Jornal escola 2º período 2013 14

Page 1

N.º 2 de 2013/2014 – março de 2014

Editorial

Com o final do 2.º período, mais uma vez editamos o nosso jornal de escola – O Quarenta e Nove. Nele participaram todas as turmas do 1.º Ciclo e do Jardim de Infância. À semelhança do período anterior, a comissão de organização do jornal reuniu duas vezes para combinar os trabalhos a enviar, tomar decisões e resolver problemas inerentes à edição. Neste número, apresentam-se relatos de visitas de estudo, notícias, poemas e outros trabalhos realizados pelas diferentes turmas da escola. Posteriormente, postaremos este número do jornal no blogue da escola, onde esperamos os vossos comentários e sugestões pertinentes. A comissão:

Alice Silva –JI – Sala 1 Beatriz Montes - JI – Sala 2 Miguel Soares - 1.º A Maria Barreira - 2.º A Vasco Silva – 2.º B Luís Marques – 3.º A Núria Monteiro – 3.º B Sofia Ferreira – 4.º A As professoras - Ermelinda Rosa e Inácia Santana.

Desfile de Carnaval Na sexta-feira, dia 28 de fevereiro de 2014, a nossa escola participou no desfile de Carnaval organizado pela Junta de Freguesia. Neste dia, viemos todos mascarados de casa ao nosso gosto. Quando chegámos à escola apanhamos um autocarro e fomos até ao estádio do Benfica, onde participámos no desfile à volta do estádio. Seguidamente entrámos num pavilhão do estádio e assistimos a uma peça de teatro sobre a Alimentação. Enquanto assistíamos à peça comemos uma maçã e um iogurte líquido fornecido pela organização. Assim que a peça acabou dirigimo-nos para os autocarros e regressámos à escola. À tarde divertimo-nos muito porque fizemos um baile de Carnaval e brincadeiras no recreio da escola.

Livro recomendado A “Menina Gotinha de Água” é um livro fantástico, em que se pode aprender o ciclo da água. Conta a história de uma gotinha vestida de “Esmeralda e Luar” que viaja por todo o mundo e faz muitos amigos. Este livro foi escrito por Papiniano Carlos e tem umas ilustrações fantásticas de Joana Quental.

A Turma do 2.º A

Redação: todos/as os/as alunos/as, educadoras de infância e professoras da EB1/JI Frei Luís de Sousa. Agradecemos à Associação de Pais da EB1/JI Frei Luís de Sousa a sua colaboração neste projeto através da impressão do Jornal.


No âmbito do programa da CML “Lisboa limpa tem outra pinta”, reciclámos papel. Como procedemos… 1. Rasgámos papel de jornal e deixámos dentro de água um dia.

2. Com a varinha, fizemos uma “sopa”, a pasta de papel.

3. Com a peneira, tirámos uma parte da pasta e esperámos que escorresse toda a água.

4. Colocámos a folha de papel reciclado sobre uma folha de jornal e esperámos que secasse.

Decidimos utilizar o papel reciclado na prenda do Dia do Pai, foi este o resultado:

Aprendemos que ao reciclar papel estamos a preservar os recursos da Natureza, a minimizar a poluição e a diminuir o lixo que fazemos.

Os meninos da Sala 1 do JI


A Sala 2 do Jardim de Infância da Escola Frei Luís de Sousa Os pais vieram ao Jardim de Infância comemorar o “Dia Do Pai”. Para eles preparámos muitas surpresas... Nós ficámos muito felizes porque com os pais, e também com algumas mães, fizemos trabalhos muito bonitos com massa de modelar, jogámos, desenhámos e lemos histórias. Foi uma hora muito bem passada! No final dissemos um poema dedicado aos nossos pais e com um grande abraço oferecemos um presente feito por nós.

A nossa horta A Mãe da Beatriz ofereceu-nos algumas plantas, para plantarmos na nossa horta, com a ajuda do sol e da chuva e das regas que fizemos, as nossas plantas começaram a crescer. Nós ficámos contentes, mas os pássaros também, e vieram comer os nossos morangos e as nossas couves. A Mãe da Mariana trouxe-nos materiais para fazermos um espantalho, e ensinou-nos que se o espantalho for vestido com roupas brilhantes, os pássaros têm medo e já não vão comer os nossos legumes e frutos. Agora é só esperar que cresçam para fazermos uma sopa deliciosa e saudável.


