço da interdisciplinaridade entre ciclos e disciplinas do Departamento. “Vamos espalhar as SEMENTES de ESPERANÇA que lança o VELHO CONTINENTE!”

21


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

ALUNOS DO 5º ANO FORAM RASTREADOS

O que significa ser uma Eco-Escola? Significa ser uma escola que adoptou o Programa Eco-Escola, um programa que visa encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas em benefício do ambiente. Implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o ano lectivo 1996/97está orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola. Às escolas cabe a tarefa de adopção de uma metodologia de trabalho que, articulando actividades de exploração de diversos temas base (água, resíduos e energia) e outros complementares (ruído, biodiversidade, alterações climáticas…), contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. Este esforço é reconhecido através da atribuição do Galardão – Bandeira Verde, que certifica a existência, na escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade. Partilhando estas preocupações o nosso Agrupamento, representado pelo Pré-escolar e pelas turmas do 8ºano, candidatou-se ao programa encontrando-se a trabalhar no sentido de ser reconhecido como um Agrupamento que se interessa e preocupa com as questões ambientais, uma Eco-Escola! Para atingir este objectivo é necessário o empenho e envolvimento de todos, pois só assim tem sentido e representa as preocupações ambientais do Agrupamento. Assim, Green Cork e os "Rolhinhas" – recolha de rolhas de cortiça para posterior reciclagem; concurso "Geração Depositrão" – recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos de pequeno porte para reciclagem; colocação de Ecopontos domésticos para separação dos resíduos; "Feira da Biodiversidade"; "Experiências com a Água"; campanhas de sensibilização, são alguns exemplos de actividades que apelam à participação e envolvimento de todos para que possamos obter a nossa… Bandeira Verde. Porque os pequenos gestos fazem a diferença, faça seu o lema da Agenda 21… "Pensar globalmente…Agir localmente!..." O Ambiente agradece! E nós Também…

Nos passados dias 4 de Novembro de 2008 e 29 de Janeiro de 2009, os alunos do 5º ano foram alvo de rastreio nas valências de Saúde Oral e Terapia da Fala pelo PASOP (Programa Ambulatório de Saúde Oral e Pública da Universidade Fernando Pessoa) a pedido da equipa do Projecto de Educação para a Saúde do Agrupamento -PESA. O objectivo principal do PESA nesta actividade foi avaliar o estado de Saúde Oral dos alunos que integram pela 1ª vez (na sua maioria) a E.B. 2,3 para que, com o conhecimento da situação real, baseada em dados concretos, se possa orientar toda uma estratégia de acção. No que se refere à valência de Terapia da Fala o objectivo foi diagnosticar possíveis situações que, não tendo sido já alvo de sinalização pudessem, de alguma forma, servir de alerta e/ou orientação aos pais/ encarregados de educação e aos professores. Os resultados obtidos no rastreio oral foram alarmantes. 116 alunos (num total de 118 alunos do 5º ano) foram rastreados na valência de Saúde Oral e verificou-se que 83% dos nossos alunos possuem cáries dentárias. Se quisermos ficar com uma ideia mais concreta podemos dizer que as percentagens mais elevadas de alunos com cáries situam – se naqueles que possuem entre 4-6 cáries (36%), 2-3 cáries (30%) e entre 7-9 cáries (15%). Perante estes resultados é urgente que se tomem medidas que visem não só corrigir mas, principalmente, a adopção de medidas de prevenção, quer do agravamento quer da perpetuação do problema. Infelizmente, a correcção desta situação passa pelo tratamento urgente dos casos diagnosticados o que muitas vezes é difícil dado estar, na maioria das vezes, associado a situações económicas desfavoráveis. Contudo, também é possível de se encontrarem soluções e é preciso não esquecer que a Saúde Oral não é um "mal menor" mas sim um importante factor de saúde individual que não pode ser descurado! Assim, e citando a velha máxima "No prevenir é que está o ganho!" importa tomar um conjunto de medidas de prevenção que obrigatoriamente têm que passar pela sensibilização para a necessidade urgente de adopção de uma correcta Higiene Oral e de uma Alimentação Saudável. A equipa do PESA está empenhada em ajudar a resolver o problema…

PROJECTOS E ACTIVIDADES

O AGRUPAMENTO CANDIDATA-SE A SER UMA… ECO-ESCOLA!

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas no Agrupamento - Suzana Duarte

25 de Abril – Dia da Liberdade No dia 22 de Abril realizou-se na Biblioteca da Escola E.B.1 Igreja – Milheirós de Poiares, uma exposição de livros e CD’s sobre o 25 de Abril. A actividade tinha como objectivo dar a conhecer a realidade económica, social e política de Portugal antes e depois da Revolução dos Cravos – 25 de Abril de 1974. Esta actividade foi da responsabilidade do 4º Ano A, que teve de se preparar cuidadosamente, estudando muito bem o tema para depois o apresentar a toda a Escola. Sabendo que o Professor José Loureiro tinha estado na Guerra Colonial, convidamo-lo a dar o seu testemunho como jovem soldado. Pensamos que toda a Escola ficou enriquecida, com mais formação e informação sobre o que é uma Ditadura e uma Democracia e sobre a importância da Liberdade. Vivemos na nossa Biblioteca momentos de grande animação e entusiasmo, cantando algumas canções de Abril (Somos livres, Grândola Vila Morena, Hino Nacional e Depois do Adeus). No final da actividade toda a turma se sentiu satisfeita pelo sucesso do trabalho realizado. 4º Ano A - E.B.1 Igreja – Milheirós de Poiares

22

A Coordenadora da Equipa PESA - Suzana Duarte


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

O 25 DE ABRIL

DIA 25 DE ABRIL É DIA DA LIBERDADE TODA A GENTE VAI BRINCAR COM TANTA FELICIDADE O POVO FOI PARA A RUA GRITAR DE ALEGRIA LANÇOU CRAVOS PARA O AR FOI UMA GRANDE EUFORIA! COM ESTA REVOLUÇÃO PORTUGAL FICOU A GANHAR ACABOU-SE A DITADURA E DISSERAM ADEUS A SALAZAR O 25 DE ABRIL TROUXE A LIBERDADE MAIS NINGUÉM FOI CASTIGADO MUITO MENOS TORTURADO 2º Ano B – Jéssica Azevedo Resende EB1 Igreja – Milheirós de Poiares

de

Milheirós

de

Poiaresa

Acção de Sensibilização sobre Normas de Segurança e Protecção Ambiental

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe

No dia 28 de Abril de 2009, pelas 10.20h, decorreu na sala AV uma Acção de Sensibilização sobre Normas de Segurança e Protecção Ambiental. Nessa Acção de Formação a Engenheira Ana Lima, da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, esteve a explicar-nos certas coisas como: - o que era o eco - ponto; - a importância de separar o lixo; - a quantidade de pessoas que utilizam os eco pontos; - o horário em que a Câmara recolhe o lixo; - o que acontece quando os eco centros ficam cheios… No final da acção a Engenheira Ana Lima tirou-nos algumas dúvidas.

Formação Cívica (âmbito do Projecto de Segurança) – Daniela Ferreira, nº5/5ºE e Débora No dia 4 de Maio, os alunos da EB1 da Igreja, juntamente com Silva, nº8/5ºE.

outros alunos da freguesia de Romariz, foram convidados a assistir a um espectáculo em Goim pertencente às festas populares da terra. Quando chegaram ao arraial, puderam divertir-se numa voltinha de carrossel. Soube muito bem sentir o vento a passar pela cara, uma vez que estava uma linda tarde de Primavera. Logo de seguida assistimos a um espectáculo de magia e comédia, no qual alguns alunos participaram. Antes de regressarmos à nossa escola, foi-nos oferecido um pequeno lanche. Foi uma tarde diferente e divertida. Alunos do 2.º e 3.º ano da EB1 da Igreja Romariz

Concelho aberto à cidadania Assembleia de crianças 2008/2009 Eu sou a Inês, tenho 9 anos e frequento a E.B.1 Igreja Milheirós de Poiares do Concelho de Santa Maria da Feira. Gosto de cinema, pratico desporto como natação e ciclismo, gosto de conhecer pessoas, tenho uma grande paixão pela leitura e dou muito valor à escola e tenho o sonho de ser escritora de literatura Infanto juvenil. Sou atenta e observadora a tudo o que se passa à minha volta. Ao longo destes dois anos ficamos a conhecer melhor a nossa freguesia, Milheirós de Poiares, alguns aspectos e serviços positivos e de utilidade para todo o povo mas também tomamos consciência das necessidades e dos aspectos a melhorar para que todos os Milheiroenses tenham melhor qualidade de vida. Este projecto implicou um conjunto de actividades diversas e muito enriquecedoras. No âmbito deste projecto a turma realizou uma visita ao Governo Civil de Aveiro, à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira onde fomos recebidos pelo Senhor Presidente Alfredo Henriques e pelo Senhor Vereador Amadeu Albergaria e participamos numa Assembleia de Freguesia onde demos conta dos problemas por nós detectados e demos algumas sugestões para resolver alguns desses assuntos. Ainda no âmbito deste projecto elaboramos panfletos que distribuímos pela freguesia para alertar e apelar às pessoas para manterem limpa e asseada a nossa freguesia. Foi importante também a visita que fizemos com o Senhor Presidente de Junta para analisar e observar as necessidades da freguesia. Lamentavelmente voltamos a referir alguns problemas abordados na Assembleia anterior e que ainda não foram solucionados. Estão ainda por resolver totalmente o problema dos esgotos industriais e o saneamento para os esgotos domésticos que contribuem para a poluição do rio Ul e que não permite que haja praia fluvial onde as pessoas possam nadar e mergulhar 23


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

PROJECTOS E ACTIVIDADES

à vontade. Igualmente lamentamos que o parque infantil esteja ainda por construir ficando assim as crianças impossibilitadas de desfrutar dos equipamentos do parque. Constatamos que a freguesia continua com falta de ecopontos o que contribui para que as pessoas se descuidem e justifiquem a falta de civismo. Estamos preocupados com as questões dos lixos e por isso implementamos na nossa escola o projecto Escola Limpa que tem como objectivo educar as crianças a serem asseadas e responsáveis com a escola e com a nossa freguesia. Fizemos também panfletos apelando a toda a comunidade para terem atitudes de respeito e civismo contribuindo para manter a freguesia limpa. Gostaríamos de ver resolvido rapidamente a falta de iluminação pública em algumas ruas e a colocação de passadeiras. Referimos ainda os buracos que continuam a ser um problema grave nas estradas e caminhos. Desejamos que o saneamento seja rapidamente terminado e que as ruas fiquem finalmente em bom estado. Gostaríamos de deixar referidos aqui alguns assuntos que são nossa preocupação e dos nossos pais. É necessário e urgente repensar o acesso à escola E.B.1 uma vez que diariamente surgem dificuldades com o trânsito de automóveis. O posto médico também precisa de ser remodelado e ter condições para tratar de doentes e de pessoas que precisam de ajuda. Necessitamos de melhorar as condições do edifício e a quantidade de médicos existentes para que todos os que precisam de cuidados de saúde possam ser atendidos atempadamente e com dignidade. Fazemos votos para que a informação que nos foi dada pelo Senhor Presidente da Junta de que iríamos ter uma Unidade de Saúde Familiar se concretize rapidamente. O Cine-teatro S. Miguel é mais uma das nossas preocupações. A sala de espectáculos que é utilizada por várias Associações culturais e recreativas está em más condições para a realização de espectáculos e outros eventos. É urgente remodelar este espaço que serve a educação e cultura de todos os Milheiroenses. Eu que fui democraticamente eleita pelos alunos da escola EB1 de Igreja de Milheirós de Poiares pretendo chamar a atenção das autoridades para a resolução destes problemas. Agradeço aos meus colegas que sempre me ajudaram em tudo e trabalharam empenhadamente, à minha professora Maria Albina, ao Pedro e a todos os que trabalham no projecto. Inês Costa Bastos 4º Ano A - E.B.1 Igreja -Milheirós de Poiares

Reciclar… até dá prémios O Carnaval foi vivido intensamente. Houve muito trabalho, muito empenho, dedicação e muito entusiasmo. Através da reciclagem de embalagens de leite criamos inúmeras peças de vestuário e acessórios: saias, calções, coletes, casaquinhos, chapéus de bico, cartolas, bonés, botas, cestas, leiteiras, colares, flores, cartazes. Ao todo utilizamos cerca de 450 embalagens de leite. Tudo isto a custo zero – só gastamos cola, linhas de coser e agrafos. Aos pais que colaboraram connosco, dando-nos as embalagens de leite e disponibilizaram-se a acompanhar os meninos no desfile, o nosso muito obrigado. Valeu a pena… as crianças foram muito giras. Mandamos fotos para a Empresa Mimosa, deste desfile e esta ofereceu miminhos aos meninos do Jardim de Infância e da E.B.1.: tapetes para ratos, jogos de cartas com imagens coloridas, colheres com bonecos, leite com vários sabores e lancheiras. Este desfile abordou o tema da importância de se beber leite, inserindo-se no projecto para a Saúde. Jardim de Infância de Goim

