Jornal escola 1º período 2013 14

Page 1

N.º 1 de 2013/2014 – dezembro de 2013

Editorial

Retomamos a edição do nosso jornal – O Quarenta e Nove – com a periodicidade trimestral, como vem sendo tradição da escola nos últimos anos. Nele participaram todas as turmas do 1.º Ciclo e do Jardim de Infância À semelhança do ano anterior, a comissão de organização do jornal reuniu previamente duas vezes para combinar os trabalhos a enviar, tomar decisões e resolver problemas inerentes à edição. Neste número, apresentam-se notícias, projetos desenvolvidos por algumas turmas, poemas e relatos de visitas de estudo. Posteriormente, publicaremos este número do jornal no blogue da escola, onde esperamos os vossos comentários e sugestões pertinentes. A comissão:

Alice Silva –JI – Sala 1 Ariana Araújo - JI – Sala 2 Rafael Silveira - 1.º A Diogo Marques - 2.º A Mário Balbino – 2.º B Leonor Duarte – 3.º A António Gonçalves – 3.º B Tiago Almeida – 4.º A As professoras Ermelinda Rosa e Inácia Santana.

O Dia de São Martinho na Escola No dia onze de novembro, comemorámos o dia de São Martinho. As turmas da escola juntaram-se no recreio, no telheiro do Bloco A, e os meninos e meninas do Jardim de Infância (JI) começaram por apresentar canções sobre as castanhas e o São Martinho. No fim das apresentações do JI fomos buscar as castanhas assadas que a dona Ana e as Assistentes Operacionais prepararam. Para pôr as castanhas, construímos nas nossas salas de aula copos e cartuchos com a ajuda das nossas professoras. As castanhas estavam boas e bastante saborosas. Foi uma tarde maravilhosa, divertida e quentinha, pois tal como é tradição, esteve um belo dia de verão de São Martinho. A Comissão do Jornal

Livro recomendado Recomendamos a leitura do livro “Estranhões e Bizarrocos”. Do autor José Eduardo Agualusa e do ilustrador Henrique Cayatte. Aconselhamos a leitura deste livro porque narra estórias muito divertidas. Alunos/as do 2.º B Redação: todos/as os/as alunos/as, educadoras de infância e professoras da EB1/JI Frei Luís de Sousa. Agradecemos à Associação de Pais da EB1/JI Frei Luís de Sousa a sua colaboração neste projeto através da impressão do Jornal.


Em setembro regressámos ao Jardim de Infância. Foi muito bom reencontrar velhos amigos e conhecer amigos novos.

Cada um fez o seu auto-retrato…

…medimos as nossas alturas…

…e registámos as nossas idades.

Durante este tempo fizemos muitos trabalhos, jogos e dramatizações.

Ouvimos

muitas

histórias

e

sonhámos.

Aprendemos e cantámos muitas canções. Agora estamos a partilhar a magia do Natal! Até à próxima edição,

Os meninos da Sala 1 do Jardim de Infância


A Sala 2 do Jardim de Infância da Escola Frei Luís de Sousa Olá a todos os amigos Este ano abriu mais uma sala de Jardim de Infância Somos 23 crianças: 5 de 3 anos, 11 de 4 anos e 7 de 5 anos. Quando chegamos à escola marcamos a presença no mapa, depois sentamo-nos no tapete, e fazemos uma reunião onde contamos as novidades, e combinamos o que queremos fazer. A sala está dividida por áreas de trabalho/brincadeira, onde aprendemos as regras básicas de convivência. Brincamos na mesa dos jogos. Aprendemos a falar com frases bem construídas, e até aprendemos a fazer cálculos de matemática.

Fazemos construções no tapete. Brincamos na casinha das bonecas. Lemos livros na biblioteca da sala. No fim do dia voltamos a fazer uma reunião, onde cada criança pode dizer o que gostou mais e o que gostou menos de fazer, deste modo podemos ir ao encontro das suas necessidades e interesses. A 2 meses e meio da abertura da escola todas as crianças já sentem a escola como sua, entram na sala com um sorriso para mais um dia cheio de atividades.

A Educadora de Infância Cristina Araújo


1º ano

Como estamos a aprender a ler e a escrever Nós aprendemos a ler com os nossos textos. Vamos descobrindo as palavras a partir de outras parecidas. Pomos bolinhas à volta das palavras e dos bocadinhos conhecidos. Melhoramos os textos fazendo perguntas às autoras ou aos autores. Ilustramos os textos trabalhados e colocamo-los no nosso livro de leitura para os lermos muitas vezes em casa ou na escola. Depois cortamos os textos em palavras e colamo-las no caderno da escola, fazemos listas de palavras com bocadinhos iguais, contamos as sílabas dos nomes e fazemos fichas. Também escrevemos textos inventados a partir dos textos trabalhados: vamos à procura das palavras nos textos ou pensamos nos bocadinhos. Afonso, Laura e Rodrigo – em nome da turma do 1º ano