No dia 7 de março fizemos reciclagem de papel com os padrinhos –1Âşano Como fizemos a reciclagem


Os correspondentes do 2º A O 2ºA iniciou uma correspondência com um grupo de alunos do 2º ano que vive em Paris. São onze meninos e meninas, que frequentam a escola Hermel para aprender a falar e a escrever português. Alguns meninos são descendentes de portugueses, mas outros são franceses e de outros países. Iniciamos esta correspondência, com a troca de postais entre turmas, que mostram a cidade de Paris e Lisboa. O Rafael e a Beatriz correspondem-se com o Raphael, o Diogo e a Maria com o Peter, o Gonçalo Barata e a Inês Pereira com a Rosie, o Pedro e o Rodrigo com o Xaverier, a Carina e o Guilherme com a Edna, o Simão e o António Brito com o Raphael, o Lucas o António Menshykov e o Gonçalo Geraldes com o Mael, o Filipe e a Salima com o Aurel, o Leandro e a Joana com o Iman, a Inês Diniz e o Diogo Monteiro com a Noah e por fim o Martim, a Ana e o Marco com a Sara. Estamos muito contentes com os postais que recebemos, porque ficamos a conhecer melhor os nossos novos amigos e amigas de Paris. Esperamos trocar muito mais correspondência. A turma do 2º A


No dia 11 de março fomos à Quinta Pedagógica dos Olivais para participarmos no Ateliê da “Tosquia à cor da lã”. Antes de efetuarmos a visita pesquisámos sobre o percurso da lã e construímos um texto que vamos apresentar de seguida.

A primeira etapa é tosquiar a lã, ou seja, o tosquiador retira a lã à ovelha com uma tesoura ou uma máquina própria.

A segunda etapa é lavar bem a lã com água bem quente e sabão. A terceira etapa é cardar a lã, ou seja, o cardador separa e desfibra a lã tosquiada. Na quarta etapa a fiandeira torce os fios para que fiquem da mesma grossura. Na quinta etapa a lã passa pelo tecelão que cruza e entrelaça os fios no tear para formar os tecidos. Por fim, os tecidos vão para as fábricas onde são tingidos e onde se confeciona a roupa.


Na nossa sala estamos a estudar as plantas. Alguns meninos e a professora trouxeram sementes ( trigo, aveia, salsa e pêra abacate), flores cheirosas e bonitas (jacintos e narcisos) e uma planta insetívora chamada Dioneia papa-moscas. A salsa, quando começou a crescer, virou-se para a luz do sol. Neste estudo fizemos experiências para percebermos se a água e a luz influenciam a germinação e o crescimento das plantas. Também estamos a medir o crescimento do feijão e a registar em papel milimétrico. Descobrimos que as plantas necessitam muito de água e luz para viverem e crescerem.

Horizontais:

2. 4.4.

.

6.

5.

1.

7.

3.

1. Planta comestível 3. Planta cheirosa e bonita

4. Serve para fixar a planta ao solo

Verticais:

2. Alimenta-se de insetos 5.6. Para germinar as plantas precisam de… 7. Raiz comestível

3ºA


“Pai, eu amo-te e nunca vou deixar de te amar.” (Núria) “Gosto muito que sejas engraçado e simpático.” (Rui) “Pai, eu gosto muito de ti e também gosto quando jogas comigo.” (António Silva) “Tu podes não gostar de mim mas eu gosto de ti.” (Sofia) “O meu pai é brincalhão, amigo, simpático e amoroso.” (Diogo Teixeira) “Paizinho, do fundo do meu coração, é bom quando estás comigo.” (David Fernando) “Eu não quero que mudes nada porque gosto de ti como és, pai.” (Adão) “Gostava que me desses carinho e amor como dás à Valentina, ao Lelo e à Luísa.” (Diogo Martins) “Pai, vais estar sempre no meu coração.” (Érica) “…Também queria dizer que te amo, que gosto muito de ti.” (David Fragoso) “Às vezes ralhas comigo mas tens razão.” (Susana) “A coisa que eu mais gosto em ti é o teu carinho por mim.” (António Gonçalves) “Gosto quando jogas comigo e estamos juntos.” (Daniel) “Gosto de ti porque me dás carinho e gostas de mim.” (Elisabete) “Quando estou com frio, tu dás-me o teu casaco”. (Nikolle)

3.º B


Os nossos nomes Eu sou a Matilde Faço ginástica Sou muito humilde Até gosto de matemática.

Eu sou o David Gosto de Bruxelas Mas também de Madrid Adoro pintar aguarelas.

Eu sou o Luís Porto-me bem Na escola e em Paris Participo também.