24


a ponTe

Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

PROJECTOS E ACTIVIDADES

Entrega de Diplomas aos Cursos EFA do Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares

No passado dia 18 de Maio, a Escola sede do Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares engalanou-se para com toda a pompa e circunstância proceder à cerimónia de entrega dos diplomas do primeiro Curso EFA – B3 concluído na Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares. Para abrilhantar a cerimónia, os formandos da turma B (que brevemente acabará também o seu Curso) e os novos formandos da turma C prepararam juntamente com a equipa de formadores e a presidente do Conselho Executivo, a Professora Ana Paula Oliveira, uma sessão cultural e musical dedicada aos colegas que terminaram o curso e agora iniciam uma nova etapa da sua vida. No final da cerimónia, foram cinco formandas e três formandos que receberam das mãos do Sr. Director Regional Adjunto, Dr. António Leite, o esperado diploma e, nas palavras proferidas pelos mesmos, agora que “souberam que realmente aprender compensa”, querem ingressar já para o próximo ano lectivo num curso EFA de nível Secundário também em Milheirós de Poiares. Para além do Sr. Director Regional Adjunto, outras individualidades se fizeram representar como foi o caso do CAE de Entre Douro e Vouga, Presidentes de Junta de Freguesia, o Director do Centro de Formação, entre outras pessoas que ajudaram a encher de entusiasmo, apoio e incentivo oito corajosos que, durante um ano e meio, no final de cada dia de trabalho, ganhavam nova força para irem de novo à Escola aprender. Escola que os acolhe de braços abertos depois de, tempos idos, a terem que abandonar prematuramente por motivos diversos. Mas agora voltaram, porque de facto, “Aprender compensa”! A eles, Bem hajam! A Equipa de Formadores

CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS CERTIFICADOS AOS PRIMEIROS OITO FORMANDOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Não preciso que me convençam! Decorria o ano lectivo de 2007/2008, quando a Profª Salete me abordou propondo a aventura dos cursos de Educação e Formação de Adultos. Sem saber muito bem do que se tratava, logo abracei entusiasmada a ideia uma vez que sempre defendi que a escola possuía recursos bastantes que tinham que ser rentabilizados e colocados ao serviço da comunidade. A escola tem muita vida para dar e precisa de dar vida para se justificar a si mesma. Era do conhecimento geral, e nesse ano pôde-se provar mais uma vez agora através da auto-avaliação o constatado anteriormente na elaboração do projecto educativo, que a população da área de influência do Agrupamento possuía baixa escolaridade. Por outro lado, também se sabia, que a escola não era o “milho-rei no espigueiro”, ou seja, a escola não constituía o local de eleição para a formação das gerações vindouras que se esperam de elevada qualidade a vários níveis: social, cultural, científico e de cidadania. A escola tinha fraca afirmação no meio e portanto, não era assumida pela comunidade educativa como o espaço mais importante. “Menina dos olhos” da comunidade não era. Era preciso reverter esta situação. Há uns anos atrás, acreditava que a imagem da escola era transmitida pelos docentes e não docentes aos alunos

e através deles chegava aos pais e restante comunidade. Ao longo dos tempos, fui verificando que, à medida que o mundo se ía transformando em velocidade cruzeiro, a escola ía ficando um pouco para trás, com dificuldades em acompanhar a evolução dos tempos e a comunidade a acusar uma certa desconfiança e descrédito na missão principal e nobre da escola - formar gerações, despertar o gosto pelo conhecimento, descoberta e compreensão do mundo, ajustar comportamentos, interagir. A imagem transmitida era de debilidade. E tinha-se consciência disso. Apesar de muito esforço, de muito empenho, de muita vontade e muita luta de uma grande parte, faltava ainda muita coisa: recursos humanos, materiais, financeiros, para fazer face à massificação do 25


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

PROJECTOS E ACTIVIDADES

ensino e consequente complexidade humana, às agruras e às adversidades sociais decorrentes de um mundo efervescente. Faltava atender à diferença, à diversidade, à riqueza de talentos que os seres humanos possuem. Faltava olhar em redor, ver com olhos de ver, que a solução passava por envolver na escola todos, uma vez que todos passavam pela escola obrigatoriamente e portanto, todos tinham alguma coisa a dizer e a fazer nela. E o apelo foi feito. O repto foi lançado. E a escola abriu-se. E a teia foi crescendo e na malha são “apanhados” muitos com responsabilidades crescentes. Não preciso que me convençam! Há muitos anos atrás, quem estudava? Só quem podia porque a família tinha possibilidades financeiras. Havia também o recurso aos seminários. E muitos assim se formaram. Nesse tempo, a escola era tida como um bem. E quem não podia estudar? Que foi feito dessa gente? Circunstâncias ásperas e amargas de uma vida dura, impediram que muitos, dotados, inteligentes ficassem pelo caminho, com a 4ª classe ou sem ela, ou com outras habilitações baixas, sem “canudo”, (os meus pais foram um exemplo disso). Gente que construiu e ainda constrói edifícios com sapata de betão, alicerces firmes. Gente activa e participativa na sociedade. Gente de sabedoria acumulada a quem apenas falta a actualização de uns quantos saberes e a aprendizagem de outros, fruto do avanço desenfreado da técnica. Com a iniciativa Novas Oportunidades, a Educação e Formação de Adultos, traz à escola gente que volta para se revitalizar, requalificar e partilhar saberes. Gente que volta para colocar a escola no seu lugar: missão nobre de preparar e formar as gerações vindouras. Formandos e formadores! Hoje, nesta comunidade, são oito formandos, daqui por uns dias serão onze. E queremos que num futuro próximo sejam mais e mais, até estar toda a população com um nível de formação desejável para estes tempos. E a imagem da escola mudou! Não preciso que me convençam! É por aqui que a escola/ instituição, se vai tornar no “milho-rei no espigueiro”, na “menina dos olhos” desta comunidade que é o agrupamento de escolas de Milheirós de Poiares. Aos formadores La Salete, Cristina Leite, Maria João Machado e José Alberto Rodrigues, o meu, o nosso muito obrigado pelo acreditar neste projecto que muito contribuiu para a vivacidade do agrupamento. Bem-hajam! Ana Paula Gomes da Costa Oliveira

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA - WORKSHOP

PTE - Plano Tecnológico da Educação

No dia 11 de Fevereiro de 2009 a convite do 4º ano A, realizou-se na Biblioteca Escolar um workshop sobre o tema comunicação alternativa. Esta actividade teve como oradores a professora Maria Albina Almeida Coordenadora de Estabelecimento e professora do 4º ano A, Sofia Santos professora do 3º ano A, Joana Pires professora do 4º ano B e a professora Anabela Almeida professora do Ensino Especial. Este workshop teve como objectivo sensibilizar todos os alunos para a necessidade de se respeitar as pessoas, as suas características e diferenças e conhecer diferentes formas de comunicação. Permitiu que todos ficássemos alertados e conscientes que a comunicação não se realiza só através da fala. Tivemos a oportunidade de conhecer a tabela de comunicação manual e aprender a utilizá-la. Fomos inclusivamente convidados a criar novas células para a tabela de comunicação manual de forma a aumentar a capacidade de comunicação da Rita. Conhecemos também o programa PT minha voz – grid um programa que permite a comunicação e a aprendizagem das crianças com paralisia cerebral. Esta actividade foi interessante e enriquecedora porque nos permitiu conhecer outros instrumentos e formas de comunicação, nos motivou para estabelecer com a Rita uma maior, melhor e mais próxima comunicação tornando a nossa escola mais inclusiva. Esta actividade foi incluída no projecto “Escola Alerta”. Este projecto levado a cabo com uma turma da EB.2.3 ganhou o 1º prémio a nível distrital.

Durante o mês de Maio avançou com grande força o PTE na Escola sede do nosso Agrupamento. Para além da instalação dos quatro quadros interactivos, todo o processo de preparação para a instalação da nova rede de fibra óptica está em andamento, bem como a instalação dos videoprojectores (no total de vinte). O mês de Junho será crucial para a implementação de todos estes equipamentos e infra-estruturas para que, ainda em Julho e principalmente em Setembro de 2009 a Equipa TIC do Agrupamento consiga colocar todos os serviços disponíveis para a comunidade educativa. No entanto, neste momento já se “sente a presença” dos 71 novos computadores que foram instalados na biblioteca, sala de informática, salas de aula e outros espaços.

Alunos do 4º Ano A- E.B.1 Igreja - Milheirós de Poiares

26


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

Festa do Agrupamento

Um Grande Dia …... Visita de Estudo ao Museu da

Nós somos a turma do 7ºE e este ano esforçamo-nos ao máximo para que a festa do agrupamento fosse do melhor. Tudo começou da parte de manhã, com as actividades desportivas para os mais novos, as crianças do 1º ciclo. Prosseguindo com a festa, por volta das duas horas, as salas exposições estiveram abertas e as actuações no palco, começaram. Nós, como uma turma que gosta de demonstrar o nosso valor, decidimos em conjunto com as nossa directora de turma, Ana Cristina Sá e algumas das nossas professoras, que este ano, iríamos organizar uma sala repleta de trabalhos nossos. Tudo correu bem na sala de exposições, não tardou nada a encher-se. Muitas pessoas apareceram para admirar a nossa sala, os nossos trabalhos... Por volta das três horas, quatro das alunas do 7ºE participaram no jogo de Matemática, saindo vencedoras. Como não podia faltar, algumas das alunas do 7ºE, com alegria e muita vontade, subiram para o palco presenteando-nos com algumas danças. Duas delas do clube de dança dirigido e ensaiado pela professora Isabel Valente e outras duas ensaiadas pela professora Fátima de Jesus. A festa foi muito engraçada. No final, antes de começarmos a pensar em ir jantar, pois do lado de fora muitas pessoas, pais, encarregados de educação, tinham montado barracas para venderem os seus petiscos e doces, as nossas mães foram chamadas à nossa sala e aí, os alunos do 7ºE, juntamente com as nossas professoras, Ana Sá, Ana Matias, Otília Duarte e Catarina Estima, fizeram-lhes uma surpresa. Afinal era véspera do dia da mãe! A todas as mães foi entregue um papel com um pequenino texto e cada um dos alunos entregou à sua mãe, juntamente com o calor de um beijo, que esse sim, vale mais que mil palavras. A festa acabou e assim se passou mais uma festa inesquecível.

Lourinhã e às Pegadas de Dinossauros em Ourém No dia 23 de Abril, as turmas de 7º ano da escola E.B. 2,3 Milheirós de Poiares foram ao Museu da Lourinhã e às pegadas de dinossauros, na Serra de Aire, no Bairro. As turmas foram divididas em dois grupos, umas foram para o Museu da Lourinhã e outras às Pegadas de dinossauros em Ourém. A viagem foi longa, mas valeu a pena! A visita foi muito educativa e adequada à matéria que estávamos a dar em Ciências Naturais. No museu pudemos ver a colecção etnográfica do concelho, que abordava as várias profissões existentes do passado, nessa mesma terra e os seus respectivos utensílios. Depois passamos à parte mais divertida: a parte dos dinossauros. Pudemos observar vários fósseis de vários dinossauros e réplicas, incluindo uma espécie descoberta ali mesmo, na Lourinhã, o Lourinhanossauro. Foi-nos mostrado também, os gastrólitos, que são pequenas pedras existentes no estômago dos dinossauros, usadas para digerir melhor a comida. Na parte da tarde foi a vez de visitarmos as pegadas de dinossauros. O calor apertava, o que não nos desmotivou de aprendermos mais, apesar de, já estarmos muito cansados. Pudemos observar verdadeiras pegadas de dinossauros e até colocarmo-nos no sítio onde há milhões de anos tinham andado dinossauros! Pudemos assim, constatar, o quão grandes eram os dinossauros pois a diferença entre as pegadas era muito grande. No fim de isto tudo, só nos faltava mais uma viagem de autocarro, com muitas canções e piadas pelo meio para acabar assim este Grande Dia. Daniela Pinho, nº 2, do 7ºE

Maria do Carmo, 7ºE

Visita de Estudo 9º Anos - Escola de Educação Rodoviária – Fiães A disciplina de Ciências Físico-Químicas organizou uma visita de estudo às instalações da Escola de Educação Rodoviária, em Fiães, destinada a todos os alunos do nono ano. A visita de estudo da turma do 9º A decorreu no dia 14 de Janeiro, da turma do 9º B no dia 21 de Janeiro e das turmas do 9º C e do 9º D no dia 28 de Janeiro. Esta visita de estudo destinou-se a envolver os alunos do nono ano no projecto “Pé na estrada – Grandes”, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Paralelamente, destinou-se também a consolidar aprendizagens de conteúdos programáticos do subtema I – Em Trânsito, leccionados pela referida disciplina, com particular destaque para a Prevenção e Segurança Rodoviárias. A visita de estudo constou de duas partes: uma sessão de esclarecimentos sobre a temática da Prevenção e Segurança Rodoviárias com os agentes da GNR – Escola Segura e os técnicos da Escola de Educação Rodoviária, onde os alunos, através do debate e troca de informações, manifestaram curiosidade e desejo de saber, mostrando-se sensibilizados para as questões práticas relacionadas com o trânsito, particularmente, para as questões relacionadas com a carta de condução (FOTOS 1 e 2); e uma sessão prática de treino no circuito rodoviário existente nas instalações da Escola Rodoviária, onde os alunos tiveram oportunidade de praticar sinalética e regras de trânsito e onde se registaram bons momentos de convívio entre professores, alunos, agentes da GNR e técnicos da Escola Rodoviária (FOTOS 3 e 4). Os alunos preencheram um questionário abordando alguns assuntos debatidos 27