Os nossos textos trabalhados


Os projetos do 2º A A turma do 2.º A está a preparar os projetos deste 1º período. Alguns meninos já começaram a fazer trabalhos em casa com a ajuda dos seus pais e com outros colegas. Assim o António Brito fez um projeto com a sua mãe sobre a electricidade. Mostrou-nos um projeto em que aprendeu muito e mostrou o que aprendeu a todos os colegas. Também o Rafael e o Lucas fizeram um projeto sobre o oxigénio. Os dois reuniram-se num fim de semana e fizeram um belo trabalho. Outros meninos já pensaram em temas para projetos. O Gonçalo Geraldes, a Inês e o Martim vão trabalhar os tornados. O Rodrigo o Leandro e o Filipe vão fazer um projeto sobre os tremores de terra. A Ana e a Beatriz vão descobrir mais coisas sobre os animais. O Guilherme e o Simão vão trabalhar e descobrir mais coisas sobre o universo. O Diogo Marques e a Carina vão trabalhar os Oceanos e por fim a Salima e o Pedro vão fazer um projeto sobre os Vulcões. Os outros meninos ainda estão a pensar nos temas dos seus trabalhos. Esperamos aprender muito sobre todos estes temas. Vamos trabalhar para isso.

A Turma do 2º A


Dobragem do Copo No dia onze de novembro, festejámos o dia de São Martinho na nossa escola. A nossa turma fez a dobragem do copo, que decorámos ao nosso gosto para colocarmos as castanhas assadas. Seguidamente mostram-se os procedimentos para quem quiser construir a dobragem do copo.

Como fazer: 1.º Pega numa folha de papel em forma de quadrado. Dobra-a pela linha tracejada. 2.º Traz o triângulo assinalado para o lado oposto.

3.º Assim.

4.º Agora, vira a folha de papel. Traz o triângulo assinalado para o lado oposto. 5.º Em seguida dobra as abas com os dedos. O teu copo está pronto.

6.º Decora-o a teu gosto.

Jogo do Alvo Na nossa sala de aula temos um momento para praticarmos o cálculo mental. Este momento é muito divertido porque usamos várias estratégias. O jogo do alvo é uma das nossas estratégias preferidas. Por isso, decidimos partilhar este jogo com os leitores da nossa idade, para que também possam praticar. Esperamos que gostem. Atira duas setas ao alvo para conseguires somar 10 pontos Regista: ____ + ____ = _____ ____ + ____ = _____ ____ + ____ = _____ ____ + ____ = _____ ____ + ____ = _____

Atira duas setas ao alvo para conseguires somar 20 pontos Regista: ____ + ____ = _____ ____ + ____ = _____ ____ + ____ = _____ ____ + ____ = _____ ____ + ____ = _____

Atira duas setas ao alvo para conseguires somar 100 pontos Regista: ____ + ____ = _____ ____ + ____ = _____ ____ + ____ = _____ ____ + ____ = _____ ____ + ____ = _____


No dia 5 de novembro fomos ao mercado 31 de janeiro. Vimos, cheirámos e aprendemos muitas coisas importantes sobre a alimentação! Nós passámos pelas bancas do peixe, da fruta, dos legumes e da carne. Depois de aprendermos algumas coisas sobre a alimentação fomos lavar as mãos e lanchar. Quando acabámos de lanchar fomos brincar num “mercado a fingir”, brincámos às compras. As senhoras, para nós sabermos o que íamos comprar no “mercado a fingir”, faziam-nos perguntas para adivinharmos. Para comprarmos os alimentos usávamos dinheiro e, às vezes, recebíamos troco. No final, cada menino recebeu um saco com livros, a pirâmide dos alimentos e outras coisas. Quando acabou a visita fomos para a escola. 3º A


Enviámos o trabalho para uma exposição…

e convidámos os pais …

3ºA

Descobre nome de alimentos: A W B A G R A W Y Q A P

L H O K P Y X Z A C A L O U N E O E R B F G A Q N O N A X Y H R N A R H B C U K N G G F B M R M

F O H R C U C U E W R G

R A N T S H A U M N M E G E F E I J R S U I O J N S S A P X A N G I Z G

3ºA

C J R F M O T A J Y O U

E D T A A M Z O O O Z N

S U N M C E N O U R A Z

O silêncio arco-íris No 3ºA silêncio quase nunca há! O arco-íris é raro aparecer O silêncio na sala é raro acontecer... O arco-íris é colorido O 3º A é muito divertido!

