Boletim n° 0102 - 07/09/2014

Page 1

Nº 0102

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A

07 DE SETEMBRO DE 2014

www.ipbcocaia.blogspot.com.br

PASTORAL - UMA REFLEXÃO PARA O SEU DOMINGO

O VALOR SUPREMO DO CRISTIANISMO O grande bandeirante do Cristianismo, Paulo, homem de mente peregrina, personalidade prismática e cultura invulgar, ao ser transformado pelo poder de Deus, declarou: “deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor” (Fp 3:8). Desprezar e ignorar o Cristianismo sem conhecê-lo é estultícia. Conhecê-lo e reprová-lo é cegueira. Conhecê-lo e segui-lo é o maior propósito da vida. O Cristianismo é mais que uma religião. O Cristianismo é uma pessoa, uma pessoa divina. O Cristianismo é Jesus. Segundo Karl Marx, a religião é o ópio do povo. Para Sigmund Freud, a religião é uma muleta para os fracos. Mas o Cristianismo bíblico é a maior força transformadora neste mundo. O Cristianismo contraria o materialismo. O homem não é só matéria. Ele é um ser moral e espiritual que tem responsabilidade consigo, com a família, com a sociedade e com Deus. O Cristianismo contraria o humanismo. O homem não é o centro do universo. Deus o é. A antropolatria é uma insanidade espiritual. O Cristianismo contraria o existencialismo. A vida não é só o aqui e o agora. Existe uma eternidade pela frente. A vida não é um poço de desespero. Jesus acabou com a perspectiva de náuseas da vida. O Cristianismo contraria o utilitarismo. A vida não é só uma corrida frenética atrás da riqueza e da autopromoção. O homem não é um objeto descartável para ser usado, explorado e jogado no lixo. O homem é alvo do infinito amor de Deus. O Cristianismo contraria o hedonismo. A finalidade da vida não é o prazer carnal, a satisfação dos desejos imediatos. O supremo propósito da vida é a glória de Deus. As grandes transformações da história foram realizadas sob a égide do Cristianismo. 1. As lutas dos gladiadores – Centenas de milhares de escravos derramaram seu sangue nas arenas romanas, ano após ano, para satisfazer as paixões pervertidas das multidões sedentas de sangue. Certo dia um cristão de nome Telêmaco saltou para dentro da arena e separou dois gladiadores que lutavam. A um sinal do imperador, ele foi morto na arena. Mas ao sacrificar-se, poupou a vida de milhares de outros. Houve um silêncio da multidão ao ver Telêmaco morto e todos

saíram envergonhados e esse foi o fim daquele horrendo espetáculo em Roma. 2. O valor das crianças – No “pátria potestas” o poder de um pai romano sobre seu filho era absoluto. Podia expor seus filhos à morte, mutilá-los, vendê-los, matá-los. Havia um local em Roma, a “torre lactaria” onde as crianças eram abandonadas e devoradas pelos animais. Sêneca relata inúmeros casos de pais matando os filhos. Cícero, o famoso tribuno romano, afirma que os pais tinham realmente o direito de tirar a vida dos filhos. Tácito, grande escritor romano, relata cenas de crianças recém-nascidas sendo levadas pelos pais e abandonadas nas encostas das montanhas e expostas às feras. Em Esparta as crianças doentes eram jogadas nos rios, nos precipícios ou passadas ao fio da espada. Jesus, porém valorizou as crianças. Abençoou-as e disse: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” (Mc 10:14). Pela influência do Cristianismo o infanticídio institucionalizado desapareceu do mundo. 3. O valor da mulher – As mulheres tinham muito pouco valor antes da vinda de Jesus. Os escritos do Hinduísmo e do Bramanismo declaram que a mulher não foi feita para a independência. O Islamismo não dá à mulher o mesmo direito que ao homem. Os hindus adotavam a prática de queimar o corpo da viúva com o corpo do seu marido morto. Jesus Cristo devolveu à mulher a sua dignidade original. A liberdade da mulher é vitória do Cristianismo. Muitas outras conquistas e transformações aconteceram pela influência do Evangelho de Cristo. Jesus sempre foi, é e será o centro do universo, da história e da igreja. Sem ele a vida é insípida e vazia. Não há salvação fora de Jesus. Não há perdão de pecados fora de Jesus. Sem Jesus a vida é um deserto seco. Com Jesus, entretanto, o próprio deserto floresce e se transforma em um frutuoso pomar. Rev. Hernandes Dias Lopes


22º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A

JANELA POÉTICA

Peniel: face a face com Deus

18 os! An

Peniel uma familia que começou A ser unida no cantinho do céu E sempre seguiu unida onde passou Esperamos a vida eterna no céu Com cristo que ressucitou.