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

PROJECTOS E ACTIVIDADES

durante a primeira parte da visita, reforçando-lhes assim a atenção dispensada à mesma. Foi também aplicada uma ficha de avaliação da visita de estudo onde a grande maioria dos alunos referiu que gostou muito de fazer a parte prática da pista rodoviária e pontuou com nota máxima a organização da visita e o atendimento. No caso particular das turmas do 9º C e 9º D, devido às más condições climatéricas registadas aquando da sua visita de estudo (28/Janeiro), apenas alguns alunos mais corajosos fizeram-se à pista (FOTO 5), pelo que, a maioria ficou privada de executar a segunda parte da visita. Já nessa altura ficou a intenção, por parte de todos os intervenientes de, na medida do possível, repetir essa parte da visita numa altura com condições climatéricas mais favoráveis. Reunidas as condições necessárias, realizar-se-á, no próximo dia 1 de Junho, a repetição da parte prática da visita para os referidos alunos. Finalmente, registam-se alguns comentários gerais feitos pelos Encarregados de Educação sobre a descrição que os respectivos educandos lhes fizeram sobre a visita de estudo: “Esta visita de estudo foi bastante benéfica para o meu educando pois ficou a saber mais conceitos relacionados com a estrada. Acho que esta visita de estudo devia ser feita por todos os alunos de todas as escolas”. “Acho que foi bom para a formação pessoal da minha filha e para que tenha maior noção da prevenção rodoviária”. “Foi interessante para os alunos conhecerem a Escola Rodoviária e as regras de trânsito”. “Notamos que o nosso educando está muito mais informado em relação à prevenção rodoviária em termos de sinais, cumprimentos de regras, deveres do condutor e peão e direitos de ambos”. “Achei uma boa iniciativa”. “Na minha opinião é muito importante alertar já os adolescentes a terem um comportamento cívico e responsável para com as regras do código da estrada. Acho que esta visita de estudo foi benéfica e apropriada para dar a entender aos adolescentes quais os grandes problemas da sociedade relativamente a este tema”. Fernanda Paula Mota Projecto “Escola Mexer”

de

Poiares

a ponTe

Olá Amiguinhos, Nós somos os alunos do 2º e 3º anos da E, B 1 de Pigeiros. De entre muitos trabalhos, realizados por nós, optámos por apresentar o que fizemos para oferecer à nossa querida mãe. A planta que aqui vêem foi plantada no Dia da Árvore. O vaso foi decorado e o postal que acompanhou a nossa prenda foi escrito, recortado e pintado por cada um. Espero que gostem!

A Escola E.B. 1 de Goim – Romariz inscreveu-se no “Projecto Escola a Mexer”, promovido pelo CREM, sendo este Projecto um concurso de animação do espaço escolar. Pusemos “mão à obra” e com o envolvimento de toda a Comunidade Escolar (Alunos, Professores, Auxiliares de Acção Educativa, Associação de Pais) e Autarquia (Câmara e Junta de Freguesia), lá está a nossa escola a ficar completamente ajardinada. A azáfama é grande. Coloca-se o sistema de rega, arranja-se a terra, plantamse as árvores e outras plantas, semeia-se a relva, fazem-se bonitos canteiros com Um abraço dos alunos da E, B 1 de Pigeiros pedrinhas e outros materiais! Lançou-se um desafio às turmas para que criassem um logótipo/símbolo para a Escola. Houve muita criatividade e o resultado foi fantástico. E como o objectivo deste concurso consiste em “estimular o gosto pelo espaço escolar no sentido de adquirir a responsabilidade, o respeito e o sentimento de pertença”, esperamos que esta actividade contribua para que a Escola seja ainda um espaço mais agradável. Que bonito será quando a relva crescer! A Escola E.B.1/JI de Goim - Romariz

ALERTA! A equipa do Projecto Segurança do Agrupamento informa toda a comunidade que do dia 12 a 19 de Junho será dinamizada a Semana da Segurança. Na escola sede organizar-se-ão exposições com os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano lectivo em todas as escolas do Agrupamento. Para além disso, serão calendarizadas oportunamente actividades em parceria com a Câmara Municipal da Feira, Biblioteca da escola e directores/ titulares de Turma. Os elementos da Comunidade Educativa estão convidados a participar nas actividades e a visitar as nossas exposições, bem como a registar no livro “Saber viver em segurança” todas as preocupações ou sugestões de formação para o próximo ano lectivo. A equipa de Segurança agradece toda a colaboração da comunidade educativa convicta que a segurança de uma escola é da responsabilidade de cada um de nós. 28

A Coordenadora do Projecto - Goreti Rocha


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

quando a minha mãe morrer ela vai dar-me carinho No âmbito da Área Curricular Não mesmo que seja muito antiga Disciplinar de Formação Cívica trabalhou-se o tema “Os Afectos” A Árvore dos Abraços através da visualização e exploração vê meninos a brincar, de um powerpoint baseado no livro A a correr e a saltar Árvore dos Abraços. Aqui ficam alguns A Árvore dos Abraços versos: é carinhosa e muito amorosa A Árvore dos Abraços

A Árvore dos Abraços

dá amor e muitos abraços gosta que lhe dêem abraços e beijinhos

Gosto muito de abraços porque têm muito amor A Árvore dos Abraços dá-nos uma flor cheia de amor

A Árvore dos Abraços dá alegria, flores e também bastantes abraços

A Árvore dos Abraços dá abraços a quem merece a árvore não é má e não dá abraços a quem só lhe apetece

A Árvore dos Abraços gosta de criar laços!

Olá! No Dia do Pai tivemos, mais uma vez, uma aula de PNEP onde ouvimos a história – “Pê de Pai”. É uma história muito linda, com uma capa e umas guardas espectaculares. Ora vejam:

A Árvore dos Abraços é muito minha amiga ela gosta de abraços e dá miminhos

A Árvore dos Abraços é mãe dos seus maiores amigos

A Árvore dos Abraços dá-me tantos abraços e carinho que até dá para encher um carrinho

A Árvore dos Abraços é muito minha amiga, quando brinco com ela, dá-me uma fitinha!

A Árvore dos Abraços dá-nos mil beijinhos e um ramo de abraços

A Árvore dos Abraços é muito minha amiga

Turma do 4º ano B Escola E.B. 1 Igreja – Milheirós de Poiares

Depois disso fizemos um cartaz chamado ABC do Pai/Qualidades. Gostamos tanto do resultado final que resolvemos mostrar-vos aqui, no Jornal escolar. Esperamos que gostem! ABC do PAI/Qualidades Pai a amigo Pai b bondoso Pai c calmo Pai d descarado Pai e elegante Pai f famoso Pai g guloso Pai h habilidoso Pai i inteligente Pai j jovem Pai l lindo Pai m maravilhoso Pai n notável Pai o original Pai p paciente Pai q querido Pai r rápido Pai s simpático Pai t tímido Pai u único Pai v valente Pai x xenófilo Pai z zeloso Turma do 1ºAno A Escola Eb1 Igreja – Milheiros de Poiares

“Um livro é um mundo mágico cheio de Magia há ao ler um livro. Livro que mata momentos de solidão e dá pequenos sinais…” momentos de prazer. Um livro é uma montanha de letras que Prazer temos de ouvir uma história. História hoje ouvimos “ Ladrão de Palavras” formam palavras. Ladrão de Palavras era o “medo”. Palavras que me ajudam a imaginar. Medo que por magia desapareceu. Imaginar o mundo em que vivemos. Vivemos sonhando com a magia das Desapareceu e o mundo ficou mais radioso. Radioso brilhando nele a coragem. palavras… Palavras que nos encantam: sol, alegria, Coragem ensina a sermos livres. Livres como as gaivotas a voar… amor… Amor, solidariedade e de felicidade. EB1 Igreja, Milheirós de Poiares - 2 Ano B Felicidade enche o coração de magia. 29

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe


PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

Visita a Joué-les-tours

de

Poiares

a ponTe

No dia 7 de Maio, eu Marcelo, aluno do 4.º ano da Escola E.B.1 de Pigeiros, fui a uma visita a França «Joué-les-tours» no âmbito do projecto Assembleia de Crianças organizada pelo Centro de Recursos Educativos de Lobão. A minha estadia em França foi de 5 dias numa Escola de Formação chamada CFA . Na Quinta-feira de manhã levantei-me as 3h 30min, para que o monitor André me transportasse até Sta. Maria da Feira, onde depois fui de autocarro até ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto. Fomos fazer o check-in e às 7h e 5min levantámos voo de avião, com destino a Paris ao aeroporto de ORLY. Viajei de TGV desde Montparnasse até Joué-les-tours e cheguei ao CFA por volta das 2h e 30 min da tarde . Nos dias em que lá estive, fiz inúmeras actividades das quais vou destacar: - patinagem no gelo - caiaque - futebol - badminton - escalada - plantei uma árvore em memória dos 20 anos da geminação. Entre outras coisas….. Jantei 3 vezes no palácio de Bretonnières. Como eu me poderia esquecer dos convívios com os franceses, fizemos: jantares, almoços, onde fizemos um bufete com doces tradicionais portugueses, mostra de talentos, convívio com pessoas importantes, como vereadores, presidentes como o Sr. Alfredo Henriques e o Presidente de Joué-lès-tours. Visitei o palácio onde o famoso Leonardo Da Vinci foi convidado a estar lá 3 anos pelo rei daquele tempo Até fomos a escola deles e almoçamos lá! Antes de chegar, fui à Torre Eiffel e recebi uma lembrança. No aeroporto de ORLY comprei 2 lembranças: uma para a minha turma e outra para a minha mãe. E foi isto o que eu fiz em França. A minha parte favorita de toda a viagem foi a de andar de avião. Na viagem de volta quando estava a andar de avião, um motor falhou por causa da turbulência. Adorei esta viagem. Marcelo - 4.º ano - EB1 de Pigeiros

Acidentes domésticos responsáveis pela morte de crianças Segurança no lar As crianças aprendem por imitação, coisas perigosas nos primeiros anos de vida, pois não sabem distinguir o que é perigoso e o que é útil. Por isso, os adultos devem evitar ter certos comportamentos na presença de crianças. A falta de tempo ou interesse dos pais para se dedicarem à segurança dos seus lares poderá resultar num acidente e comprometer o futuro das suas crianças. Onde estão os riscos? Cozinha: espaço propício a acidentes, principalmente por ser o local onde as pessoas permanecem a maior parte do tempo e por concentrar: chama, temperatura, electricidade, equipamentos rotativos, dispositivos cortantes, etc. Despensa e área de serviço: neste local existe material muito atraente às crianças, como por exemplo caixas de detergentes, desinfectantes, esponjas macias, óptimas para coçar as gengivas... Casa de banho: normalmente neste local estão guardados medicamentos. Estes atraem as crianças pelas cores, formatos e por serem fáceis de colocar na boca, no nariz e nos ouvidos. Animais: os animais conhecem as crianças, porém as crianças não reconhecem as suas reacções. Algumas dicas de prevenção: · Não tome medicamentos na frente de crianças; · Não coloque canetas nem lápis na boca na presença de crianças; · Não compre brinquedos que possibilitem o desmonte em partes pequenas; · Coloque protectores em todas as tomadas eléctricas; 30


Jornal

Escolar

· Não deixe bocais de lâmpadas sem as mesmas; · Evite que a criança esteja sozinha na cozinha, principalmente durante o período em que estão a ser preparadas refeições; · Use apenas liquidificadores e torradeiras longe da presença de crianças; · Mantenha as facas e os garfos fora do alcance das crianças; · Mantenha todo o material de limpeza em local inacessível às crianças.