3ºA


Visita de Estudo ao mercado 31 de janeiro No dia 7 de novembro fomos fazer uma visita de estudo ao mercado 31 de janeiro, que fica situado no Saldanha. Quando chegámos, a turma foi dividida em dois grupos. Com as dietistas conversámos bastante sobre a pirâmide alimentar e aprendemos coisas novas para fazer uma alimentação saudável. De seguida, fomos conhecer o mercado. Começámos por ver as bancas do peixe, aprendemos o nome de muitos peixes e ficámos a saber que, se eles têm cores e tamanhos diferentes, também têm gostos diferentes. Depois fomos ver as bancas da fruta. Vimos várias que já conhecemos e aprendemos o nome de outras que alguns de nós nunca provámos, como por exemplo: mamão, maçã reineta, dióspiro, maracujá, anona, abacaxi e papaia. Passámos depois para as bancas dos legumes. Conhecemos o nome de muitos deles, falámos que uns podemos comer crus e outros precisam de ser cozinhados. A dietista ensinou-nos que para nos habituarmos ao sabor dos alimentos de que não gostamos, precisamos de comê-los pelo menos dez vezes. A última banca que visitámos foi o talho. Lá vimos diferentes tipos de carne, por exemplo: porco, coelho, galinha do campo e do aviário, vaca, ovelha, perú, salsichas frescas e enchidos. Terminámos a visita de estudo com uma atividade muito divertida que se chamava “Jogo do Mercado”, onde uns foram comerciantes e outros os clientes. Gostámos muito desta atividade porque aprendemos coisas novas sobre hábitos de alimentação saudável e queremos seguir os conselhos das dietistas Goretti, Marline e Joana.


Abecedário das Cidades e terras A é Albufeira, com festa a noite inteira. B é Bragança, onde eu já fui em criança. C é Coimbra e fica longe de Sesimbra. D é Dacar, com meninas a cantar. E é Évora, onde namorei com a Débora. F é Faro, onde tudo é muito caro. G é Guarda, onde me apareceu uma sarda. H é Hanói e há lá um herói. I é Istambul, onde servem chá num bule. J é Jerusalém, onde comi pastéis de Belém. K é Kansas, com maravilhosas danças. L é Lisboa, onde andei numa boa canoa. M é Monforte, não sei se fica no norte. N é Nazaré, onde todos querem molhar o pé. O é Ovar, onde se come bem folar. P é Paris, onde fui com o Luís.

Q é Quito, onde vi um meteorito. R é o Rio de Janeiro, vive-se o carnaval em fevereiro. S é Silves, onde mora o ourives. T é Tavira, onde não se dança o vira. U é Ucrânia, onde vive a Vânia. W é Washington, onde há lagos com plâncton. X é Xangai, de onde nunca se sai

Y é York, onde tive muita sorte. Z é Zagreb, onde há gente que tem febre. Alice Ferrão e David Patinha

4.ºA


Abecedário de tudo ou nada A é a Avestruz, que bate à porta - truz-truz. B é o bombeiro, que pôs água no banheiro C é o cão, que gosta de pão. D é o dado, que está ao meu lado. E é o elefante, que é um animal elegante. F é a Filipa, que gosta de batata frita.

G é o gato André, que tem um boné. H é de Hiroshima, lembrei-me da minha prima. I é o irmão, vou mandá-lo para o Japão. J é o João, que é primo do meu irmão. K é o karaté, que tem pés a cheirar a chulé. L é a lua, que brilha e pula.

M é a mola, que me lembra Angola. N é o Natal, que não cheira mal. O é a ovelha, que mora numa casa de telha. P é o pincel, que pinta o painel. Q é a quinta, que tem uma grande pinta. R é o rato, que come dentro do prato. S é o sapo, que tem um grande papo. T é a tartaruga, vou comer uma uva. U é o urso, que ganhou o concurso. V é a vaca, que tem uma faca. W é o William, não gosta do que comiam. X é o xarope, que cura a gripe. Y é a Yolanda, que gosta da Holanda. Z é o zorro, vou por o meu gorro. Filipe Simas e Luís Mendes 4.ºA


O projeto da cidadania No projeto da cidadania fazemos reuniões com representantes de todas as turmas. Estas reuniões são de 15 em 15 dias. Cada reunião é orientada por elementos representantes das turmas, quer dizer uma reunião é orientada pelos representantes de uma turma, na reunião seguinte são outros que orientam. Nas reuniões temos de escrever sobre o que falamos para partilhar nas turmas. Quando é necessário também convidamos pessoas para a nossa reunião. Aqui falamos de algumas coisas que acontecem na escola e construímos, em conjunto, algumas regras para uma melhor utilização dos diferentes espaços, como por exemplo: o campo de futebol, o recreio, as casas de banho e o refeitório. Para construir estas regras pensamos nelas nas turmas, discutimolas nas reuniões e depois voltamos a falar nelas nas turmas, para ver se todos concordam ou se ainda teremos que fazer alterações. Também falamos de ideias e propostas para a escola, por forma a melhorar, ainda mais, o ambiente entre todas as pessoas. Pedimos sempre a opinião de todos e de todas, porque é muito importante a participação de todos na vida da escola. Para isso também fizemos uma caixa de sugestões que ficará à entrada do bloco A. Neste bloco também estará um placar com toda a informação do nosso projeto: dias das reuniões, regras dos espaços, tabela do futebol e outras coisas que forem importantes.

O grupo da Cidadania da EB1/JI Frei Luís de Sousa


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.