Boletim n° 0088 - 01/06/2014

Page 1

São Paulo, 01° de Junho de 2014

VII Domingo de Páscoa - Ano A www.ipbcocaia.blogspot.com.br

N° 0088

Ascensão do Senhor

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Tendo dito isso Jesus foi elevado às alturas... De repente surgiram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir (Atos 1.8-11). Hoje, dia vinte e cinco de maio, é feriado na maioria dos países que vivenciaram a reforma protestante. Mas, o que comemoramos hoje, embora não seja feriado em nosso país, é um acontecimento que se estende à Igreja do Senhor Jesus em todo o mundo. Hoje os cristãos relembram o dia da Ascensão do Senhor Jesus Cristo aos céus. Infelizmente, esta importante comemoração é quase desconhecida no calendário evangélico brasileiro. A crucificação, a ressurreição e a ascensão de Jesus foram três eventos visíveis, testemunhado e registrados como fato acontecido para quem crê em Jesus como Filho Unigênito de Deus. Estes três acontecimentos tornam a fé cristã distinta, porque não foram magias realizadas pela natureza. Nos três acontecimentos, um homem, semelhante a nós em limitações, fragilidades e cheio de dores, revelou o maravilhoso amor de Deus e com poder mudou o curso da humanidade. Vejamos qual o significado da ascensão de Jesus e o que ela acrescenta a nosso favor: Jesus Cristo subiu aos céus e levando em si a natureza humana glorificada. Jesus Cristo foi recebido pelo Pai, entronizado e exaltado em natureza humana. Jesus Cristo subiu aos céus com corpo humano, está à direita de Deus com este corpo e voltará com o mesmo corpo que subiu.

Desde a ascensão de Jesus, temos um representante humano diante do trono de Deus, o qual conhece as nossas dores e fragilidades, por isso, com competência continuamente intercede por nós. A ascensão de Jesus foi pública para marcar em definitivo sua separação física da igreja. Foi pública para marcar o fim do Seu ministério terreno de humilhação. Foi pública para marcar a sua entronização que lhe dá autoridade para realizar quatro importantes tarefas a favor da igreja: Apresentou-se ao Pai como tendo cumprido integralmente o trabalho de redenção. Recebeu sua recompensa como Rei do Universo e reassumiu à sua Glória anterior assentando-se à direita de Deus. Recebeu autoridade para enviar o Espírito Santo e conceder dons; Está preparando um lugar para os seus, para que onde Ele estiver, estejam também aqueles que o Pai lhe deu. A ascensão de Jesus representa sua vitória sobre o pecado, sobre a morte, sobre Satanás e o mundo. A ascensão de Jesus é a autenticação da sua obra completada na cruz do Calvário, autorgando-lhe todo poder, quer seja na terra ou debaixo da terra. A ascensão de Jesus é a segurança de que nossas orações serão ouvidas e a garantia da vitória da nossa esperança diante da morte. E por último: “Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 1:11). Amém! Vem Senhor Jesus, nós ansiosamente O aguardamos. 25 de Maio de 2006 Por Mário Lucio do Nascimento. http://www.ipmontesiao.com.br/lereviver/?id=214

SERVIÇOS DE ADORAÇÃO SEMANAIS QUARTA.............................................................................................. Culto nos Lares - 20h SÁBADO.......................................................................................... Consultar Agenda/Blog DOMINGO......................................................................................... Escola Bíblica - 16h30 DOMINGO........................................................................................................Culto - 18h30 2°DOMINGO.................................................................................................Ceia do Senhor B

O

L

E

T

I

M

D

O

M

I

N

I

C

A

L


São Paulo, 01° de Junho de 2014

VII Domingo de Páscoa - Ano A

PAINEL PENIEL #Comores

pulação vivem em áreas urbanas, cujo crescimento tem sido marcado por taxas impressionantes. A proporção de homens e mulheres é praticamente a mesma e 41,6% da população têm idade inferior a 15 anos.

A Igreja e a Perseguição Religiosa A Igreja

A expectativa de vida no país é de 63 anos de idade. A pobreza se reflete na qualidade de vida dos habitantes. Apenas 56,5% da população é alfabetizada, com um quarto de todas as crianças com menos de 5 anos de idade subnutridas. A maioria da população é muçulmana, pertencente à facção shafiita* . Existem centenas de mesquitas e quase toda a população educada do país teve de frequentar uma escola corânica em algum momento.

O cristianismo chegou ao país no século XVI através dos franceses. A maioria dos cristãos são católicos. Há praticamente duas Igrejas no país: a Igreja Evangélica Internacional (na capital) e a Igreja clandestina, formada por convertidos comorenses que se reúnem nas casas. A Igreja Evangélica Internacional foi fundada na década de 1970. Embora haja pessoas de outras nacionalidades que frequentem essa Igreja, ela foi e continua a ser frequentada majoritariamente por indivíduos e famílias malgaxes. Essa Igreja, tradicionalmente, é voltada apenas aos seus membros e não tenta evangelizar os comorenses. Isso se deve, primariamente, ao medo de ser expulsa da ilha, caso alguém seja apanhado compartilhando o cristianismo com os nativos. Entretanto, nos últimos dois anos, houve uma mudança significativa na perspectiva e atuação das áreas humanitária e espiritual.