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

Projecto Segurança em Acção

A equipa do Projecto Segurança do Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares calendarizou algumas acções de sensibilização que decorreram nos meses de Abril subordinadas a temáticas como: “Pequenos gestos - Protecção Ambiental” e “Violência em Meio Escolar”. Estas acções tiveram Alunos da Turma 8ºA como objectivo primordial alertar os vários elementos da Comunidade Educativa e procurar contribuir para melhorar as condições de segurança no Dia da Mãe seio da comunidade educativa. A acção sobre Protecção Ambiental decorreu no dia 28 de Abril e esteve a Na escola aprendemos um pequeno poema cargo da Eng. Ana Lima do Gabinete de Ambiente da câmara de Santa Maria da para recitarmos à nossa Mãe no seu dia. O Feira. Nesta acção destinada aos alunos do 2º ciclo foram abordados conceitos poema é: relativos aos resíduos e sua gestão. Os alunos assistiram à apresentação que lhes transmitiu informação relativa por exemplo à quantidade de lixo que cada Na escola, munícipe da Feira produz, quando e como é feita a recolha dos resíduos e a A professora falou, necessidade de se proceder à separação dos diferentes resíduos para posterior Que hoje, reciclagem. Era o teu dia Mãe. Corri para casa, Fui ao mealheiro. Não tinha dinheiro. E lembrei-me do jardim. Corri, E fui às flores, Que são meus amores, Criados por ti! Colhi uma, Dei-lhe um beijinho. E logo à noitinha, E porque cuidar do Ambiente é uma questão de segurança contamos com Quando chegares, a participação de todos os que assistiram às palestras para passarem a palavra Tens a prenda, sobre a necessidade de mudar hábitos e reduzir a quantidade de resíduos que Tens-me a mim produzimos diariamente. E tens o amor A Equipa do Projecto Segurança tendo em consideração algumas Que é a flor preocupações que os alunos nos fizeram chegar, entrou em contacto com os Do nosso Jardim! agentes da Escola Segura e calendarizaram-se acções para os alunos do 7º e 8º anos subordinadas à temática da violência em meio escolar. As acções As nossas mães gostaram muito de o ouvir abordaram as questões relativas à violência na Sociedade em geral e em e até tivemos de o repetir! particular na Escola. Para os alunos do 8º ano a acção deu particular ênfase a situações que podem ou não ser consideradas actos crime. EB1 do Carvalhal - 2º,3º e 4º anos Porque não devemos fechar os olhos quando os mais fracos são vítimas dos mais velhos, dos grupos esperamos que estas acções tenham permitido aos alunos reflectirem sobre as suas condutas enquanto cidadãos. Quando os esforços se unem à volta de uma causa, neste caso, tudo o que envolve a segurança na escola, tudo se pode tornar melhor... Torna a tua escola, uma ESCOLA DE NÍVEL DE SEGURANÇA EFICAZ. A Coordenadora da Equipa do Projecto Segurança

31

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

PROJECTOS E ACTIVIDADES

10 REGRAS DOURADAS SOBRE SEGURANÇA NA INTERNET

de

Poiares

a ponTe

Segue estas regras douradas para uma fantástica viagem cheia de divertimento em segurança na galáxia da Internet. 1- Pede aos teus pais permissão antes de ligares à internet! Lê as dicas de segurança na Internet com os teus pais, professor ou educador. Deixa-os saber do que és capaz “on-line”. Usa apenas a Internet quando os teus pais tiverem dado permissão e apenas durante o período de tempo que eles te permitiram usá-la. 2- Diz aos teus pais para eles estarem contigo enquanto estás “online” Tu podes querer saber algumas orientações com que os teus pais estão preocupados durante o uso do computador, tais como o tempo e locais a visitar na Rede Mundial. Mostra-lhes os teus locais favoritos na Internet. Fala-lhes sobre as pessoas que conheceste “online” e as coisas sobre as quais falaste. Deixa-os saber dos teus “amigos do teclado” e das suas tradições. Envolve-os nas tuas actividades “online”! 3- Apresenta o endereço de correio electrónico da tua família, mesmo que tenhas o teu próprio! É “fixe” ter o teu próprio endereço de correio electrónico mas é sempre uma boa ideia colocar o endereço da família e depois informar do teu próprio endereço depois de estares absolutamente certo que o remetente é digno de confiança. 4. NÃO divulgues o endereço da tua casa, do trabalho dos pais ou informação sobre a escola. Isto também se aplica a números de telefone. Se estiveres a entrar num concurso ou a registar-te num novo “site”, discute o assunto com os teus pais ou educadores em primeiro lugar e obtém a autorização deles. Mostra-lhes o “site” e a razão por que tu gostarias de divulgar o teu endereço. Se tiveres um apartado, usa-o como teu endereço! Se quiseres ficar amigo por correio normal com alguém, em primeiro lugar tu deverás falar com os teus pais sobre isso e obter a autorização deles para divulgar o teu endereço. 5- NÃO deves usar o teu apelido verdadeiro enquanto estás “online”, especialmente se não for vulgar. Uma ideia melhor é usar o teu nome do meio como último nome, ou divertires-te e inventares um! Se tu decidires que gostarias de usar o teu verdadeiro último nome, por favor, antes fala com os teus pais sobre isso! 6- Nunca concordes em encontrar-te com alguém, em qualquer lugar sem falar com o teu pai ou mãe ou educador sobre isso e obter a aprovação deles. As pessoas podem não ser quem elas dizem que são! Se tu decidires encontrar-te com alguém que conheceste “online”, conversa em primeiro lugar com os teus pais. Se eles concordarem com o encontro, faz com que eles te acompanhem e combina o encontro num local público (onde exista muita gente à volta)! 7- Nunca forneças a tua palavra-chave a qualquer pessoa por qualquer razão! As ÚNICAS pessoas que PRECISAM de a conhecer, já a têm, não importa o que te digam! 8- Não respondas a nenhuma mensagem por correio electrónico se achares que elas são ofensivas, estranhas, más ou incomodativas para ti. Mostra a mensagem imediatamente aos teus pais ou professores ou qualquer adulto em que confies para que eles possam tomar as devidas acções ou aconselhar-te no que fazer. Esta é geralmente a melhor solução. Não fiques desanimado se receberes mensagens que te façam sentir pouco confortável. Mais importante, não imites aqueles miúdos ou miúdas que escrevem mensagens rudes. 9- Não envies imagens digitalizadas de ti próprio ou da tua família para quaisquer pessoas a não ser que tenhas a aprovação dos teus pais. Se tiveres uma página pessoal na Internet, os teus pais também devem escolher as imagens que tu deves colocar. 10- Pára imediatamente se vires ou leres alguma coisa num “site” da Web que te incomode ou seja ofensivo para ti. Alguns “sites” não são dirigidos para crianças e tu podes acidentalmente chegar a esse “site” através de um “hiperlink”. Fala com os teus pais ou professores sobre isso. Traduzido e adaptado de World Kids Network A equipa do Projecto Segurança

Deves conhecer os vários tipos de perigos e ameaças numa ligação à Internet. Como tal, pretendemos informar-te um pouco mais acerca da “segurança na Internet”. Desfruta da Internet em segurança! Jogos on-line- Cuidados a ter: Informa-te: classificações dos jogos; declarações de privacidade; termos de utilização aceitável de todos os sítios de jogos on-line; · Tenta jogar sempre com amigos offline, evitando conversar com desconhecidos; · Nunca reveles informações pessoais (por exemplo, o nome, a idade, o sexo, ou o endereço de casa), nem mostres fotografias tuas ou de amigos e familiares; · Se um jogador utilizar linguagem inadequada: bloquear as suas mensagens e denunciá-lo aos administradores do 32


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

jogo; sejam pedidas nos sítios Web que visitas. · Utiliza a conversação por voz de forma · Se algo que estás a ler ou a ver no sensata: atenção ao disfarce de voz; computador te fizer sentir pouco à vontade, · Fica atento a situações de assédio e desliga-o. intimidação em jogos on-line. · Nunca aceites encontrares-te pessoalmente com alguém que conheceste Hi5 e MySpace - Cuidados a ter: online. · Proteger as informações pessoais; · Nunca marcar encontros com estranhos; Partilha de ficheiros · Verificar os comentários regularmente; Cuidados a ter: · Fotografias: pensar antes de publicar; Nunca abrir anexos de mensagens de email ou mensagens · Ser honesto em relação à idade. instantâneas de desconhecidos. · Pensar antes de clicar em hiperligações que apareçam em E-mail – Cuidados a ter: mensagens (e-mail, mensagens instantâneas, janelas pop-up e a faixas Ter software antivírus activo e actualizado; publicitárias). · Não abrir mensagens que avisam de perigos · Não clicar em botões com o texto “Agree”, “OK”, “I accept”, (reais?); para fechar uma janela publicitária, um aviso inesperado, ou mesmo · Não correr programas de origem uma oferta para remover spyware. Fechar a janela clicando no botão desconhecida; existente no canto superior direito ou premindo as teclas A L T + F 4 · Não enviar informação confidencial por e- do teclado. mail; · Fazer transferências apenas de sítios fidedignos. · Usar uma “firewall” pessoal; · Respeitar a legislação em vigor. · Desligar as opções de execução de JavaScript, · Os programas de partilha de ficheiros têm riscos adicionais ActiveX ou programas Java. (software nocivo (ou malware) ou levar a transferência de conteúdos ilegais). 3 regras básicas para navegar em segurança na · Partilhar ficheiros apenas com pessoas que se conhece. Internet : · Usar software antivírus actualizado para verificar cada ficheiro · Nunca reveles o teu nome, número de novo antes de o transferir e reproduzir. telefone, endereço, palavras-passe, ou quaisquer A Equipa Projecto Segurança outras informações pessoais, mesmo que estas te Plano de emergência escolar – Acções de sensibilização A equipa de segurança do agrupamento de Milheirós de Poiares iniciou as suas actividades no ano lectivo transacto no intuito de melhorar as condições de segurança no seio da comunidade educativa. Entre as diversas actividades desenvolvidas e que constam em relatório, tornou-se necessário apresentar a todos os membros da escola o Plano de Emergência para uma simulação de evacuação. No presente ano lectivo, alguns directores de turma manifestaram interesse em assistir a formação nesta matéria. Para tal, a equipa do Projecto Segurança do Agrupamento calendarizou para os dias 17 e 20 de Abril, uma acção de sensibilização subjacente à temática: “Plano de Emergência Escolar” dirigida às turmas do segundo e terceiro ciclos, que decorreu na biblioteca do Agrupamento. O objectivo foi apresentar de forma clara e objectiva todos os procedimentos a tomar em caso de exercício de evacuação ou situação de emergência e também explicitar todas as dúvidas inerentes ao plano. Nos dias 22 de Abril e 6 de Maio realizaram-se acções de sensibilização do Plano de Emergência para assistentes administrativos, assistentes operacionais e docentes. E ainda ao cuidado dos Bombeiros Voluntários de Arrifana, foi apresentada uma oficina de formação para uso / manuseamento de extintores. A equipa espera ter trabalhado no sentido de colmatar as dificuldades e receios da comunidade e pretende sobretudo ajudar a construir uma escola mais segura, onde se trabalhe em segurança.Um bem-haja a todos. A Equipa do Projecto Segurança

33

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe


PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

ACIDENTES DOMÉSTICOS: SAIBA COMO MINIMIZÁ-LOS

a ponTe

Avaliar os riscos de acidentes em casa é o primeiro passo para reduzir a sua incidência e tornar a sua casa mais segura. Tidas como portos de abrigo, as nossas casas escondem mais perigos do que poderíamos imaginar, responsáveis pelos inúmeros acidentes domésticos registados diariamente. Prevenir é a melhor opção, sobretudo quando a casa é habitada por crianças e idosos, os grupos expostos aos maiores riscos. Sem sustos nem sobressaltos Palco principal dos acidentes mais graves, a cozinha deve ser alvo de cuidados acrescidos. Antes de mais convém ter em atenção a arrumação de gavetas e prateleiras, evitando manter os artigos grandes e pesados nas prateleiras mais elevadas. Alimentos de consumo diário e utensílios mais utilizados devem encontrar-se sempre à mão. Atenção, no entanto, aos objectos cortantes, que devem manter-se longe do alcance das crianças e bem arrumados. As facas de cozinha, por exemplo, não devem misturar-se com as colheres de pau, raladores ou espátulas na mesma gaveta, nem atiradas descuidadamente para dentro do lava-loiça, sob pena de se revelarem armas de corte excepcionais. Asas de tachos (sobretudo fritadeiras, a manter sempre sob supervisão) em cima do fogão devem manter-se viradas para dentro de forma a não provocarem a queda ou derrame dos mesmos devido a encontrão nem despertarem a curiosidade dos mais pequenos – em questão estão queimaduras profundas com consequências que podem revelar-se gravíssimas. Uma das soluções possíveis é instalar uma protecção metálica à volta do fogão – há modelos que já a trazem instalada. Tapetes com boa capacidade de absorção de salpicos de água são também essenciais na cozinha e casa de banho, prevenindo quedas e consequentes fracturas ou traumatismos. O mesmo se aplica à banheira, a proteger com tapete antiderrapante. Encontra também facilmente aplicações com motivos vários no mercado para aplicação na banheira e, por que não, no chão de ambas as divisões. Manter produtos de limpeza e químicos de natureza vária nas embalagens de origem é um hábito a adquirir, bem como guardá-los longe do alcance de crianças e animais domésticos. O mesmo é aplicável aos medicamentos, a passar em revista periodicamente, de forma a descartar os que estão fora de prazo (entregue-os na farmácia). Sem fumo e muito menos fogo Repentinos e rápidos a alastrar, os incêndios têm maioritariamente origem em descuidos, gestos evitáveis. Por isso, nunca é demais recordar alguns cuidados básicos. Regra número um é não deixar isqueiros nem fósforos ao alcance de crianças, bem como resguardar as lareiras acesas com protecção adequada. Por muito tentador que seja, não ponha roupa a secar em cima de aquecedores, nem deixe velas acesas próximo de cortinas ou materiais inflamáveis. Os fumadores devem redobrar a atenção quando sonolentos ou sob o efeito de medicamentos ou álcool, que condicionem o estado de vigilância; de evitar também fumar na cama. Se sentir cheiro a gás, NÃO CARREGUE EM NENHUM INTERRUPTOR; desligue fogão, esquentador ou aquecedor, abra as janelas e ligue para os bombeiros e/ou companhia eléctrica. Adquira um extintor, aprenda a usá-lo e certifique-se que todos os elementos da família sabem onde fica guardado. Se não conseguir apagar o fogo, não insista – saia de casa e chame os bombeiros. A Coordenadora Projecto Segurança Goreti Rocha