18 Anos, nesse tempo varias pessoas Por aqui passaram e tiveram Marcadas suas vidas, Pelas bençãos concedidas. Muitos aqui passaram levando A semente do evangelho E o importante aprendizado Do ministério.

Tempos dificeis vieram, unidos Sempre lutamos, e quando Quase caimos, nas mãos de Deus seguramos.

Peniel, talvez sem ela Eu pra nada iria servir Talvez o poeta nem fosse existir.

Alegria maior que os dias Na peniel, só a alegria de Encontar de jesus no céu.

Uma familia, irmãos unidos, Somos abençoados pelo senhor Para honrar teu nome e entoar A ele louvor.

Povo da peniel que mesmo Em meio as provações Mostrou ser uma familia Em suas ações.

Louvor e adoração a deus Que cuida dos seus Louvor e adoração de uma Igreja que quer sempre Estar face a face com deus

A peniel é nossa casa Aqui vivemos em comunhão Somos parte do corpo de cristo Somos parte da grande tropa que Quer a salvação.

Lucas alves do nascimento

SERVIÇOS SOCIAIS

Diáconos

SÁBADO...............................Projeto Cativando - 14h às 17h

Luciano de Almeida Valverde Tel: 5528-1062 Cel: 9-7603-2058

EQUIPE PASTORAL Pastor Rev. Valter Lopes Terrão Tel: 5928-9734 Cel: 9-6579-8261

Seminarista

Paulo Lopes Terrão Tel: 5933-1021

Magnilson Reis Marcos Cel: 9-5020-4581

Paulo José da Silva Tel: 5976-2524

SERVIÇOS DE ADORAÇÃO SEMANAIS QUARTA/SEXTA.................................................................................. Culto nos Lares - 20h SÁBADO........................................................................................Consultar Agenda/Blog DOMINGO.........................................................................................Escola Bíblica - 16h30 DOMINGO....................................................................................................... Culto - 18h30 2°DOMINGO DO MÊS................................................................................Ceia do Senhor

VISITANTE!

Sua Presença muito nos alegra. Volte sempre! “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar”. - O Evangelho Segundo João 14.2.

B

O

L

E

T

I

M

D


Cultos nos lares no mês de Setembro? AVISOS:

- Missionários amigos da Rosângela Fabiano e Joyce e sua filha Ester que atuam em Portugal. Por seus projetos e pela direção de Deus no que eles fizerem. - Adriana e Carol. Estão morando em S.J. dos Pinhais-PR. - Alcançados pelo UMP na Praça. - Para que Deus prepare um emprego para o Bruno, irmão da Nayelen. - Por nosso país e nossa cidade. - Cirurgia do Luís Miguel, sobrinho neto da irmã Anailza.

MOTIVOS DE ORAÇÃO

- Pela vida de Noemi e Wilson, parentes de amigos da irmã Sandra Regina.

“Sou dizimista porque amo a obra de Deus na face da terra”. (Malaquias 3.10)

POR QUE SOU DIZIMISTA?

D

07 DE SETEMBRO DE 2014

Aprendendo sobre a Bíblia com os Catecismos de Westminster 81 - Que proíbe o décimo mandamento? R: O décimo mandamento proíbe todo o descontentamento com a nossa própria condição toda inveja ou pesar à vista da prosperidade de nosso próximo e toda tendência e afeições desordenadas a alguma coisa que lhe pertença. Ref.: I Co 10.10 ; Gl 5.26; Cl 3.5 O

M

I

N

I

C

A

L


LITURGIA - O SERVIÇO CRISTÃO

Liturgia de Acolhida - PRELÚDIO Peniel - SAUDAÇÃO E AVISOS

vide página 3

Liturgia de Adoração - ATO DE CONTRIÇÃO Gênesis 32.30 Quebrantado - LOUVOR Alegria Santo, Santo, Santo - OFERTÓRIO Leão de Judá Oração diaconal - INTERCESSÃO Hino 1 Oração de intercessão - SAÍDA DAS CRIANÇAS Pare!

Liturgia da Palavra

Culto Infantil (até 10 anos): Beth

- SERMÃO Sem. Magnilson Reis Marcos Liturgia de Despedida e Envio - ABRAÇO DA PAZ Cântico Congregacional:

Tua Face Ver

- ORAÇÃO INICIAL E LEITURAS: IS 55. 1-5 | SL 145. 8-9, 15-21 | RM 9. 1-5 | MT 14. 13-21 - ORAÇÃO POR ILUMINAÇÃO E EDIFICAÇÃO HINO Nº 89 ORAÇÃO DE GRATIDÃO HINO Nº 90 ORAÇÃO DOMINICAL E DIVISÃO DAS CLASSES.

ESCOLA BÍBLICA

- ORAÇÃO FINAL & TRÍPLICE AMÉM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.