Eu sou o Filipe Gosto de estudo do meio Às vezes tenho gripe Gosto muito do recreio. Eu sou a Sofia Gosto de ler na escola Mas também de ir à livraria Comprar um livro para a sacola. Eu sou a Madalena Brinco muito na escola Gosto da Helena Levo a merenda na sacola. Eu sou a Lorena Tenho muita animação Sou amiga da Madalena Adoro uma boa canção. Eu sou a Sara Gosto de brincar Sou amiga da Laura Adoro conversar. Eu sou o Francisco Adoro o vermelho Gosto muito disto Vou dar um conselho. Eu sou a Patrícia Gosto muito de desenhar Já fui à Grécia Mas estava a sonhar.

Eu sou o João Jogo futebol Como muito pão Digo Lol. Eu sou a Jéssica Gosto muito de rir Sou muito simpática Porque gosto de sorrir. Eu sou a Sofia Gosto muito de gatinhos A mãe gata mia, mia Dou-lhes muitos miminhos. Eu sou a Alice Sou muito simpática Não dou chatice Não sou antipática. Eu sou o Tiago Sou divertido Sou um grande amigo Estou sempre escondido.

Eu sou a Beatriz Gosto muito de azul Na praça encontro um chafariz Debruçado sobre ele está o Raul.

Eu sou a Inês Que já foi ao Japão Sei falar japonês E andei de balão.

Eu sou o João Gosto da Rosário Tenho um balão Vou dá-lo ao Mário. Eu sou a Beatriz Gosto de tomar banho no mar. Tenho comichão no nariz Vejo um balão colorido no ar. Eu sou a Marli Tenho um vestido roxo Gosto do livro que li Falava de um coxo. Eu sou a Beatriz Que come uma banana Na Disney em Paris Pois também sou a Ana. Eu sou o João Pedro Na escola jogo futebol, Brinco com o poliedro Também jogo voleibol. Eu sou a Solange Sou gulosa, gosto de bombons. Venho de muito longe Tenho amigos muito bons.

Eu sou o Sebastião Faço muitas brincadeiras Tenho medo do trovão Desenho muitas bandeiras. Eu sou o André Gosto de estudo do meio Enfrento a maré E brinco no recreio.

4.ºA


O projeto da cidadania Este ano letivo, nas reuniões de cidadania, tomámos várias decisões sobre a vida na escola: definimos regras para os vários espaços, escrevemos cartas e decidimos fazer uma feira do livro usado. Como no passeio, à porta da escola, aparece muitas vezes cocó de cão, resolvemos escrever à Câmara Municipal de Lisboa e à Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica a pedir mais limpeza na rua, também fizemos cartazes para pôr nas grades da escola. Pensámos em fazer alguma coisa para quem ainda não é capaz de cumprir as regras da escola definidas em conjunto. Depois de pensarmos e ouvirmos as turmas concluímos que quem ainda não é capaz de cumprir as regras fica, durante o tempo do intervalo, a fazer coisas que ainda não saiba fazer bem, como por exemplo: textos, operações, problemas, ler livros, . . . Como vamos fazer uma feira do livro usado, mandámos para casa o seguinte pedido: Feira do livro usado A biblioteca da nossa escola precisa de mais livros.

Por isso este ano decidimos fazer uma feira do livro usado! Se tiveres em casa ou conheceres alguém que tenha livros que queira e possa dar para a nossa feira, trá-los. A feira será em Abril, até lá vamos juntar o maior número de livros que conseguirmos! O dinheiro da venda dos livros usados servirá para adquirir novos livros. Agradecemos a colaboração de todas as pessoas que contribuírem!

O grupo da Cidadania da EB1/JI Frei Luís de Sousa


2- O que será, o que será, 1- Tenho costas, quatro pés, mas não ando. Quem sou?

que sendo preto ou branco, de noite é sempre pardo, escaldado, tem medo de água fria, e dizem ter mais de oito vidas?

3- Numa casa de doze meninas, cada uma tem quatro quartos, todas elas usam meias,

4- O que não serve para nada se não for partido?

nenhuma usa sapatos. O que é? 5 – Eu sou redondinho. E dou calorzinho. Chego de manhãzinha. E só vou embora à noitinha.

5 – O que se faz antes de sair de casa?

O que é?

Soluções: 1- cadeira; 2 – gato; 3 – horas; 4 – ovo; 5 – Sol; 6 – entra-se


Passatempos

Procura na sopa de letras o plural das seguintes palavras. CĂŁo anel

pastel gĂĄs

coronel

funil

garagem

.

feliz

Preenche o crucigrama com antĂłnimos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.