Na festa realizada no dia 2 de Maio na E.B.2,3 de Milheirós de Poiares (Esc+) os meninos da sala B do Jardim-de-infância de Pereiro participaram com a canção «Olha a bola Manel». De muitas canções que aprenderam este ano, esta foi uma das preferidas. Como gostaram muito quiseram adaptar em homenagem aos 7 finalistas que nos vão deixar. Os não finalistas, incluindo a Andreia, o Rafael e a Tatiana, que não se encontram na foto, mandam beijinhos e desejam muitos sucessos académicos aos finalistas. CANÇÃO Música: Olha a bola Manel Letra adaptada pelos alunos da sala Refrão Olha os meninos da sala Olha os meninos da sala Em que 7 vão sair Olha os meninos da sala Olha os meninos da sala 34

Para a pré não tornam a vir Refrão A nossa sala era bonita Tinha jogos p’ra brincar Mas alguns destes meninos Em Julho vão nos deixar Refrão Os finalistas estão tristes Pois a pré vão deixar Na escola primária Vão ter muito que estudar Refrão Os meninos que vão ficar Aguardam a visita Daqueles que vão sair Desta escola bem bonita Jardim de Infância do Pereiro - Turma B - Ed. Maria dos Anjos


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

PROJECTOS E ACTIVIDADES

a ponTe

Visita ao Centro Social No dia 22 de Janeiro, os alunos do 5º C foram ao Centro Social Dr. Crispim com as professoras Ana Bastos, Camila Oliveira e Fátima Peixoto com o objectivo de sinalizar barreiras para pessoas com deficiência ou incapacidade no âmbito do concurso “Escola Alerta”. Os alunos estiveram a falar com a Dra. Eugénia, uma senhora muito simpática, que serviu de guia. Primeiro, mostrou o ATL. Lá, os alunos identificaram algumas barreiras, tais como: - Não ter rampa à entrada; - As rampas eram muito inclinadas; - As sanitas não tinham apoio; - As carrinhas não tinham suporte para transportar pessoas em cadeira de rodas. A seguir, os alunos foram visitar o Centro de Dia. À entrada, encontraram logo uma barreira, uma rampa muito inclinada. No lar de idosos, os aspectos positivos eram muitos: - Corrimões de apoio nos corredores; - Cadeiras de rodas e polibãs para tomar banho; - Sanitas com apoio para pessoas com dificuldade em baixar-se; - Uma máquina com um cesto para o transporte de pessoas com dificuldade de movimentação; - E, por último, um elevador com identificação dos números em Braille. E foi assim a visita ao Centro Social de Milheirós de Poiares. Carlos, Fátima, Leandro e Marcelo - 5ºC

Centro Social Paroquial de Romariz - Alegria na descoberta… Mais uma vez, aqui estamos para dar a conhecer aos leitores as nossas notícias. No passado dia 9 de Abril, as crianças do C.A.T.L e pré-escolar foram ao Planetário Calouste Gulbenkian de Lisboa. No Planetário, durante quarenta minutos, foram abordados alguns temas bastante aliciantes: · O céu nocturno · As constelações (ursa maior e menor) · A estrela polar e os pontos cardeais · Os movimentos de rotação e translação da terra · O sistema solar · O fenómeno da trovoada · As fases da lua · Os eclipses As crianças gostaram muito da visita de estudo, onde tiveram a oportunidade de intensificar os seus conhecimentos sobre a astronomia. No dia 24 de Abril, algo de inovador aconteceu no Centro Social Paroquial de Romariz… A rádio Regional Sanjoanense esteve em directo na nossa Instituição. Ao sintonizar a emissora 88.1, todos os ouvintes tiveram a oportunidade de escutar as crianças, que participaram em directo com adivinhas e canções. Esta emissão dedicada às iniciativas do Centro Social Paroquial de Romariz, foi muito importante, visto que foi de encontro ao tema do nosso Projecto “Crescer com os meios de comunicação”e tivemos a oportunidade de dar a conhecer a nossa Instituição. É de louvar a iniciativa do Sr. Manuel e do Sr. Santos da Rádio Regional Sanjoanense que nos proporcionou uma tarde tão animada e agradável. O nosso muito obrigado a todos os que tornaram possível a realização desta emissão de rádio na nossa Instituição. No dia 10 de Maio, participamos na II Feirinha da Canhota que se realizou na sede dos Escuteiros de Romariz. Na festa não faltaram

as barraquinhas com uma grande diversidade de “comes e bebes”, a barraquinha dos escuteiros, das Vicentinas e do Centro Social Paroquial de Romariz, bem como alguns jogos tradicionais que nos fizeram recordar os tempos antigos. Foi uma tarde dinâmica, com momentos divertidos e com algumas surpresas. Desde já, o nosso muito obrigado, pelo convite e pela oportunidade que nos deram de participar neste evento. No dia 11 de Maio, as crianças da creche dois e três foram ao Jardim Zoológico da Maia. Apesar de nesse dia as condições climatéricas não terem sido as melhores, as crianças estavam motivadas e o tempo foi bem aproveitado pelas mesmas com bastante 35


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

PROJECTOS E ACTIVIDADES

Centro Social Paroquial de Romariz

“Crescer utilizando os meios de comunicação”

entusiasmo. Na arca de Noé, as crianças viram uma grande variedade de répteis e peixes. Mas o que as crianças mais apreciaram foi sem dúvida o show das focas, que foi muito divertido e teve uma vertente pedagógica sobre a separação do lixo apelando à reciclagem tão benéfica para o nosso planeta. A Educadora de Infância, Maria Idilia Pais Conceição

36

As crianças do pré-escolar realizaram várias visitas integradas no Projecto Sócio –Educativo da instituição, visto que este ano lectivo um dos sub-temas do projecto é “Crescer utilizando os meios de comunicação”. Pretendemos dar a conhecer às crianças a evolução e a função de cada meio de comunicação. O primeiro grupo a fazer a sua visita foi o de 3 anos no dia 6 de Março à Tipografia das Missões de Cucujães. O objectivo principal desta visita foi conhecer o funcionamento de uma Tipografia. As crianças ficaram a saber como esta evoluiu através dos tempos. Visualizaram os primeiros caracteres de impressão e também as máquinas que tecnologicamente foram evoluindo. Viram todas as etapas necessárias e ainda ficaram a saber como se faz a impressão de livros, revistas, jornais e calendários. Seguiu-se a visita do grupo de 5 anos no dia 16 de Março à Rádio Regional Sanjoanense, tendo como objectivo ficar a conhecer o funcionamento de uma Rádio. Foi explicado às crianças como eram feitas as transmissões e visualizaram os aparelhos utilizados. No dia 30 de Março o grupo de 4 anos visitou as instalações do jornal “ O Regional”. O editor do jornal explicou o funcionamento deste órgão de comunicação social, apresentou os vários jornalistas que realizavam as notícias. Posteriormente estiveram numa sala onde foi explicado o processo da paginação do jornal. Ainda tiveram a oportunidade de visitar a Rádio Regional Sanjoanense onde fizeram experiências com as vozes das crianças. Seguidamente, foram ao estúdio principal onde uma criança do grupo falou em directo. Estas visitas foram filmadas e serão guardadas na instituição para futuramente serem utilizadas como fonte informativa. É de salientar o entusiasmo que as crianças mostraram nestas visitas e a motivação que tiveram ao conhecer estes meios de comunicação. A educadora de infância Glória Leite


Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

Visita de Estudo às Pegadas de Dinossauro e ao Museu da Lourinhã

No dia 23 de Abril de 2009, a minha turma do 7ºB e todos os sétimos, fomos a uma visita de estudo a Ourém e à Lourinhã, organizada pela professora de Ciências Naturais, Ana Cristina Sá. Saímos da escola às 7:30 da manhã. A viagem foi divertida: conversamos, cantamos, jogamos alguns jogos no telemóvel ou na PSP. Chegamos às Pegadas de Dinossauros às 10:00 horas. Vimos um filme sobre a história do planeta Terra, durante 10 minutos e quando acabou, fomos ver as pegadas de dinossauros que estavam marcadas nas rochas. Eram vinte trilhos de pegadas de dinossauros que por ali passaram, há milhões de anos atrás. De seguida, fomos almoçar. Eu levei uma toalha de mesa e as professoras estiveram a tirar fotografias. Na parte da tarde, fomos à Lourinhã, visitar o museu da Lourinhã. Este museu tem três salas de exposições, uma delas, a que mais gostei, a dos fósseis, vi ossos fossilizados transformados em pedras, vi pegadas, ovos de dinossauro, também fossilizados e umas pedrinhas (gastrólitos) que os dinossauros engoliam para facilitar a sua digestão. A seguir, paramos numa estação de serviço e aproveitamos para lanchar. Chegamos às 19:50 cansados mas felizes. Foi um dia diferente.

Jaime David Lima da Silva do 7ºB Nº10

DIA DA EUROPA - CURIOSIDADES… 9 de MAIO de 2009 - A Comemoração “Dia da Europa” – surge 1985 (Cimeira de Milão) - Marco Inicial - 1950 (Robert Schuman), Paris, propôs uma união de países – actual União Europeia - Bases da União – Paz, Solidariedade, Desenvolvimento Económico e Social e Equilíbrio Ambiental - Recursos que serviam de base do poder militar – carvão e aço - Número de países que constituem a actual Europa – 48 - População – 744 717 000 habitantes - Superfície – 10 498 000 Km2 - Densidade Populacional – 70 hab / Km2 - Principais Idiomas – 6 Línguas (Inglês, Francês, Russo, Italiano, Polaco e Alemão) - Ponto de maior altitude – Elbrus (5642m), no Cáucaso - Ponto de menos altitude – Mar Cáspio (-28m), na Rússia - Maior Rio – Volga (3688Km) - Rio que percorre maior número de países – Danúbio - Maior Lago – Ládoga, na Rússia - Maior lago Artificial – Barragem do Alqueva - Ponto mais a Oeste de Portugal – Cabo da Roca - Ponto mais a oeste da Europa – Ilha das Flores - País mais rico – Luxemburgo - País mais pobre – Moldávia - País mais populoso – Rússia (141377) - País menos populoso – Vaticano (890) - Maior país em área – Rússia - Menor país em área – Vaticano - Maior densidade populacional – Mónaco - Menor densidade populacional – Islândia - Número de países da UE – 27 países - Número de países que aderiram ao EURO – 16 países.