Uma minoria constituída de algumas centenas de bahaístas** também vive nas ilhas. *O termo Shafiita surgiu a partir de Al Shafii (820 d.C), um dos de Malik. Shafii exerceu uma grande influência no desenvolvimento da jurisprudência islâmica e teve uma participação relevante no processo de definição da sharia, a lei islâmica. *Praticantes da fé Baha’í, religião monoteísta cujos princípios são: a unicidade de Deus, a unidade da humanidade e a unidade da religião.

Já a Igreja clandestina começou quando o primeiro comorense entregou sua vida ao Senhor, no final da década de 1970. Embora o número de convertidos continue a ser pequeno, ele é crescente em quantidade e qualidade de compromisso. Grupos de comorenses convertidos continuam a se reunir com regularidade nas casas, a fim de estudar a Bíblia. Assim como na maioria dos países muçulmanos fechados, a conversão vem acompanhada de dificuldades.

Economia Comores está entre as nações mais pobres do mundo. A economia está estagnada e a maioria do povo é formada por agricultores e pescadores de subsistência. A agricultura emprega 80% da força de trabalho e garante a maior parte das exportações.

A perseguição

Mesmo assim, o país não é autossuficiente na produção de alimentos, embora seja o maior produtor mundial de ylang-ylang (essência usada na perfumaria) e grande produtor de baunilha. Sua renda per capita é de U$$ 1,000 (mil dólares). O baixo nível educacional da população contribui para um número elevado de desemprego. A agricultura, a pesca e a caça são os principais setores da economia comorense.

A constituição do país prevê liberdade religiosa, mas o código penal proíbe de forma estrita o proselitismo de outras religiões que não o islamismo. Um referendo constitucional de 2009 afirma que “o Islã é a religião oficial do Estado”. Os grupos cristãos que fazem trabalhos humanitários no país não podem fazer proselitismo. Os líderes cristãos africanos dizem que Comores é a região do mundo mais difícil para se evangelizar. O evangelismo é terminantemente proibido e quem for pego evangelizando pode ser preso e multado. Os cristãos são discriminados em todos os setores da sociedade, mas não há restrições quanto à prática religiosa particular.

https://www.portasabertas.org.br

População A maioria dos comorenses possui ascendência étnica afro-árabe e malgaxe (de Madagascar), sendo que 28% da po-

Sua Presença muito nos alegra. Volte sempre! “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar”. - O Evangelho Segundo João 14.2.

Visitante! B

O

L

E

T

I

M

D

O

M

I

N

I

C

A

L


São Paulo, 01° de Junho de 2014

VII Domingo de Páscoa - Ano A

Avisos: 6ª feira - culto no lar, às 20h. Aos Sábados, às 17h Projeto ANA, venha orar!

A LIBERTAR “Foi para isso que o Filho do homem se manifestou, Para destruir as obras do diabo.” Há homens que vivem Em cima do muro

Motivos de Oração - Missionários amigos da Rosângela Fabiano e Joyce e sua filha Ester que atuam em Portugal. Por seus projetos e pela direção de Deus no que eles fizerem. - Adriana, Carol e D. Marlene. Estão morando em S.J. dos Pinhais-PR. Em especial pela vida da Adriana, para que Deus dê sabedoria e força. - Agradecer pois tudo correu bem na cirurgia, da Adriana e pedir para que Deus seja com ela e cuide de sua recuperação. - Alcançados pelo UMP na Praça. - Para que Deus prepare um emprego para o Bruno, irmão da Nayelen. - Por nosso país e nossa cidade.

Há homens que vivem De um dos lados do muro Há homens que sobem E descem do muro E mudam de lado Há homens que destroem o muro. Venha para Jesus, vem! Vamos viver a derrubar os muros.

Por que sou dizimista?

poesiaevangelica.blogspot.com.br

“Sou dizimista porque amo a obra de Deus na face da terra”. (Malaquias 3.10)

Devocional da Semana 2° - At 19,1-8; Sl 67; Jo 16,29-33. 3° - At 20,17-27; Sl 67; Jo 17,1-11a. 4° - At 20,28-38; Sl 67; Jo 17,11b-19. 5° - At 22,30; 23,6-11; Sl 15; Jo 17,20-26. 6° - At 25,13b-21; Sl 102; Jo 21,15-19. Sáb. - At 28,16-20.30-31; Sl 10; Jo 21, 20-25.

Aprendendo sobre a Bíblia com os Catecismos de Westminster 68 - Que exige o sexto mandamento? R: O sexto mandamento exige todos os esforços lícitos para preservar a nossa própria vida e a de nossos semelhantes. Ref.: Ef 5.29; Sl 82.3,4; Jó 29.13; I Rs 18.4 B

O

L

E

T

I

M

D

O

M

I

N

I

C

A

L


São Paulo, 01° de Junho de 2014

VII Domingo de Páscoa - Ano A

Liturgia - o serviço cristão. Oração Inicial Leituras: At 1. 1-11 Sl 47 Ef 1. 15-23 Lc 24. 44-53 - Oração por iluminação - Edificação hino n° 280 Oração de gratidão hino n° 281 Oração Dominical. Divisão das Classes.

Pastor Rev. Valter Lopes Terrão Tel: 5928-9734 Cel: 9-6579-8261

Seminarista Magnilson Reis Marcos Cel: 9-5020-4581

Diáconos Luciano de Almeida Valverde Tel: 5528-1062 Cel: 9-7603-2058 Paulo Lopes Terrão

Tel: 5933-1021

Paulo José da Silva Tel: 5976-2524

B

O

L

SERVIÇOS SOCIAIS SÁBADO..................................................................................Reforço Escolar - 14h às 17h E

T

I

M

D

O

M

I

N

I

C

A

L


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.