Stop! Vamos Ler! No dia 27 de Abril de 2009, tivemos mais um momento de paragem, destinado à leitura, em simultâneo com todas as escolas do agrupamento. Têm sido actividades dedicadas ao encantamento dos livros; histórias contadas em espaços inovadores com ambientes de alegria e grande entusiasmo por parte dos alunos. Eles adoram ouvir e são grandes amigos dos livros! Neste dia a história escolhida intitulava-se “Obrigada a todos” (ver foto), e por isso quero aqui manifestar o meu obrigada a todos aqueles que me rodeiam, em especial às crianças que tanto me ensinam, ajudam e me amam… Bem-haja, a todos os Pais e Mães que estão sempre presentes para colaborar em todo o que é manifestado e aproveito igualmente para agradecer às colegas, auxiliares e monitoras que tanto me ajudam no meu dia-a-dia. O MEU MUITO OBRIGADA A TODOS!!!!!!!!!!! Jardim de Infância do Pereiro Turma A – Educadora Julieta e seus meninos/as

Departamento Ciências Sociais e Humanas

37

PROJECTOS E ACTIVIDADES

Jornal

A MAGIA DAS PALAVRAS

a ponTe


A MAGIA DAS PALAVRAS

Jornal

Escolar

do Agrupamento

Dias diferentes com as aulas do PNEP

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

Durante este ano lectivo, a turma do 1º ano da Escola E.B.1 Igreja-Romariz, à semelhança de muitas outras turmas deste agrupamento, foram tendo aulas relacionadas com o PNEP (Plano Nacional de Ensino do Português), vivenciando, por conseguinte, experiências/aprendizagens algo diferentes das habituais. A última sessão tutorial, subordinada ao tema “O Ensino da Leitura: A Avaliação”, entre outras actividades, contou com um Loto do “ss” e do “s=z”, associado a uma apresentação das respectivas imagens em Power Point. Outra actividade que merece destaque nesta sessão, é a Teia de Palavras: o aluno detentor de um novelo de lã procede à leitura das palavras do seu cartão previamente distribuído, identificando o intruso (palavra que não tem a primeira sílaba igual e que não contém o caso de leitura das outras duas). Após esta tarefa atira o novelo a outro colega para que este siga as mesmas instruções e assim sucessivamente, até que todos os elementos da turma sentados em círculo, tenham feito o mesmo; no final ficará uma teia de lã – Teia de Palavras. Em suma: muito haveria a dizer sobre estas aulas no âmbito do PNEP, mas apenas fica aqui um ténue apontamento, um exemplo de muitos que se poderiam ter escolhido. E como as crianças são as mais interessadas, aqui ficam as suas opiniões sobre “as aulas com a professora Júlia” (a nossa formadora de serviço): Alzira – Gosto muito destas aulas, pois fazemos mais jogos; Os Músicos de Bremen Beatriz – As aulas são bonitas! Leandro – São aulas boas e assim aprendemos mais; Uma vez chegados a Bremen, nem tudo foi Jorge – Estas aulas são muito divertidas! fácil! A primeira coisa que fizeram, foi dirigirem1º Ano - Igreja Romariz se para a escola de música. Para facilitar as coisas, elegeram o burro como porta-voz do grupo. Restava agora fazerem as inscrições. Ao verem quatro animais falantes quererem ser músicos, todos acharam que só podia ser a anedota do dia. Escusado será dizer que foram gozados e humilhados, para além de lhes recusarem as inscrições, alegando que era uma escola para humanos. «O que iriam as pessoas pensar daquela escola, sabendo que tinham animais músicos?» Tristes e inconsoláveis, os ex-futuros quatro músicos foram-se embora dali. O burro que não era de desistir, logo teve uma ideia, afinal eles vieram para Bremen para serem músicos. Após contar a sua ideia e todos terem aprovado, meteram mãos à obra! O mais difícil seria mesmo arranjar instrumentos. O cão tocaria o timbale, por isso procuraram no lixo algo que o substituísse, nada melhor que procurar junto aos restaurantes, seria mais fácil encontrarem aí um tacho ou uma panela. A tarefa não foi muito difícil, encontraram logo à primeira. Seguia-se o alaúde. Como já chegava de contratempos, viram um pedinte a tocar um para conseguir algum dinheiro e não hesitaram em ir falar com ele, para que este o emprestasse, em troca dar-lhe-iam o primeiro dinheiro que conseguissem ganhar. Com isto, já teriam as condições mínimas para porem em prática a ideia do burro. Dirigiram-se para a porta da escola de música, com o intuito de provarem que eram suficientemente bons, embora com instrumentos improvisados, para entrarem naquela escola. O burro e o cão tocavam, o gato e o galo cantavam, algo nunca visto: uma mistura de ópera, com uma magnifica melodia de uma serenata. A cidade de Bremen caiu a seus pés, eles passaram a ser conhecidos pelos «músicos de Bremen». Sofia, nº 25 5º A

E se a verdadeira História da Fundação de Portugal prestada na luta contra os Árabes ofereceu-lhe a sua filha em casamento e o Condado Portucalense. Mas na verdade, o maior fosse esta? amor de D. Teresa era de Origem Árabe. Safari, conhecido pelo seu charme arrebatador, arrasava qualquer dama mais sensível. No tempo em que os gatos corriam atrás dos cães Das relações secretas que D. Teresa mantinha com Safari, existiram quatro reinos: reino de Leão, Castela, Navarra nasceu uma linda menina, de nome Jamady. D. Henrique e Aragão. Todos estes reinos lutavam para expulsar os achava que esta era sua e tratava-a com muito carinho. árabes e reconquistar terras. Como era um homem muito ambicioso, tentou matar D. O reino de Castela e de Leão eram governados pelo Afonso VI para ficar com o poder só para si. Para tal engendrou mesmo rei, D. Afonso VI. Este tinha uma filha com o nome uma armadilha. Convenceu D. Afonso VI a ir cavalgar e, de D. Teresa. Era muito elogiada por todos os homens dos no caminho, cavaleiros fieis a D. Henrique, cercaram-no e reinos. amordaçaram-no para este não gritar. Mas nesse momento D. Afonso VI para recompensar D. Henrique pela ajuda 38


Jornal

Escolar

do Agrupamento

apareceu Jamady com a sua mãe à procura do avô. Era costume todas as tardes de sábado D. Afonso VI ensiná-la a montar, pois tinha esperança que esta se tornasse uma grande guerreira. D. Henriques ainda tentou fugir, mas como D. Teresa já há muito tempo desconfiava que este quisesse matar o seu pai, pediu a alguns cavaleiros de confiança de D. Afonso VI que a acompanhassem. Na luta para se defender, D. Henrique é morto por uma espada que lhe atravessa o seu maléfico coração. Jamady correu para junto do seu pai mas este já não respirava. Passado alguns anos Jamady, agora com 16 primaveras, ficou a saber que era filha de Safari, o verdadeiro amor da sua mãe. D. Teresa não queria que acontecesse com Jamady o mesmo que aconteceu com ela e deixou-a escolher o seu amor. Afonso Henriques, seu irmão, já demonstrava ser um bom guerreiro, mas quem o orientava nas lutas era Jamady.

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

Quando eu for grande quero ser…

No tempo em que os gatos corriam atrás dos cães uma menina ajudava as pessoas a resolverem os seus problemas. A menina vivia no Vale das Neves, e o Presidente da Câmara Municipal do Vale das Neves, pediu-lhe para encontrar o marido da sua filha que tinha ido para a guerra. Para encontrar o marido da Juliana, a menina resolveu ir de navio até Angola. Entretanto apareceu um homem com cara de cavalo que começou a tentar afundar o navio. Até que apareceu uma padeira que era leal a todas as pessoas boas. A padeira com a sua pá, que ainda estava quente mandou-lhe na cara e queimou-o todo. Este para aliviar a dor atirou-se à água. Assim, a menina conseguiu chegar a terra e lá encontrou um frasco cheio de nevoeiro. Ela resolveu abri-lo e para seu espanto saiu de lá o lindo marido da Juliana.

· David – Jogador de futebol, quero ser como o Cristiano Ronaldo. Também gostava de trabalhar numa fábrica de brinquedos. · Joana Filipa – Médica, para cuidar dos bebés doentinhos. · Gonçalo – Trolha, parta fazer casas e quero trabalhar para o meu avô. Também quero ser carpinteiro para fazer móveis. · Inês Isabel – Florista, porque gosto de flores e de fazer ramos. Também quero ser cabeleireira para fazer muitos penteados. · Ricardo Miguel – Polícia, para prender os ladrões, parar os carros que andam muito rápido e multá-los. · Eduarda Catarina – Professora para ensinar os meninos a ler, a escrever, a contar e a pintar. Se eu tivesse tempo também gostava de ser bailarina. · João Tiago – Soldado, para lutar contra os maus e os ladrões. · Débora – Pintora, quero fazer muitos quadros para vender. · Tiago Costa – Bombeiro, para apagar os fogos, andar na ambulância e salvar os que têm acidentes. · Rafaela – Cabeleireira, para pentear os cabelos das meninas. · Francisco Leandro – Trolha, para fazer as casas. · Ana Rita – Polícia, para prender quem se porta mal. · Tiago Oliveira – Carpinteiro, para fazer paus de madeira. · Rafael – Polícia, para parar os carros. · Ruben – Médico, para cuidar dos doentes e fazer operações. · Lucas – Polícia, para prender os maus.

Os alunos do 2º ano de Goim-Romariz

Jardim de Infância de Goim

Alunos do 4.º ano da Escola E.B.1 de Goim - Romariz

A menina heroína

Reclamações

Concurso Nacional do Leite Mimosa

Do alto de uma prateleira de uma biblioteca, um livro reclama sobre a sua vida. _ Eu, velho dicionário que sempre fui de grande utilidade, agora cá estou abandonado, e tudo por culpa do livro de botões, o chamado computador. _ Psst, psst. Aqui em baixo! Eu sou o livro de histórias infantis. Olha lá, ó senhor dicionário, eu também já tive dias melhores e nem por isso me ouves a reclamar. No meio de tanta reclamação, há um caderno que se sente feliz. _ Ei, ó amigos! Eu que tenho mais razões p’ra reclamar estou feliz por aqui estar, mesmo sabendo que pode ser só por alguns dias. _ Só por alguns dias? – perguntam os outros. _ Sim. Vocês reclamam porque já ninguém vos pega. Mas, mesmo assim vão ficando por cá, nem que seja p’ra recordação. Enquanto que eu vou desaparecendo pouco a pouco. E tudo por culpa do computador onde as pessoas guardam as suas histórias, o seu trabalho, as suas fotografias e as suas contas. Agora, eu só sirvo para fazer anotações, bilhetes e pouco mais. E enquanto isso, vão-me rasgando as folhas e será assim até eu desaparecer. Ouvindo em silêncio, o dicionário e o livro de histórias infantis reflectem… Para quê reclamar de ter pouco, quando há quem não tem quase nada.

Os meninos do Jardim de Infância e da E.B.1. de Goim, foram premiados com o 2º prémio no Concurso da Mimosa. O prémio foi um computador portátil e uma impressora multifunções. Todas as turmas inclusive os meninos do Jardim de Infância, participaram com entusiasmo e no fim os trabalhos ficaram fantásticos, dignos de pequenos/grandes artistas. Foi um desafio à imaginação e à criatividade das crianças. Construiu-se televisões com embalagens de leite, folhetos, bandeiras, jogos tradicionais, quebra-cabeças, labirintos, sopa de letras, etc. Usamos várias técnicas: recorte, desenho, pintura, colagem, dobragem e criamos trabalhos tridimensionais. No dia 17 de Junho, no parque da cidade do Porto haverá a cerimónia oficial para a entrega dos prémios. Goim vai lá estar, com muito orgulho, expandindo a sua escola e o seu agrupamento. Foram muitas dezenas de escolas a concorrer mas o segundo prémio vai ficar mesmo por aqui. O texto foi elaborado no âmbito da semana da leitura com a colaboração dos Todos os meninos de Goim estão de alunos da turma do 2ºA e de um Encarregado de Educação. parabéns! Escola E. B. 1 Igreja – Milheirós de Poiares

E.B.1. E J.I. Goim

39

A MAGIA DAS PALAVRAS

a ponTe


Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

A MAGIA DAS PALAVRAS

Jornal

A vinda do ilustrador Manuel José Saraiva à nossa biblioteca No dia 27 de Abril de 2009,veio um ilustrador muito conhecido à nossa escola, mais propriamente à biblioteca, Manuel José Saraiva. Este apreciado ilustrador veio à nossa escola para ilustrar as histórias que os alunos do 7º e do 4º ano fizeram. Penso que toda a gente tem o direito de ver e aprender coisas novas e deve ter experiências também novas e diferentes, por isso, todos deviam ver o ilustrador e estar com ele um pouco. Então, foi isso que aconteceu, todas as turmas, até os mais pequenos do 4º ano, em horas diferentes, puderam estar com Manuel José Saraiva. Na hora em que estive com o senhor ilustrador, acho que ele tentou explicar como se fazem as ilustrações dos livros, o tempo que se demora, acho que tentou passarnos a mensagem que fazer ilustrações não é fácil, que é preciso tempo, paciência, imaginação e talento. Mas não foi só isso que o ilustrador fez, ele mostrou-nos os esboços das histórias e ainda fez algumas ilustrações à nossa frente e até nos pediu ajuda para cortar, colar, desenhar, pintar, enfim, ajudá-lo a fazer ilustrações de algumas histórias. Acho que o ilustrador Manuel José Saraiva fez o melhor para nos ensinar o seu trabalho, desde a teoria à prática, e para além disso, acho que toda a gente apreciou. Espero que este tipo de experiências e actividades continuem! Daniela Santos, nº 6, 7º B

40

a ponTe

Semana da Leitura Do dia dois ao dia seis de Março, decorreu a tão desejada Semana da Leitura. Sendo a leitura uma porta aberta para o Mundo da Sabedoria, é evidente que a nossa Escola procurou realizar actividades diversas e atraentes para despertar em todos os alunos, o desejo de ler e o amor aos livros. A Escola abriu as portas a antigos professores (Rosália Loureiro e Fernanda Pereira) e a algumas mães que animaram esta semana. Nós, os alunos do 4º Ano A, tivemos uma grande responsabilidade na dinamização de algumas actividades. Como alunos mais velhos e mais experientes, quisemos realizar uma actividade para os finalistas do Jardim de Infância do Pereiro e do Centro Social Dr. Crispim. Foi apresentada em Power Point e acompanhada de uma leitura dramatizada, a história “O Ganso do Charco”, que foi do agrado de todos os meninos, que como forma de retribuir o convite fizeram um móbil para a Biblioteca. Tivemos também o prazer de ir ao Centro de Dia apresentar a história “Abraços e Beijinhos”. O 1º Ano participou levando uns saborosos biscoitos que fizeram na cantina e o 3º Ano B levou um marcador de livros para os idosos. Foi um momento de partilha de afectos entre gerações. A nossa turma realizou ainda, a actividade “A Poesia sai à Rua”. Fizemos recitais de poesia em vários locais públicos (Posto Médico, Farmácia, Secretaria e sala de professores da E.B.2.3, …) e distribuímos marcadores de livros feitos por nós. Mais um vez a nossa escola viveu uma semana mágica, educativa, divertida, animada, … Venham muitas mais! 4º Ano A - E.B.1 Igreja – Milheirós de Poiares


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

Dia da mãe

Dakar de Histórias

No dia 3 de Maio (1º domingo de Maio) foi dia da mãe. É um dia em honra de todas as mães do mundo. São elas que nos ensinam a sermos felizes, que nos protegem e que nos fazem crescer! Fazem tudo o que podem e o que não podem por nós! Não existe pessoa que nos ame mais do que a nossa mãe. Mas nem sempre é assim! Algumas mães não se importam com os seus filhos, abandonam-nos ou deixam-nos passar fome e agridem-nos. São mães horríveis….! Por isso, neste dia, devemos agradecer às nossas mães todo o carinho e alegria que elas nos dão.

É sempre com grande emoção Que esperamos o DAKAR Levamos connosco a imaginação E a vontade de cantar.

Sara Isabel, 7ºD

Se eu fosse um sentimento: seria amor para amar!

Se eu fosse uma estrela: punha todos os dias as estrelas a brilhar Se eu fosse um objecto: queria ser camisola com a cor verde de dia e de noite! para o Sporting perder! Se eu fosse uma flor: daria carinho às pessoas!

Se eu fosse uma história: queria ser uma história que as pessoas gostassem de ler!

Se eu fosse uma cor: eu queria ser vermelho para o Benfica Se eu fosse um fruto: ganhar! eu queria ser um morango de amor! Se eu fosse um lugar: dava paz às pessoas que moravam lá! Já somos uns pequenos grandes POETAS… À MANEIRA DE… O sonho é… (À maneira de José Jorge letria) O sonho é… Uma estrela a brilhar Que nos faz sonhar. O sonho é… Uma bela paisagem A sair de um livro. O sonho é… Uma viagem Que nunca tem fim. O sonho é… Um pássaro a cantar No fundo do mar. O sonho é… Um grande amigo Com um belo sorriso. Ana Rita Ferreira

Mais uma vez o DAKAR Veio dramatizar Como nascem os bebés Ele nos veio ensinar. Dos 300 000 000 espermatozóides Numa corrida perspicaz Quem consegue chegar ao óvulo? De certeza que só um é capaz.

“ Que verdade linda O nascer encerra, Eu nasci de ti Como uma flor da Terra”

Se eu fosse …

A MAGIA DAS PALAVRAS

a ponTe

Jaime Silva, nº 10, 7º B

O sonho é… (À maneira de José Jorge letria)

O sonho é… O vento e o mar É a magia De poder voar. O sonho é… Tesouro por contemplar Criança a sorrir E a alegria a passar. O sonho é… A Primavera a chegar Os jardins a florir O vento a sussurrar. O sonho é… Um bosque de palavras Onde o escritor Constrói mundos de fadas. Carolina Bernardes, Filipa Santos, Inês Bastos, Sara Rodrigues e Bruna Moreira

Os papás sempre mentiram De como os bebés nascem São comprados no mercado E levados na bagagem. Também até já te disseram Que vieram num balão de ar quente Param à porta de casa E alegram toda a gente. Em crianças é que não Se pode ter bebés Se não vem o papão E devora-te os pés. 4º Ano A E.B.1 Igreja –Milheirós de Poiares

Carnaval divertido (À maneira de António Mota) Se tu visses o que eu vi Na E.B.1 da Igreja O Carnaval folião Dando asas à imaginação. Se tu visses o que eu vi Na E.B.1 da Igreja Um vampiro a dançar Disfarçado de cereja. Se tu visses o que eu vi Na E.B. da Igreja Uma biblioteca falante A ler histórias ao altifalante. Se tu visses o que eu vi Na E.B.1 da Igreja Máscaras de todas as cores Dos alunos sonhadores. Se tu visses o que eu vi Na E.B.1 da Igreja As crianças a sorrir As serpentinas a cair O dia a florir E a diversão a surgir. 4º Ano A da Escola E.B.1 Igreja – Milheirós de Poiares

41


Jornal

Escolar

do Agrupamento

A MAGIA DAS PALAVRAS

Escolas

Saio cá para fora E sinto aquele cheirinho a amora És tu doce luar Que nos iluminas só com o teu amar. Doce luar das noites de Verão Refrescas até o bater do meu coração Na brisa que nos deixa no ar uma canção. Doce luar, doce amar Doce amigo, doce beijar Quem me dera contigo partilhar Aí em cima, o que a vida tem para dar. Eu estou sempre contigo Por isso nunca te esqueças de mim Sou teu amigo E sou mesmo assim.

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

Actividades da Área Curricular de Estudo Acompanhado OBJECTIVOS: - Sensibilizar para o respeito pelos Direitos Universais do Homem. - Contribuir para a formação de uma consciência cívica dos alunos. - Sensibilizar os alunos para: - Leitura; - Protecção do Ambiente; - Problemas de Racismo e Xenofobia; - Protecção e Gestão da Água. - Outros… - Articulação com o Projecto A LER + e PESA.

DIA DE SÃO VALENTIM – 14 /02/09 DIA MUNDIAL DA LIBERDADE - 23/01/09 COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 08 / 03 / 09 Andreia Silva, 9º B DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 8 de Março COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL da POESIA - 21 / o3 /09 FESTA DO AGRUPAMENTO – 02 / 05/ 09 ILUSTRAÇÃO DE FÁBULAS – 08/ 05/ 09

Um dia vi uma flor De longe a mais bonita Que alguma vez vi. Aos poucos fui conhecendo-a E mais tarde ousei colhê-la. Era uma flor linda e especial Uma flor que me fazia feliz Que me dava carinhos Que me dizia palavras lindas ao ouvido Coisas que mais ninguém me tinha dito. Aos poucos a flor foi ficando sem pétalas Ficando à vista o seu interior Que me desiludiu. Então deitei fora a flor, que tanto amei E que tanto me desiludiu Ficando apenas a lembrança do amor Que por ela senti.

Joana Oliveira , 9º B

“Dançar é arte” Danço, vivo, sonho, Cresço, imagino, luto. Dançar é arte do bem-querer. É viver neste sonho que já é desejado há muito tempo É viver a vida, com um grande sorriso de que tantos gostam É sonhar desde pequena por esta tão grande preciosidade É crescer uma vida inteira rodeada daquilo que realmente amo É ter imaginação de algo novo É lutar pela vida e pelo sonho que tão importante se tornou Meu mundo, minha vida baseia-se na dança. Abro a minha alma, no esplendor da dança Não desistirei nunca e verei, enfim Bailar no campo, doce e cálida esperança! Vou lutar para vencer e conseguir realizar. Nádia Paiva, 9º B

42

de

A página do 7º E

“Doce Luar”

Lembrança

de

Ana Matias


Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

Realizou-se no passado dia 20 de Maio, na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Milheirós de Poiares, a acção de formação com o tema “Gestão de sentimentos e comportamentos numa equipa de trabalho”. Esta acção contou com a presença da Dra. Ercília, psicóloga da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que iniciou a sua intervenção com uma breve apresentação de sentimentos negativos e positivos que se podem gerar numa equipa de trabalho. Após um breve debate sobre o tema entre as assistentes operacionais do agrupamento e a formadora, esta termina o seu discurso referindo que “(…)o mais importante é sentirmo-nos bem no nosso local de trabalho e isso depende dos nossos sentimentos e de nós próprios.”

Composição: Grupo de Cantares “Alentejanos Milheiroenses” Viva a mulher E o dia já lá vai Convido-a a tomar um café Não há ninguém que baile mais bem Que as meninas do sétimo E

No dia 6 de Maio de 2009, na escola E.B. 2,3 de Milheirós de Poiares, realizou-se uma reunião de delegados de turma para debater alguns temas, entre eles o projecto de Mediação de Conflitos que se realizou em Novembro de 2008 entre delegados. Com este projecto, a escola pretendeu que todos os alunos ficassem mais alertados para os conflitos existentes entre os colegas de escola e na sociedade, e para a violência e assim se tornassem mediadores, isto é, pessoas que tentam combater os conflitos, ajudando as pessoas a encará-los de outra forma. Nesta reunião falou-se também de como estão as turmas, se há conflitos entre os alunos da turma. Esta reunião foi bastante proveitosa para nós, delegados de turma, pois decidiu-se que o projecto Mediação de Conflitos devia existir mais vezes, para podermos ficar ainda mais alertados em relação ao conflito e ajudar a conseguir que a escola seja um espaço ainda melhor!

Era um daqueles dias bem animados Em que o sol batia forte nas cabeças As meninas viram que eu estava calado E disseram nunca mais cá apareças

Sara Santos Soares nº16 9ºC

A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola E.B.2.3. de Milheirós de Poiares foi constituída no início do ano de 1997, sendo os respectivos Estatutos aprovados em Assembleia Geral de Associados de 21 de Março desse ano. Após o devido reconhecimento pela Secretaria Geral do Ministério da Educação a 30 de Dezembro de 1997, seriam os referidos Estatutos objecto de publicação no

As Meninas Do 7º E

As meninas do sétimo E, é que é Vêm para escola todas vaidosas As meninas do sétimo E São muito simpáticas E um dia vão ser famosas (refrão)

Mas não fui e trouxe-lhe uma flor No entanto é de cartão, é claro Pois não tinha dinheiro para a comprar Mas espero que elas vão gostar

A MAGIA DAS PALAVRAS

Jornal

(refrão) E um dia, e um dia, e um dia, e um dia E um dia, e um dia, e um dia, e um dia E um dia, e um dia, e um dia, e um dia Vão ser famosas! PUM!!! (adaptado dos ADIAFA)

Diário da República, III Série, n.º 36 de 12 de Fevereiro de 1998. Tal como desde logo plasmado nos Estatutos aprovados à data da sua criação, o papel assumido pela Associação de Pais é desde logo o de interlocutora, de mediadora entre todos os agentes que intervêm e interagem no contexto escolar – educadores, alunos, docentes, não docentes, órgãos de gestão da escola, município, freguesias, entre outros – procurando assegurar a efectiva participação de todos na tarefa educativa que em comum partilham. Além disso, ou mais do que isso, a Associação de Pais pretende também ter um papel pró-activo, propondo iniciativas que fomentem a participação e a aproximação das famílias à Escola, promovendo a formação parental, analisando e acompanhando situações problemáticas que eventualmente possam surgir e, em conjunto com os diversos intervenientes, colaborar na procura de soluções para as mesmas. Temos consciência que a colaboração/participação dos educadores numa Associação de pais nem sempre é valorizada e, baseia-se, muitas vezes, no voluntarismo e boa-vontade de apenas alguns, constatando-se que há muitas vezes a ideia (errada) que à medida que os nossos filhos e educandos crescem e se vão tornando mais autónomos, que a nossa participação junto da escola pode ser menor. No entanto, o que acontece é que, os problemas e as situações que acompanham o crescimento dos filhos/educandos são tendencialmente mais complexos e os desafios que se nos colocam como educadores são cada vez maiores e exigem de nós mais atenção, mais formação e mais proximidade. No presente ano lectivo, já quase no seu término, os órgãos sociais em funções da APEE-eb23mp, procuraram, dentro da disponibilidade e capacidade de cada um dos seus elementos, ter uma presença visível na escola, afirmando-se como interlocutores necessários junto dos órgãos de gestão da escola, interpelando-os sempre que considerado necessário ou conveniente, participando com os seus representantes no Núcleo de Associações, no Conselho Geral de Escola entre outros e promovendo algumas iniciativas no sentido de trazer à escola toda a família tal como a Festa de Carnaval, a participação na Festa do Agrupamento, estando ainda prevista, em Junho, a realização de um pedipaper pelas freguesias que pertencem ao Agrupamento de Escolas. Temos noção que há sempre muito a melhorar e a fazer, pelo que, caso haja sugestões, críticas, iniciativas, poderão fazer chegar-nos as mesmas, quer pela caixa de sugestões disponível junto à Secretaria da Escola EB 2.3., quer através do nosso e-mail: associacaodepaiseb23mp@gmail.com. 43

DIVERSOS

a ponTe


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

Visita à Biblioteca de Santa Maria da Feira

A Sofia é uma menina muito solitária e gosta de inventar amigos imaginários. Um dia ao passear à beiramar encontrou um cofre na areia. Muito curiosa decidiu abri-lo. Uma luz brilhante saiu do cofre e empurrou a Sofia lá para dentro. Num abrir e fechar de olhos a Sofia foi parar a uma ilha deserta. Ao olhar para o mar, viu um barco com uma bandeira pirata. Assustada decidiu esconder-se. Para sua surpresa ouviu uma voz a chamar pelo seu nome. Virou-se e viu um pelicano vestido com uma camisa azul e uma boina vermelha. O pelicano convidou-a para vir a sua casa, e contou-lhe a história do pirata com uma perna de pau e olho de vidro. Então Sofia ficou a saber que o pirata procurava um tesouro fabuloso e foi à procura dele. A Sofia quando chegou à ilha viu uma pá e começou a escavar. Escavou, escavou e encontrou uma cruz no buraco que tinha escavado. Escavou na cruz e encontrou o tesouro. - Tenho de voltar para casa com o tesouro – disse a Sofia. Quando disse aquilo apareceu outra luz brilhante e a Sofia foi para debaixo da luz e voltou à sua terra com o tesouro. E ficou muito feliz.

No sentido de sensibilizar para a importância da leitura e promover hábitos relacionados com a mesma, o Jardim de Infância Bajouca Pigeiros efectuou uma visita guiada à biblioteca Municipal. “Vimos muitos livros”. “Nos computadores fizemos jogos”. “Estivemos na sala das histórias a ver João e o Feijoeiro Mágico no tapete de histórias”. “ Construímos puzzles com imagens das histórias”. “Escolhemos livros para trazer para a escola”. “Trouxemos fichas de inscrições”. “ Tivemos marcadores para os livros”. “Aprendemos coisas muito importantes”.

Ú LT I M A S

O mundo mágico

J.I. de Bajouca Pigeiros

Lucas Gomes/ 3º Ano - E.B.1 Igreja-Romariz

Semana da Leitura A SEMANA DA LEITURA 2009 foi uma festa! Sim, foi a festa dos livros, da leitura, do encontro intercultural. Foi a semana das palavras, dos pensamentos, dos sonhos. Ouvimos as estórias que nos levaram para terras tão distantes… Viajámos no tapete de estórias e acabamos na selva do Cuquedo onde tudo metia medo. Sempre num rodopio andámos de sala em sala, a partilhar os trabalhos que preparámos com muito carinho, durante horas. Que coisas lindas e fantásticas aprendemos… É mesmo bom LER+. Os pais, as famílias, os amigos mais uma vez colaboraram nesta festa da leitura. Visitem o blog da biblioteca escolar e, aí vão encontrar a reportagem completa de todas as actividades e a estória o “Sonho de Maria” o produto final da nossa “panela de estórias”. A festa da leitura, dos livros, da partilha, do crescer em saberes, vai continuar … Jardim de infância de Igreja Romariz

No dia 27 de Maio realizou-se na Biblioteca da Escola E.B. 2/3 o Concurso “SuperTmatik” de História de Portugal e Geografia, dinamizado pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Lista dos vencedores: História de Portugal - Carlos Santos, 5.ºA; André Cardoso, 6.º A; Sofia Paiva, 7.ºD; Cátia Rodrigues, 8.º D; José Ferreira, 9.º C. Geografia - André Fonseca, 5.º D; Joana Pinto, 6.º B; Catarina Pinto, 7.º B; Diana Tavares, 8.º C; Gil Alves, 9.º C. PARABÉNS A TODOS!

Projecto Eco-Escolas No âmbito do Projecto EcoEscolas, realizamos ao longo deste ano lectivo diversas actividades no sentido de sensibilizar desde cedo as crianças para as questões ambientais. Estas, resultaram na realização de “pequenos gestos” que representam as atitudes do nosso dia-a-dia para a melhoria do ambiente. Este projecto foi e continuará a ser bastante positivo, porque permite que as crianças tomem consciência de que para cuidar do ambiente não chega só manter a sala arrumada e cuidada, têm que transpor esses cuidados para o exterior. Estas, serão veículos transmissores desses valores para a família e a comunidade. Jardim de Infância de Igreja Romariz

44


a ponTe

Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

Ú LT I M A S

Imagens do Projecto Eco-Escolas do Jardim de Infância de Igreja Romariz

Visita á Horta da Formiga na Lipor

Elaboração do Rolhinhas (Projecto Green Cork)

Visita ao Ecocentro de Ilhavo

Reciclagem de materiais

Tecelagem com sacos plásticos Molduras com papel de jornal (prenda para o dia da mãe)

Vamos Proteger a Natureza! 45


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

Ú LT I M A S

A Festa do Nosso Agrupamento em Imagens

46


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

A Festa do Nosso Agrupamento em Imagens

47

Ú LT I M A S

a ponTe


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

Ú LT I M A S

Uma aventura com Mafalda Moutinho

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe

Dramatizações, leituras, dois dedos de conversa foram alguns dos ingredientes que alimentaram o encontro de Mafalda Moutinho com os alunos do 7º ano, no dia 26 de Maio. Uma grande viagem, conduzida pela própria escritora, revivendo as aventuras vivenciadas pelos primos no Museu da Lourinhã, no Egipto, em Londres, Roma, China… O tempo destinado a esta aventura foi escasso… a vontade de conhecer os detalhes foi enorme! A requisição destas obras foi imediata! Bem-haja a todos os docentes e alunos que se envolveram de corpo e alma na dinamização desta visita. A Equipa da BE

CONCURSO ESCOLA ALERTA No passado dia 21 de Abril, as turmas do 3º A da EB1 de Igreja Milheirós de Poiares e do 5º C do nosso Agrupamento, foram ao Governo Civil de Aveiro receber o prémio correspondente ao primeiro lugar da categoria 1 ( 1º e 2º ciclos), do Concurso “Escola Alerta”. Este concurso promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação pressupõe uma reflexão e procura de soluções, para a eliminação de barreiras sociais, comunicacionais, urbanísticas e arquitectónicas existentes na escola e na comunidade, que lesam a qualidade de vida das pessoas com deficiência. O prémio atribuído ao Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares foi uma medalha e 600,00 euros. Alunos e Professores receberam diplomas de participação. Este trabalho iniciou-se no primeiro período deste ano lectivo, com a sensibilização dos alunos do Agrupamento de Escolas de Milheirós de Poiares. Foi, no entanto, após a sessão de informação/formação efectuada na Escola E. B. 2,3 com o Provedor José Henriques Ribeiro da Provedoria Municipal de Pessoas com Deficiência de Santa Maria da Feira, que as turmas acima referidas decidiram participar no Concurso. O Provedor abordou temas relacionados com a problemática da deficiência e em particular com as questões das barreiras discriminatórias, que impedem a plena participação e a inclusão social das pessoas com deficiências ou incapacidade. O desafio do projecto Escola Alerta foi recebido com entusiasmo e interesse pela turma do 3º A. Desde o início do ano lectivo que havia na turma uma nova colega, a Rita que é portadora de Paralisia Cerebral. Decorrente deste problema a aluna não fala, nem caminha sendo completamente dependente, para todas as actividades do dia a dia. Para comunicar utiliza um sistema de comunicação alternativo - o programa Grid PTMinha voz. Na primeira sessão de trabalho para este projecto cada um teve de transmitir uma mensagem aos outros, com recurso apenas à linguagem não verbal. Estes sentiram na pelo o quanto é difícil querer falar e não conseguirem ser compreendidos. De seguida foi-lhes explicado o funcionamento do software utilizado pela aluna, na concretização das tarefas escolares e para comunicar. Mais uma vez a curiosidade dos alunos foi contagiante. Experimentaram o referido software. Ao fazêlo ficaram conscientes das inúmeras potencialidades que se abrem. Foi também explicado como se comunica através da tabela de comunicação manual. Os alunos perceberam que 48

o programa de comunicação alternativa e a tabela de comunicação manual eram a ajuda imprescindível para a eliminação das barreiras comunicacionais. A primeira medida a implementar foi aqui decidida, o uso tabela de comunicação manual em todos os espaços. Com o uso diário da tabela de comunicação manual, os alunos aperceberam-se que havia necessidade de incluir novas palavras. Puseram mãos à obra e em pequenos grupos elegeram as palavras/assuntos mais emergentes. Com o uso diário da tabela de comunicação no recreio, os outros alunos da escola tiveram curiosidade sobre o seu modo de utilização, solicitando uma explicação. Em resposta a este pedido o 3ªA, a Professora de Educação Especial Anabela Bastos e a Professora Titular de Turma Sofia Dinora realizaram duas sessões de esclarecimento para toda a escola. A utilização da tabela de comunicação manual foi alargada a outros contextos extra escola, nomeadamente à catequese. Também o uso do programa Grid PTMinha voz, passou a ser utilizado em outras situações e espaços, que não só a sala de aula. Na semana da leitura a Rita contou uma história para os colegas da escola e participou na actividade “Dormir com os livros”.

Na Escola E. B. 2,3, após a sessão informativa com o Provedor, sentiu-se necessidade de mais uma sessão de reflexão, que apenas se destinou à turma do 5º C. A docente de Educação Especial, Fátima Peixoto e a Directora de Turma, Ana Bastos, forneceram aos alunos um panfleto com as informações mais importantes relativas ao Concurso as quais foram explicadas aos Encarregados de Educação pelos seus educandos. Os alunos levaram também um inquérito para os Encarregados de Educação responderem sobre as pessoas que conhecem com


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheirós

de

Poiaresa

deficiência ou incapacidade. Posteriormente o 5º C foi visitar o Centro Social Dr. Crispim Teixeira Borges de Castro. A Directora do Centro Social, Drª Eugénia, fez uma visita guiada às várias valências desta Instituição (o Jardim de Infância, o ATL, o Centro de Dia e o Lar de Idosos). Os alunos colocaramse no lugar de pessoas com deficiência física ou sensorial e observaram atentamente para identificar as barreiras e os aspectos positivos. Depois de identificadas as barreiras na escola (edifício principal, cantina, biblioteca, ginásio e recreio), os alunos fizeram o resumo das barreiras aí encontradas, bem como, do exterior da escola e no Centro Social Dr. Crispim. Após todo este trabalho os alunos do 5º C sentiram a necessidade de escrever aos órgãos competentes para tentar eliminar as barreiras. As cartas à autarquia (ao Presidente da Câmara Municipal e ao Provedor José Henriques Ribeiro) e à Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento, solicitando a eliminação das barreiras encontradas, já tiveram feedback positivo. A arquitecta Mónica Passos, da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, já identificou as barreiras detectadas pelos alunos, no sentido de verificar a possibilidade de as ultrapassar. Em jeito de conclusão podemos considerar que esta participação do nosso Agrupamento neste Concurso foi uma mais valia para todos os alunos. Aprenderam a aceitar/interagir com a diferença e a serem cidadãos activos, atentos e solidários. Para a Rita esta experiência veio melhorar qualitativamente a sua qualidade de vida em termos de comunicação. A sua auto-estima e auto-imagem saíram reforçadas.

Ú LT I M A S

a ponTe

Colors

Provérbios

cada pessoa em sua casa.

5- Mais vale um pássaro na mão 3- Grão a grão enche a galinha o papo. do que dois a voar. 1- Cada terra tem seu uso,cada roca tem Significado: Uma moeda cada semana, em Significado: Mais vale uma coisa seu fuso. pouco tempo temos o mealheiro cheio. segura na mão do que duas no Significado: Cada terra tem seus costumes e pensamento. seus hábitos e cada roca tem um fuso. 4- A cavalo dado não se olha o dente. Significado: Quando alguém nos dá Mariana Gomes Silva, nº 15, 5º C 2- Cada mocho para seu souto. alguma coisa, não se reclama por defeito. Significado: Cada coisa no seu lugar ou 49

PA S S AT E M P O S

As Docentes de Educação Especial - Fátima Peixoto e Anabela Bastos


Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

PA S S AT E M P O S

Jornal

Adivinhas

2- Era branca de candura, mas depois mudei de cor, 1- Ninguém me busque nos vales, tornei-me em cinzentoabertos campos habito; escura, Sobre um pé que se não move desfiz-me em pranto de dor. a andar muito me exercito. Que é? Quando estou mais enroupado melhor sirvo: ando ligeiro; 3- O que é que te foi dado, se meus amos comer querem te pertence, mas os outros de vestir me dão primeiro. utilizam mais do que tu ? Muito aflige o meu descanso; só eu dele não me enfado, Catarina Pinto, nº 4 7º B pois se flatos não tivera sempre estaria parado. 50

de

Milheirós

de

Poiares

a ponTe


Jornal

Escolar

do Agrupamento

de

Escolas

de

Milheir贸s

de

Poiaresa

PA S S AT E M P O S

a ponTe

51


SOLUÇÕES

SOLUÇÕES:

PA S S AT E M P O S

de

Escolas

de

Milheirós

de

SOLUÇÕES:

Sopa de letras de Francês sobre Material Escolar:

do Agrupamento

Adivinhas:

- cartable - livre - sac à dos - cahier - dossier - ordinateur - gomme

Escolar

1 - Moinho de vento 2 - Nuvem 3 - Nome

52 Jornal

Poiares

a ponTe


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.